Novo Bispo de Garanhuns

Domingo último, dia primeiro de junho, foi a cerimônia de posse do novo bispo – o 10º bispo da sua história – da Diocese de Garanhuns, Sua Excelência Reverendíssima Dom Fernando Guimarães.

Lá estive. A Diocese de Garanhuns faz parte da Província Eclesiástica de Olinda e Recife, embora seja um pouco distante – quase três horas da viagem. Fui e voltei no mesmo domingo, o que foi cansativo; mas valeu a pena. Não tive a oportunidade de ter muito contato com o senhor bispo; apenas escutei as suas palavras, quer na cerimônia de posse, quer na primeira missa rezada, na praça. Mas ex ungue leonem – pela unha do leão se infere o seu tamanho – e, do que disse Sua Excelência, percebe-se que é um Sucessor dos Apóstolos que faz jus ao roxo que veste.

As coisas que ele disse em sua homilia foram fantásticas – parece-me que ainda o ouço proferi-las! Cito as suas frases de memória, não literais. Podem estar imprecisas num ou noutro ponto, mas o seu sentido é fiel, pois este ficou-me marcado na memória. Certamente, também, minha (falta de) memória trai-me e me faz esquecer algumas palavras do bispo que bem mereciam ser repetidas. Perdoem-me.

“Reafirmo a minha mais absoluta e incondicional adesão ao Santo Padre, o Papa Bento XVI”.

“O papa é Cristo na terra”.

“A vontade do Papa [citando um santo que não recordo] é a vontade de Deus”.

“Estou convencido de que, fora da comunhão com o Santo Padre, nada se constrói na Igreja”.

“Os fiéis têm o direito – repito, o direito – de verem os seus pastores se santificarem”.

“O sacerdote, em virtude do Sacramento da Ordem, identifica-se ontologicamente com Cristo”.

“Os padres não podem tomar a posição de nenhum partido político, porque eles devem ser pastores para todos”.

“Participar da política é uma função própria e específica dos cristãos leigos”.

“Rezem por mim”.

Sim, Dom Fernando, rezaremos! Em agradecimento a Deus por ter nos presenteado com um bispo de tamanha envergadura, e suplicando à Virgem Maria que possa conceder ao novo bispo de Garanhuns todas as graças necessárias para o pastoreio da grei de Deus.

Ave Maria,
gratia plena,
Dominus tecum;
benedicta tu in mulieribus,
et benedictus fructus ventris tui, Iesus.

Sancta Maria, Mater Dei,
ora pro nobis, peccatoribus,
nunc et in hora mortis nostrae.
Amen.

6 comentários em “Novo Bispo de Garanhuns”

  1. Realmente dignas de um verdadeiro Sucessor dos Apóstolos estas palavras!

  2. Ah, você foi? Painho foi convidado, mas não pôde ir… eles estudaram juntos no seminário… e como bem podes perceber, painho não o concluiu ;D
    Sim, estamos rezando por ele…

  3. Magna,

    Poxa, que legal!

    A cerimônia foi muito bonita e, ainda mais, as palavras do senhor bispo. Sem dúvidas: um legítimo sucessor dos Apóstolos!

    Dom Fernando é amigo dos padres de Campos, e Dom Fernando Rifan – bispo Administrador Apostólico de Campos, no Rio de Janeiro – veio a Recife e, daqui, foi a Garanhuns para a posse. Como pe. Nildo é amigo dos padres de Campos e, nós, de pe. Nildo, por tabela tínhamos tudo a ver com esta posse ;-)

    Fica com Deus.

  4. Caríssimo Jorge,

    As palavras de Dom Fernando ajudam confirmar o ótimo conceito que eu tinha sobre ele (depois te explico o principal motivo via gtalk :-) ). Outro fator importante: ele foi o tradutor do “A Fé em Crise” (Pe. Paulo Ricardo citou na sua última palestra – Ratzinger e a TL – e confirmei em pesquisa no google) :-)

    Abraços e fique com Deus,

    Léo

Os comentários estão fechados.