Portugal veta divórcio

Tendo recebido, para ser promulgado como lei, o Decreto nº 232/X, da Assembleia da República, que aprova o Regime Jurídico do Divórcio, decidi, nos termos do nº 1 do artigo 136º da Constituição da República Portuguesa, não promulgar o referido diploma.
[Aníbal Cavaco Silva, presidente de Portugal]

“Em Portugal sempre se conservará o dogma da Fé”, disse Nossa Senhora em Fátima. Merece aplausos a luta do presidente português para que na terra de Camões conserve-se também a Moral. O sr. Cavaco Silva, presidente da República, devolveu ontem (20 de agosto) à Assembléia da República o diploma de alteração do Regime Jurídico do Divórcio sem o promulgar, utilizando-se do seu poder de veto.

A Associação PAIS PARA SEMPRE publicou no seu BLOG sobre o assunto:

Texto final dos projetos de lei
Presidente veta novo regime jurídico sobre o divórcio
Mensagem do Presidente à Assembléia da República
Posição Oficial dos partidos no Parlamento sobre o veto
Partido Socialista vai manter a sua posição [contrariando o veto presidencial]

A Lusa (agência de notícias de Portugal) acusa a sociedade de estar dividida com a atitude do presidente. É bem possível – daquela divisão que Nosso Senhor disse que iria trazer à terra (cf Mt 10, 34-36). Que Nossa Senhora de Fátima continue abençoando Portugal.

P.S.: Só esclarecendo, o que o presidente vetou foi uma ampliação dos casos em que o divórcio é permitido em Portugal. Nas terras banhadas pelo Tejo, o divórcio já é – e continua sendo – permitido em alguns casos.

3 comentários em “Portugal veta divórcio”

  1. Jorge,

    pelo que li sobre o assunto, o presidente socialista Cavaco Silva (aquele mesmo que sancionou o aborto) não vetou o divórcio, mas, vetou um “diploma que altera o Regime Jurídico do Divórcio”. O divórcio continua a ser acobertado pela lei em Portugal.

  2. Pacheco,

    Obrigado por precisar! De fato, eu havia entendido sim que o presidente vetou uma “ampliação” no divórcio já vigente em Portugal (e que, óbvio, continua vigente), mas talvez não tenha ficado claro.

    E eu não sabia que ele era socialista… :-(

    Mas, bom, se Deus fez uma jumenta falar, bem que pode fazer um socialista praticar um ato nobre, como no caso impedir um pecado de crescer ainda mais.

    Abraços, em Cristo,
    Jorge

Os comentários estão fechados.