Encerramento da Pergunte & Responderemos

É com pesar que comunico o encerramento da revista católica “Pergunte & Responderemos”, criada, escrita, editada e dirigida pelo saudoso Dom Estêvão Bettencourt, monge beneditino e maior teólogo católico brasileiro contemporâneo, falecido no dia 14 de abril último.

Durante meio século, Dom Estêvão esteve sozinho à frente do projeto, que tanto bem fez às almas sedentas de um oásis de Doutrina Católica no meio do relativismo dos nossos dias. A profícua atividade intelectual do monge contrastava com a sua compleição física, a ponto de maravilhar os que cotejavam o vigor dos seus escritos com a fragilidade de sua figura encurvada. Com a sua passagem à Casa do Pai, a Igreja Militante perdeu um valoroso general e, com o encerramento da revista, perdeu uma poderosa arma na defesa da Sã Doutrina.

O último número da revista – produzido, como as demais edições após a sua morte em abril, a partir dos artigos prontos que o monge deixou em sua escrivaninha – será o 555, de setembro de 2008; o Mosteiro de São Bento – e, acrescento eu, o Brasil como um todo – não possui ninguém com envergadura suficiente para dar prosseguimento à obra do santo teólogo.

Para quem não conhece a revista, o Veritatis Splendor disponibiliza uma edição eletrônica no seguinte endereço:

Pergunte & Responderemos On-Line

Que o legado de Dom Estêvão possa sucitar católicos dispostos a procurar, cada vez mais, o conhecimento das coisas de Deus, a fim de desempenharem o melhor possível o papel a ele assinalado pela Divina Providência na História.

10 comentários em “Encerramento da Pergunte & Responderemos”

  1. Ver um add do Google referente à Cientologia aqui foi dose!!!!

    Vade retro algoritmo!!!

  2. Hein?!

    Add do google?! Eu não tenho add-ons… Aliás, nunca quis botar exatamente por não ter controle sobre as besteiras que aparecem… :-0.

    Referes-te ao teu browser, não?

    em Cristo,
    Jorge Ferraz

  3. Não.

    Meu browser nem é chegado em adds [:p]

    São teus mesmo: “Ads by Google”

  4. Prezados senhores

    Se Jesus não ressuscitou é inútil nossa fé.Quais as provas que a igreja tem de que a ressurreição de Jesus foi uma realidade e não uma ficção?

  5. Somente hoje, fiquei sabendo do falecimento de Dom Estevão Bettencourt e, como conseqüência, o encerramento da revista “PERGUNTE E RESPONDEREMOS”.

    Excelente seu trabalho intelectual e apostólico. Que o Pai lhe conceda o merecido descanso.

    Por outro lado, parabéns à VERITATIS SPLENDOR pela iniciativa de disponibilizar toda a coleção de “PERGUNTE E RESPONDEREMOS”.

    Por fim, devo confessar que, somente hoje, tomei conhecimento deste sítio católico que me parece excelente. Vou retornar e acredito que encontrarei nele fonte de aprofundamento da doutrina católica a merecer divulgação entre meus amigos e conhecidos.

  6. Gente, amigos e irmãos no Senhor Jesus,

    Muito tempo atrás, essa maravilhosa pessoa D. Estêvão me orefeceu a assinatura dessa insubstituível Revista, ” Pergunte e Responderemos”. Tive problemas financeiros e deixei de renovar. Fiz algumas perguntas para ele, que por sinal, foi publicada. Por favor, não deixe que essa revista deixe de ser publicada, pois é de grande valia para todos nós que procuramos aprofundamentos bíblicos. Quero, se possível, receber exemplares existentes, faço assinatura por um ano ou mais, só para te-las como fonte de estudo, não me importo se é atrasada a edição. Meu número de assinante é: 0740053, obrigado.

    Jackson Felix de Souza – Conceição do Jacuípe-BA

  7. Gente, amigos e irmãos no Senhor Jesus,

    Muito tempo atrás, essa maravilhosa pessoa D. Estêvão me orefeceu a assinatura dessa insubstituível Revista, ” Pergunte e Responderemos” Estou triste em saber hoje 21/02/09, do felescimento dessa pessoa tão especial para nós católicos. . Tive problemas financeiros e deixei de renovar. Fiz algumas perguntas para ele, que por sinal, foi publicada. Por favor, não deixe que essa revista deixe de ser publicada, pois é de grande valia para todos nós que procuramos aprofundamentos bíblicos. Quero, se possível, receber exemplares existentes, faço assinatura por um ano ou mais, só para te-las como fonte de estudo, não me importo se é atrasada a edição. Meu número de assinante é: 0740053, obrigado.

    Jackson Felix de Souza – Conceição do Jacuípe-BA

  8. Eu gostaria de encontrar os artigos de Dom Estêvão Bitencour.
    Onde é possível?

Os comentários estão fechados.