Tristes notícias

Às vezes eu fico perplexo com as coisas que encontro pela internet; o primeiro impulso é o de não acreditar nos próprios olhos. A história de Rousseau do “Bom Selvagem” é certamente contrária à Doutrina da Igreja sobre a natureza humana decaída após o Pecado Original; mas, em contrapartida, a Total Depravation é doutrina protestante também contrária ao ensino da Igreja. Não fosse por isso, bem que alguns católicos seriam levados a acreditar que a natureza humana é mesmo intrinsecamente má, principalmente se considerassem as notícias que lhes chegam pelos meios de comunicação.

A primeira das barbaridades com a qual me deparei hoje foi o lançamento de um livro, nos Estados Unidos, chamado “101 lugares para fazer sexo antes de morrer”. Como se não bastasse a publicação de uma obra com este propósito hedonista tosco, os autores fizeram questão de incluir uma blasfêmia: um dos lugares sugeridos para se fazer sexo é dentro de um confessionário.

“Em vez de carregar todo esse pecado mortal por aí com você por semanas até a confissão, por que não combinar as duas coisas (sexo e confissão) em uma rápida e protegida sessão?”, escreveram os autores Marsha Normandy e Joseph St. James.

Que motivo minimamente racional poderia levar uma pessoa a fazer uma agressão dessas, escapa-me completamente. Três meses atrás, um casal foi flagrado fazendo exatamente isso na Itália. Se o pecado em si já é absurdo, a apologia pública do pecado – quando não se obtém nenhum benefício anexo que não seja a ofensa gratuita – é particularmente demoníaca.

Mas o que me entristeceu profundamente foi ver a foto da garota que está… leiloando a sua virgindade. Ela quer um milhão de dólares, para pagar os estudos. 22 anos. O leilão “acontecerá num bordel em Nevada, o Moonlite Bunny Ranch, onde a irmã dela trabalha para pagar as dívidas da faculdade”. Segundo a reportagem, “há pessoas que a apóiam, como o dono do Moonlite Bunny Ranch”. Meu Deus, até onde podemos descer? Imaginar que uma garota é capaz de menosprezar assim o próprio corpo, expondo-se qual mercadoria à venda em um bordel…

O que há de comum entre as duas notícias? A premeditação. É este o aspecto mais doloroso de tudo isso, e é isso que faz a sugestão do livro ser pior do que a atitude do casal na Itália. Igualmente, se o sexo fora do Matrimônio é já um pecado grave, a exposição pública em um leilão de bordel adquire requintes de perversidade que provocam estupor. Olho para o rosto da garota, e Rousseau me diz que ela não é capaz de fazer isso; leio a notícia, e Calvino me diz que a natureza humana é intrinsecamente depravada. Mas olho para a Cruz de Cristo, e percebo que foi por amor a esta garota que foi vertido o Sangue de um Deus no Calvário. Senhor, tende misericórdia de nós todos.

Christe, Redemptor Mundi,
miserere nobis.
Virgo Maria, Refugium Peccatorum,
ora pro nobis.