Rússia cria [outro?] feriado para incentivar a natalidade

Déjà vu: Província russa tem feriado para casais procriarem. Mas a Rússia já havia criado um feriado para incentivar a natalidade… seria mais um feriado? Relendo as notícias anteriores e esta agora, descobri que o feriado de hoje (12 de setembro) foi instituído em 2005. O que foi noticiado em julho foi um outro feriado, criado este ano. Este de hoje é de incentivo à procriação para que nasçam crianças no dia 12 de junho (daqui a nove meses, Dia da Rússia); o de julho, segundo o New York Times lá citado,

extends Russia’s promotion of procreation, urging couples not only to have children but also to provide those children with two-parent, stable family lives.
[estende a política de promoção da procriação da Rússia, instando os casais não apenas a terem filhos mas também oferecem a estes filhos vidas familiares estáveis, com ambos os pais].

A reportagem de hoje nos traz tristes dados:

Com uma taxa de natalidade de 11,03 nascidos vivos por mil habitantes, menor que a taxa de mortalidade de 16,06 mortes por mil habitantes, a Rússia registra crescimento populacional negativo de -0.47% (estimativa para 2008 do CIA World Factbook, publicação da agência de inteligência do governo norte-americano). A taxa de fecundidade (número de bebês nascidos pelo número de mulheres em idade fértil) é de apenas 1,4 – quando o mínimo para garantir a estabilidade da população é 2,1.”O que ocorre na Rússia é o mesmo que se passou na Itália, França, Espanha, quando se modernizaram”, avalia Lohbauer.

E também:

Além da baixa taxa de fecundidade, um agravante para a perda de população é que a Rússia possui uma das mais altas taxas de suicídio do mundo, com 32,2 por cem mil habitantes, na frente de países como o Japão, com 24,2 suicídos por cem mil habitantes (dado da Organização Mundial da Saúde para o ano de 2005).

Triste realidade! Rezemos pelos russos. E que as terras do lado de cá do oceano acordem, a fim de que o seu futuro não seja o triste suicídio demográfico que nós vemos em países como a Rússia…