Algumas coisas sobre Medjugorje

É preciso ter muito cuidado com Medjugorje. As (supostas) aparições que já se arrastam por décadas costumam provocar discussões apaixonadas. Considero oportuno fazer algumas considerações sobre o assunto.

Recentemente um site (a meu ver) não muito confiável noticiou uma punição dada pelo Vaticano ao ex-diretor espiritual dos videntes. A despeito da notícia em português – como está no site “Rainha Maria” – não se encontrar reproduzida em nenhum outro lugar, a informação é, no seu conjunto, verdadeira. O Fratres in Unum traduziu no início do mês a notícia publicada no site da Diocese de Mostar-Duvno, à qual pertence Medjugorje.

Há outras notícias sobre Medjugorje na internet. Andrea Gemma, um exorcista do Vaticano disse no Daily Mail (última atualização em junho de 2008) que Medjugorje era uma farsa e uma obra do demônio. Disse ainda que o Vaticano ia rejeitar as aparições. Em 2006, o bispo de Medjugorje, Dom Ratko Peric, pediu aos videntes que deixassem de dizer que Maria os visitava, bem como que parassem com as mensagens. Disse ainda que, na paróquia em Medjugorje onde supostamente ocorrem as aparições, existe algo parecido com um cisma. Vale a pena mencionar ainda um artigo do antigo bispo de Medjugorje, Dom Pavao Zanic, que já em 1990 dizia que as aparições eram falsas. E, do fundo do baú da lista tradicao-catolica, uma mensagem do prof. Carlos Ramalhete (de 1998) que reproduzo porque não sei se todos conseguem acessar:

– O Santo Padre proibiu os sacerdotes de oprganizarem preregrinações a Medjugorje ou de liderá-las;

– Os sucessivos bispos da diocese onde está Medjugorje já se declararam contrários à suposta aparição (ver mais abaixo);

– Em 16.V.1997 Dom Ante Luburic, Chanceler da Diocese de Mostar (em cujo território ocorrem as supostas aparições) declarou que “Medjugorje tornou-se um lugar de atividade anti-eclesial, desobediência e desordem religiosa.”

Segue o texto de D. Luburic em sua íntegra:

==============================================================================

No dia 14 de maio, três bispos de Uganda vieram visitar Medjugorje, e de lá partiram para visitar D. Ratko Peric, Bispo de Mostar, seu antigo colega de studos em Roma, para perguntar sobre a posição da Igreja local a respeito dos chamados acontecimentos de Medjugorje. O abaixo-assinado [D. Luburic] também estava presente.

O Bispo deu a seus antigos colegas alguns documentos, que mostram claramente que de 1981 a 1991 três comissões qualificadas a serviço do bispo local e da Conferência Episcopal investigaram os acontecimentos. Há dez anos, em 1987, D. Pavao Zani declarou formal e oficialmente que na Paróquia de Medjogorje a Madonna não apareceu para ninguém. Em 1991, a Conferência Episcopal não apenas declarou que as aparições não eram autênticas, como sublinhou que: “É impossível confirmar que os acontecimentos envolvam quaisquer revelações ou aparições sobrenaturais.” A partir de 1981, “mensagens de paz” foram enviadas para todo o mundo a partir de Medjugorje. Em nossa Igreja local, entretanto, essas mensagens incuíram os seguintes “frutos”:

A Administração da Província Franciscana de Herzegovina, que fora punida em 1976, recebeu a partir de 1982 a punição adicionar de estar “ad instar,” devido a sua não-colaboração na implantação das decisões da Santa Sé em relação aos serviços pastorais em algumas das paróquias da Diocese de Mostar-Duvno. Muitas igrejas foram construídas pelos Franciscanos com a ajuda de benfeitores e dos fiéis, tendo elas sio abençoadas por eles mesmos, sem sequer informar o Bispo local, o que vai contra o Direito Canônico e o carisma franciscano. Uma igreja na paróquia de Ljuti Dolac foi abençoada desta maneira em 23.IV deste ano. Na própria Medjugorje, muitos edifícios eclesiais foram erigidos sem qualquer permissão das autoridades eclesiais competentes.

Mais de dez Franciscanos não têm faculdades para ouvir confissões na Diocese de Herzegovina. Alguns por sua própria culpa, outros por culpa de suas comunidades religiosas, não estão cumprindo o Decreto Papal. Mais de quarenta franciscanos não recebeeram as faculdades necessárias para trabalho pastoral em Herzegovina, mas sequer se incomodam com as decisões das autoridades legais da Igreja. Alguns deles estão atualmente em Medjugorje. Muitas comunidades religiosas estão vivendo e trabalhando na próquia de Medjugorje sem a permissão das autoridades eclesiásticas, como: “Beatitudes,” “Kraljice mira, potpuno tvoji,” “Cenacolo,” “Oasi di pace” e “Franjevke pomocnice svecnika.” Portanto, Medjugorje tornou-se um local de atividade anti-eclesial, desobediência e desordem religiosa.

No ano passado alguns “fiéis católicos”, com anuência dos Franciscanos, fecharam com tijolos as portas da igreja de Capljina e da igreja afiliada à Catedral em Miljkovici. Dois Franciscanos, sem faculdades canônicas para a paróquia de Capljina, estão atualmente trabalhando na igreja fechada. Tudo o que fazem lá é ilegal e os casamentos que realizam são inválidos!

Alguns dos Franciscanos em Mostar estão ignorando a igreja Catedral legalmente estabelecida e as quatro paróquias diocesanas dedicadas aos quatro evangelistas, continuando a organizar serviços religiosos com seu próprio pessoal, contra as decisões específicas da Santa Sé e o Superior da Ordem Franciscana. O Provincial “ad instar” em muitas ocasiões já alertou seus irmãos por escrito que sérias medidas da Administração geral franciscana estão sendo consideradas para toda a província devido a sua desobediência.

Em Medjugorje, o jornal “Glad Mira” e o “Boletim de Imprensa” são publicados sem a permissõa necessária das autoridades eclesiais. Os mesmos jornais proclamam a “autenticidade das aparições” e falam do “santuário”. A organização anti-eclesial “Mir j dobro” (Pax et Bonum) teve permissão dos franciscanos locais para usar seu escudo e seu lema, e os franciscanos não se distanciaram das atividades ilegais deste grupo, nem mesmo quando isso foi formalmente solicitado.

Eis portanto alguns dos “frutos” dos que estão usando Medjugorje para “vender paz e frescor” ao mundo, e que se endureceram em sua desobediência à Santa Sé e ao carisma franciscano.

Em 15 de maio, apareceu um despacho de Medjugorje em Slobodna Dalmacija em relação aos bispos ugandensesm onde o “vidente” Ivan Dragicevic transmitiu a mensagem da “Madonna”que, nesta ocasião, afirmava que estava “muito feliz porque os bispos estão em Medjugorje”. Ivan estivera no seminário de Visoko nos anos de 1981-82. A Comissão investigando as “aparições” uma vez o questionou em Visoko. Em 9.V. 1982 ele escreveu: “Um sinal aparecerá em junho”. Nada aconteceu em junho!

Mais tarde ele foi expulso de Visoko por ter notas péssimas. Ele continuou em Dubrovnik em 1982-83. Durante sua estadia de dois anos no seminário, ele declarou que estava vendo a Madonna, que lhe dizia que ele seria um sacerdote. Mesmo assim, ele foi expulso de Dubrovnik, mais uma vez devido a suas notas. Em 1994, ele encontrou a ex-Miss Massachusetts, Loreen Murphy, com quem se casou em Boston (Slobodna Dalmacija 11/9/94). No dia do casamento, o noivo “teve uma aparição” em Massachusetts. A Madonna parece estar a segui-lo pelo mundo, como com os outros “videntes” de Medjugorje.

Agora ele apresenta a Santíssima Virgem Maria como estando “muito feliz porque os bispos estão em Medjugorje”.

Este tipo de “mensagem” não apenas é uma clara propaganda de Medjugorje; é uma simples invenção destinada a fazer os inocentes “afastar seus ouvidos da Verdade e entregar-se a fábulas extravagantes” (2 Tim 4,4).

Dom Ante Luburic, Chanceler
Mostar, 16.V.1997

==============================================================================

Além disso, a declarações dos sucessivos Ordinários locais também mostram claramente a oposição da Igreja a estas supostas aparições:

==============================================================================
Declaração do Bispo de Mostar a respeito de Medjugorje, 15.VII.1987

Feita por D. Pavao Zanic

Desde que surgiram as noícias a respeito de acontecimentos inusitados nesta diocese, a Cúria de Mostar acompanhou os relatórios cuidadosamente, coletando tudo o que poderia servir à busca pela verdade dos fatos. O Bispo autorizou os videntes e religiosos envolvidos a permanecer em completa liberdade, tendo até mesmo os defendido de ataques da imprensa e de políticos. Todas as conversas foram gravadas e as crônicas foram coletadas, assim como diários, cartas e documentos. A Comissão de professores de teologia e médicos estudou todo este material por três anos. O trabalho de três anos da Comissão chegou às seguintes conclusões: dois membros votaram a favor da natureza verdadeira e sobrenatural das aparições. Um membro absteve-se de votar. Um aceitou que algo tenha ocorrido no princípio. Onze votaram, não ter havido aparições ­ non constat de supernaturalitate.

==============================================================================

Declaração de D. Ratko Peric, Sucessor de D. Zanic:

Dada em entrevista ao Fidelity Magazine, publicada no número de fevereiro de 1994.

Que bispo não adoraria ter a Virgem Maria aparecendo em sua diocese? Especialmente D. Zanic, um Bispo muito mariano que, como sacerdote e mais tarde como bispo fez onze peregrinações a vários santuários marianos por toda a Europa: Lourdes, Fátima, Siracusa, etc. Então a Senhora teria tido misericórdia dele e teria “aparecido” no seu próprio quintal, como que para poupá-lo de viajar tanto para Portugal.

Após alguns meses, contudo, quando ouviu todas as pequenas lorotas e grandes mentiras, insinceridades, inexatidões e toda sorte de histórias inventadas pelos que diziam estar a Senhora a aparecer para eles, ele tornou-se completamente convencido de não haver nenhuma aparição sobrenatural da Senhora. Então ele começou a apregoar a verdade e expor as falsidades. Sua maior satisfação em dez anos de trabalho duro foi quando os bispos da Iugoslávia, em seu encontro de promavera dia 10.IV.1991 declararam, conforme era seu dever: “Baseando-se nos estudos efetuados, não pode ser afirmado que revelações e aparições sobrenaturais estajam a ocorrer.”

==============================================================================

Além disso, há também algumas coisas muuuito estranhas em relação a estas supostas aparições, tais como as mencionadas no artigo daquela página (Nossa Senhora dizendo que tanto faz ser muçulmano qto cristão, católico ou cismático, que é melhor não ir à Missa se a pessoa não estiver assim ou assado?!), ou ainda aquela suposta msg mariana que veio dar à lista “catolicos” há algum tempo, em que Nossa Senhora supostamente teria afirmado que a Igreja não festejava o seu nascimento (que tem sim uma festa litúrgica!), etc.

Cabe lembrar mais uma vez que de burro o Tinhoso não tem nada; muito mais frutos tem uma pregação mentirosa enfiada em meio a pedidos de conversão que vir com chifrinhos na cabeça dizendo a todos que quer levá-los para o Inferno! É muito mais perigoso um prato de comida aparentemente deliciosa contaminada com um veneno incolor, insípido e inodoro (ou quase) que uma garrafa preta com uma caveira e dois ossos cruzados.

[]s,

seu irmão em Cristo,

Carlos

No entanto, as supostas aparições de Medjugorje continuam firmes e fortes! As mensagens continuam chegando todos os meses. Há um site com umas fotos sem pé nem cabeça registradas pelos peregrinos. Há no youtube um vídeo com a aparição deste mês, setembro de 2008 (aos que não tiverem paciência de assistir os oito minutos, eu adianto: são dois minutos de barulho no início, algumas ave-marias e cinco minutos de silêncio enquanto a vidente vê a aparição).

Sinceramente, eu não acredito em Medjugorje. Nem consigo entender por que algumas pessoas insistem tanto nestas aparições (que são tão estranhas e tão atípicas), que nunca foram reconhecidas pela Igreja, quando existem diversas outras aparições comprovadamente verdadeiras. Coisas como as citadas acima me fazem ter os dois pés atrás. Simplesmente não consigo evitar. Que Nossa Senhora de Lourdes rogue por todos nós.

34 comentários em “Algumas coisas sobre Medjugorje”

  1. Mexeu com vespeiro, Jorge! Mas admiro a coragem em expor esse assunto. Durante muito tempo, principalmente antes da virada do século, Medjugorje pareceu fazer parte de um grande projeto de Deus. O que aconteceu, na verdade, foi um surto milenarista. A própria RCC foi tomada pela notícia de algumas profecias sobre a iminente volta de Jesus. O milenarismo sempre significa problemas para a Igreja…

  2. Caríssimo,

    Medjugorje nunca me convenceu completamente. Entre todas as coisas que podem ser ditas – a favor ou contra – as aparições, penso que existem algumas delas que são fundamentais e que nos indicam com mais segurança quais os caminhos a serem seguidos, e quais os que não.

    A principal delas é, a meu ver, o juízo do Ordinário Local sobre as aparições. Os dois bispos que passaram por Medjugorje reprovaram as aparições e, no entanto, este fato é completamente ignorado as mais das vezes, e as peregrinações continuam aos borbotões como se o local fosse um santuário mariano vere et proprie! É isso que eu considero inadmissível e incompreensível.

    É certo que a posição do(s) Bispo(s) sobre o assunto não é “infalível” e nem irreformável, mas é uma sadia desconfiança e uma questão de prudência desconfiar daquilo que é feito à revelia da hierarquia da Igreja. Os defensores das aparições podem citar diversos casos de santos que foram censurados a seu tempo – perfeito! Mas, até onde eu saiba, todos eles obedeceram a censura…

    Abraços, em Cristo,
    Jorge Ferraz

  3. Obediência: eis a palavra-chave! A mansidão é uma virtude que muitos católicos esquecem… Vide as “católicas pelo direito de delinqüir”…

  4. Boa Tarde!

    Salve Maria!

    Meu pai nasceu na Hercegovina a 30km de Medugorje, eu estive la com minha familia no mes passado.

    Sao muitos os casos que conheci sobre curas milagrosas (de pessoas que simplesmente nao tenho como desconfiar) ocorridas no Santuario, em peregrinacoes a ele e etc. Com isso, so quero demonstrar uma duvida que gera, quando vemos que milagres aconteceram realmente, mas se Deus permitiu e agiu em tais milagres, so Ele podera mostrar para a pessoa por que, e digo isso, porque tambem acho bem estranha tais aparicoes.

    Estive antes de Medugorje em Fatima, e sao bem diferentes aos dois santuarios.

    Eu vejo toda minha familia bem devota as aparicoes de Medugorje, pois isso cresceu enraizado no povo. Ha em Medugorje um Cristo de Bronze de uns 8 metros de altura, de cujo joelho da imagem jorra agua abundantemente. Isso eu conheci somente quando la cheguei, e nunca tinha ouvido sobre isso antes. Responsaveis do Vaticano ja foram para la, ergueram a imagem, e viram que nao tem simplesmente de onde vir tal agua. Seria um milagre.

    No entanto, continua a desconfiar.

    O que mais me entristece eh que, sem duvida alguma, na Hercegovina, foi o lugar onde achei a pratica do catolicismo mais direira em dias como os que correm…eh incrivel a fe e a pratica religiosa daquele povo, assim como na Croacia em geral.

    Polonia, Croacia e Portugal (eu ouvira ja em Fatima) seriam os ultimos tres redutos da verdadeira pratica da fe. E isso eu vi com os proprios olhos (tirando Polonia onde nao estive).

    Quem sabe sobre o que aconteceu com os freis Franciscanos em 1945, sabe muito bem por que a fe na Hercegovina eh tao firme…

    E veja como as coisas de Satanas sao tambem curiosas:

    Justo na Hercegovina, onde a voz da Igreja sempre foi claramente e manifestadamente a Voz de Deus, parece ocorrer uma aparicao de Nossa Senhora que faz com que a voz citada seja diminuida….sabe o Demonio que Nossa Senhora seria uma historia perfeita para confundir os bons cristaos “Hercegovke”

    E depois do heroismo e martirio de mais de 50 frades, eh justamente entre os franciscanos que Satanas faz brotar a desconfianca diante da propria Igreja, sabendo do marianismo inigualavel dos Franciscanos da epoca…

    Enfim isso eh muito triste.

    Mas a certeza eh que cada um daqueles martires estao hoje interecedendo no ceu pela regiao e pelo catolicismo. POis sao estes frades que explicam o tao forte catolicismo e resistencia na regiao contra muculmanos e os comunistas-ortodoxos servios.

    Na grande basilica de Kocerin (onde o Sacrario foi retirado do centro!), le-se a frase, logo acima de um tecido com o sangue de dois desses frades martires:

    ” Krv mucenika, sjemen krscana”

    Sangue de martires, sementes de cristaos.

    Tenho certeza que Nossa Senhora de Fatima, de Lourdes, Aparecida, nao deixara com que tal sangue seja hoje “profanado” e esquecido. Na alma dos “Hercegovke” e de suas geracoes, foi derramado o sangue desses martires, com o sangue de Cristo para abrir nossos olhos. E cedo ou tarde, Deus provera a cada um a iluminacao necessaria para saber bem o que vem do Alto. Agradeco a Deus, com todos os motivos que tenho, por ja ter percebido isso.

    Fiquem com Deus!

  5. Este post novo do blog, justamente explique talvez a confusao do povo de la. E ate mesmo a minha, por mais que eu tenha me colocado claramente contrario as aparicoes.

    Digo isso pois, muitos da minha familia la se curaram gracas a peregrinacao a tais santuarios, outros, sao milagres vivos, como amigos meus da aldeia de Siroki Brijeg, que nasceu depois de sua respectiva mae ter sido milagrosamente curada de um problema no utero.

    Isso confunde, mas diante das mensagens bem estranhas da Rainha da Paz, e da nao aprovacao expressa da Igreja, fico com o bom-senso e do lado da Igreja.

    Observo e tomo cuidado para nao faltar com a caridade com aqueles que creem.

    Abaco!

    Vladimir Sesar

  6. PARA CORRIGIR UM TERMO QUE EU USEI

    Talvez seja melhor eu trocar a ” pratica da fe” de Croacia, Polonia e Portugal, para ” Perservacao dos Dogmas de Fe” na consciencia das pessoas, no conceito popular assim dizendo (mesmo a pratica religiosa, na Croacia ainda, sendo realmente diferente dos lugares que hoje vemos)…o respeito pelo que a Igreja diz ainda eh enorme….entre os catolicos principalmente….ja que no mundo inteiro os catolicos ja nao sabem o que eh ou nao catolico.

    Fiz esta correcao, pois eh obvio que nas grandes cidades e ate na midia em geral desses paises, o modernismo ja tomou conta.

  7. Tudo que li aqui me recorda os fatos de Fatima e Lurdes, da mesma forma os videntes foram persguidos e a Igreja sempre contra….”para quem nãp crê, nenhuma explicação é possível, mas para quem crê, nenhuma é ncessária”,,,acabei de voltar de lá e garanto que são verdadeiras.

  8. Boa tarde,

    A paz de Jesus e o amor de Maria a todos.

    Diante de todas estas questões, também me declaro muito triste pois quando tomei conta das aparições fiquei bastante impressionado pelo fato de serem bastante convincentes.
    O problema é o tempo das aparições e alguns contrastes que estamos vendo lá.

    Agora sem dúvida alguma, temos vários testemunhos que conversões verídicas que aconteceram e estão acontecendo lá.

    Peço a Deus que não deixe que saiamos do teu caminho e que Maria realmente nos envolva com seu manto para que saibamos discernir sobre tudo o que está acontecendo.

    Amém.

  9. Pelos frutos reconhecereis a árvore. Visitem Medjugorje antes de dizerem asneiras jansenistas. Vocês sim, são cismáticos.

  10. Não se pode afirmar se as aparições são mentirosas ou verdadeiras. É preciso ter cautela em tudo isso, pois pode-se estar lidando com Deus ou o diabo. Em todo caso é melhor dar tempo ao tempo… Quando as aparições pararem é apartir dai que a igreja irá se pronunciar claramente. Essas “aparição” penso que caiu o agrado do povo e vai ser dificil de apagá-las mesmo que a Igreja queira.
    Pe. Ailton

  11. Revmo. pe. Ailton, sua bênção!

    Obrigado por suas palavras de incentivo; peço que reze por mim, padre, para que eu seja menos indigno das graças que o Altíssimo misericordiamente me concede.

    Quanto a Medjugorje, é como eu falei: pessoalmente não acredito nas aparições e as julgo estranhíssimas. E, sim, todo o frisson provocado em torno do lugar vai fazer com que seja difícil às pessoas esquecerem-se dele, ainda que a Igreja reconheça a não-sobrenaturalidade dos eventos – o que seria uma coisa terrível. Que a Virgem de Fátima interceda por nós.

    Rogando-lhe a bênção,
    subscrevo-me, em Cristo,
    Jorge Ferraz

  12. Agradeo a Deus ter estado duas vezes em Peregrinação em Medjugorge,
    Fiquei marcada pela enorme Fé que lá vivi, pela força da Oração constante, pelas horas passadas na Igreja em Adoração ao SSmª, pelo Sacrifício na subida em oração até ao Monte Krisvac,pela presença de tantos homens e tantos Jovens, pela Alegria e pela Paz que lá senti .
    Sou católica praticante e muito me entristece ver a Igreja cuja Cabeça é Cristo, ter um Corpo tão pouco unido, quando foi essa União que Ele pediu ao Pai ,na Sua Oração Sacerdotal
    Também Ele disse que “a àrvore se conhece pelos seus frutos; basta visitar Medjugorge para os constatar!
    Peço a Deus que ilumine quem duvida e que a Nossa Querida Mãe interceda po todos.

  13. Refletindo sobre os comentários aqui tecidos, me veio ao coração e a mente as palavras de Jesus no evangelho de São João cap. 10 (O Bom Pastor)especialmente os versículos 4 e 5: “…as ovelhas O seguem, porque conhecem a sua voz; mas de modo algum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.”
    Isto me conforta: Saber que por mais que Satanás tente, ele não consegue se sobrepor a Verdade e nem deixar de mostrar em algum momento sua cara feia. Que Maria, a Imaculada Conceição, nos defenda mais uma vez daquele que está debaixo de seus pés.

    A paz de Cristo.
    Sergio.

  14. Pois é, pessoal, estava procurando alguma coisa sobre Medjugorje, pois me disseram que havia notícias sobre a farsa.
    Devo dizer que, depois que acabaram os meus tempos de ingenuidade, não consigo mais dar crédito a esse tipo de coisa.
    E quando há desobediência, então, é certo que de Deus não vem.
    Lembro de Santa Teresa de Ávila, quando ordenada pelo próprio Jesus a fundar os mosteiros carmelitas reformados, que foi falar com seu confessor e ele lhe proibiu. Ela conversou com o Senhor, perguntando-Lhe o que devia fazer e a recomendação foi que obedecesse ao confessor e o resto era assunto dEle, Jesus, que resolveria o assunto. Tempos depois, o confessor deu permissão e Santa Teresa fundou os novos carmelos como o Senhor lhe havia pedido.
    Alguém sabe se existe alguma notícia sobre problemas de desregramento na vida dos videntes (além desse já citado no texto)?
    A paz do Senhor.
    Daniela

  15. Se é verdade que o fenômeno em Medjugorye é coisa de satanás, porque satanás pedidiria que se reze tanto? Porque satanás pediria a conversão das pessoas? Porque satanás mencionaria tão insistentemente Maria, Jesus e Deus? Por fim, porque derivado de Medjugorje tantos milhares de pessoas se converteram verdadeiramente à Verdade Divina?

  16. Carissimo Jorge.

    Entendo seu posicionamento quanto a este fenomeno, especialmente porque sempre tivestes muita cautela com tua fe`.

    Jorge, me conheces pelo orkut ha`alguns anos, e queria te revelar que se nao fosse por Medjugorje, minha fe`teria continuado morna ou esfriado ha`muito tempo.

    Nao entrarei em detalhes pois respeito tua opiniao.
    Mas gostaria de brevemente lembrar a todos do que Jesus um dia falou:
    “Pelos frutos conheceremos as arvores.“

    Medjugorje tem salvado almas:

    – ateus/agnosticos passam a crer em Jesus e sua Santissima Mae
    – filas enormes para confissoes
    – missas desde de manha cedinho ate’ de noite, todo dia, em varios idiomas
    – curas documentadas e diversos testemunhos de conversao espiritual
    – drogados deixam este vicio maligno
    – fieis passam a fazer/fazem mais penitencia e jejum.

    Jorge, Nossa Senhora em Medjugorje tem salvado almas, e posso incluir a minha.

    Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo que permitiu que sua Santissima Mae viesse ate`nos.

  17. Há muitos anos leio sobre Medjugorje e já visitei a maioria dos Santuários Marianos….neste ano de 2011, ia fazer uma viagem e senti fortemente o desejo de mudar de planos e ir para Medjugorje…. Só posso dizer que vivi uma linda experiência de silêncio e devoção neste Santuário. Não estive com nenhum vidente só participei do terço, Via Sacra, Santa Missa, e fiquei diante do SS Sacramento um longo tempo em silêncio…. Vi a Cruz de onde brotam as supostas lágrimas e isso me emocionou demais.. Senti forte a presença da Mãe, com se ela estivesse no Calvário, chorando aos pés da Cruz….afinal, Seu Divino Filho continua sendo crucificado por nós a cada momento.
    Acho difícil manter uma farsa por mais de 30 anos.
    A Igreja, como sempre prudente, ainda não se manifestou mas sempre foi assim….As mensagens da Mãe são ternas e cheias de Misericórdia, assim com Ela é….
    Estou com a Igreja e com Medjugorje….

  18. “Acho difícil manter uma farsa por mais de 30 anos.”

    A Sra. tem certeza disso?
    Reflita…
    Olegario.

  19. Temos que lembrar que os videntes foram ameaçados de morte pela polícia comunista no início das aparições e mantiveram seus depoimentos. E o que dizer dos diversos milagres, inclusive o do Sol, testemunhados por muitas pessoas idõneas ? Será que os videntes seriam tão bons atores que estão representando por 30 anos ? De qualquer forma o tempo está se esgotando … vamos acompanhar com fé em Jesus. No mínimo estaremos em boa companhia.
    Paulo Aguiar, RJ.

  20. Alguém pode pode me dizer em que Medjugorje desobedeceu a Igreja, que eu saiba esta vila segue ao chefe da Igreja, ao Papa e SEMPRE os videntes passam o que Nsra diz não critiquem os padres, rezem, pois com a crítica pouco a pouco se perde o respeito pela Igreja. A Igreja demorou 60 anos para aprovar as aparições de Fátima, isso pq em poucos meses as aparições acabaram.
    A Igreja é prudente e não vai aprovar essas mensagens antes de seu término e como diz a vidente Vicka, Nsra aparece a tanto tempo pois é o ÚLTIMO chamado a humanidade a conversção, por isso aparece tanto! Leiam o Diário de Sta (título dado pela Igreja) Faustina e terão a prova de que estamos no fim dos tempos mesmo! O papa JPII preparou o mundo para a 2 e definitiva volta de Jesus!
    E até a Ciêcia atesta que o extase dos videntes NÃO É

  21. … nâo É UMA FARSA, engraçado este fato nao ser comentado pelo críticos, pesquisem e verão. E tbm o fato de Medjugorje não ter de sido atingida por explosões de bombas durante a sangrenta guerra da Bósnia.
    Nsra disse: “Terminarei aqui o que comecei em Fátima, meu Imaculado Coração Triunfará”.
    Existe a maçonaria eclesiástica na Igreja e age muito forte para atrapalhar e tentar destruir o papa e a Igreja, não se esqueçam que existe maus bispos e padres, que só entraram nela para destruí-la. E uma das videntes a Mirjana declarava abertamente o seu encontro com JP2 e que ele disse que se nao fosse papa já teria ido até lá e que Medjugorje é para ser protegida pois é a esperança para o mundo inteiro, acho que o então papa a teria desmentido… Enfim, aqui se tem as fontes http://queridosfilhos.org.br/igreja.html

  22. Sá,

    Provavelmente é uma farsa sim, como foi Vassula Ryden (na sua obra AVVD), Pe. Gobbi (com seu livro AFPNS), Cruz de Dozulé e inúmeros videntes brasileiros que pregavam terríveis castigos na virada do milênio como o tal Eurípedes e companhia limitada.

    Fui também um adepto do Movimento Aparicionista; no início, parecia tudo maravilhoso; porém, com o tempo, essas mensagens me fizeram muito mal à minha fé, à minha alma e à minha vida; pois, realmente acreditava nelas, e perdi muito tempo e deixei de fazer muitas coisas achando que, em breve, tudo que diziam iria acontecer.

    Fiquei muito tempo desconfiado da hierarquia da Igreja por causa dessa tal maçonaria eclesiástica que você citou e que diziam as mensagens de Vassula e Pe. Gobbi; a tal ponto, que levei muito tempo para confiar em Bento XVI (ainda mais com aquela carinha) por causa que Jesus ‘dizia’ à Vassula que o próximo papa depois de João Paulo II era o falso profeta do Apocalipse, que a maçonaria era a besta negra e o comunismo o dragão vermelho, etc.

    Quando se acredita que são palavras de Jesus e Nossa Senhora, essas mensagens tem um forte impacto na nossa mente e na nossa alma, causando, realmente, um tipo de lavagem cerebral; a gente passa a acreditar nelas mais do que na própria Igreja fundada pelo próprio Cristo.

    Essas mensagens, embora parecendo verdadeiras e maravilhosas, faz com que nós, sem querer, nos tornemos um protestante e um espírita dentro da própria Igreja; pois, passamos a duvidar e a desconfiar da própria hierarquia da Igreja (acreditando até que o Papa pode ser a besta, como acusam os protestantes, e que as portas do inferno prevalecerão contra ela) e a acreditar em escritas automáticas e locuções interiores. Além disso, não deixa de ser um tipo de gnose; pois, se Deus fala diretamente à nós, por que então precisamos da Igreja?

    Depois da decepção, quase perdi a fé; pois, deixei de acreditar em quase tudo, até nas aparições aprovadas pela Igreja. Graças a Deus, lendo sites de apologética que ensinam sobre a história e os ensinamentos da Igreja e sobre ciência e religião (geralmente formados por pessoas mais cultas e menos fanáticas) é que fui amadurecendo a minha fé ingênua e a tornando cada vez mais sólida.

    Pe. Gobbi já morreu e suas ‘profecias’ foram junto com ele. A Vassula ainda está ‘profetizando’ por aí (mesmo com Bento XVI se revelando um grande papa) e fazendo grupos de oração à revelia da Igreja, sendo que já foi até excomungada pela Igreja Ortodoxa. Pelo menos, ela disse que tudo que predisse irá acontecer enquanto ela estiver viva; então, é só esperar ela morrer também.

    Tem um excelente site criado por uma ex-adepta arrependida, chamado Info Vassula, que mostra todas as suas contradições. Um dos fatos mais graves, é que as mensagens que ela recebe (por escrita automática como se fosse Jesus escrevendo por ela) em seu caderno de anotações são corrigidas e alteradas antes de serem publicadas.

    Medjugorje, se você pesquisar bem, vai encontrar coisas terríveis; até profecias não cumpridas, alteradas, heresias nas mensagens que Nossa Senhora jamais poderia dizer, desobediência às autoridades eclesiásticas, etc.

    Se a Igreja esperar acabar a suposta aparição para investigá-la; então, se for verdadeira, será tarde demais; pois, a tal Mirjana disse que Nossa Senhora mandou escolher o Pe. Peter Ljubicic para o mesmo revelar ao mundo cada um dos dez segredos dez dias antes de se realizar. Se ele também morrer antes, mais uma prova de que é uma falsa profecia.

    Uma das melhores formas para se descobrir um falso profeta é ver se ele é ou não obediente ao clero e verificar se alguma profecia sua não se cumpriu. Na própria bíblia, Deus ensina que se um profeta profetizar algo em seu nome e não acontecer, então, esse profeta não vem de Deus. Basta ver que em Fátima todas as profecias se cumpriram palavra por palavra; ao contrário dessas supostas ‘profecias’ de hoje.

    E não adianta achar que, se lá tem conversões ou se vocês sentiram algo diferente ou paz no coração quando estiveram lá, é porque as aparições são autênticas. Todos nós somos, de uma forma ou outra, sugestionáveis; muitos católicos que se tornam evangélicos também dizem que tiveram um encontro pessoal com Jesus e o sentiu no coração. Nós não podemos basear nossa fé em sentimentos, mas na própria razão em vista da revelação de Deus aos homens através de Cristo.

    Até esse negócio de Nova Era, tão difundida no meio carismático, há muito exagero e também andou causando mal à muita gente. Uma vez, um parente meu (da RCC) me deu um livro sobre a Nova Era para ler; e o livro era de um pastor protestante americano que falava sobre o código de barras com o símbolo 666 (que já está até ultrapassado); e, no fim do livro, falava mal do próprio Papa João Paulo II sugerindo que o mesmo pertencia à Nova Era mostrando uma foto do mesmo rezando junto com budistas; e ainda divulgavam esse livro dentro das igrejas católicas. Tenho uma conhecida que ficou tão paranóica com esse negócio de Nova Era, que via mal em tudo: em camisetas, pirâmides, objetos, construções, propagandas de tv, etc.; parecia até que tinha mais medo disso do que confiança em Deus.

    Perdi muito tempo na vida por causa disso e tenho pena desses que criaram até sites aparicionistas na internet achando que estavam prestando um grande serviço a Deus. Fiquei até com dó de um fundador de um desses sites lamentando sobre esses falsos profetas; mas, infelizmente (como que querendo se auto-enganar por tanto esforço perdido e tanto tempo desperdiçado na vida), ainda tinha um pouco de esperança em alguns videntes brasileiros.

    Posso até estar enganado, mas acho que a grande maioria desses pseudo-videntes não são nem esquizofrênicos e nem endemoniados, são espertalhões mesmo (como esses pastores da teologia da prosperidade) que só querem ganhar fama e dinheiro à custa do desespero e da fé alheia. Às vezes, penso até que, por trás de tudo isso, existe uma grande indústria de aparições que vive da fé de fiéis católicos vendendo livros, vídeos, doações, medalhas e cruzes (como a de Dozulé), etc.

    Por outro lado, graças a Deus que não aconteceu nenhuma dessas terríveis profecias; senão, a grande maioria de nós já estaríamos todos mortos e condenados; pois, pouca gente no mundo realmente seguiu essas mensagens. E o próprio Santo Agostinho já dizia que Deus não permitiria o mal no mundo, se dele não pudesse tirar um bem maior ainda. Além das conversões que houve, isso serve para nós ficarmos prudentes aguardando o verdadeiro Dia do Senhor, para amadurecermos a nossa fé e também para aprendermos a dar ouvidos ao Magistério da Igreja e não à qualquer indivíduo que diz receber revelações diretas do Céu.

    Eu, por exemplo, de agora em diante(como ‘gato escaldado tem medo de água fria’), só vou dar valor em aparições e milagres aprovados pela Igreja, mesmo que leve muito tempo para aprovar.

    Desculpe o tamanho do desabafo e a dureza dessas palavras; eu sei que é difícil e doído para quem acreditou ou ainda acredita nessas supostas aparições, mensagens e profecias. Mas, precisamos deixar de ser ingênuos; conciliando a fé com a razão, para não sair acreditando em tudo que aparece por aí ou em qualquer ‘lobo vestido de cordeiro’; e, depois, ter de sofrer amargamente as conseqüências da nossa ingenuidade!

  23. Gloria a nuestro Señor Jesucristo!
    Queridos hermanos
    Aprecio muchísimo las palabras de cada uno de ustedes de tal forma que me veo obligado por mi conciencia a expresar mis pensamientos cuanto a este tema tan controvertido. Desde la década de 60 viene creciendo en el mundo este fenomeno: El “Aparicionismo”. Es intrigante como en tantos y tan variados lugares aparecen supostos videntes portadores de mensajes Fantásticas, cargadas de promesas y de advertencias que hacen crecer en nosotros la curiosidad y el deseo de que todo sea verdad, para podermos creer más (en el mejor estilo “San Tomé”). Analisando el contenido de tales apariciones o escritos proféticos siempre aparece este “milenarismo sutil” mezclado con palabras dulces y concejitos de comadre. Solo con nuestra cumplicidad estas cosas pueden seguir adelante por más de 30 años. Y logran hacerlo porque hay en el mundo muchísimas personas dispuestas a continuar creyendo en cualquier cosa que les alivíe el fardo pesado de la existencia. Al fin, no distorcen las mensajes y profecias para poder confirmar su autenticidad. Es peor que eso!!! Distorcen la propia realidad, ajustandola a estos fenomenos raros y extraños, para darles veracidad!!! Es esto el mas extraordinario que veo en todas estas apariciones que pupulan por el mundo afuera! El veneno que el Diablo sutilmente injecta en las personas por estos meios es justamente este: confundir lo verdadero con lo falso; hacer la Verdad y la Mentira pareceren hermanas gemelas a tal ponto de ya no sabermos mas quien es una y quien es otra. Que gana con esto? R: Lleva todo a la relatividad!!! ¿Ya oyeron aquel ditado que dice: “Hechando por la ventana la agua sucia se fué junto el bebe!”? Pués es mas o menos esto que veo acontecer ahora en estos tiempos. Las verdaderas palabras de la Virgen, que son raras ( en conformidad con su discrición) se veen ahogadas por la concorencia cada vez mayor de palabras paralelas, todas disputando nuestros oydos y atenciones. El resultado a largo plazo puede ser una total y agresiva hostilidad ,por parte de las personas, contra este tipo de cosa. Al fin, hasta Lourdes , Aparecida, Guadalupe y Fátima pueden se ver afectados. La tendencia mundial ya bastante cética puede recrudecerse aún más a tal punto que quedará muy facil decir que la Virgen de Aparecida no pasa de una estatueta quebrada que genera mucho lucro, que el “supuesto” manto de Guadalupe tambien es una mentira sustentada por una elite de interesados en los lucros que la devoción popular genera, etc.
    Creo firmemente en las Apariciones comprovadas por la Iglesia. Pero también creo que el resultado de este fenomeno llamado “Aparicionismo” será el crecimiento, el amadurecimento mayor de la Iglesia en la fe! (Alguién dijo arriba que Dios permite el mal solo cuando de él puede hacer nacer un bien mayor.) Servirá de experiencia y la Iglesia producirá Frutos nuevos. Quizás un nuevo tipo de fenomeno espiritual autentico, verdadero, profundo, resultado de un mayor dicernimento de lo que se experiencia como “verdadero”.(También alguién dijo arriba que “gato escaldado tem medo de água fria.). Creo que los hombres y mujeres espirituales que el futuro de la humanidad necesita no son los visionarios que hacen experiencias Fantásticas de intimidad com seres celestiales y con “revelaciones sensacionalistas”. Creo que la humanidad necesita para el futuro de hombres y mujeres espirituales que les enseñen como vivir día a día la grandeza y la extraordinariedad de la sencillez cristiana. Que ellos sean grandes y famosos por teren sido modelo de verdadera fé, vivida en la obediencia a la Iglesia, en el anonimato de las multitudes, en la sobriedad de una vida calma, tranquila, pacífica, piadosa y honesta!!! Como hace falta este tipo de personas espirituales!!! Mi suerte es que conocí algunos de ellos!!! Amén!!! Respecto opiniones en contrario y lamento no tener tido tiempo para mejor escribir. Quizás algun error en mis pensamientos o exposición del tema. Me perdonen! La única intención es poder contribuir!!!
    Obs: No citei ninguna “aparición de la Virgen” en especifico como siendo falsa. Apenas digo lo que todos sabemos: hay muchas de ellas por todas las partes que son simplemente producto de la mente humana y no tienen nada de autenticamente celestial.
    Que Dios los bendiga a todos!!!

  24. EU nunca fui   a  
    Medjugorje ,mas acredito que nossa senhora apareça ali sim, e que ela esta preparando a humanidade para o segundo advento… porem a excessiva desconfiança e falta de amor e fé  colocara muitos a se perderem.

  25. Amei teu testemunho, é exatamente o que eu tbem penso.. 
    Medjugorje é mais uma benção de DEUS, assim como foi nos dado MARIA  como nossa mãe,, uma grande benção;um terno abç

  26. Eu ja la estive não uma vez mas duas, e espero ir a terceira. Medjugorje não se explica…vive-se. É o local onde o ceu toca a terra, quem ali vai recebe graças abundantes especialmente as espirituais. Antes de ir a Medjugorje não acreditava sequer em Nossa Senhora, devido a educaçao protestante que recbi,mas quando ali cheguei simplesmente me pus aos pes da Mae do Ceu, a paz que ali reina não é a paz do mundo, mas sim a presença do Espirito Santo e da Ssma Virgem, todos somos convidados a participar na liturgia/ sacramentos, a actividade eclesiastica é bastante activa, inclusive as celebrações que normalmente no verão são ao ar livre para mim foram as mais bonitas porque foram autenticos encontros com Deus. Vi e ouvi varios testemunhos alguns no meu grupo de peregrinos acerca de converçoes fantasticos. A arvore conhece-se pelo fruto que dá…E Medjugorje da bons frutos.Faço uma comparação com Fatima que é: Fatima (1917) ja foi, Medjugorje é o agora!

  27. ‘PELOS FRUTOS  CONHECEREIS A ÁRVORE’ , DISSE JESUS. SE MEDJUGORJE FOSSE COISA DO DEMÔNIO, ELE TERIA SE CONVERTIDO…  MEDJUGORJE SE RESUME EM CONVERSÃO, ORAÇÃO A DEUS COM O CORAÇÃO POR MARIA, PENITÊNCIA E LEITURA AMOROSA DA BÍBLIA . É INSANO À  RAZÃO SEQUER PENSAR QUE O DEMÔNIO EM SUA ESSÊNCIA CRUEL E MENTIROSA PEDISSE TAL MUDANÇA DE VIDA PARA A PAZ !!!! O DEMÔNIO ESTARIA LOUCO??

    MEDJUGORJE É UM RECADO DE DEUS AOS CÉTICOS. ABRAMOS OS OLHOS AO AMOR TERNO DO PAI CELESTIAL QUE VEREMOS COM CLAREZA OS SINAIS AMOROSOS VINDOS DO CÉU… ALÍ DEUS SE MANIFESTA DE MODO TÃO EXTRAORDINÁRIO QUE FICA DIFÍCIL ACREDITAR… DEUS EM MEDJUGORJE ME EXTASIA …………..
    MEDJUGORJE FOI CAMINHO PARA A CONVERSÃO MINHA E MUITOS DOS MEUS.
    NÃO AFIRME TEORIAS IMPROVÁVEIS.

    FLÁVIA M.D.F .
    SP

  28. D.R., vejo que você colocou a sua fé em supostas aparições marianas acima da fé que deveria estar na Tradição da Igreja Católica, esse foi o seu grande erro! Aparições particulares servem para relembrar tudo o que já está dito na Bíblia e que é passado através da Igreja ao longo da história. Essas aparições não acrescentam nada de novo ao Magistério da Igreja que Jesus fundou.
    E por você ter colocado a sua fé integral em bases insólidas, você agora acha que todas as outras manifestações de Maria não ainda comprovadas pela Igreja são falsas e que as pessoas que acreditam nela são como você que ficou fanático ao ponto de deixar de fazer algo por medo do futuro. Deus não diz para nós pararmos nossa vida, mas segui-la normalmente, em comunhão com Ele até a Sua volta ou a nossa morte. Devemos estar sempre preparados para nos encontrarmos com Ele.
    Em relação a maçonaria eclesiástica e sobre a volta de Jesus, para comprovar o disse, não precisa sair das aparições que a Igreja aprova, basta ver o que Nsra disse nas suas aparições em La Salette, ela fala a corrupção dos ministros da Igreja e usa palavras duras, expressando que muitos sacerdotes se transformaram em “cloacas da impureza”, isso já naquela época. É só pesquisar e ver. E é aprovada pela igreja. Nsra já nos vem avisando há muito tempo e primeiramente a própria Bíblia o faz. Jesus disse à Sta. Faustina que da Polônia sairia a centelha que prepararia o mundo para a Sua 2ª vinda, o que todos vêem que foi o Papa João Paulo II, que foi admirado por pessoas que até não são cristãs. Tudo o que citei é reconhecido pela Igreja e sabemos que há muitos dentro dela que querem destrui-la, mas Jesus prometeu que o inferno não a venceria. Segue o Papa, o que ele diz, é isso que importa. E não vejo nada de errado com o Bento XVI, só vejo alguém que é largamente condenado pela mídia e que veio depois de um papa tão carismático, que por conta disso sofre com as comparações e justamente por ser um guardião ferrenho dos princípios da Igreja, os meios de comunicação o atacam, sinal de que ele está no caminho certo, pois está sendo odiado por causa do nome de Jesus.
    Quanto a Medjugorje, você deveria parar de generalizar as aparições. Além disso, não há profecias não cumpridas, só vi pessoas falarem, mas sem que os videntes tenham falado isso publicamente para ser comprovado por todos que eles erraram. Os videntes sempre dizem que Nsra nunca interferiu na vocação que os videntes teriam, eles é que teriam que decidir (já que isso foi mencionado no artigo acima).
    As aparições de Nsra aprovadas pela Igreja são marcadas por pessoas de dentro e de fora dela que foram contra e as acusavam de serem falsas. Por que não citar no artigo pessoas renomadas que pessoalmente acreditam que Nsra aparece em Medjugorje, como o Cardeal Arcebispo de Viena Christopher Schonborn que recebeu destaque internacional por seu trabalho como diretor do Catecismo da Igreja Católica ou como o famoso teólogo padre Renè Laurentin?
    O que me faz acreditar em Medjugorje não tem nada de sentimentalismos, olho os seus frutos, o conteúdo das mensagens, o quanto Medjugorje ficou milagrosamente protegida dos bombardeios sem sucesso que infligiram contra aquele lugar durante a guerra na Bósnia, a mais sangrenta que aconteceu na Europa depois da 2ª Guerra Mundial. Observo o grande número de conversões e de curas físicas comprovadas cientificamente (curas de esclerose múltipla, paralisia, enfim, várias que até ficaram famosas e todas devidamente documentadas por médicos).
    . E outra, os videntes foram exaustivamente estudados por médicos e cientistas de várias áreas que queriam comprovar que era apenas atuação o que os videntes faziam, mas pelo contrário, viram que algo fora do normal acontece com eles no momento da aparição, como o corpo ficar como que em anestesia geral, pois não reagem a estímulos externos e o cérebro fica em um estado de relaxamento, o que só ocorre com as pessoas quando estão prestes a adormecer e principalmente de olhos fechados (os videntes ficam de olhos abertos no momento da aparição). A vários aparelhos e testes em geral eles foram submetidos e todos atestam que algo fora do normal ocorre, mas que não podem explicar, contudo, podem dizer que não é uma farsa.
    Muitos cientistas tentaram, mas não conseguiram dizer que os videntes mentem. A Ciência acabou dando mais crédito à Medjugorje. É preciso observar as aparições antes de ir logo acreditando e principalmente não depositar ali todas as suas esperanças, acima da Igreja. Se Deus se manifesta através de algumas almas escolhidas é por que o mundo não está dando importância ao que a Igreja diz, por isso Ele permite que sua mãe venha a nós, como mais uma maneira de nos lembrar que Deus existe e que estamos saindo do seu caminho. Se um suposto vidente diz que é preciso fazer o que “as mensagens” que ele recebe diz para se salvar, ele é falso, porque a Igreja ensina que ninguém é obrigado a acreditar em aparição alguma, nem mesmo nas aprovadas por ela. Ela diz que é preciso apenas acreditar no Evangelho que Cristo deixou. Mas não entendi o seu questionamento quanto o Deus se manifestar. Também Fátima seria digna de desconfiança já que Nsra se manifestou diretamente à 3 crianças…? Novamente digo, as aparições de maneira nenhuma servem para tomar o lugar da Igreja e sim para relembrar o que ela ensina. Quanto a Jesus escrever através do corpo de alguém, este fato por si só evidencia a falsidade! Uma coisa é Jesus aparecer, como fez à Santa Faustina e outra bem diferente é entrar no corpo de uma pessoa como ocorre no espiritismo! Primeiro é preciso conhecer o Catecismo da Igreja, ir procurar conhecê-la para não cair nessas furadas.
    Medjugorje já teve outras comissões que a estudaram e disseram que não podem dizer que é verdadeiro e nem falso, se houvesse heresias como você falou já teriam condenado há muito tempo, porque a Igreja não tem medo de dizer a verdade, tanto é que muitos não gostam dela, pois ela não vai mudar para satisfazer as vontades das pessoas se isso vai de encontro ao que Jesus ensinou. A Igreja permite que as pessoas vão até Medjugorje e acompanhadas por um sacerdote de preferência, o que não é permitido é que uma paróquia organize uma viagem, mas os fieis podem ir, com o aval da Igreja.
    Não se deve colocar aparição alguma acima dos ensinamentos de Jesus Cristo, Ele na Palavra sempre diz para não termos medo, para confiarmos nEle. E se Deus manda a sua mãe por 30 anos é porque algo de importante ela tem a dizer. Espere até a Comissão do Vaticano formada em 2010 dar uma palavra para atestar se é falsa ou não, vamos seguir a Igreja e ela não condena.

  29. Sá, antes, infelizmente, eu também pensava exatamente assim. O problema é que quando acreditamos que tais palavras vêm diretamente de Deus ou de Nossa Senhora, elas têm um poder muito forte em nossa mente e em nossa vida; somos levados a acreditar mais nelas do que na própria Igreja; principalmente quando elas falam contra a própria hierarquia da Igreja. Quando os bispos fizeram a primeira notificação sobre Vassula Ryden a primeira coisa que pensei foi ficar contra os bispos e achar que eles eram agentes infiltrados da maçonaria eclesiástica.

    Porém, a própria Bíblia diz que quando um suposto profeta profetiza algo em nome de Deus e isso não acontece, então, esse profeta não vem de Deus!

    Quando lemos as mensagens de AVVD, para um leigo, é praticamente impossível duvidar que não são palavras de Jesus; mesmo porque, são cheias de sabedoria e autoridade. No entanto, isso aconteceu com Vassula Ryden; pois, uma de suas mensagens falava claramente que, depois do Papa João Paulo II, o próximo papa seria o falso profeta do Apocalipse (que é o que os protestantes sempre acusaram); aliás, a mensagem dava a entender que João Paulo II nem seria morto, mas sequestrado pela tal maçonaria eclesiástica e que seria salvo por um patriarca russo. Alguém agora acredita que Bento XVI é o falso profeta do Apocalipse e que vai abolir a Eucaristia?

    Pior ainda, há provas de que ela corrigia as supostas mensagens (inclusive, com erros teológicos e gramaticais) que recebia de Jesus antes de publicá-las; lembrando que, segundo ela, é o próprio Jesus quem escreve através de sua mão; aliás, uma técnica de escrita automática muito utilizada por médiuns espíritas.

    Fora que ela processou e fechou o site “INFO VASSULA”, de uma ex-adepta do movimento AVVD, que criticava suas mensagens.

    O fato de teólogos, padres, bispos, cardeais ou mesmo papas acreditarem em tais mensagens e de haver conversões em massa, não significa nada. Basta ver o Movimento Sacerdotal Mariano, fundado pelo Pe. Stefano Gobbi, que tem (ou tinha) milhões de adeptos, entre leigos, padres, bispos e até cardeais. Morreu Pe. Gobbi e suas ‘profecias’ (muitas das quais eram para acontecer antes do ano 2000) foram junto com ele; também pregava o milenarismo, algo PROIBIDO pela Igreja e suas mensagens eram muito semelhantes às de Vassula Ryden; sendo que ambos eram tidos como as “duas testemunhas” do Apocalipse.

    Medjugorje, então, nem se fala. Segundo o bisco local da época (que havia listado 20 motivos para não acreditar nas supostas aparições) , a primeira aparição ocorreu quando os jovens saíram para fumar escondido de seus pais. Durante a acusação de que o padre Tomislav Vlasicum engravidou uma freira, os videntes disseram que Nossa Senhora havia dito que era calúnia; porém, posteriormente, descobriu-se que era verdade. Um jornalista afirma que pegou em fragrante um frade forjando uma das mensagens e foi ameaçado de morte por esse. Segundo as primeiras mensagens, as aparições já eram para ter acabado há muito tempo; mas parece que Nossa Senhora mudou de ideia e vem sempre adiando elas. As mensagens são extremamente repetitivas e há muitos erros teológicos; como, por exemplo, equiparar a Igreja Católica à outras religiões como a muçulmana; falar uma hora que já só o Rosário pode salvar o mundo…”. E o Sacrifício da Missa, não vale mais do que o rosário? Etc., etc., etc.

    Quanto à supostas curas, tem que ver em sites independentes se realmente eram doenças fisiológicas ou se eram doenças psicossomáticas e se foi milagre autêntico mesmo. Realmente, muitos diziam que os videntes ficavam em estado de transe sobrenatural mesmo; até que um dia um repórter fingiu que ia enfiar o dedo no olho de uma das videntes na hora da suposta aparição e ela desviou o rosto. Depois, deram uma desculpa esfarrapada dizendo que a vidente Vicka pensou que o menino Jesus ia cair do colo de Maria.

    Vejam:

    http://www.youtube.com/watch?v=dQ6SWJ_0Z7s

    http://veja.abril.com.br/101208/p_094.shtml

    No mínimo, tudo isso é muito estranho, não?

    De qualquer forma, esperemos a palavra final e infalível da IGREJA.

    Mas, de minha parte, pendo que essas falsas profecias fazem muito mal à gente sim. Primeiro que passamos a desconfiar da hierarquia da Igreja, segundo que a decepção com essas falsas aparições tão espetaculosas e hollywoodianas nos fazem deixar de acreditar em quase tudo, até mesmo nas verdadeiras aparições aprovadas pela Igreja; terceiro, que quando a gente acredita verdadeiramente que o fim do mundo é iminente (como eu acreditava), é quase impossível não se deixar influenciar por isso e deixar de fazer planos na vida.

    Mas, com certeza, além de no mínimo perder tempo e dinheiro na vida e de fazermos papel de fanáticos e palhaços diante de nossos parentes e amigos (tentando salvá-los), deixamos muita gente dessa ‘indústria do aparicionismo’ bem rica e famosa às custas da nossa ingenuidade!

    Hoje, prefiro bem mais ler sites de apologia (geralmente, feitos por pessoas sérias e cultas) em vez de sites aparicionistas (feitos por pessoas incautas, fanáticas, ingênuas ou até mesmo de má fé); pois, é aliando e equilibrando a fé com a razão, é conhecendo a história da Igreja e de seus grandes milagres autênticos, que minha fé (aos poucos) está ficando cada vez mais forte, sólida e madura.

    NÃO ACREDITEM EM FALSOS PROFETAS, ACREDITEM NA IGREJA: COLUNA E SUSTENTÁCULO DA VERDADE!

Os comentários estão fechados.