Terapias com células-tronco

Uma brasileira chamada Daniela Bortman, que sofreu um acidente de carro em 2006 e perdeu os movimentos, foi à China para fazer um tratamento com células-tronco polêmico, que só existe lá: consiste no transplante de células obtidas a partir de fetos abortados. De acordo com a FOLHA,

[o]s detalhes do tratamento não são divulgados de forma transparente, conta a geneticista Lygia Veiga Pereira, professora da USP. Ainda não se conhecem os efeitos a longo prazo, como os riscos de inflamações ou de tumores.

A menina, após a cirurgia, conseguiu mexer o punho esquerdo.

Enquanto isso, aqui mesmo na Bahia, um grupo de pesquisadores da Fiocruz consegue fazer cachorros e gatos paraplégicos ficarem de pé com células-tronco adultas. Sem precisar de viagens internacionais a países que se utilizam dos despojos do crime para tratamentos polêmicos.

E ainda há quem insista em destruir embriões humanos…

46 comentários em “Terapias com células-tronco”

  1. Boa noite,

    Gostaria de saber como posso entrar em contato com a Daniela Bortman. Quero ter maiores informações a respeito da clínica em Pequim.

    Obrigada…

  2. Thaís,

    Sinto muito; apenas reproduzi a notícia da FOLHA DE SÃO PAULO. Não tenho como conseguir o contado da Daniela.

    Só por curiosidade, qual o teu interesse na clínica chinesa?

    Abraços,
    Jorge

  3. quais os documentos necessário
    para uma viagem para china?

  4. Thaís,

    Procure o Consulado Chinês, que provavelmente, eles te informam.

  5. Boa noite,

    Gostaria de saber como posso entrar em contato com a Daniela Bortman. Quero ter maiores informações a respeito da clínica em Pequim.

    Obrigada…

    e quais os movimentos que ela ganhou apos a cerugia quanto tenpo para recuperação

  6. Quero saber se a daniela obteve mas algum resultado.

  7. Caríssimos,

    Não faço idéia dos resultados que a Daniela tenha obtido; não a conheço, apenas reproduzi uma notícia que havia sido publicada na Grande Mídia à época, e não fiquei acompanhando o caso (aliás, nem sei se a mídia cobriu o caso até o final).

    Abraços,
    Jorge

  8. Espero que todos vocês que estão em busca de algum tratamento pioneiro, sejam abençoados e encontrem um médico que possam guia-los.

  9. VOU A CHINA PARA FAZER O IMPLANTE DE CELULAS TRONCO DIA 02/03/2009 SE ALGUEM PODER ME AJUDAR COM ALGUMA EDEIA PARA TORNAR A VIAGEN MAIS FAZIL EU AGRADECO.

  10. Sr. Armindo,

    Não vá para China, por Deus e por sua saúde. Para que fique mais claro: o tratamento proposto na China é feito depois de matarem crianças em estado avançado de gestação, de onde suas células são retiradas.

    1º ponto: V. estaria coadunando com a morte de bebês para pretensamente se curar: acha isso ético?

    2º ponto: conheço cientistas que lidam com a manipulação de células tronco adultas que não são obtidas através da morte de nenhum organismo humano (independente do estágio de vida que se encontre) e eles me informaram que nesse tratamento chinês há uma melhora inicial, mas que depois o estado do paciente fica muito pior do que antes.

    3º ponto: se v. realmente quiser mais informações sobre isso posso lhe repassar o e-mail de algum desses cientistas para que você retire suas dúvidas. É só me expor seu e-mail.

  11. Como varios outros q viram a reportagem feita com Daniela Bortman,e q temos casos semelhantes em nossas familias,seria muito bom termos uma resposta sobre o resultado do tramento feito por ela na china.Pq fica sempre a pergunta.’Qual foi o resultado do tratamento?’Todos torcemos muito por ela e seria muito importante uma resposta a nos.
    Obrigada.

  12. Sueli,

    Nos camundongos, os resultados foram péssimos (informações da Dra. Alice Teixeira Ferreira, pesquisadora de células tronco adultas da Unifesp). Nos camundongos, houve uma melhora inicial, depois ficaram pior do que antes.

    Em uma pesquisa científica, ela deve passar por diversos estágios até chegar ao homem, se ela não tem êxito nem em nível de roedores, depois vem mamíferos menos desenvolvidos que o homem, até chegar no homem: image o que poderia acontecer neste último (informações do Dr. Marcelo Paulo Vaccari Mazzeti em entrevista à Rede Vida, no auge da polêmica sobre Células Tronco Embrionárias).

    Em lugares, como a China, que nunca respeitou o que se chama de direitos humanos, acha mesmo que estão preocupados com a saúde dessa moça? Se acontecer alguma coisa com ela de ruim, vocês não saberão nunca o resultado porque eles (interessados nessa manipulação de vida humana para suposta cura de outrem) não vão deixar, eles pagarão à mídia para que “cale a boca”.

    O resultado desse tratamento, no mínimo, foi a morte de crianças inocentes para tentar salvar a vida de uma mulher. Acha mesmo que uma suposta cura, a qualquer custo, vale à pena? Sabe que na China, matam-se crianças só porque são meninas às vezes? A política de filho único, faz com que as atrocidades via aborto não tenham limites, é por isso que também fazem essas pesquisas por lá.

    Se está tão interessada nisso, e for de São Paulo, haverá palestra sobre o tema dia 07 de março no IPCTRON (Instituto de Pesquisas de Células Tronco). Quem tem a Dra. Lilian Piñero Eça como presidente, também pesquisadora de células tronco, vide link:

    http://www.ipctron.com.br/

    Os cientistas da IPCTRON não trabalham com cls de embriões humanos ou cls obtidas do aborto mais tardio de seres humanos.

    Eles trabalham apenas com células adultas que são obtidas sem matar ninguém (da sua pele, ossos, dente, sangue, elas podem ser conseguidas) ou com células adultas reprogramadas para agirem como células embrionárias. As pesquisas que realizam com células embrionárias são somente com animais inferiores como roedores e não com seres humanos em estágio embrionário.

    No caso da China, as células do feto são adultas, mas eles retiram as células e depois esfolam o feto porque ele não serve para nada. O feto tem de estar vivo, senão suas cls não servirão para nada. E é só para isso que eles servem, que são úteis, é assim que eles vêem uma criança em desnvolvimento.

    Espero ter ajudado sendo honesta com você e não procurando fazer propaganda disso, utilizando sua boa fé e se aproveitando do seu sofrimento para ganhar rios de dinheiro, como essas pessoas (da China) fazem.

  13. Ola pessoal, a cirurgia é de altissimo risco. O livre arbitrio foi dado ao homem por Deus. Sou tetraplégico, vivo uma vida tristre, ja procurei e ja me consultei com varios medicos, que dirigem pesquisas com CTH E CTEs, no Brasil,em SP, RS e BA, e fiz contatos via tel com Portugal que faz a mesma cirurgia do medico chines, porem fui excluido novamente. Fiz contato com o medico chines, enviei exames, laudos e esta porta foi a unica que abriu.
    Não tenho nada a perder, não estou matando ninguem e nem tão pouco coadunamdo, isto porque as ctes serão tiradas de embriões que foram abortados e não serão fetos abortados para meu uso, garante o medico chines.
    Maiores informações agnaldocpan@hotmail.com

  14. Sr. Agnaldo,

    O que é morto não opera. Você já viu morto respirar? Já viu morto se desenvolver? Para uma célula se multiplicar, ela precisa estar viva. Os embriões precisam estar vivos antes que suas células sejam retiradas para que o tratamento seja realizado. Claro que, depois de retirada as células, o embrião vai morrer. E, com os fetos em estágio mais avançado de desenvolvimento, não é diferente.

    Agnaldo, já que o Sr. não acha que perder a sua vida é grande coisa (porque é isso o que está acontecendo com as pessoas expostas a esse tipo de tratamento), o Sr. não pode se excluir do fato de que, participando de um tratamento desses, estará coadunando com a desumanidade do aborto.

    Ou o Sr. pensa que alguém, usuário da maconha, não coaduna com seu financiamento pelo estabelecimento do tráfico no mundo? Com a destruição de milhares de famílias através desse vício imundo? Inclusive da família dele?

    É a mesma coisa.

    O Sr. deveria ir atrás dos tratamentos com células tronco adultas que, estes sim, não têm implicações éticas.

    Se quiser saber mais sobre a diferença disso, clique aqui:

    http://palestrascatolicas.wordpress.com/2009/02/26/celulas-tronco-embrionaria-e-adulta/

  15. ESTOU NA CHINA ME RECUPERANDO DA CIRURGIA DO IMPLANTE DE CELULAS TRONCO NA CIRURGIA DEU TUDO CERTO AGORA ESTOU AGUARDANDO POR MELHORAS EMAIL PARA CONTATO armindopai@hotmail.com

  16. Boa tarde, sou amiga da Daniela Bortman, ela tem um blog que contem informações sobre o tratamento e o ctto do médico se não me engano…
    Estou no trabalho e não tenho como pegar o endereço do blog, mas entro em contato com ela e passo.

  17. Eu sou evangelico, e sou a favor de tratamento com celulas troncos embrionaria ou não. Nós temos que deixar de ser ipocritas. Eu não vejo pecado nenhum em usar um feto que ia para a lata do lixo e usa-lo para amenizar o sofrimento de pessoas que estão incapacitada em cima de uma cama quente dependendo das pessoas para tudo. Eu falo com toda propiedade por que eu estou paraplegico LM, e fico 24hs por dia deitado em cima de uma cama quente. Eu não consigo sentar sozinho e tão pouco passar da cama para a cadeira de rodas. Deus não tem prazer no sofrimento de nínguém. Vocês que tem condições de bancar o tranpante com CÉLULAS TRONCOS, o façam. Eu dou o maior apoio. Quisera euter condições para viajar para a china para fazer o transplante com células troncos. Eu estou buscando recursos junto aos empresários para poder viajar para china. já estou proxímo do meu objetivo. se pelo menos alguns meses depois da cirugia eu conseguir sentar sozinho na cama e poder passar para a cadeira de rodas, será uma bencão. Um abraço a todos!!!!

  18. A mídia não falou mais nada sobre o caso da Daniela Bortman depois que ela voltou da China. Gostaria de saber como foi a experiência e o quanto de melhora foi obtida. Uns falam maravilhas do tratamento com células tronco na China, outros falam horrores. Em quem acreditar??

  19. As pessoas que são contra ao tratamento de celulas tronco,
    são aquelas que não tem uma pessoa que ama encima de uma
    cama, ao contrario pensaria duas vezes em falar alguma coisa, tenho um filho de 22 anos, que esta em cima de uma cama, não fala não anda, foi atropelado a 5 anos atras, ele era lindo cheio de vida, um otimo menino estava para entrar na faculdade, teve um traumatismo devido um atropelamento, choro todo dia a 5 anos em ve-lo assim, Deus em quem sabe da minha dor, e vou recorres a celulas troncos sim, alguem tem uma outra solução para meu caso ?

  20. Cara Meiry, se for com relação a pesquisas com celulcas tronco adultas, torço para que descubram alguma cura para seu filho mediante a este tratamento que já está dando certo em várias doenças, no entanto, se for com células tronco embrionárias, lamento, mas vais ficar esperando por vários anos até encontrar alguma cura e além do mais, não pesaria nem um pouco em sua consciência que se estaria destruindo uma vida em seus estágio inicial para dar a cura a seu filho?, mesmo que se eu estivesse em uma cama ou tivesse alguém muito querido nesta situção não aeitaria tal tratamento, a não ser por meio de células troncos adultas.

  21. As situações extremas são dificeis e podem fazer com que relevemos algumas questões morais importantes, no entanto, não é lícito usar um meio mal absoluto (matar um embrião) para alcançar um bem relativo (sobreviver à morte física).
    Sei que não tem nada a ver, mas sugiro que a Meiry veja o exemplo de Santa Gianna, talvez esse exemplo mostre a ela que o importante é a nossa salvação eterna, mesmo que em detrimento da morte física.

  22. quanta besteira eu vejo aqui.

    certas pessoas deveriam se empenhar mais antes de falar quaisquer besteira.

    afinal Emmanuele

    Sou namorado da Daniela Bortman. voce pelo visto nao sabe que na china o aborto é totalmente legalizado, e pelo menos eles utilizam deste feito para pelo menos algo de util. a retirada das celulas tronco.

    acho q vc tbm nao deve ter parentes nesta situaçao, onde recorrem a qualquer tipo de pesquisas em busca de melhoras. acho q se as pessoas estao dispostas a terem seus motimentos de volta, devem mais é acreditar e ter fé sempre.

    Sem mais para os criticos que nunca passaram por situaçao similar.

    Ass. Otávio Moura.

  23. Realmente, quem é contrário às pesquisas com células-tronco embrionárias é porque não tem noção da dor das pessoas que vêem sua única esperança num implante. Sou plenamente a favor pois convivo com o sofrimento do meu pai que ficou paraplégio após um acidente. A esperança dele é fazer um implante e está interessado nesse que está sendo feito na China.
    Precisamos de ajuda, quem ja tenha feito esse implante, nos ajude, por favor estamos buscando informações de como chegar até lá!!!
    Obrigada se puderem nos ajudar!!!

  24. Olá gente !
    Gostaria e muito de manter contato com pessoas que estão na luta pelas células tronco. Meu marido sofreu um acidente que neste mês dia 31/01/2010 fará 1 ano de lesão medular.P/ nós este universo é muito novo ainda e, peço a todos que mantemos contato e com isso façamos novos amigos ! Estou ai pro que der e vier,ok ?!
    meu contato : mariacrisrocha@gmail.com
    Ótimo final de semana
    Abraço, Cris

  25. Se o aborto é legalizado no país, acho que a mulher deve decidir se tem ou não o bebê, questões morais e religiosas a parte, a escolha é somente dela e (as vezes) do parceiro.

    Tenho uma amiga que pretende levar a filha com paralisia cerebral a China. Parece que no local que ela pretende ir o tratamento é feito com células dos cordões umbilicais. Apesar de apoiá-la fico meio preocupada com os resultados. Será que realmente a melhora, quando existe, é definitiva?

    Alguém tem endereço de algum blog ou quelquer local onde eu veja os resultados em pessoas que já fizeram o tratamento?

    Obrigada pela ajuda,
    Ana.

  26. Má tarde!

    Perdoem-me se iniciei com uma “má tarde” e não com uma “boa tarde”, mas com os post das pessoas que são favoráveis a se obter células-tronco a partir de embriões, apesar de todos os argumentos contrários postados.
    Tem um que se diz “evangélico”! Que Evangelho ele segue? O dele? O do “quero ser feliz a qualquer custo”?
    Quanto aqueles que são ateus, vale os argumentos científicos e morais.
    E aqueles amorais, lamente-se o desprezo pela vida dos outros, pois embriões são vidas. No inicio. Mas serão seres humanos e também tem direito à vida. Ou não?
    Não, não tenho e não sou portador de nenhuma deficiência grave. Mesmo que a tivesse não aceitaria curar-me a custa de outra vida. Fisicamente. Espiritualmente Jesus já deu sua vida pela cura das almas daqueles que creem e praticam a sua palavra. Constroem sobre a rocha e não sobre a areia do individualismo mundano.
    Lamentável ver a degradação humana causada pelo egocentrismo!
    Triste.

    Dominus vobiscum.

Os comentários estão fechados.