Mais sobre Medjugorje

closeAtenção, este artigo foi publicado 8 anos 11 meses 2 dias atrás.

Fiz alguns comentários aqui no BLOG ontem sobre Medjugorje e, por uma questão de justiça, preciso passar mais algumas informações.

Citei um conhecido exorcista de Roma que considera as aparições um embuste do Demônio. No entanto, há um outro exorcista muitíssimo conhecido e excelente referência, o Gabriele Amorth, que tem uma opinião diametralmente oposta:

FCP – Entrevista: Padre Gabriele Amorth, Es cierto que Medjugorje es un “gran obstáculo” para Satanás?
Seguro. Medjugorje es una fortaleza contra Satanás. Satanás odia Medjugorje porque es un lugar de conversión, de oración, de transformación de vida.

Chamou-se a atenção também para o fato de que uma condenação ao sacerdote que é ex-diretor espiritual das videntes não é uma condenação às aparições em si, coisa com a qual é forçoso concordar. Outro aspecto do problema levantado é o de que as supostas mensagens da Virgem são bem católicas e em nenhum momento referendam o comportamento deletério de algumas pessoas em Medjugorje, não podendo as aparições serem condenadas simplesmente pelo comportamento dos católicos locais – o que também é verdadeiro.

Com tudo isso, entretanto, a minha posição permanece a mesma: os dois pés atrás. Se Medjugorje for uma real aparição de Nossa Senhora, é completamente atípica, por diversos motivos.

Qual o sentido de aparições indefinidas? Alguém cadastrou o meu email numa lista para a qual são enviadas mensalmente as “mensagens de Nossa Senhora” em Medjugorje. A mensagem deste mês – que está disponível num site chamado “queridos filhos” – é a seguinte:

Mensagem do dia 02/09/2008 à Mirjana Soldo

Queridos filhos,
Hoje, com o meu coração maternal, eu os chamo reunidos ao meu redor a amarem o seu próximo. Meus filhos, parem. Olhem nos olhos do seu irmão e vejam Jesus, meu Filho. Se vocês vêem alegria, regozijem-se com ele. Se há dor nos olhos do seu irmão, com a sua ternura e bondade, lancem ela fora, por que sem amor vocês estão perdidos. Somente o amor é efetivo, ele realiza milagres. O amor lhes dará unidade em meu Filho e a vitória de meu coração. Portanto, meus filhos, amem.

Nossa Senhora abençoou a todos que estavam presentes e a todos os artigos religiosos. E novamente ela nos chamou a rezarmos pelos nossos pastores.

Sinceramente, é-me muito difícil acreditar que Nossa Senhora faça aparições mensais, durante vinte e sete anos, para enviar mensagens deste tipo. Comparando-as com as mensagens de outras aparições (como Fátima, por exemplo), o contraste é gritante. É verdade que não há erros nestas mensagens, mas também… uma mensagem dessas poderia ser enviada por qualquer pessoa, e é-me difícil acreditar que a Virgem Santíssima viesse pessoalmente fazer uma coisa que pudesse ser feita por um católico normal. Eu aplico o princípio da subsidiariedade também como critério de discernimento espiritual.

O mesmo site apresenta ainda todas as mensagens de Medjugorje em português, que também se encontram (embora separadas por ano) neste outro site. Não comparei ambas as versões. Fuçando o arquivo,  numa leitura superficial, não encontrei nenhuma coisa absurda. As mensagens são católicas, sim, mas todas têm a mesma característica acima mencionada: não são inacessíveis aos católicos normais a ponto de justificar uma revelação privada.

Depois, aparentemente existem os segredos de Medjugorje. Parece que são dez. Tem um site que faz um paralelo entre estes segredos e os da aparição de Garabandal (da qual eu não conheço nada). O já citado site “Queridos Filhos” fala em um “objeto indestrutível” de “origem Celeste” no qual estão escritos os dez segredos. O outro site (do paralelo com Garabandal – não me parece merecer muita confiança) faz previsões catastróficas:

O Quê: uma sequência de sofrimentos terríveis enviados por Deus para esta geração, como um conjunto final de castigos originados pelo pecado, nomeadamente, as primeiras seis Trombetas do Sétimo Selo do Livro do Apocalipse. (A Sétima Trombeta, as Sete Taças da Ira de Deus, está reservada para um futuro distante.)

[…]

Quando: após a IV Guerra Mundial, e após o Selo do Deus Vivo ter sido dado a alguns fiéis, os acontecimentos do Décimo Segredo ocorrerão: de 2038 até ao fim de Março de 2040.

[…]

Onde: em todo o mundo sem excepção. Nenhum ser humano estará a salvo, independentemente de onde viver, excepto aqueles que tiverem o Selo.

Para mim, isto claramente não é digno de crédito. Não acredito nem mesmo que mensagens deste teor existam em Medjugorje; mas afinal, quais são os segredos?

Finalmente – e mais importante -, existe a questão daquilo que cerca as supostas aparições. O fato do diretor espiritual dos videntes ser acusado de escândalos sexuais não é uma acusação ao fenômeno em si; mas é muitíssimo estranho e – até onde me consta – completamente inusitado que este tipo de contra-testemunho dissemine-se em pessoas envolvidas diretamente com aparições da Virgem Maria. Santos foram censurados e perseguidos injustamente por autoridades eclesiásticas, sim; mas se submeteram às penas injustas. Não é isso que se vê em Medjugorje. Não há reconhecimento oficial da Santa Sé, mas também não há condenação oficial de Roma. Uma notícia que recebi sobre o assunto em abril deste ano falava que o Vaticano estava analisando a questão. Aguardemos, portanto – eu, com minhas ressalvas -, e rezemos. Que Nossa Senhora de Fátima interceda por todos nós.

Gostou? Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someonePrint this page

8 thoughts on “Mais sobre Medjugorje

  1. Vladimir Sesar

    Este post novo do blog, justamente explique talvez a confusao do povo de la. E ate mesmo a minha, por mais que eu tenha me colocado claramente contrario as aparicoes.

    Digo isso pois, muitos da minha familia la se curaram gracas a peregrinacao a tais santuarios, outros, sao milagres vivos, como amigos meus da aldeia de Siroki Brijeg, que nasceu depois de sua respectiva mae ter sido milagrosamente curada de um problema no utero.

    Isso confunde, mas diante das mensagens bem estranhas da Rainha da Paz, e da nao aprovacao expressa da Igreja, fico com o bom-senso e do lado da Igreja.

    Observo e tomo cuidado para nao faltar com a caridade com aqueles que creem.

    Abaco!

    Vladimir Sesar

  2. Vladimir Sesar

    Ha outra coisa.

    Muito mais facil do que interferir em Nossa Senhora (o que seria impossivel na verdade) eh o Demonio interferir nos videntes.

    Os que os videntes falam pode nao ter nada a ver com o que realmente Nossa Senhora falou, ou mesmo, as vezes que eles dizem que a veem, pode nao ser verdade.

    Nossa Senhora poderia muito bem ter aparecido e nunca mais. E isso como saberemos, so Deus que pode dizer.

    E repito…a imagem de Cristo jorrando agua em Medugorje eh nada menos que algo fantastico…

    Mas tudo continua estranho.

  3. Luciano Perim

    Ainda jovem (1991) tomei contato com as mensagens de Medjugorje, tinha 16 anos na época. Até ler esses posts, apesar de não ser um divulgador nato das mensagens, sempre acreditava pelos relatos que já ouvi das pessoas que visitam o lugar e voltam de lá tranformadas, e não são apenas curas físicas, mas principalmente conversões. O problema é que não sabia (ao menos com profundidade) dos problemas de desobediência que lá ocorriam, o que é muito estranho, mas não o suficiente, creio eu , para desqualificar as aparições.

    A situação é muito difícil na verdade, parece que temos misturados frutos bons e ruins ao mesmo tempo…. é preciso discernir, e é o que a Igreja tem feito através de seus pastores . Confesso que Medjugorje com suas mensagens apocalípiticas ressoam ainda forte em meu coração, e trago em mim algumas consequencias, como a espera da revelação dos segredos, há tanto prometidos.

    Espero que o Senhor dos dê sua luz e nos ajude através da sua Igreja a termos o quanto antes um parecer definitivo sobre Medjugorje.

    Obs: Um fato que fez ter boa vontade em relação a estas aparições, foi a divulgação de que o saudoso Papa João Paulo II lhes era simpático. (alguém pode confirmar ou refutar essa informação ?)

  4. Luciano Perim

    Apenas uma correção, não que eu tenha ouvido literalmente relatos de conversões, mas os li nos boletins Eco de Medjugorje.

    Paz e Bem !

  5. MARIA CLAUDIA KESSLER

    GUARDE EM SEU CORACAO A ADVERTENCIA DE GARABANDAL UM DIA VC PODERA PRECISAR DELE.

  6. Pe. Mateus Maria

    Para saber mais sobrte os dez Segredos de medjugorje, veja o vídeo:
    http://pt.gloria.tv/?media=46760
    Hoje a mídia católica está falando muita coisa sobre Medjugorje, e muitas vezes confundindo os Segredos de Nossa Senhora Rainha da Paz, com outras aparições, como se fossem ao mesmo nível de medjugojre…. para saber mais, veja o vídeo.
    Te quero bem Jorge!
    Um abraço!
    pe. mateus maria

  7. Erisvaldo

    Não é preciso ficar falando de tanto segredos pessoal,
    o melhor é rezar e rezar como Nossa Senhora tem falado!!!