Golpe à vista

Eu não vi muita repercussão sobre o assunto; no entanto, é da mais alta importância. A FOLHA noticiou, terça-feira passada, que “[a] assessoria da liderança do governo federal na Câmara pediu o levantamento de informações sobre a possibilidade jurídica de convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte exclusiva e uma nova revisão constitucional”. O assunto não é novidade; já faz quase um ano que o Marco Garcia falava em “disposição do PT de propor uma Constituinte para mudar a Carta Magna brasileira”.

Dá para retroceder ainda mais no tempo; pois, em agosto de 2006, já se falava sobre o assunto:

A convocação de uma Assembléia Constituinte exclusiva para fazer uma reforma política no Brasil seria “inconstitucional”, “um golpe” e “inviável”. É o que dizem especialistas, entre advogados e juristas, ouvidos por Última Instância sobre o assunto. A idéia fez parte de encontro nesta quarta-feira (2/8 [de 2006]) entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e uma comissão de juristas e ex-presidentes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Agora, que o último mandato do sr. Presidente está já na segunda metade, o monstro petista começa a mostrar as garras. Estejamos atentos. Para pensar: “será que o nacional-socialismo [nazista] ressuscitou bem junto a nós através de uma versão tropicalista, adulterada, falsificada, longe anos-luz da envergadura carismática e maligna de Hitler, mas igualmente nociva”?