Idolatria na Igreja Católica

Nas minhas andanças pela internet descobri um curioso texto, escrito supostamente por um católico e divulgado por protestantes, chamado Tratado da Verdadeira Devoção – escrito por um católico. Não, não é o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem de São Luís de Montfort (este era o que eu estava procurando). Trata-se de um texto herético protestante (mesmo que se diga “escrito por um católico”, se for verdade, o tal católico que escreveu é de facto um herege protestante) onde o autor se esmera para provar a idolatria da Igreja de Cristo. O assunto é tão velho que já está gagá, mas vou me deter n’alguns comentários sobre esta obra específica por causa das referências ao Tratado verdadeiro, o de São Luís Maria.

Começa o texto com o velho blá-blá-blá sobre se “adoração” e “veneração” são a mesma coisa. Na Doutrina Católica, é óbvio que não são; se “todos dicionários colocam veneração como sinônimo de adoração” (op. cit., p. 3) eu não sei se é verdade mas, ainda que seja, não faz nenhuma diferença, porque é evidente que um dicionário não é o lugar adequado para se buscar o sentido de termos teológicos específicos da Doutrina Católica. Esta tem dois mil anos e não tem nenhuma obrigação de “se adequar” às exigências dos dicionários, pois os católicos sabem que a Doutrina se aprende no catecismo; se os protestantes querem aprender teologia no dicionário é problema deles, e só vai fazer com que eles não entendam nunca o que a Igreja está dizendo.

Acerta o autor do livreto quando diz que “veneração é ato de culto” (op. cit., p. 2) mas erra ao dizer que isso, por si só, já caracteriza a existência de idolatria. Como todo protestante, ele só aceita que exista culto de adoração. O que, dentro da Teologia Católica, é falso, pois existe o culto de latria devido a Deus e o culto de dulia devido aos santos e às imagens dos santos. Portanto, nem todo culto é culto de latria, e “revelar” que a Igreja cultua os santos é descobrir o sol ao meio-dia no céu límpido. As citações de diversas passagens bíblicas onde “venerar” (ou “honrar”, ou “cultuar”, ou qualquer coisa parecida) é usado no sentido de “adorar” são irrelevantes, primeiro porque as traduções portuguesas modernas não necessariamente contemplam a terminologia grega ou hebraica original com esta fidelidade farisaica que exige o autor da obra e, segundo (e muito mais importante), porque o sentido das palavras é evidentemente mais importante do que as palavras em si. Os católicos aceitam que se diga “venerar a Eucaristia” no sentido de latria. Mas, em contrapartida, exigem que seja aceito “venerar a Virgem Santíssima” no sentido de dulia.

O mesmíssimo vale para a citação do II Concílio de Nicéia (sobre adorar/venerar as imagens). A interpretação dada pelo “católico” sobre as passagens do Apocalipse onde São João adora um anjo e dos Atos dos Apóstolos onde Cornélio adora São Pedro é completamente estapafúrdia:

Na verdade, tanto João como Cornélio não tentaram adorar com adoração de latria, pois eles sabiam que o anjo e Pedro eram criaturas, e que, portanto, não poderiam ser adoradas. Eles queriam, na verdade, venerá-las, ou seja, prestar-lhes adoração de honra.

Contudo, vimos a Palavra de Deus advertindo que a adoração, seja de latria ou de dulia (de honra), só são devidas a Deus. Ou seja, que a veneração (como é popularmente conhecida a adoração de honra) só pode ser dada a Deus. Portanto, venerar uma criatura (um anjo ou um santo) é idolatria, sobretudo se a veneração coloca o santo no lugar de Deus. [op. cit., p. 5; grifos no original]

Se a “veneração” coloca o santo no lugar de Deus ela, por definição, é latria e não dulia, de modo que a frase não tem nenhum sentido. Agora, se “venerar uma criatura” for sempre idolatria, então o autor da obra difamatória vai precisar explicar por que a Bíblia manda, p.ex., honrar os velhos (cf. Lv 19, 32), por que o Templo era “venerado no mundo inteiro” (IIMac 3, 12), por que Jacó se prostrou diante de Esaú (cf. Gn 33, 3), por que o carcereiro “lançou-se trêmulo aos pés de Paulo e Silas” (At 16, 29), por que “José celebrou, em honra do seu pai, um pranto de sete dias” (Gn 50, 10), por que Lot prostrou-se diante dos dois anjos que chegaram a Sodoma (cf. Gn 19, 1), ou ainda por que Deus prescreveu: “Honra teu pai e tua mãe” (Ex 20, 12), entre muitas outras coisas. Donde se vê a que absurdas contradições chega o livre-exame das Escrituras, tomando textos isolados, misturando-os com preconceitos e desprezando quer a Tradição da Igreja, quer o próprio conjunto dos demais livros da Bíblia.

Segue o suposto “católico” com uma enorme lista de “[t]extos oficiais da Igreja Católica admitindo (sic) a adoração de imagens” (op. cit., pp. 5-10). De novo a mesma coisa: o pressuposto de que toda veneração é adoração, de que adoração é uma palavra que só pode ser usada no sentido de latria, de que a Igreja é alguma espécie de idiota que não sabe nem mesmo o que Ela própria diz. Não é sequer concedido a Igreja o beneplácito de ter a Sua Doutrina julgada da maneira que Ela mesma a entende; o protestante pega textos católicos, interpreta-os com um sentido expressamente contrário àquele que a Igreja lhes dá, e quer com isso mostrar como Ela é idólatra. Um esforço gigantesco e inútil, pelo simples fato de que a Igreja não entende os Seus textos do mesmo jeito que os entende o “teólogo dos dicionários”.

Adoração é latria, é daí que vem a palavra “idolatria” (que significa “adoração a ídolos”), e se a Igreja deixa claro que existe uma coisa chamada “latria” e uma outra coisa chamada “dulia”, então é porque Ela diferencia as duas coisas, e não é intelectualmente honesto dizer que Ela as considera ambas iguais. O máximo que os protestantes podem fazer é tentar provar que tanto a latria quanto a dulia são proibidas pelas Escrituras Sagradas. Só que isso é impossível, porque até as mais criativas exegeses (como a acima citada, de São João e de Cornélio) são incapazes de explicar o conjunto das Escrituras Sagradas, onde vemos, sim, criaturas sendo honradas o tempo inteiro.

As páginas subseqüentes são fruto de uma leitura seletiva do Tratado da Verdadeira Devoção à SSma. Virgem de São Luís Maria Grignion de Montfort. O autor do livreto dá às palavras do santo um sentido expressamente condenado por ele – coisa, aliás, muitíssimo parecida com o expediente de fazer a Igreja “admitir” que adora imagens. É como se alguém dissesse “o sol ilumina e o fogo queima, mas a lua pode refletir a luz do sol e, por isso, também ilumina, e o ferro pode ficar em brasas se em contato com o fogo e, portanto, também queima”. Daí o gênio sentenciasse: ah! Ele diz que a lua ilumina, mas só o sol ilumina e, por isso, ele diz que a lua é sol! Ele diz que o ferro queima, mas todo mundo sabe que só o fogo queima e, portanto, ele diz que o ferro é o fogo! É em um “raciocínio” estritamente análogo a isto que se baseia o “católico” escritor do livreto. Afinal, São Luís de Montfort deixa claro, por diversas vezes, que as qualidades atribuídas à Santíssima Virgem o são por graça, por causa de Deus, e não por “natureza” ou por poder próprio. Lembra repetidas vezes que Maria é uma criatura e não o Criador. Mas as suas palavras encontram os ouvidos surdos (ou os olhos analfabetos) do suposto católico que não quer saber de outra coisa que não atacar, per fas et per nefas, a Doutrina da Igreja.

No final, a inteligência ilustre responsável pelas páginas deste livro não quis assumir-se, mantendo-se anônimo. É forçoso reconhecer que ele, ao menos, tem senso do ridículo; eu próprio ficaria envergonhado de reclamar a autoria de linhas sofríveis assim. O responsável pela divulgação do livreto – Wellington Leão, do “Notícias do Evangelho” – diz que o autor pediu para ser mantido no anonimato “temendo (…) que pudesse ser excluído do catolicismo”. Quanto a isso, aviso ao ex-católico que ele não tem com o quê se preocupar: a excomunhão por heresia é automática, latae sententiae, segundo prescreve o Código de Direito Canônico, de modo que o anonimato não o protege de se auto-excluir da comunhão com a Igreja de Cristo.

59 comentários em “Idolatria na Igreja Católica”

  1. “…é evidente que um dicionário não é o lugar adequado para se buscar o sentido de termos teológicos específicos da Doutrina Católica. Esta tem dois mil anos e não tem nenhuma obrigação de “se adequar” às exigências dos dicionários, pois os católicos sabem que a Doutrina se aprende no catecismo…”

    Jorge,
    fico encantada com as coisa que você escreve aqui!
    Tenho visto que Deus, na sua infinita misericórdia, tem te usado como instrumento para divulgação da Verdade que nos ensina nossa Mãe-Igreja.

    Essa citação que expus acima me faz refletir sobre os demônios que ainda tenho e que precisam ser exorcizados!

    Que o Senhor continue te usando em prol da salvação daqueles que Ele escolheu.
    Tenho rezado por você. Para que Cristo o mantenha firme!

    A paz!

  2. Danielle, caríssima,

    Eu só posso agradecer pelas tuas palavras de incentivo. Que grande e imerecida honra é poder – apesar de todos os meus pecados e misérias – contribuir um pouco que seja para a glória de Deus e a exaltação da Santa Madre Igreja! Que o Altíssimo, que é infinitamente misericordioso, conceda-me esta graça inestimável.

    E agradeço especialmente pelas tuas orações – Deus sabe o quanto sou necessitado delas! Que Ele possa te retribuir com a munificência que Lhe é própria. E que a Virgem Maria, Auxilium Christianorum, possa nos unir cada vez mais no combate pela Igreja de Cristo, na Fé Católica e Apostólica, sem a qual é impossível agradar a Deus.

    Abraços, em Cristo,
    Jorge Ferraz

  3. Danielle Aran!?

    Faço minha as suas palavras. Tenho a mesma opinião.

    O início de minha conversão se deu, Graças aos bons apologistas da Santa Igreja, que na Internet eu tive a oportunidade de ler.
    Apologistas assim,… como nosso irmão Jorge Ferraz.

    Per Christum Dominum nostrum. Amem.

  4. Prezado Jorge, salve Maria.

    Li o seu artigo sobre a questão da veneração e adoração e resolvi dar uma colaborada. Espero que não se importe.
    Na “bíblia” João Ferreira de Almeida, revista e atualizada, podemos ler a seguinte passagem:

    “(…) Respondeu ele: Não; sou príncipe do exército do SENHOR e acabo de chegar. Então, Josué se prostrou com o rosto em terra, E O ADOROU, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo?”.

    Quer dizer então, Jorge, que para os protestantes Josué teria adorado literalmente ao anjo do Senhor, chefe do exercito? Claro que Josué não o adorou em sentido próprio. Essa passagem demonstra claramente que mesmo a palavra “adorar” pode ser usada em sentido de venerar. Por isso muitos tratados de santos na idade média fala sobre “adorar” criaturas, neste sentido. Até mesmo a palavra “deus” foi usada em sentido impróprio e aplicada aos santos judeus. Leia São João 10, 34 e 35:

    “(…) Replicou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Vós sois DEUSES (Sl 81,6)? Se a lei chama DEUSES àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (ora, a Escritura não pode ser desprezada), como acusais de blasfemo aquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, porque eu disse: Sou o Filho de Deus?”.

    Obviamente, Jorge, os santos judeus foram chamados de “deuses” em sentindo impróprio, assim como a bíblia diz que Josué “adorou” ao anjo em sentido impróprio, o que demonstra que as palavras podem ter sentidos variados.

    Da interpretação bíblica dos protestantes, livrai-nos Deus Nosso Senhor.

    Um abraço,

    Sandro Pelegrineti de Pontes

  5. Caríssimo Sandro,

    De modo algum me importo; até agradeço pela colaboração, muitíssimo oportuna, que põe em evidência a confusão que os protestantes fazem com as palavras. Obrigado.

    Abraços,
    Jorge

  6. Muito bom esse esclarecimento que vc fez. Deus te abencoe e te de sabedoria para que vc continue sendo esse instrumento vivo em defesa da nossa Santa Igreja. Quanto ao Tratado da Verdadeira Devocao a Maria, ja o faco por 3 anos consecutivos. E aqui aonde eu moro USA (Florida) ja temos um grupo de 33 pessoa consagradas. Bencao de Deus e Intercessao da querida Maezinha do Ceu.
    Paz e bem

  7. eu sou inteiramente contra a idolatria de imagens , pessoas ,
    o unico que tem prestigio e poder e pode ser adorado e unicamente e exclusivamente Deus por isso eu acho que a igreja catolica prega de maneira errada a palavra que esta escrita na biblia (exodo20, salmo115 , salmo97-7 etc) por essas e outras passagens na biblia que nao consigo entender os absurdos que faz a igreja catolica

  8. Por essas e por outras afirmações protestantes é que não entendo como essa gente consegue distinguir a grama verde da seca e não passar fome…

  9. Jorge, sobre a questão dos dicionários, o Aurélio traz sim a diferença entre idolatrar e venerar…

    Também podemos notar uma outra diferença, mas essa está é na Bíblia mesmo. Jesus, em Mt 16, disse que sobre aquela pedra (São Pedro) edificaria a sua Igreja. Uma Igreja só! O que vemos hoje são milhares de comunidades protestantes (e diga-se de passagem: heréticas) diferentes em todo o mundo, uma verdadeira desobediência e um atentado à Unidade da Igreja.

    Graça e paz.

  10. e por falta de interpretaçao da biblia sagrada os catolicos assassinaram milhares de cristaos e nao cristaos por ganancia. se os catalicos nao entendem de biblia vao entender de dicionario.

  11. gostaria de deixar minha opiniao, pois contra a palavra de DEUS não tem discussao, pois ela é bem clara em afirmar desde genesis á apocalipse ela deixa claro referente a imagen de escultura , 1 timoteo 2 vers 5 , entre DEUS e os homens, só existe um mediador que é JESUS CRISTO, adorar somente DEUS (JESUS CRISTO), não adiante pedir a imagen de escultura, ela não pode te responder, (salmo 115), convertan-se ao evangelho de JESUS CRISTO , ele é o caminho a verdade e nossa luz para vida eterna.

  12. Caro Jorge Ferraz
    Paz e Bem
    Não é uma afronta ao seu pensamento,peço somente que me oriente. Sou católico, não pretendo apostatar,mas,estou com muitas dúvidas.
    Fazendo esta distinção de latria e dulia,é até aceitável. Como pode considerar só dulia se a igreja constroi templo em honra de santo tal,velas para virgem tal, peregrinações para outros.
    Isto não é querer colocar a criatura acima do criador?
    Se eu como cristão tenho que ter uma comunhão com Deus,e logicamente em minhas orações clamar ao Deus vivo em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo,nosso único e verdadeiro mediador, por que tenho que rezar para os santos? Existe alguma orientação na bíblia, ou na tradição da igreja que esteja incluida na bíblia que me obrigue a rezar para os santos? Outra questão que me pergunto é quanto ao título de Maria mãe de Deus que os apologistas sempre respondem com a fómula: Maria é mãe de Jesus,Jesus é Deus,logo é mãe de Deus. Seguindo este pensamento ela não deveria ser também Deusa?
    Conto com vossa ajuda para desatar este nó.
    Agradecido
    Adriano

  13. prezado adriano, gostaria de dizer uma coisa, estava lendo o seu texto, referente as suas dúvidas sobre as imagens ou santos, era as dúvidas que eu tinha, antes de eu me converter ao envangelho de JESUS CRISTO, pois tinha duvidas ref. a imagens pois a biblia sagrada condena esta pratica,pois foram obras feitas pela mão dos homens, não por DEUS, na epoca vieram me falar para procurar um Padre para tirar essas dúvidas(além das imagens eu tinha dúvidas entre batismo e santa ceia),quem me tirou essa dúvida foi através da biblia sagrada, pois no dia 18/08/2009 eu dobrei meu joelho e confessei que JESUS CRISTO é meu salvador, a partir deste ato minha vida mudou, começei a ter vontade de ler a palavra e entender o que ela significa para nossas vidas. pois a palavra de DEUS é o alimento para nossa, mais meu querido te digo de coraçao e que todos teram que passar por esse processo,se quiserem chegar ao reino de DEUS, pois a funçao da igreja é de te curar dos pecados, nós temos que renunciar muitas coisas por JESUS,temos que nascer de novo para entrar no reino de DEUS, coisa que a igreja que eu frequentava não me falava nada disto, não vou me estender mais, vou deixar algumas passagens para voçe ler(reflita e pede para o espirito santo te ajudar, não o homen) lucas 8 vers.19 ao 21,lucas 2 vers. 21 ao 24, joão 3 vers. 1 ao 7, galatas 5 vers.16 ao 23, joáo 1 vers. 12, ezequiel 14 vers.3 ao 6, isaias 44 vers. 9 ao 11, isaias 42 vers. 8 ao 17, habacuque 2 vers. 18 ao 19. salmo 115 vers. 1 ao 8. e 1 timoteo 2 vers.5 . meu querido teria muito mais para te falar, mais é suficiente para que tú vejas a segueira que eu vivia, e que a maioria vive hoje pois prefere adorar mais a criatura do que o criador DEUS, pois é fácil servir a um deus com letra minuscula que voçe vê ele crucificado lá cruz quando entra na igreja e ele não te proibe de nada que voçê pode andar de qualquer jeito e falar de qualquer jeito, sendo que a bilblia nos fala que conhecereis a verdade e verdade vos libertára, (JESUS é a verdade ) sendo que essas pessoas não há mudança continua no erro vicios e outras coisa que não agrada a DEUS, por isso que JESUS diz a Nicodemos que é necessário que ele nasce de novo,para herdar o reino de DEUS. esse é o sepultamento da criatura e passa ser filho de DEUS. dai por diante você começa a ter intimidade com o criador. amén

  14. Prezado Adriano,

    Perdoe-me. Não vi o teu comentário até então. Respondo-o sucintamente:

    Isto não é querer colocar a criatura acima do criador?

    Não. Por que seria?

    Uma [p. ex.] praça construída em homenagem a algum herói nacional [ou coisa parecida] é colocá-lo acima de Deus ou acima do arquiteto que projetou a praça?

    [P]or que tenho que rezar para os santos?

    Porque a oração do justo tem grande poder, como dizia São Tiago, e é ato de humildade intentar chegar próximo ao Rei por intermédio de Seus amigos da corte.

    Existe alguma orientação na bíblia, ou na tradição da igreja que esteja incluida na bíblia que me obrigue a rezar para os santos?

    Existe a praxis multi-secular da Igreja. Lembre-se de que nem tudo está nas Escrituras Sagradas.

    Maria é mãe de Jesus,Jesus é Deus,logo é mãe de Deus. Seguindo este pensamento ela não deveria ser também Deusa?

    Não. A tua mãe não criou a tua alma, p.ex., e não deixa de ser a tua mãe por causa disso. Maria Santíssima obviamente não criou a divindade de Nosso Senhor, mas não deixa de ser Mãe de Jesus por causa disso e, se Jesus é Deus, Ela é Mãe de Deus.

    Aliás, este título é bíblico (cf. Lc I 43).

    Abraços,
    Jorge

  15. Senhor Luis,

    Não pode ter Deus por Pai nos Céus quem não tem a Igreja por Mãe na terra, como dizia São Cipriano de Cartago, morto no ano de 258 [antes de Constantino nascer, friso eu, antecipando a lenga-lenga protestante]. Portanto, os “conselhos” que o senhor dá, Satanás não os daria pior.

    Responda-me uma coisa: São Paulo diz na palavra de Deus que a Igreja é “coluna e sustentáculo da Verdade” [cf. 1Tm 3, 15]. Como é possível que um “cristão” queira viver hoje sem esta Igreja?

    Abraços,
    Jorge

  16. Sim. Na Bíblia, está escrito que devemos rezar para Nossa Senhora.

    Veja-se Lucas 1, 48.

    Maria então diz: “Todas as gerações me chamarão de bem-aventurada”. É portanto dever de todo o Cristão chamar Maria de bem-aventurada. Pode-se fazer isso de várias maneiras, nós, católicos, fazemos isso rezando uma Ave Maria.

    Você já fez isso hoje? Ou você não se inclui entre aqueles que chamarão Maria de bem-aventurada?

  17. Aconselho ao Senhor Sandro a colocar a citação do Livro de Josué tal e qual a tradução dos protestantes para ver se ele enxergam pelo menos isso, já que na Própria Bíblia usada por eles a palavra ADORAR está no sentido de honrar, reverenciar. Não entendo como eles são tão contra as imagens e nunca criticam imagens de heróis nacionais como D. Pedro II, Duque de Caxias, e na minha cidade do Empresário Edson Queiroz. Imagens de homens comuns pode. Dos servos de Deus não? Agora antes da estatua (bem maior do Edson Queiroz colocaram a da padroeira N. Sra. da Conceição. Esta imagem ou estatua com certeza foi e e´citada como ídolo e rejeitada. Mas a outro eles nem lembram…Um empresário capitalista tem direito a estátua e mãe do Senhor Jesus não tem? Ora, mas Deus não proibiu todo TIPO DE IMAGEM? Que contradição doida é essa?

  18. Senhor Jorge: Concerteza os conselhos que satanás dá é o que mundo está vivendo hoje, muitas almas estão se encaminhando para o inferno, pois ninguém está advertindo as pessoas que tais práticas que o mundo vive hoje DEUS condena, estão seguindo uma doutrina destorcida da palavra de DEUS,estou falando de Biblia Sagrada, não de dogmas de uma IGREJA, pois respeito muito voçês menbros, mais não posso concordar com o que à igreja prega, pois DEUS deixa bem claro que não divide sua gloria com outro homem, como pode um papa santificar uma pessoa, onde está escrito na biblia, como pode criar tanta imagem de nossa senhora sendo que a mãe de JESUS foi maria, sendo que o proprio JESUS falou que sua mãe e seus irmãos são todos os que seguem (lucas 8 19/21), portanto esta passagem deixa bem claro que maria é uma mulher igual a nós, e que felizmente está salva pois fez a vontade do pai que está no céu (DEUS) pois ninguém chega ao pai senão através do filho JESUS CRISTO. e também digo com fontes segura que (biblia sagrada) o evangelho de marcos 16 vers.16 diz assim a palavra de DEUS, Quem “crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado, como pode a igreja sua (fiz parte) batizar uma criança com meses se ela não fala, e não pode crer, sendo que primeiro voçê tem que crer em DEUS PAI FILHO JESUS CRISTO E ESPIRITO SANTO. temos que falar essas palavras e sermos batizadas como JESUS foi, e uma criança só tem condições a partir dos 12 anos, JESUS foi apresentado ao Senhor DEUS ao 8 dias como está escrito em lucas 2 vers 21/22. e depois foi batizado por imersão por João batista, assim ´que biblia sagrada nos fala sobre o novo nascimento de uma pessoa como nos fala em joão 3 vers. 1 ao 7. tudo isso está na biblia, não é obra feita pelas mão dos homens.mas sim inspirada pelo nosso consolador o ESPIRITO SANTO , aquele o qual não nos deixa ser enganado. abraços

  19. referente ao rezar para maria,o terço e outras rezas que a igreja católica reza que são repetições, reflita o que diz a palavra de DEUS em mateus cap. 6 vers.5 ao 8 diz assim a palavra de DEUS: E, quando orares, não sejas como os hipócritas, pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas e às esquinas das ruas,para serem vistos pelos os homens,Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora ao teu PAI, que vê o que o que esta oculto, te recompesará.E orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que, por muito falarem, serão ouvidos.Não vos assemelheis, pois, a eles,porque vosso PAI sabe o que vos é necessário antes de vós lho pedirdes. outra coisa por que, que os fieis não tem abito levar a palavra de DEUS na igreja, pois como saberão se o que está escrito é verdade. se bem que o fiel já sabe como vai começar e como vai terminar, em quanto a palavra de DEUS diz que o alimento (o maná ) tem que ser fresco, ou voçês quando vão comer um pão, gostariam de comem um pão velho, o pão tem que ser fresco. assim é a casa do senhor nós temos que se alimentar do pão fresco. e porque quando se fala de JESUS para os católicos 90% se esquivam, não aceitam falar dele sabendo que ele JESUS é o caminho a verdade e a Luz, o caminho para a vida eterna. e também 90% não conseguem ler a palavra (BIBLIA SAGRADA). reflita meus queridos porque é a palavra de DEUS que vai te ensinar o caminho para salvação de sua alma (ALMA) é o nosso manual para vida eterna, não é igual ao manual de um carro que usa só quando é novo, mas a biblia sagrada tem que ser lida diariamente, reflita.

  20. Senhor Luis,

    Negativo, negativo, negativo. Primeiro o senhor responde à minha pergunta sobre 1Tm 3, 15 e, depois, a gente passa para os demais assuntos que tu estás vomitando aqui. A tática da metralhadora protestante de versículos bíblicos recortados se esquivando das perguntas com mais uma dúzia de acusações furadas não vai ser tolerada aqui.

    Repito:

    São Paulo diz na palavra de Deus que a Igreja é “coluna e sustentáculo da Verdade” [cf. 1Tm 3, 15]. Como é possível que um “cristão” queira viver hoje sem esta Igreja?

    Aproveite e responda também à pergunta do João de Barros.

    Abraços,
    Jorge

  21. Caro Luís:

    Você está equivocado por desconhecer a verdadeira prática católica.

    Vamos por partes.

    1) Não existe nada de errado em rezar repetidas vezes a mesma oração. Se de cada vez que rezamos tivessemos que “bolar” uma oração diferente, por que então Jesus se deu ao trabalho de nos ensinar o Pai-Nosso?

    2) Quando rezamos o terço, repetimos várias vezes a Ave-Maria. Embora as palavras sejam as mesmas, cada Ave-Maria é ligeiramente diferente da outra. Por que? Porque ao rezar o terço não rezamos mecanicamente. Quando rezamos o terço, nós refletimos interiormente nos “Mistérios” da vida de Nosso Senhor (Flagelação, Crucificação, Ressurreição etc.). Rezar o terço é uma forma de meditar sobre a vida de Nosso Senhor.

    3) Ler a mesma passagem da Bíblia várias vezes é errado? Claro que não. Pois cada vez que se lê o mesmo trecho acaba-se descobrindo algo novo que havia antes nos passado despercebido. Rezar o terço é exatamente mesma coisa.

  22. Caro Luís:

    De acordo com sua mensagem, crianças que morrem antes dos 12 anos estão automaticamente condenadas e de nada adianta batiza-las. É isso mesmo?

    Você já chamou Maria de bem-aventurada hoje?

    Não? Então vamos lá.

    Não é tão difícil assim. Basta repetir as palavras do Anjo Gabriel (Lc 1, 28): “Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.”

    Quanto ódio há em seu coração que até te impede de repetir as palvras de um anjo!!

    E olhe que eu usei o texto da Bíblia do Almeida.

  23. E a pergunta quanto a questão das estátuas também ficou sem resposta. Eu quebro todas as minhas imagens se os protestantes forem quebrar antes comigo as estátuas cívicas da praça. Quem topa? Por que um herói merce uma estátua na Praça e Jesus que era DE CARNE E OSSO como qualquer um de nós não merece? E a proibição do Êxodo não é radical? Não farás imagem nenhuma do que está sobre a terra ou no céu…” ora estátuas de heróis são de pessoas que viveram na terra. E as estatuas dos querubins na Arca e no Templo de Jerusalém são de seres do Céu. E aí Deus se contradiz? Por que posso dizer que a mãe do Lula é a mãe do presidente do Brasil, embora ela não contribuído em nada pra sua eleição dele, ou que o Lula é Filho dela, e não posso dizer que Maria é a Mãe de Deus, já que Tomé chamou Jesus, que nos Atos 1,14 é chamada de Filho de Maria de meu Senhor e meu Deus. Quem era o Senhor e Deus dele? O Jesus que foi gerado por Maria de Maria ou Jesus, Filho unigênito, que estava no seio do Pai?

  24. Senhor Jorge: Concerteza os conselhos que satanás dá é o que mundo está vivendo hoje, muitas almas estão se encaminhando para o inferno, pois ninguém está advertindo as pessoas que tais práticas que o mundo vive hoje DEUS condena, estão seguindo uma doutrina destorcida da palavra de DEUS,estou falando de Biblia Sagrada, não de dogmas de uma IGREJA,

    Engraçado, dogmas como a da SANTÍSIMA TRINDADE, da divindade de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, da pessoalidade e divindade de ESPÍRITO SANTO, da Salvação trazida por CRISTO mediante seu sacrifício na cruz, sua Ressurreição e Ascensão aos céus sua segunda vinda gloriosa, etc, estivessem também na Bíliba.

    pois respeito muito voçês menbros, mais não posso concordar com o que à igreja prega, pois DEUS deixa bem claro que não divide sua gloria com outro homem,

    E não divide mesmo, mas: “O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus. E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados.” (Rm. 8,16-17)

    um papa santificar uma pessoa, onde está escrito na biblia,

    Pelo que eu sei o Papa não santifica ninguém ele reconhece a santidade de alguns e nos propões como modelos de vida e santidade no verdadeiro seguimento de JESUS, como já fez São Tiago quando diz: “Tomai, irmãos, por modelo de paciência e de coragem os profetas, que falaram em nome do Senhor.” (Tg. 5,10) ou São Paulo em sua carta aos Hebreus: “Lembrai-vos de vossos guias que vos pregaram a palavra de Deus. Considerai como souberam encerrar a carreira. E imitai-lhes a fé.” (Hb. 13,7).

    como pode criar tanta imagem de nossa senhora sendo que a mãe de JESUS foi maria, sendo que o proprio JESUS falou que sua mãe e seus irmãos são todos os que seguem (lucas 8 19/21),

    Sim a verdadeira mãe e irmãos de JESUS são os que o seguem, e isso para começar por Maria que foi a primeira a segui-lo e crê-lo como está em Lc. 1,45: “Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!”.

    portanto esta passagem deixa bem claro que maria é uma mulher igual a nós, e que felizmente está salva pois fez a vontade do pai que está no céu (DEUS) pois ninguém chega ao pai senão através do filho JESUS CRISTO.

    Não Maria não é uma mulher qualquer, pois dela veio JESUS que não é uma pessoa qualquer, quem diretamente rebaixa Maria está indiretamente rebaixando a JESUS.

    e também digo com fontes segura que (biblia sagrada) o evangelho de marcos 16 vers.16 diz assim a palavra de DEUS, Quem “crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado, como pode a igreja sua (fiz parte) batizar uma criança com meses se ela não fala, e não pode crer, sendo que primeiro voçê tem que crer em DEUS PAI FILHO JESUS CRISTO E ESPIRITO SANTO. temos que falar essas palavras e sermos batizadas como JESUS foi, e uma criança só tem condições a partir dos 12 anos, JESUS foi apresentado ao Senhor DEUS ao 8 dias como está escrito em lucas 2 vers 21/22. e depois foi batizado por imersão por João batista, assim ´que biblia sagrada nos fala sobre o novo nascimento de uma pessoa como nos fala em joão 3 vers. 1 ao 7

    Porque estes protestantes que reclamam que a Igreja Católica batizam crianças não reclamam de algumas igrejas protestante que também batizam crianças como são os luteranos, anglicanos, metodistas e presbiterianos, e além do mais, batizamos as crianças pois se elas não nascem com algum pecado pessoal porém nascem com o pecado original o qual está fundamentado nas Sagradas Escrituras que diz: “Eis que nasci na culpa, minha mãe concebeu-me no pecado” (Sl. 50,7); “12 Por isso, como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim a morte passou a todo o gênero humano, porque todos pecaram… 13 De fato, até a lei o mal estava no mundo. Mas o mal não é imputado quando não há lei. 14 No entanto, desde Adão até Moisés reinou a morte, mesmo sobre aqueles que não pecaram à imitação da transgressão de Adão (o qual é figura do que havia de vir). 15 Mas, com o dom gratuito, não se dá o mesmo que com a falta. Pois se a falta de um só causou a morte de todos os outros, com muito mais razão o dom de Deus e o benefício da graça obtida por um só homem, Jesus Cristo, foram concedidos copiosamente a todos. 16 Nem aconteceu com o dom o mesmo que com as conseqüências do pecado de um só: a falta de um só teve por conseqüência um veredicto de condenação, ao passo que, depois de muitas ofensas, o dom da graça atrai um juízo de justificação. 17 Se pelo pecado de um só homem reinou a morte (por esse único homem), muito mais aqueles que receberam a abundância da graça e o dom da justiça reinarão na vida por um só, que é Jesus Cristo! 18 Portanto, como pelo pecado de um só a condenação se estendeu a todos os homens, assim por um único ato de justiça recebem todos os homens a justificação que dá a vida. 19 Assim como pela desobediência de um só homem foram todos constituídos pecadores, assim pela obediência de um só todos se tornarão justos.” (Rm. 5, 12-19), a fé que falta a criança é suprimida pela fé da Igreja, pela fé dos pais caso contrário: “ Se uma mulher desposou um marido pagão e este consente em coabitar com ela, não repudie o marido. Porque o marido que não tem a fé é santificado por sua mulher; assim como a mulher que não tem a fé é santificada pelo marido que recebeu a fé. Do contrário, os vossos filhos seriam impuros quando, na realidade, são santos.” (1º Cor. 7, 13-14).

    tudo isso está na biblia, não é obra feita pelas mão dos homens.mas sim inspirada pelo nosso consolador o ESPIRITO SANTO , aquele o qual não nos deixa ser enganado. Abraços

    Concordo que a Bíblia é inspirada pelo nosso consolador o ESPIRITO SANTO , aquele o qual não nos deixa ser enganado, porém a Bíblia com seu canôn quem definiu? Foi a Igreja, foi a Igreja que JESUS deixou para levar sua mensagem e sua palavra, portanto é a Igreja coluna e sustentáculo da verdade, de fato o ESPIRITO SANTO não se deixa enganar e nem poderia por ELE também ser DEUS, e JESUS prometeu que enviaria o ESPIRITO SANTO para ensinar toda a verdade, e se o ESPIRITO SANTO não ensinou a verdade a Igreja então JESUS foi um grande mentiroso e o ESPIRITO SANTO um grande incompetente, e além do mais, o ESPIRITO SANTO não se contradiz, então se todos os evangélicos tem o ESPIRITO SANTO para os guiar em um verdadeira interpretação da Bíblia, então como algumas igrejas seguem aquilo e outras seguem outras doutrinas totalmente diferente como a do batismo citada acima?

  25. Onde na Bíblia está escrito que devemos ler a Bíblia?

  26. Bom dia, gostaria de esclarecer referente ao que está sendo colocado em questão. em primeiro lugar tudo que eu falei está na palavra de DEUS, meus queridos referente a ser protestante, agradeço a martino lutero por ter se levantado 95 teses a respeito da Igreja que voçês afirmam que é de cristo, onde está escrito que à igreja católica é a verdadeira, meus queridos o templo não tem valor nenhum se o espirito santo não estiver presente. olhe o que diz Habacuque 2 vers.18 ao 19 diz assim: Que aproveitará a imagem de escultura, que esculpiu o seu artificie? E a imagem de fundição, que ensina a mentira, para que o artifice confie na obra, fazendo idolos mudos?vers.19 Ai daquele qu diz ao pau; acorda!e a pedra muda: Desperta! Pode isso ensinar? Eis que está coberto de ouro e prata, “mas no meio dele não há ESPIRITO ALGUM”, meus queridos está escrito também na biblia AVE MARIA.Outra coisa não sou protestante, deixar bem claro a voçês que eu me corverti a uma igreja evangelica que prega o que está escrito na palavra de DEUS, eu sei que a placa não vai me salvar, mais a doutrina BIBLIA SAGRADA, que não precisa estar escrita que devemos levala juntos para igreja, mas o ESPIRITO SANTO, nos induz a levar, sendo que muitos vão para determinadas igrejas ficam dentro sem saber o que está sendo falado, e depois sai da igreja, uns vão para o bar, danceteria, beber,fumar,adulterá e outras coisas que não agradam a DEUS, onde está a mudança da suas vidas, cade a conversão que a palavra de DEUS, santificai, vois sois o sal da terra, conhecereis a verdade (JESUS CRISTO) e verdade vos libertará . 1 corintios 6 vers. 18 ao 20 diz assim: Fugi da prostituição.Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu proprio corpo. Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do espirito santo, que habita em vós, proviniente de DEUS, e que não sois de vós mesmos.Porque fostes “comprados por bom preço; glorificai, pois a DEUS no vosso corpo e no vosso espirito, os quais pertencem a DEUS. pois isso não podemos se apresentar de qualquer forma diante de DEUS. ele nos dá o direito de arrepender-se de todo o pecado como diz em atos 3 vers.19 Arrependei-vos, pois e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim os tempos de refrigério pela presença do senhor. Galatas 5 vers. 17 ao 25 diz assim; PORQUE A CARNE COBIÇA CONTRA O ESPRIRITO E O ESPIRITO CONTRA A CARNE E ESTES OPÕEM-SE UM AO OUTRO PARA QUE NÃO FAÇAIS O QUE QUEREIS; MAS SE SOIS GUIADOS PELO ESPIRITO NÃO ESTAIS DEBAIXO DA LEI. PORQUE AS OBRAS DA CARNE SÃO MANIFESTAS AS QUAIS SÃO; PROSTITUIÇAO,IMPUREZA,LASCIVIA, IDOLATRIA,FEITIÇARIAS, INIMIZADES,PORFIAS,EMULAÇOES,IRAS,PELEJAS,INVEJAS,HOMICIDIOS,BEBEDIÇES,GLUTONARIAS,E COISAS SEMELHANTES ESTAS, ACERCA DAS QUAIS VOS DECLARO, COMO JÁ ANTES VOS DISSE, QUE OS QUE COMETEM TAIS COISAS NÃO HERDARÃO O REINO DE DEUS, MAS O FRUTO DO ESPIRITO É; CARIDADE,GOZO,PAZ,LONGAMINIDADE,BENIGNIDADE,BONDADE,FÉ,MANSIDÃO,TEMPERANÇA,CONTRA ESTAS COISAS NÃO HÁ LEI. E OS QUE SÃO DE CRISTO CRUCIFICARAM A CARNE AS SUAS PAIXÕES E CONCUPISCÊNCIAS. SE VIVEMOS NO ESPIRITO ANDEMOS TAMBÉM. mais uma vez a palavra de DEUS nos adverte que não podemos andar de qualquer jeito, nós que aceitamos, confessamos que JESUS CRISTO é nosso salvador, e deixamos de ser criatura ´para sermos filhos de DEUS. conforme a palavra de DEUS. 2 Cor 5 vers. 17 diz; Assim se alguém está em cristo, nova critura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. meus queridos vou terminando por aqui, e dizendo que não vou mais me dar de responder as suas criticas aos protestantes, sabendo que nem todos que dizem filhos de DEUS são filhos deles, pois no meio evangelicos tem muitas pessooas que não nasceram de novo, conforme a biblia sagrada nos revela a cerca do batismo de arrependimento, pois graças a DEUS, tenho uma biblia aonde ela me responde todas as minhas dúvidas que eu tenho, e ela me diz bem claro que dentro da igreja tem o joio, então deixamos com DEUS nos julgar para que no dia da colheita não ficarmos. leia a parábola do semeador em MATEUS 13 Vers.1 ao 30. AMÉN

  27. A catolicos punem suas crianças obrigando-as a orar,como se falar com Deus fosse uma coisa ruím.

    Eu quero saber que deu poder a igreja catolica para mudar a Lei de DEUS??

    não me diga que foi Pedro,pq DEUS não deu esse poder a ele

  28. Os evangelicos esquecem que a própria Bíbilia resulta de compilação elaborada pela Igreja Católica, nos primeiros séculos do cristianismo. A própria autoridade da Bíblia repousa na autoridade da Igreja que a proclamou palavra de Deus. rejeitando a Igreja, eles caem num argumento circular, afirmando que a Bíblia é palavra de Deus porque afirma ser palavra de Deus.

  29. Pedro, não de chances para os hereges protestantes!

    Protestantes não são evangélicos.

  30. Tudo o que o Sr. Luiz escreveu para nós atacar a nós católicos demonstra sua falta de conhecimento para com a Igreja Católica e a nós católicos, querer teimar que nós católicos tratamos da mesma forma os santos e suas imagens como os pagãos que com imagens (ídolos) de seus deuses ou é ignorância ou má fé, se ele quer nos julgar usando as Santas Palavras de DEUS está perdendo seu tempo, e quere dizer, de forma indereta, porque há católicos que ao saírem das missas vão a locais não edificantes para a santificação dos cristãos é querer generalizar que todos nós católicos que estamos perdidos e fadados ao inferno, ou seja, nos acusa de idolatria mas está descumprindo outro mandamento da lei de DEUS que diz: “Não levantarás falso testemunho”.

Os comentários estão fechados.