Recife, padre Cosmo, obediência

Mais um episódio da série “como não ser um bom católico”: aqui, em Recife, foi retirado recentemente de sua paróquia o pe. Cosmo, da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios. O motivo eu não sei ao certo, porque a Arquidiocese, ao que me conste, não divulgou nota oficial sobre o ocorrido. Mas sei que o padre portou-se como se espera de um sacerdote do Deus Altíssimo: “Devo obediência ao arcebispo na hierarquia da Santa Igreja”. Escrevamos esta frase em letras garrafais nas igrejas! Tenhamo-la sempre bem diante dos olhos, gravada no coração!

Obediência! Virtude tão importante e tão esquecida, nos nossos dias. Como já falei aqui, não há dúvidas de que seja possível imaginar uma situação na qual seja legítimo desobedecer; no entanto, quando na prática a desobediência é a regra e os motivos levantados são (para dizer o mínimo) questionáveis, então não estamos diante de uma virtude e sim de um gravíssimo vício.

O sacerdote obedeceu – graças a Deus! No entanto, uma senhora resolveu apontar os seus canhões contra a Arquidiocese, “defendendo” o padre que certamente não o pediu e, aliás, não precisa de defesa porque está fazendo exatamente o que deveria fazer. O mundo chora e lamenta a volta da “santa inquisição”, é a retórica de supletivo da sra. Nair Menezes. É impressionante como até mesmo os que se dizem católicos vêm a público para levantar espantalhos [diga-se de passagem, já velhos e caducos] contra a Santa Igreja!

O mundo não “chora e lamenta” nada, porque retirar um pároco de uma paróquia é a coisa mais natural do mundo. O padre comportou-se como se esperaria de um sacerdote. No entanto, parece que sempre precisa vir alguém para fazer uma tempestade num copo d’água, com hipérboles exorbitantes e figuras de linguagem estratosféricas, mesmo nos atos mais corriqueiros de uma administração arquidiocesana.

No domingo dia 11 choravam homens, mulheres, jovens, crianças e idosos, todos indignados com o comportamento do inquisidor-bispo que deve procurar um psiquiatra para trata-se e deixar a mania de ser um perseguidor. Claro. Acho que quem precisa procurar um psiquiatra é a senhora Nair Menezes, para largar de sua mania de perseguição e aprender a tratar com o devido respeito um Sucessor dos Apóstolos, que foi à frente desta Arquidiocese colocado para pastorear o povo de Deus.

E, por fim, termina a senhora com uma convocação absolutamente ridícula: Convoco a todos os paroquianos de Nossa Senhora dos Remédios, a deixar de pagar o dízimo e destiná-lo a Padre Cosmo, assim como procurar outras paróquias até a volta de Padre Cosmo. É cômico! Não contente em fazer o seu próprio teatro trágico, ainda quer esta senhora angariar adeptos para a sua pequena revolução anti-católica, convocando os fiéis para que troquem a Barca de Pedro por sua canoa furada! Queira Deus que ninguém dê importância às sandices da sra. Menezes. Que as ovelhas saibam seguir o exemplo do seu pároco, e que os fiéis católicos aprendam a virtude da obediência, permanecendo sempre bem unidos ao seu bispo diocesano, para que estejam em comunhão com a Igreja de Nosso Senhor.

43 comentários em “Recife, padre Cosmo, obediência”

  1. Caríssimo amigo,

    Essas coisas tem acontecido com uma frequencia maior do que poderíamos imaginar. Apenas que desta vez o Reverendíssimo Pe. Cosmo resolveu acatar a decisão do Bispo com humildade.

    É disso que precisamos; obediência e humildade.

    Pena que essa humildade não se aplica à algumas pessoas do povo.

    Povo mal catequizado, povo alienado. Está aí o resultado.

    Abraços em Cristo,

  2. Fiquei indignada com tamanha falta de respeito e soberba ,com que o bisbo sim com letra minúscula,pois estou falando de uma pessoa,ao qual não sabe o que quer dizer a palavra ternura e amor ao próximo,muito menos por em pratica aquilo que a Sagrada Escritura ensina,se estivessemos na época de Jesus Cristo ele seria com certeza um dos fariseus,como se entitulavam Doutores da Lei, e com certeza também condenaria Nosso Senhor Jesus Cristo, o que o bispo precisa é ser uma pessoa mais orante,e menos arrogante que Deus tenha piedade,pois com certeza ele irá prestar contas a ele, de todo mal que ele faz, essa com certeza não é uma postura de um membro da igreja, ou porque não dizer de uma pessoa de Deus, ele sim é um instrumento do maligno,pois tudo que vem de Deus é bom e nos faz bem, tudo o que ele faz é afastar os fiés da igreja,é lamentável que seus superiores não estejam vendo o quanto esta criatura é pequena e venal.

  3. Obviamente que a Sra. Nair Menezes exagerou, pois Pe. Cosmo não precisa deste tipo de advocacia, ele já tem a melhor das advogadas que é N. Senhora que intercede por ele junto ao seu Santo Filho Jesus, mas é revoltante pra quem é católico (católicos são seres humanos passíveis de revoltas sabia?) assistir a Igreja sendo prejudicada, pois cada vez mais perdemos pra outras igrejas e seitas um bom número de fiéis e lamentavelmente por causa de certas posturas retrógadas e inquisidoras mesmo, porque não admitir? Obediência tem limite, eu devo como católica obediência a meu bispo, mas como ser pensante que sou, não me vejo de olhos vendados a obedecer a asneiras de uma pessoa que faz tudo para aparecer como D. José, ele deveria sim ser mais obediente a Jesus que mandou apascentar as ovelhas e correr atrás da que corre risco, ele faz o contrário: persegue e pune como um ditado, será que o Santo Padre sabe que ele é assim? Acho que não.

  4. Sra. Glaucia,

    Por gentileza, dobre a sua língua antes de falar desta maneira de um Sucessor dos Apóstolos. Antes de atirar a pecha de ‘fariseu’ às legítimas autoridades da Igreja, olhe para si própria, e considere se não é a senhora o “instrumento do maligno” nesta história.

    Sra. Terezinha,

    Os limites da obediência são a Moral. A senhora está desobrigada de obedecer caso uma autoridade lhe dê uma ordem intrinsecamente má (como se mandasse a senhora matar um inocente, p.ex.). Como este evidentemente não é o caso, seja não só um “ser pensante” mas também um “ser humilde”, e evite disseminar comentários que possam denegrir a imagem de um legítimo Sucessor dos Apóstolos.

    Abraços,
    Jorge

  5. Sr. Jorge o senhor infelizmente é um daquele que têm ouvidos e não ouve, olhos e não vê, fazer o que? Um dia tivemos um bispo do quilate de D. Helder, hoje temos um D. José, e infelizmente gente como o senhor na Santa Igreja. Mas é assim mesmo, nos fins dos tempos são muitos chapéus para poucas cabeças.Sou sim um ser pensante, e não uma besta que só encherga o que é político e conviniente. Senhor Jorge, as outras Igrejas e seitas agradecem a gente como o senhor e o bispo, por isto elas estão cheias de católicos desiludidos com tanta burrice. É lamentável. Enchergue. Que meu Deus Amor e Caridade ( que pe. Cosmo tanto me ensinou a adorar) lhe dê muita luz para o senhor entender que os Apóstolos neste mundo de pecado podem ter sucessores passíveis de erro, o bispo é antes de tudo um ser humano e como tal passível de errar, e como erra. Não vou ser humilde e tampada como o senhor não, e querendo ou não eu e outras pessoas que têm cabeça para pensar e não para colocar óculos e chapéu, vamos continuar disseminando comentários críticos á asneiras e amostrações para aparecer, como é do feitio do Senhor Bispo D. José. Que Deus lhe abençoe.

  6. Por favor, vejam leiam os comentários que vocês escreveram (Gláucia e Terezinha), pelo amor de Deus…
    Conheço Dom José há anos e tenho certeza que ele não toma decisões com a intenção de abalar a fé de ninguém, muito pelo contrário. Muitas vezes ele tem razões de sobras para tirar um padre de uma paróquia e o faz, sem dar justificativa, não porque ele se ache superior e não deva satisfações, mas para não abalar a imagem da Igreja e o povo de Deus.
    Outra coisa que é bem comum, é transferir um padre de uma paróquia, afinal o povo deve ir para Igreja por Jesus, e não pelo Padre.
    Gostaria de saber se alguma das senhoras teria a mesma postura que o nosso bispo se estivessem a frente da Arquidiocese. Pode deixar que respondo: Não, sabe por quê? Porque agiriam com a emoção e logo trariam muitos mais prejuízos para a Igreja.
    As ovelhas que estão se afastando agora são porque nunca foram da Igreja.

  7. Sra. Terezinha,

    Mantenho. Reze mais, e critique menos as coisas que não sabe. A cabeça curvada humildemente diante de Deus tem muitíssimo mais valor do que a cabeça erguida com altivez, disparando ataques contra um Bispo da Igreja de Jesus Cristo.

    Sugiro que a senhora leia o seguinte texto de Santa Catarina de Sena: O respeito devido aos sacerdotes.

    Abraços,
    Jorge

  8. Misericórdia Senhor…

    Quanta falta de humildade carece este mundo!

    O certo e verdadeiro é sempre o que EU acho e não o que a Santa Igreja de Cristo diz. Esta que é governada e assistida pelo Santo Espírito de Deus atraves de seus Bispos, verdadeiros suscessores dos apóstolos e em comunhão com o Bispo de Roma, o Santo Padre, o Papa.

    Que pena! Mais e mais vezes vemos estes fatos dentro da Igreja, que acretido eu, só são permitidos por Deus, par nos mostrar quem realmente é discipolo de Jesus Cristo ou de um Padre em específico. Se amam tanto seu Páraco, por que não segem o seu exemplo? Com humildade!!! Coisa que percebi falta muito em nós leigos.

    Recomendaria a todos a rezar a ladainha da humildade (http://www.lepanto.com.br/OrLadH.html). Humildade esta que é a chave para a porta do céu. Humildade esta que é aquilo que unanimente TODOS os santos de Deus perceberam e vivenciaram.

    O mau no mundo só ocorreu devido a desobediencia, e pelo visto, continuará assim até o fim dos tempos. Sic! Quem será que ‘tem ouvidos e não ouvem, tem olhos e não veem”??

    Que Nossa Senhora de Fátima, aquela que soube abrir mão de sua vontada, se desapegando de tudo e todos para fazer a vontade de Deus: “Eis aqui a serva do Senhor. Faza-se em mim a tua vontade.”, possa nos ensinar, juntamente com São José, a fazermos a vontade de Deus, que nos é apresentada pela Santa Igreja, pelos sucessores dos apóstolos, os Bispos em comunhão com o Santo Padre, o Papa.

    Abraços e fiquemos com Deus.

    André Víctor

  9. De mentes tacanhas, ratazanas de sacristia, livrai-nos Senhor!!!

  10. Padre Cosmo,
    “Jesus Salvador, tem piedade de mim que sou pecador”.
    Estamos rezando pelo senhor, até esta tempestade passar.

  11. Nós que conhecemos DE VERDADE o Padre Cosmo, sabemos a falta que ele nos faz. Não precisamos agredir ninguém pois somos da paz. E padre Cosmo é um homem santo. É assim que nós o consideramos. Ficamos tristes com algumas atitudes tomadas pelo próprios dirigentes da Igreja Católica que, ao invés de unir todos, nos deixa órfãos de um grande pastor. Padre Cosmo, essa mensagem é para o senhor: “o seu rebanho sente muito a sua falta. Nós te amamos muito.” Amigos do padre Cosmo, visitem: http://amigosdopadrecosmo.blogspot.com/

  12. Povo de Deus parem de brigar e rezem mais, pois é de oração que Padre Cosmo está precisando. Lembrem-se que vocês estão falando de pessoas e as pessoas são falhas, pois só Jesus viveu na terra e não pecou, mas os demais estão sujeitos ao pecado. “Deus cuida de nós, mesmo que nós não mereçamos.”

  13. Sr Jorge,

    Você é um idiota ou um alienado ??????
    Porque, chegar ao ponto de dizer que essa pessoa que se diz Bispo, é um seguidor de Jesus???
    Tenha um pouco mais de dignidade e seja um verdadeiro católico. Se católico é servir a Cristo e aos irmão. Além do mais não é o primeiro e infelizmente será o último Padre que ele se acha no direito de julgar e de prejudicar. Cada vez mais ele consegue afastar o povo da igreja com seu ataques de estrelismo e prepotência.

  14. Sra. Paula,

    Você é um idiota ou um alienado ??????

    Eu sou um “pecador, indigno filho das lágrimas da Virgem Imaculada, do Sangue de Cristo vertido por mim na Cruz do Calvário, e da Santa Igreja Católica Apostólica Romana, em cuja defesa quero viver e morrer”, e que me esforço o máximo para ser um bom católico. E a senhora, quem pensa que é?!

    “Essa pessoa” a quem a senhora se refere é um sucessor dos Apóstolos e Arcebispo Legítimo da Igreja de Nosso Senhor, portanto tenha a gentileza de dobrar a língua da senhora e não se referir ao senhor Arcebispo desta maneira.

    Sugestão de leitura: O respeito devido aos sacerdotes, por Santa Catarina de Sena, que talvez a senhora também chame de “idiota” ou “alienada”.

    Abraços,
    Jorge

  15. Sr. Jorge Ferraz,

    Pelas doutas palavras que escreve, não sei se hei-de julgar como sendo uma mente iluminada ou uma mente limitada ás ideias obtusas e arcaicas da Igreja Católica Apostólica Romana. A evolução da Fé tem que ser proporcional à evolução humana.
    Quanto ao seu post sobre o sucedido de Padre Cosmo, nada tenho a comentar. O que comento foi o ato administrativo do sucessor dos Apóstolos e Arcebispo Legítimo da Igreja de Nosso Senhor da Arquidiocese de Olinda-Recife.
    O que o Reverendíssimo Arcebispo fez foi simplesmente tirar um Pastor que reunia o seu rebanho e transmitia o AMOR, a FÉ, a ESPERANÇA.
    Como bom pastor que é, acompanhando a evolução da humanidade, sempre conduziu o seu rebanho aos valores mais importantes da vida humana e da Fé.
    Sempre disponivel a atender pessoalmente, ou via confissão e para visitar quem mais precisava quando estava em UTI.
    Não sei de si, mas sei que PADRE COSMO FRANCISCO DO NASCIMENTO conduzia ações sociais e assistenciais, como distribuição de sopa e arrecadação de cestas básicas. Para si isso é ser alguém que vai contra os princípios da Igreja Católica?
    Padre Cosmo fez algo que me impressionou, fez com que a sua paróquia e o seu templo fosse um verdadeiro lugar de Fé, proporcionando o mínimo de conforto para o seu rebanho.
    E caso não saiba (mesmo estando longe eu sei), fica a saber, que Padre Cosmo nada “exigia”, para a celebração de uma missa, ao contrário do que sucede com o seu “sucessor” na paróquia que exige um valor na casa dos 7% do salário mínimo.
    Deve ser por isso que a degradação da Igreja Católica Apostólica Romana é cada vez maior, pois não consegue ter uma evolução natural.
    Quanto a si Jorge Ferraz, vou pedir humildemente ao PAI que o ilumine no sentido de evoluir em todos os sentidos da vida e para que olhe com olhos de olhar que a FÉ deve ser um sentimento de firmeza de compromisso com a evolução natural da raça humana dentro de princípios pré-estabelecidos dentro da doutrina e não a firmeza e limitação desses princípios.
    P.S.: Mais uma coisa Sr. Jorge Ferraz, porque não questiona o sucessor dos Apóstolos e Arcebispo Legítimo da Igreja de Nosso Senhor da Arquidiocese de Olinda-Recife fez com o Padre Cosmo Francisco do Nascimento ao bota-lo na rua, ao abandono, sem apoio de qualquer especie… É assim que o sucessor dos Apóstolos e Arcebispo Legítimo da Igreja de Nosso Senhor quer pregar os princípios da Igreja Católica?

  16. Sr. Miguel, o problema está com a arquidiocese de Recife e não com a Igreja Católica inteira, então se queres disparar contra alguém vai de encontro ao bispo desta arquidiocese e não contra toda a Igreja, pois se este padre está sendo perseguido nesta arquidiocese garanto que em outra arquidiocese não seria, tudo vai da cabeça de cada bispo, portanto, não venha dizer algo do tipo: ” A evolução da Fé tem que ser proporcional à evolução humana.”, não sei em que sentido de fé você está falando, mas uma coisa são as Verdades reveladas por JESUS CRISTO e confiadas a Igreja para manutenção e transmissão do depósito desta fé, outra coisa é a administração de cada bispo nas suas respectivas arquidioceses e isto não estão isento de erros os bispos, pois diversos bispos muitas vezes, ao longo da história da Igreja também perseguiram alguns sacerdotes e religiosas pois não compartilhavam com os pensamentos destes últimos, no entanto, estes sempre lhes foram obedientes, e hoje alguns são santos como o caso de Santa Madre Paulina, e o nome dos bispos que os perseguiram, alguém se lembram?, pois é, nem eu, mas destes homens e mulheres que fizeram algo pela única Igreja de CRISTO eu os lembro e sempre me espelho neles, sobre tudo nos seus exemplos de obediência aos seus superiores, mesmo que seus superiores estejam errados, mas a verdade e a certeza um dia aparecerão, e aí se fará jus aquilo que CRISTO disse: “Quem se eleva será humilhado quem se humilha será elevado”.

  17. Prezado sr. Miguel,

    A Igreja Católica é Guardiã Legítima da Verdade Revelada que, por vir de Deus, não muda e nem “evolui”. Nós, católicos, guardamos a Fé que recebemos dos Apóstolos, tal e qual a recebemos há dois mil anos. Sem “evoluções”.

    O revmo. pe. Cosmo, ao que consta, foi afastado temporariamente por motivos de saúde. E, aliás, o padre, ao que parece, tem perfeita noção do lugar que ocupa e da missão que lhe compete, posto ter declarado que devia obediência ao Arcebispo. Ao contrário de alguns seus “defensores”, que vêm aqui, de um modo nada católico, atacar um Sucessor dos Apóstolos. A sugestão de leitura acima dada para a senhora Paula serve para o senhor também.

    Abraços,
    Jorge

  18. Sabemos a falta que Pe Cosmo faz e que essa igreja que esta ai mantem suas portas fechadas para o povo.
    Dom Helder, como sentimos a sua falta!

  19. Parabéns, sr. Jorge Ferraz por sua profunda inteligência e conhecimentos, além de uma retórica admirável, mas como a verdade tem de ser bem esclarecida e dita, o sr. é de uma arrogância e prepotência que assemelha-se ao do então sr. josé cardoso(bispo…..), o qual bem defendido em suas argumentações. Acredito que competência e conhecimentos tão profundos só tem origem em mentes de imórtais como o sr., salientando que o dito inferno da igreja católica possui cadeiras cativas para coisas assim como o sr.

    Parabéns o sr. já tem sua cadeira garantida pelos seus próprios méritos, não precisa agradecer a ninguém.

    Sua forma xiita de retrucar os questionamentos das pessoas sobre as atitudes do então sr. josé cardoso e as questões da religião católica chancelam a frase de que a religião é o ópio do povo.

    Seu radicalismo é tão dialético quanto sua burrice, pois todo radical é burro no sentido pejorativo da expressão.

    Sua mediocridade, também lembra os anos de fascismo emque a própria ingreja católica estava envolvida através de pessoas como o sr. e de outras, também comuns intituladas sacerdotes de Deus.

    Repense suas palavras e pare de ser imbecil, pois se não o for deverá ser um débil mental alienado no sentido mais forte da palavra.

    Aproveito e peço para quem ler estas palavras que excluam este idiota das trocas de informações, bem como de responder aos seus comentários…bobinhos.

    Quase esqueci de lhe dizer,~NÃO FAÇA PAPEL DE BOBINHO, FASCISTA OU QUALQUER OUTRO PREDICADO QUE LHE CABE, PARA ME RESPONDER, POIS NÃO RESPONDEREI A UM ESQUIZOIDE COMO O SR.

  20. Nobres Amigos,

    Entendo a colocação do Sr. Jorge. Muito profunda, muito teórica, e sem fundamentos de caridade!!!!!!
    A Igreja, é verdade, legitimou D. José Cardo Sobrinho, de quem sou adimirador fiel, como Arcebispo de Olinda e Recife.
    Também concordo com o fato de que é normal um padre ser tranferido de paróquia. Tranferido, repido.
    Os próprios documentos da Igreja, como a Pastores Dabo Vobis, dizem que os Padres devem ser tratados com a Paternidade Episcopal. Não é normal se afastar padres de suas funções presbiterais assim com tanta frequência.
    Acho que faltou um pouco disso: Paternidade Episcopal.
    Mas, tudo bem. Ainda estou com a figura Apostólica do Bispo.
    Entretanto, quanto aos comentários dos fiéis, é interessante nós notarmos que o povo não está na cabeça do bispo, e que merece explicação, mesmo que essas não sejam tão profundas. Depois, quanto ao seu artigo Sr. Jorge, já que o Sr. é tão católico seja também um pouco mais caridoso. Porque fé tão grande sem caridade é coisa muito pouca e num vai levar ninguém a lugar nenhum.
    Sem Mais,
    Abraço fraterno a todos.

  21. Sr. Júnior,

    Gostaria muitíssimo que o sr. pudesse apontar exatamente a minha falta de caridade, a fim de que eu me possa emendar.

    Agradeço, desde já.

    Abraços,
    Jorge

  22. Sr. Jorge,
    Congratulações: O Sr. é um imbecil!!!!
    Se queria aparecer, deveria usar o´método mais tradicional e antigo: colocar uma melancia enfiada em sua feiosa cabeça, seria mais apropriado e menos “inutilitário”.
    Que nosso bom DEUS tenha piedade de sua equivocada fé (ou seria falta dela?).

  23. Ah, se quiser, delete meu comentário… não foi mesmo direcionado aos outros, e sim ao senhor mesmo (imbecil, imbecil…literalmente).

  24. mentes poluídas e cabeças chifrudas!!!!! vejam o que falam do santo do padre Cosmo!!!!! Deus tenha piedade de vocês, que o inferno vos esperam…

  25. O senhor Jorge Ferraz não faltou em nenhum momento com a caridade em relação a este fato ocorrido em questão.

    Não vou fazer aqui uma comparação, porém, lembremo-nos do caso de Padre Cícero Romão. Ele sempre foi um sacerdote exemplar, celebrava Missa Tridentina, o que era de regra naquela época. Sempre foi fiel às rubricas e tal. Num determinado momento de sua vida foi afastado de suas funções sacerdotais. Ele sofreu muito, todavia, acatou a decisão do Bispo. O povo sofreu também, mas, aquilo foi para o bem do povo. Certamente passou a celebrar privadamente. E assistia missa do padre substituto em lugar de honra. Voltando ao caso em questão, o arcebispo teve seus motivos para tal. Foi para o bem do povo que o Arcebispo agiu assim e o padre Cosmo pelo bem do povo não fez nenhuma resistência, nem saiu por aí criando um cisma. Reverencio os dois. E reverencio o senhor Jorge, porque ele foi insultado aqui de uma forma muito grave, injustamente. Seu comentário foi ortodoxo. E ortodoxa a sua atitude em reverenciar e defender “maxime” um Arcebispo que não fez outra coisa senão cessar o burburinho na Casa de Deus! Provavelmente serei insultado também, espero que não, mas, se for, que seja “ad majorem Dei gloriam”. Quanto ao Arcebispo que nada fez de errado ou grave, dobrem os joelhos diante dele, porque assim fazem os verdadeiros católicos diante de um prelado. Recomendo que leiam “Jesus vivo no Padre” de P. Millet, e entenderão quão grande é a dignidade sacerdotal e o que não dizer da dignidade episcopal.

  26. Após os irmãos de São Lourenço da Mata terem sido agraciados
    com o Padre Cosmo em sua Paróquia,chegou a da Paróquia de Nossa
    Senhora do Rosário Prazeres(Guararapes),Jaboa´~ao do Guararapes.
    Todos estão convidados para a sua posse no dia 24 de Janeiro
    de 2011,às 19h e 30minutos.

  27. Oi padre é imenso prazer que lhe escrevo, quero pedi-lhe oração pela minha avó geralda é catolica efervercente e precisa muito de uma cura peço a sua intresseção pelas suas pernas por as sua varezes estã muito enframadas toma remédio todos os dia mais não está tendo efeito esperado, caso continui assim era feito uma cirurgia que é muito delicada por causa da idade, ela tem 74 anos e´impertensa pe espero sua visita na nossa casa sou irmã de jorge da capela são paulo apostlos

Os comentários estão fechados.