Recife, padre Cosmo, obediência

Mais um episódio da série “como não ser um bom católico”: aqui, em Recife, foi retirado recentemente de sua paróquia o pe. Cosmo, da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios. O motivo eu não sei ao certo, porque a Arquidiocese, ao que me conste, não divulgou nota oficial sobre o ocorrido. Mas sei que o padre portou-se como se espera de um sacerdote do Deus Altíssimo: “Devo obediência ao arcebispo na hierarquia da Santa Igreja”. Escrevamos esta frase em letras garrafais nas igrejas! Tenhamo-la sempre bem diante dos olhos, gravada no coração!

Obediência! Virtude tão importante e tão esquecida, nos nossos dias. Como já falei aqui, não há dúvidas de que seja possível imaginar uma situação na qual seja legítimo desobedecer; no entanto, quando na prática a desobediência é a regra e os motivos levantados são (para dizer o mínimo) questionáveis, então não estamos diante de uma virtude e sim de um gravíssimo vício.

O sacerdote obedeceu – graças a Deus! No entanto, uma senhora resolveu apontar os seus canhões contra a Arquidiocese, “defendendo” o padre que certamente não o pediu e, aliás, não precisa de defesa porque está fazendo exatamente o que deveria fazer. O mundo chora e lamenta a volta da “santa inquisição”, é a retórica de supletivo da sra. Nair Menezes. É impressionante como até mesmo os que se dizem católicos vêm a público para levantar espantalhos [diga-se de passagem, já velhos e caducos] contra a Santa Igreja!

O mundo não “chora e lamenta” nada, porque retirar um pároco de uma paróquia é a coisa mais natural do mundo. O padre comportou-se como se esperaria de um sacerdote. No entanto, parece que sempre precisa vir alguém para fazer uma tempestade num copo d’água, com hipérboles exorbitantes e figuras de linguagem estratosféricas, mesmo nos atos mais corriqueiros de uma administração arquidiocesana.

No domingo dia 11 choravam homens, mulheres, jovens, crianças e idosos, todos indignados com o comportamento do inquisidor-bispo que deve procurar um psiquiatra para trata-se e deixar a mania de ser um perseguidor. Claro. Acho que quem precisa procurar um psiquiatra é a senhora Nair Menezes, para largar de sua mania de perseguição e aprender a tratar com o devido respeito um Sucessor dos Apóstolos, que foi à frente desta Arquidiocese colocado para pastorear o povo de Deus.

E, por fim, termina a senhora com uma convocação absolutamente ridícula: Convoco a todos os paroquianos de Nossa Senhora dos Remédios, a deixar de pagar o dízimo e destiná-lo a Padre Cosmo, assim como procurar outras paróquias até a volta de Padre Cosmo. É cômico! Não contente em fazer o seu próprio teatro trágico, ainda quer esta senhora angariar adeptos para a sua pequena revolução anti-católica, convocando os fiéis para que troquem a Barca de Pedro por sua canoa furada! Queira Deus que ninguém dê importância às sandices da sra. Menezes. Que as ovelhas saibam seguir o exemplo do seu pároco, e que os fiéis católicos aprendam a virtude da obediência, permanecendo sempre bem unidos ao seu bispo diocesano, para que estejam em comunhão com a Igreja de Nosso Senhor.

43 comentários em “Recife, padre Cosmo, obediência”

  1. gostaria de saber onde padre cosmo esta celebrando ouvir falar muito bem dele .gostaria de conhece-lo.um abraço maria do carmo .me envie um email

  2. Padre Cosme, Parabéns seja um grande Padre como já o é.
    O que importa é Deus. Obdiência só a Deus e respeito aos superiores. Que Deus o ilumine e o proteja na sua caminhada sacerdotal. Paz! Professor Rogério Taboza- Filósofo e Pscopedagogo Clínico e Institucional. D. Fernando é um grande homem de Deus.

  3. Peço oração de cura e Libertação, Converção, para: Manoel José de Souza e Família… Joana Francisca da Conceição de Souza e Família… Raimundo Manoel de Souza… Maria das Graças Rolim de Souza e Família… Cláudia Fabiana Rolim de Souza e Família… Maria da Conceição Elias Ataíde de Oliveira e Família… Maria Aparecida ataíde de Oliveira e Família… AMO – Associação Católica Mãos a Obra e Associados… Pelos Concursos Públicos em todas as áreas, municipal… Estadual… Federal… Coral Vozes de Pernambuco… Mercearia Padre Cicero… Edifício Jequitibá, II… assembléia Legislativa de Pernambuco… João da Costa e Família… Mons: Paulo Sérgio Vieira Leite e Família… Frei Francisco Damião da Silva e Família… Luiz Adriano Pereira da Silva e Família… Auricélia Alves Pereira e Família… Rodrigo Ferreira das Silva e Família… Felipe Coelho Neto e Família… Wanessa de Souza e Família… Aurindo de Souza e Família… Sandra Souza Lima e Família… José Manoel de Souza e Família… Antonia de Souza Alencar e Família… José Milton de Souza e Família… Maria Aparecida e Família… Genésio Lindolfo da Silva e Família… Elza Maria de Farias e Família…  Tudo Em nome do Pai e do Filho e Espírito Santo. Maria e José, Arcanjo São Miguel e Arcanjo são Rafael e Arcanjo São Gabriel e o Anjo da Guarda…

  4. Depois que conheci Padre Cosmo a minha vida passou a clarear, vivia na escuridão e agora estou com os caminhos abertos, descobri minha doença, depois de anos a
    pesquisar, graças a Deus e Padre Cosme hj estou me tratando com profissionais adequados. Agradeço a força espiritual que Padre Cosmo me deu. Acredito que tenhamos que nos identificar tbem com o Padre e eu me identifiquei com ele, sua missa é maravilhosa, saímos de lá mais livres e confiante.

  5. padre cosme não desista da sua fé porque o senhor e um anjo enviado por deus camaragibe

  6. gostaria de saber onde o Pe.Cosme está atuando quero dizer qual a paroquia onde ele está agora celebrando as missas.ALFA

  7. hoje foi uma bénçam ouvi padre cosme na radio clube padre cosme e inluminado por deus ed.

  8. Em se tratando do padre Cosmo todos querem opinar. Muito amado este padre que ,infelizmente não pude conhecer ainda, mais vou conhecer em breve.

  9. meu nome e Luciano Fernandes de medeiros sou ouvinte de padre cosmo e preciso urgente de ajuda antes que haja o pior o oroblema e serio e envolve vidas!

  10. O RECIFE PASSOU UM GRANDE PERÍODO DE PROVAÇÃO, DE DESERTO ESPIRITUAL, SOB A AUTORIDADE DO EX-ARCEBISPO DE OLINDA E RECIFE, DOM JOSÉ CARDOSO. HOMEM RÍGIDO, INTRANSIGENTE, ECLESIÁSTICO MAS, SEM O ESPÍRITO!EM TUDO, AGIA AO PÉ DA LETRA! MAS, AGORA, A GRANDE CAPITAL DA REGIÃO NORDESTE TEM UM ARCEBISPO ESCLARECIDO, UM HOMEM DE PAZ! E O PADRE COSMO RECEBEU, RECENTEMENTE, UMA GRANDE PARÓQUIA: A DE NOSSA SENHORA , NO LARGO DA PAZ, EM AFOGADOS. QUE A VIRGEM MARIA O GUIE E PROTEJA!

  11. Padre cosmo acabei de conhecer o senho estou muito contente pela sua pregação e me cinto muito feliz ,queria muito fala com o senhor eu sei que este dia vai chega porque e senho e muito ocupando.

  12. O que esse homem fez e faz pela nossa família inteira só pode vim de DEUS. É sim um servo do PAI. Humilde e piedoso. Que DEUS proteja a ele e a todos nós que estamos tão sedentos de vida em abundância, a verdadeira vida!

Os comentários estão fechados.