Carta aberta – apoio a Dom José

Friday, March 6, 2009 14:40 | Filled in Dia-a-Dia

Sua Excelência Reverendíssima,
Dom José Cardoso Sobrinho,
Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife,

Faço questão de divulgar, e com muito orgulho, a presente carta aberta de apoio a Vossa Excelência Reverendíssima. Faço questão de juntar a minha voz à voz de outros tantos católicos que escreveram em solidariedade a V.E.R. (como a carta escrita por uma católica do Rio de Janeiro e publicada hoje no Veritatis Splendor, que subscrevo integralmente), desejando também eu manifestar publicamente o meu mais sincero apoio a Vossa Excelência, Dom José, que é vítima injustiçada de terrível perseguição realizada pela mídia, pelo único fato de ter sido Vossa Excelência fiel ao mandato que recebeu de pastorear as ovelhas do Senhor.

Multiplicam-se acusações infundadas. Fala-se que V.E.R. excomungou a criança, que não teve pena da menina estuprada, que desejava a sua morte, que era indiferente ao sofrimento da família, que estava acobertando o estuprador, etc, etc, etc. Tudo falso; a única coisa que fez Vossa Excelência Reverendíssima – e fez muito bem – foi levantar a voz em defesa das duas crianças, dos dois irmãos gêmeos, que foram covardemente assassinados por culpa de um crime que não cometeram. A única coisa que Vossa Excelência fez foi chamar a atenção para a gravidade deste crime horrendo – que clama aos Céus vingança! -, quando ninguém lhe prestava atenção. A única coisa feita por Vossa Excelência foi comunicar a todo mundo que a pena prevista pelo Direito Canônico – que, aliás, independe completamente da vontade de Dom José ou de qualquer outro bispo – para os que cometem o crime bárbaro do aborto é a excomunhão. O inferno, por causa disso, urra de raiva.

Nós, no entanto, só podemos agradecer. Obrigado, Dom José, pelo Arcebispo fiel que V.E.R. é, como poucos existem hoje em dia. Obrigado, Dom José, por V.E.R. ter se pronunciado claramente contra o crime horrendo que foi praticado no solo de Recife, sob o olhar complacente da mídia, contando até mesmo com o apoio e incentivo de criminosos contra os quais a voz de Vossa Excelência foi a única a ser levantada. Obrigado, Dom José, pela radical fidelidade à Igreja de Nosso Senhor, expressa – uma vez mais – no desapego de si próprio e na aceitação voluntária da perseguição, tudo isso para não se calar diante de uma flagrante injustiça. Obrigado, Dom José, porque nós nos sentimos seguros sob o báculo de V.E.R., com a certeza de que temos a nos guiar um pastor fiel, verdadeiramente compromissado com a Igreja de Cristo e com um santo zelo pelas coisas divinas. Obrigado, Dom José; enquanto o inferno ruge, os Céus estão em festa com a atitude heróica de V.E.R., que não pode, do povo católico fiel, receber senão apoio e admiração.

Obrigado, Dom José Cardoso; Vossa Excelência conta com a nossa mais completa solidariedade, e estamos sinceramente dispostos a sofrer o que quer que seja necessário para a defesa de V.E.R., só pela – imerecida! – honra de sermos contados entre aqueles que padecem sofrimentos pela radical e intransigente defesa dos ensinamentos de Nosso Senhor. Alegramo-nos com Vossa Excelência pelas tribulações atravessadas por V.E.R.; exultamos, porque sabemos que a justa recompensa de Vossa Excelência será grande nos Céus. O Justo Juiz tudo vê; e Sua Mãe Santíssima, Maria, Mãe da Igreja, saberá recompensar àqueles que são servos fiéis do Seu Divino Filho.

Com a minha mais sincera admiração,
subscrevo-me, em Cristo,
Jorge Ferraz
Católico, Arquidiocese de Olinda e Recife

P.S.: também subscrevem estas linhas:

João de Barros – Belo Horizonte/MG
Claudemir Pacheco – Recife/PE
Leonardo Silvestre – São João Del Rei/MG
Rodrigo Pedroso – São Paulo/SP

Anúncios de responsabilidade do Google
You can leave a response, or trackback from your own site.

105 Comments to Carta aberta – apoio a Dom José

  1. João de Barros says:

    March 6th, 2009 at 3:10 pm

    Caro Jorge:

    Gostaria de subscrever sua carta. Se possível, por favor, acrescente meu nome também. Eu sou de Belo Horizonte.

    Obrigado.

    JB.

  2. Claudemir Júnior says:

    March 6th, 2009 at 4:54 pm

    Jorge,

    excelente!

    Subscrevo integralmente.

    Abraços,
    em Cristo,
    Pacheco.

  3. Emerson says:

    March 6th, 2009 at 5:50 pm

    É isso mesmo.

    Não se preocupem irmãos, a nossa Igreja é como ouro, quanto mais esfregam, mais brilha.

  4. Léo says:

    March 6th, 2009 at 5:59 pm

    Subscrevo também!

    Abraços e fique com Deus,

    Léo

  5. Rodrigo R. Pedroso says:

    March 6th, 2009 at 9:16 pm

    Também subscrevendo:
    membro da Comissão de Defesa da República e da Democracia da OAB/SP.

  6. ricardo dabo says:

    March 6th, 2009 at 9:29 pm

    Hipócritas. Minha mãe foi estuprada pelo próprio pai, engravidou dele aos 14 anos e resolveu ter o filho. Esse filho e minha mãe nunca puderam se amar. Sabem qual foi o resultado? Esse menino, que sempre quis ser reconhecido como filho, resolveu se vingar da indiferença materna molestando seu proprio irmão. Apesar disso, nunca apareceu padre, pastor, rabino ou qualqueis outros religiosos na nossa casa para perguntar se precisavamos de alguma coisa. E olha que a minha mãe trabalhou, como faxineira, em igrejas católicas durante vários e vários anos. Demonstrem um pouco de respeito pela vida doando uma parcela do patrimonio de voces para que possamos fazer os tratamentos adequados à nossa recuperação.

  7. César Guerra says:

    March 6th, 2009 at 10:47 pm

    Engraçado é que não vejo um manifesto do clero, de outros bispos, da CNBB em apoio a Dom José. Aqueles que apóiam o aborto são articulados. Lula falou, o Ministro falou, toda a imprensa falou, insinuou. Cadê a união do clero agora em favor de um membro importante e desrespeitado? Cadê a CNBB defendendo o seu membro como fez tão rapidamente para defender assassinos do MST?

  8. Johnny Garden says:

    March 6th, 2009 at 10:55 pm

    É, ricardo dabbo, a igreja católica é formada, em sua grande maioria, de hipócritas. O que me espanta é que eles nunca pararam para pensar ” por que pensam isso da gente? será verdade? o que estamos fazendo de errado? “. Para a igreja confessar que está errada é uma dificuldade.

    Por isso desejo que meus filhos fiquem longe da igreja católica, onde fui criado e conheci seus males, Deus há de mostrar a realidade a meus filhos, distante de tanto ódio e punição.

  9. Jorge Ferraz says:

    March 6th, 2009 at 11:04 pm

    Sr. Johnny,

    Faça a gentileza de dobrar a sua língua antes de vir à casa alheia xingar aos donos da casa. “Hipócrita” é a corja de canalhas que por aqui – e por outros lugares internet afora – passou nos últimos dias, proferindo sentenças condenatórias sobre assuntos que ignoram completamente, metendo-se em assuntos que não têm nada a ver com eles, dirigindo o seu ódio e indignação contra um Arcebispo que só fez levantar a sua voz em defesa das três crianças (quando, para duas delas, ninguém estava dando a mínima) e comunicar publicamente uma obviedade que consta no Código de Direito Canônico para quem quiser ver.

    Atenciosamente,
    Jorge

  10. Renato Lima says:

    March 6th, 2009 at 11:06 pm

    César, espere sentado uma atitude de apoio da CNBB .

    Essa ex- Conferência Episcopal a muito tempo já demonstrou que não tem mais vínculo com a Santa Igreja Católica e com o Santo Papa Bento XVI.

    Não se surpreenda com as atitudes destes.

  11. Sidnei says:

    March 6th, 2009 at 11:12 pm

    Puxa Jorge, até que enfim aparecesse e põe ordem na casa, porque tá vindo um monte de gente mau intensionada aqui para com seus argumentos toscos bagunçar mais do que emitir opiniões, e quanto ao Johnny que quer ver seus filhos longe da Igreja Católica ele também que fique longe dela a começar deste blog que é justamente um blog católico, se não gosta da Igreja Católica, de nós católicos, está fazendo o que aqui, se toca e se manda meu amigo, a porta da rua é a serventia da casa.

  12. ROBERTO says:

    March 6th, 2009 at 11:16 pm

    Em primeiro lugar o Bispo não excomungou mas , antes, previniu que a atitude do aborto leva a Igreja a excomungar alguém.

    É interessante que em meio a tudo isso não foi dito claramente que a criança teria possibilidade de levar a gestação a diante, mas se optou, é claro, pelo meio mais fácil ou seja o aborto.

    A medicina tão avançada consegue levar ao fim nos dias hoje gravidez de auto risco por que não se tentou neste caso?

    As crianças embora não fossem desejadas poderiam sobreviver e alegrar a vida de tantos que desejam adotar uma criança.

    Duas vidas foram sacrificadas, vidas inocentes e indefesas.

    Dou meu apoio ao bispo dom Jose Cadoso Sobrinho. Que Deus o abençoe e Ele acolha nos céus estas duas inocentes crianças assassinadas.

  13. Carlos says:

    March 7th, 2009 at 12:03 am

    Também subscrevo integralmente a carta de apoio ao Arcebispo!
    Quanto à CNBB, não duvido nada que logo logo saia uma notinha condenando não o aborto, mas… o Arcebispo! Assim como fizeram no caso dos assassinos do MST que mataram quatro seguranças de uma fazenda. Esse sindicato clérico-comunista (CNBB) é o que há de pior na Igreja Católica brasileira.
    Um abraço.

  14. Demerval Jr. says:

    March 7th, 2009 at 12:05 am

    Subscrevo-me, decididamente!

    Demerval Jr.
    Fraternidade N. Sra. do Bom Sucesso
    Trindade-GO

  15. Blog Mallmal says:

    March 7th, 2009 at 12:07 am

    Caros católicos, entendo que sejam firmemente presos a seus dogmas. Tanto, que se tornam cristalizados e obtusos e incapazes de enxergar um pingo fora da asa da ICAR.
    Ainda assim, percebam a insensatez do que estão dizendo. Foi levantada a questão do direito à vida das duas crianças abortadas, que em seu léxico presumo que se transforma em “direito sagrado” ou similar.
    Como foi claramente demonstrado pelo corpo médico que atendeu a pobre pequena, o seu corpo de 9 anos é incapaz de conduzir adequadamente uma gestação, que dizer de uma gestação gemelar!!!
    Não realizando o abortamento (a palavra “aborto” refere-se ao produto conceptual extraído ou eliminado, não ao procedimento), tal equipe produziu duas mortes injustificáveis em lugar de três, pois a menina corria óbvio risco de morte.
    Acredito que tenha entendido corretamente a postura da ICAR a respeito do conflito vida materna x vida fetal. A vida materna prevalece. Foi o que aconteceu.
    A atitude do V.E.R. [BLASFÊMIA CENSURADA] é tão somente arbitrária, irracional, extremista, fanática, imoral, indecente e de uma crueldade absurda para com a pobre família já acometida pelo ordálio e – por que não? – calvário de uma situação de violência sexual doméstica, estupro e pedofilia.
    É revoltante que nos dias atuais pessoas continuem guiando suas vidas com base em escritos inconsistentes, internamente contraditórios e claramente derivados da cultura obtusa e arcaica do Oriente Médio de 2000 anos atrás. É triste que se escudem atrás desse livreto adulterado à lá volonté de imperadores romanos, copistas e monges de moral duvidosa. É patético que a mídia dê ouvidos a um [CENSURADO], cuja única autoridade é oriunda do dinheiro roubado pela sua organização financeira durante séculos, visto que o número de fiéis só faz cair paulatinamente ano após ano.
    Gostaria de poder manipular o universo da forma que o seu alegado Deus teoricamente é capaz para fazer com que cada um de vocês fosse transformado nessa pobre menina de 9 anos, estuprada por um ignorante (e provavelmente católico ou similar) padrasto e que fossem obrigados a gestar, parir e cuidar durante o resto de suas vidas desses duplos rebentos frutos da violência, da indecência, da desumanidade e, no caso, de suas doutrinas incoerentes com a liberdade e a dignidade humanas.

  16. Jorge Ferraz says:

    March 7th, 2009 at 12:10 am

    Mallmal,

    Ok. A sua parcela de estupidez já foi registrada. Agora, xau.

    - Jorge

  17. R. B. Canônico says:

    March 7th, 2009 at 12:30 am

    Blog Mallmal,

    O mais interessante de seu comentário é que as críticas ali feitas valem mais para… você!

    E o motivo é realmente muito simples. Sua ingenuidade em acreditar que se a menina não abortasse imediatamente, morreria. Fosse isso verdade o procedimento abortivo adotado não seria aquele, mas você, do auge de sua sapiência, deve ter plena consciência, não é mesmo?

    Mas, vamos lá. Para vc ver como são as coisas, há um caso ****análogo**** no RS, só que a menina tem 11 anos – o que não é lá muita diferença, especialmente em termos de formação do aparelho reprodutor. Afinal, meninas de 11 ou 9 anos são isso: meninas. Não entraram da puberdade. Mas enfim, vamos aos fatos.

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u530198.shtml

    Repare bem nesses pontos:

    “Uma menina gaúcha de 11 anos está ***prestes a ter bebê*** após ser estuprada pelo pai adotivo, em caso semelhante ao da gravidez de uma garota de nove anos que foi interrompida em Pernambuco anteontem.

    A criança é de Iraí (481 km de Porto Alegre) e está no sétimo mês de gestação. Ela está internada desde a semana passada, em Tenente Portela, em ala para grávidas com ***risco moderado***. O hospital e o Conselho Tutelar não dão mais informações sobre o caso. ”

    Eis aí. O caso de PE, não havia risco iminente de morte da criança, tanto que ela havia recebido ***alta*** do hospital. Efetivamente, havia possibilidade de manter a gravidez por mais poucas semanas, e induzir um parto e tentar salvar os filhos. Caso fosse ***impossível***, aí sim seria o momento de um procedimento que, mesmo causando a morte dos fetos, preservasse a vida da mãe. Ou seja, os médicos foram, ao contrário do que vc diz, precipitados. Os fatos estão aí e são incontestáveis, por mais que vc esperneie em contrário.

    Por fim, seu maravilhoso comentário sobre o desejo de fazer a muitos estar na pele dessa criança demonstra sua absurda falta de bom senso e caráter. Fosse eu, gostaria que nenhum ser humano jamais passasse por uma situação dessas.

    Vc, ao contrario, deseja que passássemos para ‘aprender a lição’. Fica aí evidente que vc não tem realmente misericórdia da garota pela situação, e antes age por crendices que cegam sua inteligência, bom senso, capacidade de reflexão e tudo o mais.

    Só tenho a lamentar que haja pessoas, como vc, que venham aqui dizer tais descalabros e fazem desejos tão horríveis quanto esse.

    É profundamente entristecedor e mesquinho de sua parte.

  18. Campanha “Escolhe a Vida”. « O Espírito Repousará Sobre Ti… says:

    March 7th, 2009 at 12:39 am

    [...] Em resposta a esta pergunta, eu também vou aderir a esta campanha e me colocar solidário a Dom José Cardoso Arcebispo de Recife Pe. [...]

  19. Rodrigo Athanilio dos Santos says:

    March 7th, 2009 at 1:17 am

    Aponto que não tenho participação efetiva nos comments daqui, mas visito esse magnífico blog diariamente. Se me permitirem, gostaria muitíssimo de me subscrever também.

    Sou de Itajaí, SC, e católico, claro. Hoje mesmo fui “atacado” por dois colegas de turma, que me perguntavam tolerantemente “o que eu pensava sobre a atitude idiota, daquele arcebispo metido”.

    Essa gente não perde mais tempo algum, em atirar lixo naqueles que não têm vergonha de ser católicos. E detalhe que sou um simples aluno da faculdade de Design Gráfico…

    Deus abençoe o trabalho de vcs.

  20. ricardo dabo says:

    March 7th, 2009 at 1:38 am

    O padrasto que violentou a enteada de nove anos e a engravidou não foi excomungado como os médicos que realizaram o aborto e a mãe que autorizou o procedimento. Não me admira que seja assim. Todos nós sabemos com que carinho a igreja católica trata os agressores sexuais.

    Dias atrás um padre deputado foi expulso da igreja por ter defendido, entre outras coisas, o uso da camisinha. Se tivesse molestado uma criança, teria recebido tratamento vip da igreja e hoje seria um modelo de conduta para os capatazes dessa organização criminosa chamada igreja católica.

  21. Jorge Ferraz says:

    March 7th, 2009 at 1:46 am

    Sr. Ricardo,

    Não sei de onde o senhor tirou o “carinho [com que] a igreja católica trata os agressores sexuais”. Em comentários como este do senhor – e tantos outros que eu vi por aqui -, a única coisa que eu vejo é um ódio doentio contra a Igreja e uma ânsia patética de falar a primeira estupidez que vier à cabeça; de preferência, uma calúnia cretina como a que tu lançaste agora. Já que não tens nenhuma vontade de discutir, e somente de vomitar acusações descabidas, tenha a gentileza de fazê-lo bem longe daqui.

    - Jorge

  22. Sidnei says:

    March 7th, 2009 at 1:49 am

    “Se tivesse molestado uma criança, teria recebido tratamento vip da igreja e hoje seria um modelo de conduta para os capatazes dessa organização criminosa chamada igreja católica.”

    Me aponte qual o padre que molestou alguma criança recebeu algum tratamento vip por parte da Igreja, por acaso algum pedófilo se tronou bispo, cardeal e até Papa, pelo que eu sei os padres pedófilos, que foram realmente declarados culpados através de provas contundentes estão na cadeia, então veja lá como fala da Igreja Católica, que o maior crime quem está cometendo aqui é você que está atacando uma religião com seus seguidores e tudo, isto já é descriminação religiosa.

  23. renebelo says:

    March 7th, 2009 at 2:43 am

    A cnbb divulgou uma notinha pífia.

  24. Eduardo says:

    March 7th, 2009 at 3:13 am

    É claro que para o arcebispo o estupro e a pedofilia não são tão graves, AFINAL ESSAS SÃO PRATICAS COMUNS PARA A MÁFIA DE BATINA. Como esse sujeito conseguiu sobreviver até hoje sem nem sequer ter um cérebro de verdade ? Tudo bem que padre só falar besteira é uma constante, é como se estivessem constantemente bêbados de vinho canônico.

  25. LUCIANO says:

    March 7th, 2009 at 4:23 am

    A IGREJA CATÓLICA É A GUARDIÃ E TEM O DEVER DA DEFESA INTRANSIGENTE DA VIDA.
    NÃO CABE AQUI A DISCUSSÃO APENAS DA VIDA DA CRIANÇA QUE ESTAVA SENDO GERADA, FILHA DA VIOLÊNCIA, DO CRIME, DA LOUCURA, MAS DESSA CRIANÇA DE NOVE ANOS, QUE TEVE A VIDA ARRISCADA TRÊS VEZES: NOS ESTUPROS QUE SOFREU DURANTE SUA VIDA, NA GESTAÇÃO COM RISCO DE MORTE EM UM ÚTERO SEQUER AINDA FORMADO, E NA TOTAL IMATURIDADE PSICOLÓGICA E FÍSICA PARA SER MÃE E DAR O MÍNIMO DE CONDIÇÕES DE SOBREVIVÊNCIA APÓS O NASCIMENTO DESSA CRIANÇA.
    O QUE SERIA ESSA CRIANÇA GERADA E NASCIDA DESSA MENINA? MAIS UMA VÍTIMA QUE SERIA VIOLENTADA PELO PADRASTO?
    QUEM VAI DAR ESSAS CONDIÇÕES? DOM JOSÉ (LEMBREM QUE ELE É O BISPO DA DITADURA, QUE PREGA DISCÓRDIAS ENTRE PADRES, PAROQUIANOS E ENTRE SÍ) SAIU O DOM DA PAZ (DOM HÉLDER) E FICOU O DOM DA DISCÓRDIA (DOM JOSÉ)
    PASMÉM, APÓS UMA MISSA NA QUINTA-FEIRA, QUE FOI BELÍSSIMA E DIGNA DE LOUVORES O PADRE LUCIANO AMEAÇOU OS PAROQUIANOS E PREGOU O MEDO ENTRE TODOS, AFIRMANDO QUE “QUEM DISCORDASSE DA ATITUDE DE DOM JOSÉ, NÃO ERA CATÓLICO E DEVERIA SE AFASTAR DA IGREJA”.
    É ISSO AÍ DÁ PANO PRA MANGA, PRA EVANGÉLICO FALAR BESTEIRA… AFASTA OS DE POUCO CONHECIMENTO DE NOSSA BELA IGREJA CATÓLICA.
    COM ISSO NÃO DEFENDO QUE A IGREJA TENHA QUE FAZER AS COISAS PARA AGRADAR OS OUTROS E NÃO PERDER OU ATRAIR MAIS FIÉIS (COMO FAZEM OS EVANGÉLICOS- TUDO É SHOW PRA NÃO PERDER MAIS UM RÉIS DE DÍZIMO).
    A IGREJA DEVE SER INTRANSIGENTE SIM NAQUILO QUE ACREDITA E DEFENDE, MAS DEVE PONDERAR OS FATOS, ASSUMIR SOCIALMENTE AQUILO QUE DEFENDE E NÃO FICAR BUSCANDO PLATÉIA COMO ESTÁ FAZENDO DOM JOSÉ CARDOSO.

  26. Emerson says:

    March 7th, 2009 at 8:34 am

    Prezado Ricardo.

    Não fale do que só escuta falar pela midia.

    Todos nós sabemos que infelizmente existem padres que abusam de crianças, porém são a minoria e para que você fique bem tranqüilo digo com muito pezar que isso ainda vai acontecer.

    Mas o senhor esqueçe de São Francisco, Santo Antônio, Santa Catariana entre outros gigantes da história.

    O senhor se esqueçe dos hospitais, das universidades, e de outras belezas da humanidade que a Igreja Católica criou.

    Me diga uma coisa.
    O fato de haver maus policiais faz da instituição Policia Militar uma coisa ruim?
    Claro que não.

    Divida a bem as coisas.

  27. Emerson says:

    March 7th, 2009 at 8:39 am

    Senhor João Jardim.

    Por favor, me mostre os males da Igreja Católica.

  28. Emerson says:

    March 7th, 2009 at 8:43 am

    Prezado Eduardo
    O senhor diz:

    “É claro que para o arcebispo o estupro e a pedofilia não são tão graves, AFINAL ESSAS SÃO PRATICAS COMUNS PARA A MÁFIA DE BATINA”

    Você sabe quantos padres existem no mundo e a porcentagem desses fatos para falar “praticas comuns para a máfia de batina”.

    Informe-se.

  29. Emerson says:

    March 7th, 2009 at 8:54 am

    Prezado
    Rodrigo Athanilio dos Santos

    Li que você estuda Design Gráfico, que bom, sou designer também, sei que este não é o assunto neste post, mas como é raro encontrar designers Católicos, por favor visite o meu blog para conversarmos sobre a nossa profissão regrada na Igreja.

  30. Emerson says:

    March 7th, 2009 at 9:15 am

    Irmãos Católicos, nesta hora de batalha me chega esse texto que para nós é brisa de Deus a nos encorajar.
    Vamos em frente.

    Mesmo que todos nos afrontem, mesmo que todos nos chamem de hipócritas, mesmo que todos debochem, de nós.
    Peçamos a Deus uma alma cruzada e vamos em frente.

    A HISTÓRIA DE UMA RELIGIOSA QUE FOI ESTUPRADA
    Filed under: Aborto — Prof. Felipe Aquino at 8:50 pm on Friday, March 6, 2009
    A Irmã Lucy Veturse, da Bósnia, foi estuprada por soldados sérvios durante a guerra entre essas etnias da antiga Iugoslávia, após a queda do comunismo. Embora violentada e humilhada, ela não admitiu o aborto e preferiu ter que deixar a vida religiosa para criar seu filho, do que abortá-lo.

    Eis, a seguir, a carta emocionante que ela escreveu à sua Superiora ( publicado na revista Pergunte e Responderemos, Nº 386, 1994, págs. 318 a 321), que publiquei em meu livro “Entrai pela porta estreita”:

    Revda. Madre Geral,

    Eu sou Lucy Veturse, uma das Junioristas que foram violentadas pelos milicianos sérvios … acontecimento que atingiu a mim e às duas Irmãs Religiosas: Tatiana e Sendria.

    Seja-me permitido não descer a certos particulares do fato. Há experiências tão tristes na vida que não podem ser comunicadas para ninguém a não ser àquele Bom Pastor a quem me consagrei no ano passado com os três votos religiosos.

    O meu drama não é a humilhação padecida, como mulher, nem a ofensa insanável feita à minha escolha existencial e vocacional, mas é sobretudo a dificuldade de inscrever na minha fé um acontecimento que certamente faz parte do insondável e misterioso plano dAquele que eu continuarei a considerar sempre o meu Divino Esposo.

    Tinha lido, poucos dias antes, o “Diálogo das Carmelitas” de Bernanos e me tinha sido espontâneo pedir ao Senhor poder eu mesmo morrer mártir. Ele me tomou na palavra,…mas de que jeito! Encontro-me atualmente numa angustiante noite escura do espírito. Ele destruiu o projeto de vida que eu considerava definitivo para mim. De improviso me inseriu em um novo desígnio que neste momento é , para mim, ainda a ser descoberto.

    No meu caderno de notas tinha escrito, nos anos de minha adolescência, que nada é meu, eu não pertenço a ninguém, ninguém me pertence. Alguém, pelo contrário, me apanhou, numa noite que não queria mais lembrar, me arrancou de mim mesma, pensando tornar-me algo dele.

    Era dia quando acordei; o primeiro pensamento foi mesmo aquele da agonia de Jesus no Horto. Desencadeou-se em mim uma luta terrível: perguntava-me, de um lado, por que Deus teria permitido que eu fosse dilacerada e destruída, naquilo mesmo que eu considerava a razão do meu viver, e, de outro lado, para qual novo chamado queria Ele que eu me candidatasse.

    A custo, levantei-me e, enquanto auxiliada por irmã Josefina, procurava-me arrumar, escutei do Mosteiro das Agostinianas, que se situava perto do nosso, o toque do sino de Sexta. Fiz o sinal da cruz e mentalmente rezei o hino da Liturgia: “Nesta hora foi nos dada gloriosa salvação, pela morte do Cordeiro, que na Cruz trouxe o perdão…”

    O que é, Madre, o meu sofrimento e a ofensa padecida em comparação a tudo aquilo que sofreu Aquele pelo qual eu tinha mil vezes prometido dar a vida? Disse então bem devagar: “Seja feita a tua vontade, sobretudo agora que não tenho outro apoio senão a certeza de que Tu, Senhor, estás perto de mim”.

    Escrevo, Madre, não para receber da senhora conforto, mas para que me auxilie a agradecer a Deus por me ter associado a milhares de minhas compatrícias ofendidas na honra e forçadas à maternidade indesejada. Minha humilhação junta-se à delas e, pois que não tenho outra coisa para oferecer para a expiação dos pecados cometidos pelos anônimos violentadores e para uma pacificação entre as duas opostas etnias, aceito a desonra padecida e a entrego à misericórdia de Deus.

    Não se surpreenda se eu lhe peço compartilhar comigo o “obrigado” que poderia parecer-lhe absurdo. Chorei, nestes meses, todas as minhas lágrimas pelos meus dois irmãos assassinados pelos mesmos agressores que estão espalhando terror em nossas cidades e pensava que mais do isso não poderia sofrer. Nem imaginava que a dor pudesse ter bem outras dimensões…

    À porta do nosso convento batiam cada dia centenas de criaturas famintas, tiritando de frio, com o desespero nos olhos. Lembro-me que na semana anterior uma moça de dezoito anos me tinha assim falado: “Felizes vocês que escolheram um lugar onde a maldade não pode entrar”. Tinha em mãos o livro “As alegrias do Profeta” e continuou em voz baixa: “Vocês não vão mais experimentar o que é desonra”.

    Refleti demoradamente naquelas palavras e me convenci de que havia uma parte secreta da dor e do sofrimento de minha gente que ficava despercebida também a mim, e quase sentia um sentimento de pudor por ser excluída de sua participação.

    Agora eu sou uma entre elas, uma das tantas anônimas mulheres do meu povo com o corpo destruído e a alma devastada. Nosso Senhor me admitiu a participar de seu mistério de vergonha; mais ainda a mim, Religiosa e freira, concedeu o privilégio de compreender até o fundo a força diabólica do mal.

    Sei que, de agora em diante, as palavras de encorajamento e de consolação que conseguir extrair do meu pobre coração, serão com certeza aceitas, porque a minha história é a história delas e a minha resignação, sustentada pela fé, poderá servir, se não de exemplo, pelo menos de referencial para as suas reações morais e afetivas.

    É bastante um sinal, uma pequena voz, um chamariz fraternal para colocar em movimentação a experança de um exército de criaturas desconhecidas. Deus escolheu a mim (Deus me perdoe esta presunção) para guiar as pessoas mais humilhadas da minha gente para um alvorecer de redenção e de liberdade. Não terão mais dúvidas sobre a sinceridade das minhas propostas, porque estou chegando da fronteira da abjeção.

    Lembro que, quando freqüentava em Roma a Universidade “Auxilium” para a formatura em Letras, uma idosa docente de Literatura Eslava citava os seguintes versos do poeta Alexei Mislovich: “Tu não deves morrer, porque tu escolheste ficar do lado da vida”. Na noite em que fui dilacerada pelos sérvios, por horas seguidas continuava a repetir para mim mesma aquelas palavras que me pareciam como um bálsamo para a alma, mesmo no momento em que o desespero parecia aflorar para me apanhar. Agora tudo passou e, se me volto para trás, tenho a impressão de ter tido um terrível sonho feio.

    Tudo passou, mas, Madre, tudo está para começar. No seu telefonema, depois de suas palavras de conforto, de que ficarei agradecida por toda a minha vida, a senhora me colocou uma clara pergunta: “Que farás da vida que te foi jogada no seio? “. Percebi que sua voz tremia ao me colocar esta interrogação, à qual achei pouco oportuno responder logo, não porque não tivesse já refletido sobre a escolha, a decisão a ser tomada, mas para não atrapalhar as eventuais propostas e projetos seus a meu respeito.

    Eu já decidi. Se for mãe, o menino será meu e de ninguém mais. Sei que poderia confiá-lo a outras pessoas, mas ele tem direito, mesmo não sendo esperado por mim, nem pedido, ao meu amor de mãe.

    Não se pode arrancar uma planta de suas raízes. O grão caído no chão precisa de crescer lá onde o misterioso semeador, mesmo sendo iníquo, o jogou. Realizarei minha vocação religiosa, mas de outra maneira. Não peço nada à minha Congregação, que já me deu tudo. Fico agradecida pela solidariedade fraternal das coirmãs, que nestes dias me encheram de atenções e amabilidades, em particular por não me ter incomodado com perguntas indiscretas. Irei embora com meu filho, se Deus quiser. Não sei ainda aonde, mas Deus, que interrompeu improvisamente minha maior alegria, me orientará e indicará o caminho a percorrer para cumprir sua vontade.

    Voltarei a ser uma moça pobre, retomarei meu velho avental, meus tamancos, que as mulheres usam nos dias de semana, e irei com minha mãe a recolher a resina da casca dos pinheiros dos nossos vastos bosques.

    Deve mesmo haver alguém que comece a quebrar a corrente de ódio que deturpa, há tanto tempo, os nossos países. Ao filho que vier (se Deus quer que venha) ensinarei mesmo somente o AMOR. Ele, nascido pela violência, testemunhará, perto de mim, que a única grandeza que honra a pessoa humana, é aquela do PERDÃO.

    Irmã Lucy Veturse

  31. Jorge Ferraz says:

    March 7th, 2009 at 10:18 am

    Senhor Eduardo,

    Vá ler um pouco mais, informar-se um pouco mais, pensar um pouco mais, antes de vir aqui falar besteiras. Reservamo-nos o direito de não precisar ler lixo calunioso, sentenciado do alto da ignorância de pessoas que só conhecem a Igreja Católica pelos comentários do bufão da Globo. Quando o senhor aprender a conversar, volte aqui.

    Passar bem.

    - Jorge

  32. Luciano Perim says:

    March 7th, 2009 at 10:58 am

    Suscrevo a carta de apoio.

    Luciano Perim Almeida – Iúna/ES

  33. Luciano Perim says:

    March 7th, 2009 at 10:58 am

    ou melhor, subscrevo.

  34. Rodrigo Ruiz says:

    March 7th, 2009 at 12:15 pm

    Me uno aos colegas do blog e à todos aqueles que defendem a vida para manifestar meu apoio irrestrito à S. Excia. Revma. Dom José Cardoso Sobrinho. Que Nosso Senhor o recompense por sua coragem na defesa da vida em consonância com os ensinamentos da Santa Igreja e por ser, em nome da Verdade e da Justiça, vítima da perseguição típica dos réprobos.

  35. Rodrigo says:

    March 7th, 2009 at 1:44 pm

    ALGUÉM AQUI, EM SÃ CONSCIÊNCIA….SE LEMBRA DAS AULAS DE BIOLOGIA DO 2° GRAU? ACHO QUE NÃO!

    Nunca, jamais um corpo de 1,33m (com apenas 9 anos de idade) GERARIA 1 (EU DISSE 1 ÚNICO) feto, sem o risco de AMBAS (MÃE E FILHO) MORREREM!!!!!!!!!

    IMAGINA GÊMEOS!

    O útero da menina PODERIA ROMPER-SE, alguém TEM IDÉIA do resultado disso? Ahh, não é comigo, problema deles né?

    Ae não seriam apenas 2 fetos que morreriam e sim AS 3 CRIANÇAS.

    PENSEM UM POUCO!

    Ah, estupro PODE né? Matar é que não!

    HIPÓCRITAS, deve ser por causa dos padres pedófilos não é mesmo? Se eles EXCOMUNGASSEM um pedófilo, teriam de EXCOMUNGAR milhares de padres!

  36. Rodrigo says:

    March 7th, 2009 at 1:53 pm

    - ÚTERO INFANTIL (6cm)
    – 2 fetos MORTOS
    – Infecção GENERALIZADA!
    – Óbito da menina / mãe

    ALGUÉM SABE OQ É ISSO?

  37. Carlos says:

    March 7th, 2009 at 2:11 pm

    Nossa!
    O “Doutor” Rodrigo deveria ganhar logo o prêmio nobel de Medicina. Ela já sabe exatamente tudo o que ia acontecer com a garota. Até infecção generalizada! É claro que remédios e acompanhamento médico não resolveriam nada. O dotô Rodrigo já decretou: 2 fetos mortos, infecção generalizada, óbito da menina.
    Mas que portentoso médico o mundo desconhece.

  38. Irmão Aparecido says:

    March 7th, 2009 at 2:12 pm

    Sr. Rodrigo:

    1 – O senhor é médico ou tem alguma formação em obstetrícia? Por que fala essas coisas com tanta segurança?

    2 – Estupro também não pode. É pecado grave contra o próximo e contra a castidade. A propósito, você conhece algum padre pedófilo? Já o denunciou às autoridades competentes?

  39. Irmão Aparecido says:

    March 7th, 2009 at 2:37 pm

    Menina de 5 anos dá à luz uma criança:
    http://tecnocientista.info/hype.asp?cod=6182

  40. Alexandre, o tabajara says:

    March 7th, 2009 at 2:58 pm

    Que o verdadeiro Deus – aquele que é todo de amor e piedade – tenha profunda e irrestrita piedade de voces, “catolicos” que nao apenas abandonam a razao – afinal, contra fatos nao há argumentos! – mas tambem a propria essencia do ser humano, em nome de palavras proferidas pelo proprio lobo em pele de cordeiro.

    Eu poderia escrever por horas, horas e mais horas. Mas vou fazer apenas uma unica pergunta para qual nem vou voltar aqui para pedir resposta, vou apenas pedir que PENSEM sobre o assunto:

    Voces acreditam em papa, V.A.R. (esse titulo é uma piada, nao é nao?), padres e essas coisas. Quem garante a voces que eles nao sao o lobo em pele de cordeiro, uma vez que a propria biblia diz que apareceriam homens que falariam em nome de Deus, mas com ele nada teriam?

    Who watch the watchers?

  41. Edson says:

    March 7th, 2009 at 3:01 pm

    Como dizia o sábio ditado popular “pimenta nos olhos do outros e refresco”… Se alguém fosse parete da menina independente de ser católico não trataria o tema com tanta intransigência so pra concordar com um Arcebispo.

  42. Rodrigo says:

    March 7th, 2009 at 3:15 pm

    …Estupro também não pode. É pecado grave contra o próximo e contra a castidade. A propósito, você conhece algum padre pedófilo? Já o denunciou às autoridades competentes?…

    De acordo com sua BÍBLIA, pedofilia é um ATO DE DEUS!!!

    Números 31:6-18
    Matai todos os filhos varões e todas as mulheres que tiverem tido comércio com um homem; mas deixai vivas todas as jovens que não o fizeram”.

    Se OPTARMOS por ver isso históricamente. Até os dias atuais, meninas de 14 anos são OBRIGADAS á casar, em muitas partes do mundo, pois é de acordo com suas leis “religiosas”.

    Como, o próprio PADRE, falou que a LEI DE DEUS se sobrepõe a do HOMEM, então… pedofilia não é crime, e vcs estão incitando isso?

    Interessante…

  43. Irmão Aparecido says:

    March 7th, 2009 at 3:33 pm

    Sr. Tabajara:

    Se o senhor conhecesse a Bíblia Sagrada, teria noção destes versículos aqui:

    “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus; e tudo o que ligares sobre a terra será ligado também nos Céus, e tudo o que desligares sobre a terra, será desligado também nos Céus” (Mt 16,18-19).

    “Se não ouvir a Igreja, considera-o como um gentio e um publicano. Em verdade vos digo: Tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no Céu; e tudo o que desligardes sobre a terra será desligado no Céu” (Mt 18,17-18).

    “A Igreja do Deus vivo é a coluna e o firmamento da verdade” (1Tm 3,15).

    Se você quiser renunciar à Igreja, terá de renunciar também à Bíblia. O protestantismo não passa de uma religião burra.

    Edson:

    O próprio pai da menina (não o padrasto), que não é católico, estava contra o aborto e entrou na Justiça para impedi-lo. O aborto foi realizado clandestinamente, atropelando a decisão da Justiça de um Estado laico e os direitos familiares que um pai tem sobre seus filhos, mesmo estando separado da mãe.

    Sr. Rodrigo:

    Não tem um pingo de lógica as suas afirmações. Números 31 não tem nada haver com pedofilia, muito menos diz que pedofilia é um ato de Deus. Você não tem vergonha de apelar para esse irracionalismo?

    Ademais, a Igreja não obriga ninguém a casar, pois para a validade do sacramento do Matrimônio se exige o consentimento livre e espontâneo de ambos os cônjuges.

    Sinceramente, [CENSURADO].

  44. Irmão Aparecido says:

    March 7th, 2009 at 3:36 pm

    Epa, seria bom o moderador consertar a última frase. Só me permiti porque o Manoel estava falando besteira e havia ainda sido censurado.

  45. Rodrigo says:

    March 7th, 2009 at 3:39 pm

    COMO NÃO TEM HAVER COM PEDOFILIA??

    http://www.bibliacatolica.com.br/01/4/31.php

    Vcs mesmos nos dizem que precisamos INTERPRETAR a bíblia…

    O que mais de 100 crianças, após suas mães, irmãs e parentes serem MORTAS na frente DELAS, fariam nas mãos dos ISRAELITAS…

    Trariam “pãozinho” fresco para eles todas as manhãs?
    Ahhhhhhh! PARE!

    Não me chame de IRRACIONAL, pois vc mesmo NÃO CONHECE A SUA BÍBLIA!

  46. Rodrigo says:

    March 7th, 2009 at 3:44 pm

    Ah, skeci… este mesmo VERSÍCULO, incita a matança de GRÁVIDAS, o que CONCERTEZA, tem haver com o caso….

  47. Irmão Aparecido says:

    March 7th, 2009 at 3:47 pm

    Ô seu Rodrigo:

    Você é completamente maluco. Autorização para pedofilia só existe na sua bíblia.

    Se não quiser passar por louco ou mentiroso, cite o versículo bíblico onde diz que se pode abusar sexualmente de crianças.

    Pelo contrário, a minha Bíblia reprova qualquer conjunção carnal fora do matrimônio.

  48. Irmão Aparecido says:

    March 7th, 2009 at 3:49 pm

    Sr. Rodrigo:

    O senhor nem sabe escrever (“concerteza”, “skeci”). Como pode pretender ler corretamente a Bíblia?

  49. Rodrigo says:

    March 7th, 2009 at 3:50 pm

    Interprete-a!

    É isso que fiz, assim como os católicos querem que FAÇAMOS, ou estou errado?

    O que esperar de um deus HIPÓCRITA, SÁDICO, INESCRUPULOSO?

    Crimes em nome dele… SIMPLES!

    [ironico mode on] Ah, foi um diabinho q mandou eu dizer isso tá… ele aproveitou que o ANJINHO saiu pra dar uma [CENSURADO]…[ironico mode off]

  50. Rodrigo says:

    March 7th, 2009 at 4:00 pm

    Sr. Irmão Aparecido.

    Independente do modo que escrevo ou deixo de escrever é irrelevante.

    Totalmente DIFERENTE da imposição da bíblia em “matar grávidas”

    Não se preocupe, discutiremos em portguês claro á partir de agora.

  51. Jorge Ferraz says:

    March 7th, 2009 at 4:01 pm

    Senhor Rodrigo,

    Enquanto o senhor não souber discutir civilizadamente, a porta da rua é serventia da casa.

    Passar bem, e bem longe daqui.

    - Jorge

  52. Angela says:

    March 7th, 2009 at 4:01 pm

    Rodrigo,

    De onde o senhor tirou que nós católicos devemos e ainda mandamos interpretar a bíblia?

    Essa prática é protestante e não católica.

    Quem interpreta a bíblia para nós católicos é o magistério da Igreja.

    Nada de livre exame por aqui. Ok?

  53. Rodrigo says:

    March 7th, 2009 at 4:07 pm

    Nada de exame livre… hummm
    Prefiro á liberdade, diga-se de passagem!

    Quanto ao fato acima relatado por nossa amiga, a bíblia é imposta a nós pelo magistério da igreja. Portanto, se o tal magistério impostar a matança de mulheres grávidas de acordo com a bíblia, nós faremos de pronto?

    Humm, tá expilcada a inquisição e as cruzadas agora :)

  54. Mariana says:

    March 7th, 2009 at 4:32 pm

    Chega mais um dia da mulher. Nosso colega de serviço nos dará parabéns e talvez em uma reunião alguém lembre da data e, como uma piada, faça um menção. Dia da Mulher porque? Porque ainda vivemos em um mundo machista para [CENSURADO] – e num país com um machismo que se inflitra no nosso dia a dia e em nossos corações? Machismo dói. Dá trabalho. Nos suga a energia. Machismo, é [CENSURADO].

    Acontece que a simples menção ao machismo é vintage. Não importa que você esteja se [CENSURADO] por causa disso. Dizer que algo é machista só traz sorrisos cínicos ou indiferença. Machista, eu? Logo eu? Mas eu sou tão tão moderno, tão roqueiro, tão maneiro, tão de esquerda, tão conectado com as novas tecnologias, tão literato, etc, etc, etc. O machismo, minha gente, virou café-com-leite.

    Os homens, mesmo quando são opressores do alto do seu machismo, preferem não tocar neste assunto. E a nós, cabe o que? Erguer a cabeça, agradecer a patética rosa do dia da mulher – é, ainda ganhamos rosas meio murchas neste dia, rosas de “ações de marketing” do RH – e seguir.

    O machismo está estampado na primeira página de todos os jornais. Todo mundo deve estar acompanhando o caso do “Senhor Arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, excomungou uma menina de nove anos estuprada pelo padrasto.” Tudo bem, o padrasto errou. Mas aborto é demais! Quem essa menina pensa que é?
    Não é só questão de dogma. Acreditem. Porque aqui, não estamos falando só de religião.No Brasil, mulheres ainda não tem o direito de abortar legalmente . A não ser em casos de estupro.

    E uma situação como esta expõe o machismo. Mas no dia a dia, ele não mostra a nossa cara. E ele dorme na nossa cama, queridas, acreditem.
    Pois nós, do 02 Neurônio, nos excomungamos voluntariamente para comemorar o Dia da Mulher (O que? Quem excomunga é o arcebispo? ). Na verdade, se os padres soubessem da missa da nossa vida a metade, já estaríamos no inferno faz muito.

    Que seja assim.
    Preferimos acertar coisa com o capeta.

  55. Jorge Ferraz says:

    March 7th, 2009 at 4:36 pm

    Sra. Mariana,

    A menina não foi excomungada.

    Abraços,
    Jorge

  56. Antonio says:

    March 7th, 2009 at 4:49 pm

    Alguém tem o endereço da família? Adoraria presenteá-los com o livro do Dawkins.

  57. Sidnei says:

    March 7th, 2009 at 4:52 pm

    Vamos ler na integra Números 31, 6-18 para vermos se o Sr. Rodrigo tem razão no que está falando: “6 Moisés enviou-os ao combate; mil homens de cada tribo, com Finéias, filho do sacerdote Eleazar, que levou também os objetos sagrados e as trombetas para tocar. 7 Atacaram os madianitas, como o Senhor tinha ordenado a Moisés, e mataram todos os varões. 8 Mataram também os reis de Madiã: Evi, Recém, Sur, Hur e Rebe, cinco reis de Madiã, e passaram ao fio da espada Balaão, filho de Beor. 9 Levaram prisioneiras as mulheres dos madianitas com seus filhos, e pilharam todo o seu gado, seus rebanhos e todos os seus bens. 10 Incendiaram todas as cidades que habitavam e todos os seus acampamentos. 11 Levaram consigo todo o espólio e todos os despojos, animais e pessoas, 12 e conduziram-nos a Moisés, ao sacerdote Eleazar e à assembléia dos israelitas no acampamento que se encontrava nas planícies de Moab, perto do Jordão, em face de Jericó. 13 Moisés, o sacerdote Eleazar e todos os chefes da assembléia saíram-lhes ao encontro fora do acampamento. 14 E Moisés, irado contra os generais do exército, os chefes de milhares e os chefes de centenas que voltavam da batalha, disse-lhes: 15 “O que é isso? Deixastes com vida todas essas mulheres? 16 Mas são justamente elas que, instigadas por Balaão, levaram os israelitas a serem infiéis ao Senhor na questão de Fogor, a qual foi também a causa do flagelo que feriu a assembléia do Senhor! 17 Ide! Matai todos os filhos varões e todas as mulheres que tiverem tido comércio com um homem; 18 mas deixai vivas todas as jovens que não o fizeram.

    Bem, o que se narra aqui é uma guerra entre os israelitas e os madianitas na conquista da terra de Canaã, mais do que isto, isso foi também para vingar (lembre-se que estamos ainda na lei do talião do dente por dente e olho por olho) do pecado que algumas mulheres madianista através de um estratagema de Balão que fez algumas delas atrair uns homens a se unirem com elas e atrair assim a ira e maldição de DEUS sobre os israelitas, basta Le Números 25 e entenderão do que se trata, por isto Moisés deu a ordem para matar todas as mulheres pois foram elas que seduziram aqueles homens e traíram a ira divina sobre eles, e quanto as jovens cuja a idade não é mencionada a idade mais provavelmente teriam entre 13 a 15 anos pode-se pensar nas virgens que não tiveram comercio (relações sexuais) com homens, parece estranho nos dias de hoje falar que jovens entre 13 a 15 anos tivessem relações sexuais porém isto era a mentalidade do povo naquele tempo, sabe-se que a vida era curta naqueles tempos, alguém viver até 60 ou 70 anos equivaleria alguém viver até os 90 ou 100 anos em nossos dias, em quem chegava aos 60 ou 70 anos era um prodígios pois a expectativa de vida naquelas época não passava dos 40 ou 50 anos devido as guerras, fomes e pestes tão comum naquela época, pois isso, se ficava adulto mais cedo, as mulheres mau saiam da infância iam direto para a idade adulta sem passar pela adolescência , logo que faziam 13 a 15 anos os pais já preparavam um casamento para a menina com algum homem mais velhos dos 20 a 40 anos de idade, isto parece ilógico aos nossos dias, cheira pedofilia, mas era a mentalidade deles naquela época, portanto nesta passagem bíblica Moisés manda preservar a vida destas jovens para que os israelitas a possuíssem como esposas, e sito também era um sinal de anátema, que eram os despojos que os guerreiros em um guerra podiam possuir, os homens e animais eram mortos e os objetos preciosos eram dados aos deuses e colocados em seus templos ou ficavam com os guerreiros que lutaram na guerra, e isto incluíam as mulheres que eram tidas como escravas ou eram levadas par serem esposas, portanto, fique bem claro que aqui não existe nenhuma lei natural, cultual e perene mas apenas uma lei cultural que existiu naquela época, foi passageira e hoje não existe mais, não há aqui nenhuma norma para poder ser praticado a pedofilia, só existe na cabeça de quem deturpa as Sagradas Escrituras para a sua própria ruína (1º Pedro 3,16)

  58. Rodrigo says:

    March 7th, 2009 at 5:19 pm

    Sim, concordo com o Sidnei…. PASSOU, não existe mais…

    Assim como EXORCISMO
    Assim como “Pedaços da cruz de Cristo”
    Assim como VENDA DE TERRENOS NO CÉU
    Assim como INDULGÊNCIAS.. espera um pouco.. essa voltou!

    http://www.nytimes.com/2009/02/10/nyregion/10indulgence.html?_r=1&scp=1&sq=indulgences&st=cse

    Independente, pessoal. Me espanta a menina de 5 anos conceber uma criança, fato! Muito menos uma de 9 anos.

    O que imcompreensível ao pessoal (cético, agnóstico, ateu e etc..) é o fato de que O PEDÓFILO NÃO TER SIDO EXCOMUNGADO.

    Um pedófilo vale mais do que um grupamento de médicos que salvam VIDAS, não só a da criança, eles não começaram a trabalhar hoje por acaso? E foi a primeira pessoa que eles salvaram?

    Que Deus é esse? Ele não é o ONIPOTENTE, ONIPRESENTE, ONICIENTE? QUE NOS AMA?

    Isso não é prova de amor…

  59. Rodrigo says:

    March 7th, 2009 at 5:22 pm

    INCOMPREENSÍVEL, antes que o português me mate!

  60. Blog Mallmal says:

    March 7th, 2009 at 5:29 pm

    Jorge
    “Ok. A sua parcela de estupidez já foi registrada. Agora, xau.”

    Argumento ad hominem. Marca registrada da ICAR…

    R. B. Canônico
    Blog Mallmal,

    “O mais interessante de seu comentário é que as críticas ali feitas valem mais para… você!”

    Não vejo onde e você falhou miseravelmente em demonstrar.

    “E o motivo é realmente muito simples. Sua ingenuidade em acreditar que se a menina não abortasse imediatamente, morreria.”

    Não disse isso. Apenas que a gestação é de altíssimo risco. Gemelaridade e idade inferior a 18 anos são ambos fatores de risco para a gestação. Associados, então…

    “Fosse isso verdade o procedimento abortivo adotado não seria aquele, mas você, do auge de sua sapiência, deve ter plena consciência, não é mesmo?”

    Qual seria? Misoprostol? Tanto faz o método! Que argumentos anencéfalos!

    “Mas, vamos lá. Para vc ver como são as coisas, há um caso ****análogo**** no RS, só que a menina tem 11 anos – o que não é lá muita diferença, especialmente em termos de formação do aparelho reprodutor. Afinal, meninas de 11 ou 9 anos são isso: meninas. Não entraram da puberdade. Mas enfim, vamos aos fatos.”

    Faz muita diferença, sim. Além disso, não é porque uma pobre menina de 11 anos que foi coagida a parir foi bem sucedida (extremamente discutível esse termo, mas enfim…) que isso se torna regra universal.

    “Eis aí. O caso de PE, não havia risco iminente de morte da criança, tanto que ela havia recebido ***alta*** do hospital. Efetivamente, havia possibilidade de manter a gravidez por mais poucas semanas, e induzir um parto e tentar salvar os filhos. Caso fosse ***impossível***, aí sim seria o momento de um procedimento que, mesmo causando a morte dos fetos, preservasse a vida da mãe. Ou seja, os médicos foram, ao contrário do que vc diz, precipitados. Os fatos estão aí e são incontestáveis, por mais que vc esperneie em contrário.”

    Não estou esperneando. Estou pensando racionalmente. Na situação dessa criança qualquer tipo de risco de vida é abjeto e desumano. Até mesmo – CHOREM, CATÓLICOS – nossa legislação permite o abortamento em casos de risco de vida materno E estupro. Apenas os fundamentalistas egoístas e egocêntricos como vocês são capazes de se pronunciar em contrário.

    “Por fim, seu maravilhoso comentário sobre o desejo de fazer a muitos estar na pele dessa criança demonstra sua absurda falta de bom senso e caráter. Fosse eu, gostaria que nenhum ser humano jamais passasse por uma situação dessas.”

    O caráter humano é simplesmente baseado na capacidade de se colocar no lugar do outro.
    Excelente exercício de retórica o seu, porém inútil. Eu não gostaria que nenhuma pessoa passasse por essa situação. O seu Deus não existe e muito menos a onipotência. Foi apenas um exercício de raciocínio.

    “Vc, ao contrario, deseja que passássemos para ‘aprender a lição’. Fica aí evidente que vc não tem realmente misericórdia da garota pela situação, e antes age por crendices que cegam sua inteligência, bom senso, capacidade de reflexão e tudo o mais.”

    EU TENHO pena da menina, tanto que fiquei FELICÍSSIMO com o abortamento e o teria feito eu mesmo, se necessário.
    Quem acredita que pão vira carne, vinho vira sangue, virgens tem filhos, pessoas andam sobre a água, cobras falantes, árvores falantes, gigantes, milhões de animais num barquinho sem janelas, sol que pára, etc não sou eu. Então cuidado ao apontar as minhas “crendices”. Aliás, quais são elas? O direito à liberdade?

    “Só tenho a lamentar que haja pessoas, como vc, que venham aqui dizer tais descalabros e fazem desejos tão horríveis quanto esse.
    É profundamente entristecedor e mesquinho de sua parte.”

    A partir do momento em que isso foi escrito como “carta aberta”, está sujeito a críticas. Se você não tem argumentos para respondê-las, simplesmente cale-se, pois é mais bonito que esse mimimi…

    Passar bem.

  61. Rodrigo says:

    March 7th, 2009 at 5:35 pm

    …deturpa as Sagradas Escrituras para a sua própria ruína…

    Matai todos os filhos varões e todas as mulheres que tiverem tido comércio com um homem

    Isso não está deturpado (desfigurado).

    Me redimo nos comentários acima. Onde concordei com o Sr. Sidnei.

    O fato de ter remitido tais versículos á pedofilia, provém do fato da baixa idade das meninas, apenas isso.

    Mas, a implicidade do genocídio alí descrito é incontestável.

  62. Jorge Ferraz says:

    March 7th, 2009 at 5:45 pm

    Mallmal,

    Argumento ad hominem. Marca registrada da ICAR…

    Ah é? E dizer que a atitude do bispo “é tão somente arbitrária, irracional, extremista, fanática, imoral, indecente e de uma crueldade absurda para com a pobre família já acometida pelo ordálio e – por que não? – calvário de uma situação de violência sexual doméstica, estupro e pedofilia” – ou qualquer outro trecho do teu comentário – seria o quê, um silogismo aristotélico?

    Poupe-se de voltar a escrever aqui, seu piadista de mau gosto.

    - Jorge

  63. Blog Mallmal says:

    March 7th, 2009 at 5:57 pm

    Caro Jorge, apesar de você e seus compadres serem discordantes de meus argumentos, eu os apresentei.

    O comentarista apenas me chamou de “feio, bobo e chato”.

    Você acabou de repetir o feito, num claro modus operandi católico, provando meu ponto!

    Eu respondi as réplicas do comentarista. Você, em fez de construir uma tréplica adequada, veio me chamar de “piadista de mau gosto”… Típico.

  64. Jorge Ferraz says:

    March 7th, 2009 at 6:15 pm

    Mallmal,

    Apresentaste xingamentos, e nada mais. Volte acima e leia os “argumentos” apresentados por ti. Se não concordar, leia de novo até perceber a diferença entre argumentos e acusações gratuitas. Tens tempo para isso.

    Intervenções ulteriores serão descartadas.

    - Jorge

  65. Antonio says:

    March 7th, 2009 at 7:43 pm

    em pleno sec xxl tanta ignorancia e violencia

    as religiões (todas) são a causa do sofrimento da humanidade

    é tempo do homem enterrar os deuses e fazer florescer a humanudade

  66. Johnny Garden says:

    March 7th, 2009 at 9:34 pm

    Jorge e Sidnei,

    não estava “xingando”, estava adjetivando, o que é diferente. E falei em “maioria católica”, provavelmente se incluiram. Já os vi utilizarem o mesmo adjetivo com relação aos que chamam de católicos “relativistas”.

    Quanto a participação, Sidnei, a exerço porque o espaço é aberto, público. No momento em que o administrador fechar comentários ou se for banido como usuário deixarei de frequentar. Entendo que é mais difícil lidar com críticas, ainda mais neste período de emoções exacerbadas, mas tal prática traz credibilidade e audiência ao blog.

    E não, não é que não goste dos católicos. Minha mãe é católica (das que vocês chamam relativistas). Minha cidade é pequena e tenho muitos católicos amigos. Nenhum com os que conversei concordou com a posição do tal bispo.

    No fim das contas o triste incidente mostrou a face verdadeira da relação entre o povo e católicos brasileiros e sua igreja: separação, indiferença, oposição. E, estrategicamente falando, não foi nada bom para a igreja. (sei que vão falar que isso não é importante, que o que importa é a doutrina, etc, mas tb sei que tem gente na igreja analisando isso).

    Agora, o que faltou mesmo foi vocês comentarem o que o Ricardo Dabo descreveu. Depoimento forte, por via de regra desconsiderado pelas leis frias da Igreja.

    Um abraço

    Johnny

  67. Irmão Aparecido says:

    March 7th, 2009 at 9:39 pm

    Eu gostaria de saber se o Ricardo Dabo foi quem abusou do irmão ou se foi ele que foi abusado. Ele não deixou claro esse detalhe.

  68. Johnny Garden says:

    March 7th, 2009 at 9:59 pm

    irmão aparecido,

    comentário de mau gosto…

  69. R. B. Canônico says:

    March 7th, 2009 at 10:13 pm

    Blog Mallmal,

    Efetivamente, dizer que uma gravidez é risco elevado não significa necessariamente risco iminente de vida para a mulher. Tanto é assim que essa criança havia recebido alta do hospital. Evidente que é um caso extremo, mas enfim, você realmente não parece lá estar muito preocupado com as duas vidas que se foram.

    Quanto ao método, obviamente não se trata de um ‘tanto faz’. Fosse assim os médicos não precisaraim aprender isso, mas sim simplesmente ir lá e escolher no palitinho qual método usar. Quanto ao seu elogio, tocou-me profundamente.

    Se há essas muitas diferenças entre uma menina de 9 e 11 anos, porque você não nos faz o favor de explicá-las? Afinal, em um debate racional, não é importante explicar os argumentos? Ou você diz as coisas, bate o pé no chão e faz biquinho e acha que os outros irão simplesmente concordar com vc?

    Quanto ao fato de vc afirmar que a garota de 11 anos está sendo coagida a ter os filhos, é patético. Para quem se considera um baluarte da razão, das luzes e da tolerância, o comentário é até um pouco cômico. Apenas diga-me uma coisinha: como vc sabe que se trata de coação? Por acaso, no seu mundo de tolerância, é absurdo que pessoas pensem e ajam diferente de vc? Não entra na sua cabeça o fato de uma menina de 11 anos, grávida após ser brutalmente violentada pelo padrasto, ser ainda capaz de levar adiante uma gravidez de risco – com todo o acompanhamento necessário – e ainda por cima conseguir ***amar*** esse filho? No seu mundo, essa hipótese não cabe não? E aí vc fica inventando os mais disparatados argumentos posando de racional? É ruim hein.

    Não pense, aliás, que o caso que citei é isolado.

    http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2006/12/02/ult34u169397.jhtm

    Não dá para criar regras a partir disso, é óbvio. Mas leva a refletir o fato de que, bem, com a assistência necessária, todas as vidas poderiam ser salvas. Evidente que isso é mera hipótese, que sequer quis ser levada adiante pelos médicos. Felizmente, em outros casos semelhantes a esse, a opinião da equipe médica foi distinta.

    Vc prossegue exaltando sua racionalidade. Mas lembro, por exemplo, de seu exercício de adivinhação sobre o caso da garota gaucha de 11 anos. Isso é racional?

    Quanto ao aborto no Brasil, é crime. A legislação, na verdade, não prevê punições para os casos de estupro e risco de vida para a mãe. Art. 128 do Código Penal. O que não existe é punição para esses dois casos. Aborto no Brasil é crime, de acordo com o nosso atual Código Penal.

    Quanto a esse ‘Chorem, católicos’, gostaria de lembrar que nunca é tarde demais para amadurecer, e que em um debate gritinhos de cheerleader não acrescentam muita coisa. Está evidente que vc não consegue lidar com quem pense diferente.

    “O caráter humano é simplesmente baseado na capacidade de se colocar no lugar do outro.” – Eu apenas gostaria de saber de onde você tirou essa definição de caráter, que simplesmente está errada. Use sua tão estimada razão antes de dizer bobagens.

    Quanto à sua crendice, bem, como poderíamos chamar? Ateísmo militante? Ateísmo histérico?

    E claro, cartas-abertas estão sujeitas à críticas mesmo. Tanto as bens estruturadas quanto às histéricas, infelizmente.

    E antes que vc peça que eu defina a conotação que eu dei à palavra histeria, eis aí:

    “Quem acredita que pão vira carne, vinho vira sangue, virgens tem filhos, pessoas andam sobre a água, cobras falantes, árvores falantes, gigantes, milhões de animais num barquinho sem janelas, sol que pára, etc não sou eu. Então cuidado ao apontar as minhas “crendices”. Aliás, quais são elas? O direito à liberdade?”

  70. Sidnei says:

    March 7th, 2009 at 10:33 pm

    Johnny Garden

    Quanto a participação, Sidnei, a exerço porque o espaço é aberto, público. No momento em que o administrador fechar comentários ou se for banido como usuário deixarei de frequentar. Entendo que é mais difícil lidar com críticas, ainda mais neste período de emoções exacerbadas, mas tal prática traz credibilidade e audiência ao blog.
    Ué, mas não foi você quem disse: “Por isso desejo que meus filhos fiquem longe da igreja católica, onde fui criado e conheci seus males, Deus há de mostrar a realidade a meus filhos, distante de tanto ódio e punição.” Por isto te convidei a se retirar daqui já que queres ver seus filhos longe da Igreja Católica provavelmente você quer também, e como este blog fala coisas da Igreja Católica defendendo-a todo momento é contraditório você permanecer aqui, agora, cuidado, língua não tem osso, se hoje você e seus filhos querem viver longe da Igreja Católica poderá algum dia tiver que precisar de ajuda de algum padre, religioso ou de um leigo católico, seja para socorrer em algum hora inesperada como um acidente ou doença, ou se abrigar em um igreja por conta de algum desastre natural que tenha destruído sua casa, enfim, não podemos dizer que queremos ficar longe de algo porque não gostamos, terá algum momemto que precisaremos de alguém que vem de algum lugar que abominamos e lá estaremos sendo carregados nos braços desta pessoa, lembre-se da parábola do bom samaritano (Lc. 10, 29-37) leia e medite.

  71. Sidnei says:

    March 7th, 2009 at 10:46 pm

    Rodrigo
    Sim, concordo com o Sidnei…. PASSOU, não existe mais…

    Assim como EXORCISMO:
    Ainda existe

    Assim como “Pedaços da cruz de Cristo”
    Da onde se tirou isto?

    Assim como VENDA DE TERRENOS NO CÉUS
    Se existiu isto foi por padres que usaram a Igreja para proveito próprio, JESUS mesmo quem disse que em seu reino (a Igreja) haveriam joio trigo misturado, agora dizer que isto era em geral na Igreja já é levantar falso testemunho

    Assim como INDULGÊNCIAS.. espera um pouco.. essa voltou!
    Nunca saiu, as Indulgências, perdão das penas temporais do pecado, sempre existiram na Igreja, se houve abusos por parte de alguns pregadores de indulgências, isto vale no mesmo nível do comentário anterior.

    O que imcompreensível ao pessoal (cético, agnóstico, ateu e etc..) é o fato de que O PEDÓFILO NÃO TER SIDO EXCOMUNGADO.
    Isto o Jorge Ferraz já explicou em uma outra resposta, não vou me ater aqui

    Um pedófilo vale mais do que um grupamento de médicos que salvam VIDAS, não só a da criança, eles não começaram a trabalhar hoje por acaso? E foi a primeira pessoa que eles salvaram?
    Não, um pedófilo na vale mais que um grupamento de médicos que salvam VIDAS, mas um agrupamento de médicos que abortam e um pedófilo quase não vejo diferença nenhuma.

  72. Sidnei says:

    March 7th, 2009 at 10:49 pm

    1. Rodrigo
    …deturpa as Sagradas Escrituras para a sua própria ruína…
    Matai todos os filhos varões e todas as mulheres que tiverem tido comércio com um homem
    Isso não está deturpado (desfigurado).
    Me redimo nos comentários acima. Onde concordei com o Sr. Sidnei.
    O fato de ter remitido tais versículos á pedofilia, provém do fato da baixa idade das meninas, apenas isso.
    Mas, a implicidade do genocídio alí descrito é incontestável.

    Não vou responder a este comentário que está parecendo mais um papo de bêbado, não fala coisa com coisa.

  73. Sidnei says:

    March 7th, 2009 at 10:56 pm

    1. Agora, o que faltou mesmo foi vocês comentarem o que o Ricardo Dabo descreveu. Depoimento forte, por via de regra desconsiderado pelas leis frias da Igreja.
    Li o comentário do Ricardo Dado, e o que me chamou a atenção foi a última frase: “Demonstrem um pouco de respeito pela vida doando uma parcela do patrimonio de voces para que possamos fazer os tratamentos adequados à nossa recuperação”, ou seja, ele quer “dinheiro”, se ele quer um tratamento porque então não pediu só o tratamento, me desculpe, mas esta história pode até ser verdadeira, mas ta muito mau contada.

  74. Johnny Garden says:

    March 7th, 2009 at 11:14 pm

    Sidnei,

    Você também pode precisar ser amparado por pessoas de outras religiões num caso extremo, como colocou. Caso fosse auxiliado numa enchente pela Ressoar da Universal, pela Legião da boa vontade ou por espíritas, iria reclamar? Iria mudar de fé? claro que não. O importante é acreditar em Deus.

    E se mantenho meus filhos longe do catolicismo é por experiência própria. Posso me relacionar num exercício de argumentações sem o perigo de uma “recaída”.

    Fique tranquilo por mim.

    E sabe, tenho uma simpatia pessoal por vocês, com quem me enrosco em debates. Somos todos seres humanos, el Sid.

    Um abraço,

    Johnny

  75. mick phiese says:

    March 8th, 2009 at 12:41 am

    Saudações,

    1 – Nâo permitir o aborto seria arriscar a vida de 3 crianças. Independente se iria ou não dar certo, o fato de ser de alto risco (laudos médicos publicados) já justifica o aborto.

    2 – A criança já sofreu demais com abusos e já tem traumas suficientes pro resto da vida. Completamente absurdo e radical uma arcebispo agravar este trauma com uma excomunhão. Ao menos que esta tivesse sido aplicada apenas a quem tem poder de decisão e não a uma menina de 9 anos (ou acham que ela tomou alguma decisão? E imaginem se ela viesse a ser católica, o trauma de saber que na igreja ela não poderia casar (sonho de toda garota católica).

    3- Sim, a igreja católica é uma instituição com fins lucrativos. Foi responsável por verdadeiros genocídios durante a inquisição e até hoje preserva dogmas maléficos a humanidade (como ser contra o preservativo, unica defesa de doenças mortais como a Aids).

    4- Sim, a igreja tem seu lado bom, o prórpio cristianismo tem seu lado bom e de bons ensinamentos mas que infelizmente (ao meu ver) não compensa seu lado negativo.

    5- Estudos de ongs comprovam que 5% dos padres dos EUA são ou já participaram de atos de pedofilia. O Brasil tem mais padres que os EUA.

    6- Se mesmo assim vocês católicos acham que a excomunhão foi correta. Então são tão ignorantes e infectados com uma grande preguissa mental que devem ir todos [CENSURADO].

    7- Para os que riram um abraço, para os que estão com cara de espanto e com raiva, [CENSURADO].

    Deus existe? Responda para sí. Ninguém precisa ser levado a acreditar no que você acredita, parem de pregar pois não respeitariam se ateus pregassem o ateísmo como os cristão pregão o cristianismo.

    Saudações.
    mp
    :: Ateu e enviado pelo satã a este blog para trazer os espiritos maléficos a todos os defensores do ignorante autor. 666

  76. Rodrigo Ruiz says:

    March 8th, 2009 at 12:56 am

    As mesmas conversas fiadas de sempre…será que essa escumalha não tem outra atividade mais interessante do que entrar num blog católico e desfiar os chavões de sempre: Inquisição, riquezas da Igreja, etc…etc…etc…?
    Realmente, o número dos estultos é infiníto…

  77. Bruno says:

    March 8th, 2009 at 8:54 am

    Não sejam cegos, se o aborto não tivesse sido feito, não só os bebes mas a garota também morreria como resultado de uma gravidez em um corpo que não tinha estrutura para suporta-lá. Seriam 3 mortes e não apenas os fetos.
    “Escolha dos males sempre o menor”. Se é que vocês têm intelecto suficiente para entender essa frase.

    Alguém ai vai se revoltar com o padrasto pedofilo ou só com os médicos que salvaram a vida da garota?

    Ah esqueci! Vocês estão acostumados a aceitar pedófilos, dentro do seu clero é que não falta não é mesmo?

  78. Daniel Barbosa Reynaldo says:

    March 8th, 2009 at 9:08 am

    A Parábola do Bom Samaritano é a única passagem daquele livrão de capa preta que faz algum sentido. E parece que a Parábola do Bom Samaritano é precisamente a única passagem daquele livrão de capa preta cheio de ordens para se dizimar povos e para estripar criancinhas e apedrejar blasfemos et cetera que a maioria dos cristãos praticantes faz questão de não ler.

    Basicamente ela diz que os verdadeiros amados de deus, os verdadeiros possuidores do passaporte para o céu, são os que fazem o bem aos outros, os que fazem aos outros o que gostariam que se fizesse a eles se estivessem em situação semelhante.

    Bom, eu não acredito em deuses nem em vida após a morte, vai contra o meu bom senso, vai contra a razão que o acaso me deu. Mas se eu pudesse acreditar em um deus e em um paraíso, eu gostaria que as coisas fossem assim, como na parábola do “profeta”.

    Tell me where is the LOVE in what your prophet has said?

  79. Irmão Aparecido says:

    March 8th, 2009 at 9:37 am

    Bruno

    Se eu sou mesmo cego, você tem bola de cristal. Você vê o futuro, palhaço? Onde você viu que a garota morreria? Você tem por acaso alguma formação médica-obstétrica para falar essa barbaridade ou só está vindo aqui para encher o saco?

    Daniel Barbosa Reynaldo

    Se é à Bíblia que você se refere, a minha não tem capa preta. Acho que você está acostumado a lidar com protestantes. Em você não vejo nenhm bom senso, é apenas mais um retardado que veio aqui encher o saco. Como é que a razão pode vir do acaso, palhaço?

  80. Sidnei says:

    March 8th, 2009 at 9:44 am

    1. Johnny Garden
    Sidnei,
    Você também pode precisar ser amparado por pessoas de outras religiões num caso extremo, como colocou. Caso fosse auxiliado numa enchente pela Ressoar da Universal, pela Legião da boa vontade ou por espíritas, iria reclamar? Iria mudar de fé? claro que não. O importante é acreditar em Deus.
    E se mantenho meus filhos longe do catolicismo é por experiência própria. Posso me relacionar num exercício de argumentações sem o perigo de uma “recaída”.
    Fique tranquilo por mim.
    E sabe, tenho uma simpatia pessoal por vocês, com quem me enrosco em debates. Somos todos seres humanos, el Sid.

    E posso até precisar desta gente toda, mas não vou alimentar em meus filhos ódio e preconceito contra eles, posso até dizer o porque que eles acreditam assim e assado, mais jamais alimentar um sentimento anti-cristão como está sendo colocado aqui.

  81. Emerson says:

    March 8th, 2009 at 11:06 am

    Prezado Johnny.

    A quantidade de católicos não importa, o que importa é a qualidade sabe porque, a dois mil anos atrás eram 12 e olha que ainda mataram o mestre.

    Quando o Império Romano começou a fazer mártires por toda parte imagine você que a Igreja contrariando toda regra humana aumentou ainda mais, o sangue católico era semente de mais cristãos.
    Aliás até o Império Romano, o maior que já existiu se foi, mas a Igreja continua e como poderia uma instituição humana resistir tanto tempo a tantos ataques, tantos pecados cometidos pelos seus pastores, como ela não foi destruida ainda?
    Podemos colocar nesta lista o protestantismo, o iluminismo, o comunismo o capitalismo, a revolução Espanhola e a tantas outras coisas e nada da Igreja cair, ela é inabalável.
    Todos estes católicos que vão contra o bispo, e olha que não são poucos, podem ser colocados nesta lista aí em cima, mas para a tristesa deles a Igreja não vai perecer, a história sempre se repete.

    Cristo prometou que nunca abandonaria a nossa Igreja e isso basta é a sagrada Tradição.

  82. Emerson says:

    March 8th, 2009 at 11:15 am

    Prezado
    Daniel Barbosa Reynaldo

    O que você ou o que eu penso não importa nada.
    O que importa é a verdade.

  83. ROBERTO says:

    March 8th, 2009 at 12:09 pm

    Caro Emerson, li os últimos posts e realmente nos entristece saber que alguns católicos ou não, seja por ignorância e desconhecimento da doutrina de Cristo deixada na sua única Igreja, estão sempre dispostos a condená-la quando ela a Igreja se coloca na defesa da vida, da sua dignidade em todas as instâncias desde a concepção até nos instantes finais. A Igreja sempre defendeu a vida desde a sua fundação, pois ela sabe que a vida é um dom de Deus e só Ele tem o direito total sobre a vida humana. É triste ver que hoje impera uma cultura de morte, proveniente de uma sociedade imediatista que sempre opta pelo caminho mais fácil, como foi neste caso desta menina que engravidou aos 9 anos, mesmo sabendo inclusive a medicina, é claro, que existem casos de crianças nessa faixa de idade que deram a luz a bebês e não morreram após o parto…

    Mas faço sua as minhas palavras quando você diz que a Igreja de Jesus não vai perecer. A história nos comprova isto. Mesmo na contramão do mundo quando a Igreja e os seus fiéis parecia que iriam desaparecer o poder de Deus a manteve.

    Esta é a Igreja fundada pelo Senhor da Vida e perpetuada pelo testemunho de tantos mártires. Também nós católicos somos hoje chamados a testemunhar o amor Deus aos homens mesmo que estes nos arremesem pedras e nos insultem.

    Fique na Paz do Cristo – Verdade, Vida e Caminho.

  84. Emerson says:

    March 8th, 2009 at 4:16 pm

    Prezado Roberto.

    Isso mesmo irmão, mexeu com a Igeja, mexeu com a gente.

    Sabe, na quarta-feira de cinzas fiquei muito emocionado quando o padre fez a cruz com as cinzas em minha testa.
    Ter a cruz de Deus na fronte é uma honra que não dá para descrever.

    Na idade média era a cruz de Deus que ia a frente nos capacetes dos cruzados, nas bandeiras dos exércitos, nas coroas dos reis, nas velas das galeras.

    Que Deus me de a honra de morrer católico é o que mais peço todos os dias. A cruz é a nossa paz!

    Fique com Deus irmão, porque melhor do ser ser irmão na carne é ser irmão na fé.

    Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus Nosso Senhor
    dos nossos inimigos.

  85. Norberto Antonio Lupges says:

    March 8th, 2009 at 9:49 pm

    Querido Dom José Sobrinho,
    Estamos escandalizados, com que os que se dizem seguidores da fé catolica, que estão condenando a aplicação da doutrina, que coube a vossa Exelencia como Bispo desta diocese em aplica-la, estamos solidarios e em oraçao pois sabemos que começou a perseguiçao a fé cristã e que teremos que ser fortes e unidos, pois essa perseguição e profetica.

  86. Rafael Frantz says:

    March 9th, 2009 at 12:08 pm

    “Me aponte qual o padre que molestou alguma criança recebeu algum tratamento vip por parte da Igreja, por acaso algum pedófilo se tronou bispo, cardeal e até Papa, pelo que eu sei os padres pedófilos, que foram realmente declarados culpados através de provas contundentes estão na cadeia, então veja lá como fala da Igreja Católica, que o maior crime quem está cometendo aqui é você que está atacando uma religião com seus seguidores e tudo, isto já é descriminação religiosa.”

    Aponto este aqui Sidnei, dá uma olhada neste documentário e se envergonhe: http://www.dvdpt.com/l/livrai-nos_do_mal.php

    Vocês católicos fundamentalistas são patéticos!

  87. Jorge Ferraz says:

    March 9th, 2009 at 1:25 pm

    Rafael Frantz,

    Por que motivo um documentário sobre um padre pedófilo deveria nos envergonhar? A Igreja possui uma Doutrina Moral íntegra, que não se corrompe nem perde o seu brilho pelo fato de haver membros da Igreja que A desobedecem frontalmente.

    A Igreja Católica condena a pedofilia; os “recentes” escândalos sexuais que foram PLANTADOS pelos Seus inimigos para desmoralizá-La são uma página dolorosa do mundo moderno, mas em nada comprometem a veracidade dos Seus ensinamentos. Que tal julgar a Igreja por aquilo que Ela diz, ao invés de atacá-La por causa de comportamentos escusos de sacerdotes, que a própria Igreja condena?

    Dá uma olhada neste artigo:

    http://www.olavodecarvalho.org/semana/04272002globo.htm

    E, se puder, lê o livro original:

    http://www.amazon.com/Goodbye-Good-Men-Liberals-Corruption/dp/0895261448

    Depois volte aqui para a gente conversar.

    Abraços,
    Jorge

  88. Rafael says:

    March 9th, 2009 at 2:15 pm

    “A Igreja possui uma Doutrina Moral íntegra, que não se corrompe nem perde o seu brilho pelo fato de haver membros da Igreja que A desobedecem frontalmente.”

    Perigoso dizer isso, afinal de contas no vídeo o padre pedófilo violou inúmeras crianças, mas os seus superiores ao invés de reprimí-lo buscaram a solução transferindo o mesmo de paróquia. Na nova paróquia ele continuou violando as crianças do lugar. Os superiores sabiam e silenciaram. O documentário é chocante pela hipocrisia dos bispos e arcebispos, e pela fata de vergonha na cara. Brilho da doutrina? A mesma doutrina que autoriza estupro, genocídio, uxoricídio, discriminação da mulher (Levítico)? Sinto muito, não vejo brilho nestas doutrinas.

    “os “recentes” escândalos sexuais que foram PLANTADOS pelos Seus inimigos para desmoralizá-La são uma página dolorosa do mundo moderno, mas em nada comprometem a veracidade dos Seus ensinamentos”

    Como dizem os italianos “carta canta”, ou seja, está tudo documentado. Dizer que foi plantado é querer tapar o sol com a peneira. É querer não ver os fatos que brotam como cogumelos do chão. É querer ser novamente LEVIANO como a igreja sempre foi. Parte deste artigo http://veja.abril.com.br/151106/p_112.html reflete bem a postura da igreja: “A exigência do celibato, a discrição que envolve os negócios da Igreja e a preocupação dos bispos com a própria carreira criaram uma cultura do silêncio”. Os bispos não denunciam os seus padres pedófilos com medo de não progredir na carreira eclesiástica! Vergonhoso duplamente!

    “Que tal julgar a Igreja por aquilo que Ela diz, ao invés de atacá-La por causa de comportamentos escusos de sacerdotes, que a própria Igreja condena?”

    A igreja diz que a moral deve ser extraída da Bíblia. A Bíblia diz que o estupro é aceitável, diz que ter escravos é aceitável, diz que praticar genocídio é aceitável, diz que passar seus inimigos pelo fio da espada é aceitável. Como posso julgar esses “santos” ensinamentos? REPUGNANTES, AVILTANTES, HORRENDOS. A igreja vai continuar sendo atacada, e espero, de maneira ainda mais dura e violenta por defender absurdos como esse. A igreja condena os padres pedófilos? Não parece pela notícia do emérito bispo de Olinda-Recife.

    Vou ler os textos indicados com atenção. Te sugiro que vejas o documentário, e se puderes conter o vômito e o asco pelo que verás espero a tua volta para conversarmos.

    Abraços
    Rafael

  89. Sidnei says:

    March 9th, 2009 at 2:20 pm

    Rafael Frantz, torno a perguntar, o padre aí em questão se tornou bispo, cardeal e até Papa, e depois que foi comprovada a culpa do padre ele continouo padre ou foi para a cadeia, pois se não foi para a cadeia a justiça falhou, e falhou feio.

  90. Jorge Ferraz says:

    March 9th, 2009 at 2:39 pm

    Os superiores sabiam e silenciaram.

    Quem disse que os superiores sabiam? O próprio padre pedófilo

    E, concedendo que soubessem, que diferença faz? A Igreja acaso manda que os pedófilos fiquem impunes? Não. Portanto, caso tivessem realmente ciência dos abusos, os superiores desobedeceram à Igreja como o próprio padre pedófilo. Por que motivo deveria a Igreja ser condenada quando os Seus membros A desobedecem expressamente?

    A mesma doutrina que autoriza estupro, genocídio, uxoricídio, discriminação da mulher (Levítico)?

    Não, a Doutrina Católica não autoriza nada disso. E favor não vir com o método tramontina de interpretação das Escrituras Sagradas, porque já bastam os hereges protestantes fazendo isso. Mais uma vez: é desonesto atacar os outros por coisas que eles não dizem.

    Dizer que foi plantado é querer tapar o sol com a peneira.

    Leu o artigo e o livro indicados?

    É querer ser novamente LEVIANO como a igreja sempre foi.

    Negativo. Quem sempre foram levianos foram os inimigos da Igreja. Veja-se o presente caso: tu te permites o patético espetáculo de acusar a Igreja por coisas que Ela não diz. Para mim, isso é que é leviandade.

    Parte deste artigo http://veja.abril.com.br/151106/p_112.html reflete bem a postura da igreja

    Claro, a VEJA! É a porta-voz oficial da Igreja Católica, né? E ainda vem falar em leviandade…

    A igreja diz que a moral deve ser extraída da Bíblia. (…)

    Blá-blá-blá-blá-blá. A exegese estúpida dos ateus de má vontade não corresponde ao ensino da Igreja. Vou ignorar a leviandade e repetir: Que tal julgar a Igreja por aquilo que Ela diz?

    A igreja condena os padres pedófilos? Não parece pela notícia do emérito bispo de Olinda-Recife.

    Em primeiro lugar, ele não é “emérito”. É Arcebispo titular. Em segundo lugar, em momento algum o Arcebispo de Olinda e Recife apoiou a pedofilia. Vou repetir mais uma vez: Que tal julgar a Igreja por aquilo que Ela diz?

    Te sugiro que vejas o documentário, e se puderes conter o vômito e o asco pelo que verás espero a tua volta para conversarmos.

    Tem o .torrent?

    Abraços,
    Jorge

  91. Demerval Jr. says:

    March 9th, 2009 at 5:37 pm

    Ah, já entendi:

    Esse Rafael é aquele fiel assíduo que frequenta a igreja de Veja Isto-É do Último-Segundo…

    Uh! Coitado!… Mais um pro rol dos (des)informados…

  92. Margarida Félix says:

    March 9th, 2009 at 9:27 pm

    AI DE MIM, SE EU ME CALAR…

    Seja o teu SIM, SIM, seja o teu NÃO, NÃO.

    Ninguém pode servir a dois senhores.

    À força de tacape quer-se reduzir a humanidade a súditos do fascismo da mentira.

    Uma mentira perversamente religiosa que postula um deus psicotrópico, sedativo, acalentador de covardias, imediatismos, orgulhos e submissões aos impulsos.

    Que postula ainda que as vontades caprichosas de cada um são regra absoluta gerando o direito até de matar inocentes inertes e indefesos, desde que não molestem nossas sensibilidades com gritos de pavor e sangue viscoso.

    Dogmatiza ainda ela que a soma dos desejos de autoproclamadas maiorias tem poderes sobrenaturais, transformando o MAL em BEM e que as mães que antecipem não poder alfabetizar filhos devem despedaçá-los, ou envenená-los fria e cruelmente.

    Seus tribunais são peculiares e se constituem com os nomes de programas de televisão, manchetes de jornais e mídia em geral.

    Existem pessoas batizadas que se dizem filhas adotivas de Deus, porém, muitas vezes, como lamentou Jesus Cristo, são menos argutos e mais lerdas que os filhos das trevas.

    Até quando esta submissão ignóbil perdurará?

    “E por serdes morno, e não frio ou quente, começarei agora a vomitar-te de minha boca.”

    Sejamos solidários ao Arcebispo Dom José Cardozo Sobrinho, que quer ser católico e comecemos uma presença de Cristo no mundo.

    CATÓLICOS PELO DIREITO DE SER CATÓLICO

  93. Fábio Buchecha says:

    March 10th, 2009 at 1:34 am

    Tu tem filha?

  94. João says:

    March 11th, 2009 at 3:31 am

    Um homem surgiu no horizonte sombriu, trazendo uma mensagem cheia de esperança, de amor e bondade, e o que a humanidade fez com isso? Transformou tudo em papel, verbosidade, negócio e poder!
    Será que Jesus quis que tudo isso fosse feito em seu nome?
    Dois mil anos transcorreram desde que o audacioso Jesus tentou, pela primeira vez na história da humanidade, libertar os homens do julgo oficial das igrejas, caracterizado por burocracia, leis e figuras eminentes, por inflexibilidade, conflito em matéria de exegese, por hierarquia e sua reinvidicação de autoridade absoluta, pelo culto, idolatria e sectarismo.
    Jesus queria uma comunicação direta entre Deus e a humanidade e nunca tencionou patrocinar ambiciosas carreiras eclesiásticas.
    Hoje já não ouvimos diretamente a voz de Jesus em sua forma natural. Ela é mediada por especialistas privilegiados e pela arbitrariedade de um corpo profissional.
    Jesus foi gerenciado, mercadejado, codificado e virou livro. Onde a fé viva e verdadeira foi substituida por crenças mesquinhas e intolerantes, baseadas num racionalismo clerical.
    Os mandamentos de Jesus, de tolerância e amor ao próximo, desapareceram, assomando, em seu lugar, o dogmatismo e o fanatismo.

  95. Rodrigo Ruiz says:

    March 11th, 2009 at 9:39 am

    Caro Jorge, é um espetáculo assaz cômico esse desfilar de cabeças vazias, protestantes desorientados, donas de casa desocupadas, católicos “pelo direito de abjurar da fé” que tem postado seus pitacos aqui no Blog. Gente de tal naipe, serve para quê? Para colocar no poder outros obtusos que defendem as mesmas patifarias que eles.

  96. Jorge Ferraz says:

    March 11th, 2009 at 9:46 am

    Caro Rodrigo,

    Servem de mau exemplo… ;-)

    E pra divertir a gente.

    Abraços,
    Jorge

  97. Global Voices Online » Brazil: On the Vatican’s condemnation of raped-child’s abortion says:

    March 12th, 2009 at 2:33 pm

    [...] the Brazilian archbishop's decision to excommunicate all involved in the abortion. Among them, Jorge Ferraz [pt], from Pernambuco, has written an open letter to Dom José Cardoso Sobrinho and received over [...]

  98. Global Voices em Português » Brasil: Sobre a condenação do Vaticano no caso de aborto da menina estuprada says:

    March 13th, 2009 at 12:58 am

    [...] apoiou a decisão do arcebispo brasileiro de excomungar todos os envolvidos no aborto. Entre eles, Jorge Ferraz, desde Pernambuco, escreveu em uma carta aberta para dom José Cardoso Sobrinho e recebeu mais de [...]

  99. Sanderson Paixão says:

    March 13th, 2009 at 6:33 am

    Pipoco nas telha, vcs são contra também??

    Fica esperto, seu boca-aberta.

  100. Global Voices in Italiano » Brasile: Reazioni alla condanna vaticana dell’aborto di una bambina stuprata says:

    March 16th, 2009 at 3:55 pm

    [...] dell’arcivescovo brasiliano di scomunicare le persone coinvolte nell’aborto. Tra questi, Jorge Ferraz [pt], dallo Stato di Pernambuco, ha scritto una lettera aperta a Don José Cardoso Sobrinho, [...]

  101. Brazil - On the Vatican’s condemnation of raped-child’s abortion « Equal Parenting @ Ration Shed says:

    March 20th, 2009 at 5:19 am

    [...] Brazilian archbishop’s decision to excommunicate all involved in the abortion. Among them, Jorge Ferraz [pt], from Pernambuco, has written an open letter to Dom José Cardoso Sobrinho and received over [...]

  102. Global Voices in het Nederlands » Brazilië: Vaticaan veroordeelt abortus verkracht meisje says:

    March 20th, 2009 at 6:18 am

    [...] aartsbisschop om alle mensen die betrokken waren bij de abortus te excommuniceren. Onder hen is Jorge Ferraz [pt] uit Pernambuco, die een open brief aan Dom José Cardoso Sobrinho heeft geschreven waar hij [...]

  103. Rodrigo says:

    May 7th, 2009 at 9:15 am

    Pergunta:

    A bíblia tem de ser interpretada, ou seguida á risca?

  104. Jorge Ferraz says:

    May 7th, 2009 at 9:25 am

    Resposta: deve ser interpretada, e interpretada somente pela Igreja.

    Abraços,
    Jorge

  105. Rodrigo says:

    May 7th, 2009 at 11:38 am

    Hummm. Ta explicado a inquisição, e o assassinato de mulheres grávidas.

    Obrigado!

Leave a comment

Você pode usar as seguintes tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>




Anúncios de responsabilidade do Google BlogBlogs.Com.Br