Carta aberta – apoio a Dom José

Sua Excelência Reverendíssima,
Dom José Cardoso Sobrinho,
Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife,

Faço questão de divulgar, e com muito orgulho, a presente carta aberta de apoio a Vossa Excelência Reverendíssima. Faço questão de juntar a minha voz à voz de outros tantos católicos que escreveram em solidariedade a V.E.R. (como a carta escrita por uma católica do Rio de Janeiro e publicada hoje no Veritatis Splendor, que subscrevo integralmente), desejando também eu manifestar publicamente o meu mais sincero apoio a Vossa Excelência, Dom José, que é vítima injustiçada de terrível perseguição realizada pela mídia, pelo único fato de ter sido Vossa Excelência fiel ao mandato que recebeu de pastorear as ovelhas do Senhor.

Multiplicam-se acusações infundadas. Fala-se que V.E.R. excomungou a criança, que não teve pena da menina estuprada, que desejava a sua morte, que era indiferente ao sofrimento da família, que estava acobertando o estuprador, etc, etc, etc. Tudo falso; a única coisa que fez Vossa Excelência Reverendíssima – e fez muito bem – foi levantar a voz em defesa das duas crianças, dos dois irmãos gêmeos, que foram covardemente assassinados por culpa de um crime que não cometeram. A única coisa que Vossa Excelência fez foi chamar a atenção para a gravidade deste crime horrendo – que clama aos Céus vingança! -, quando ninguém lhe prestava atenção. A única coisa feita por Vossa Excelência foi comunicar a todo mundo que a pena prevista pelo Direito Canônico – que, aliás, independe completamente da vontade de Dom José ou de qualquer outro bispo – para os que cometem o crime bárbaro do aborto é a excomunhão. O inferno, por causa disso, urra de raiva.

Nós, no entanto, só podemos agradecer. Obrigado, Dom José, pelo Arcebispo fiel que V.E.R. é, como poucos existem hoje em dia. Obrigado, Dom José, por V.E.R. ter se pronunciado claramente contra o crime horrendo que foi praticado no solo de Recife, sob o olhar complacente da mídia, contando até mesmo com o apoio e incentivo de criminosos contra os quais a voz de Vossa Excelência foi a única a ser levantada. Obrigado, Dom José, pela radical fidelidade à Igreja de Nosso Senhor, expressa – uma vez mais – no desapego de si próprio e na aceitação voluntária da perseguição, tudo isso para não se calar diante de uma flagrante injustiça. Obrigado, Dom José, porque nós nos sentimos seguros sob o báculo de V.E.R., com a certeza de que temos a nos guiar um pastor fiel, verdadeiramente compromissado com a Igreja de Cristo e com um santo zelo pelas coisas divinas. Obrigado, Dom José; enquanto o inferno ruge, os Céus estão em festa com a atitude heróica de V.E.R., que não pode, do povo católico fiel, receber senão apoio e admiração.

Obrigado, Dom José Cardoso; Vossa Excelência conta com a nossa mais completa solidariedade, e estamos sinceramente dispostos a sofrer o que quer que seja necessário para a defesa de V.E.R., só pela – imerecida! – honra de sermos contados entre aqueles que padecem sofrimentos pela radical e intransigente defesa dos ensinamentos de Nosso Senhor. Alegramo-nos com Vossa Excelência pelas tribulações atravessadas por V.E.R.; exultamos, porque sabemos que a justa recompensa de Vossa Excelência será grande nos Céus. O Justo Juiz tudo vê; e Sua Mãe Santíssima, Maria, Mãe da Igreja, saberá recompensar àqueles que são servos fiéis do Seu Divino Filho.

Com a minha mais sincera admiração,
subscrevo-me, em Cristo,
Jorge Ferraz
Católico, Arquidiocese de Olinda e Recife

P.S.: também subscrevem estas linhas:

João de Barros – Belo Horizonte/MG
Claudemir Pacheco – Recife/PE
Leonardo Silvestre – São João Del Rei/MG
Rodrigo Pedroso – São Paulo/SP

105 comentários em “Carta aberta – apoio a Dom José”

  1. …deturpa as Sagradas Escrituras para a sua própria ruína…

    Matai todos os filhos varões e todas as mulheres que tiverem tido comércio com um homem

    Isso não está deturpado (desfigurado).

    Me redimo nos comentários acima. Onde concordei com o Sr. Sidnei.

    O fato de ter remitido tais versículos á pedofilia, provém do fato da baixa idade das meninas, apenas isso.

    Mas, a implicidade do genocídio alí descrito é incontestável.

  2. Mallmal,

    Argumento ad hominem. Marca registrada da ICAR…

    Ah é? E dizer que a atitude do bispo “é tão somente arbitrária, irracional, extremista, fanática, imoral, indecente e de uma crueldade absurda para com a pobre família já acometida pelo ordálio e – por que não? – calvário de uma situação de violência sexual doméstica, estupro e pedofilia” – ou qualquer outro trecho do teu comentário – seria o quê, um silogismo aristotélico?

    Poupe-se de voltar a escrever aqui, seu piadista de mau gosto.

    – Jorge

  3. Caro Jorge, apesar de você e seus compadres serem discordantes de meus argumentos, eu os apresentei.

    O comentarista apenas me chamou de “feio, bobo e chato”.

    Você acabou de repetir o feito, num claro modus operandi católico, provando meu ponto!

    Eu respondi as réplicas do comentarista. Você, em fez de construir uma tréplica adequada, veio me chamar de “piadista de mau gosto”… Típico.

  4. em pleno sec xxl tanta ignorancia e violencia

    as religiões (todas) são a causa do sofrimento da humanidade

    é tempo do homem enterrar os deuses e fazer florescer a humanudade

  5. Jorge e Sidnei,

    não estava “xingando”, estava adjetivando, o que é diferente. E falei em “maioria católica”, provavelmente se incluiram. Já os vi utilizarem o mesmo adjetivo com relação aos que chamam de católicos “relativistas”.

    Quanto a participação, Sidnei, a exerço porque o espaço é aberto, público. No momento em que o administrador fechar comentários ou se for banido como usuário deixarei de frequentar. Entendo que é mais difícil lidar com críticas, ainda mais neste período de emoções exacerbadas, mas tal prática traz credibilidade e audiência ao blog.

    E não, não é que não goste dos católicos. Minha mãe é católica (das que vocês chamam relativistas). Minha cidade é pequena e tenho muitos católicos amigos. Nenhum com os que conversei concordou com a posição do tal bispo.

    No fim das contas o triste incidente mostrou a face verdadeira da relação entre o povo e católicos brasileiros e sua igreja: separação, indiferença, oposição. E, estrategicamente falando, não foi nada bom para a igreja. (sei que vão falar que isso não é importante, que o que importa é a doutrina, etc, mas tb sei que tem gente na igreja analisando isso).

    Agora, o que faltou mesmo foi vocês comentarem o que o Ricardo Dabo descreveu. Depoimento forte, por via de regra desconsiderado pelas leis frias da Igreja.

    Um abraço

    Johnny

  6. Eu gostaria de saber se o Ricardo Dabo foi quem abusou do irmão ou se foi ele que foi abusado. Ele não deixou claro esse detalhe.

  7. Blog Mallmal,

    Efetivamente, dizer que uma gravidez é risco elevado não significa necessariamente risco iminente de vida para a mulher. Tanto é assim que essa criança havia recebido alta do hospital. Evidente que é um caso extremo, mas enfim, você realmente não parece lá estar muito preocupado com as duas vidas que se foram.

    Quanto ao método, obviamente não se trata de um ‘tanto faz’. Fosse assim os médicos não precisaraim aprender isso, mas sim simplesmente ir lá e escolher no palitinho qual método usar. Quanto ao seu elogio, tocou-me profundamente.

    Se há essas muitas diferenças entre uma menina de 9 e 11 anos, porque você não nos faz o favor de explicá-las? Afinal, em um debate racional, não é importante explicar os argumentos? Ou você diz as coisas, bate o pé no chão e faz biquinho e acha que os outros irão simplesmente concordar com vc?

    Quanto ao fato de vc afirmar que a garota de 11 anos está sendo coagida a ter os filhos, é patético. Para quem se considera um baluarte da razão, das luzes e da tolerância, o comentário é até um pouco cômico. Apenas diga-me uma coisinha: como vc sabe que se trata de coação? Por acaso, no seu mundo de tolerância, é absurdo que pessoas pensem e ajam diferente de vc? Não entra na sua cabeça o fato de uma menina de 11 anos, grávida após ser brutalmente violentada pelo padrasto, ser ainda capaz de levar adiante uma gravidez de risco – com todo o acompanhamento necessário – e ainda por cima conseguir ***amar*** esse filho? No seu mundo, essa hipótese não cabe não? E aí vc fica inventando os mais disparatados argumentos posando de racional? É ruim hein.

    Não pense, aliás, que o caso que citei é isolado.

    http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2006/12/02/ult34u169397.jhtm

    Não dá para criar regras a partir disso, é óbvio. Mas leva a refletir o fato de que, bem, com a assistência necessária, todas as vidas poderiam ser salvas. Evidente que isso é mera hipótese, que sequer quis ser levada adiante pelos médicos. Felizmente, em outros casos semelhantes a esse, a opinião da equipe médica foi distinta.

    Vc prossegue exaltando sua racionalidade. Mas lembro, por exemplo, de seu exercício de adivinhação sobre o caso da garota gaucha de 11 anos. Isso é racional?

    Quanto ao aborto no Brasil, é crime. A legislação, na verdade, não prevê punições para os casos de estupro e risco de vida para a mãe. Art. 128 do Código Penal. O que não existe é punição para esses dois casos. Aborto no Brasil é crime, de acordo com o nosso atual Código Penal.

    Quanto a esse ‘Chorem, católicos’, gostaria de lembrar que nunca é tarde demais para amadurecer, e que em um debate gritinhos de cheerleader não acrescentam muita coisa. Está evidente que vc não consegue lidar com quem pense diferente.

    “O caráter humano é simplesmente baseado na capacidade de se colocar no lugar do outro.” – Eu apenas gostaria de saber de onde você tirou essa definição de caráter, que simplesmente está errada. Use sua tão estimada razão antes de dizer bobagens.

    Quanto à sua crendice, bem, como poderíamos chamar? Ateísmo militante? Ateísmo histérico?

    E claro, cartas-abertas estão sujeitas à críticas mesmo. Tanto as bens estruturadas quanto às histéricas, infelizmente.

    E antes que vc peça que eu defina a conotação que eu dei à palavra histeria, eis aí:

    “Quem acredita que pão vira carne, vinho vira sangue, virgens tem filhos, pessoas andam sobre a água, cobras falantes, árvores falantes, gigantes, milhões de animais num barquinho sem janelas, sol que pára, etc não sou eu. Então cuidado ao apontar as minhas “crendices”. Aliás, quais são elas? O direito à liberdade?”

  8. Johnny Garden

    Quanto a participação, Sidnei, a exerço porque o espaço é aberto, público. No momento em que o administrador fechar comentários ou se for banido como usuário deixarei de frequentar. Entendo que é mais difícil lidar com críticas, ainda mais neste período de emoções exacerbadas, mas tal prática traz credibilidade e audiência ao blog.
    Ué, mas não foi você quem disse: “Por isso desejo que meus filhos fiquem longe da igreja católica, onde fui criado e conheci seus males, Deus há de mostrar a realidade a meus filhos, distante de tanto ódio e punição.” Por isto te convidei a se retirar daqui já que queres ver seus filhos longe da Igreja Católica provavelmente você quer também, e como este blog fala coisas da Igreja Católica defendendo-a todo momento é contraditório você permanecer aqui, agora, cuidado, língua não tem osso, se hoje você e seus filhos querem viver longe da Igreja Católica poderá algum dia tiver que precisar de ajuda de algum padre, religioso ou de um leigo católico, seja para socorrer em algum hora inesperada como um acidente ou doença, ou se abrigar em um igreja por conta de algum desastre natural que tenha destruído sua casa, enfim, não podemos dizer que queremos ficar longe de algo porque não gostamos, terá algum momemto que precisaremos de alguém que vem de algum lugar que abominamos e lá estaremos sendo carregados nos braços desta pessoa, lembre-se da parábola do bom samaritano (Lc. 10, 29-37) leia e medite.

  9. Rodrigo
    Sim, concordo com o Sidnei…. PASSOU, não existe mais…

    Assim como EXORCISMO:
    Ainda existe

    Assim como “Pedaços da cruz de Cristo”
    Da onde se tirou isto?

    Assim como VENDA DE TERRENOS NO CÉUS
    Se existiu isto foi por padres que usaram a Igreja para proveito próprio, JESUS mesmo quem disse que em seu reino (a Igreja) haveriam joio trigo misturado, agora dizer que isto era em geral na Igreja já é levantar falso testemunho

    Assim como INDULGÊNCIAS.. espera um pouco.. essa voltou!
    Nunca saiu, as Indulgências, perdão das penas temporais do pecado, sempre existiram na Igreja, se houve abusos por parte de alguns pregadores de indulgências, isto vale no mesmo nível do comentário anterior.

    O que imcompreensível ao pessoal (cético, agnóstico, ateu e etc..) é o fato de que O PEDÓFILO NÃO TER SIDO EXCOMUNGADO.
    Isto o Jorge Ferraz já explicou em uma outra resposta, não vou me ater aqui

    Um pedófilo vale mais do que um grupamento de médicos que salvam VIDAS, não só a da criança, eles não começaram a trabalhar hoje por acaso? E foi a primeira pessoa que eles salvaram?
    Não, um pedófilo na vale mais que um grupamento de médicos que salvam VIDAS, mas um agrupamento de médicos que abortam e um pedófilo quase não vejo diferença nenhuma.

  10. 1. Rodrigo
    …deturpa as Sagradas Escrituras para a sua própria ruína…
    Matai todos os filhos varões e todas as mulheres que tiverem tido comércio com um homem
    Isso não está deturpado (desfigurado).
    Me redimo nos comentários acima. Onde concordei com o Sr. Sidnei.
    O fato de ter remitido tais versículos á pedofilia, provém do fato da baixa idade das meninas, apenas isso.
    Mas, a implicidade do genocídio alí descrito é incontestável.

    Não vou responder a este comentário que está parecendo mais um papo de bêbado, não fala coisa com coisa.

  11. 1. Agora, o que faltou mesmo foi vocês comentarem o que o Ricardo Dabo descreveu. Depoimento forte, por via de regra desconsiderado pelas leis frias da Igreja.
    Li o comentário do Ricardo Dado, e o que me chamou a atenção foi a última frase: “Demonstrem um pouco de respeito pela vida doando uma parcela do patrimonio de voces para que possamos fazer os tratamentos adequados à nossa recuperação”, ou seja, ele quer “dinheiro”, se ele quer um tratamento porque então não pediu só o tratamento, me desculpe, mas esta história pode até ser verdadeira, mas ta muito mau contada.

  12. Sidnei,

    Você também pode precisar ser amparado por pessoas de outras religiões num caso extremo, como colocou. Caso fosse auxiliado numa enchente pela Ressoar da Universal, pela Legião da boa vontade ou por espíritas, iria reclamar? Iria mudar de fé? claro que não. O importante é acreditar em Deus.

    E se mantenho meus filhos longe do catolicismo é por experiência própria. Posso me relacionar num exercício de argumentações sem o perigo de uma “recaída”.

    Fique tranquilo por mim.

    E sabe, tenho uma simpatia pessoal por vocês, com quem me enrosco em debates. Somos todos seres humanos, el Sid.

    Um abraço,

    Johnny

  13. Saudações,

    1 – Nâo permitir o aborto seria arriscar a vida de 3 crianças. Independente se iria ou não dar certo, o fato de ser de alto risco (laudos médicos publicados) já justifica o aborto.

    2 – A criança já sofreu demais com abusos e já tem traumas suficientes pro resto da vida. Completamente absurdo e radical uma arcebispo agravar este trauma com uma excomunhão. Ao menos que esta tivesse sido aplicada apenas a quem tem poder de decisão e não a uma menina de 9 anos (ou acham que ela tomou alguma decisão? E imaginem se ela viesse a ser católica, o trauma de saber que na igreja ela não poderia casar (sonho de toda garota católica).

    3- Sim, a igreja católica é uma instituição com fins lucrativos. Foi responsável por verdadeiros genocídios durante a inquisição e até hoje preserva dogmas maléficos a humanidade (como ser contra o preservativo, unica defesa de doenças mortais como a Aids).

    4- Sim, a igreja tem seu lado bom, o prórpio cristianismo tem seu lado bom e de bons ensinamentos mas que infelizmente (ao meu ver) não compensa seu lado negativo.

    5- Estudos de ongs comprovam que 5% dos padres dos EUA são ou já participaram de atos de pedofilia. O Brasil tem mais padres que os EUA.

    6- Se mesmo assim vocês católicos acham que a excomunhão foi correta. Então são tão ignorantes e infectados com uma grande preguissa mental que devem ir todos [CENSURADO].

    7- Para os que riram um abraço, para os que estão com cara de espanto e com raiva, [CENSURADO].

    Deus existe? Responda para sí. Ninguém precisa ser levado a acreditar no que você acredita, parem de pregar pois não respeitariam se ateus pregassem o ateísmo como os cristão pregão o cristianismo.

    Saudações.
    mp
    :: Ateu e enviado pelo satã a este blog para trazer os espiritos maléficos a todos os defensores do ignorante autor. 666

  14. As mesmas conversas fiadas de sempre…será que essa escumalha não tem outra atividade mais interessante do que entrar num blog católico e desfiar os chavões de sempre: Inquisição, riquezas da Igreja, etc…etc…etc…?
    Realmente, o número dos estultos é infiníto…

  15. Não sejam cegos, se o aborto não tivesse sido feito, não só os bebes mas a garota também morreria como resultado de uma gravidez em um corpo que não tinha estrutura para suporta-lá. Seriam 3 mortes e não apenas os fetos.
    “Escolha dos males sempre o menor”. Se é que vocês têm intelecto suficiente para entender essa frase.

    Alguém ai vai se revoltar com o padrasto pedofilo ou só com os médicos que salvaram a vida da garota?

    Ah esqueci! Vocês estão acostumados a aceitar pedófilos, dentro do seu clero é que não falta não é mesmo?

  16. A Parábola do Bom Samaritano é a única passagem daquele livrão de capa preta que faz algum sentido. E parece que a Parábola do Bom Samaritano é precisamente a única passagem daquele livrão de capa preta cheio de ordens para se dizimar povos e para estripar criancinhas e apedrejar blasfemos et cetera que a maioria dos cristãos praticantes faz questão de não ler.

    Basicamente ela diz que os verdadeiros amados de deus, os verdadeiros possuidores do passaporte para o céu, são os que fazem o bem aos outros, os que fazem aos outros o que gostariam que se fizesse a eles se estivessem em situação semelhante.

    Bom, eu não acredito em deuses nem em vida após a morte, vai contra o meu bom senso, vai contra a razão que o acaso me deu. Mas se eu pudesse acreditar em um deus e em um paraíso, eu gostaria que as coisas fossem assim, como na parábola do “profeta”.

    Tell me where is the LOVE in what your prophet has said?

  17. Bruno

    Se eu sou mesmo cego, você tem bola de cristal. Você vê o futuro, palhaço? Onde você viu que a garota morreria? Você tem por acaso alguma formação médica-obstétrica para falar essa barbaridade ou só está vindo aqui para encher o saco?

    Daniel Barbosa Reynaldo

    Se é à Bíblia que você se refere, a minha não tem capa preta. Acho que você está acostumado a lidar com protestantes. Em você não vejo nenhm bom senso, é apenas mais um retardado que veio aqui encher o saco. Como é que a razão pode vir do acaso, palhaço?

  18. 1. Johnny Garden
    Sidnei,
    Você também pode precisar ser amparado por pessoas de outras religiões num caso extremo, como colocou. Caso fosse auxiliado numa enchente pela Ressoar da Universal, pela Legião da boa vontade ou por espíritas, iria reclamar? Iria mudar de fé? claro que não. O importante é acreditar em Deus.
    E se mantenho meus filhos longe do catolicismo é por experiência própria. Posso me relacionar num exercício de argumentações sem o perigo de uma “recaída”.
    Fique tranquilo por mim.
    E sabe, tenho uma simpatia pessoal por vocês, com quem me enrosco em debates. Somos todos seres humanos, el Sid.

    E posso até precisar desta gente toda, mas não vou alimentar em meus filhos ódio e preconceito contra eles, posso até dizer o porque que eles acreditam assim e assado, mais jamais alimentar um sentimento anti-cristão como está sendo colocado aqui.

  19. Prezado Johnny.

    A quantidade de católicos não importa, o que importa é a qualidade sabe porque, a dois mil anos atrás eram 12 e olha que ainda mataram o mestre.

    Quando o Império Romano começou a fazer mártires por toda parte imagine você que a Igreja contrariando toda regra humana aumentou ainda mais, o sangue católico era semente de mais cristãos.
    Aliás até o Império Romano, o maior que já existiu se foi, mas a Igreja continua e como poderia uma instituição humana resistir tanto tempo a tantos ataques, tantos pecados cometidos pelos seus pastores, como ela não foi destruida ainda?
    Podemos colocar nesta lista o protestantismo, o iluminismo, o comunismo o capitalismo, a revolução Espanhola e a tantas outras coisas e nada da Igreja cair, ela é inabalável.
    Todos estes católicos que vão contra o bispo, e olha que não são poucos, podem ser colocados nesta lista aí em cima, mas para a tristesa deles a Igreja não vai perecer, a história sempre se repete.

    Cristo prometou que nunca abandonaria a nossa Igreja e isso basta é a sagrada Tradição.

  20. Prezado
    Daniel Barbosa Reynaldo

    O que você ou o que eu penso não importa nada.
    O que importa é a verdade.

  21. Caro Emerson, li os últimos posts e realmente nos entristece saber que alguns católicos ou não, seja por ignorância e desconhecimento da doutrina de Cristo deixada na sua única Igreja, estão sempre dispostos a condená-la quando ela a Igreja se coloca na defesa da vida, da sua dignidade em todas as instâncias desde a concepção até nos instantes finais. A Igreja sempre defendeu a vida desde a sua fundação, pois ela sabe que a vida é um dom de Deus e só Ele tem o direito total sobre a vida humana. É triste ver que hoje impera uma cultura de morte, proveniente de uma sociedade imediatista que sempre opta pelo caminho mais fácil, como foi neste caso desta menina que engravidou aos 9 anos, mesmo sabendo inclusive a medicina, é claro, que existem casos de crianças nessa faixa de idade que deram a luz a bebês e não morreram após o parto…

    Mas faço sua as minhas palavras quando você diz que a Igreja de Jesus não vai perecer. A história nos comprova isto. Mesmo na contramão do mundo quando a Igreja e os seus fiéis parecia que iriam desaparecer o poder de Deus a manteve.

    Esta é a Igreja fundada pelo Senhor da Vida e perpetuada pelo testemunho de tantos mártires. Também nós católicos somos hoje chamados a testemunhar o amor Deus aos homens mesmo que estes nos arremesem pedras e nos insultem.

    Fique na Paz do Cristo – Verdade, Vida e Caminho.

  22. Prezado Roberto.

    Isso mesmo irmão, mexeu com a Igeja, mexeu com a gente.

    Sabe, na quarta-feira de cinzas fiquei muito emocionado quando o padre fez a cruz com as cinzas em minha testa.
    Ter a cruz de Deus na fronte é uma honra que não dá para descrever.

    Na idade média era a cruz de Deus que ia a frente nos capacetes dos cruzados, nas bandeiras dos exércitos, nas coroas dos reis, nas velas das galeras.

    Que Deus me de a honra de morrer católico é o que mais peço todos os dias. A cruz é a nossa paz!

    Fique com Deus irmão, porque melhor do ser ser irmão na carne é ser irmão na fé.

    Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus Nosso Senhor
    dos nossos inimigos.

  23. Querido Dom José Sobrinho,
    Estamos escandalizados, com que os que se dizem seguidores da fé catolica, que estão condenando a aplicação da doutrina, que coube a vossa Exelencia como Bispo desta diocese em aplica-la, estamos solidarios e em oraçao pois sabemos que começou a perseguiçao a fé cristã e que teremos que ser fortes e unidos, pois essa perseguição e profetica.

  24. “Me aponte qual o padre que molestou alguma criança recebeu algum tratamento vip por parte da Igreja, por acaso algum pedófilo se tronou bispo, cardeal e até Papa, pelo que eu sei os padres pedófilos, que foram realmente declarados culpados através de provas contundentes estão na cadeia, então veja lá como fala da Igreja Católica, que o maior crime quem está cometendo aqui é você que está atacando uma religião com seus seguidores e tudo, isto já é descriminação religiosa.”

    Aponto este aqui Sidnei, dá uma olhada neste documentário e se envergonhe: http://www.dvdpt.com/l/livrai-nos_do_mal.php

    Vocês católicos fundamentalistas são patéticos!

  25. Rafael Frantz,

    Por que motivo um documentário sobre um padre pedófilo deveria nos envergonhar? A Igreja possui uma Doutrina Moral íntegra, que não se corrompe nem perde o seu brilho pelo fato de haver membros da Igreja que A desobedecem frontalmente.

    A Igreja Católica condena a pedofilia; os “recentes” escândalos sexuais que foram PLANTADOS pelos Seus inimigos para desmoralizá-La são uma página dolorosa do mundo moderno, mas em nada comprometem a veracidade dos Seus ensinamentos. Que tal julgar a Igreja por aquilo que Ela diz, ao invés de atacá-La por causa de comportamentos escusos de sacerdotes, que a própria Igreja condena?

    Dá uma olhada neste artigo:

    http://www.olavodecarvalho.org/semana/04272002globo.htm

    E, se puder, lê o livro original:

    http://www.amazon.com/Goodbye-Good-Men-Liberals-Corruption/dp/0895261448

    Depois volte aqui para a gente conversar.

    Abraços,
    Jorge

  26. “A Igreja possui uma Doutrina Moral íntegra, que não se corrompe nem perde o seu brilho pelo fato de haver membros da Igreja que A desobedecem frontalmente.”

    Perigoso dizer isso, afinal de contas no vídeo o padre pedófilo violou inúmeras crianças, mas os seus superiores ao invés de reprimí-lo buscaram a solução transferindo o mesmo de paróquia. Na nova paróquia ele continuou violando as crianças do lugar. Os superiores sabiam e silenciaram. O documentário é chocante pela hipocrisia dos bispos e arcebispos, e pela fata de vergonha na cara. Brilho da doutrina? A mesma doutrina que autoriza estupro, genocídio, uxoricídio, discriminação da mulher (Levítico)? Sinto muito, não vejo brilho nestas doutrinas.

    “os “recentes” escândalos sexuais que foram PLANTADOS pelos Seus inimigos para desmoralizá-La são uma página dolorosa do mundo moderno, mas em nada comprometem a veracidade dos Seus ensinamentos”

    Como dizem os italianos “carta canta”, ou seja, está tudo documentado. Dizer que foi plantado é querer tapar o sol com a peneira. É querer não ver os fatos que brotam como cogumelos do chão. É querer ser novamente LEVIANO como a igreja sempre foi. Parte deste artigo http://veja.abril.com.br/151106/p_112.html reflete bem a postura da igreja: “A exigência do celibato, a discrição que envolve os negócios da Igreja e a preocupação dos bispos com a própria carreira criaram uma cultura do silêncio”. Os bispos não denunciam os seus padres pedófilos com medo de não progredir na carreira eclesiástica! Vergonhoso duplamente!

    “Que tal julgar a Igreja por aquilo que Ela diz, ao invés de atacá-La por causa de comportamentos escusos de sacerdotes, que a própria Igreja condena?”

    A igreja diz que a moral deve ser extraída da Bíblia. A Bíblia diz que o estupro é aceitável, diz que ter escravos é aceitável, diz que praticar genocídio é aceitável, diz que passar seus inimigos pelo fio da espada é aceitável. Como posso julgar esses “santos” ensinamentos? REPUGNANTES, AVILTANTES, HORRENDOS. A igreja vai continuar sendo atacada, e espero, de maneira ainda mais dura e violenta por defender absurdos como esse. A igreja condena os padres pedófilos? Não parece pela notícia do emérito bispo de Olinda-Recife.

    Vou ler os textos indicados com atenção. Te sugiro que vejas o documentário, e se puderes conter o vômito e o asco pelo que verás espero a tua volta para conversarmos.

    Abraços
    Rafael

  27. Rafael Frantz, torno a perguntar, o padre aí em questão se tornou bispo, cardeal e até Papa, e depois que foi comprovada a culpa do padre ele continouo padre ou foi para a cadeia, pois se não foi para a cadeia a justiça falhou, e falhou feio.

  28. Os superiores sabiam e silenciaram.

    Quem disse que os superiores sabiam? O próprio padre pedófilo

    E, concedendo que soubessem, que diferença faz? A Igreja acaso manda que os pedófilos fiquem impunes? Não. Portanto, caso tivessem realmente ciência dos abusos, os superiores desobedeceram à Igreja como o próprio padre pedófilo. Por que motivo deveria a Igreja ser condenada quando os Seus membros A desobedecem expressamente?

    A mesma doutrina que autoriza estupro, genocídio, uxoricídio, discriminação da mulher (Levítico)?

    Não, a Doutrina Católica não autoriza nada disso. E favor não vir com o método tramontina de interpretação das Escrituras Sagradas, porque já bastam os hereges protestantes fazendo isso. Mais uma vez: é desonesto atacar os outros por coisas que eles não dizem.

    Dizer que foi plantado é querer tapar o sol com a peneira.

    Leu o artigo e o livro indicados?

    É querer ser novamente LEVIANO como a igreja sempre foi.

    Negativo. Quem sempre foram levianos foram os inimigos da Igreja. Veja-se o presente caso: tu te permites o patético espetáculo de acusar a Igreja por coisas que Ela não diz. Para mim, isso é que é leviandade.

    Parte deste artigo http://veja.abril.com.br/151106/p_112.html reflete bem a postura da igreja

    Claro, a VEJA! É a porta-voz oficial da Igreja Católica, né? E ainda vem falar em leviandade…

    A igreja diz que a moral deve ser extraída da Bíblia. (…)

    Blá-blá-blá-blá-blá. A exegese estúpida dos ateus de má vontade não corresponde ao ensino da Igreja. Vou ignorar a leviandade e repetir: Que tal julgar a Igreja por aquilo que Ela diz?

    A igreja condena os padres pedófilos? Não parece pela notícia do emérito bispo de Olinda-Recife.

    Em primeiro lugar, ele não é “emérito”. É Arcebispo titular. Em segundo lugar, em momento algum o Arcebispo de Olinda e Recife apoiou a pedofilia. Vou repetir mais uma vez: Que tal julgar a Igreja por aquilo que Ela diz?

    Te sugiro que vejas o documentário, e se puderes conter o vômito e o asco pelo que verás espero a tua volta para conversarmos.

    Tem o .torrent?

    Abraços,
    Jorge

Os comentários estão fechados.