Lixo no lugar das coisas sagradas

Santa Joana d'Arc, Notre-Dame
Santa Joana d'Arc, Notre-Dame (clique para ampliar)

Encontrei um “santinho” sendo vendido na Paulus. Comprei-o ontem – vinte centavos – só por causa da oração que está contida no verso dele. Ei-la:

ORAÇÃO A SANTA JOANA D’ARC

Corajosa menina, empunhando vosso estandarte com o desenho da cruz de Cristo e os nomes de Jesus e Maria, libertastes o rei e salvastes vossa Pátria do domínio estrangeiro. Olhai com piedade o terceiro mundo, dominado não por outros países, mas, por bancos internacionais que inventaram uma dívida injusta e cruel e pela globalização que mata de miséria e fome, em cada dois dias, o equivalente às vítimas da bomba atômica jogada sobre Hiroshima e Nagasaki.

Assim como enchestes de coragem, em vossa pequena aldeia do interior, e vos colocastes à frente de exército poderoso, enchei de coragem nossos governantes para que levantem a cabeça e partam em defesa do povo humilhado pela injustiça do desemprego, da pobreza, da fome e da falta de saúde. Louvado seja o Senhor pelo irmão fogo que separou vosso espírito da carne!

Louvado seja o Senhor pelo amor que foi o mais forte, porque ninguém tem mais amor do que aquele que dá a vida pelos irmãos. Amém.

Sinceramente, eu não consigo entender o que leva esse tipo de coisa ser vendida em uma livraria católica. É impressionante: não basta ignorar a religião, não basta ensinar o que lhe é contrário, não basta atacá-la e refutá-la: é necessário corrompê-la por dentro, apresentando caricaturas dela como se fossem ela própria, esvaziando-a de tudo o que ela tem de importante e colocando futilidades no seu lugar.

Lembro-me de que o monsenhor lá da paróquia gostava de propôr o seguinte problema: “imagine que existem dois homens. O primeiro deles entra sorrateiramente numa igreja à noite, arromba o sacrário, pega os vasos sagrados, espalha as partículas consagradas pelo chão e leva os vasos com ele. O segundo faz a mesma coisa mas, ao invés de espalhar as hóstias pelo chão, consome-as todas e, ao invés de levar os vasos sagrados, enche-os de lama e os coloca de volta no sacrário, fechando-o e deixando a igreja da mesma forma que encontrou. Qual dos dois cometeu pecado maior?”. E ele próprio respondia: “o segundo”. Porque colocou lama no Sacrário, sem contudo deixar claro o mal que fizera invadindo a igreja. Porque retirou Nosso Senhor do Seu lugar e, ao invés dele, colocou sujeira e imundície para ser adorada pelos fiéis. Porque fez com que os louvores e a adoração que competem a Deus fossem feitas à lama escondida nos vasos sagrados.

Às vezes penso que estes falsificadores da religião agem como este segundo homem da história que o monsenhor gostava de contar. Não se contentam com a blasfêmia e o sacrilégio: desejam usurpar o lugar da Religião Verdadeira e, nele, colocar qualquer porcaria inventada por eles. Apresentam o lixo ao povo fiel como se fosse a Religião Verdadeira. Fazem as pessoas seguirem os seus delírios acreditando estarem seguindo a Sã Doutrina legada por Nosso Senhor. Agem como o que coloca lama no sacrário, para induzir o povo fiel a adorar a imundície. E não tenho dúvidas de que o pecado destes é objetivamente maior do que o daqueles que atacam a religião às claras.

63 comentários em “Lixo no lugar das coisas sagradas”

  1. É demais pra minha cabeça, acabei ficando sem as respostas de novo!!! Ok. Vou sair fora sim e baseado na Biblia que diz “se recusar ouvi-los, dize-o à Igreja. E, se recusar ouvir à Igreja, seja para ti um pagão e um publicano”. Esse versiculo cabe bem a voces, pois nao querem ouvir a Palavra e sim discutir sobre religiao, voces sim estao fugindo quando nao respondem minhas perguntas, kd? Estao com medo? Pega mal né!!! Condena voces mesmos!!! Respondam!!! Em nunhum momento disse ser contra a igreja católica estou falando da Palavra, quem esta falando da igreja católica em todo o tempo sao voces, eu estou apenas defendendo a Palavra, só isso! Jesus nos intimou a pregar o evangelho, disse Ide e eu o faço em nome dEle e Ele disse: “quem vos ouve é a Mim que ouve, quem vos rejeita é a Mim que rejeita, e quem Me rejeita, rejeita Aquele que me enviou”, em outra passagem lemos: “se alguém vier até vós sem essa doutrina, não o recebais em vossa casa e nem o saudeis; porque quem o saúda toma parte em suas obras más”. A doutrina que voces me apresentam está longe de ser a que Jesus deixou, cheia de mácula, idolatria, falsidade, riquezas, ouro, fortunas, aliás, o voto de pobreza que os padres fazem ao se formarem é de mentirinha? Taí, mais uma pergunta que ficará sem resposta. Façam o seguinte, leiam acima todas as perguntas que fiz nas outras mensagens e se me responderem baseado na Palavra, volto, senao, dizem que quem cala consente, logo, vou entender que os hereges eu sei bem quem são!!! Aliás, será que voces sabem o significado dessa palavra? Pelo visto nao!!!
    Bem, voces decidem, se responderem eu volto, senao, vou entender bem quem está equivocado e por isso fogem do assunto!!!
    Cadê minhas respooostaaaaaaaaaaaassssssssss??????!!!!!!

  2. Antes de sumir desses que se dizem católicos, quero aqui pedir desculpas em nome deles à classe de irmaos católicos que entenderam minha intenção, sou amigo de muitos católicos, e com todos, sem exceção, me dou muito bem, discutimos a Palavra amigavelmente, sem crises, nem ofensas, pois eles, apesar de católicos, nao defendem uma religião mas a Palavra de Deus, a esses, meus respeitos e estimas, porem, a voces que enriquecem cada vez mais o vaticano com suas heresias e dogmas furados, e ainda os defendem, meus sentimentos, continuarei orando por voces, e um dia, creio, verão e entenderão o que quis alerta-los. Frequento uma igreja evangélica porem nao citei os evangélicos nenhum momento aqui, porque nao sigo a religiao evangelica, estou lá, porque me faz bem, sinto a presença de Deus lá, Ele fala comigo, e é onde hoje nao vejo nada que desabone a Palavra, mas em nenhum momento aqui defendi os evangelicos, apenas a Palavra, voces nao, defendem a religiao católica com unhas e dentes, pára!!! Acordem!!!
    Deus nao é uma religião, deus nao é católico, nem evangélico, Deus é Deus!!! Soberano!!
    Aos católicos vacinados da relligião meus respeitos e perdão, e tbm um pedido: orientem esses hereges por favor, eles estao queimando voces!!!
    Abc
    Carlos

  3. Boa tarde,

    Por que ao inves de ficarem aqui discutindo não entramos em contato com a editora que publica os santinhos e informamos o que esta ocorrendo, sugerindo inclusive a mudança/troca da oração que consta no referido santinho?
    E mais! Entremos também em contato com as livrarias que o estão vendendo alertando sobre a oração contida (tudo com educação e abertos para total diálogo)?
    Todos somos passíveis de erro e acredito que a livraria (na verdade o responsável pela compra dos santinhos ou qq outro encarregado) possa nem ter prestado muita atenção… e assim o mesmo foi parar em uma prateleira para ser vendido.
    Olha, acredito ser uma excelente idéia e que vai dar bons frutos!
    Fiquem com Deus,
    Paz e Bem!

Os comentários estão fechados.