Sucessão em Olinda e Recife

Começam a surgir os boatos sobre a sucessão de Dom José Cardoso Sobrinho – nosso Arcebispo já completou no ano passado a idade canônica de 75 anos e já enviou a carta de renúncia ao Santo Padre, que está à espera de ser aceita. O Diário de Pernambuco – fonte fidedigníssima! – garante que o sucessor pode sair esta semana. Eu, no entanto, guardo as minhas reservas.

Guardo as minhas reservas, porque sei que essas nomeações que vêm de Roma não têm data certa para acontecer; qualquer mês do ano, qualquer dia do mês, qualquer dia da semana, é um dia adequado para que o Santo Padre aceite uma renúncia de um bispo e publique a nomeação de um seu sucessor. Quais são as fontes trazidas pelo Diário de Pernambuco? Nenhuma. Apenas umas genéricas “fontes da Igreja Católica”. Por que motivo deveríamos dar crédito a notícias tão mal fundamentadas?

Estamos vivendo na iminência de uma transição que pode ser decisiva para a Arquidiocese de Olinda e Recife. Quem vive aqui, sabe como as coisas são complicadas: Dom José Cardoso Sobrinho é, sem a menor sombra de dúvidas, um verdadeiro herói, um sucessor dos Apóstolos  digno da posição que ocupa na hierarquia, um guerreiro incansável que, com esforços hercúleos, tem conseguido fazer maravilhas nesta Igreja Particula à qual eu tenho a honra de pertencer. As notícias sobre ele publicadas – algumas que eu reproduzi aqui mesmo, no Deus lo Vult! – dão testemunho inconteste disso.

Peço a oração de todos por nossa Arquidiocese. Angustia-me ter bem poucos nomes de bispos que, caso nomeados, deixar-me-iam tranqüilo. Na verdade, as “especulações” são muitas e não são todas lá muito agradáveis. A carta de renúncia de Sua Excelência, no entanto, está já nas mãos do Santo Padre desde o ano passado, que achou por bem manter Dom José no comando até então. Por quanto tempo mais ainda…? Quem o Vaticano nomeará para o suceder…? São perguntas cujas respostas ninguém tem. Mas podemos rezar; que Deus ilumine o Santo Padre, a fim de que o bispo que vier para esta diocese possa fazer jus ao nome do seu antecessor.

13 comentários em “Sucessão em Olinda e Recife”

  1. Rezemos a Deus, pedindo que, se não houver outro a altura e disponível, que se sagre um padre santo e valente, capaz de enfrentar todas tribulações que tanto sofre a Santa Igreja de Cristo.

    Rezemos, caríssimos… rezemos!!

    André Víctor

  2. Sou do Ceara.

    Guardem esse nome: DOM JACINTO BRITO. bispo de crateús-ce.

    Sou seu afilhado, a pouco tempo ele ja recusou pedidos para ser bispo de sobral ce, e da arquidiocesse de são luiz do maranhão.
    So que como ele mesmo ja me disse, não poderá fazer-lo novamente, caso a igreja o convoque.

    Penso, que ele o primeiro da lista destas bandas do nordeste.
    e so um palpite amigos.

  3. Um certo Bispo amigo me disse que Dom Fernando, Bispo de Garanhuns, seria um ótimo nome para suceder Dom José Cardoso … :-)

    Rezemos!

    Abraços e fiquem com Deus,

    Léo

  4. Hoje ( 16/04 ) duas grandes alegrias para os corações católicos! Primeiro parabéns a Dom José pelo prêmio Cardeal Von Galen, recebido em função de sua postura fidelíssima à fé católica no caso envolvendo o aborto de duas crianças. Também parabéns ao nosso amadíssimo Santo Padre Bento XVI por seus oitenta e dois anos de vida. Que Deus os conserve a ambos na santidade e fidelidade!

  5. Invoquemos a Santíssima Virgem, que sem dúvida não desamparará seus filhos, enviando-lhes um mal pastor.

    Invoquemos a Virgem do Monte Carmelo, rainha do Recife, para que o trabalho de Dom José seja ampliado e melhorado.

    Invoquemos a Virgem das Virgens, para que a Cátedra de D. Vital não seja de novo profanada.

    Esta cidade é de Maria Santíssima.

    V. Ora pro nobis Mater et décor Carmelli.
    R. Ut digni efficiámur promissionibus Christi.

  6. Enquanto em Recife e Olinda se lamenta a saída de D. José Cardoso, em outra capital do nordeste que fica cerca de 850km ao sul, se reza pela saída de um cardeal que nada ou quase nada acrescentou à fé e, pior, barra vigorosamente a Missa Tridentina… Rezemos para que venha um arcebispo digno para cá e para Recife!

  7. O heróico arcebispo de Olinda e Recife Dom José deixará uma lacuna que, praza à Deus, seja preenchida por um bispo exemplar e fiel ao Sagrado Depósito da Fé. Desde já minhas orações para que Nosso Senhor inspire ao Santo Padre um digno prelado para esta importante arquidiocese.

  8. D. José deixará saudades, mas deixará – acima de tudo – o exemplo grandioso de fé e de zelo com as coisas de Deus.

    Que a Virgem Maria o guarde e nos abençoe com um Bispo tão exemplar quanto D. José.

    O mundo precisa deste exemplo de fé coragem.

  9. As nomeações para o Brasil são tradicionalmente às quartas-feiras (cada dia da semana é reservado à nomeação de bispos de determinados continentes/grupos de países, na organização da Cúria). Excepcionalmente o Brasil tem uma vaga também às sextas-feiras quando é algum nome “fora da agenda” ou de relevância ou destaque – como foi o caso da nomeação de D. Orani Tempesta para o Rio de Janeiro.

  10. Dom Jacinto Brito Bisbo de Cratéus-Ce é um grande homem por onde tem passado tem se mostrado um profeta de Cristo tenho a grata e a satisfação de dizer que viajei em missões com ele pelas Ceb’s,sua vida como padre foi toda em nossa cidade, Pedreiras no Maranhão a cidade do Coração deste Bispo olhe lá se ele num chegue lá Havemus Papa! José Luiz Pregador do Terço dos Homens.

Os comentários estão fechados.