O custo da Arca

Um amigo mostrou-me este post do controle remoto. No início, achei que era somente mais uma das falcatruas envolvendo a Igreja Universal do Reino de Deus, daquelas sobre as quais nem adianta mais falar porque todos já estão cansados de saber. E, talvez, seja mesmo; não conheço a IURD para além das piadas feitas entre amigos e das manchetes que acompanho com vívido desinteresse, de modo que talvez isso que eu li agora seja expediente corriqueiro por aquelas bandas. Mas vamos ao que interessa.

O sr. Edir Macedo está pedindo ajuda para manter o site da Arcauniversal, baseado na seguinte prestação de contas apresentada no seu blog:

Aqui vão as despesas mensais com o site do Arca Universal:

  • – Hospedagem de Servidores
  • – Salário dos Funcionários
  • – Serviço de Imagens
  • – Luz/Água/Telefone + Gastos Administrativos

Em um Total de Custos de: R$ 107.622,00

E o sr. Felipe Neto está indignado com as despesas superfaturadas. Eu não sei o que são “serviços de imagens” nem o quê exatamente entra em “gastos administrativos”; mas me parece evidente que esta quantia empregada mensalmente para manter um site, se é que é realmente empregada, é um desperdício. Por quê? Simplesmente porque as coisas básicas para deixar o site funcionando – a hospedagem e [vá lá!] luz/água/telefone -, somadas a um salário justo para uma quantidade razoável de funcionários, fica muito aquém disso. Agora, se este “serviço de imagens” inclui processamento pela NASA, se os “gastos administrativos” cobrem as despesas com os processos que a IURD sofre, e se entre os funcionários estão especialistas em futilidades pagos a peso de ouro, aí sim a conta, talvez, atinja o valor estipulado pelo sr. Macedo.

É óbvio que é indecente gastar cem mil reais por mês para deixar um site funcionando. Este primeiro ponto é incontestável; no entanto, há dois outros pontos periféricos na história toda que eu não quero deixar de abordar.

Primeiro: o sr. Felipe disse no seu blog, logo no início do texto sobre o Edir Macedo: “Seu poder [de Edir Macedo] de mentiras e lucro através da fé só perde para a Igreja Católica pré-Reforma, por meados do século XV e XVI, com suas indulgências, venda de um pedaço no céu, venda de salvação das almas dos mortos, venda de pedaços da cruz de Cristo e ossos dos apóstolos”. Alto lá, sr. Felipe Neto, alto lá! Não aceito que a Igreja de Nosso Senhor seja comparada, sob nenhuma ótica, com esta ante-sala do inferno chamada Igreja Universal do Reino de Deus. É engraçado: até mesmo para falar mal do Edir Macedo, é necessário atacar a Igreja Católica! Nunca houve “mentiras e lucro através da fé” na Igreja de Nosso Senhor, nem na “pré-Reforma” e nem em nenhum outro momento da História. Os abusos cometidos por alguns membros do clero sempre foram combatidos pela instituição. Para sustentar a sua calúnia, deve o sr. Felipe Neto mostrar a bula papal que contém a contabilidade devidamente documentada dos gastos com os terrenos do Céu e relíquias dos santos, anexadas às tabelas de indulgências e do pedido formal de doações. Acaso ele pode fazer isso? Nós, católicos, no entanto, podemos provar que a simonia [comércio de coisas sagradas] era proibida muito antes de Lutero

Segundo: muito mais grave do que o dano provocado ao corpo é o dano provocado à alma; muito mais sério do que roubar dinheiro, é roubar das almas a Fé Católica e Apostólica sem a qual é impossível agradar a Deus. As irregularidades cometidas pela Igreja Universal não são a raiz do seu problema; são conseqüência de um problema de fundo muito mais sério, que é a tentativa de se colocar – por conta própria – uma outra igreja no lugar d’Aquela que foi estabelecida por Nosso Senhor. O problema radical do sr. Macedo et caterva não é financeiro, é teológico e, deste, decorrem todos os outros. Enquanto isso não for levado em consideração, podem denunciar mil e uma irregularidades, podem fazer provérbios e contar anedotas, podem conduzir investigações e abrir processos, que as cabeças do monstro vão renascer uma a uma por mais que se as cortem.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

49 comentários em “O custo da Arca”

  1. Cuidado Jorge Ferraz por ter falado mal da igreja universal e do Edir Macedo hoje a noite no Jornal da Record poderá ser noticiado que um site católico, veja bem que eles vão distorcer a notícia a tal ponto que seu blog vai virar site e seu blog particular que defende a Igreja vai ser da própria Igreja, pois bem, voltando ao assunto, que um site católico está levantando calunias de sua santidade o Sr. Edir Macedo e de sua santa igreja, eles são peritos nisto, haja vista a guerra que eles abriram contra a folha de São Paulo por esta noticiar algo sobre o Edir Macedo e sua igreja, bem neste caso é cobra engolindo cobra, por mim quero mais que eles se destruam, pois a folha de São Paulo quando é para denegrir também a Igreja Católica faz igual a este Felipe Neto inventa, menti, faz de uma mosca um cavalo de uma sardinha uma baleia, esquece dos santos e das pessoas que deram bom testemunho na Igreja e colocam uma lente de aumento sobre aqueles que foram infiéis a própria Igreja, esquecendo o que disse JESUS que em seu reino a Igreja haveria trigo e joio misturados mas para esta gente parece que só há joio na Igreja. Que DEUS os perdoe por tanta ignorância ou má fé mesmo.

  2. Só os cegos e teimosos no erro não percebem os frutos podres da dita “reforma protestante”. Estas igrejolas são filhas todas de Lutero e de sua soberba!

  3. Jorge,

    Uma singela retificação no nome da iURD: igrejola Universal do Reino do Dólar (americano, de preferência…).

    Como vimos, os fatos atestam de per si.

  4. Ante-sala do inferno é pouco… Aquilo é um antro de ignorância e de heresia! Reparem o português das respostas ao post do (P)Edir Ma(is)cedo! Virgem Santíssima! Nem na época do famigerado Mobral o nível era tão baixo!

    É verdade… quando um protestante é inteligente, quando não é “papagaio de pastor” e estuda a fundo a Bíblia e os Santos Padres da Igreja Primitiva, torna-se católico… Com G.K. Chesterton foi assim! E terminou sua vida como excelente católico!

    Agora, quando o cidadão não quer estudar e não procura se informar, mas apenas repetir o blá-blá-blá dos “pastores”, além de herege protestante, torna-se uma nulidade no português… Eis a clientela do Sr. Ma(is)cedo!

  5. Jorge,

    E o orçamento anual de 250 milhões de Euros do Vaticano, com seus 1600 padres?

    É por esses motivos que não sou contra a fé, sou contra sua institucionalização. Por mais que os ideais sejam nobres (não no caso do Macedo, claro!), são corrompidos pelos seres humanos que compõe o clero…

  6. Essa não é do blog do Macedão, mas também é espetacular: a TV Record tem programação tão baixa porque “é melhor para os pastores fazer programas numa oportunidade como essa, ou seja, comunicar a fé logo após esse tipo de programa, em que milhares de pessoas, certamente, não estariam assistindo a Record”[sic].

    A baixeza da TV Record seria, veja só, fruto da “sabedoria que Deus[sic] tem dado à direção da Igreja para usar veículos tão poderosos”.

    Dá para acreditar? É o deus do Edir Macedo quem dirige as transmissões pornográficas da Record!

    Confira: http://conteudo.arcauniversal.com/2009/04/04/record-a-guardia-da-fe/

  7. Mallmal,

    O Vaticano é um Estado e, como tal, tem custos para manter sua estrutura, por exemplo, diplomática,imprensa, Congregações (ministérios), etc. Além disso, o Jorge deixou muto claro em seu texto que não critica o gasto em si, mas, sim, a magnitude de certos gastos totalmente descolados da realidade.

    O problema não é valor gasto, mas, sim, sua utilização.

  8. Mallmal,

    Do Vaticano ou da Santa Sé? São coisas diferentes…

    Outra coisa, no lugar onde tu foste buscar as receitas, por acaso não tinha também as despesas? A Santa Sé nunca fecha com um superávit deste tamanho. Inclusive em 2007 fechou com déficit de 9 milhões de Euros. E isso não é segredo, porque todo ano a Santa Sé torna público o seu balanço financeiro.

    Aliás, o mesmo site diz que, só na cúria romana, trabalham 2.748 pessoas, entre sacerdotes e leigos…

    Sem considerar as despesas da Igreja no mundo inteiro e sem comparar os valores citados com os balanços de outros países, portanto, teu questionamento é descabido.

    Abraços,
    Jorge

  9. Mallmal, sempre tentando dar uma desculpa!

    Você não cansa disso não?

  10. Por isso que em cada canto pipoca uma igreja evangélica:

    “Pequenas igrejas, grandes negócios”… me admira que isso nunca foi citado no programa (homônimo) dos domingos pela manhã na Globo… :D

  11. Jorge, não fui checar os números, realmente. Usei os que sabia de cabeça.
    De qualquer modo, 1600 ou 2300, tanto faz. Não muda a magnitude.

    Até entendo sua argumentação pelo lado da conservação dos museus, etc. Mas o orçamento anual do Louvre é de 180 milhões de euros! O Louvre possui provavelmente a maior coleção de artefatos e uma estrutura gigantesca.

    Pôxa, não tem como justificar essa diferença! Só se lembrarmos que o papa veste sapatos Prada! Há um desperdício monetário absurdo no Vaticano com Guarda Suíça, alojamento cinco estrelas de inúmeros padres visitantes, chefs de cozinha para o Sacro Colégio, etc.

    Ao mesmo tempo, o Ratzinger visita a África e admira a miséria humana…

    Presumo que você abomine o mau uso da máquina estatal para conforto pessoal dos nossos nobres representantes escolhidos por voto. Vou deixar o papa de lado para facilitar a discussão. Você acha justo tanto desperdício de dinheiro para o conforto pessoal dos cardeais, bispos e até mesmo padres? Qual é a sua justificativa?

  12. Mallmal,

    Não sabia que é feio citar números de cabeça para acusar os outros sem nem mesmo se dar ao trabalho de os checar?

    Você parece não se importar com números. Eu falei 2700, e não 2300! Mesmo que não mude a ordem de magnitude, a diferença é de mais de dois terços. Como assim não faz diferença? Aliás, se você não está prestando atenção nem mesmo nos números que foram aqui colocados [para confundir 2300 com 2700], como quer acusar a Igreja de corrupta citando números que não sabe de onde tirou?

    E quem falou aqui em “conservação de museus”, para que se possa fazer uma comparação simpliciter com o Louvre?! Por gentileza, procure o balanço da Santa Sé para ver no que é aplicado o dinheiro que você citou, antes de lançar calúnias gratuitas.

    Pode começar citando [claro, com as devidas prestações de contas] o “tanto desperdício de dinheiro para o conforto pessoal dos cardeais, bispos e até mesmo padres”. Se for somente para cuspir acusações nós não precisamos, obrigado – guarde seu preconceito para si.

    Abraços,
    Jorge

  13. Que a Paz esteja com vocês!

    Os números são os seguintes:

    A receita foi de 236,737 milhões de euros.

    A despesa foi de 245,805 milhões de euros, relativas a gastos ordinários e extraordinários, de órgãos da Santa Sé nos quais trabalham 2.748, sendo 1.637 destas leigas.

    Um saldo negativo de 14 milhões de euros em 2007 foi registrado por causa da Rádio Vaticana e dos custos de publicação do Osservatore Romano.

    Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2008/07/11/debilidade_do_dolar_deixa_vaticano_no_vermelho_1435693.html

    Paz e Bem

    Euripedes Costa

  14. Que a Paz esteja com vocês!

    Um esclarecimento:

    O saldo negativo de 14 milhões euros em 2007 é referente à área de comunicação social.

    No geral o déficit foi de 9 milhões de euros em 2007.

    Paz e Bem

    Euripedes Costa.

  15. Como sempre sr. Mallmal, você parece acreditar nesta imprensa distorcedora de informações – e opiniões.

    Rapaz, cresça um pouco. Pois seus ”argumentos” parecem de meniniho mimado.

    Sempre tentando dar uma desculpa, em sr. Mallmal!

  16. Olha, o Papa os Bispos e padres no Vaticano podem ter o conforto que quiserem pois eu não troco minha vida pela deles, será que é bom dirigir uma Igreja cujo rebanho são um bando de ovelhas teimosas que teimam mas seguir os lobos que seus pastores?, será que é bom dirigir uma Igreja e guardar o fiel depósito confiado por CRISTO aos seus Apóstolos e estes aos seus Sucessores e ainda serem taxados o tempo todo de atrasados, retrógados e outros adjetivos que ofendem até a mãe deles?, será que é bom dirigir uma Igreja e se manter fiel o tempo todo sem cometer algum pecado grave pois se vir a cometer a mídia e as pessoas do mundo não perdoariam e acusariam na cara de pecadores e imorais e que não são dignos de falar de moral pois são tão pecadores como os outros, haja vista que se eu, vir a cometer um pecado quase ninguém vai ligar tanto para isto, pois sou um cidadão como outro qualquer já os dirigentes da Igreja vier a cometer um pecado que se torna público, pelo seu cargos que exercem na Igreja, coitados deles, são massacrados sem dó nem piedade, é claro que alguns pecados são até crimes como nos casos dos padres que desgraçadamente cometeram atos de pedofilias, porém a casos que nem pecados há e a impressa nojenta do mundo distorce até que seja, então, por favor, dizer que é bom morar e trabalhar no luxo e conforto do Vaticano é bom então porque não se esforcem para ir trabalhar lá?, sinceramente volto a dizer, prefiro viver minha vida pacata e simplória do que viver como vive o Papa, que pode até viver em meio ao conforto mas nunca vi um homem ser tão incompreendido por todos até mesmo pelo rebanho que ele apascenta.

  17. Só uma correção!

    O Papa não usa sapatos PRADA.

    Já foi até desmentido pela sala de imprensa do Vaticano. Isto é só mais uma das falácias que a imprensa anti-católica despeja para o mundo a fora.

    Abraços e até mais ‘ver’.

    André Víctor

  18. Dando credibilidade ao número de EUR 180 MM para sustentar o Louvre , começo a achar muito pouco EUR 250 MM para o Vaticano…

  19. Jorge, você discorda que os cardeais vivem cercados de luxo e riqueza?

    A questão dos números foi puro ad hominem da sua parte. Parece que você ficou irritado…

    Quando estamos discutindo cifras em torno de 1 bilhão de reais anuais, tanto faz se são 1600, 2300, 2700 ou 5000.
    O que importa é que são gastas quantias absurdas de dinheiro por morador. Como disse, não altera nem um pouco a magnitude.

    Tentei encontrar a prestação de contas do Vaticano, mas não encontrei. Você pode me passar o link?

  20. Alguém pode explicar para o Mallmal que o Vaticano como um pais ou uma empresa tem gastos com: água; luz; telefone; salários e encargos, manutenção do patrimônio que no caso do Vaticano é até artístico, histórico e cultural, também despesas com saúde e doações que o Papa dirigi ao mundo inteiro, será que tem alguém que convence esta criatura sobre isto tudo ou será que ele haja que o dinheiro fica nos colchões do Papa e dos Cardeais que aí residem, que eles nadam em piscinas cheia de dinheiro, o que homens idosos que só tem uma coisa no pouco tempo de vida que restam é só para trabalhar para Igreja e somente isto, será que uma pessoa como o Papa que poderia estar gozando de uma aposentadoria tranqüila no interior da Alemanha está no Vaticano dirigindo uma Igreja que como já escrevi cheia de fieis mais infiéis que fieis, se incomodando o tempo inteiro pelas suas palavras serem distorcidas o tempo inteiro para que a opinião pública fique sempre contra ele, qualquer pessoa, inclusive eu, já teria desistido de tudo isto, jogado tudo para o alto e não queria nem saber de dirigir uma instituição como a Igreja, mas lá está o Papa um homem com mais de 80 anos de idade sofrendo afrontas de todos os lados e que eu saiba quando tira uma folga ele não vai a uma praia, não viaja em um pacote turístico, não se hospeda em hotéis 5 estrelas, não passeia de iate, etc, portanto é ridículo querer desfazer do Papa, da Igreja pelos gastos do Vaticano, da Santa Sé, diante das receitas e despesas do Vaticano, enxergo muito mais que $ vejo uma Igreja que como instituição divina mais também humana precisa de alguma renda para se manter, mas há os que apenas só vem o $ e não os gastos para se manter a Igreja e seu governo, pois no fundo no fundo agem como Judas como está na passagem de João 12, 1-11.

  21. Tá, Sidnei.

    Mas qual é a necessidade de tanto luxo e ostentação?

    O carpinteiro que fundou a ICAR não era muito afeito a essas regalias materiais!

    Muito pelo contrário – vou chover no molhado – ele disse que seria mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no reino dos Céus…

    Ainda continuo achando inconsistente a exuberância e a soberba exibida pelos sumos representantes da ICAR…

  22. Mallmal,

    Jorge, você discorda que os cardeais vivem cercados de luxo e riqueza?

    Sim, discordo visceralmente, se você com isso estiver querendo comparar os cardeais da Santa Igreja com magnatas milionários, insinuando que o dinheiro da Santa Sé existe para sustentar o luxo dos membros da cúria.

    Quantos cardeais ou membros da Cúria Romana você conhece? Tem a declaração dos bens deles? Sabe como é o dia-a-dia deles, o que eles fazem, no que são aplicados os seus haveres?

    Onde estão – peço mais uma vez – as provas da gravíssima acusação de “tanto desperdício de dinheiro para o conforto pessoal dos cardeais, bispos e até mesmo padres” que você fez aqui? Ou então uma retratação. Ulteriores comentários seus estão condicionados a uma das duas coisas acima.

    A questão dos números foi puro ad hominem da sua parte. Parece que você ficou irritado…

    Sim, fiquei, porque acho um expediente verdadeiramente vil e desprezível, cretino, insinuar que a Igreja é corrupta e que as finanças da Santa Sé são utilizadas em benefício próprio dos membros da Cúria, quando se admite não ter sequer visto o balanço financeiro da Santa Sé e quando não é capaz de oferecer as mínimas provas das calúnias que vomita.

    Quando estamos discutindo cifras em torno de 1 bilhão de reais anuais, tanto faz se são 1600, 2300, 2700 ou 5000.
    O que importa é que são gastas quantias absurdas de dinheiro por morador. Como disse, não altera nem um pouco a magnitude.

    A Igreja Católica tem mais de um bilhão de fiéis. O gasto por membro da instituição é portanto irrisório.

    Tentei encontrar a prestação de contas do Vaticano, mas não encontrei. Você pode me passar o link?

    Não tenho. Escreva à Prefettura degli Affari Economici della Santa Sede [Palazzo della Congregazioni, Largo del Colonnato, 3, 00193 Roma. tel. 06.69.88.50.11 fax. 06.69.88.50.11, segundo a wikipedia] solicitando-o.

    Só encontrei as duas intervenções da Sala de Imprensa da Santa Sé, feitas pelo card. Sebastiani por ocasião da apresentação dos balanços de 2005 e de 2006. Mas não é o balanço detalhado.

    Ainda continuo achando inconsistente a exuberância e a soberba exibida pelos sumos representantes da ICAR…

    E eu continuo achando absolutamente descabidas as suas queixas sobre coisas que você manifesta e assumidamente ignora.

    Reitero que estou esperando as provas da sua acusação ou uma retratação quanto a ela.

    – Jorge

  23. Oi Mallmal

    Pelo visto você está precisando colocar as coisas em perspectiva. De novo :)

    Vamos entender uma coisa aqui: não dá para confundir RECEITA e DESPESA com PATRIMÔNIO. Receita é o dinheiro que entra, despesa é o dinheiro que sai, patrimônio é aquilo que foi acumulado pelos séculos de existência da Igreja, que são muitos.

    Para a aquisição deste PATRIMÔNIO bi-milenar muitos serviços foram contratrados e pagos na época, como a estrutura arquitetônica da Praça de São Pedro e a pintura da Capela Sistina; outras tantas coisas foram doadas por cristãos abastados de inúmeras gerações. Estas riquezas todas, portanto, não são mostra da busca deste ou daquele sacerdote ou bispo pelo luxo – nem mesmo os da Idade Média tão vilipendiada – mas sim mostra da devoção a Deus de muitos povos e muitas pessoas ao longo destes dois milênios.

    Porque, menino, quem muito ama muito procura agradar. Eu, e tenho certeza que você também, sempre que recebo um amigo em casa procuro apresentar uma mesa com comidinhas apetitosas, bebida gelada, ligo o aparelho de ar-condicionado, porque Deus foi generoso com minha família e nos deu condição para tal. Da mesma forma, quando vou à casa de um amigo procuro levar uma boa garrafa de vinho ou preparo uma comidinha especial para degustarmos juntos. Estes gastos são simbólicos do meu desejo – e o de qualquer pessoa que gosta de alguém – de mostrar o tamanho de meu cuidado e afeto.

    Hoje em dia mostrar afeto por Deus é demodê, como temos percebido, mas ao longo dos séculos muita gente quis fazer isto mandando construir Igrejas lindas em honra e por amor a Deus. Voc6e mesmo estudou no Colégio Sào Bento, que é uma mistura linda do trabalho amoroso dos monges na construção de pedra e na feitura dos entalhes de madeira e do talento artístico portugu6es das lindas imagens dos altares. Aquele mosteiro foi construído ao longo de muitos anos, mas hoje é uma obra de arte que CUSTA MUITO para manter. Da mesma forma que eu imagino que a estrutura do Vaticano seja bastante custosa.

    Entretanto, menino, comparar o dinheiro gasto para a conservação de uma estrutura gigantesca de serviço e de trabalhos, além de um patrimônio de dois mil anos com a desfaçatez do tal “Macedão” (sic)em apresentar tal “demonstrativo” de gastos é totalmente sem sentido.

    Algumas pessoas me dizem que a Igreja “deveria” vender todas as suas riquezas e doar aos pobres. Eu digo que não deveria, nem poderia, da mesma forma que o governo francês não faria o desmonte criminoso do Louvre e de inúmeros museus para doar pão aos pobres. Porque já foi dito que “Nem só de pão vive o homem”.

    Os sacerdotes trabalham muito, e leigos dedicados também, para a difusão da Palavra e para a conservação do patrimônio do qual é fiel Guardiã.

    Você acha MESMO que é a mesma coisa que a IURD faz????

    Eu tenho confiança que não.

    Não me desaponte… :)

    Sue

  24. Errata:

    Voc6e = Você

    Sào = São

    portugu6es = português

    Os sacerdotes trabalham muito, e leigos dedicados também, para a difusão da Palavra e para a conservação do patrimônio do qual [a Igreja] é fiel Guardiã.

    Desculpem a pressa da digitação.

    Sue

  25. Que a Paz esteja com você

    Caro, Jorge

    Não soa estranho, por exemplo, o arcebispo aí de Pernambuco residir num local denominado Palácio de Manguinhos?

    Desculpe-me, mas é algo que não consigo compreender, por tudo aquilo que Jesus recomendara aos apóstolos…

    Paz e Bem

    Euripedes Costa.

  26. Eu iria responder ao Mallmann pela pergunta que foi me dirigida mas o Jorge Ferraz e o o Assunção Medeiros já responderam muito bem a questão que o Mallmann me dirigiu, somente quero lembrar uma coisa, quando JESUS disse: “que seria mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no reino dos Céus…” ELE falava dos ricos apegados as sua riquezas e que faziam de suas riquezas seus deuses, não que todo rico não possa entrar no Reino dos Céus, Isto é papo do pessoal da esquerda dos seguidores da T.L. pois JESUS nunca disse que os ricos não herdariam o reino dos céus, pois suas mensagens também foi dirigida aos ricos como Zebedeu, José de Arimatéia, Nicodemos e por aí em diante, o que ELE disse sim foi que a riqueza pode se tornar empecilho para a salvação se esta não for uma parte distribuída aos irmãos mais necessitados e se a mesma é fruto de roubo e de fraude, isto está longe de estar ocorrendo na Igreja pois este luxo e ostentação que você não concorda que há no Vaticano o que não vejo luxo e ostentação nenhuma pois caso contrário também eu deveria ver este mesmo luxo e ostentação nos palácios de Brasília a onde trabalham e residem nossos governantes como o Lula que reside no Palácio da Alvorada e trabalha no Palácio do Planalto ou a Rainha da Inglaterra que reside em um palácio que poderíamos dizer ser muito mais rico e luxuoso que o Palácio do Papa em Roma e tantos e tantos governantes por este mundo a fora que residem e trabalham em palácios que superam de longe das residências ditos palácios sejam dos Bispos ou do Papa no Vaticano, e tais locais devem ser assim mesmo porque se não você gostaria que um pais ou a Igreja fossem governadas aonde?, debaixo de uma árvore de uma ponte, e para encerrar este comentário me lembro de uma passagem da Bíblia o qual São Pedro pergunta a JESUS que eles os Apóstolos deixaram tudo para seguir JESUS e qual a recompensa que eles iriam receber por causa deste gesto, nisto JESUS responde: “”Em verdade vos digo: ninguém há que tenha deixado casa ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras por causa de mim e por causa do Evangelho que não receba, já neste século, cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e terras, com perseguições e no século vindouro a vida eterna.” (Mc. 10, 29-30).

  27. Que a Paz esteja com voces!

    Em (Mc 10, 29-30), Jesus quis justamente mostrar aos seus discípulos, o quão difícil é para aquele que detém riqueza material desfazer-se dela, tal é o apego que estas pessoas estabelecem por ela. Numa IRMANDADE verdadeira a casa do outro também é sua casa, as terras do outro também são suas.

    O Reino pregado por Jesus implicaria na partilha, entre si, de tudo aquilo que viessem a possuir, bem como num relacionamento no qual a mãe do outro deveria ser acolhida como sua mãe e o outro deveria ser acolhido como seu irmão.

    Então Jesus conclui dando-lhes a seguinte lição: “Sabeis que os que são considerados chefes das nações dominam sobre elas e os seus governadores exercem poder sobre elas. Entre vós, porém, não será assim: todo o que quiser tornar-se grande entre vós, seja o vosso servo; e todo o que entre vós quiser ser o primeiro, seja servidor de todos.” Mc (10, 42-44).

    Paz e Bem

    Euripedes Costa.

Os comentários estão fechados.