Bispo de Limeira e ordenação de mulheres

closeAtenção, este artigo foi publicado 8 anos 3 meses 18 dias atrás.

Acabei de ver no blog do Marcelo Moura Coelho que o bispo de Limeira afirmou ser possível a ordenação de mulheres. Isto foi dito em uma entrevista concedida ao Jornal de Limeira do dia 02 de dezembro de 2007, portanto há quase um ano e meio. Como o meu amigo já teceu os comentários pertinentes sobre o assunto, abstenho-me de fazê-lo, apenas indicando o seu blog para quem quiser saber mais sobre o assunto.

Em dezembro de 2007. Não sei se Sua Excelência mantém ainda a mesma posição sobre o assunto; entretanto, mesmo em 2007, tal posição era completamente injustificável, uma vez que a Ordinatio Sacerdotalis de João Paulo II que fecha a questão é de maio de 1994, treze anos, portanto, antes da entrevista de Dom Vilson. O Papa escreveu a sua carta apostólica “para que seja excluída qualquer dúvida em [este] assunto da máxima importância”; é frustrante saber que, treze anos depois, um sucessor dos Apóstolos no Brasil lança dúvidas sobre este tema, semeando a confusão e impedindo a doutrina da Igreja de ser conhecida em toda a sua clareza.

Não encontrei nenhuma retratação do bispo de Limeira sobre as suas palavras. O que sei é que os católicos de Limeira estão em uma campanha para conseguir a celebração da Forma Extraordinária do Rito Romano em sua diocese, campanha que, até o presente momento, tem se mostrado infrutífera. Parece que sintonia com a Igreja é uma coisa que está faltando naquela diocese. Rezemos pelos nossos bispos, rezemos por todos os católicos.

Gostou? Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someonePrint this page

16 thoughts on “Bispo de Limeira e ordenação de mulheres

  1. Marcelo Moura Coelho

    Acho que a luta pela celebração da Santa Missa no Rito Extraordinário vai ser árdua em Limeira. Na mesma entrevista que falou sobre a ordenação de mulheres o bispo deixou bem claro o que pensa dos “ultraconservadores” (termo utilizado por ele)

  2. argo

    No dia em que os sacerdotes forem mulheres, em que, apenas, sacerdotisas ministrem ritos, pode ser que a coisa melhore.

    Esse negócio de homem não fazer coisa com coisa, é certo para preguiçosos como os católicos.

  3. Alien

    Homens engravidam… mulheres! Vide o presidente do Paraguai… :-/

  4. Amin Abou Faisal

    Uma vez Sr. Jorge recomendou que uma pessoa “dobrasse a língua antes de falar (de) um sucessor dos apóstolos”. Mas, nem sempre é possível deixar de falar, não mal, todavia, a verdade. Este Bispo levanta uma questão estúpida, pois, só os insanos ou católicos sem amor pela doutrina da Igreja são capazes de levantar polêmica sobre coisas equívocas, que só servem para fomentar o desejo nos revolucionários de reinvindicação e protextos a favor destas loucuras. Antes do Concílio Vaticano II, ousaria ir até a sacristia de uma Igreja se tivesse que passar obrigatoriamente pelo altar onde estava sendo celebrado o augusto sarifício da Missa. Lembro-me, meses atrás, o padre estava sem coroinhas, e a missa tridentina começou, sendo que as senhoras que arrumam o altar haviam esquecido de levar a salva com as galhetas para credência durante a preparação. Eu subi ao altar deixei lá as galhetas e o manustérgio, do lado da epístola, no cantinho. Hoje em dia, mulher pode ser ministra, coroinha pode ser garota de batina. Algumas religiosas revoltadas querendo ordenação sacerdotal para mulheres, leigas em manifesto em prol disto. Até alguns Bispos e padres favoráveis. Aonde iremos? Interessante que até monge beneditino pensa assim, como é o caso de Dom Clemente Isnard, arcebispo. A “ordinatio sacerdotlis” de João Paulo II é ignorada por gente não santa que pensam tais coisas. Felizmente o santo padre é assistido e escolhido pelo Espírito Santo. Agor, porque um Bispo, escolhido para ser sucessor dos apóstolos pode levantar estas idéias equívocas e sem nenhum sentido ou vantagem espiritual para Igreja? Só malucos acreditam nisto. No dia em que mulheres criarem asas, poderam ser sacerdotisas ou “madres”…

  5. ANÔNIMO

    ACHO QUE ISSO TUDO NAO PASSA DE UM ENGANO.
    ESTÃO JULGANDO NOSSO BISPO DE LIMEIRA E NOSSOS PADRES INJUSTAMENTE.
    ESSAS PESSOAS QUE SE DIZEM “CATÓLICOS DE LIMEIRA” NÃO SABEM O MAL QUE ESTÃO FAZENDO PRA IGREJA.
    ALÉM DISSO, QUEM DEU A ELES O DIREITO DE USAR A NOMENCLATURA “CATÓLICOS DE LIMEIRA”?
    SABEMOS QUE ELES SÃO UMA PEQUENA MINORIA, E POR ISSO NÃO TEM O DIREITO DE FALAR USANDO ESSA NOMENCLATURA, COMO SE FOSSEM EXPRESSÃO DA MAIORIA DOS CATÓLICOS DE LIMEIRA, NA VERDADE TODOS SABEM QUE NÃO SÃO…
    A MAIORIA DOS CATÓLICOS DE LIMEIRA, BEM SABEMOS POR FATOS VIVENCIAIS, NEM ESTÃO INTERESSADOS NA MISSA DE SEMPRE, NÃO POR DESPREZÁ-LA, POIS NÃO DESPREZAM, MAS PORQUE SENTEM-SE BEM COM A MISSA NOVA.
    ACHO INJUSTO ESSE PESSOAL SE CHAMAR “CATÓLICOS DE LIMEIRA”. DEVERIAM ANTES PEDIR PERMISSÃO PARA A MAIORIA CATÓLICA ANTES DE REIVINDICAR ALGO EM NOME DE TODOS NÓS.
    EU NÃO SOU CONTRA A MISSA DE SEMPRE.
    MAS SOU TOTAMENTE CONTRA A FORMA DE ALGUNS GRUPOS A REIVINDICAREM, QUE NÃO SÃO PROPRIAMENTE ESTES “CATÓLICOS DE LIMEIRA”.
    MUITOS A BUSCAM DIFAMANDO, CALUNIANDO, AGREDINDO, DIZENDO INVERDADES SOBRE A IGREJA NO BRASIL, SOBRE OS BISPOS, PADRES, COMUNIDADES, FIÉIS… TAXANDO UNS E OUTROS DE HEREGES, ETC… SENDO QUE NEM SEQUER CONHECEM BEM AS PESSOAS QUE ESTÃO INJUSTAMENTE AGREDINDO. ISSO NÃO PODEMOS PERMITIR JAMAIS.
    PRECISAMOS DE UM CAMINHO PARA A UNIDADE, SEM CONFUNDI-LA COM UNIFORMIDADE.
    JÁ FOI O TEMPO DE INQUISIÇÃO, DE CONDENAÇÕES, ETC.
    PRECISAMOS DIALOGAR MAIS.
    DESCULPEM ESSE DESABAFO DE UM CATÓLICO, MAS DÁ NOJO VER ESSAS PESSOAS SE COMPORTANDO COMO VERDADEIROS FARISEUS QUANDO PEDEM A MISSA DE SEMPRE E OUTRAS COISAS: COLOCAM A LEI ACIMA DE TUDO E DE TODOS.
    REZO PARA QUE ESTES QUE SE DIZEM “CATÓLICOS DE LIMEIRA” JAMAIS RECAIAM EM UMA CONDUTA ASSIM, PARA QUE SUAS REIVINDICAÇÕES NÃO PERCAM A LEGITIMIDADE.
    PEÇO QUE ESTE BLOG, POR FAVOR, PUBLIQUE ESTE COMENTÁRIO.
    MUITOS BLOGS NÃO SÉRIOS PUBLICAM APENAS COMENTÁRIOS QUE LHE CONVÉM OU QUE NÃO DISCORDEM DE SUA OPNIÃO, PARA NÃO ABALAR AS MESMAS.
    APELO À SERIEDADE DE VOCES EM ABRIR DEBATE E PRESTAR ESCLARECIMENTOS E ROGO-LHES: POR FAVOR, PUBLIQUEM ESTE MEU SINGELO COMENTÁRIO E DESABAFO.
    DESDE JÁ AGRADEÇO E PEÇO VOSSAS ORAÇÕES, POR MIM E PELA UNIDADE DA IGREJA!
    .
    .
    .
    .

  6. Carlos

    Sr. Anônimo,
    Que eu saiba os católicos de Limeira não reivindicaram a Missa de Sempre difamando, caluniando ou agredindo o Bispo, como você diz. Eles simplesmente exerceram um direito dado pelo Papa no Motu Proprio Summorum Pontificum e pediram a Missa. E esta lhes foi negada pelo Bispo, que não obedece ao Papa e ainda xinga quem pede a Missa. Quem está certo? Quem é católico em Limeira? Quem está COM o Papa ou quem está CONTRA o Papa?
    Quem segue a doutrina católica? O Papa, que quer restaurar a liturgia e acabar com os abusos ou o bispo que quer ordenar sacerdotizas as limeirenses para avacalhar de vez?
    Um abraço.
    Carlos.

  7. Renato Lima

    Carlos, esta é a velha tática dos modernistas inimigos da Santa Igreja Católica. Eles sempre se fazem de vítimas.

    É a velha tática de vitimização modernista.

  8. Jailson Oliveira

    “JÁ FOI O TEMPO DE INQUISIÇÃO, DE CONDENAÇÕES, ETC.”
    .
    Se o tempo das condenações já passou então é porque agora somos todos perfeitos?
    .
    Quanto a Inquisição, leia A Inquisição em Seu Mundo, de João Bernardino Gonzaga, e acabe com esse preconceito sem sentido.

  9. ANÔNIMO

    PREZADOS
    ACHO QUE NAO ME FIZ ENTENDER DIREITO.
    OU VOCES NAO FIZEM UMA LEITURA ATENTA DE MEU TEXTO, POIS EU DISSE QUE AS AGRESSOES NAO SAO PROPROAMENTE DESSES QUE SE DIZEM `CATOLICOS DE LIMEIRA`, MAS ATE SUGERI QUE ESTES NAO RECAIAM NA TATICA DOS QUE SE MOSTRAM AGRESSIVOS. SE DEU A ENTENDER O CONTRARIO, ME DESCULPEM.
    POREM, PELO QUE VEMOS NA NET, EXISTEM SIM MUITOS GRUPOS QUE APOIAM ESTES CAT0LICOS DE LIMEIRA E SAO ESTREMAMENTE AGRESSIVOS, DISTORCEM OS FATOS, CALUNIAM, MANIPULAM AS OPNIOES DADAS POR GRUPOS, PADRES, BISPOS E COMUNIDADES.
    SAO FATOS…
    DISCORDO COM AS PESSOAS QUE DIZEM QUE ISTO E TATICA DOS INIMIGOS DA IGREJA. EU AMO MINHA IGREJA E JAMAIS FARIA ALGO QUE ACHO QUE IRIA PREJUDICA-LA. TAMBEM NAO SOU CONTRA A MISSA DE SEMPRE.
    CREIO QUE O BISPO APENAS ESTAJA IRRITADO COM ESSES GRUPOS POR CAUSA DA MANEIRA POUCO DELICADA DE ELES PEDIREM A MISSA DE SEMPRE…NADA MAIS…
    PERMITAM-ME DISCORDAR DE UM PONTO. UM BISPO OU SEJA QUEM FOR DECLARAR QUE ALGO PODE VIR A SER POSSIVEL (COMO A ORDENACAO DE MULHERES) NAO SIGNIFICA QUE A PESSOA CONCORDE OU QUEIRA FAZER ISSO, DESOBEDECENDO O PAPA.
    UM BOM LEITOR ENTENDERIA MUITO BEM QUE O BISPO NAO ESTAVA REBATENDO A PAPAVRA DO PAPA, MUITO MENOS QUE ESTEJA DESOBEDECENDO.
    ISSO PORQUE E MUITO FACIL TOMAR FRASES ISOLADAS E FORA DE SEU CONTEXTO… NAO QUE QUEIRAM, MAS ISSO PODE PROVOCAR INTERPRETACOES ERRADAS, E CREIO QUE ISSO ACONTECEU AQUI. MAS TUDO BEM, IMPORTANTE E ESCLARECER E DEBATER DE MODO SAUDAVEL, COMO ESTE BLOG PERMITE.
    QUANTO A INQUISICAO, NAO ACHO QUE JA SOMOS PERFEITOS NAO, MAS PRA PESSOA QUE FEZ O COMENTARIO, GOSTARIA DE DIZER QUE CONDENAR, APONTAR ERROS ACHEIOS PRA CONDENAR OU ALGO ASSIM NAO E UMA ATITUDE CRISTA. BASTA VER NOS EVANGELHOS JESUS QUE NAO EXPULSAVA, NAO SE AFASTAVA, NAO FICAVA COM MORALISMOS….ETC… EM RELACAO AOS PECADORES. AO CONTRARIO, JESUS ACOLHIA, PERDOAVA, PROPUNHA A MUDANCA… ENFIM, ELE `QUEIRA A MISERICORDIA, NAO O SACRIFICIO`.
    PODE ATE SER QUE ALGUM BISPO, PADRE, LEIGO OU QUALQUER PESSOA COMETA ERROS, MESMO QUE SEJA CONTRA O PAPA…
    A ATITUDE DE JESUS NAO SERIA EXPOR ESSAS PESSOAS PARA QUE TODOS A APEDREJEM (COMO MUITOS FAZEM ATRAVES DA INTERNET E DE COMENTARIOS AGRESSIVOS CONTRA OS QUE ERRARAM). NAO… QUEM NAO TEM PECADOS ATIRE A PRIMEIRA PEDRA… ELE DISSE A MULHER QUE ACABOU NAO SENDO APEDREJADA… EU TAMBEM NAO TE CONDENO, VAI E NAO PEQUES MAIS.
    ACHO QUE SERIA MELHOR FAZERMOS O MESMO… A EXEMPLO DE JESUS MESMO, POIS TODA LEI DA IGREJA TEM COMO REFERENCIA E CENTRO JESUS, OU SERA QUE NAO???
    BOM, MAIS UMA VEZ AGRADECO A VOCES POR ESTE ESPACO E POR PERMITIR A MIM, APENAS UM CRISTAO, EXPRESSAR MINHAS IDEIAS E PENSAMENTOS.
    CONTO COM SUAS ORACOES, E SEMPRE ESTOU TAMBEM REZANDO POR VOCES.
    VAMOS JUNTOS CUIDAR DESSA OBRA MARAVILHOSA QUE JESUS NOS CONFIOU, E ISSO E POSSIVEL SIM, E NOS SOMOS INSTRUMENTOS DO SENHOR PRA QUE A VERDADEIRA UNIDADE EXISTA.
    MUITO OBRIGADO MESMO POR PUBLICAR O OUTRO E ESTE COMENTARIO.
    SALVE..

  10. Ângela

    Sr. Anônimo,

    Lamentavelmente, o que dá um certo nojo é o seu comentário. Só não dá mais porque é visível a sua ignorância quanto a Santa Missa.
    Vá estudar, seja lá vc quem for. Vá conhecer os católicos de Limeira e depois volte a comentar sobre isso.

  11. ANÔNIMO

    PREZADA ÂNGELA:
    GARANTO QUE CONHEÇO MUITO BEM A IGREJA DE LIMEIRA.
    SOU BEM ENGAJADO EM SUAS PASTORAIS E LEIO MUITO SOBRE DOUTRINA.
    UM TIPO DE RESPOSTA COMO O SEU CERTAMENTE REVELA PERTENÇA AOS GRUPO QUE ACHAM QUE TUDO SE AUCANÇA COM DE CALÚNIAS, FORJAMENTO DE INFORMAÇÕES, DISTORÇÃO DE INFORMAÇÃO E PRINCIPALMENTE AGRESSIVIDADE (E TENHA CERTEZA QUE SEI MUITO DE PSICOLOGIA, POIS TRABALHO DIARIAMENTE COM ISSO). ISSO ME FAZ ATÉ ENTENDER O QUE SE PASSA NA CABEÇA DE PESSOAS COMO VOCE E ACHO QUE ESSA AVERSAO TEM QUE SER CUIDADA PROSEU BEM.
    NÃO SOU PERITO EM TEOLOGIA, MAS QUALQUER CRISTÃO DE BOM SENSO PERCEBE QUE QUEM PRECISA ESTUDAR É VOCÊ, PRINCIPALMENTE CONHECER O EVANGELHO E TODA A PALAVRA DE DEUS TER POSTURA MAIS EM CONCORDANCIA COM O QUE JESUS FALOU E FEZ E ENSINOU E A DIOCESE TEM GENTE QUE SEI ESTUDARAM MUITO MAIS QUE VOCE E TEM MAIS AUTORIDADE PRA GENTE DAR CREDITO AO QUE ELES FALA.
    HOJE VOU REZA O TERÇO E PEDIR PRA JESUS E MARIA QUE TE AJUDEM E NOS AJUDEM POIS SOMOS UMA SO IGREJA E NAO PODEMOS CONTINUAR COM ESSAS DESAVENÇAS, QUE É HORA DE PARAR MESMO E FAZER ALGO QUE NOS FAÇA DE VERDADE MERECEDOR DA MISSA DE SEMPRE.
    MINHA QUERIA, VAMOS NOS UNIR, NAO NOS AGREDIR,
    E ASSIM É MAIS CRISTAO.