E os padres pedófilos?

Um corajoso anônimo resolveu abrir a Boca do Inferno para tentar denegrir a imagem da Igreja Católica por meio da exposição das dolorosas faltas – graves! – daqueles que deviam ser os seus mais sinceros e intransigentes seguidores: os sacerdotes. Após o Joe falar na pedofilia entre o clero, recebi quatro comentários do falecido poeta barroco trazendo notícias sobre sacerdotes que haviam sido condenados por crimes de pedofilia.

Não há sentido algum em se discutir os problemas morais de uma parte do clero com pessoas cujo único intuito é atacar a Santa Igreja por meio da ignorância deliberada e sistemática de Seus incontáveis membros santos, ao mesmo tempo em que lançam cínicos holofotes sobre meia dúzia de gatos pingados que não souberam honrar a vocação que receberam. No entanto, uma coisa dá para fazer: desmascarar o expediente cretino e encerrar de vez as tantas alusões aos “padres pedófilos” que são feitas em discussões sobre temas quaisquer que sejam, como se a Igreja fosse composta por pedófilos ou como se os erros de uns tantos privassem a todos do direito de falar o que é certo.

Já devo ter dito isso antes aqui, mas repito. Chesterton dizia que um ser humano nunca age como um animal: ou age muito melhor do que ele, quando se comporta como homem, ou muito pior, quando “se esquece” da sua humanidade e passa a agir como se fosse bicho. Da mesma forma, um sacerdote do Deus Altíssimo nunca age como um homem normal: ou age de maneira muito superior, quando se esforça para viver o seu sacerdócio, ou de maneira muito pior, quando se esquece daquilo que é para se comportar como se não fosse consagrado ao Todo-Poderoso. Quanto mais, então, quando resolve cometer gravíssimos pecados contra a pureza, como é o caso da pedofilia!

Os pecados dos membros do clero são uma dolorosa chaga, sem dúvidas. É uma ferida pela qual toda a Igreja oferece sem cessar as Suas súplicas ao Altíssimo, a fim de que tenha misericórdia de todos os envolvidos em tão grave pecado, e que possa conceder – no que for possível – paz aos agredidos e conversão aos agressores. Correndo o risco de fazer o discurso do óbvio, enfatizo que pedófilos não podem ser sacerdotes, sendo uma traição à Igreja e um ultraje a Nosso Senhor que membros do clero cometam falhas morais desta magnitude. Um único caso de pedofilia no clero já seria de uma gravidade que os anti-clericais nem sequer são capazes de imaginar. No entanto, o Sacramento da Ordem mantém a natureza humana dos sacerdotes, natureza passível de erros que, embora – claro – não justifique, ao menos explica como é possível que a Igreja Santa carregue em Seu seio membros pecadores. Fazemos parte de uma Igreja indefectivelmente Santa, e não de uma Igreja de santos indefectíveis. É fundamental não confundir as duas coisas.

Sem entrar em absolutamente nenhuma discussão sobre as causas desta infâmia, as formas de saná-la, a potestade de jurisdição da Igreja sobre os Seus sacerdotes e tantos outros temas a ela relacionados, tenciono aqui simplesmente pôr a descoberto o expediente desonesto (já acima mencionado) da aplicação de lentes de aumento – às vezes, de microscópios de varredura eletrônica… – aos pecados do clero, passando assim a falsa impressão de que o problema apresenta uma magnitude que está infinitamente além da real. O método vai ser muito simples: coleta de notícias sobre sacerdotes condenados [acusados não vale] por pedofilia no Brasil nos últimos dez anos, para que, ao final, fique clara qual a proporção que estes ocupam entre tantos sacerdotes que, em maior ou menor medida, esforçam-se por serem fiéis ao ministério para o qual foram escolhidos.

O sr. “Gregório de Matos” trouxe três (as datas são da notícia, e não da condenação e nem do crime):

  1. pe. Geraldo da Consolação Machado, 2005 – homossexual.
  2. pe. Edson Alves dos Santos, 2008 – homossexual.
  3. pe. Avelino Backes, 2008.
  4. pe. Alfieri Eduardo Bompani, 2004 – homossexual.
  5. frei Tarcísio Tadeu Spricigo, 2005 – homossexual.
  6. pe. Félix Barbosa Carreiro, 2008 [cabe recurso] – homossexual.
  7. pe. Ângelo Schiarelli, 2009 [flagrante].

Temos até agora [atualizado em 23 de junho de 2009], portanto, sete casos. Vamos ver quantos mais os vândalos que não sabem fazer outra coisa a não ser aludir aos “padres pedófilos” vão conseguir trazer.

E que a Virgem Santíssima, Refúgio dos Pecadores, possa interceder pelos sacerdotes do Seu Filho que se mancharam de maneira tão grave.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

69 comentários em “E os padres pedófilos?”

  1. Oliveira,

    Seguinte: se os padres não foram condenados, então não se pode dizer que eles eram pedófilos, e ponto final. E, se não se sabem que os padres eram pedófilos, menos ainda pode-se acusar a hierarquia de ter “ocultado” uma suposta pedofilia não-provada.

    O que os anti-clericais de todos os naipes querem é que a Igreja, à menor acusação, sem que se saiba se procede ou não, destitua os acusados de seus cargos e os entregue ao linchamento público, e isso é um absurdo completo. Depois das condenações, é claro que os padres não podem mais ser “transferidos” porque a Justiça os pega e põe na cadeia. Enquanto as acusações não forem provadas, no entanto, qualquer um é inocente. Este princípio básico do Direito, por que não valeria para os padres da Igreja Católica?

    Mas tudo bem, eu aceito. Traga-me as dioceses brasileiras condenadas por acobertamento de pedofilia nos últimos dez anos.

    Abraços,
    Jorge

  2. Eu sou Português. Não estou ao corrente da realidade do Brasil. Estou-me a referir aos casos internacionalmente conhecidos, como os da igreja americana.

    Lá os padres pedófilos foram condenados sim. Mas também toda a hierarquia da igreja que foi igualmente responsável. Por outro lado esses casos mediáticos parecem-se bem demais com as realidades do dia a dia que nunca chegam aos jornais. Eu já lhe contei o caso do meu tio seminarista que nos anos 50 exigiu abandonar o seminário devido ao ambiente homosexual que o chocava. Nessa altura ninguém fazia queixa. Toda a sociedade calava porque a igreja era muito poderosa. Mas os casos mediáticos, que nos chegam dos países mais desenvolvidos, onde as pessoas têm mais coragem e meios para resistir aos abusos sexuais ou não, dos poderosos, levam-nos a pensar no quão difundido estará esse tipo de actividade nocturna. É que de dia para dia vão surgindo mais casos. Vide o recente caso irlandês.

  3. Jorge
    Infelizmente, é assim que muita gente pensa, principalmente aquela gente da mídia. Para eles, toda acusação de abuso sexual se transforma de pronto em prova irrefutável, principalmente contra religiosos. Isso se deve à mistura de preconceito anticristão com o sensacionalismo acerca do sexo, que tomou conta da imprensa. Até uns quinze, vinte anos atrás, notícias de estupro, pedofilia, coisas do gênero, não se tornavam objeto de estardalhaço midiático, porque se buscava resguardar as vítimas; crimes sexuais eram julgados em segredo de justiça e não iam para as manchetes, nem para o Jornal Nacional.
    O sensacionalismo devia ser evitado, até porque muitas acusações acabam se revelando sem fundamento, como foi o caso já citado da escola base. Podiámos citar também o caso da cantora mexicana Glória Trevi, que passou meses presa no Brasil sob acusação de corrupção de menores, para depois ser absolvida por falta de provas, do Michael Jackson, e do escritor Arthur Clarke (este um ateu ferrenho). Entre religiosos, podemos também lembrar o caso do Cardeal americano Joseph Bernardin, que foi acusado de pedofilia e massacrado pela mídia de seu país, e depois, quando estava à beira da morte, se acusador desmentiu tudo; na França, o Pe. Dominique Wiel foi condenado junto com outras dez ou onze pessoas por pedofilia, e, depois de cinco anos na prisão as supostas vítimas retiraram a acusação e afirmaram que foram induzidas pelos investigadores e pela imprensa, já convencidos de antemão da culpa dos investigados e dispostos a acreditar em qualquer história escabrosa contra eles.

  4. Caro Oliveira:

    Não me lembro agora de nenhum padre que tenha ido para a cadeia por pedofilia, o que é uma pena.

    Tanto quanto me lembre, até agora só houveram condenações civis e nenhuma condenação criminal. Creio mesmo que muitos casos nem chegaram ao fim pois réus e queixosos entraram em acordo antes da condenação. Aparentemente, as vítimas sentem-se satisfeitas com uma indenização e pronto.

  5. O escandâlo da pedofilia nos EUA tem duas vertentes.

    1) É fato que depois do CVII passaram a ser admitidos nos seminários muitos indivíduos com distúrbios de sexualidade. Por incrível que pareça, somente em 2006 a Igreja voltou à sua tradicional praxe de expulsar seminaristas que exibissem tendências inadequadas.

    2) A Igreja é a última resistência organizada ao movimento dos direitos gays. Por isso, o movimento homossexual resolveu contra-atacar insuflando denúncias de pedofilia. É difícil provar mas quem está bem informado sabe que muitas das vítimas, hoje adultas, são homossexuais desejando vingança.

    As denúncias normalmente terminam em indenizações pois: (i)os queixosos sabem que não podem provar algo que aconteceu há 20 ou 30 anos atrás e (ii) a Igreja – equivocadamente – quer encerrar o caso o mais rápido possível, em vez de sofrer uma lenta, dolorosa mas necessária purgação.

    Não é por acaso que o movimento gay primeiro demoliu a reputação da Igreja com os escandâlos da pedofilia. E, em seguida, lançou-se na campanha pelo casamento gay, o qual, embora repugne a maioria dos americanos, não encontra resistência organizada.

  6. Para referência:

    Entre 1950 e 2002, 10.667 pessoas acusaram 4.392 padres de abuso sexual. Desses 4.392 acusados, 384 tornaram-se réus. Desses 384 réus, 252 foram condenados, incluindo 100 que foram presos.

    Nesse período, 1950-2002, o número de padres nos EUA foi certamente acima de 100 mil, dos quais 252 foram condenados por pedofilia. Isso equivale a 2,5 pedófilos por 1.000 padres.

    Lamentável, sem dúvida.

    Resta agora comparar qual a proporção de pedófilos na população em geral e em outras instituições (escolas e creches, p.e.).

    Tenho certeza que a comparação será positiva para a Igreja.

  7. Só queria saber dos gayzinhos/ateus que rondam este blog por que razão reclamam tanto dos padres pedófilos homossexuais? Vocês não são hiperliberais? Então, por que, tratando-se da Igreja, de repente ficam assim tão machistas e moralistas? Contradições inexplicáveis da boiolagem ateia e à toa…
    Carlos.

  8. Sr. Marcelo,

    Obrigado. Lista atualizada. Aproveito para registrar que os dois novos nomes trazidos abusaram de garotos, o que faz com que 80% dos pedófilos aqui indicados sejam homossexuais.

    E, na mesma matéria cujo link tu não citaste – http://www.terra.com.br/istoe/1883/brasil/1883_confissoes_obscenas.htm -, temos a seguinte valiosa informação:

    Há, no Brasil, cerca de dez padres na cadeia, condenados pelos crimes de abuso sexual.

    O número de sacerdotes pedófilos condenados no Brasil é de cerca 10. Quantas pessoas estão presas por pedofilia no Brasil?

    Aproveito para trazer mais duas notícias relevantes. Ambas da semana passada:

    1. Ateu ativista homossexual indiciado por pedofilia:
    http://roberto-cavalcanti.blogspot.com/2009/06/dossie-haroldo-galves.html
    http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3806838-EI5030,00-Suposto+pedofilo+e+preso+ao+levar+computador+para+conserto.html

    2. Pastor condenado por pedofilia:
    http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3806444-EI5030,00-Pastor+e+condenado+a+anos+de+prisao+por+abusar+de+jovens.html

    Será que o problema está mesmo no celibato dos padres católicos?

    – Jorge

  9. O número de sacerdotes pedófilos condenados no Brasil é de cerca 10. Quantas pessoas estão presas por pedofilia no Brasil?

    lembre-se de que voce apagou minha outra argumentação. vou repetir: quando comparar, compare pessoas do mesmo nível intelectual.

    mostre quantos outros profissionais de grau superior estão na cadeia por esse crime. diga quantos advogados foram condenados por essa prática nojenta. quantos sociologos. quantos medicos. quantos graduados em ciencias sociais, de um modo geral, estão presos por serem pedófilos?

    (se voce não publicar isso mostra o quanto voce é desonesto)

  10. voce apagou meu post respondendo à ofensa do Carlos. viu só como voce é justo?

    se ele chama aos outros de boiolas, por que voce naõ apaga do dele, também?

  11. Não é nem um pouco interessante que isso aqui se transforme em um meio de “respostas a ofensas”. Portanto, preocupem-se em argumentar ao invés de ofender.

    – Jorge

  12. certo, mas antes de mais nada voce apaga o meu e não o dele. só por ele ser católico? perfeito exemplo de justiça cristã. também, na cabeça de voces ainda estamos na idade média…

  13. Sr. Marcelo,

    Um post com uma pergunta pertinente [“por que, tratando-se da Igreja, de repente ficam assim tão machistas e moralistas”] e uma agressão genérica é diferente de um post com uma agressão específica chula e mais nada. E chega deste assunto.

    Volto a pedir para que o foco seja mantido mais nos argumentos e menos nas agressões.

    – Jorge

  14. De bate pronto, sem pesquisar em lugar nenhum, há pelo menos dois casos de grande repercussão de pediatras presos por pedofilia. Em SP, recentemente, dois advogados (um de família tradicional) e um administrador de empresas (e executivo de alto nível de empresa multinacional) foram presos pelo mesmo motivo. Nessas redes de pedofilia recentemente desbaratadas (e pessoas presas) há grande número de pessoas com formação superior.

    Tenta outra Marcelo…

  15. Caríssimo Pedro,

    Obrigado pelo comentário.

    Atualizando, temos agora sete casos de pedofilia entre sacerdotes no Brasil dos últimos dez anos. Dos quais, nada surpreendentemente, cinco são homossexuais.

    Sobre o pe. Ângelo, eu julgo que merece um post específico.

    Abraços,
    Jorge

  16. Pretendo publicar em meu Blog uma matéria sobre os padres pedófilos que existem no mundo.
    Em breve em
    http://denunciasecriticas.blogspot.com/

    Pretendo responder à questões como:

    1 – Porque só agora, de uns 20 anos pra cá, é que esses crimes começaram a ser denunciados pelas vítimas?

    2 – A Influência dos meios de comunicação na divulgação das denúncias. Principalmente, com o advento da Internet.

    3 – Porque a Igreja Católica se cala diante das denúncias e, posteriormente, diante também dos casos comprovados e julgados?

    4 – Porque o povo dos países desenvolvidos estão mais ariscos com a Igreja Católica, do que o povo dos países em desenvolvimento?

    5 – Por fim, a Igreja Católica, devido à sua evidente incapacidade de sair dessa situação (que já dura uns 20 anos), cairá?

    Não perca essa matéria, onde serão esclarecidas muitas das dúvidas das pessoas, sobre esse terrível mal, que finalmente veio a tona, nesses conturbados dias modernos.

  17. O “Deus Lo Vult disse que “meia dúzia de padres pedófilos não corrompem a Igreja”

    Em primeiro lugar não existem apenas “meia dúzia” de Padres pedófilos. O que existe é que Meia dúzia deles são denunciados todos os dias.

    São milhares e milhares de padres pedófilos já encrencados com a justiça, fora os que ainda vão aparecer, a ponto do Papa estar fazendo do tema a sua principal preocupação e pedindo desculpas por ela praticamente todos os dias, e admitindo que a Igreja inteira está manchada pela pedofilia que grassa no seu meio

  18. O caso do Haroldo Galves que é inocente não se está levando em conta os padres que cometem pedofilia e não são condenados e ainda são defendidos pela cúria e pelo papa. Haroldo é inocente, Haroldo é um batalhador pelo combate ao racismo, homofobia, etc., Haroldo é contra a pedofilia e já provou isso. Haroldo é inocente e vítima de uma sociedade hipócrita. O verdadeiro culpado pelo que aconteceu com o Haroldo foi o Datena, aquele pai de um viciado em drogas. Haroldo é inocente. Haroldo Galves é contra a homofobia por isso tem sido perseguido por homofóbicos [CENSURADO]. Haroldo Galves é um herói. Haroldo Galves herói na luta contra a homofobia está vencendo seus inimigos. Parabéns Haroldo.

  19. Segundo este site, somente nos EUA, nada menos de 4.000 padres estão envolvidos com a pedofilia:
    http://www.lideranca.org/cgi-bin/index.cgi?action=forum&board=igreja&op=display&num=3991

    E o atual papa protegeu pedófilos sim. O mesmo site o cita em documentos oficiais sobre o assunto.

    Assim, dizer que a Igreja não é partícipe desse crime é uma hipocrisia, uma vez que o seu principal lider é o que protege os pedófilos.

    Mas, tenho certeza de que esse post não será publicado aqui.
    Tudo bem! Estou acostumado a lidar com hipocrisia dos padres pedófilos e de seus defensores.

    mas, no meu site há a matéria sobre os padres pedófilos e muito mais links sobre eles:
    http://denunciasecriticas.blogspot.com/2010/04/padres-pedofilos-o-verdadeiro.html

    Este site “Deuslovout” é uma hipocrisia!
    É semelhante à Igreja Católica (e também as protestantes): Hipócrita! Só publicam o que querem!
    Isso não adianta! Não adianta querer tapar o sol com a peneira!

  20. Esse Armando Cintra é um palhaço, como ele mesmo se identifica no blogue dele. Haja vista que o livro preferido dele é o da Bruna Surfistinha…

    Vai catar coquinho, sr. Armando Calúnias!

  21. Sr. Armando “voltas” – triste figura.

    Esse site da liderança que o Sr. indicou é o maior aterro sanitário de protestantes que circula na net.
    Ali esta depositado toda sorte da pior espécie de detritos xiitas neo pentecostais que eu conheço nessa vida.
    As calunias lançadas contra a honra de Nossa Senhora é de uma covardia e sujeira ímpar.
    Nem satanás ousaria tanto.
    Que o diga meu amigo Dr. Gustavo Gouveia, que é médico oncologista e por lá vagueia incansavelmente lançando quimioterapia católica para extirpar o câncer espiritual daquela gente moribunda.
    E o Sr., como uma metástase, já quer enraizar por aqui.
    Deus nos livre!

    Citar o site da “liderança” para credenciar seus ataques contra a Igreja Católica tem a mesma isenção que pedir a opinião de um “Mariachi” sobre o bolerão “Cucurucucu Paloma”. Imagine …

    E ainda: “Estou acostumado a lidar com hipocrisia dos padres pedófilos e de seus defensores”.

    Conhece algum? Então denuncie! Pedofilia é crime, e isso não é matéria para o Sr. se “acostumar”. Quem se acostuma com um crime torna-se cúmplice dele.

    Quanto ao seu site, que o Sr. oferece para leitura, vou tratá-lo com extrema reservas, pois sei a fonte da onde o Sr. abastece o seu veneno.
    Vou consultá-lo na próxima terça – feira, que é o dia em que o caminhão de coleta passa no bairro para apanhar o lixo.

    Beijos….

    Olegário.

    Ps: Conhece o bolero Cucurucucu Paloma?

Os comentários estão fechados.