Padre Fernando Cardoso sobre a fidelidade à Doutrina

[Publico transcrição do pe. Fernando Cardoso, de São Paulo, em programa que foi ao ar pela Rede Vida, onde Sua Reverendíssima fala sobre a missão do sacerdote católico.

O programa original está aqui; os créditos pela transcrição são do Francisco Dockhorn, a quem agradeço.]

TRANSCRIÇÃO DO PROGRAMA O PÃO NOSSO DE CADA DIA, EXIBIDO PELA REDE VIDA DE TELEVISÃO DIA 27/05/09.

Padre Fernando J. C. Cardoso
Arquidiocese de São Paulo

Ontem eu iniciei uma meditação sobre o perfil do verdadeiro Pastor de almas, aproveitando-me do testamento espiritual de Paulo.

Hoje gostaria de aprofundar ainda mais no tema e encerrá-lo; dois são os traços característicos do Apóstolo que nos são legados por Lucas no texto que se lê como primeira leitura.

Em primeiro lugar, o pastor de almas deve ser capaz e estar pronto, para ensinar a verdadeira doutrina. Hoje, como nos tempos de Paulo, a Igreja possui um único Evangelho, e ela não tem o direito de adulterá-lo, de aguá-lo, de diminuir as suas exigências para torná-lo mais atraente ao mundo moderno.

Atenção: o Evangelho não está em liquidação, e a Igreja de Cristo tem a promessa de seu fundador de estar presente na humanidade até o final dos tempos. Ela também não está em estado de término, liquidando o pouco que tem.

Nós possuímos um corpo de doutrinas que deve ser solidamente conhecido por um Sacerdote, e não é à toa que ele estuda filosofia e teologia durante cinco, seis ou sete anos, e deve ser esta doutrina transmitida na sua inteireza e na sua clareza a todos os fiéis que lhe são confiados.

Um bom Sacerdote faz isto na catequese, nos círculos bíblicos, na pregação, no aconselhamento espiritual e até mesmo dentro de um confessionário.

Ai do pastor de almas que não pregar Jesus Cristo, ou não pregar Cristo, como quer a Igreja católica que Ele seja apresentado, porque nenhum de vocês nos buscam por aquilo que nós somos pessoalmente. Quando nos procuram, buscam em nós um ministro da Igreja católica e deseja dele receber uma palavra autorizada e clara da Igreja católica.

Se nós nos desvinculássemos da Igreja católica, ninguém nos procuraria por aquilo simplesmente que somos.

Paulo nos deixa um último exemplo antes de se despedir dos cristãos e dos presbíteros de Éfeso, ele não foi um dinheirista, ele não foi uma pessoa ávida de bens materiais; “Estas mãos – diz ele no texto – proveram o meu sustento e o sustento daqueles que estavam comigo e em tudo vos demos o exemplo de como deveis proceder”.

Uma vez mais o óbolo, a esmola, o pedido que faço: uma oração profunda sentida, que parta do intimo do coração para que o povo católico desta nação tenha a presença de sacerdotes à sua altura, tenha a presença de Santos Sacerdotes, que não meçam esforços para apresentar na inteireza, Jesus Cristo à sua comunidade.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

54 comentários em “Padre Fernando Cardoso sobre a fidelidade à Doutrina”

  1. José Lucio Pedroso, que tal além, de ir em sites que negam a Igreja Católica como a Igreja de CRISTO ir a sites católicos que comprovam tudo isso, e ver os dois lados da moeda e não somente um lado só, para iniciar te indico o site http://www.veritatis.com.br/, é um bom site de apologética católica, e vendo os dois lados, talvez você muda de idéia e começe a ver a Igreja Católica com outros olhos.

  2. Rui Vasconcelos, o Pastor Moisés da Igreja Atos 4.12 quer contatar VC sobre o assunto que VC me escreveu sobre interseção que vc me escreveu acima:

    “”Que Deus ilumine e abençoe a todos, com a intercessão de Nossa Senhora de Nazaré (se pastores protestantes se outorgam o poder de interceder a Deus nos seus cultos, por que a Mãe dEle não pode? Me expliquem). ”

    Moisés Bernardo Rossi Viera(mbr_moises@hotmail.com) Edit this address

    Deus abençoe

  3. “A sagrada tradição é importante mas não pode anular o que está escrito”

    Começe a explorar o site veritatis e verás que a Sagrada Tradição (e não a tradição dos homens, pura e simplesmente) em nada anula as Sagadas Escrituras e estas a Sagrada Tradição, mas ambas se completam e ilucidam uma a outra.

  4. Atos 4:12 “Em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome foi dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos.”

    É inexplicável a dificuldade que nossos irmãos protestantes têm de entender a devoção (eu disse “DEVOÇÃO”, e não “ADORAÇÃO”) a quem não é nada menos do que MÃE de Jesus. É igualmente inexplicável sua dificuldade de entender que os católicos, ao contrário do que eles pensam, NÃO CONSIDERAMOS NOSSA SENHORA TÃO DEUSA QUANTO JESUS, e NÃO A TEMOS COMO UM “OUTRO NOME PELO QUAL DEVAMOS SER SALVOS”. Nós apenas a veneramos, como veneramos a nossa própria mãe (tá, um pouco mais, porque ela é a Mãe de Deus).
    Portanto, amigos, acho que 500 anos depois de Lutero, já é hora dos nossos irmãos protestantes perceberem que nós, católicos, NÃO BUSCAMOS “SALVAÇÃO” EM MARIA, visto que só Deus Pai-Filho-Espírito Santo salva. Ninguém está negando o que Pedro disse em Atos 4:12. O que nela nós buscamos, e – NÃO lamento dizer-lhes – com frequência obtemos, é sua poderosíssima INTERCESSÃO. Repito, se os pastores protestantes se atribuem o poder de interceder por seus seguidores em seus cultos, pedindo (ELES mesmos, pastores) em o nome de Jesus, os benefícios de que estes precisam (curas, empregos, em alguns casos carros importados, belas casas, ótimos lucros financeiros para suas empresas, etc.), não parece lícito concluir que Maria, Mãe de Deus, que já está na Glória do Filho (portanto, muito mais próxima a Ele do que os pastores aqui da terra), possa fazê-lo também?
    De novo, por que eles podem e ela (com ‘e’ minúsculo) não? Ela (tá começando a frase, por favor…), cheia da Graça de Deus (Lucas 1: 28), bendita entre as mulheres (Lucas 1:42), a quem todas as gerações chamarão de bem aventurada (Lucas 1:48)!!!. Não sei se esses versículos foram censurados e excluídos nas Bíblias protestantes, ou se permanecem. Se permanecem, aí é que eu não entendo mesmo.
    Não sei se sabem (perdoem-me a arrogância), mas Martinho Lutero, pai dos protestantes, tinha profunda veneração por Nossa Senhora, e recitava o Magnificat todos os dias. Ora, se Lutero venerava Nossa Senhora e pedia a sua (com ‘s’ minúsculo) intercessão diariamente, não estariam os protestantes sendo infiéis ao seu fundador, rechaçando (alguns “odiando” mesmo – teve um que a chamou de “vaca”, ao vivo e em cores na TV) quem ele venerava?
    Continuo sem entender.
    Amigo e irmão em Cristo, José Pedroso, obrigado; lamento, mas o recurso a Atos 4:12 não tem qualquer fundamento, e, de novo, fiquemos todos na Paz de Cristo e, para quem for fiel a Ele, com as bênçãos de Maria, Iesus Genetrix.

  5. A PAZ DO SENHOR JESUS SEJA COM TODOS

    OBRIGADO POR ESCREVER Rui VasconceloAMIGO Rs says.

    MAS O PASTOR MOISÉS É DA IGREJA ATOS 4.12 EM TIETÊ, EU NÃO.

    EU NÃO TENHO COMPROMISSOS COM RELIGIOSOS, PASTORES ETC.
    MEU COMPROMISSO É COM O SENHOR JESUS QUE NOS COMPROU POR ALTO PREÇO E NOS FEZ REIS E SACERDOTES.

  6. JLúcio com AMOR – VERDADE – FE

    Jorge Ferraz says:
    “Os santos são seres humanos que viveram retamente e, hoje, estão já junto a Deus. E recorremos à intercessão deles”

    Jlúcio says: ” Como viveram retamente se Deus olhou para a terra e disse: “Não há um justo nem um sequer” RM 3.10

    O verbo está no presente isso quer dizer que daqui há 1000000000 de anos a situação humana será a mesma. NÃO HÁ NINGUÉM RETO.

    No mesmo capítulo “Todos pecaram e estão distituidos da glória de Deus” “e o salário do pecado é a morte”

    Se houve esses justos que as religiões apregoam Deus NÃO precisaria sacrificar seu filho unigênito.

  7. José Lúcio,

    Os santos só existem por causa do Sacrifício de Cristo. São justamente aquelas pessoas que receberam a Graça de Deus e A viveram em grau heróico. Não tem nada a ver com serem santos “sozinhos”, sem Deus.

    Aliás, dizer que os santos não existem é dizer que não é possível às pessoas viverem santamente, o que é o mesmo que dizer que a Graça de Deus não é capaz de produzir a santidade nas pessoas – o que é, agora sim, o mesmo que dizer que Deus não precisava sacrificar o Seu Filho.

    Abraços,
    Jorge

  8. vera lucia de oliveira says:

    23 March 2011 at 9:08 am
    1. “Nós aqui na terra temos uma Ierarquia na Igreja, assim como no céu também tem, e voces não tem nada,”

    2.”e voces não tem nada, fundam igrejas em cada esquina,
    sem contar as besteiras que a gente ouve de alguns pastores protestante,”

    JLúcio says: Quem quiz ser maior foi lúcifer.
    “Hierarquia é o sistema Romano de governar”
    No Cristianismo não existe hierarquia, pois somos todos iguais, onde o “maior” lava os pés do “menor”. essa é a essência do Cristão.

    2.”VLúcia demonstra uma tendência inquisitora”

    Jesus é meu Senhor, Amém

  9. Se “o ‘maior’ lava os pés do ‘menor'”, é porque existe o maior e o menor. Logo, há desigualdade. E onde há desigualdade tem que haver governo e hierarquia. O contrário é barbárie. É a lei do mais forte. No protestantismo é a lei do mais esperto (o pastor).

  10. Continuando, no protestantismo é a lei do mais esperto (o pastor). O pastor arrocha os obreiros e estes arrocham os trouxas que frequentam o muquifo.

  11. uciojesusfriend@hotmail.com
    Creio em Deus Pai todo poderoso e em Jesus Cristo seu único filho Nosso Senhor que Deus O ressucitou dos mortos, subiu ao ao Céu e recebeu de Deus todo o Poder no Céu, na Terra e abaixo dela.

    Obrigado Carlos pela sua sinceridade em falar o que pensa.
    Mas Jesus diz que todo aquele que chamar o seu irmão de “trouxa” “Racá” está sujeito ao fogo do inferno.” Mateus 5:22 Mas a boa notícia é:

    “Graças a Deus que estamos de baixo da Graça de Deus após o sacrifício da Cruz.rsrsr ” Essa justicação é a nossa couraça que nos proteje quando estamos desprevinido dirã o Pe Fernando

  12. José Lúcio Pedroso,

    “Obrigado Carlos pela sua sinceridade em falar o que pensa.
    Mas Jesus diz que todo aquele que chamar o seu irmão de ‘trouxa’ ‘Racá’ está sujeito ao fogo do inferno Mateus 5:22”

    De nada, José Lúcio. Eu sempre gosto de falar com sinceridade o que penso.

    Por isso, digo que, na minha opinião, esse versículo não se aplica, porque você não é meu “irmão”.

    Você, renegando a Igreja de Cristo, é herege ou apóstata. Portanto, você não é filho da Igreja. Eu sou filho da Igreja (graças a Deus). Logo, não somos irmãos. Ainda. Infelizmente.

    Se bem que eu não chamei você pessoalmente de trouxa, ainda.

    Eu chamei de trouxas, genericamente, os dizimistas que engordam pastores buchudos e analfabetos.

    Mas agora eu vi que você também é trouxa, pois olha o que você escreveu numa mensagem:

    “EU NÃO TENHO COMPROMISSOS COM RELIGIOSOS, PASTORES ETC.
    MEU COMPROMISSO É COM O SENHOR JESUS QUE NOS COMPROU POR ALTO PREÇO E NOS FEZ REIS E SACERDOTES”

    Você, pretensamente, se baseia na Bíblia para fundamentar a sua “fé” solitária e sua crença de que é rei e sacerdote.

    Mas a Bíblia diz que Cristo fundou uma Igreja. E na Bíblia está dito que a Igreja é coluna e fundamento da verdade. E na Bíblia está dito que é preciso ouvir a Igreja. E agora, José?

    Não vá me dizer que Cristo fundou Igreja só para os outros, que você não precisa ouvir a Igreja, porque você já é o bam bam bam, já está salvo, etc. Sobretudo não vá dizer que a sua interpretação fajuta da Bíblia é que é coluna e fundamento da verdade…

    Não diga isso, pois além de ignorância revelaria também muita petulância, orgulho, arrogância e vaidade.

    E Deus não gosta dessas coisas.

    Abra o olho enquanto é tempo, José!

    Ouça a Igreja!

    Carlos.

  13. Carlos, a Paz de Deus rapaz
    por que tanta ira, o Amor é o fundamento.

    Eu sou dependente da Misericódia de Deus, aliás toda a humanidade é(Jó 15.14 e 25.4.

    SE NAO FOSSE A GRACA DE DEUS ATRAVÉS DO SENHOR JESUS, VC NAO ENTRARIA NO REINO DO CÉU. POR QUE?
    SIMPLES.

    VEJA APOCALIPSE 21.8 1CORINTIOS 8 JEREMIAS 10 ETC,ETC

    NAO ME TRATE COM DESPRESO , O SENHOR JESUS NAO VAI GOSTAR DISSO.

  14. Jesus é meu Senhor!……Veja isaias 45.20 e que o Espírito Santo lhe moste a Verdade que liberta….com Amor, Fé e Verdade….José Lúcio Pedroso….

  15. ao senhor josé lúcio pedroso
    creio que o senhor não entendeu a finalidade deste espaço de mensagens, mas não é para discuções do tipo que o senhor pretende conduzir. respeite a fé católica. aliás se pretendes tirar dúvidas sobre religião tem outros locais, sabe-se que foi o senhor que visitou a página, certamente por necessidade de confirmar sua fé ou tirar dúvidas que te atormentam. pois bem continue a assistir páginas difíceis da bíblia, pela redevida e procure um padre para tirar dúvidas; mas não seja “cri cri”, ou seja, manter um assunto de forma repetitiva ou de ataque constante não favorece o diálogo, e o senhor parece tender a esse tipo de comportamento, baseando-se em pouco fundamento. saiba que foi enganado religiosamente por pessoas que mais visam apenas seu bem-estar que o conhecimento e respeito as escrituras, a finalidade de muitas ceitas é de propalar dúvida e tentar dividir o povo de Deus atraves de muitas igrejas em suas variadas denominações e -creio que isso o sr. não vai conseguir aqui. faço um convite aos demais que participaram destas páginas – não respondam para esse senhor que só busca espaço para chatear sem fundamento, assim ele percebe-se de sua intransigencia. e peço a ele que reflita sobre o pouco embasamento que possui para falar no lugar de se calar,respeitar e ouvir mais; pois, o que certamente o que ele veio buscar foi esclarecimento e obteve, mas depois se tornou pura confusão sem base. no fundo o senhor dissimula sua dúvida, e isso é sinal de sua necessidade de conhecer mais a fundo a fé católica, no lugar de entabular umas dúvidas sem nexo. comece a ler sobre a fé cotólica, leia livros do pe Fernando e muitos outros, e assim, mediante o que ler de nossa fé poderá entender melhor…abraços. obs. não sou do site. apenas entrei na página para ler e pesquisar e senti necessidade de me dirigir ao senhor porque vi em seu discurso mais intransigencia e menos humildade; mais alienação sobre minha fé que respeito por ela; mais confusão que que sede de diálogo.

  16. José Lúcio Pedroso…existe hierarquia sim no protestantismo….pelo menos na Assembléia de Deus existe…(Hierarquia é bíblica) ainda que algumas “igrejas” não respeitem…Outra coisa..só sabem falar das nossas divisões como se apenas nó fôssemos dividos….tenho amigos do Shallom que não falam com os da RCC por diferenças doutrinárias…

    Santo significa separado na acepção literal do termo….

    Existem algumas doutrinas que confundem o significado de santificação….

    Senhor José!!!!!!Devemos ter cuidado!!!!com a apologética!!!!!!Não é toda hora que devemos defender a nossa fé…..Segundo salomão no Eclesiastes…”tem tempo para tudo….” e apologética não se confunde com desrespeito….outra coisa…só devemos debater quando vemos que podemos extrair algo de bom do debate….exceto isto…não devemos continuar….
    Que tu possas conhecer e prosseguir em conhecer ao SENHOR como disse o profeta Oséias…

    Abraços,
    A PAZ DE CRISTO!

  17. Jesus é meu Senhor….Se a crenca católica obedece a hierarquia entao por que nao obedece o primeiro papa ou seja Pedro instituido por Jesus???? Pedro escreveu: ~Só Jesus salva… em Atos 4.12…. entao por que nao obedecem????

  18. Luiz Pedroso, primeiro, dou-lhe um dica. Vá estudar.
    Pessoas fundamentalistas como vc refeltem, pessoa ignorantes, que falam no que ouviu dizer….
    Quem lhe disse que a Igreja Católica não tem Jesus como UNICO e verdadeiro Salvado e mediador!?

  19. JESUS É MEU SENHOR, AMÉM………..SÓ HÁ UM MEDIADOR ENTRE DUS E OS HOMENS, JESUS CRISTO, HOME. 2TI MÓMTEO 2.5 … COMO OS IRMÃOS CATÓLICOS ROMANS SAEM DESSA SINUCA?

  20. pessoal vamos parar de criticas afinal todos nos cremos em um unico DEUS e sabemos que ele existe. certo?
    que a paz do senhor esteja com todos vcs.

Os comentários estão fechados.