Resposta do pe. Fábio de Melo

Leiam a resposta que o pe. Fábio de Melo enviou à Carta Aberta escrita pelo Gustavo Souza, após aquela entrevista em Jô Soares que provocou escândalo entre os católicos. O texto é grande e eu não vou reproduzir; leiam na íntegra lá. Apenas destaco algumas frases soltas escritas pelo Reverendíssimo sacerdote (recomendando enfaticamente que as leiam na íntegra do texto, para que eu não cometa o erro de descontextualizar o pensamento do pe. Fábio):

[A] Teologia nos ensina que a Plenitude da Revelação é Cristo, mas esta plenitude não significa esgotamento da verdade.  Os desdobramentos desta verdade estão em todos os lugares do mundo. Deus continua se revelando. Plenitude não significa finalização. […] Deus continua se revelando ao mundo. O limite da Revelação é a inteligência humana.

A linguagem metafórica não é mentirosa. Sou professor universitário e ensinei Antropologia Teológica. É uma clareza que não posso perder de vista. Ao falar da condição adâmica nós precisamos pensar na humanidade como um todo. Não temos a certidão de nascimento de Adão. O que temos é a fé de que Deus criou a humanidade.

[A] fé não é um conjunto de certezas, meu caro. Não temos provas concretas para muitos aspectos da fé que professamos. Se as tivéssemos não precisaríamos ter fé. Acreditamos no que não vemos.

O mito não é uma mentira, mas também não precisa ser verdade, diz ele. O importante é a fé que ele sugere. O importante é reconhecer que ele está a serviço de uma verdade superior, porque não cabe no tempo. […] O mesmo não se dá com as nossas convicções religiosas?

[S]ua visão soteriológica é muito estreita. Salvar almas, somente? Essa visão compartimentada do ser humano é herética. Precisamos salvar a totalidade do humano, meu caro. Esqueceu o postulado fundamental da Antropologia cristã? Somos corpo e alma. Unidade.

Minha roupa de padre não me garante muita coisa. O sacerdócio que o povo espera de mim não está no hábito que ostento, mas na sinceridade que preciso ter diante do meu compromisso assumido. Zelo para que Deus não seja transformado numa caricatura qualquer.

Cuidado com as generalizações. Você tem combatido as CEBS. Cuidado. Há muita gente honesta nestes movimentos. Eu as conheço. Vi de perto o trabalho frutuoso, espiritual, humano, salvação total acontecendo em muitos lugares deste grande Brasil. Vi nomes sendo citados de forma banal, irresponsável. Irmã Doroty morreu defendendo o evangelho, meu filho. Gostando você, ou não, ela é foi uma mulher comprometida com as causas de Jesus. É muito triste ver o nome dela citado no seu espaço, como se fosse uma “mulher qualquer”. Chico Mendes foi um homem que defendeu questões nobres. Só por isso já merece o nosso respeito. Frei Beto é um homem fabuloso. Já fez muita gente se aproximar de Deus, por meio de sua inteligência e sabedoria aguçada.

P.S.: Neste Ano Sacerdotal, rezemos pela santificação do clero. E roguemos insistentemente ao Senhor da Messe, para que Ele nos mande sempre santos sacerdotes.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

56 comentários em “Resposta do pe. Fábio de Melo”

  1. Frei Betto:

    “Infelizmente, a corrupção e a ilegalidade estão presentes tanto no comportamento de sujeitos econômicos e políticos dos países ricos, antigos e novos, como nos próprios países pobres. E há quem suponha que a Teologia da Libertação morreu… Não apenas continua viva, como hoje encontra abrigo até em documentos papais”.

    Fabuloso! E bota fabuloso nisso, no sentido mais fabulante possível.

    “Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas” (2Tm 4,4)

    Pax,
    Pro Catholica Societate

  2. Esta carta do padrêco Fábio de Melo, é a prova de que os movimentos carismáticos e os teologos da libertação estão unidos e não tem nenhuma desavença.

  3. “Teologia nos ensina que a Plenitude da Revelação é Cristo, mas esta plenitude não significa esgotamento da verdade. “

    “Frei Beto é um homem fabuloso”

    Só estas duas frases me fizeram ver o conceito que eu tinha do Pe. Fábio de Melo ir parar no chinelo.

  4. “Teologia nos ensina que a Plenitude da Revelação é Cristo, mas esta plenitude não significa esgotamento da verdade. “

    Nem sei quantas vezes a Igreja repete isso, mas a plenitude da Verdade revelada está sim na Bíblia (em forma de escritura) e ainda mais admiravelmente no Cristo (o Verbo Encarnado) , ambos Palavra Viva de Deus. Cristo não nos mostrou toda a Verdade que existe, nem a Bíblia poderia contê-la, mas ambos nos deram sim toda a Verdade necessária à Salvação (Const. Dog. Dei Verbum, n. 2), de forma que não precisamos buscá-la em outro lugar. Se há retidão de vontade e de coração em outros tempos e espaços, ela sempre dirige a Cristo (Const. Dog. Lumen Gentium, n. 16).

    É vergonhoso um reles estudante e servidor público como eu saber mais de fundamentos de teologia do que um sacerdote do Deus Altíssimo.

  5. Li a carta de Gustavo Souza e os diversos comentários que a ela foram feitos, antes da resposta do Pe. Fábio de Melo.
    Só uma coisa me incomoda: a unanimidade (sem uma única honrosa exceção!)com que todos consideraram “amar alguém” como sinônimo de “ter relações sexuais”. É verdade que o Pe. Fábio de Melo não desmentiu essa interpretação, mas também é verdade que ele NÃO declarou ao Jô Soares que era necessário ter relações sexuais! O que ele disse foi que “era preciso amar”, o que é bem diferente! Será que todas essas pessoas se esqueceram de que o amor é o grande mandamento que Jesus nos deixa? Infelizmente nosso vocabulário não prevê palavras diferentes para as diversas nuances do amor, mas um bom católico deveria tê-las em mente…

  6. Grande ingenuidade. É claro que o amar do padre dentro do contexto da pergunta se referia a um amor eros, entre homem e mulher.O padre não afirmou que tinha trasando, mas não deixo claro que tinha só namorado também. Só não enxerga quem não quer ver. Houve em minha cidade situação parecida em relação a um vocacionado. Ao visitar a família (Nãso fui eu diga-se de passagem) o padre disse: As namoradas vão ficar com saudade de fulano… e a avó dele. Nada padre. Ele nunca namorou. Não se o que o padre pensou disso, mas ao invés de conversar com o tal, se desconfiava de sua orientação sexual preferiu negar a sua entrada na ordem religiosa dele pela tal falta de experiencia do Amor…creio que esta bem claro o sentido do amor aí…

  7. O Renato comentou que TL e RCC estão unidas. Isso quer dizer que ambos possuem erros que não podem ser corrigidos?

    Quanto a TL sofro gravemente em minha Arquidiocese devido a herança de D. Luciano. Mas segundo algumas pessoas a TL está sendo enfraquecida devido ao crescimento da RCC. Isso pode ser verdade?

    A RCC tem dado bons e maus frutos isso é o suficiente para condená-la? Pergunto isso em vista do número de vocações que tem sido descobertas na RCC.

  8. Os adeptos da teologia da libertação costumavam acusar os carismáticos de alienados. Me parece que a RCC, assim como os outros chamados movimentos eclesiais (Focolares, Neocatecumenato, Comunhão e Libertação e até o Opus Dei) vivem sob um duplo fogo, atacados ao mesmo tempo por modernistas e tradicionalistas. Para os modernistas, tais grupos seriam ultraconservadores; para os tradicionalistas, seriam perigosos liberais, eivados de maçonismo, ou outras coisas tidas como nocivas.

  9. Caros Amigos

    O Jorge preferiu não manifestar a sua opinião, mas vejo que muitos aqui não perdetram tempo em atacar Padre Fábio.

    Pedro disse muito bem que:

    “Teologia nos ensina que a Plenitude da Revelação é Cristo, mas esta plenitude não significa esgotamento da verdade. “

    Depois começou falando algo bom e terminou no absurdo…

    A própria Bíblia diz que não caberiam nos livros tudo aquilo que Jesus fez e disse…
    Isto quer dizer que:
    Muita coisa que Jesus fez e Disse não estão escritos em livro algum, logo já perdemos uma grande parte da plenitude revelada através Dele.

    São Paulo nos diz que nem olhos virão e nem ouvidos ouvirão e nem ja,ais penetrou em nenhum coração humano aquilo que Deus tem reservado para aqueles que o Amam.

    Isto significa que, Deus tem muitas surpresas para nós que ninguém jamais contemplou…

    São Paulo também diz que:
    http://www.bibliacatolica.com.br/busca/01/1/compreender+qual+seja+a+largura%2C

    […] 16.para que vos conceda, segundo seu glorioso tesouro, que sejais poderosamente robustecidos pelo seu Espírito em vista do crescimento do vosso homem interior.

    17.Que Cristo habite pela fé em vossos corações, arraigados e consolidados na caridade,

    18.a fim de que possais, com todos os cristãos, compreender qual seja a largura, o comprimento, a altura e a profundidade,

    19.isto é, conhecer a caridade de Cristo, que desafia todo o conhecimento, e sejais cheios de toda a plenitude de Deus.

    20.Àquele que, pela virtude que opera em nós, pode fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou entendemos, […]

    Mas, a palavra mais interessante é mesmo a famosa frase de Santo Agostinho, quando responde sobre a Santíssima Trindade…

    Creio que todos a conhecem de cor…
    http://www.cademeusanto.com.br/santo_augustinho.htm

    […] Diz a tradição que, certa vez, Santo Agostinho estava caminhando a beira mar, a pensar sobre o Mistério da Santíssima Trindade, quando encontrou com um menino a colocar, com uma pequena caneca, água do mar em um buraco que a criança havia feito. Santo Agostinho perguntou :”Que está fazendo? A criança respondeu: “Estou colocando o mar neste buraco”. “Impossível!” disse o santo. E a criança, que na verdade era um anjo, respondeu: “Mais facil será eu colocar o mar neste buraco, que voce entender o mistério que está tentando compreender.”
    O mestre Dughet pintou um lindo quadro, retratando esta lenda. […]

    Homens limitados e que preferem ficar na sua limitação.

    Deus não é mesquinho como muitos pensam, sua capacidade é infinita e muitos já consideram Jesus como morto e enterrado, acolhendo sua obra como algo já consumado.

    Não, ainda há muita coisa para fazer, aprender até que Jesus volte em sua Glória.

    Paz e bem para todos.

    Jesus vos amam.

  10. Isto significa que, Deus tem muitas surpresas para nós que ninguém jamais contemplou…

    Não. Significa que é impossível contemplar neste mundo a Verdade inteira, Deus como É.

    A Verdade revelada, necessária e suficiente à nossa salvação, está no Cristo. As “surpresas” são para depois desta vida. A Bíblia diz assim, Dei Verbum fala disso, Lumen Gentium e Veritatis Splendor também.

    Abs.

  11. Caro Pedro

    A Verdade revelada, necessária e suficiente à nossa salvação, está no Cristo.

    Totalmente correta esta afirmação.

    Mas você conhece este Cristo 100 % ?
    Este Cristo 100 % está contido em tudo que o homem já escreveu ?
    Você acha mesmo que nós, infimas criaturas Humanas teríamos a capacidade de conhecer 100 % da totalidade deste Cristo revelado.

    A verdade completa não seria “NOVIDADE”, mas uma verdade que ficou desapercebida de meus olhos, bem que Jesus curou diversos cegos e muitos ainda existem que preferem continuar cegos com uma visão limitada e distorcida de toda a verdade.

    Afirmam que tudo já foi revelado, mas não conhecem nem 1% de tudo que foi revelado.

    E querem limitar a revelação Divina nas limitações do conhecimento e entendimento Humano.

    Jesus também disse a Nicodemus…

    Eu vos tenho falado das coisas terrenas e não me credes, como crereis se vos falar das celestiais ?

    Há quem prefira a posição de Nicodemus !
    Um doutor da Lei e Mestre entre o s Judeus, conhecedor de toda a lei. Mas sinto muito afirmar isto, de Cristo, apesar de tê-lo conhecido face a face, ele não entende nada.

    No texto acima, separado por Jorge de um outro texto original. apesar de não ter lido ainda todo o texto, creio que seriam estes os pontos mais polêmicos que muitos tradicionalistas não aceitariam.

    Não vejo nada de novidade em relação ao que a Igreja tem nos ensinado em seu Magistério, logo não poderia julgar Padre Fábio como um Teólogo “inventor de erros”, mas poderia dizer que quem não aceitasse tais palavras poderiam recorrer ao Magistério superior e tirar suas Dúvidas diretamente com Bento XVI.

    Muita gente poe palavras na boca de Bento XVI, das quais ele jamais pronunciou e nem escreveu, este não é o Magistério que eu estou indicando. Relembrando que o tradicionalismo Ultra-conservador não é reconhecido como fonte do Magistério oficial da Igreja para podermos julgar e condenar Padre Fábio ou seja lá quem for.

    Paz de Jesus

  12. Pe Fabio o Senhor é a maravilha queDes nos mando. Toda quinta – feira aprendo muito com o Senhor, agora so assisto aoas sabados pois dou aula a noite.

  13. Pe. Fábio,

    O senhor é o desgosto desses tempos.
    Jesus disse: A quem muito foi dado, muito será cobrado.
    Por favor reflita sobre isso e converta-se.
    Pare de ensinar aquilo que a Igreja Indefectível e Santa nunca ensinou.
    Pare de confundir os católicos pouco instruídos na fé,com seus discursos adocicados, cheios de veneno e contrários a sã Doutrina.
    Seja mais sacerdote, menos artista.
    O povo se perde por falta de conhecimento.
    O povo precisa de pastores, mas de pastores santos.
    Por favor padre, o senhor ainda é bastante jovem; ainda dá tempo se o senhor quiser.
    Estarei rezando por sua conversão,
    Em Cristo pela Virgem Maria

  14. Juliana Teixeira e os outros que criticam o Pe. Fabio de Melo, ve se voces se enxergam, cada barbaridades que voces falaram sobre o padre, que poca vergonha, isso tudo sabe o que é? E pura inveja, isso mesmo inveja, voces sao todos um povo atoa ao criticarem esse padre, em outras palavras, são todos BURROS…!!!

  15. Juliana Teixeira! Dizer que o Pe. Fabio de Melo é um desgosto desses tempos? Coitado de voce minha querida, DESGOSTOS DESSES TEMPOS CONCERTEZA É VOCE!!!!!!!!!

  16. Juliana Fernandes e outras(os) que defendem o Pe.Fábio de Melo.
    Juliana vc disse:

    “Juliana Teixeira e os outros que criticam o Pe. Fabio de Melo, ve se voces se enxergam, cada barbaridades que voces falaram sobre o padre, que poca vergonha, isso tudo sabe o que é? E pura inveja, isso mesmo inveja, voces sao todos um povo atoa ao criticarem esse padre, em outras palavras, são todos BURROS…!!!” (Sic)

    Com esse texto vc acaba de assinar um atestado de extrema ignorância, má vontade, alienação espiritual e intelectual.
    Por que criticamos o Pe.? Porque ele não se comporta como tal. O padre Fábio (eu o chamo ainda de pe.) porque querendo ou não, gostando ele ou não deste título ele foi ordenado para sê-lo, um sacerdote do Deus Altíssimo.
    Ele é: artista, psicólogo, quase um modelo fotográfico; está muito próximo disso) haja vista suas poses nas fotos dos seus encartes de CDs, compositor, cantor, escritor(medíocre é claro)e por último e somente por último, se sobrar um tempinho, ele é “padre”.
    Adora estar na mídia e não faz distinçaõ de lugar, de público ou programa, o importante é aparecer.
    Com o pretexto de evangelização, assinou contrato com o sêlo SOM LIVRE que pertence a uma das mais anticatólicas emissoras de tv.
    A emissora em questão faz apologia ao sexo livre, camisinha, homossexualismo, esoterismo, adultério e tudo que é contrário a fé católica. Não satisfeitos, ainda zombam da nossa Igreja apresentando em suas novelas padres interesseiros, mulherengos, bêbados, safados, que se preocupam com tudo menos com a fé.
    Fernanda, quando o padre Fábio grava CD e DVD e aparece nos programas dessa rede, para cumprir contrato, implicítamente ele está concordando com todas essas coisas. Eu pergunto a você: Isto é correto? Esta é a missão para a qual ele foi chamado? É isso que faz um padre que deve antes de tudo zelar por suas ovelhas e ser santo? E não é só isso, ele ensina em seus programas, coisas contrárias a fé que a Igreja Católica depositária da verdade em 2000 anos tem professado.
    Fernanda, o padre já disse publicamente, que escuta(assiste) programecos protestantes de pastores madrugada afora, para se inspirar em suas pregações; deliberadamente ele ignora e despreza os ensinamentos da sã Doutrina da Igreja que existem há tanto tempo através de documentos, encíclicas papais, escritos dos santos, para ouvir hereges protestantes, e vc diz que temos inveja?
    Não dona Fernanda, nós não temos inveja, nós temos zelo e temos temor a Deus, coisa que parece que o reverendíssimo padre parece não ter. E vc vem falar em pouca vergonha? Em burrice?
    Perdoe-me, mas quem é burro aqui? Nós que procuramos seguir aquilo que realmente a Igreja ensina, ou a um padre que diz o que quer? Um padre que tem a sua própria verdade, que a coloca com palavras doces, românticas, e engana pessoas incautas como vc e tantas mais?
    A pouca vergonha é nossa ou deste padre que ofende a Deus publicamente com suas mentiras? A pouca vergonha é nossa ou de pessoas como você que embasbacada com o sucesso do padre midiático e seu sedutor sorriso e olhos cativantes, ficam cegas para as heresias que ele proclama, sem ao menos ter a curiosidade em estudar, buscar saber porque o criticamos e sem procurar saber se o que dissemos é verdade? Acorda moça, a sua salvação está em jogo, se vc é católica (o que duvido muito) fuja desse caminho largo que o padre tem apresentado. Nosso Senhor Jesus Cristo disse que o caminho que nos leva a salvação é estreito, muito,estreito.
    Deixa de ser burra, ACORDA!

  17. Concordo com o Leopoldo.
    Padre Fábio de Melo me lembra outros padres – não muito antigos – que chegaram até a participar do “Programa do Gugu”, na época em que havia um quadro escandaloso chamado “Banheira do Gugu”.
    Qualquer colaboração com essas coisas – mesmo indiretas -é traição à Fé e à Igreja.
    Carlos.

  18. Juliana Fernandes, para você saber como um padre carismático faz muito mal para as almas dos fiéis, vou mostrar para você um debate (!!??) entre um padre carismático e o picareta Silas Malafaia (que é bem capaz do Fábio de Melo gostar).

    Os carismáticos, e os teologos da libertação, ao não conhecerem a Sã Doutrina Católica de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, é atacado e zombado pelos falsos profetas como o fanfarrão Silas malafaia:

    http://www.youtube.com/watch?v=2k46vV35vlw

    http://www.youtube.com/watch?v=tTaf0HsAPXI&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=RUADvzV8zBQ&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=Jvf8NEkXxF4&feature=related

    Os ”argumentos” colocados pelo hipocrita Silas Malafaia, é facilmente refutado por um sacerdoe católico, e até mesmo um leigo, que procura se aprofuntar na Sã Doutrina Católica de Nosso Senhor Jesus Cristo!

    Mas para isso é preciso estudar e AMAR a Doutrina Católica; a História da Santa Igreja Católica Apostólica Romana; aposlogética, teologia católica, pois é a única Verdadeira;…

    Repare como o sacerdote que era para defender Igreja Católica de Jesus Cristo, é bem carismático e humanista!

  19. Nada ha ver, o Pe. Fabio de Melo é um respeitado e santo padre que merece ter seu respeito , pois pelo jeito voces nao intendem nada, Pe. Marcelo, Pe. Reginaldo, Pe. fabio são todos santos padres que evangelizam com seu dom que Deus e Nossa Senhora Aparecedo lhes deram, como cantando , compondo , ISSO QUE ELE FAZ NAO É SE APARECER COISA NENHUMA, ELE ESTA EVANGELIZANDO, quem evangeliza cantando reza duas vezes!
    Papagai Piriquitooo…!!!!!!!!are baba

  20. Essa Juliana Fernandes é um caso típico de pessoa que não reflete sobre o que diz. É movida à paixão e a paixão, sabemos, cega. Isso é facilmente perceptível pelo próprio linguajar que ela utiliza. Como não tem argumentos, parte para a ignorância e faz piadas tolas. Trata-se, enfim, de um comportamento infantil. Como ex-carismático, afirmo que a RCC, sem orientação firme, acaba por gerar uma postura religiosa lúdica, mágica. Ainda hoje encontro carismáticos que usam aquele subterfúgio de abrir a Bíblia de supetão, ler algum versículo qualquer e ver nisso uma “palavra” de Deus. Ou seja, uma visão mágica da fé. É difícil para a tal Juliana perceber que a fé pode ser racionalizada. E que o católico tem de saber por que crê. Com isso, a Juliana defende o homem Fábio de Melo, e não percebe que sufoca o padre, o sacerdote do Deus Altíssimo. Admoestar o padre não é um ato de desrespeito; é um ato de amor, pois “a quem muito é dado, muito será cobrado”. E ele é padre. E seria muito triste um padre, filho amado de Deus, perder a graça eterna por conta das vaidades mundanas…

  21. Nós que perguntamos: de que religião vc é hein? Vc pertence a IURD? Sim, pq católica vc não deve ser.
    Deixa de ser tola, cai na real garota. Cresça. Conheça a sua Igreja, a doutrina verdadeira, vá estudar pare de dizer tolices pelo amor de Deus; leia sem paixão td o que foi escrito até aqui e reflita.
    A exemplo do Francisco tb sou ex carismática e subscrevo td o que ele disse, e também o que disseram o Leopoldo e o Renato.
    Rezo à Deus para que caiam dos seus olhos as escamas que te impedem de enxergar a verdade.

    Em Jesus por Maria

  22. Ninguém é obrigado a gostar do padre Fabio ou de qualquer outro padre. Porém , parece que vocês estão distorcendo as coisas que ele falou na carta. Não podemos sair por rotulando os movimentos e dizendo que ou outro é ruim. Padre Fabio defendeu com muita justiça e sabedoria que mesmo que seja de outro movimento e tenha algumas diferenças devemos sim respeitar aqueles que trabalham em uma linha diferente da nossa . Pessoas comom Irmão Dorothy Stang que morreu em prol da justiça , e Frei Beto merecem sim ser respeitados , independente se somos outros movimentos . Temos que nós abrir mais as outros pastorais e pessoas que pensam diferente de nós dentreo da igreja. Deveríamos nos complementar e nos unir nos diversos dons e carismas por pertencenmos a um mesmo corpo que é a Igraja. E eu concordo quando padre Fabio diz que a pelenituide da verdade não significa seu esgostamento . Entendo isto , no sentido da tolerãncia do diferente , dentro da própria igreja e com relação a outras religioes. E antes de falarem que o padre Fabio é um padreco leiam seus livros e escutem o que ele tem a dizer sem rótulos. Pois ele faz um trabalho sério de envangelização que merece ser respeitado.,

  23. Nunca gostei desses padres moderninhos. Padre tem que usar batina e ser digno de pertencer à Santa Igreja.

  24. Rosa Martins, Fábio de Melo não usa batina e nem tem ações dignas de um sacerdote católico de verdade!

Os comentários estão fechados.