Resposta do pe. Fábio de Melo

Leiam a resposta que o pe. Fábio de Melo enviou à Carta Aberta escrita pelo Gustavo Souza, após aquela entrevista em Jô Soares que provocou escândalo entre os católicos. O texto é grande e eu não vou reproduzir; leiam na íntegra lá. Apenas destaco algumas frases soltas escritas pelo Reverendíssimo sacerdote (recomendando enfaticamente que as leiam na íntegra do texto, para que eu não cometa o erro de descontextualizar o pensamento do pe. Fábio):

[A] Teologia nos ensina que a Plenitude da Revelação é Cristo, mas esta plenitude não significa esgotamento da verdade.  Os desdobramentos desta verdade estão em todos os lugares do mundo. Deus continua se revelando. Plenitude não significa finalização. […] Deus continua se revelando ao mundo. O limite da Revelação é a inteligência humana.

A linguagem metafórica não é mentirosa. Sou professor universitário e ensinei Antropologia Teológica. É uma clareza que não posso perder de vista. Ao falar da condição adâmica nós precisamos pensar na humanidade como um todo. Não temos a certidão de nascimento de Adão. O que temos é a fé de que Deus criou a humanidade.

[A] fé não é um conjunto de certezas, meu caro. Não temos provas concretas para muitos aspectos da fé que professamos. Se as tivéssemos não precisaríamos ter fé. Acreditamos no que não vemos.

O mito não é uma mentira, mas também não precisa ser verdade, diz ele. O importante é a fé que ele sugere. O importante é reconhecer que ele está a serviço de uma verdade superior, porque não cabe no tempo. […] O mesmo não se dá com as nossas convicções religiosas?

[S]ua visão soteriológica é muito estreita. Salvar almas, somente? Essa visão compartimentada do ser humano é herética. Precisamos salvar a totalidade do humano, meu caro. Esqueceu o postulado fundamental da Antropologia cristã? Somos corpo e alma. Unidade.

Minha roupa de padre não me garante muita coisa. O sacerdócio que o povo espera de mim não está no hábito que ostento, mas na sinceridade que preciso ter diante do meu compromisso assumido. Zelo para que Deus não seja transformado numa caricatura qualquer.

Cuidado com as generalizações. Você tem combatido as CEBS. Cuidado. Há muita gente honesta nestes movimentos. Eu as conheço. Vi de perto o trabalho frutuoso, espiritual, humano, salvação total acontecendo em muitos lugares deste grande Brasil. Vi nomes sendo citados de forma banal, irresponsável. Irmã Doroty morreu defendendo o evangelho, meu filho. Gostando você, ou não, ela é foi uma mulher comprometida com as causas de Jesus. É muito triste ver o nome dela citado no seu espaço, como se fosse uma “mulher qualquer”. Chico Mendes foi um homem que defendeu questões nobres. Só por isso já merece o nosso respeito. Frei Beto é um homem fabuloso. Já fez muita gente se aproximar de Deus, por meio de sua inteligência e sabedoria aguçada.

P.S.: Neste Ano Sacerdotal, rezemos pela santificação do clero. E roguemos insistentemente ao Senhor da Messe, para que Ele nos mande sempre santos sacerdotes.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

56 comentários em “Resposta do pe. Fábio de Melo”

  1. “A santidade de um padre não se revela na batina, mas nas suas ações”.
    É verdade. Padre Fábio de Melo revela toda a sua santidade nas ações: musculação, aeróbica, dança, botox, violão, fotografia. Se ficasse só nisso talvez ele até virasse santo. O problema maior é quando ele inventa de ensinar. Aí só sai heresia.
    Rezemos pelo santificação do clero.
    Carlos.

  2. Carlos,vc sabe que o Padre Fabio sabe o que faz!!!Sim ele é um sacerdote do Altissimo e tem certas coisas que ele tem que melhorar e mudar para a santificação dos fiéis.Sabe pq os catolicos estao virando tudo evangelicos?
    Nao é por causa dos sacerdotes,mas sim pq está faltando santidade nas pessoas leigas e leigos e principalmente nos Padres que tem que ser exemplo para nós.A Igreja é Santa sim,mas nós que somos pecadores.
    Padre Fabio de Melo tem sua forma de evangelizar e com certeza Deus age atraves dele para levar muitas pessoas para Jesus.Cada pessoa tem suas limitaçoes e fraquezas,e nao só pq ele é um padre catolico e famoso vc tem que ficar criticando ele.Jesus disse”Quem nao tiver pecado que atire a primeira pedra”Vc nao percebeu que o mundo está em uma guerra espiritual e basta disso de fkar aí falando mau do outros como se vc fosse imaculado.OK

  3. Cara Amanda,
    Concordo em parte com o que você diz.

    Mas discordo de algumas coisas. Por exemplo, você diz:

    “Sabe pq os catolicos estao virando tudo evangelicos?
    Nao é por causa dos sacerdotes,mas sim pq está faltando santidade nas pessoas leigas e leigos e principalmente nos Padres que tem que ser exemplo para nós”.

    A culpa maior pela debandada de católicos para as seitas é dos padres, sim senhora. Eles é que têm o dever primordial de ensinar. Mas como boa parte deles não ensina nada de doutrina, preferindo atrair pela emoção de musiquinhas melosas – caso do Padre Fábio de Melo e de todos os carismáticos – muitos católicos acabam indo parar nessas espeluncas heréticas. Afinal, emoção por emoção, os “evangélicos” são mais experientes nesse quesito.

    Você também tem razão quando diz que há uma guerra espiritual.

    Só que ao ensinar coisas heterodoxas e negar implicitamente a presença real, Pe. Fábio de Melo acaba lutando do lado errado nessa guerra.

    Rezemos pelo Padre Fábio de Melo e pela santificação do clero.

    Um abraço.
    Carlos.

  4. Amanda, o próprio Fábio de Melo já falou que ele não vê problema em ser católico ou ”evangélico”!

    Para ele o católico que larga a Santa Igreja Católica está muito bem!

    Escrever que ele está trazendo os católicos para a Santa Igreja é piada de mal gosto!

    Quando eu vejo esse senhor, que parece ter vergonha até de ser padre, diz uma coisa dessas; para mim ele (Fábio de Melo) está se preparando para fundar sua futura seita:

    Igreja Carismática ”Evangélica” Fabinho de Melo.

  5. Prezado Carlos e Renato,plenamente eu concordo com vcs!!!
    Confesso que o Pe.Fabio está muito errado em seus ensinamentos,eu acho que pra ele no mundo de hj cada um escolhe a Igreja que desejar ir ou que se sinta melhor.Ele é muito liberal!!!
    Eu tenho respeito por ele pq ele é um padre,mas ser um padre nao quer dizer que eles são melhores que nós,tem muitos padre por aí que andam cometendo barbaridades e eu falo isso por experiencia propria e por isso que temos que rezar pelos sacerdotes pq o tempo que vivemos nao está sendo facil e principalmente para os que são cristãos catolicos de verdade.
    Já admirei muito o Padre Fabio,mas hj eu sei que nao podemos viver numa vida de sentimentalismo e sim viver num mundo real e num mundo que Jesus escolheu para cada um de nós!!!Abraços pra vcs!!!

  6. Só uma pergunta vcs questionam o paroco de vcs, com a mesma força q questionaram o Padre Fabio?
    pq vir ate um blog, e questionar quem não é do nosso convivio é facil. Ou o Padre da sua paroquia não erra, ou nunca falou coisas q vc discordasse ou questionasse!!!

    Gustavo Souza, por favor “Ide ao mundo e pregai o Evangelho!” e não a discordia.

    É claro que vc não tem que concordar com tudo, mais deveria adimirar a coragem do Padre Fabio, de querer enfrentar uma midia devassadora, como a midia Brasileira!

    Eu não sou da Renovação Carismatica, mais se são tão obedientes a Igreja, pq questionam tanto a RCC, que tem o reconhecimento como movimento da Igreja, a RCC não um peixe fora d´agua não!! e é aceita e reconhecida pela Igreja, que tem seu estatuto, tudo direitinho! ja a teologia da libertação ja utilizada por muitos, e não é reconhecida pela igreja!

    Gustavo!!! Detalhe: Seja menos arrogante e mais humilde, pois o seu texto pareceu, q quem era o dono da verdade era vc!!

  7. Hélio Francisco,
    Comento a seguinte frase sua:

    “É claro que vc não tem que concordar com tudo, mais deveria adimirar a coragem do Padre Fabio, de querer enfrentar uma midia devassadora, como a midia Brasileira”

    Padre Fábio de Mello é o queridinho da mídia brasileira. Portanto, ele não a enfrenta como deveria, isto é, combatendo sua imoralidade e deseducação. Pelo contrário, ele faz parte dela e, mesmo que não queira, é conivente e presta apoio moral à imoralidade, à desinformação e à destruição da família e de todos os valores morais católicos, tudo promovido por esta mesma mídia podre que o acolhe festivamente em todos seus programas.

    Carlos.

  8. Hélio Francisco,
    Comento a seguinte frase sua:

    “É claro que vc não tem que concordar com tudo, mais deveria adimirar a coragem do Padre Fabio, de querer enfrentar uma midia devassadora, como a midia Brasileira”

    “Padre Fábio de Mello é o queridinho da mídia brasileira. Portanto, ele não a enfrenta como deveria, isto é, combatendo sua imoralidade e deseducação. Pelo contrário, ele faz parte dela e, mesmo que não queira, é conivente e presta apoio moral à imoralidade, à desinformação e à destruição da família e de todos os valores morais católicos, tudo promovido por esta mesma mídia podre que o acolhe festivamente em todos seus programas.”

    Entendeu sr.Hélio Francisco?

  9. Vão procurar o que fazzer, cambada de vadios. Vão fazer caridade, vão ajudar quem precisa nos leitos de hospitais, vão ajadar crianças que estão bem próximas de vocês e estão passando fome .Vocês não têm capacidade pra falar de sarcetote nenhum, nem de Padre Fabio de Melo, de Pastor Silas e de nemhum, porque se vocês soubessem um décimo do que eles sabem não estariam se degladiando os com os outros. Coloque um de vocês na frente de um microfone que ficam mudos, falam sem conhecimento algum. Qualquer maneira de louvar a Deus, a Jesus é válida. Seja pregando, cantando, compondo músicas(o que ele faz muito bem),escrevendo poesias, Dues se agrada dessas manisfestações de amor por Ele. Não é atoa que já foram vendidas mais de 5000(CINCO MILHÕES) de cópias de músicas da igreja católica. Será que todas essas pessoas que compraram são burras? Nem JESUS que morreu por todos nós agradou a todos.

  10. Conhecereis a verdade, e ela vos libertará.
    Palavras de Cristo: Não julgueis, para q nao sejais julgados. Quem são vcs para julgar alguém? São Deus por acaso? Então nao conhecem esse versículo! Devem ser santos e perfeitos para julgarem nessa amplitude… de certo nao tem pecado algum! Se vcs nao gostam, problema é de vcs… no julgamento final veremos quem vai julgar quem. Q Deus tenha misericórdia d vcs…

  11. E eu que pensava que “Santa” Inquisição era coisa do passado…

  12. Lenice concordo plenamente com vc, também acho que o Padre Fábio de Melo está certo, ele é muito mais inteligente do que todos que aqui escrevem, canta muito bem, tem uma ótima capacidade para escrever seus livros e fazer suas palestras. Tenho certeza que vcs não tem nada pra fazer a não ser julgar um ÓTIMO SACERDOTE.
    E nem tem coragem de colocar toda a resposta do Padre Fábio de Melo, tenho certeza que vcs procuraram as partes que vcs não concordavam, mais a mim vcs não enganam.
    Vão caçar o que fazer!!!!

  13. Deus do céu quanta ignorância e má vontade dessas fabetes deslumbradas, o pe. Fábio é tudo, menos um ótimo sacerdote.

    Sr. Jorge Ferraz, que tal dar uma olhadinha nos comentários de vez em quando? Como o senhor permite tantas sandices?

    De padres como o Fábio de Melo e de fabetes ensandecidas e ignorantes,
    Libera nos Domine!

  14. Marianna – Linda.

    De todos os predicados que voce citou do Padre Fábio, faltou o mais importante deles.
    Assim, como tu, ele é “liiindo”!

    Olegário.

    Em tempo: Eu particularmente acho o Brad Pitt mais bonitão…

  15. GENTE NAO ADIANTA TENTAR CONVERSER ESTAS FABETES NAO, VOCE PODE XINHGAR A DEUS E JESUS E NINGUEM SE MANIFESTA, MAS ATACAR O PADRE AIAIA, O QUE AS FABETES MERECEM É SÓ IGNORANCIA

  16. Este padre precisa tomar um banho de sal grosso…coitado. Assim até ele não vai mais saber quem é.

  17. Querido pe Fábio deMelo, tenho acompanhado sua trajetória e cada vez me encanto mais. Tenho algumas composições e gostaria muito que o senhor as avaliasse. Quem sabe o senhor gosta de alguma e acaba gravando. Eu iria ficar muito lisongeada. Por favor, me diga como devo enviá-las. Preciso muito desse apoio moral,nesse momento tão delicado em minha vida. Por favor, entre em contato comigo. Obrigada.

  18. Dona Kátia Cabral,

    A senhora disse:

    “E eu que pensava que “Santa” Inquisição era coisa do passado…”

    Dona Kátia, infelizmente a Santa Inquisição é sim coisa do passado; mas que dá uma baita saudade dela isso dá…

  19. Sobre a batina: Hoje se diz muito por aí que “o que importa é o interior”, etc. Mas a grande verdade é que não somos “puro espirito” e sim somos uma unidade de corpo e alma, e o interior e exterior se refletem mutuamente. E, com freqüência, o nosso exterior revela o nosso interior, a nossa fé e espiritualidade….Ja ouviram falar do Pe.Paulo Ricardo…exemplo de sacerdote!
    Um grande conselho para o Pe.Fabio, leia “Tratado da verdadeira devoção a Santissima Virgem”

  20. Jorge,

    Você não se expressou sobre o assunto,mas gostaria de saber a sua opinião em um dos temas da resposta.Tu concordas ou não com o Pe Fábio de Melo?

    Na sua opinião,ou melhor,na opinião do Magistério de Roma que tu segues,o Gênesis é uma metáfora ou uma história verdadeira com meros relatos factuais?

    Não pretendo entrar no mérito da pessoa do Fábio de melo,pois não tenho legitimidade para falar da vida pessoal,mas gostaria de saber quais as outras partes da resposta da carta aberta tu concordas ou discordas.

    Abraços,

    Álvaro

  21. Claro que o Gênesis é histórico, não necessariamente ao pé da letra, mas com fatos concretos que efetivamente aconteceram (criação do mundo por Deus, criação especial de um homem e uma mulher, tentação de Satanás e pecado original, fratricídio de Caim e Abel, etc., etc.).

  22. Reformulando a pergunta que foi mal feita.Eu também considero o Gênesis histórico;você considera e o padre também considera,mas eu quero saber se VOCÊ considera,por exemplo,que a serpente falava ou que isso é uma metáfora ou o que pensa{sobre isso} os documentos de Roma.

    Tu dizes “não necessariamente ao pé da letra”,então deves estar de conformidade com o padre.

  23. Sobre o pe. Fábio, eu não sei o que ele pensa e não boto a mão no fogo por ele.

    Se uma serpente [= o bicho] falou [= produziu palavras em forma de ondas sonoras de tal modo que eram passíveis de serem captadas pelo sistema auditivo humano, etc.] é completamente irrelevante. Os documentos da Igreja certamente não entram neste nível de detalhes, e provavelmente nenhum santo jamais se ocupou disso. Sempre se soube que esta serpente era o Demônio, que tentou os Primeiros Pais e eles pecaram.

  24. O povo ta virando evangelico para procurar o deus das facilidades. deus do dinheiro. e geralmente sao pessoas que enrolam o rabo e sentam em cima. ser crente e ter credencial pro ceu e justificativas usando a “biblia” para acusar e julgar. sao atrocidades, distorçoes e estorçao no caso do dinnheiro. Judas era o tesoureiro e o corrupto dos dicipulos de Jesus, cansei de ficar calado e agora vou falar.

Os comentários estão fechados.