Milagre em Medjugorje

Eu já disse aqui que tenho sérias ressalvas quanto às supostas aparições da Virgem Santíssima em Medjugorje. O meu primeiro sentimento, portanto, quando recebi um email informando que o sol dançou em Medjugorje ontem, foi de raiva.

Está disponível na página principal do “Queridos Filhos”, site – até onde me consta – oficial em português sobre as aparições [p.s.: na verdade, o site oficial sobre Medjugorje é o http://www.medjugorje.hr/]. Uma chamada em letras garrafais: “Durante a aparição de Nossa Senhora à Mirjana o sol ‘dançou’ e ‘girou’ como em Fátima na presença de milhares e milhares de peregrinos”. Tem um vídeo do suposto milagre que eu não consigo assistir daqui do trabalho. À noite, complemento este post com mais considerações; no entanto, queria desde já tecer alguns comentários.

O milagre é descrito no site. “Durante a aparição Mirjana viu o sol atrás de Nossa Senhora. Quando ela saiu do êstase (sic) Mirjana ficou surpresa com que estava acontecendo. Os peregrinos também tinham visto um milagre. O sol se tornou um sinal miraculoso para eles. Mais e mais peregrinos olhavam para onde os primeiros estavam apontando – para o sol. Muitos viram o sol ‘dançando’ e ‘girando’ Outros viram uma cruz iluminada no sol. Muitos outros viram diferentes cores dentro ou saindo do sol. Muitos choravam outros fixavam os olhos admirados e outros se encheram de alegria. E houveram muitos qure não olharam para cima pois estavam em profunda oração durante a aparição”. Qualquer semelhança com o Milagre do Sol de Fátima não é mera coincidência: é uma sua repetição deliberada.

Todos sabem que eu acredito em milagres. Estou sinceramente disposto a mudar a minha opinião sobre Medjugorje caso o desenrolar dos fatos confirme a sobrenaturalidade dos eventos dos quais o vilarejo é palco. Tal reviravolta, no entanto, seria contrariar todos os prognósticos. A documentação sobre as supostas aparições está disponível (em inglês) em um site pró-aparições, atualizada até a notificação da Congregação para a Doutrina da Fé de 1998; não sei como andam as investigações de lá para cá. Onze anos atrás, no entanto, os bispos afirmaram publicamente que não se podia afirmar haver aparições sobrenaturais em Medjugorje.

E esta última notícia, francamente [aliás, tornada pública pouco tempo depois da redução ao estado laical do frei Tomislav Vlasic…], só me fez acreditar ainda menos nas supostas aparições de lá. Repetir o milagre talvez mais portentoso da história do Cristianismo assim, sem ter nem pra quê?! O milagre cuja data foi anunciada antecipadamente em Fátima, e que serviu de coroamento da mais importante aparição da Virgem Santíssima dos tempos atuais, repetindo-se “do nada” em Medjugorje para a Virgem Imaculada dizer coisas que, embora piedosas, poderiam perfeitamente ser ditas por qualquer um? Eis a mensagem de ontem:

Queridos filhos!

Eu estou vindo, com meu amor maternal, para apontar o caminho o qual vocês devem seguir de forma que vocês possam todos ser mais parecidos com o meu Filho, e, assim mais próximos e agradáveis a Deus. Não recusem o meu amor. Não renunciem a Salvação e a Vida Eterna por motivos de transitoriedade e frivolidade desta vida. Eu estou entre vocês para conduzi-los e, como uma mãe, para cuidar de vocês. Venham comigo.

Alguém consegue estabelecer o mais remoto paralelo entre essa mensagem e as da Virgem em Fátima? Alguém pode me explicar, então, por qual motivo o milagre que foi utilizado para dar credibilidade a uma revelação da mais alta importância seria repetido com a maior naturalidade para se dizer pela milésima vez uma coisa qualquer?

No entanto – e é essa a razão da minha raiva – a caricatura foi feita. Se o milagre não for verdadeiro, e for invenção humana, são irresponsáveis os seus propagadores. Se foi arquitetado por Satanás, dessa vez foi um golpe de mestre. Já estou até vendo: “se o milagre do sol de Medjugorje não é verdadeiro, por que motivo o de Fátima é?”. Em sendo falsa – como eu acho sinceramente que seja – a repetição de Fátima ocorrida ontem, ela só veio diminuir a credibilidade das verdadeiras aparições ocorridas em Portugal.

Se foi um milagre verdadeiro, realizado por motivos que sinceramente escapam-me à compreensão, então peço desde já que a Virgem Imaculada tenha piedade de mim, seu escravo miserável, pois tudo o que tenho pensado e dito a respeito de Medjugorje foi para tentar impedir que as glórias da Mãe de Deus fossem obscurecidas por caricaturas Suas. Não posso, no entanto, em consciência, deixar que se coloquem em pé de igualdade as aparições verdadeiras e aquelas que são – para dizer o mínimo – bem questionáveis. Que o Deus Altíssimo Se compadeça de nós e livre-nos do estado de confusão. Que se levante a Virgem para defender a Sua honra; que a Verdade resplandeça sobre todo engano; e que venha depressa o triunfo do Coração Imaculado da Mãe de Deus.

P.S.: Acabei de ver o vídeo. Na verdade, existem diversos no youtube, de 2006, 2007, de 2 meses atrás, 1 mês atrás, 1 semana atrás. O que está no site do “Queridos Filhos” não é o do milagre supostamente ocorrido ontem, e sim em 24 de junho. Parece que não tem – ainda – o de ontem. Quanto ao vídeo em si, é esquisito. Primeiro, não se deveria dizer que o sol “bailou”, e sim que – no máximo – “pulsou”. Segundo… este efeito não é precisamente o que acontece quando uma câmera digital focaliza uma fonte de luz muito forte? Dá a impressão que é a câmera que, movimentando-se, obriga o aparelho a “refocar” a fonte de luz e, então, ela se expande e se contrai. Tenho a impressão de já ter visto isso antes…

P.S.2.: Na verdade, acho que não o foco, e sim o controle automático de luminosidade. Quando a fonte de luz forte – no caso, o sol – fica centralizada, a câmera diminui a sensibilidade e escurece ao redor dela; quando ela se afasta, a sensibilidade é aumentada e, assim, expande a fonte de luz. Dá para notar que é quando o sol fica nos “cantos” que ele está “maior”. Eu consigo fazer, com a câmera do celular, a lâmpada fluorescente da minha sala “bailar” como o sol do vídeo; só que, lá, o aumento e a diminuição estão bem mais velozes.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

38 comentários em “Milagre em Medjugorje”

  1. Meu caro,

    Paranormal é. Isso é inegavel. O problema é que nem todas as maravilhas vem de Deus. Os ocultistas e as religiões orientais também são capazes de fazer grandes maravilhas, mas essas maravilhas servem apenas para arrastar as pessoas para as doutrinas falsas do gnosticismo, panteísmo e politeísmo, que a própria razão percebe o erro. O motivo pelo qual o Vaticano não se pronunciou sobre Medjouge não é pela duvida de que realmente estejam acontecendo maravilhas, ESTÃO REALMENTE ACONTECENDO, mas a suposta Nossa Senhora que ali aparece tem, ao lado de muitas palavras meigas, ensinado doutrinas estranhas ao catolicismo, afirmando que Deus também dirige o Islã e as igrejas dos rebelados… Que Deus pode atuar na vida de todas as suas criaturas, procurando levá-las ao bem, eu não nego. Deus pode atuar na mente de um budista enquanto ele está em meditação para que ele faça o bem, mas isso não significa que Deus atue na religião budista, que é falsa, e ensina que o universo com todas as suas maravilhas é uma ilusão má. Deus atua apenas, de fato, na religião catolica. Como Nossa Senhora poderia afirmar o contrário? O pior é que o diabo, aparecendo como Nossa Senhora em medjuorge, está encorajando os fieis à derrespeitarem o Papa!!!

  2. Jorge, eu perdi uns dez anos da minha vida acreditando nessas aparições de Medjugorje, em Vassula Riden, no Pe. Gobbi, Cruz de Dozulé e até em videntes brasileiros como o Eurípedes de São Sebastão do Alto, etc.

    Confesso que isso não fez nada bem à minha alma e à minha vida, pois perdi muito tempo acreditando que realmente o mundo iria acabar e que o próximo papa depois de João Paulo II seria o falso profeta do apocalipse, que a maçonaria era a besta negra e os comunistas o Dragão Vermelho (conforme ensinva a tal Vassula e Pe. Gobbi em seus livros). Parecia tudo tão real, pois as palavras eram realmente convincentes para quem não tem muito conhecimento de teologia (apesar que muitos padres e até bispos acreditaram também nessas mensagens).

    Depois que as profecias não se revelaram, fiquei com a fé muito abalada; não queria acreditar em mais nada, duvidando até das aparições aprovadas pela Igreja. Foi lendo sites de apologética, feitos por pessoas mais cultas (que geralmente colocavam em dúvida tais mensagens) e não por fanáticos religosos como a maioria desses sites aparicionistas, que consegui amadurecer a minha fé e a tornar mais sólida!

    Já li coisas terríveis sobre as mensagens e videntes de Medjugorje; diz que a primeira aparição ocorreu quando eles sairam para fumar escondido dos pais; uma das videntes afirmou que Nossa Senhora lhe havia dito que uma conhecida sua não tinha tido relação com um fradre do local, mas depois a mesma ficou grávida do frade, um repórter afirmou que viu um frade escrevendo as mensagens e foi ameaçado de morte; as próprias mensagens, além de muito repetitivas, contém até heresias como igualar a religião muçulmana com a religião católica; já mudaram diversas vezes as profecias, etc. Parece também que há muito dinheiro por trás; os videntes estão todos bem de vida, um até casou com uma ex-miss dos EUA e tem visões mensais aonde quer que esteja.

    Não posso garantir que tudo isso é verdade ou que são calúnias, ou que as visões não são reais (isso cabe à Igreja); mas que é muito estranho, é! E ‘gato escaldado tem medo de água fria’; por isso, agora só acredito em aparições aprovadas pela Igreja, mesmo que demore muito tempo para aprová-las!

    Aliás, no começo das aparições, falavam que aconteciam coisas absurdas lá; mas, como o própro padre comentou acima, apesar das conversões, o pessoal que mora lá nunca viu algo de verdadeiramente sobrenatural!

    Como você mesmo argumentou, esses efeitos de sol piscando são apenas o efeito da luz do sol nas câmeras digitais e nada mais. E a maioria das fotos nesse sites sobre Medjugorje dá para ver claramente que são apenas efeitos dos raios de sol nas lentes das câmeras, mas divulgam como se fosse milagre.

    Acredito que a grande maioria desses falsos videntes de hoje não são nem esquizofrênicos e nem endemoniados, acho que são charlatões mesmo que só querem fama e dinheiro à custa dos ingênuos, como eu fui!

    Desculpe o desabafo, mas precisamos deixar de ser ingênuos, conciliando a fé com a razão, para não sair acreditando em tudo que aparece por aí!

  3. “Como você mesmo argumentou, esses efeitos de sol piscando são apenas o efeito da luz do sol nas câmeras digitais e nada mais. E a maioria das fotos nesse sites sobre Medjugorje dá para ver claramente que são apenas efeitos dos raios de sol nas lentes das câmeras, mas divulgam como se fosse milagre.”

    Sem dúvida nenhuma!

  4. “Feliz o que acredita sem ver”
    Para Deus não há impossíveis e para quem não acredita vá até Medjugorje e talvez se aperceba de um grande milagre – A sua própria conversão.

Os comentários estão fechados.