Selo Dom José de Ortodoxia Católica

closeAtenção, este artigo foi publicado 8 anos 14 dias atrás.

selo_dom_joseO Deus lo Vult! foi contemplado, pelo Veritatis Splendor, com o selo Dom José de Ortodoxia Católica, prêmio recém-criado e concedido “aos blogs católicos que se destacarem na defesa da fé católica, não abrindo mão de o fazer mesmo em face de críticas, etc”. A idéia do Veritatis, conforme expressa no post acima linkado, é promover uma “rede de ortodoxia” na blogosfera católica.

O prêmio não é “transmissível”.  Indicações de blogs merecedores da premiação podem ser enviadas ao VS, que trimestralmente as avaliará e elegerá três blogs aos quais será concedido o selo. Para evitar a replicação indiscriminada do prêmio, o VS publicará periodicamente a lista de todos os blogs premiados.

Quanto a mim, fico muitíssimo feliz com a indicação, por dois motivos. Primeiro, porque considero a escolha do nome do selo felicíssima, uma vez que tive a grande graça de ser – ao longo de virtualmente toda a minha vida – súdito de S.E.R. Dom José Cardoso Sobrinho, tendo a íntima convicção de que, nesta Terra de Santa Cruz, o nome de Sua Excelência é o que mais perfeitamente evoca a idéia de ortodoxia católica. E, segundo, porque é uma grande alegria poder receber o reconhecimento de um apostolado do calibre do Veritatis Splendor, muito maior em anos, em alcance, em número de membros, em comprometimento e em envergadura intelectual do que o Deus lo Vult!.

Espero que esta iniciativa possa servir para fazer com que um número cada vez maior de católicos possa se esforçar na busca da Verdade, no conhecimento do ensino da Igreja e na divulgação da Sã Doutrina Católica. Rogo a Deus que esta rede de ortodoxia possa crescer cada vez mais – atualmente, somos o Wagner, o Gustavo e eu -, e os católicos possam ser cada vez mais conscientes da Fé que professam, ad majorem Dei Gloriam.

Gostou? Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someonePrint this page

25 thoughts on “Selo Dom José de Ortodoxia Católica

  1. Portal União

    “aos blogs católicos que se destacarem na defesa da fé católica,”

    Mais há condições né? Aceitar missa protestante, CVII etc etc etc (rs)

    Me poupem!

  2. Jorge Ferraz Post author

    Portal União,

    Sem dúvidas que há condições: destacar-se na defesa da ortodoxia católica. Que obviamente inclui a defesa de um Concílio Ecumênico legítimo e da Liturgia com a qual a virtual totalidade da Igreja oferece diariamente o Sacrifício de Cristo à Trindade Santa… ;)

    Abraços, em Cristo,
    Jorge Ferraz

  3. Dionisio Lisbôa

    Jorge

    Que seu blog é excelente e que merece ser premiado, disto eu não tenho dúvidas, pena que seja por iniciativa do Veritatis, que tantas vezes faltou para com a verdade e a honestidade intelectual… Vide a questão da retirada das excomunhões da FSSPX, tratada com tanta hipocrisia e falta de subceridade pelo Sr. Alessandro Lima e pelo Sr. Vitola…

    Ah, Jorge, eu inclusive louvo sua brava iniciativa de abrir espaço para nós, que amamos a Tradição, OBRIGADO!

    Continuo a admirar V. S.ª, vosso trablaho e luta, apesar de estarmos em campos tão distintos (porém não tanto)!

    Pax!

  4. Dionisio Lisbôa

    Jorge

    Apesar da crítica do Portal União (principalmente no que tange à Missa de Bugnini e aos graves equívocos do Concílio Vaticano II), creio que seu blog é muito bom e merece ser premiado!

    Que o CV II foi legítimo, não tenho dúvidas, o problema é que ele não quis se pronunciar Ex Cathedra… Logo, é propenso a erros… Ademais, foi grandemente manipulado pela União Européia (bispos modernistas da Alemanha, Áustria, Holanda e Suíça) e foi, ao contrário dos concílios anteriores, o concílio dos peritos, da Nova Teologia e da Religião do Homem… Recomendo a leitura de “O Reno se Lança no Tibre”, de Ralph Wiltgen, que acompanhou de perto todas as sessões do Concílio Vaticano II, à venda pela Editora Permanência:http://www.editorapermanencia.com/product_info.php?products_id=58&osCsid=9b29504fc71517e50b05b839499462f3

  5. Dionisio Lisbôa

    “De nada adianta discutir sobre um evento do porte do Concílio Vaticano II se não se conhece sua história. O autor deste livro é um padre que teve como papel estabelecer um Centro de Imprensa no Vaticano, durante o Concílio. Acompanhando seu desenrolar, entrevistando os bispos, analisando documentos, cartas, regimentos, deixou-nos por escrito o que se pode chamar dos Bastidores do Concílio. Dentro deste contexto, o que mais impressionou ao autor foi a força do grupo de bispos da Europa Central, que se denominaram Aliança Européia, diante de pequenos grupos mais conservadores que tentavam segurar a avalanche de reformas e novidades. São 300 páginas de uma leitura viva, apaixonante e que não deixará nossos leitores indiferentes. Prefácio de Dom Lourenço Fleichman OSB.”

  6. Everth

    Jorge,

    Gostaria apenas de deixar aqui os meus parabéns, afinal, seu blog é ótimo. Visito todos os dias e me espelho nele quando posto no Ecclesia Una…

    Abraços fraternos,

    Everth.

  7. Léo

    Parabéns, caríssimo!

    Que Deus continue te abençoando, para continuar com esse maravilhoso trabalho!

    Abraços e fique com Deus,

    Léo

  8. Pe. Mateus Maria, FMDJ

    Me alegro muito contigo Jorge! Parabens! Coragem!!

  9. Martinho

    Mesmo não concordando com tudo o que o Jorge escreve e opina, felicito ele pois seu blog é 100% coerente com o que ele pensa e com o que a Igreja Católica (que também não concordo com tudo) mais, vamos dizer, “pura” pensa.

    Parabéns, Jorge!

  10. SolidSnake

    Prezado,
    a Missa Nova não tem nada de ortodoxa. Uma Liturgia que NÃO põe Deus no centro, não é católica.

    Nos tornamos protestantes e nem percebemos.
    E o pior: tem quem enxergue ortodoxia nessa Nova Missa. Quanta ginástica.

    QUALQUER PESSOA que assista aos dois ritos não pode deixar de constatar a escandalosa diferença.

    Não tem como dizer que é a mesma fé, ou a mesma igreja.

    “Se queremos destruir a Igreja temos que destruir a Santa Missa”. (Lutero)

  11. Jorge Ferraz Post author

    Snake,

    É, o pior é que tem quem encontre ortodoxia na missa. Como os Papas, por exemplo. :)

    Abraços,
    Jorge

  12. Dionisio Lisbôa

    Pois é, Jorge, mas nenhum teve a coragem de canonizar o Rito de Bugnini! Já a Missa Dâmaso-Gregoriana já tem séculos de canonizada…

    Ah! O próprio Bento XVI reconhece que a Missa Nova é um “produto banal do momento” (introdução do Livro “A Reforma Litúrgica” de Mons. Gamber).

    A linguagem do Papa contra o Rito de Bugnini é duríssima!

  13. Jorge Ferraz Post author

    Pois é, Dionísio, mas o maniqueísmo é heresia condenada pela Igreja, e não é verdade que quem não está canonizado vai para o inferno. É precisamente este o ponto onde alguns se afastam do Papa…

    Abraços,
    Jorge

  14. Carlos

    Caro Jorge,
    Também o parabenizo pelo prêmio, que foi bem oferecido ao seu excelente blog.
    No mais, subscrevo tudo o que disse o Dionisio Lisbôa.
    Um abraço.
    Carlos.

  15. Daniel

    Caro Jorge Ferraz, admiro seu blog, gosto do seu trabalho. Mas…que autoridade possui a Veritatis Splendor para premiar blogs em nome da ortodoxia, visto que seu apostolado é tão leigo quanto o apostolado de outros blogueiros? Não seria uma pretensão ao se colocar acimas dos demais?

    um grande abraço,

    Daniel.

  16. Jorge Ferraz Post author

    Caro Daniel,

    A rigor, o Veritatis Splendor não tem autoridade nenhuma para emitir juízos oficiais sobre a ortodoxia dos demais apostolados virtuais de língua lusófona. O selo reflete tão-somente o parecer do apostolado sobre os blogs contemplados. Tem o peso do próprio VS, e não o de um [p.ex.] IMPRIMATUR concedido por um bispo.

    Como falei acima, o VS tem maior contingente humano e intelectual do que o Deus lo Vult! (além de ser mais antigo), de modo que não encarei como pretensão (até porque a idéia do selo não é que seja heterodoxo quem não o ganhar…) a campanha. Mas tu podes encaminhar as tuas dúvidas diretamente para lá.

    Abraços,
    Jorge

  17. SolidSnake

    Jorge, O Senhor me responde:
    “É, o pior é que tem quem encontre ortodoxia na missa. Como os Papas, por exemplo. ”

    Para esses Papas até a Renovação Carismática é um movimento ortodoxo. Entretanto…os frutos nós conhecemos bem.

    Perseguem e fazem guerra contra tudo o que é verdadeiramente católico.

    Rome perdra la foi et deviendra le siège de l’Anticrist (Notre-Dame de la Salette)

  18. Lampedusa

    Jorge,

    Parabéns, caríssimo!

    É por demais merecido!

    E você é um exemplo de ortodoxia que não confunde doutrina nem modismos e nem com gostos pessoais!

  19. André Víctor

    Parabéns caríssimo Jorge!!!

    Faço das palavras acima (Lampedusa), minhas próprias palavras.

    Abraços e até mais ‘ver’.

    André Víctor

  20. tht

    Um reconhecimento que vem a se somar a outros.

    O blog já era tido como idôneo pelo Pastoralis que, já há algum tempo, rastreia suas atualizações através do ORBIS.

    Pax,
    Pro Catholica Societate

  21. Tamyres

    Parabéns pelo selo Jorge!
    Que Deus te dê sabedoria para continuar defendendo a Igreja.

  22. Pingback: Deus lo Vult! » Mais sobre selos