O fim de quem abraça o estado eclesiástico

Quem digita “padre Fábio de Melo” no Google recebe como primeiro resultado um link para “Fábio de Melo – novo site”. Na descrição, lê-se: “Site oficial do compositor, escritor e cantor Padre Fábio de Melo”.

Compositor. Escritor. Cantor. Só depois, ao final, padre. Já há diversas polêmicas internet afora envolvendo o reverendíssimo sacerdote e os mais díspares críticos, de modo que as minhas palavras sobre o assunto seriam, no máximo, redundantes. Quero apenas fazer um breve comentário sobre o que enxergo ser o cerne da problemática.

Tem razão – por exemplo – a Montfort em dizer que “Padre Fábio de Melo é um herege completo”? Decerto que não. Primeiro, que um católico vere et proprie herege, nos dias de hoje principalmente, é uma coisa relativamente rara (aliás, o que vem a ser um “herege completo”? O que seria um “herege pela metade”?). Segundo, que, dentre os diversos graus de censura teológica existentes, é muito pouco provável que os textos do padre Fábio fossem classificados como “heréticos”. Terceiro, que não se chama um sacerdote do Deus Altíssimo de “herege completo” em público antes que os seus superiores o façam.

Tem razão, então, o padre Fábio de Melo em escrever e falar as barbaridades que escreve e fala? Tampouco. O problema, no meu entender, está expresso de forma lapidar no site oficial do padre: é o reverendíssimo sacerdote comportar-se como compositor, depois como cantor, depois como escritor, e só depois como padre católico.

“O fim de quem abraça o estado eclesiástico”, escrevia São Pio X, “deve ser unicamente a glória de Deus e a salvação das almas” (Catecismo de São Pio X, q. 820, grifos meus). E para as almas serem salvas é necessário que elas possuam a Fé Católica e Apostólica, sem a qual ninguém pode agradar a Deus e se salvar. Um sacerdote do Deus Altíssimo, então, que deve ter como único fim a glória de Deus e a salvação das almas, precisa empenhar-se com todo o seu ser na propagação da Fé. Precisa torná-la compreensível aos seus fiéis. Por isso, como é doloroso ver o Padre Fábio de Melo compôr, depois cantar, depois escrever, e só depois anunciar a Fé!

O resultado é que a Doutrina vem expressa de maneira sofrível, e é necessário um bocado de boa vontade para interpretar as declarações do reverendíssimo sacerdote em um sentido católico. Isso é muito triste, porque enseja reações [às vezes mais duras do que seria devido, de modo que restam improfícuas por falta de prudência] dos católicos indignados com o digníssimo desleixo sacerdotal; e isso sem falar na multidão incomensurável dos católicos que precisam da Doutrina Católica para se salvar e, no entanto, são forçados a hercúleos esforços para encontrá-La sob o manancial de futilidades e digressões complicadas que jorra em profusão dos discursos do reverendíssimo padre Fábio de Melo! Acaso todos eles são capazes de semelhante empreitada…?

Consegue o padre – entre trancos e barrancos – fugir da heresia, mas o objetivo do sacerdote não é simplesmente fugir da heresia, e sim fazer a Doutrina conhecida, para que Deus seja glorificado e as almas sejam salvas, como ensinou São Pio X! O discurso dos sacerdotes [de todos os católicos aliás, mas dos sacerdotes de uma maneira particularíssima] deve almejar ser o mais fiel possível à Doutrina Católica, e não simplesmente possuir o mínimo indispensável para não ser classificado como heteroxo. Fazer desta segunda concepção a norma da própria vida é, infelizmente, não compreender qual é realmente o fim de quem abraça o estado eclesiástico, ou os meios necessários para alcançá-lo.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

87 comentários em “O fim de quem abraça o estado eclesiástico”

  1. Caro Antônio, Salve Maria!

    Muito obrigado por suas explicações, sempre repassadas de sabedoria e piedade.

    Caro João de Barros, Salve Maria!

    Você diz: “Depois do CVII, é raríssimo Roma punir um sacerdote por heresia. Até bem pouco tempo atrás, era mais fácil ser punido por rezar missa em latim do que por negar a divindade de Cristo”.

    Infelizmente, não é “até bem pouco tempo atrás”. Isso continua acontecendo em muitos lugares, inclusive aqui em Brasília.

    Um abraço.

    Carlos.

  2. Caros Jorge, Captare, João de Barros e Renato,

    Então, ficamos assim: deixemos Pe. Fábio de Melo ensinar as heresias que quiser e não critiquemos nada, por mais que a heresia machuque nossos ouvidos e levem à nossa perdição.
    Mas sejamos coerentes e também não critiquemos mais nenhum sacerdote do Deus altíssimo, seja ele da teologia da escravidão comunista ou da babel carismática. E a nenhum herege chamemos de herege. Nunca!

    Um abraço.

    Carlos.

  3. Prezado Carlos,

    creio que não é isto que está sendo defendido por mim, nem pelos demais, i.e., que deixemos o Pe. Fábio de Melo semear a confusão e distorcer dogmas em liguagem arrevesada e sentimental.
    A questão parece-me é que um leigo não tem competência para declarar que um sacerdote é herege, senão apenas os superiores deste. Pelo que foi dito, serviu de grande esclarecimento para mim.
    É possível argüir um sacerdote sem usar desse expediente.

    Abraço.

  4. Renato caríssimo,

    Quem comete assassinato é o quê?
    Assassino não é mesmo?
    Quem ensina e pratica heresias é o quê?
    Herege não é mesmo?
    Não importa quem o diga, aliás ainda bem que há alguém que o diga.
    É isso…
    Neste país de nínguém há muito tempo que leigos tem feito aquilo que o clero devia fazer.
    Que pena que tem que ser assim

  5. RENATO e CAPTARE tdo bem?Primeiramente nao sou uma senhora,sou uma senhorita e estou muuuito longe de ser uma senhora rsrsr.Renato respondendo sua brilhante pergunta,primeiramente eu não to aqui pra julgar e nem defender ninguem,mas o Padre Fabio de Melo ensina sobre as doutrinas da Igreja segundo a ordem ou congregação que ele foi ordenado,cada congregação tem seu carisma.Ex:dominicanos,franciscanos,claretianos,palotinos e assim POR diante…por exemplo:tem congregações que nao permitam que nós catolicos comunguemos na boca!!!Mas o Papa permitiu uns meses atras que os fieis sim podem comungar nos labios!!!E eu um dia,indo comungar nos labios passei um vexame que o sacerdote nao permitiu que eu comungasse nos labios!!!Fkei com tanta raiva que queria estar com o documento nas maos para poder esfregar na cara daquele padre.E agora Renato e Captare,de vez vcs fkarem criticando o que é certo ou nao,o que aquele padre fez ou nao pq vcs dois nao vão lá no fundinho da sacristia e vao ver e exortar o que os ministros,padres e coroinhas estao fazendo de errado???Pq vcs tem uma mania de fkarem criticando os famosos!!!!Deus usa o Padre Marcelo Rossi e tbm o Padre Fabio para converter os nossos coraçoes,mas tbm eles são instrumentos de conversão para as pessoas da alta sociedade que tanto admiram o Padre Marcelo e o Padre Fabio!Renato,nao sou nenhuma defensora de padre nenhum,só nao permito que vcs fkam falndo mau deles…fko triste com isso pq o Padre Fabio converte tantos coraçoes que nem mesmo ninguem de nós é capaz de agir como o Padre age po meio de Jesus.E outra se eu quero saber da verdadeira doutrina catolica,eu vou procurar saber no CATECISMO DA IGREJA CATOLICA ou atraves do Prof.Felipe Aquino,nos seus programas da Canção Nova!!!!
    CAPTARE,primeiramente vc tá desculpado tá,rsrs pq QUEM AMA PERDOA!!!Olha vou ti passar meu msn pelo seu email(captare777@gmail.com)meu nome é Josiana!!!Assim como vc tento ser uma catolica mais dedicada a Igreja,mas poxa vida como é dificil ser cristã no mundo de hj que nos desafia e nos oferece tantas coisas!!!Sim,tenha certeza que vou estar rezando por vc e por tdos nós para que permanessemos fiéis a vontade de Deus!!!Abraços

  6. Caro Renato,
    O problema é exatamente como foi colocado pelo Leopoldo Costa: o certo seria que as autoridades religiosas – não os leigos – arguíssem Pe. Fábio de Melo de herege. MAS ELAS NÃO O FAZEM!
    Então, na prática, vai terminar como eu falei. Ninguém critica Pe. Fábio de Melo e ele continua ensinado heresias.
    Não podemos raciocinar como se vivêssemos em tempos normais. Não podemos pensar idealmente apenas, mas também concretamente. Neste ponto concordo com o Antônio. O caso é de estado de necessidade.
    Um abraço.
    Carlos.

  7. Senhorita Fernanda,

    Que bom que é jovem, pois assim, terá mais tempo para aprender sobre a sua Igreja e doutrina.
    Saiba minha jovem que o Reverendíssimo Pe. Fábio tem ensinado heresias, muitas heresias.Como sacerdote do Deus Altíssimo a sua pregação é pobre, sentimentalóide e “nada a ver com a verdade católica”. E naõ somente o Pe. Fábio, mas tb o Pe. Marcelo Rossi, Pe. Reginaldo Manzotti, Monsenhor Jonas Habib etc. etc., quem foi que disse que o Pe.Fábio converte corações? Isso é o que vc supõe que aconteça. E ainda, que aconteçam estas supostas conversões, elas não são verdadeiras pois que baseadas foram numa pregação falsa e por isso mesmo sem valor.Continuando; vc poderia nomear algumas pessoas da alta sociedade que foram convertidas pelas pregações dos padres Marcelo e Fábio? E por fim, para saber da verdadeira Doutrina Católica, fuja da Canção Morna e do professor Felipe, procure os documentos da Igreja, os escritos dos santos e Que Deus lhe ajude e Nossa Senhora proteja.
    Em Cristo,

  8. Fernanda, para você saber realmente a Santa Doutrina Católica de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo hoje em dia, a internet para mim é a principal fonte.

    Estranho você escrever que quando quer saber sobre a Doutrina Católica, você lê o Catecismo (só isso! e os documentos dos Santos Papas; dos Pais DA IGREJA; Santos e Martíres;…) ou através do Felipe Aquino!

    No mais: Gostei da sua veia humorística ao dizer que o Fábio de Melo (e os carismáticos)leva muitas pessoas para a ”coversão”!

    Faz sentido, pois o Fábio de Melo – que vive na Turma do Didi – praticamente já virou o quinto trapalhão.

  9. Caro Leopoldo,

    “Quem comete assassinato é o quê?
    Assassino não é mesmo?”

    Não é tão retilíneo assim. O acusado é primeiro julgado pelo juiz competente e somente considerado assassino se condenado, transitada em julgado a sentença. Se se tratar de um flagrante, posso conceder no que você diz; porém, como o Jorge apontou, existem distinções conceituais que não se devem ignorar quando se fala de heresia. Os erros do pe. Fábio de Melo não podem classificar-se como heresia com a mesma evidência de um tiro à queima-roupa, ainda que doam como tal em todos os católicos e, sobretudo, em Cristo Nosso Senhor.

    Carlos, concordo que os tempos são difíceis. A fé corre perigo, sem dúvida, e o próprio Papa reconhece isso. No entanto, se um eventual estado de necessidade justifica certos atos (como, na minha insignificante opinião, justificou as ordenações de 88), não justifica todo e qualquer ato, como o de acoimar de herege um sacerdote católico em público, apesar do respeito que o prof. Orlando me merece. Retire-se essa acusação do texto dele, e verá que o propósito é alcançado da mesma forma, sem incorrer todavia num despropósito.

    Por fim, é urgente e necessário chamar os bispos do Brasil à sua responsabilidade, pois, como pastores, cometem grave pecado em abandonar-nos, as suas ovelhas, nesta hora tremenda.

    Abraço.

  10. Caro Carlos:

    São coisas diferentes.

    Acho perfeitamente cabível, por exemplo, que leigos com conhecimentos teológicos divulguem sua opinião a respeito do *pensamento* e das *idéias* do Pe. Fábio de Melo.

    Acho perfeitamente cabível, por exemplo, que leigos escrevam uma carta ao bispo do Pe. Fábio de Melo pedindo clarificações sob aspectos doutrinais defendidos por esse padre.

    Por outro lado, acho um completo descabimento um leigo, num veículo público, emitir opinião sobre quem é ou não é católico. Veja bem, se ainda estivessemos tratando em termos genéricos (p.e.: “Padres que não acreditam na transubstanciação são pseudo-padres”), tudo bem. Mas parece-me que o autor da acusação foi bem específico.

    Isso foi irresponsável e pouco caridoso. Isso tende a afastar a tal Associação cada vez mais da hierarquia da Igreja, o que dificulta sobremaneira a vida dos católicos amigos da Tradição.

    Não sei se estamos falando da mesma coisa, mas eu ouvi uma versão diferente para o incidente este ano em Brasília. Pelo que ouvi dizer, católicos ultra-tradicionais encheram tanto a paciência do padre que ele parou de rezar a missa de São Pio V. Todos perderam.

  11. Senhores,
    Padres que ficam de madrugada ouvindo pastores protestantes( certamente deve ter ouvido e muito o bispo Edir Macedo) para se inspirarem em suas pregações são pseudo padres. Padres que ouvem as músicas da protestante Ana Paula Valadão para buscar inspiração para compor as suas são pseudo padres. Padres que saem no trio elétrico da Ivete Sangalo e canta suas músicas na missa são pseudo padres. Quantos padres fazem ou fizeram isso concretamente? Não sabemos. Quantos fizeram isso e declararam pública e escandalosamente? O “Digníssimo e reverendíssimo Pe. Fábio de Melo”(sem falar nas outras sandices que disse e escreveu) E os senhores vem falar em falta de caridade?
    Dizer que ele não é mais católico a meu ver, é dizer o mínimo.
    Me poupem!

  12. LEOPOLDO,nossa fko com vergonha as vzs de ser catolica pq nossa os catolicos que dizem ser cristaos falam uma barbaridades dessas que o padre fabio de melo fka falando heresias…acho que vou mudar de religiao!!!!!!Já que vc fala que as pregaçoes do padre fabio é pobre,puro sentimentalismo,etc,etc…eu queria ver a sua formação Leopoldo pra ver se é melhor que a dele e se a sua for melhor,pelo menos deve converter somente uma formiga né?
    LEOPOLDO,eu nao permito que vc fike aí falando mal de padres e muito menos do Mons.Jonas Habib,ele sim é um profeta em meio a nós!!!Se vc me disse pra nao assistir a tv Canção Nova,que é a única TV catolica que evangeliza de verdade,o que vc supõe entao que eu assista???Já sei vc é uns de tantos que mete o pau nos padres e fka assistindo CAMINHOS DAS INDIAS!!!!Qual é Leopoldo conta outra tá…vc pensa que é o dono da verdade mas de verdade vc nao sabe nada…Temos que ver qual é a verdadeira verdade pq tdos dizem que falam a verdade!!!

  13. RENATO,primeiro que eu nao tenho tempo e nem sou uma desocupada pra fkar na internet o dia todo pra fkar procurando doutrinas,documentos e caçando o que os outros fizeram de errado!!!Que pena que vc pensou errado e eu nao sou nenhum pouco carismatica como vc pensa ok.Só as vzs gosto de algumas formçoes do padre fabio e isso nao quer dizer que sou carismatica e nem sentimentaloide como vcs vivem dizendo aqui.
    Nao sabia que o padre vive na turma do didi,bom saber!!!Olha vc deixou escapar uma brecha rsrs,vc vive em funçao dos padres na televisao tbm…isso é uma perda de tempo.Deixa eles fazerem o que quiserem da vida deles,VC É HUMANDO DEMAIS PRA COMPREENDER,HUMANDO DEMAIS PRA ENTENDER que Jesus nao escolhe os fortes,mas Jesus escolhe os pecadores e por isso preferiu fkar na casa de Zaqueu!!!Quem nao tiver pecado nao precisa confessar nao é?

  14. ”RENATO,primeiro que eu nao tenho tempo e nem sou uma desocupada pra fkar na internet o dia todo pra fkar procurando doutrinas,documentos e caçando o que os outros fizeram de errado!!!”

    Quer dizer que para saber e conhecer a Doutrina Católica de Nosso Senhor Jesus Cristo você não tem tempo!!??? Então você tem tempo para que?

    ”Só as vzs gosto de algumas formçoes do padre fabio e isso nao quer dizer que sou carismatica e nem sentimentaloide como vcs vivem dizendo aqui.”

    Esses as vzs é com que frequencias? Todo dia?

    ”Nao sabia que o padre vive na turma do didi,bom saber!!!”

    Isso eu dúvido!

    ”Olha vc deixou escapar uma brecha rsrs,vc vive em funçao dos padres na televisao tbm…isso é uma perda de tempo.”

    Não mocinha bobinha!, eu não vivo em função dos na televisão. Minha televisão vive mais tempo desligada do que ligada. Mas às vezes eu ligo sim, infelizmente, e a gente descobre cada coisa vindo de padres televisivos!

    ”…isso é uma perda de tempo.”

    Também concordo com você (será q

  15. ”RENATO,primeiro que eu nao tenho tempo e nem sou uma desocupada pra fkar na internet o dia todo pra fkar procurando doutrinas,documentos e caçando o que os outros fizeram de errado!!!”

    Quer dizer que para saber e conhecer a Doutrina Católica de Nosso Senhor Jesus Cristo você não tem tempo!!??? Então você tem tempo para que?

    E o jeito que a senhora escreve como: ”fkar”; ”vc”; ”as vzs ”. Parece de pessoas que ficam muito tempo sim na internet!

    ”Só as vzs gosto de algumas formçoes do padre fabio e isso nao quer dizer que sou carismatica e nem sentimentaloide como vcs vivem dizendo aqui.”

    Esses as vzs é com que frequencias? Todo dia?

    ”Nao sabia que o padre vive na turma do didi,bom saber!!!”

    Será mesmo!

    ”Olha vc deixou escapar uma brecha rsrs,vc vive em funçao dos padres na televisao tbm…isso é uma perda de tempo.”

    Não Fernanda!, eu não vivo em função dos padres na televisão. Minha televisão vive mais tempo desligada do que ligada. Mas às vezes eu ligo sim, infelizmente, e a gente descobre cada coisa vindo de padres televisivos!

    ”…isso é uma perda de tempo.”

    Também concordo com você (será que você está falando sério?), então não veja esses programas de padres televisivos!

    ”Deixa eles fazerem o que quiserem da vida deles,VC É HUMANDO DEMAIS PRA COMPREENDER,HUMANDO DEMAIS PRA ENTENDER que Jesus nao escolhe os fortes,mas Jesus escolhe os pecadores e por isso preferiu fkar na casa de Zaqueu!!!”

    Agora eu fiquei confuso?!

    Antes você disse que não é carismática nem sentimentalôide, agora vem com este festival de humanismo barato!? Fernanda explique-me: Você é ou não é uma carismática sentimentalôide?

    E o que a senhora quer dizer com isso:

    ”…VC É HUMANDO DEMAIS PRA COMPREENDER,HUMANDO DEMAIS PRA ENTENDER que Jesus nao escolhe os fortes,mas Jesus escolhe os pecadores…”

    Humano eu sei que eu sou! só não sou humanista. Nunca vou colocar um ser -humano (é o que parece que você faz!) acima de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

  16. RENATO,primeiramente ta aí a letra da musica do Padre Fabio de Melo,perfeita musica e serve pra vc colocar em pratica na tua vida!!!
    HUMANO DEMAIS

    Eu fico tentando compreender
    o que nos teus olhos pôde ver
    Aquela mulher na multidão
    Que já condenada acreditou
    Que ainda havia o que fazer
    que ainda restara algum valor
    E ao se prender em teu olhar
    por certo haveria de vencer

    E assim fizeste a vida retornar aos olhos dela
    E quem antes condenava se percebe pecador
    Teu amor desconcertante
    força que conserta o mundo
    Eu confesso não saber compreender

    Sou humano demais pra compreender
    humano demais pra entender
    Este jeito que escolheste de amar quem não merece
    Sou humano demais pra compreender
    humano demais pra entender
    Que aqueles que escolheste e tomaste pela mão
    Geralmente eu não os quero do meu lado

    Eu fico surpreso ao ver-te assim
    trocando os santos por Zaqueu
    E tantos doutores por Simão
    alguns sacerdotes por Mateus
    E, mesmo na cruz, em meio a dor
    Um gesto revela quem tu és
    Te tomas amigo do ladrão
    só pra lhe roubar o coração

    E assim foste o contrário, o avesso do avesso
    E por mais que eu me esforce
    Não sei bem se te conheço
    Tu enxergas o profundo, Eu insisto em ver a margem
    Quando vês o coração, Eu vejo a imagem

  17. Não Fernanda bobinha, eu prefiro uma boa e SANTA Música Sacra!

  18. RENATO,olha nao gostei de vc ter copiado duas vzs a mesma coisa que falei heheher.Eu vejo que tú é um cara muito esperto rsrsr.Olha eu nao tenho tempo mesmo pq minha vida é bem corrida,trabalho até as 19:00 e só to na net essa semana pq essa semana ta sendo tranquila pra mim,mas,sempre que dá uma folga eu amuuu fkar na net sim,quem nao gosta né,principalmente no mundo de hj?!Olha como nao sou tao grudada na net,eu nem entro mas no MSN,rsrs,mas eu entro só para ver meus email.Não sou sentimentaloide nao,só assisto o programa do Padre Fabio de Melo toda quinta-feira,DIREÇÃO ESPIRITUAL,se vc Renato nunca assistiu a esse programa,hj eu te faço o convite que começa as 22:30,depois do programa do Felipe Aquino,vc vai gostar!!!Amuuu os direcionamentos do Pe.Fabio em seu programa e acampamentos da CN.Mas isso nao quer dizer que sou fã dele pq eu nao tenhu idolo nenhum!Renato nao sou carismatica,nao gosto de RCC,isso nao faz meu estilo e nunca fez ok.Sim,Jesus escolhe os fracos para confundir os fortes!Vc ta me julgando que eu coloco humanos no lugar de Jesus?!E se eu colocasse?Isso nao seria problema meu?Quem nao tiver pecados que atire a primeira pedra????????????????????

  19. ”Só as vzs gosto de algumas formçoes do padre fabio e isso nao quer dizer que sou carismatica e nem sentimentaloide como vcs vivem dizendo aqui.”

    ”Não sou sentimentaloide nao,só assisto o programa do Padre Fabio de Melo toda quinta-feira,DIREÇÃO ESPIRITUAL,se vc Renato nunca assistiu a esse programa,hj eu te faço o convite que começa as 22:30,depois do programa do Felipe Aquino,vc vai gostar!!!”

    Pare quem diz que não é carismática ou sentimentalôide e que não perde tempo com isso ou aquilo, a senhora demonstrou que é uma Canção Nova Futebol Clube! Sabe os horários certinhos da TV que a senhora mesma diz assistir ”de vez em quando”.

    ”Amuuu os direcionamentos do Pe.Fabio em seu programa e acampamentos da CN.Mas isso nao quer dizer que sou fã dele pq eu nao tenhu idolo nenhum!”

    Você escreveu tudo: ”Os direcionamentos do Fábio de Melo”, e deve ”amar” mesmo, pois até colocou ”AMUUU”!

    Agora eu te pergunto: Esses ”direcionamentos” do Fábio de Melo estão de acordo com a Santa Igreja Católica Apostólica Romana?

    Se isso não é ser fã, não sei mais o que é?

    ”Renato nao sou carismatica,nao gosto de RCC,isso nao faz meu estilo e nunca fez ok.”

    Imagine se fizesse!

    ”Vc ta me julgando que eu coloco humanos no lugar de Jesus?!E se eu colocasse?Isso nao seria problema meu?”

    A senhora não está muito bem Dona Fernanda. Primeiro a senhora escreve uma coisa, depois escreve outra!

  20. Renato Lima,

    Deus do céu! Não sei se é pra rir ou pra chorar. Tem cada tipo que aparece poraqui que se somente alguém me contasse eu não acreditaria. Não dá para perder tempo com essa Fernanda é muita antisse numa pessoa só. Na verdade e muita perturbação! Ela sequer sabe o que escreve.

    Olha os frutos da RCC CANÇÃO NOVA aí gente!

    Pe. Fábio de Melo, os seus conselhos não estão fazendo mal apenas para as almas dos que o seguem(sim porque é ao senhor que seguem e não a Cristo) estão afetando o entendimento das pessoas; elas estão ficando emburrecidas.
    Se o reverendo pe. não tem amor pela verdade (que é a Igreja Católica) e por consequencia ao Nosso Senhor Jesus Cristo, tenha ao menos um pouco de amor pelos seu seguidores. Converta-se!

  21. Caro João de Barros,

    Entendo e respeito seu ponto de vista.

    Quanto ao problema aqui de Brasília, a versão que você ouviu é completamente FALSA!

    Nem sei se existe católico “ultra-tradicional” aqui em Brasília. Na verdade, nem sei o que é católico ultra-tradicional. Não conheço todas as pessoas que assistem a Missa no Rito Tridentino aqui em Brasília (são mais de cem) Mas conheço a maioria e posso garantir a você que nenhuma delas é gente de encher a paciência de ninguém. O que aconteceu foi que o Padre passava toda a homilia nos atacando, defendendo o CVII, chamando-nos indiretamente (às vezes até diretamente) de cismáticos e até de hereges. Um dia alguém mandou uma carta anônima ao Padre, pedindo, respeitosa, mas firmemente, que parasse com aquele discurso. O Padre usou o pretexto para se dizer ameaçado e cancelou a celebração das Missas. Depois de nossas súplicas ele voltou atrás e continuou celebrando aos domingos. Não houve mais nenhum incidente (que eu saiba). Até que num domingo qualquer, sem nenhuma explicação, o Padre anunciou que daquele dia em diante só rezaria a Missa Tridentina no quarto domingo do mês. Tentamos saber o motivo mas ele não nos disse. Disse apenas que esperava a resolução de algumas pendências. Que pendências eram essas também não quis nos dizer. E assim estamos. Todo quarto domingo vamos à Missa, mas sempre na dúvida se teremos ou não o Santo Sacrifício na forma mais honrosa e perpetuada pela Igreja através dos séculos. Não é verdade que “Todos perderam”. Só nós perdemos.

    Um abraço.

    Carlos.

  22. Caro Carlos:

    O incidente é esse mesmo. Fico grato pelas suas clarificações e solidarizo-me com vocês.

    Quanto ao “todos perderam”, numa análise objetiva, quem mais perdeu foi o padre que, podendo e sabendo rezar a Missa de Sempre, preferiu fugir do bom combate. O que dirá ele no dia do juízo quando Cristo lhe pedir contas do dom que recebeu?

  23. É verdade, João de Barros.
    Rezemos por este Padre. Contamos com suas orações.
    Um abraço.
    Carlos.

  24. RENATO,então primeiramente eu gosto muito da CN pq foi um canal de evangelização e que leva a boa nova de Jesus Cristo para dentro de nossas casas.Me diga qual canal de tv alem da CN fka evangelizando 24 hs por dia?E outra que eu nao fko o dia todo asistindo tv pq nao tenhu tempo e mesmo se tivesse tempo eu perderia meu precioso tempo de frente com a tv!!!!Olha nao sou fã nao do Pe.Fabio,só o defendo de tantas pessoas que de vez rezarem para que ele seja um sacerdote santo,fkam aí criticando,coitado!!!Amu sim ele pq as sabias palavras dele me fazem bem espiritualmente.E se as palavras que ele fala se tá ou nao de acordo com a doutrina catolica isso nao sou que vou julgar!!!Renato,as vzs eu tbm achu que nao estou bem,e é por isso que eu tenhu meu medico psiquiatra,tenhu 22 anos e tomo remedio ant-depressivo e nao tenhu vergonha de falar isso pq isso me dá muito mais força para seguir adiante!!!!Abraços!

  25. LEOPOLDO,se vc quiser vc pode chorar pq vc é LIVRE para fazer o que quiser da vida!Se tú acha que eu sou uma perda de tempo,isso é problema teu!Vc acha o que quiser!Nem Jesus Cristo agradou tdo mundo,pq eu agradaria?E outra que sua opiniao pra mim nao vai me acrescentar nada pra mim!
    SER CANÇÃO NOVA É BOM DEMAIS MINHA GENTEEEEEE!!!!!!!
    Leopoldo,vc sabe qual o lema deste Ano Sacerdotal?
    O SACERDOTE É AMOR DO CORAÇÃO DE JESUS!!!!!
    E outra “Quem julga nao tem tempo para amar”(madre tereza de calcutá)
    Agora Leopoldo leia e reflita um pouco tá!!!!!!!!!!!!

  26. RENATO,então primeiramente eu gosto muito da CN pq foi um canal de evangelização pra mim e que leva a boa nova de Jesus Cristo para dentro de nossas casas.Me diga qual canal de tv alem da CN que fka evangelizando 24 hs por dia?E outra que eu nao fko o dia todo asistindo tv pq nao tenhu tempo e mesmo se tivesse tempo nao eu perderia meu precioso tempo de frente com a tv!!!!Olha nao sou fã nao do Pe.Fabio,só o defendo de tantas pessoas que de vez rezarem para que ele seja um sacerdote santo,fkam aí criticando,coitado!!!Amu sim ele pq as sabias palavras dele me fazem bem espiritualmente.E se as palavras que ele fala está ou nao de acordo com a doutrina catolica isso nao sou que vou julgar!!!”Aos que a muito foi dado,muito vos será cobrado.”Cabe somente á Deus nos julgar!!!Renato,as vzs eu tbm achu que nao estou bem,e é por isso que eu tenhu meu medico psiquiatra,tenhu 22 anos e tomo remedio ant-depressivo e nao tenhu vergonha de falar isso pq isso me dá muito mais força para seguir adiante!!!!Abraços!

  27. Caro Luiz Fernando, Laudetur Dominus!

    Primeiramente, desculpe a demora em responder.

    Concordo com você: seria desnecessário. E ainda acrescento: seu ministério seria, aí sim, verdadeiramente frutuoso.

    Pois não: a matéria da heresia é muito claramente definida do CDC, nos cânons 750 e 751. Mas o Juiz continua sendo o bispo. E obviamente há um litígio, pois nós dizemos uma coisa (proferiu heresia) e o Pe. Fábio diz outra (ele não o disse como nós interpretamos).

    Existe a questão da imputabilidade, que diz respeito à capacidade do Pe. de reconhecer a necessidade de não desviar das fórmulas tradicionais, usadas para definir o que deve ser crido com fé divina e católica. A grande dificuldade de hoje é essa: essa negligência pela doutrina vem do seminário. Não é uma escolha deliberada, é um ranso da própria formação do sacerdote. Para nós, que em algum momento fomos tomados por essa preocupação, de saber qual o certo e o errado em relação à doutrina católica nos seu mínimos detalhes e exatamente o que isso implica, estas questões são bem claras. Mas para um padre a quem não foi ensinado a ter esta preocupação desde o seminário, e que preencheu esta preocupação com outras coisas, como a preocupação pelo estado sentimental das pessoas, e depois do seminário seu pragmatismo em relação às suas preocupações lhe garantiram resultados dentro de suas expectativas, esta preocupação com o dogma e a precisão dos termos parece desnecessária. E, daí, o ponto que eu defendo que é nesta etapa do debate que nos encontramos: o de mostrar que nossa preocupação com a precisão dos termos procede.

    Essa preocupação foi quase banida da vida religiosa, especialmente aqui na américa latina, tomada de assalto pelos TLs. Era necessário que alguém pusesse esta preocupação para circular novamente. Creio que os pioneiros disto na internet sejam a Montfort e a Permanência. Era perfeitamente necessário que estas associações voltassem a falar em hereges. Mas se nós pararmos por aí, toda a questão vai se resumir a acusações afetadas dos dois lados. Por isso que eu disse que é necessário chegar ao fundo do problema.

    Pax et Salutis

Os comentários estão fechados.