Anglicanorum Coetibus

Saiu a esperada Constituição Apostólica que estabelece as normas jurídicas sobre as quais está edificado o retorno da Comunhão Anglicana Tradicional à Igreja de Nosso Senhor. Anglicanorum Coetibus é o nome do documento. Veio em “duas partes”: a constituição em si e um conjunto de normas complementares.

O original dos textos pode ser encontrado no site do Vaticano:

Apostolic Constitution Anglicanorum coetibus providing for Personal Ordinariates for Anglicans Entering into Full Communion with the Catholic Church, Benedict XVI.

Complementary Norms for the Apostolic Constitution Anglicanorum coetibus.

O pe. Clécio, do Oblatvs, fez o grande favor de traduzi-los para o português. Que a Virgem Santíssima continua a abençoá-lo. Os textos traduzidos estão disponíveis nos seguintes links:

Constituição Apostólica Anglicanorum Coetibus

Normas Complementares à Constituição Apostólica Anglicanorum Coetibus

Detalhes: o documento foi publicado hoje,  Festa da Dedicação da Basílica de São João de Latrão, “mãe e cabeça de todas as igrejas da cidade de Roma e de toda a terra”, e foi assinado “em 4 de novembro de 2009, Memória de São Carlos Borromeu”…

Vale a pena ler também: Interpretação autorizada da CA “Anglicanorum coetibus” do Padre Ghirlanda.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

7 comentários em “Anglicanorum Coetibus”

  1. Magna, será que vai adiantar escrever para Dom Alberto Taveira?

    Veja!

    Quem quer amor de verdade, quer ….
    Ana Maria Nunes

    padre clovis na lama(no exato lugar de padre moderno)

    não entendo o porquê vendar os olhos, a doutrinação que recebem já faz isso automaticamente

    Se você ainda não fez sua inscrição tá por fora!( fora da heresia, ainda bem) Suas férias de janeiro serão revolucionadas aqui na Canção Nova!(certamente, tornando-se um propagador da sucursal protestante) Cinco dias de muita aventura, experiência com Deus(propaganda enganosa) e novas amizades te esperam!(quem encontra um amigo, encontra um tesouro,mas não é o caso!) De 13 a 17 de janeiro, aqui na sede da Canção Nova-Cachoeira Paulista, acontecerá o Acampamento Revolução Jesus. Muita lama(isso é verdade, vamos ser justos!!), superação de obstáculos e shows estão sendo programados!(só rindo).

    Muita atenção:

    Dom Altieri celebrando a missa na mata com a galera , Dom Alberto Taveira e Padres da Canção Nova garantem nosso encontro pessoal com Jesus. E quem curte um bom pop rock encontra lugar aqui.

    Tamu pasmos, galera alucinada!

    Veja

    O programa tem raízes numa palestra do fundador da Comunidade Canção Nova, padre Jonas Abib, com o tema “Revolução Jesus”

    padre jonas? não ostentam mais o título de monsenhor? Seria o peso da responsa galera?!

    Veja

    http://sucessaoaapostolica.blogspot.com/2009/11/quem-quer-amor-de-verdade-quer.html

  2. Renato Lima,
    Como é que vamos retirar esta infâmia da internet? Vamos permitir que aquilo fique exposto ali?! Nunca na minha vida escutei tamanho absurdo sobre Jesus Cristo vindo de um “católico”!.
    Vamos enviar para o Vaticano e esperar até quando?

    Já enviei minha reclamação para ele, para saber que certos católicos não estão dormindo.

    Mas se tiver outra solução que faça logo retirar aquilo da net, ótimo! O que não pode é aquilo passar despercebido e ninguém fazer nada.

  3. Esse negócio horrososo da RC”C” apareceu há mais de ano atrás, no BLOG do Wagner Moura, e ninguém se indignou tanto.

  4. Eu detesto as pregações deste Ironi Spuldaro, pois só berra o tempo inteiro além daqueles sermões chatos cheios de sentimentalismo barato que imita muito destes pastores destas igrejas que surgem a cada instante na quebra de uma esquina ou em um fundo de quintal, isto quando não se transforma em um mega igreja dona de uma alguma emissora de TV comercial, porém com relação o vídeo que eu ouvi e não vi, temos que ter um certo cuidado antes de sair por aí acusando este indivíduo porque o vídeo só se ouve o Ironi Spuldaro falar mas não se vê ele e não tem a data e o local em que ele pronunciou este lixo, que estou chocado até agora das palavras que foram proferidas, então se alguém querer denunciar tal sermão obsceno, para algum bispo ou levar até ao Vaticano, deverá tomar cuidado em investigar mais a fundo se o que está no vídeo se trata ou não de algum sermão proferida pelo Ironi Spuldaro, tem que levantar a onde foi feita tal sermão, em que data, se ouve testemunhas ocular e não apenas auricular, enfim, tudo que possa comprovar realmente se tal sermão foi ou não foi feita pelo Ironi Spuldaro, pois só este vídeo não prova nada, porque imitar vozes de pessoas, de personagens famosos e até anônimos muitos tem esta capacidade de fazer, portanto, apresentar um vídeo que só se escuta a voz de alguém é muito improvável que será acolhida por algum bispo ou até pelo Vaticano.

  5. Prezado Jorge
    Salve Maria!
    Eu encontrei a bula Apostolicae Cure em inglês, não porém em português.
    Você poderia divulgar em seu blog a tradução em português dessa bula?! Talvez aos poucos ou algumas partes mais importantes?!
    Em Cristo, nossa esperança, Alex.

    On the Nullity of Anglican Orders
    Apostolicae Curae
    Promulgated September 18, 1896 by Pope Leo XIII

    http://www.papalencyclicals.net/Leo13/l13curae.htm

Os comentários estão fechados.