Apanhado de notícias

Relíquias de Dom Bosco em Curitiba, desde ontem: para quem estiver na cidade, hoje “a urna estará na Paróquia São Cristóvão (Rua Santa Catarina, 1.750, Vila Guaíra), também podendo ser visitada durante todo o dia, com missas às 10, 15 e 20 horas”.

– Aproveitando, sobre relíquias, ver Dom Estêvão em uma Pergunte & Responderemos de 1960, pp. 194-202. “Com estas palavras [Mc 14, 6-9; elogio “a respeito de Maria de Betânia, que ungira o corpo do Mestre pouco antes do desenlace final”] Jesus aprovava solenemente a veneração póstuma do seu corpo sagrado. Os dizeres do Divino Mestre implicavam outrossim um convite a que se tratassem de modo semelhante os despojos de todos os justos que Ele no decorrer dos tempos enxertaria em seu Corpo Místico”.

– Reportagem que não entendi: Bispos anglicanos recusam proposta do Papa. “Cerca de 30 bispos e arcebispos anglicanos, opostos à linha liberal da Igreja no que se refere à homossexualidade, recusaram esta quarta-feira a proposta do Vaticano de se converterem ao catolicismo” – grifos meus. Hein?! Que linha liberal da Igreja? Será que estes anglicanos apedrejam homossexuais?

Audiência Geral do Sumo Pontífice: arte e verdade, a Beleza como um caminho para encontrar Deus. O Papa falou sobre as catedrais medievais. Leiam na íntegra, pois não consigo citar tudo que gostaria! “O impulso ao alto [das catedrais góticas] queria convidar à oração e era em si mesmo uma oração. A catedral gótica queria traduzir, assim, em suas linhas arquitetônicas, o desejo das almas por Deus. (…) Das vidreiras pintadas se derramava uma cascata de luz sobre os fiéis para narrar-lhes a história da salvação e envolvê-los nesta história”.

Comissão da CNBB prepara Seminário Nacional de Liturgia. “A equipe lembrou também o início do movimento litúrgico impulsionado por Lambert Beaudin ao afirmar, em 1909, a necessidade de ‘democratizar a liturgia'” – valei-nos Deus! A tradução da Editio Typica Tertia do Missal Romano, no entanto, que aliás já tem até uma versão corrigida, não aparece nesta Terra de Santa Cruz. Domine, usquequo?

Good bye, bad bishops: site que mostra contadores em tempo real indicando quanto tempo falta para alguns purpurados apresentarem a sua renúncia. A grande maioria é de bispos americanos, embora estejam lá o Schönborn e o Kasper. A versão tupiniquim de um site desses… deixa para lá.

Discurso do Papa aos bispos da Regional Sul 1. “Dado que a consciência bem formada leva a realizar o verdadeiro bem do homem, a Igreja, especificando qual é este bem, ilumina o homem e, através de toda a vida cristã, procura educar a sua consciência. O ensinamento da Igreja, devido à sua origem – Deus –, ao seu conteúdo – a verdade – e ao seu ponto de apoio – a consciência –, encontra um eco profundo e persuasivo no coração de cada pessoa, crente e mesmo não crente”.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

9 comentários em “Apanhado de notícias”

  1. Acho que o jornal português, ao escrever “Igreja”, estava se referindo aos anglicanos mesmo, e não à… Igreja.

  2. Por que razão o Cardeal Schönborn está nesse site? Fiquei curioso.

  3. Jorge, eu não entendi uma coisa e peço esclarecimentos, os anglicanos que estavam descontentes com as atitudes dos seus superiores em ordenar mulheres e homossexuais, abençoar “casamentos” homossexuais eles estavam saindo da Igreja anglicana para regressar a Igreja Católica ou eles foram convidados pelo Papa a voltar a Igreja Católica já que estes estavam deixando a Igreja anglicana, pois o que eu tinha entendido até agora foi que eles queriam deixar a igreja anglicana e voltar a Igreja Católica, podes me esclarece mais um pouco sobre isto?, Obrigado.

  4. Ah, alguém devia fazer o goodbyebadbishops Brasileiro sim!!
    Como o Jorge postou o link, quem sabe não se espalha e alguém toma a iniciativa!

  5. Saudações!!

    O Acolhimento do Papa foi dirigido à TAC, respondendo à uma carta pedindo comunhão total com Roma. A tal GAFCON não está alinhada a TAC, embora mantenham contato! Ainda tem a FinFt (Forward in Fait) e esta mais propensa quanto à proposta de Roma, tem muita água pra rolar debaixo dessa ponte (“Roma ofereceu o que a Igreja da Inglaterra nos negou!” é a afirmação do primaz da “Em Frente com Fé”!)!!
    Mesmo na TAC existe resistência de alguns (assim parece) párocos (principalmente os coversos do catolicismo que não querem dar o braço a torcer – não poderão exercer o sacerdócio).
    Os tais membros da GAFCON ainda vivem o eterno dilema da Comunhão Anglicana (Comunhão ????): Querem ser católicos sem papa e querem ser protestantes sem Lutero! A constituição apostólica não está dirigida a eles, embora possa ser extendida a todos os descontentes da Igreja Anglicana.
    Lembro-me de ter lido um comentário muito interessante que afirma que a Igreja Anglicana é a Igreja Católica amanhã… ou seja é o resultado (em escala muito menor) do progressismo democrático dos modernistas/rccista e asseclas de Boff!

    Deus nos livre!

    Em Jesus e Maria!

  6. Sidnei, os Anglicanos recusaram sim a proposta do Papa e esta é mais uma prova que a única forma para que protestantes se unam indefectível e concretamente não é senão aquela imposta no Ritual Romano do Papa Paulo IV, de 1614, OU SEJA, conversão completa ao Catolicismo Romano.

    Devem abandonar tudo quanto se refere ao Anglicanismo, até mesmo o tal “Uso Anglicano”.

    Swegundo os Anglicanos, não há como unir-se à Roma porque eles são contrários à “Linha liberal da Igreja”.

    Agora que linha é esta? Se ela existe, existe ou para os adeptos à Teologia da Libertação, ou então para RELIGIOSOS LIBERAIS que fazem parte do grupo (não oficial) Diversidade Católica, cujas reuniões ocorrem na “PUC” SOB os auspícios de um padre de “Rito Romano”, e que acolhe gays, inclusive, os admitem à Sagrada Mesa, sem necessidade de abandonar a homossexualidade, lá não se permite o termo homossexualismo ou gayzismo. Agora, se alguns padres e religiosos defendem o homossexualismo como coisa natural, deve ser apurado com mais rigor por parte do Vaticano.

    O Anglicanismo e tudo quanto faz parte do patrimônio Anglicano é de origem protestante. esmo que liturgicamente imitem o Rito Romano.

    A Igreja com seu vasto patrimônio não necessita encarnar culturas ou assimilá-las ao Catolicismo.

    Tampouco, a Igreja Católica, em sua história quis destruir culturas, todavia, anteriormente ao Concílio Vaticano II a Santa Igreja jamais perdeu sua identidade, e um exemplo clássico disto foram as missões jesuítas. Doutrinaram os nativos com uma única e exclusiva finalidade: Cumprir o Mandato do Senhor: Ide ao mundo e pregai o Evangelho à toda criatura!”. Esta é a Função da Igreja.

    Se não podem converter-se ao Catolicismo Romano, que fiquem para lá, até que obtenham as devidas disposições.

  7. Lembrem, quantos sacerdotes e Cristãos Católicos ingleses foram assassinados por Anglicanos do libidinoso Henrique VIII pelo simples fato de terem sidos flagrados celebrando e toamando parte da Santa Missa Tridentina.

  8. Jorge Ferraz escreveu:

    Reportagem que não entendi: Bispos anglicanos recusam proposta do Papa. “Cerca de 30 bispos e arcebispos anglicanos, opostos à linha liberal da Igreja no que se refere à homossexualidade, recusaram esta quarta-feira a proposta do Vaticano de se converterem ao catolicismo” – grifos meus. Hein?! Que linha liberal da Igreja? Será que estes anglicanos apedrejam homossexuais?

    Lá na fonte o parágrafo inteiro é assim:

    Cerca de 30 bispos e arcebispos anglicanos, opostos à linha liberal da Igreja no que se refere à homossexualidade, recusaram esta quarta-feira a proposta do Vaticano de se converterem ao catolicismo, informa a Lusa.

    Talvez seja o caso de uma redação ruim… talvez o parágrafo pudesse ser escrito assim:

    Cerca de 30 bispos e arcebispos anglicanos, que apesar de serem opostos à linha liberal da Igreja Anglicana no que se refere à homossexualidade, recusaram esta quarta-feira a proposta do Vaticano de se converterem ao catolicismo, informa a Lusa.

Os comentários estão fechados.