Cristo, Rei dos reis

christusrex

Fonte: "A História dos Santos" (clique na figura)

Ergo rex es tu?
[Evangelium secundum Ioannem XVIII, 37]

Sim. Nosso Senhor é Rei. Aquele de quem zombaram e escarneceram, Aquele que foi entregue aos judeus porque o Seu Reino não era deste mundo, do alto do Calvário revestiu-Se de majestade. Rei dos Judeus, simplesmente, como Lhe chamaram? Não! Rei dos reis, e Senhor dos senhores. Rei do Universo.

Como pode Cristo ser Rei do Universo, se Ele disse a Pilatos que o Seu Reino não era deste mundo? Não é deste mundo, explica Santo Agostinho na catena aurea, porque não provém da raça degenerada de Adão. No entanto, está neste mundo, porque “foi feito um Reino, [que] já não [é] deste mundo, de todo aquele que foi regenerado em Cristo”. Apesar de não ser deste mundo, é neste mundo que o Reino de Cristo deve resplandecer. Nosso Senhor não disse, de Seu Reino, que “não está aqui, porque o Seu Reino está aqui até o fim dos tempos (…) não é daqui; no entanto, peregrina neste mundo”.

O Reino de Cristo está neste mundo, e é neste mundo que Nosso Senhor deve reinar. O Papa Pio XI, quando instituiu a festa de Cristo Rei na encíclica Quas Primas, disse que a realeza de Cristo contém uma tríplice potestade: no campo espiritual, no campo temporal, e no campo dos indivíduos e da sociedade. Nosso Senhor não é meramente um rei espiritual: o Seu império inclui também as realidades temporais, os indivíduos e as sociedades. Negar-Lhe estas é negar-Lhe a realeza! Escrevia Pio XI em 1925: “Não se recusem, portanto, os governantes das nações a darem por si mesmos e pelo povo demonstrações públicas de veneração e de obediência ao Império de Cristo, se querem conservar incólume sua autoridade e fazer a felicidade e a fortuna de sua pátria” – o quanto são atuais estas exortações!

Mas o Vigário de Cristo não foi ouvido, e a realeza de Nosso Senhor não é reconhecida. No entanto, Ele é rei! Já uma vez na História, diante de Pilatos, não Lhe reconheceram a Majestade; ao contrário, zombaram d’Ele. Hoje, Nosso Senhor está de novo no pretório; hoje, mais uma vez, zombam e escarnecem d’Ele. No entanto – iterum dico – Ele é Rei. Esforcemo-nos para que Nosso Senhor reine. Em nossas vidas, primeiramente, e daí para a sociedade. Esforcemo-nos para expandir o reinado de Nosso Senhor, a fim de oferecer-Lhe o que Lhe pertence por direito. Cantemos, do fundo da alma, o Christus vincit, Christus regnat, Christus imperat! – e rezemos para que esta verdade resplandeça diante dos povos e nações. Há de resplandecer. Sim, o nosso Deus é Rei. Alegremo-nos com isso, e esforcemo-nos por sermos bons súditos. Que Ele reine. Heri, Hodie et Semper.

email

Antes de comentar, por favor leia a política de comentários do Deus lo Vult!.

Comentários

  1. Francisco disse:

    Infelizmente minimizam o reinado de Cristo. Fazem ate mesmo comparações indicando que Cristo renunciou a todo poder e quis apenas ser escravo e servo. Esquecem que o mesmo Cristo que disse “O meu Reino não é deste mundo ” Também disse depois da ressurreição: “Todo PODER me foi dado no céu e NA TERRA.” Que ele reine no ceu e nos corações dos que crêem nele não tem nenhum problema. Mas que ele reine pela lei do Evangelho nas instituições, nas nações aí sim é um problema. Repetem o que disseram na parábola. “Não queremos que ele reine sobre nós.” Mas Cristo reina apesar de seus inimigos e dos governos ignorarem seu poder e até obrigarem a tirar o símbolo de sua vitória e de sua conquista. A cruz! Cristo é Rei, o proclamou por sua vida e morte Santa Joana d´Arc, que o chamando de Rei do Céu, só por ordem dele foi servir a um Reino do mundo como mesmo disse” Preferia mil vezes ser arrastada por cavalos do que ter vindo a França sem ordem de Deus.” Que seu brado ao comandante inglês seja o nosso brado para os homens de hoje: “Rendam-se ao Rei dos Ceús!”

  2. Michele Madalena Silva de Oliveira disse:

    Jesus Cristo é Rei, mesmo daqueles que não O querem reconhecer.

  3. Joziane disse:

    Peregrino Do Amor
    Quanto já me emocionei ao ouvir a tua voz
    Quanto já chorei ao ler o que escreveu a nós
    Pregou com tua vida e fez a igreja assim crescer
    O mundo deu perseguições e Deus te deu consolações
    O teu amor embriagou o mundo
    Que fez a tantos jovens mergulharem mais fundo

    Refrão:
    És o Peregrino do Amor
    Buscou os jovens com tanto ardor
    Ninguem jamais andou por tantas terras
    Nem levou a paz a tantas guerras
    Tentaram até calar a tua voz
    Em troca revelou o Céu a nós
    Um Mendigo do meu Senhor
    Por isso eu te sigo
    Peregrino do Amor

    Olhando tua agonia só posso imaginar
    Que a própria Virgem Maria veio te buscar
    E com os anjos te levou ao mais lindo lugar
    E todos os Santos lá estavam a te esperar
    Foi por ter buscado a tantos jovens
    Em tua páscoa a juventude veio a ti

    Refrão

    Tão grande era a força do teu bem
    Que até os maus vieram e te buscaram também

    És o Peregrino do Amor
    Buscou os jovens com tanto ardor
    De tuas fraquezas não nos fez segredo
    E deu a ordem pra não termos medo
    A fé não está no corpo que se inclina
    Mas está na alma do que crê
    Eu creio que és o nosso intercessor
    Por isso eu te sigo
    Peregrino do AMOR.
    Não há palavras para explicar o que este exemplo de pessoa fez por nossa “Igreja”, João Paulo II rosto do Divino, perfeição da fé, compaixão em pessoa, servo de Deus, rosto de Cristo!!UM EXEMPLO DE VIDA E SANTIDADE PARA NÓS JOVENS…SAUDADES!!!JOÃO PAULO II,Interceda por tdos nós!!!

  4. profeta do profano disse:

    não é por acaso que eu tenho simpatia pela anarquia.
    se bem que Dioniso tinha o epíteto de “Rei dos reis”, com muito mais mérito… };)

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Thiago AC, J. C. Pacheco Júnior. J. C. Pacheco Júnior said: RT: @tht: #ORBIS Cristo, Rei dos reis: http://bit.ly/8n6CLd [...]

Deixe um comentário: