Stat Crux!

Foto: Globo

Vi no Fantástico. É um vídeo que mostra os primeiros instantes após o terremoto que devastou o Haiti na terça-feira passada. A igreja que aparece em ruínas é a do Sacré Coeur de Tugeau, em Porto Príncipe, onde estava a doutora Zilda Arns. A única coisa que ficou de pé foi o crucifixo.

O vídeo pode ser visto aqui. As imagens foram feitas pelo soldado Luís Diego Moraes. Dá pra ver as pessoas passando pela rua e se ajoelhando diante da igreja em ruínas, onde a cruz permaneceu intacta. No meio do terremoto, da poeira, das ruínas, da dor e do sofrimento, a Cruz permaneceu de pé. Stat crux – como dizem os cartuxos – dum volvitur orbis. Enquanto o mundo desmorona. Como a nos mostrar qual é o único apoio seguro. A única tábua de salvação em meio à catástrofe. O único alicerce sólido nas adversidades.

Ave, Crux, spes unica! Que o Crucificado possa dar sentido ao sofrimento. Que as pessoas possam, em meio à dor, olhar para a Cruz que se ergue acima da poeira e dos escombros, e n’Ela encontrar o conforto necessário para este momento doloroso.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

42 comentários em “Stat Crux!”

  1. segundo outras fontes de noticias, também ficou incólume a estátua “Le Maron Inconnu”. }:P

  2. Se a Maron Inconnu for esta aqui, não é lá muito extraordinário que uma estátua de bronze no meio do nada permaneça em pé.

    Outrossim, a dar crédito a este site, o nome da estátua é St Domingue Marron.

    Abraços,
    Jorge

  3. Esse St Domingue é São Domingos de Gusmão?

  4. É… Deve ser um bom Deus esse que mata 100.000 pessoas, deixa 300.000 desabrigadas, mas o instrumento romano de tortura com a representação de um cadáver ele mantém em pé…

    Sem comentários, Jorge. Esse fanatismo religioso chega a ser desrespeitoso com as vítimas desse desastre.

  5. Mallmal,

    Diga isso às pessoas que, no vídeo, aparecem ajoelhando-se diante dos escombros e da cruz que ficou de pé…

    Abraços,
    Jorge

  6. Mallmal,você realmente vê a cruz de Cristo como apenas um objeto de tortura romano?Meu Deus,você não vê por exemplo amor,sacrifício para com o próximo?Se sim,você tem a mente muito estreita.Para você a constituição americana deve ser apenas um papel rabiscado.

  7. Jorge,

    Para quem perdeu parentes, amigos, sua casa, etc, talvez ajoelhar-se na frente de um pedaço de pau seja a única coisa que lhe dê forças.
    Ainda assim isso não imbui de nenhum poder ou divindade a citada madeira (ou seja lá qual for o material).
    Gostaria de saber também, em sua opinião, o que há de tão especial em uma cruz permanecer em pé quando centenas delas tombaram. Isso é pura estatística. Não é milagre.

    Luc,

    A cruz é apenas um pedaço de madeira. Os significados que “possui” só existem dentro da mente dos que nela acreditam. A consituição americana é símbolo de luta pela democracia, não de justiça. Do mesmo modo, a cruz é símbolo de tortura, não de amor.

  8. Luc, não adianta falar com o Mallmal, é pura perda de tempo, para ele a cruz sempre será um símbolo de tortura, pois deve ser uma tortura para ele olhar para uma cruz já que não acredita em nada, agora nós que acreditamos em DEUS, ela se torna um símbolo de amor pois foi nela que CRISTO deu sua vida para em resgate por todos, inclusive pelo Mallmal, mas já que ele não quer aceitar JESUS em sua vida, tem quem quer, pior para ele, melhor nós.

  9. Só mais uma coisa, eu não acredito que aquela cruz tenha ficado em pé seja um milagre, mas um sinal, é justamente por ter havido tantas cruzes que vieram abaixo e somente aquela que ficou em pé e por ter naquele momento um cinegrafista que filmou tal cruz reforça ainda mais a idéia dos que crêem, pois os que não crêem é somente estatística, mas os que crêem de fato aquilo seja um sinal.

  10. Para quem não acredita em Cristo a cruz só pode ser realmente é símbolo de tortura. É a coerência do pagão.

  11. Prezado Profeta do Profano.

    O senhor já encontrou a respota para a escada?

    Um abraço
    Emerson

  12. meu deus perdoaios eles nao sabem o que falam….dizer que terremoto foi obra de deus….agora qto a cruz ficar intacta acredito sim numa mensagem para o mundo…respeito todas as religioes mas por favor respeitem …….os outros…acreditando ou nao em cristo demonstrar mais humanidade…e respeitando os outros so nos da paz

  13. Mallmal,

    Ainda assim isso não imbui de nenhum poder ou divindade a citada madeira (ou seja lá qual for o material).

    Obviamente não. Madeira não tem “poder” nem muito menos “divindade”. Não sei de onde você tirou essa idéia boba.

    Gostaria de saber também, em sua opinião, o que há de tão especial em uma cruz permanecer em pé quando centenas delas tombaram.

    A cruz permanecendo em pé enquanto tudo ao redor dela desaba é uma belíssima imagem, de grande poder catequético. As pessoas que passavam nas ruas do Haiti perceberam, eu percebi, os comentaristas daqui do blog perceberam, outras pessoas internet afora que comentaram o fato perceberam. Se tu não queres perceber isso…

    Isso é pura estatística. Não é milagre.

    A única pessoa a falar em “milagre” aqui foi tu, Mallmal.

    Abraços,
    Jorge

  14. Mallmal, ninguém falou em milagre, falou em símbolo. A cruz é um símbolo de fé.

    E sobre símbolo e significado, você faz uma verdadeira bagunça:

    “Os significados que “possui” só existem dentro da mente dos que nela acreditam. A consituição americana é símbolo de luta pela democracia, não de justiça. Do mesmo modo, a cruz é símbolo de tortura, não de amor.”

    Você diz que o significado só existe na cabeça de quem acredita. Então, pela sua lógica, quando afirma que “cruz é símbolo de tortura”, esse significado só existe na sua cabeça.

    Logo, se eu acredito que a placa de “pare” significa “tome sorvete aqui”, então este é o significado real dela (pelo menos pra mim)? Mas, e para o resto da população que compartilha do mesmo significado de “parar”, o significado é irreal?

    Ora, que afirmação mais furada a sua. A semiótica ensina que a formação de significado em signos é coletiva e muito mais complexa do que uma “crença” individual.

    O cristianismo (uma coletividade, não uma crença individual) transformou o significado da cruz. Você pode não concordar com o significado, mas há uma coletividade — muito grande, diga-se de passagem — que imbuiu ao signo da cruz valor e significado diferentes do que tinha antes. Você pode protestar contra isso, mas vai ser como o sujeito que insiste em dizer que a placa de “pare” significa outra coisa.

  15. Mallmal… [CENSURADO]

    Não sei porque a galera tá dando tanta importância ao que esse otariano diz…Não que acreditar em Deus? Não vê sinais? [CENSURADO] ele!! A fé é coletiva (Por isso que você vai à Igreja), mas a SALVAÇÃO é individual.
    Que sinal foi aquele? Não sei. Não sei o que Deus quis mostrar ou a quem e quantos ele quer converter, ou o que dizer. Só sei que é um SINAL e nisso eu acredito.
    Agora, para todos os ateus, fica essa letra: “Alma é igual cueca: Cada um cuida da sua.”

    (É NOIS DA VK)

  16. Mallmal, antes de emitir tua opinião, tenha conhecimento do que fala. Aulas de semiótica – termo “signo e significado” e dogmática – termo “milagre” seria necessário para qualquer um ter um argumento válido para esta questão.

  17. Pedro M,

    Estava utilizando linguagem coloquial com interlocutores que também a empregavam.

    “Logo, se eu acredito que a placa de “pare” significa “tome sorvete aqui”, então este é o significado real dela (pelo menos pra mim)?”

    É claro que não, como você mesmo responde a seguir:

    “A semiótica ensina que a formação de significado em signos é coletiva e muito mais complexa do que uma “crença” individual.”

    “Você pode não concordar com o significado, mas há uma coletividade — muito grande, diga-se de passagem — que imbuiu ao signo da cruz valor e significado diferentes do que tinha antes. Você pode protestar contra isso, mas vai ser como o sujeito que insiste em dizer que a placa de “pare” significa outra coisa.”

    Você tem completa razão, porém perceba que essa “coletividade” há tempos deixou de ser maioria (no sentido estrito de que uma boa parte dela não compreende os motivos e processos dessa ressignificação). Além disso não abrange toda a sociedade local, o que dizer da mundial, ao contrário da placa de “páre”.

    Concordo com você quase totalmente e minhas críticas são ao blábláblá sobre “santa cruz”, “cruz divina”, etc. Não há nada de santo ou divino na imagem de uma cruz, nem dentro dos dogmas católicos.

    Trata-se apenas de um construto unificador de massa manobrável, assim como foi a suástica ou uma bandeira de time de futebol.

    Além disso, houve um comentarista que se referiu ao fato de a cruz ser um símbolo de sacrifício, sofrimento. Essa ressignificação é completamente PESSOAL para ele, tendo em vista que a vasta maioria dos católicos praticantes e pseudo-praticantes considera a cruz como símbolo de sua religião, sem significados paralelos, não se aplicando, ergo, tal argumento.

    Um abraço.

  18. (Perceba que o próprio Jorge capitaliza a palavra “Cruz”, além de referir-se a “Ela”, atribuindo-lhe com isso um status divinatório…)

  19. “Logo, se eu acredito que a placa de “pare” significa “tome sorvete aqui”, então este é o significado real dela (pelo menos pra mim)?”

    É claro que não, como você mesmo responde a seguir:

    “A semiótica ensina que a formação de significado em signos é coletiva e muito mais complexa do que uma “crença” individual.”

    Então você concorda que a sua lógica — a “crença individual” dá valor a um símbolo — não funciona.

    Você tem completa razão, porém perceba que essa “coletividade” há tempos deixou de ser maioria (no sentido estrito de que uma boa parte dela não compreende os motivos e processos dessa ressignificação). Além disso não abrange toda a sociedade local, o que dizer da mundial, ao contrário da placa de “páre”.

    Eu disse que católicos são maioria? Disse que é uma “coletividade muito grande”, não desprezível. Não defini tamanho de coletividade, você sim, e ademais definiu que esse tamanho deve ser maioria para que haja um significado. Mas não há qualquer evidência disso.

    Concordo com você quase totalmente e minhas críticas são ao blábláblá sobre “santa cruz”, “cruz divina”, etc. Não há nada de santo ou divino na imagem de uma cruz, nem dentro dos dogmas católicos.

    Isso é você quem diz, o que é óbvio, pois não é católico e não dá significado aos símbolos católicos. Mas isso não quer dizer que não há significado nesses símbolos.

    Da mesma forma um índio, que não faz parte da nossa cultura, não dá significado à placa de “pare”. A isso não segue que a placa em si seja vazia de significado (nós mesmos o damos a ela). Você continua caindo nas falácias mais bobas.

    Além disso, houve um comentarista que se referiu ao fato de a cruz ser um símbolo de sacrifício, sofrimento. Essa ressignificação é completamente PESSOAL para ele, tendo em vista que a vasta maioria dos católicos praticantes e pseudo-praticantes considera a cruz como símbolo de sua religião, sem significados paralelos, não se aplicando, ergo, tal argumento.

    Se é afirmação pessoal, realmente não interessa no debate. Mas com base em quê você afirma que “a vasta maioria dos católicos praticantes e pseudo-praticantes considera a cruz como símbolo de sua religião, sem significados paralelos”, e não como símbolo de sacrifício?

  20. Vivendo e aprendendo!

    O “status divinatório” (seja lá o que isso signifique) dos seres é determinado pelas letras maiúsculas no início das palavras que a eles se referem!

    Finalmente entendi as acusações dos protestantes de idolatria: é porque referimo-nos à Virgem com um ‘V’ maiúsculo!

    E agora faz sentido, também, aquela passagem das Escrituras do “sois deuses”: é por isso que os nomes das pessoas são grafados com maiúsculas! Ou é devido às maiúsculas nos nomes próprios que foi escrito “sois deuses”, não sei bem, mas é por aí!

    – Jorge

  21. A pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se a pedra angular.
    Neste momento, pedreiros me lembra maçonaria, sociedade obcecada pelo laicismo. Robespierre foi um deles. Deu no que deu.

  22. texto excelente que merece palmas:

    “Entre os vários registros desse ocorrido no Haiti existe um em especial que eu gostaria de analisar. Um vídeo (exposto até no programa Fantástico da Rede Globo) mostra um soldado e sua câmera gravando no momento em que uma igreja vem abaixo. A curiosidade é que a igreja foi totalmente ao chão, sobrando apenas uma cruz grande quase intacta. Ohhhhhhhhhhh!!!
    Seria o poder de deus se manifestando? Seria um milagre depois desse terremoto de 7 graus na escala Richter? Será deus mostrando para as pessoas que ainda existe esperança? Definitivamente não.

    Vamos aos fatos, é mais importante um [CENSURADO] em pé ou milhares de vidas salvas? Não seja egoísta, o Haiti é um país com maioria religiosa, e uma maioria avassaladora. Será que o papai do céu não gosta deles?

    Alguns podem vir com o discurso que deus não interfere nessas coisas. Se isso é seu pensamento, então não faz sentido que a cruz ali, em pé, é um sinal de milagre. E convenhamos, onde existe milagre ali? Não podemos esquecer também, que se deus não interfere nessas situações, provavelmente não vai interferir na sua conquista de novo emprego ou no seu carro novo no fim do ano. Então não fique perdendo seu tempo rezando.

    Caso você acha que o papai do céu interfira realmente, ele é no mínimo um monstro sem escrúpulos. Cadê o amor? Como a cruz é mais importante que outras vidas?

    Vocês devem ter acompanhado que também, muitos presos aproveitaram o ocorrido para fugirem. Vamos pensar então, que trama magnífica. A bondosa Zilda Arns pode morrer em quanto a cruz permanece em pé para mostrar como [CENSURADO], e outras centenas de presos podem sair por aí causando o caos.

    Mas é claro que vão botar a culpa no diabo, afinal quem é a válvula de escape de deus? Quem é o melhor bode espiatório da história? O Anjinho Lúcifer, o que leva as culpas pelas [CENSURADO]. Antes de dizerem que sou amigo do diabo saibam que ele tem a mesma veracidade que deus pra mim, ou seja, nenhuma. A construção aqui feita é apenas com o imaginário do religioso.

    É muito fácil tirar a culpa do seu deus bondoso e jogar a culpa no Satã, né? Claro, a cruz está lá porque deus prova que ama, mas a desgraça aconteceu porque o diabo quis. Lógico, totalmente racional. Isso só me leva a uma dúvida: Até que ponto o diabo pode mais do que deus?

    Bem, essa ladainha de estórias já está chata. Mas antes de querer ver milagres em desgraças, pense porque elas não poderiam ser evitadas por seus deuses bondosos.

    Vai lá, diga as famílias que deus quis assim. Lógico que vai dizer, não é a sua.

    Talvez, mais valha uma cruz em pé do que milhões de “filhos amados” no chão, mortos.”

    enquanto isso, em São Luiz de Piraitinga, uma igreja inteira não recebeu a mesma proteção…mmmm…será que estava fora da cobertura do seguro divino? };)

  23. Jorge, por favor não me decepcione, você só sabe censurar mais não refuta nem uma palavra do que este mentecapto do profeta profano diz.

  24. Não precisa, Sidnei, o próprio pateta se refuta. Ninguém aqui falou em milagre, nem em interferência divina, nem em o que seria mais bondoso para Deus fazer, nem que uma cruz em pé vale mais do que vidas humanas. Quem comentou sobre o assunto escreveu, no máximo, sobre “sinal”, “símbolo”. Que não tem nada a ver com milagre.

    O único que escreveu esse monte de besteira foi o pateta. Ele solta esse monte de lixo pra depois “refutá-lo”, como se refutasse alguém. Qualquer um que não é retardado sabe que isso não refuta nada, e só ri da cara dele.

    Essa é a série de espantalhos mais tosca que já vi. Eu teria vergonha de aparecer por aqui de novo (na verdade, nem sei como o pateta ainda não mostrou vergonha de se humilhar aqui, pra todo mundo ver).

    Enquanto isso, há um monte de perguntas e refutações de que ele simplesmente fugiu.

    Aliás, não sei se repararam, mas o Mallmal fugiu deste tópico também, pelo menos no que respondi a ele. É um bando de covarde.

  25. acho, vc jorge, com certeza um evangelico contaminador!
    ou estou enganado????
    ou um cetico?
    vc ao menos acredita em vc mesmo?
    o que vc ganha acabando com um fato onde se ergue a lembrança daquele que se deu por ti?
    vc sabe mesmo se e um escravo que esta la???
    pense na sua vida cara, leia o livro da vida e ao invés de torturar uma religiao (a mais antiga), guarde seus pensamentos pra vc e nao destrua os dos outros.

    grato pelo espaço,
    ]marcello

Os comentários estão fechados.