Nota de falecimento

Estudante da UFPE é assassinado a tiros no bairro da Torre. Poderia ser somente mais uma das notícias que estamos acostumados a ver todos os dias; poderia ser somente mais uma estatística. Para mim, no entanto, reveste-se das cores de uma tragédia, porque eu conheço este estudante da Federal.

Conheço o bairro da Torre porque conheço a paróquia da Torre. Vivi lá muito tempo, como catequista, participando do grupo jovem, nas missas. Alcides, conheci no grupo jovem. Meus pais o conhecem. Meus amigos o conhecem. E, esta madrugada, assassinado.

Dentro de casa! Não é verdade que ele estava “na hora errada e no lugar errado”. Estava, pelo que soube, estudando. Entram os bandidos, à procura de um vizinho dele; “não sei”, responde o meu amigo, “só tem tu, vai tu mesmo”, zomba o criminoso. Um tiro na cabeça, outro no peito: foram para matar, sem dar margem para falhas.

Era negro. Era pobre. Mas nunca perdeu tempo com queixumes, e nunca permitiu que os estereótipos da sociedade determinassem o seu futuro. Era esforçado. Alcides do Nascimento Lins foi o primeiro colocado da rede pública quando prestou vestibular em 2007. Cursava biomedicina. Vinte e dois anos. Mais uma vítima. Usquequo, Domine…?

Aos que passarem por aqui, peço que rezem uma ave-maria por Alcides. Aos sacerdotes que me lêem, se virem isso, peço-lhes que se lembrem do jovem Alcides quando estiverem diante do altar do Deus Altíssimo. Que Ele tenha misericórdia do jovem assassinado, e conceda o dom da fortaleza para os amigos e parentes que ficam.

Requiem aeternam dona ei, Domine,
et lux perpetua luceat ei.

Requiescat in Pace.
Amen.

Alcides do Nascimento Lins

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

16 comentários em “Nota de falecimento”

  1. Lamento por Alcides e me solidarizo com o sofrimento daqueles que o perderam.

    Acredito que Alcides levou em seus braços a parte do mundo que lhe foi confiada para entregar ao Eterno Pai.

  2. Jorge,
    Meus pêsames pela tragédia e minhas orações pela alma de seu amigo Alcides, assassinado de forma brutal, dentro da própria casa, sem nenhum motivo. Pelo seu relato, foi morto por pura crueldade dos assassinos. E ainda há quem me venha falar em direitos humanos para essas feras!

  3. O mundo, com a perda de Alcides, perdeu enormes oportunidades. Se formaria em biomedicina e, concerteza, iria ser um renomado cientista. Poderia exclarecer mistérios da vida, produzir cura para doenças. Enfim, faria apenas o bem. Porém, sei bem que Alcides, no seu pouco tempo de vida, fez mais do que qualquer outro. Influenciou não só a seus parentes, mas a toda a juventude do país, carente de heróis. Quando penso em Alcides, gosto de pensar em um farol. Uma luz no fim do túnel, indicando que apesar de todas as adversidades da vida, a felicidade pode ser alcançada.
    Seu corpo pereceu, mas sua memória será perpétua.
    Obrigado,
    Lucas Medeiros
    Biomedicina UFPE 2007.2

  4. Caro Jorge, Pax tecum!

    Garanto-lhe a lembrança Coram Dei pela alma do seu amigo Alcides. Que Deus o acolha. E que a violência nos faça ser violentos contra a violência cujo germen se aninha no humano coração pelo pecado. Ao mal, o Senhor nos convida a reagir com o bem. Que Ele conceda a conversão aos criminosos por terem tolhido a vida de alguém pobre como eles, mas que lhes apontava um caminho melhor.

    Com minha bênção sacerdotal para você e seu apostolado, recentemente louvado pelo Santo Padre como novo areópago na apresentação e defesa da fé.

    Cumprimentos.

    In Christo Domino Nostro!

  5. Ave Maria, cheia de graça.
    O Senhor esteja convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
    Santa Maria, mãe de Deus.
    Rogai por nós, os pecadores, agora e na hora de nossa morte.

    Amém.

  6. Que o bom Deus o tenha em um bom lugar!!!Hj vi a triste noticia na TV…Aonde esse Mundo vai parar?Será que ainda existe justiça e leis neste Brasil???Os jovens são o futuro da nossa humanidade!!!Deus tarda mas nunca falha.Que a Mae de Deus sabendo da dor de perder seu filho Jesus pregado na Cruz,q ela como Mãe possa consolar a cada um de seus familares e pricipalmente a mãe desse jovem assassinado que perdeu sua vida tao prematuramente.Amem.

  7. Minha mãe me contou a notícia, fiquei horrorizada. Pelo que ela entendeu, a família de Alcides é bem humilde, certo?

    Não o conheci, mas pelo pequeno testemunho que vi e li sobre a vida dele, foi um grande exemplo de que pais pobrem não tem que ter o direito de matar seus filhos ainda no ventre, tem sim, que ter o direito e a oportunidade de dar a eles uma vida digna, como todos nós.

    Como disse o Padre Samuel no comentário logo acima, que o exemplo de Alcides toque os corações daqueles que estão numa vida transviada.

    Nossa Mãe do Céu o recebeu em seus braços amorosos, com certeza! Ela e Nosso Senhor confortem a família.

  8. Revmo. pe. Samuel,

    Muito obrigado pelas orações, em meu nome e no de todos os amigos e familiares de Alcides, que bem sabem o quanto o Santo Sacrifício da Missa é valoroso. Se não for pedir demais, lembre-se também de mim, pecador miserável, quando for celebrar o Sacrifício do Altar.

    A todos,

    Obrigado pelos pêsames e principalmente pelas orações. Que a Virgem Santíssima os possa recompensar.

    Sim, Alcides era de família bem humilde. A mãe dele era catadora de lixo. A vila de Santa Luzia, onde ele morava, é um lugar pobre e violento de Recife. Ele foi um excelente exemplo de que é perfeitamente possível ultrapassar as “limitações impostas pela sociedade” e que, ao contrário do que disse Rousseau, o homem é sempre livre para não ser produto do meio onde vive.

    O caso repercutiu bastante aqui em Recife:

    http://jc.uol.com.br/canal/cotidiano/pernambuco/noticia/2010/02/07/emocao-e-revolta-no-enterro-do-universitario-executado-por-engano-213284.php

    http://www.folhape.com.br/index.php/noticias-geral/33-destaque-noticias/550381-sob-gritos-de-justica-estudante-da-ufpe-assassinado-e-enterrado

    http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/02/08/urbana4_0.asp

    E ganhou inclusive primeira página na Folha de Pernambuco:

    http://www.folhape.com.br/index.php/capas/550491-capa-08022010

    Abraços,
    Jorge

  9. Caro Jorge,
    A notícia também foi publicada com destaque no Correio Braziliense, aqui de Brasília.

  10. Que a Virgem Santíssima acolha o Alcides em sua chegada à morada eterna!

  11. Alien, acho que eu fico com a opção dada pelo Pe. Samuel. Vamos rezar para que esses dois se arrependam de seus atos. Deus não quer perder almas para o inferno, tenho certeza.

    POr mais que isso nos parece meio “impossível” de acontecer, para Deus nada é impossível.

  12. Eu também o conhecia…
    Ele foi um grande amigo, valoroso, humilde e carinhoso com todos nós. Ganhamos mais uma estrela nos céus!
    E que pelo menos esses assassinos sejam presos e paguem pelo crime… se não pela justiça dos homens, pela justiça de Deus!

    Adeus Alcides…s2

  13. É revoltante e muito triste o que aconteceu com esse rapaz. Quando assisti a reportagem no Fantástico, fiquei muito chocada, chorei pela lamentavel situação e, por mais essa uma vitima da violência. A violencia no país está demais, cada dia mais pessoas inoscentes morrem. É muito triste ver que um rapaz tão jovem, esforçado e com todo um futuro pela frente, tenha partido de forma tão tragica e prematura. Só peço a Des que dê força e conforte o coração dos familiares deste rapaz. Estarei sempre orando por essa família e para que Deus te ilumine e te guarde aonde vôce estiver ….

Os comentários estão fechados.