Calendário de penitências quaresmais

Já estamos atrasados, porque a Quaresma já começou desde ontem. Há muito que fazer. Achei muito interessante a idéia de uma amiga, a Tamyres, de organizar um pequeno calendário com pequenos propósitos a serem cumpridos em cada um dos dias da Quaresma – cada um, pois não há tempo a perder.

Segue o que ela preparou. Logicamente, é totalmente pessoal e subjetivo, e vai aqui somente à guisa de exemplo.

17 de Fevereiro – Quarta 18 de Fevereiro – Quinta 19 de Fevereiro – Sexta 20 de Fevereiro  – Sábado 21 de Fevereiro – Domingo
Farei o Jejum conforme manda a Santa Mãe Igreja Aceitarei as dificuldades desse dia sem murmurar Farei Jejum pela Igreja e darei de comer a alguém Rezarei o terço pela conversão dos pecadores Assistirei a Santa Missa com devoção
22 de Fevereiro – Segunda 23 de Fevereiro – Terça 24 de Fevereiro – Quarta 25 de Fevereiro – Quinta 26 de Fevereiro – Sexta
Darei atenção a uma pessoa idosa ou doente da família Leitura orante da 1ª leitura do dia Isaias 55,10-11 Farei penitência pela conversão dos pecadores Irei a uma Igreja rezar diante do sacrário Farei um bom exame de consciência e procurarei a confissão. Dia de jejum
27 de Fevereiro – Sábado 28 de Fevereiro – Domingo 01 de Março – Segunda 02 de Março – Terça 03 de Março – Quarta
Rezarei o terço por aqueles que me ofenderam ou que me perseguem Farei esforço para mudar meu semblante Tentarei me aproximar daqueles que n me agradam Servirei aos de casa com alegria Farei a leitura orante do evangelho do dia
04 de Março – Quinta 05 de Março – Sexta 06 de Março- Sábado 07 de Março – Domingo 08 de Março – Segunda
Deixarei de comprar algo para mim e usarei o dinheiro para ajudar alguém Farei também jejum da língua e só falarei bem das pessoas Se não me confessei, buscarei a confissão Irei à santa Missa e ajudarei de forma material minha paróquia Rezarei o terço pela Igreja e por todos os cristãos perseguidos

Aproveito o ensejo para deixar mais exemplos de coisas – simples, corriqueiras – que podem nos ajudar a melhor nos prepararmos, durante este tempo quaresmal, para a celebração da Semana Santa.

  • Desligar a televisão
  • Desligar o MSN
  • Desligar o som do carro na volta pra casa, e aproveitar o silêncio para meditar os novíssimos
  • Cortar o refrigerante do almoço
  • Deixar de comer doces
  • Não consumir bebidas alcóolicas
  • Não ir à boate, à festa, ao cinema
  • Fazer uma hora de silêncio durante o trabalho
  • Não tomar o analgésico para a dor de cabeça
  • Visitar um hospital
  • Deixar de fazer o comentário espirituoso que iria provocar gargalhadas
  • Sorrir mais, gargalhar menos
  • Falar sobre a importância da penitência durante a Quaresma
  • Trocar a coca-cola gelada, no calor, por um copo d’água
  • Visitar parentes que não se vê há tempos
  • Rezar (pelo menos) um terço a mais
  • Calçar o sapato desconfortável
  • Dar de comer a quem tem fome
  • Lavar os pratos, a roupa, o banheiro, no lugar de alguém
  • Ler um livro piedoso
  • Em suma, reclamar menos, rezar mais

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

12 comentários em “Calendário de penitências quaresmais”

  1. A “idéia” confunde pequenos propósitos com as obrigações diárias e semanais do católico, como Missa dominical,reza diária do terço, atenção com a cofissão e exame de consciência.
    Basicamente são três as práticas exteriores durante a quaresma:
    -Jejum (seguir lei da igreja).
    -Oração (além do terço, ladainhas, os sete salmos penitênciais e muito importante: A Via Sacra na sexta-feira).”Leitura Orante” é coisa de protestante.
    -Esmola.(Dê sempre, principalmente quando pedirem).

    “…A sabedoria divina estabeleceu este tempo propício de quarenta dias, a fim de que as nossas almas se pudessem purificar, e por meio de boas obras e jejuns, expiassem as faltas de outros tempos.Inúteis seriam porém os nossos jejuns, se neste tempo os nossos corações se não desapegassem do pecado”.

    Papa São Leão Magno

  2. Dar esmola mesmo para as crianças que vem pedir nos semáforos, e vemos a mãe lá atrás sentada, fumando e tomando sua cachaça?

  3. Caríssimo Roberto,

    Perfeitamente, mas perceba que – como é natural -, neste tempo litúrgico, as obrigações “normais” dos católicos estão entremeadas pelo [mais enfático] espírito penitencial da Quaresma, e isso não pode ser esquecido.

    E perdão se não ficou claro, mas “Leitura Orante” aqui no contexto refere-se à Lectio Divina.

    Abraços,
    Jorge

  4. Sim, é verdade que há coisas obrigatórias para nós católicos, mas infelizmente estamos muito abaixo disso hoje em dia. Portanto até as atitudes básicas podemos oferecer como penitência, para que a partir disso se torne um hábito. Por exemplo, às vezes por preguiça deixo de rezar o terço diário, e tendo isso como uma meta, acabamos nos acostumando e do pouco vamos pro médio, e do médio vamos pro muito.
    Excelente calendário, vou imprimir, usarei algumas idéias e implementarei outras. Parabéns!!!
    Uma outra penitência que podemos fazer também são 50 genuflexões ao acordar e 50 outras antes de dormir.Também, a exemplo dos três pastorinhos de Fátima, usar uma corda grossa e apertada por baixo da roupa(usar sempre roupas mais folgadas por cima) como cilício.
    Quem tiver mais idéias, por favor diga!
    Salve Maria Santíssima!!!!

  5. Jorge,
    Ok, tudo bem.
    Alien,
    Isso que você diz não é esmola é dar dinheiro pra bêbado e bêbado sempre teve.
    Prudência e discernimento!

  6. Concordo, Roberto!
    Infelizmente hoje em dia é cada vez mais difícil saber discernir os bons dos maus… vou dar um exemplo: meus pais moram perto da estação rodoviária, e é impressionante o número de pessoas que vem pedir dinheiro para comprar passagens (veio ver os parentes, mas se perdeu e não tem dinheiro para voltar, etc.), remédios (sempre encaminhamos para a Assistência Social do município), comida, etc.
    Uma vez veio um moço pedir dinheiro para comprar um sanduiche. Minha mãe, ao invés disso, fez para ele um belo sanduiche de pão commmanteiga a geleia de uva. Ele pegou meio a contragosto e foi andando e minha mãe ficou no portão acompanhando… na no final da rua ele JOGOU FORA O PÃO… isso não desanima? Preferimos então fazer doações para organizações sociais como a APAE, o Hospital Municipal, uma escola que ajuda crianças com dificuldades auditivas… infelizmente nesse caso os bons pagam pelos maus…

  7. Jorge…

    Talvez vc pudesse mudar o termo “Dar comida aos pobres”, não sei não, mas não soa bem!
    Coisa do tipo; “se dá comida para animais”… algo assim!
    Não é crítica… apenas sugestão!
    Vou tentar seguir a proposta, mas vejo algumas “pedras de tropeço” difíceis de não cair (ao menos pra mim).

    Em Jesus e Maria!

  8. Caríssimo,

    Vou trocar, então, por “alimentar os famintos”, como está no Compêndio do Catecismo.

    Na verdade, o nome não me importa. O que me interessa, realmente, é resgatar uma obra de misericórdia corporal que foi “seqüestrada” pela TL.

    Abraços,
    Jorge

  9. Me perdoe o caro leitor que fez seu comentário, mas a Leitura Orante NÃO é coisa de Protestante, é coisa BEM CATÓLICA, estude os Padres do Deserto para perceber!

  10. Te perdo-o Valderi, claro!
    Mas também me perdoe,
    Não vamos complicar, rezemos os nossos Rosários,Novenas,Ladainhas, Santas Devoções e a Piedosa Via Sacra!
    Você disse, “estude os Padres do Deserto”, sim, estude os Padres da Igreja, principalmente os que vão fazer a “leitura orante” do Santo Evangélio!
    Dou um exemplo:No domingo passado,na Missa, Nosso Senhor nos fala no envagelho que enquanto subia a Jerusalém curou um cego.O padre, no sermão falou de tudo, menos no evangelho.Fiz uma leitura atenta do evangelho,não foi orante mas foi atenta e notei o segunte: por que Jesus Cristo falando com o cego, pergunta antes de cura-lo:”Que queres que te faça?”.
    Ora,Nosso Senhor sabia o que ele ia pedir!Mas então por que perguntou?
    Agora,
    Vai perguntar isso para os leitores orantes da quaresma.
    Vai perguntar isso pro padre,ai da sua Paróquia.

  11. Valderi,
    Não me leve a mal por favor, não estou querendo competir, do tipo:Eu sei a resposta e você não!
    O que quero dizer é que ler a Bíblia sem auxílio dos Santos Padres pode ser perigoso.
    Com esses padres fracos que temos por ai somos forçados a procurar a interpretação do envagelho dominical na Catena Aurea , é o que faço.
    O cego foi único da multidão que reconheceu Jesus Cristo como filho de Deus “Jesus de Davi,tende piedade de mim”, note, claro ele era cego.
    Jesus faz a pergunta para mostrar ao povo que ele não ia pedir dinheiro,tinha fé que iria ser curado.
    Isso é só um pouco que li desse tesouro, Catena Aurea!

Os comentários estão fechados.