O Papa e a Campanha da Fraternidade 2010

Não achei no site da CNBB o texto base da Campanha da Fraternidade 2010. Estranho, uma vez que a maledetta já começou desde anteontem, Quarta-Feira de Cinzas, competindo com a Quaresma que a Igreja sempre propôs.

Mas li as duas mensagens do Papa Bento XVI, cuja leitura recomendo:

1. Mensagem do Papa Bento XVI para a Quaresma 2010

2. Mensagem do Papa aos Bispos Brasileiros por ocasião da CF 2010

Recomendo principalmente a segunda. Parece ser, de novo, um verdadeiro puxão de orelhas aos responsáveis pela palhaçada tupiniquim que, todo ano, conspurca o tempo santo da Quaresma. E o Papa já fez isso pelo menos uma outra vez, no ano passado. Desta mensagem do Papa aos Bispos, destaco as seguintes frases que – aposto! – não iremos encontrar (nem parecidas) nos textos da Conferência:

  • Com a quarta-feira de cinzas, volta aquele tempo favorável de salvação, que é a Quaresma, com seu apelo insistente: “Reconciliai-vos com Deus” (2Cor 6,2).
  • [R]ecordo que a escravidão ao dinheiro e a injustiça “tem origem no coração do homem, onde se encontram os germes de uma misteriosa convivência com o mal”.
  • Por isso, encorajo-vos a preservar no testemunho do amor de Deus, do Filho de Deus que se fez homem, do amor agraciado com a vida de Deus, do único bem que pode saciar o coração da gente, pois, “mais do que de pão, [o homem] de fato precisa de Deus”.
  • Nós existimos para mostrar Deus aos homens. E só onde se vê Deus, começa verdadeiramente a vida.
  • Se “a boca fala daquilo que o coração está cheio” (Mt 12, 34), podeis conhecer vosso coração a partir das vossas palavras. “Reconciliai-vos com Deus”, de modo que as vossas palavras sirvam sobretudo para falar de Deus e a Deus.

Será que os responsáveis pela infâmia que atende pelo nome de “CF” entenderam, ou vai ser preciso desenhar? A Quaresma é tempo de salvação, de reconciliação com Deus, e não de doutrinação ideológica de baixa qualidade. A injustiça nasce do coração do homem, e não do sistema econômico atualmente vigente, do neoliberalismo ou da globalização. O homem precisa de Deus, mais do que de comida. A Igreja existe para mostrar Deus aos homens, e não há vida verdadeira sem Ele. E as palavras dos homens da Igreja devem falar de Deus e a Deus, e não de Marx aos “oprimidos”.

“Podeis conhecer vosso coração a partir das vossas palavras” – é Pedro quem fala. Aos bispos brasileiros. Não estamos abandonados. De longe, da Cidade Eterna, de Roma, temos um ancião que olha por nós. Mesmo no deserto materialista ao qual todo ano nos lançam os nossos reverendíssimos pastores, recebemos de Roma palavras que nos falam de Deus.

Esforcemo-nos por viver santamente a Quaresma, apesar do lixo que nos empurram. Que a Virgem Dolorosa tenha misericórdia dos fiéis brasileiros. E que as palavras o Vigário de Cristo nos sirvam de alento: a Igreja é maior do que a CF. Apesar da Campanha, graças a Deus, ainda é Quaresma.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

6 comentários em “O Papa e a Campanha da Fraternidade 2010”

  1. Jorge,

    Tb tenho minhas críticas à CNBB. Não preciso dizer o porquê…

    A despeito disso, acho que vc foi muito severo no seu comentário. Não vi algo “tão ruim assim”. Acho até que o tema deste ano tem sua importância dentro de um período litúrgico em que se fala de CONVERSÃO.

  2. Caríssimo Jorge,

    Perfeita colocação:
    “A injustiça nasce do coração do homem, e não do sistema econômico atualmente vigente, do neoliberalismo ou da globalização”

    Ainda ontem estive na formação sobre a CF promovida pela comarca e o palestrante só falava dos males do capitalismo e elencava qualidades do socialismo – segundo ele, sem fazer juízo nenhum de valor e optar por um ou outro modelo. Ainda teve a cara-de-pau de dizer que a URSS não foi socialista, que o socialismo não é aquilo. É esse tipo de comentário dentro da Igreja que nos aguarda na Quaresma, e a penitência e a conversão ficam de lado.

    Jorge, viu o livro eletrônico “Economia e vida, na perspectiva da Caritas in veritate” lançado pelo Núcleo Fé e Cultura? É uma compilação de textos de diversos autores, dentre os quais grandes especialistas em DSI. Me parece ser uma tentativa de falar do tema da CF em consonância com o Magistério. O link é:
    http://www.zenit.org/article-24126?l=portuguese

    Em Cristo,
    Daniel

  3. Existe uma cartilha:

      ECONOMIA SOLIDÁRIA
      Outra economia a serviço da vida acontece

    Clique aqui para baixar o PDF.

    Acredito que nesta cartilha tenha muito das inspirações da Campanha da Fraternidade 2010.

  4. SEUS IDIOTAS!!!DEUS ESTA VIVO!!! ELE RECUSSITOU!!!NAO PRECISA DE VELINHA,SANTINHA PARA ORAR NAO!!!

Os comentários estão fechados.