Pirâmide

A música abaixo constava em um livro de cantos que foi distribuído na Assembléia Pastoral Arquidiocesana de Olinda e Recife. É uma pérola, eu nunca tinha ouvido, e merece a nossa meditação. Obra de incomensurável valor poético e piedoso.

Por questões de justiça, quero registrar que um meu amigo, presente à supracitada assembléia em dois dos seus três dias, afirmou não ter ouvido a execução da peça. Mas já é sintomático que ela estivesse na seleção de cantos do encontro.

Domine, miserere nobis.

* * *

1. Na terra dos homens pensada em pirâmide
há poucos em cima, e muitos na base.
Na terra dos homens pensada em pirâmide
os poucos de cima esmagam a base.

Ref: Ó, povo dos pobres, povo dominado,
que fazes aí com ar tão parado?
O mundo dos homens tem de ser mudado.
Levanta-te, povo, não fique parado.

2. Na terra dos homens pensada em pirâmide
viver não se pode, pelo menos na base.
O povo dos pobres que vive na base
vai fazer cair a velha pirâmide.

3. E a terra dos homens já sem a pirâmide
pode organizar-se em fraternidade.
Ninguém é esmagado na nova cidade.
Todos dão as mãos em viva unidade.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

27 comentários em “Pirâmide”

  1. Sério mesmo?

    ‘É uma pérola… obra de incomensurável valor poético e piedoso…’

    Deixo claro, como não poderia deixar de ser, que sou contra todo tipo de injustiça e opressão.

    Mas essa poesia é uma crítica escancarada contra todo tipo de desigualdade. Deixa claro que é vergonha ser pobre e clama para a revolta e luta entre classes:

    “viver não se pode, pelo menos na base.”

    “O mundo dos homens tem de ser mudado.
    Levanta-te, povo, não fique parado.”

    Diz ainda que a fraternidade só é possível na igualdade.

    Quem escreveu isso desconhece a doutrina católica.

    E esse poema não merece ser louvado, nem tampouco é uma obra de incomensurável valor.

  2. Pedro,

    O Jorge certamente ironizou ao dizer que esta pérola possuia um “incomensurável valor poético e piedoso”.

    Abraços.

  3. “E a terra dos homens já sem a pirâmide
    pode organizar-se em fraternidade.
    Ninguém é esmagado na nova cidade.
    Todos dão as mãos em viva unidade.”

    Que lindo! Chorei.

  4. ESSE NEGÓCIO DE FRATERNIDADE E PIRÂMIDE ME DEIXA ESPANTADO, MEIO CABREIRO, ISSO NÃO É UM POEMA É UM INSULTO AOS POBRES, APOLOGIA AOS RICOS OU MELHOR AOS PODEROSOS, SEM DEUS. ANGINHA, O NOSSO PRESIDENTE NÃO ENTENDE ISSO, OS DEDOS EM POSIÇÃO DE CHIFRE É DE BOI OU DE VITÓRIA, SE BEM QUE ELE SÓ TEM QUATRO, AGORA A DILMA ENTENDE, ALIÁS O NOME DELA É DILMA MESMO? ESTAMOS PERDIDOS COM OS CANDIDATOS QUE ESTÃO SE APRESENTANDO.

  5. Esse “piedoso” poema… exala comunismo, de cima em baixo.

    A doutrina de Cristo nunca foi política. Falar o contrario é blasfemia.

    Fico me perguntando se este é um blog católico.

  6. Oi, Jorge, talvez fosse melhor deixar mais claro a ironia! :D

    É que eu quando li o seu comentário até me preparei para meditar a poesia e só percebi que era uma ironia no decorrer da leitura, já que acompanho o blog e sei das suas convicções. Mas eu já previa que muitos que não acompanham, não conseguiriam entender a mensagem como irônica…

    Um abraço,
    Ana

  7. O NOME DA INFELIZ É ESTE MESMO.PROCUREM NO GOOGLE O “CURRICULO” DELA.MEU PC ANDA TRAVANDO,TENTEI COLOCAR AQUI MAS NÃO DEU.SERÁ CENSURA NA INTERNET?SEI NÃO.ULTIMAMENTE ESTÁ ACONTECENDO COISAS TÃO ESTRANHAS…

  8. Ao menos um ‘sic’… com tanta divisão entre os católicos no tempo presente, fazer-se compreender é fundamental.

    Ainda assim, perdoe-me não ter compreendido o seu pensamento e sua ironia

  9. Anginha, não votarei na Dilma e nunca votei no Lula, não por causa dos seus pargos estudos, mas porque não sou esquerdista e nem direitista. Mas eu tenho 56 anos, portanto em 1969 e 1970 eu tinha 19 e 20 anos e foi nessa época que o bicho pegou, eu mesmo fui mandado para casa mais de vinte vezes, mas nunca apanhei da ´polícia, só umas cutucadas com a ponta dos cacetetes, os estudantes e artistas que eram o alvo principal nos centros urbanos, não podiam ficar nas ruas depois das vinte e duas horas, de fato havia muita corrupção, como existe hoje, se bem que acho hoje ainda pior, quando tudo começou em 1964 o povo apedrejou a colocou fogo em muitos estabelecimentos particulares, aqui no Rio a estação das barcas que faz a travessia da baia de Guanabara foi incendiada, a casa dos Carreteiros, proprietários das Barcas, foi incendiada e aos poucos foram sendo criados núcleos de revolta popular e contra é claro ao governo militar que já havia sido instalado e ditado o famoso AI5.Eles pegaram pesado, eu tenho um amigo que sumiu, assim como muitos, os artistas só fizeram músicas contra, nunca deram contribuição nenhuma, é conversa fiada, como eles eram famosos foram expulsos do País, quem fez mesmo foram os estudantes de faculdades.Depois de tudo isso que acho que você deve saber, é claro, não podemos culpar a Dilma, porque ela fez o que todos ou quase todos queriam, por conta disso trocavam de nomes, portanto esse não é o motivo pelo qual não voto na Dilma e sim o que ela representa, a esquerda radical, favorável ao movimento gay,aborto,adoção de criança por homosexuais, afastamento de países evoluidos em tecnologia e medicina de ponta e consequentemente uma atração pelo que existe de mais atrasado no mundo, Fidel Castro, Hugo Chaves e por toda a América do Sul, curiosamente o Chile é o único país que o Brasil não cola, porque? extamente o contrário de tudo que é pregado no Brasil. Mas fiquemos de olho, porque o bolsa família é o maior golpe eleitoral do mundo,(sociólogo Americano) e o nosso povo sofre as mazelas do Estado, sem educação, saúde,moral,e aí alguns dos nossos Bispos se curvam a eles.Eu sou fã de Dom Mauro Moreli, porque ele bota a boca no trombone, etretanto muitos acham que não, ai é uma questão de opinião, outro que fez diferença foi o famoso Betinho, sem nunca agredir ninguém, mas fez muito. Desculpa por te sido longo e um abraço para você.Dilma não.

  10. É verdade Cândido,não voto na Dilma também por todas estas questões.
    Confesso que já votei no PT,quando eles ainda faziam as “Cartas de direitos humanos ” por debaixo dos panos,mas agora cristão católico que votar no PT deveria ser excomungado pois eles estão deixando claro a que vieram,sem joguinhos de esconde ,esconde.QUEREM O MARXISMO MESMO ,DE LINHA DURA E ATÉIA E ESTÃO DESCARADAMENTE NOS MOSTRANDO ISTO.SÃO OS DITADORES DE VELUDO,COMO BEM FALOU O PADRE PAULO RICARDO NA HOMILIA.
    O GOLPE DO PT É O BOLSA FAMÍLIA E O ATUAL É A REDUÇÃO DA CARGA HORÁRIA DE TRABALHO.
    QUE ADIANTA TRABALHAR MENOS E SE TORNAR ESCRAVO?
    PREFIRO SER UMA TRABALHADORA LIVRE!!!
    UM ABRAÇO PARA VC TAMBÉM.

  11. Jorge, vou te pedir licença para um comentário feito pelo Judamore no meu blog, o nome já deve dizer algo. A minha fé é mesmo pequena e no pior momento da minha vida, que sei todos passam ou passarão um dia,não estou me fazendo de vítima, mas em 2006 começou uma fase terível na minha família, minha neta nasceu no dia 20 de abril de 2006, por erro médico o diagnóstico demorou e fomos para São Paulo entrar na fila dos transplantes hepáticos, porque no Rio de Janeiro a coisa estava insuportável, internou-se na USP para aguardar o órgão compatível… e no dia 20 de abril de 2007 chegou o órgão, mas ela não resistiu a cirurgia. Isso me deixou a deriva, justamente pela minha pouca fé e para desabafar a angústia que todos nós passávamos, eu calado resolvi escrever um livro de forma independente, foi editado pela Câmara Brasileira, no Rio de Janeiro, sem fins lucrativos, o tempo foi passando e pouco mais de dois anos lancei o livro entre parentes e amigos, foram editados somente 200 exemplares, fora os que dei a padres e amigos que não podiam pagar. O livro descreve o Paraíso, como um lugar que eu gostaria que ela estivesse.
    Nunca toco no assunto, porque me dói demais, durante o tratamento, mesmo na USP, tivemos que pagar apart hotel barato para que minha filha e o marido então com 26 anos de idade ficasse, eles revesavam um no hotel e outro no hospital e isso durou oito meses e o dinheiro acabou, vendemos o pouco que tínhamos e pedi ao padre da catedral de Niterói que fizéssemos um evento em prol dela, foi feito e ajudou muito. Pois bem esse animal do Judamore postou no meu blog com comentários satânicos e me agredindo sem parar, o blog não é para isso, o comentário dêle é o único dessa espécie, demoniaca. Como eu não toco ainda no assunto, é difícil até hoje, estou desafiando esse animal para dizer na minha frente o que disse,porque se for homem de verdade e não um demônio, parto a sua cara, vou onde esse animal estiver, e quero ver repetir isso. Não estou fazendo propaganda do blog que inclusive é amador demais, vou melhorar, mas sem debates. mas quem quiser conferir o cometário desse idiota covarde que não leu o livro, é só visitar–
    candidorios.blogspot.com Está desafiado homem demoniaco.
    Desculpa Jorge, agora fiquei mesmo irritado, se não puder permitir o post, pode excluir, entenderei, mas não admito falar nada da minha neta.São esses idiotas que temos que caçar.Obrigado.

  12. O Judamore, não é homem é mulher homosexual, mas como falou o poeta, em mulher não se bate nem com uma flor,mesmo sendo homosexual, mas não retiro uma só palavra. Dizem que a missa negra é lenda, não é não, ela é praticante, representante autêntico do anjo caído como eu não tenho medo dele porque temo no sentido bíblico somente a Deus. Portanto judamore homosexual você pegou no meu ponto fraco e eu vou reagir, você nem imagina como, mostre a sua cara de homosexual, diga onde frequenta para que todos saibam,espere por mim.

  13. Jorge, não sei se você excluiu o outro post, é que fui procurar o nome do homesexual chamado judamore que realiza missa negra no MS.Por favor se você excluiu exclua esse aí de cima também. Obrigado.

  14. Desculpa Jorge agora apareceu, não sei se você viu o que essa mulher homosexual escreveu no meu blog, não vou deletar agora, somente na semana que vem para que todos vejam a leviandade e a maldade de um ser. Nao chego a ser um intempestivo mas não costumo levar essas coisas para casa ou melhor para dentro de mim.reajo.

  15. Jorge peço desculpas e por favor exclua esses post aí de cima, porque eu apaguei no meu blog o comentário do homosexual jadamore.Não posso usar o seu site para isso.

  16. Candido,

    Não te preocupes, meu caro. Que o Espírito Santo possa te conceder o dom da Fortaleza, para bem suportares as tribulações desta terra.

    Abraços,
    Jorge

  17. Eu sou Judamore, sou uma mulher, CATÓLICA, TRADICONALISTA (não gosto deste título, mas… é o que há prá hoje) e heterossexual portanto, porque não há CATÓLICOS homossexuais (sic). Alguém avisa ele!!! :P

    Eu não fiz nenhum comentário no blog desse senhor Candido. Nem o conheço, e é muito comodo ele vir dizer que apagou meu comentário no blog dele… agora nunca saberemos.

    Moro, sim, em Campo Grande/MS, mas não frequento, nem promovo, nem dirijo cultos satânicos em lugar nenhum, até por que eu sou CATÓLICA. :D

    Eu fico intrigada como as pessoas propalam mentiras gratuitamente, e como os demais vão atrás, já gritando “crucificá-o”, “crucificá-o”, sem saber nem de onde vem a conversa, nem quem é o alvo. (não pretendo aqui me comparar a Nosso Senhor Jesus Cristo, mas quis usar um exemplo FORTE mesmo).

    Eu sou uma pessoa compassiva e educada, se fiz algum comentário (e eu penso que não fiz) no blog desse senhor, certamente não foi da forma como ele diz, não foi satânico (rsrsrs – não consigo imaginar o que seria isso…), nem maleducado, nem grosseiro.

    Desculpe se não entendi a ironia, e olhe que eu GOSTO de ironia, e sarcasmo até. MAS, pela minha resposta, SATÂNICA (ironia… rsrsrsrs eu tb faço!) vc pode perceber como eu me “comunico”. ;)

    Agora reli teu poema e compreendo a ironia. Ana estava certa! Eu não te conhecia, como ainda não te conheço… devo-te desculpas!

    Eu transito pelos blogs, católicos ou não, e percebo no ambiente católico, entre católicos, certa animosidade; pessoas que gostam de polemizar por polemizar, com armas em punho prontos para agredir… e há um padrão de comportamento. Pelo meu comentário equivocado… vc percebe meu padrão. Não uso palavras de baixo calão ou coisas desse tipo. Sou uma “doce criatura”! :P

    Mas não posso deixar de me perguntar o que eu “teria” dito a esse senhor Candido que o fez pensar que sou SATÂNICA e HOMOSSEXUAL… hummm! fiquei curiosa agora!!! ;)

    Isso me faz pensar, na verdade, que:

    1 eu FIZ o comentário (não lembro, gente!!!!!) mas foi no meu estilo soft de ser, e esse senhor OU está enganado OU está mentindo…. ou

    2 outra pessoa, se passando por mim, e tendo lá suas razões, FEZ o comentário SATÂNICO e HOMOSSEXUAL.

    Pode ser que seja até o segundo caso, porque eu NÃO GOSTO de homossexuais, e minha opinião é pública e notória. E nem se trata de PREconceito, mas de POSconceito, porque eu pensei… pensei… pensei… sobre isso e… SIM! eu, exercendo meu direito constituiconal a ter minha própria opinião acerca das coisa, eu NÃO gosto de gays! :P

    E se eles vieram com essa conversa de HOMOFOBIA… ahahah vou rir na cara deles porque homo (igual) + fobia (medo)… quer dizer justamente o contrário do que eles pretendem “denunciar”… até parecem loiras!!!! (calma, calma, loiras… é ad argumentandum apenas! just for funny!!! não me apedrejem agora por isso tb!!! rsrsrsr) Eles acusam os católicos de terem medo do que é igual, não do que é diferente… Talvez o termo mais certo seria: ALIAFOBIA, mas “eles” pensariam que seria medo de alienígenas… eheheh

    Também vou contra-argumentar acusando-os de CATOLICOFÓBICOS! Sim, porque esse pessoal alegre odeia a Igreja Católica e eu ME SINTO DISCRIMINADA por isso. Porque eu tenho o direito constitucional de ser católica, de pensar o que eu quero sobre quem eu quero e de expressar meus pensamentos. É um tanto liberal demais para meu gosto este conceito constitucional, mas é o que há prá hoje e vou usar da arma que eles “dizem” que os ampara. Mas a Constituição Federal os ampara em uma única coisa: direito líquido e certo ao manicômio, porque perversão é patologia.

    Enfim, Jorge, desculpe qqr coisa. Vc é um cara genial e eu, apesar de todos os idiomas que falo, e de meus três dígitos de QI, fui apressada demais em responder, atiçada por minha imprudente indignação. Espero que não seja tardio meu reparo.

    Fraternalmente,

    judamore (quem serei? quem serei?) ;)

    PS: se souber onde é esta “Miça” SATÂNICA me diga sr Candido pq ninguém me convidou e eu vou levar o exorcista. :P

  18. Oi Alessandro! Infelizmente eu não disponho desse áudio. Nunca o tive, aliás; como falei, trata-se de música cuja letra foi encontrada em uma folha de cantos.

Os comentários estão fechados.