Frei Betto, São Luís e Santa Teresa

Não faz muito tempo que o Frei Betto escreveu um texto horroroso e blasfemo – até cheguei a comentar en passant aqui – no qual exaltava os filhos das núpcias de Santa Teresa com Che Guevara. Não são desconhecidas de ninguém as suas defesas escancaradas do comunismo ou as suas posições abortistas.

Não dá para ser católico e comunista ao mesmo tempo. Ninguém pode, ao mesmo tempo, ser católico e defender o aborto. As posições do frei Betto sobre estes temas são públicas e notórias. É, portanto, evidente que este senhor não pode ser considerado como um exemplo ou modelo de catolicismo.

Não obstante, a Comissão Arquidiocesana Justiça e Paz da Arquidiocese de São Luís está promovendo um evento no Maranhão com o frei abortista e comunista. A informação encontra-se no próprio site da Arquidiocese:

No próximo mês, a Comissão Arquidiocesana Justiça e Paz, que há três anos realiza o projeto “Quartas de Paz”, traz a São Luís Frei Betto, que participa, como assessor, de um seminário, nos dias 5 e 6 de abril, juntamente com o professor doutor Wagner Cabral, historiador e professor do Departamento de História da UFMA – Universidade Federal do Maranhão.

[…]

Um encontro do Frei Betto com o mundo universitário e as comunidades eclesiais está agendado para os dias 5 e 6 de abril, no Colégio Santa Tereza, às 19h.

A divulgação foi também feita em jornal arquidiocesano, como pode ser visto aqui e aqui.

O que justifica o convite, feito por uma Comissão Arquidiocesana, para que o frei Betto discurse em um evento (supostamente) católico? Por que a Comissão Justiça e Paz de São Luís trouxe o sujeito que recentemente proferiu blasfêmias contra Santa Teresa para falar, precisamente, em um colégio cujo nome homenageia a santa espanhola? Esta zombaria aos católicos, este desrespeito às coisas sagradas, esta ofensa à Igreja ficará por isso mesmo?

Peço a quem puder se manifestar, junto à Arquidiocese e ao colégio, que o faça. Recebi por email, de um católico maranhense, o protesto abaixo sobre o assunto, que me permito reproduzir aqui.

* * *

Nos dias 05 e 06 de abril o Colégio Santa Teresa sedia palestra de um homem que vislumbrou o sexo de Santa Teresa com o líder revolucionário Ernesto Che Guevera. Frei Betto, o palestrante, é um intelectual famoso, muito prestigiado, mas pode ser considerado um intelectual pronto a ser recebido num colégio dedicado a Santa Teresa?

A frase dele, sobre as núpcias de Santa Teresa com Che Gevara, está registrada num blog da Revista Veja:

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/depois-do-bebe-de-rosemary-o-bebe-de-frei-betto/

Frei Betto é reconhecido pela sua atuação em defesa dos direitos humanos. Entretanto, o mesmo Frei Betto já declarou publicamente que é favorável à legalização do aborto em toda América Latina. A agência de notícias católicas internacional, ACI Digital, noticiou sobre essa controvérsia usando a seguinte manchete:

“Teólogo libertacionista propõe legalizar o aborto na AL”

A notícia completa pode ser lida em:

http://www.acidigital.com/noticia.php?id=10079

Como é possível que um frei que defende a legalização do aborto e que faz “poesia” sobre a transa de Santa Teresa com Che Guevera… Como é possível que um frei tão controverso possa ir palestrar dentro do Colégio Santa Teresa?

A Congregação das Irmãs Doroteias nunca, em toda sua história, tive qualquer ligação com a defesa da legalização do aborto e é composta por irmãs admiravelmente devotas de Santa Teresa. A Congregação não deve estar sabendo que o colégio pelo qual é responsável vai sediar encontro com uma figura tão avessa aos valores dessa Congregação.

Por gentileza, peço aos responsáveis por alugar o espaço para Frei Betto que repensem sua decisão ou que pelo menos informem os pais e alunos sobre a nova política de aluguel do teatro do Santa Teresa.

Obrigado.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

41 comentários em “Frei Betto, São Luís e Santa Teresa”

  1. Onde será que vamos chegar? Tem hora que dá vontade de gritar “pára, que eu quero descer”.

  2. ““Infelizmente existem monges falsos, como há falsos clérigos e falsos fiéis. Todos os três estados de vida, dos quais com frequência falei a vocês, todas as três categorias têm pessoas boas e pessoas más. Não se espantem com o fato de que também no convento existam réprobos” (Santo Agostinho).

    Olegário.

  3. Jorge, o ideal seria descobrir o e-mail desse colégio Santa Teresa para entupirmos sua caixa de mensagens com protestos.
    O que acha?
    Carlos.

  4. Estudei no Santa Teresa. Bom colégio? Sim. Práticas católicas? Sim. Socialismo, marxismo e agregados? Demais! Esse envolvimento vêm de muito tempo.

  5. Meus pais são do Maranhão. Eu nasci e sou criado no Rio de Janeiro.

    No ínicio do ano passado fui ao Estado do Maranhão visitar meus parentes com minha mãe. Posso dizer com toda sinceridade que no Maranhão a situação da Igreja Católica lá é pior do que no Rio de Janeiro e em muitos estados do Brasil.

    A situação da Igreja no Maranhão é GRAVÍSSIMA!

    Os sacerdotes que lá se encontram: ou são teólogos da libertação discarados, ou seguidores dos movimentos carismáticos. Se não muito a união das duas coisas (carismáticos libertários)!

    Fiquei impressionado que quando íamos visitar algum parente, passando pelas ruas: o que eu vi de seitinha protestante, dos mais variados ramos, era increditável! Às vezes era uma seita ao lado da outra!

  6. Por que esse sujeito ainda não foi punido pela Igreja ??

    Ele fala e escreve asneiras, e não é de hoje.

    Provavelmente, tem alguma proteção.

    Deve ser do pessoal do “partidão”.

    Pessoas como ele deviam ser excomungadas, oficialmente.

    Vou esperar sentado…

  7. Salve Maria!

    Carlos e demais, seguem e-mails por onde podem ser feitas denúncias deste absusrdo. Não limitei-me a pegar o e-mail do colégio, o primeito, por isso, repasso além dele, o da Congregação da Irmãs Dorotéias em ROMA, o segundo. Já estou tecendo uma denúncia, vomos juntos derrubar este comuna e todos que o apoiarem.

    c.amin@uol.com.br
    amalia@doroteefrassinetti.org

    Cleber

  8. Já mandei minha carta de protesto, façam o mesmo e vamos juntos defender a Santa Igreja de Cristo.

    Cleber

  9. Erratas

    Onde está “o primeito” Leia-se “o primeiro” e onde está “vomos”, leia-se “vamos”. Perdoem-me a pressa! rs

    Cleber

  10. PEDÁGIO DO COLLOR NÃO PÔDE, DO LULA PODE
    Engraçado como a adesão a uma ideologia justifica tudo. Ainda mais quando imposta de acordo com o mercado e molhando a mão de todo mundo para se blindar. Pelo mesmo pedágio do PT, que a Revista Veja denuncia esta semana, caiu o ex-presidente Collor, mas, agora, com Lula, os jornais televisos e escritos sequer estão acompanhando as investigações.
    Mensalões, propinas, caixa 2, tudo isso pode, se for com a ternura de Che ou de Stalin. Até deixar grevistas morrerem de fome sem ser notados, agora, um assassino em série, se for marxista, não pode nem ser extraditado. Lavagem cerebral pela propaganda eleitoral televisiva desigual (cadê a democracia?), margem absurda para medidas provisórias (maior que a dos decretos-leis), blindagem mitificadora de um presidente que finge que nada vê e nada ouve, mas que excede falando, um parlamento fantoche que vive de caixa 2 (quase como se estivesse fechado), tribunais legislando e ditadura gay e abortista por decreto, para violentar a moral da imensa maioria dos eleitores, tudo isso pode, se o que vale é impor a revolução cultural marxista. Vale só uma coisa que faz valer todo o resto: destruir o cristianismo. E ainda tem bispo ajudando.

  11. Caros,

    Reclamar com o bispo, ou mesmo com o Instituto que dará guarida a tal palestra, é esforço a toa, em minha opinião. São fartas as evidências de que todos rezam da mesmíssima cartilha, e são incontáveis as vezes que o próprio site arquidiocesano publica coisas desse quilate:

    http://www.arquidiocesedesaoluis.com.br/2008/4/24/Pagina50.htm

    O máximo que conseguirão (se conseguirem!) censurando-os diretamente é um leve enrubescer de face que fariam com que fossem mais dicretos e “inteligentes” na propagação do erro marxista entre as coisas da Igreja. Ali a heresia e o cisma são declarados, e só uma intervenção forte de Roma poderia, com o tempo e com muita graça de Deus, mudar aquele quadro.

    Que São Luís interceda e Deus tenha misericórdia de nós.

    Abraço,

    Antonio

  12. Caro Renato,

    Também sou natural de lá, e essa notícia, assim como muitas outras do passado que não ganharam notoriedade como essa de agora, me entristece muito. A situação lá, como vc bem falou, é gravissíssima. É tamanha que eu me arrisco publicamente a colocar dúvidas se ainda existe algum traço de Igreja por lá. Uma evidência terrível é essa que vc colocou: a união entre TL e RCC. Isso é muito comum na capital, São Luís. O professor Orlando Fedeli numa de suas aulas mostra que os erros da RCC e da TL têm origem nos mesmo Erro, e que levam, mais cedo ou mais tarde, a um encontro, a uma síntese. Já vemos isso em tantos padres e bispos Brasil afora, mas talvez em bem poucas cidades esse fenômeno seja tão evidente e conte com uma adoção maciça entre leigos como o é em São Luís do Maranhão.

    Em Cristo e Maria,

    Antonio

  13. Imagino, pelo que estão falando, a situação no Maranhão deve ser algo parecido com a situação da igreja (miníscula mesmo) na Bahia, onde o “catolicismo” uniu-se ao candomblé há muito tempo.

    é o ensaio geral do fim do mundo.

  14. Caros,
    Já mandei meu protesto para todos os e-mails disponibilizados acima.
    Caríssimo Antônio,
    Concordo perfeitamente que só com a atuação direta do Papa essa situação pode mudar.
    Mas não consigo deixar de pelo menos lançar um insulto contra esses traidores. Sei que não resolve nada, mas pelo menos eu desabafo e eles ficam sabendo que ainda existe um restinho de oposição a tanta bandalheira.
    Um abraço.
    Carlos.

  15. Gente não seria o caso de aproveitar o ele tem de bom? Sei lá vai que é bom em educação. Eu costumava ler a coluna do frei Beto num jornal do Rio, parei porque ler na Web é mais rápido e melhor, daqui a pouco leremos tudo em Kinder, mas voltando ao assunto, se ele é bom em aborto,Fidel, Che,e tudo que é contrário ao catolicismo, coisa que eu acho inacreditável, vindo de um frei, pelo menos deixa o homem falar alguma coisa que preste, porque não é possível que o VATICANO e a nossa CNBB não saibam das coisas horripilantes que ele anda fazendo. Já tentei entrar em contato com ele através de blog, não achei, se alguém tiver, me avise.

  16. Esta notícia é digna de ser citada:

    http://www.alertatotal.net/2010/03/lula-da-silva-deixa-vazar-em-conversa.html

    A campanha teatral continua:

    http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1533342-5602,00-PALESTINOS+QUEREM+LULA+SECRETARIOGERAL+DA+ONU.html

    Hillary Clinton perguntou a Lula se ele realmente postula a Secretaria Geral das Nações Unidas.

    Lula tentou desconversar, alegando que tal intenção não faz parte de seus planos pós-presidência do Brasil.

    O marido de Hillary, o Bill, também está de olho no mesmo posto de comando do órgão que finge ser um “governo global”.

    Leia o artigo de Arlindo Montenegro: Coletivismo x Vida e Liberdade

    E este artigo também:

    http://judaismoemaconaria.blogspot.com/2007/08/o-que-todo-judeu-e-no-judeu-deveria.html

  17. Resumindo ,na política da Onu e de outros organismos internacionais , é um jogo com cartas marcadas.A elite da NOM manipula estes organismos internacionais e os governantes,pois fazem parte dela,e manipula também a mídia comum,fazendo seu jogo visando o controle mundial,agora querendo envolver os muçulmanos e os judeus e obviamente tentando acabar com o catolicismo na maior nação católica o mundo(a igreja católica é o maior obstáculo para implantação da Nom)
    E para isto farão uma nova religião mundial,onde o antipapa será Boff e o Lula o novo “Nero tupiniquim”.

  18. Meu pai (já falecido)sabiamente já dizia:
    Betto,Boff e Botas (que não conheço),são as bestas negras.AGORA VEJO QUE ELE ESTAVA FAZENDO UMA PROFECIA.

  19. Essas seitas ou sei lá o nome que dão,sempre acreditei que fossem por pura vaidade e um suposto poder, o que a maioria quer, nós queremos poder sobre quem está logo abaixo de nós, isso sempre foi assim. Assisti vídeo do W. Busch chifrando as mãos em um pseudo sinal para o Bil Gattes e o pai, o Busch e que eles faziam parte dos ossos e caveiras, tem um nome americano que não lembro. Assisti um comentário de uma Alemã, que criança na época da guerra, logo no início, carros anunciavam que todos os não arianos deveriam retirar-se da Alemanha e esse aviso perdurou-se por tres meses, ela falava isso como se justificasse a matança não somente dos Judeus, como de todos que não fossem Alemães puros, Já entrei numa loja maçônica, meio que escondido através do zelador e vi uma tremenda babaquisse,no teto, um céu com seus satélites, a lua e tudo o que tem lá claro uma cabeça de bode pendurada na parede,numa outra sala é onde começa a iniciação, palavras escritas em papel falam de morte do fim da vida entre outras babaquisses Todas as sociedades secretas são puramente por vaidade e poder, sendo que alguns dêles de fato podem chegar a demência de planejar algo tenebroso mas traçar a nivel mundial não acredito, dizem que maçon mata ou manda matar, mentira, mata nada, eles até prestam alguma ajuda e nem sabem a quem estão ajudando, essa história tem sim um fundo de verdade, mas no fundo essas verdades sucumbem, não dão em nada, ou alguém acha mesmo que os EUA atacaram o Iraque por qual motivo? Eu já enviei e-mail para a opus dei, no Rio, pedindo para visitar, me responderam que eu deveria preencher um questionário, preenchi nada, mandei catar coquinhos.Portanto a opus dei é sim seceta.O resto é para apavorar as pessoas e talves pequenos planos regionais que até podem dar certo, eu particularmente não estou nem aí para nenhuma delas. Dia desses uma senhora ficou me devendo, como ela não atendia aos meus telefonemas enviei carta entregue na portaria do prédio, então ela ligou me ameaçando que iria falar com a loja maçônica que o marido fazia parte, eu então me antecipei, fui até a loja maçônica perguntei quem mandava, fui atendido e contei tudo, inclusive, é claro, que fui ameaçado, eles na hora ligaram para a dona, não na minha frente, voltaram e disseram, amanhã o seu dinheiro será depositado. Viram só é tudo conversa fiada.

  20. A respeito da intenções do Lula pode ser verdade, porque os poderosos querem mesmo um perfeito idiota nesse cargo, o Obama finge disputar com ele só para não ficar sem graça, Alguém com um mínimo de sensatez acreditaria que o Lula por suas credenciais acadêmicas ocuparia tal posição? Quem no mundo conseguiria tirar a estupidez do ayatolá do Irã? Sim, porque quem realmente manda é ele.
    Quem poderá reverter Israel em deixar a Palestina? Quem vencerá o EUA, em relação ao poder e as finanças? A América do Latina é fichinha para eles, aproveitam o Lula talvez o mais bossal de todos e dizem que ele é o lider e ele por sua vez acredita, como se quem manda no Brasil é realmente diabólico, José Dirceu, só que o mundo sabe disso e com ele ninguém conversa mesmo sendo diabólico como eles, nesa questão quando mais ignorante maelhor.
    Como escreveram aí em cima, estamos na quaresma portanto rezemos,para que esse plano diabólico pereça, só assim
    rezando muito ficaremos livres desses vermelhos. Que Deus nos salve ou DEUS LO VULT. Abraços.

  21. Bom dia, “Paz a esta casa.” São Mateus 10, 12.

    O que podemos fazer, como ovelhas que estão sendo “mortas” espiritualmente (a pior morte!), é balirmos. Sim, gritarmos, protestarmos contra estes falsos pastores. Mercenários de satanás que invadem o redil do Senhor, roubem e destroem e depois fogem (vide Boff, Lutero e outros iguais).
    Usemos os meio a nosso dispor (email, cartas, telefone, etc) e protestemos contra este herege-comunista.
    Já protestei. Faça você o mesmo.
    lembram do caso Daniela Mercuri? Pois é, a gritaria foi ouvida. Alguém lembrou o aspone do Vaticano que ela fez campanha a favor da camisinha e as autoridades, sim, que tem poder de mudar, cancelaram o convite a ela, apesar de toda a gritaria da mídia atéia e anti-católica.
    Faça-se o mesmo com este falso frei.
    E a propósito, o que a faz a sua congregação? Qual é mesmo? Aceitam que seus “irmãos” falem e continuem a falar heresias? Cadê seus superiores/priores?
    Apareçam e assumam uma posição!
    Protestemos e rezemos.
    Dominus vobiscum.

  22. Boff não é mais frade não,pediu licensa da ordem e o vaticano aceitou rapidamente e liberou ele (não precisou nem ser suspenso),mas ele pode querer criar a igreja dos ex-padres revoltosos,etc.
    Frei Betto não é padre é só religioso e portanto não pode celebrar os sacramentos .Mas continua dando palestras,etc.

  23. Boff era frei franciscano (podia celebrar os sacramentos).Ele não era frade ,melhor dizendo.

  24. Mas se infelizmente acontecer isto,vai ajuntar os Judas traidores de um lado e o clero fiel do outro.E aí se saberá quem é quem .Oremos pelos sacerdotes brasileiros,PELA CONVERSÃO DELES.Não é atoa que Dom Cláudio é o responsável pelo clero no Vaticano.Providencialmente Deus o colocou lá….

  25. Boff se colocou á disposição de Fernando Lugo(presidente do Paraguai; ex -bispo) para “assessorá-lo”.DIGA COM QUEM ANDAS QUE DIREI QUEM TÚ ÉS….

Os comentários estão fechados.