Frei Betto, São Luís e Santa Teresa

Não faz muito tempo que o Frei Betto escreveu um texto horroroso e blasfemo – até cheguei a comentar en passant aqui – no qual exaltava os filhos das núpcias de Santa Teresa com Che Guevara. Não são desconhecidas de ninguém as suas defesas escancaradas do comunismo ou as suas posições abortistas.

Não dá para ser católico e comunista ao mesmo tempo. Ninguém pode, ao mesmo tempo, ser católico e defender o aborto. As posições do frei Betto sobre estes temas são públicas e notórias. É, portanto, evidente que este senhor não pode ser considerado como um exemplo ou modelo de catolicismo.

Não obstante, a Comissão Arquidiocesana Justiça e Paz da Arquidiocese de São Luís está promovendo um evento no Maranhão com o frei abortista e comunista. A informação encontra-se no próprio site da Arquidiocese:

No próximo mês, a Comissão Arquidiocesana Justiça e Paz, que há três anos realiza o projeto “Quartas de Paz”, traz a São Luís Frei Betto, que participa, como assessor, de um seminário, nos dias 5 e 6 de abril, juntamente com o professor doutor Wagner Cabral, historiador e professor do Departamento de História da UFMA – Universidade Federal do Maranhão.

[…]

Um encontro do Frei Betto com o mundo universitário e as comunidades eclesiais está agendado para os dias 5 e 6 de abril, no Colégio Santa Tereza, às 19h.

A divulgação foi também feita em jornal arquidiocesano, como pode ser visto aqui e aqui.

O que justifica o convite, feito por uma Comissão Arquidiocesana, para que o frei Betto discurse em um evento (supostamente) católico? Por que a Comissão Justiça e Paz de São Luís trouxe o sujeito que recentemente proferiu blasfêmias contra Santa Teresa para falar, precisamente, em um colégio cujo nome homenageia a santa espanhola? Esta zombaria aos católicos, este desrespeito às coisas sagradas, esta ofensa à Igreja ficará por isso mesmo?

Peço a quem puder se manifestar, junto à Arquidiocese e ao colégio, que o faça. Recebi por email, de um católico maranhense, o protesto abaixo sobre o assunto, que me permito reproduzir aqui.

* * *

Nos dias 05 e 06 de abril o Colégio Santa Teresa sedia palestra de um homem que vislumbrou o sexo de Santa Teresa com o líder revolucionário Ernesto Che Guevera. Frei Betto, o palestrante, é um intelectual famoso, muito prestigiado, mas pode ser considerado um intelectual pronto a ser recebido num colégio dedicado a Santa Teresa?

A frase dele, sobre as núpcias de Santa Teresa com Che Gevara, está registrada num blog da Revista Veja:

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/depois-do-bebe-de-rosemary-o-bebe-de-frei-betto/

Frei Betto é reconhecido pela sua atuação em defesa dos direitos humanos. Entretanto, o mesmo Frei Betto já declarou publicamente que é favorável à legalização do aborto em toda América Latina. A agência de notícias católicas internacional, ACI Digital, noticiou sobre essa controvérsia usando a seguinte manchete:

“Teólogo libertacionista propõe legalizar o aborto na AL”

A notícia completa pode ser lida em:

http://www.acidigital.com/noticia.php?id=10079

Como é possível que um frei que defende a legalização do aborto e que faz “poesia” sobre a transa de Santa Teresa com Che Guevera… Como é possível que um frei tão controverso possa ir palestrar dentro do Colégio Santa Teresa?

A Congregação das Irmãs Doroteias nunca, em toda sua história, tive qualquer ligação com a defesa da legalização do aborto e é composta por irmãs admiravelmente devotas de Santa Teresa. A Congregação não deve estar sabendo que o colégio pelo qual é responsável vai sediar encontro com uma figura tão avessa aos valores dessa Congregação.

Por gentileza, peço aos responsáveis por alugar o espaço para Frei Betto que repensem sua decisão ou que pelo menos informem os pais e alunos sobre a nova política de aluguel do teatro do Santa Teresa.

Obrigado.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

41 comentários em “Frei Betto, São Luís e Santa Teresa”

  1. Estava lendo,o Boff recebeu sanções (não podia pregar ,nem celebrar sacramentos )em 1980 porque pregava heresias e saiu definitivamente em 1992 á pedido próprio.

    http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2007/03/26/leonardo-boff-na-tv-bandeirantes/

    Veja o que pensa a criatura:ELE QUER UMA IGREJA CRIADA Á IMAGEM E SEMELHANÇA DELE, PARA A ALEGRIA DOS MAÇONS ,SEM DOGMAS E TRESLOUCADA.
    http://ceticismo.net/2008/07/29/icar-sofrera-grande-crise-interna-afirma-leonardo-boff/

  2. Quando o Boff escreveu seu primeiro livro,pediu ajuda ao
    atual Papa, depois desandou nos livros seguintes, que culminou com a TL, foi convidado a deixar a igreja, aceitou para não ser excomungado.Se o Papa soubesse dos desvios que iria cometer, não teria ajudado, certamente.
    Quanto ao frei Beto, não sei porque fala-se tanto dêle, não pertence ao clero e nunca pertenceu, e sempre foi um ativista político, foi preso pela ditadura militar, praticamente abandonado pelo pai que detestava padres, e ainda adolescente partiu de BH para o Rio e então começou a sua principal atividade, política.Portanto a opinião de frei Beto não deveria ser nem considerada por nós, é por isso que a igreja não se manifesta.

  3. Antes que alguém me condene devo esclarecer que não sou adepto do pseudo-católico Boff, sim, porque ele ainda se diz católico, já que chegou nesse ponto o melhor para os católicos é não tocar no nome, dá mídia.Concordo que o convite a Daniela Mercuri tenha sido cancelada, mas e o Roberto Carlos, pode? Sabemos que somos a grande vitrini, portanto é melhor cuidarmos da nossa vidraça que as vezes anda meio suja, mas ainda assim é a mais limpa do mundo. Para que tanta preocupação em relação as outras religiões, é perda de tempo, palavras o vento ou o tempo levam para bem longe já os exemplos perpetuam entre os homens, somos ricos em exemplos de pessoas que só edificaram a igreja católica, Santo Agostinho, Thereza Dávila, Francisco de Assis,Santa Therezinha de Cassia e o Frei Galvão, se fosse continuar, a lista não caberia nesse post e ai o Jorge me expulsaria, proponho que nos atemos aos nossos problemas e deixar os contra irem para onde melhor lhes convir.

  4. Moro em São Luis, e sou natural daqui também, e confesso que é com muita tristeza que recebo essa notícia.Protestarei contra esse escândalo.

    Que Nossa Senhora da Vitória, padroeira da capital maranhense interceda por nós, maranhenses, junto ao Seu Santíssimo Filho, Jesus Cristo.

  5. Cândido,sinto muito meu caro,mas é preciso denunciar a ambição globalista do ex frei-Boff de ser o “mentor espiritual(anti-papa)” do provável futuro secretário geral da ONU,Stalinácio , que terá o título de “chefe da humanidade “.JÁ PENSOU O QUE SIGNIFICA ISTO?LEIA O LIVRO DO APOCALIPSE,OS 10 REIS DO ANTICRISTO PASSANDO O PODER PARA UM REI:G8 + SECRETÁRIO GERAL DA ONU+ALGUM CARGO RELACIONADO COM “ECOLATRIA”=ANTICRISTO.
    O ESQUEMA DELES PASSARÁ POR AÍ .FIQUEMOS ATENTOS.

  6. Mas Deus é maior do que essas coisas horripilantes, tanto é que se for mesmo verdade, o escolhido é o Lula quer sujeito mais burro do que ele? Quanto ao Boff, ainda se for mesmo verdade, ele será o maior traidor da história, só perdendo para Judas,porque foi o atual papa que o conduziu ao mundo das letras. Mas continuo com impressão de quanto menos falar dêle melhor. Que Deus nos proteja.

  7. OS APOIADORES DE FIDEL E DO REGIME MARXISTA COMO BETTO E BOFF ,DEVERIAM VER ESTA MATÉRIA E ESTAS FOTOS.É CHOCANTE .E ELES QUERENDO ISTO PARA O BRASIL
    TODOS OS APOIADORES DO MARXISMO E DO PT DEVERIAM LER E VER AS FOTOS DESTE VERDADEIRO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DA ATUALIDADE.FALAM QUE CUBA É EXEMPLO EM MATÉRIA DE SAÚDE,ETC.MENTIRA PURA ! CUBA NÃO É EXEMPLO DE NADA.AS FOTOS SÃO CHOCANTES,TERRÍVEIS MESMO.AS PESSOAS QUE VÃO CONTRA O SISTEMA SÃO TRATADAS COMO ANIMAIS.ATÉ ONDE VAI A CRUELDADE HUMANA E DESTE TAL FIDEL MONSTRO?

    MARXISMO É UM HORROR NA SUA MAIOR EXPRESSÃO.E LULA É AMIGO DESTE MONSTRO.

    http://www.midiasemmascara.org/mediawatch/noticiasfaltantes/comunismo/10937-hospital-mazzorra-cuba-26-assassinados.html

  8. Sou católico, gosto de Leonardo Boff, de Frei Beto, fui da Comissão arquidiocesana de Justiça e Paz de São Luís e moro em São Luís.

    Muita paz a todos vocês!

Os comentários estão fechados.