Um novo santo para os nossos tempos?

[Publico tradução livre de email que recebi  da The Cardinal Newman Society. O email original foi republicado, entre outros, por este blog. É uma excelente notícia! A Buhardilla de Jerónimo também noticiou.]

Um novo santo para os nossos tempos?

É oficial! Em uma atitude extraordinária, o Papa Bento XVI vai pessoalmente betificar o Cardeal John Henry Neman, em setembro próximo, na Inglaterra.

Isso coloca o Cardeal Newman a um passo da canonização!

Isto é imensamente importante para qualquer um que esteja preocupado com a situação da cultura e da Igreja Católica na América. O Cardeal Newman seria um santo perfeito para os nossos tempos.

Ele pode ser um poderoso patrono para a renovação da identidade católica na educação católica… para a adoção [embrace] da autêntica teologia católica… e para a emocionante reunificação com os cristãos anglicanos.

Em oração, Deus nos permite cooperar com os Seus planos para a Igreja e para o mundo. Por este motivo, é muito importante que você se junte a nós em nossa Campanha de Oração pela canonização do Cardeal Newman! Você poderia, por favor, parar por um minuto e fazer duas coisas simples?

1) Rezar a “Oração pela canonização” abaixo [N.T.: Traduzi também a referida oração, apenas para fins de facilitar a compreensão. Lembrando que a minha tradução, obviamente, não tem aprovação eclesiástica; quem puder rezá-la no original, recomendo que o faça].

2) Encaminhar esta mensagem para amigos, que irão ajudar a fazer o céu tremer com suas orações [help storm Heaven with prayer].

[Pai Eterno, Vós levastes JOHN HENRY NEMAN a seguir a bondosa luz da Verdade, e ele obedientemente respondeu ao Vosso celestial chamado a todo custo. Como escritor, pregador, conselheiro e educador, como pastor, Oratoriano e servo dos pobres, ele trabalhou na construção do Vosso Reino.

Concedei que, através do Vosso Vigário na terra, nós possamos ouvir as palavras “Muito bem, servo bom e fiel, entrai na companhia dos santos canonizados”.

Que Vós possais manifestar o poder da intercessão do Vosso servo, por meio de extraordinárias respostas às orações dos fiéis em todo o mundo. Nós rezamos particularmente por nossas intenções, em seu nome e no nome de Jesus Cristo, Vosso Filho e Senhor Nosso.

Amen.]

A Sociedade Cardeal Newman (The Cardinal Newman Society (CNS)) é a patrocinadora do Projeto Legado Newman (Newman Legacy Project), um esforço para preservar e promover o pensamento e a influência do Cardeal Newman, especialmente no que se refere à educação católica.

Este trabalho é feito em parceria com o Oratório de Birmingham, Inglaterra, uma pequena comunidade de padres católicos que foi o lar de Newman depois da sua conversão da Igreja Anglicana e até sua morte em 1890.

O Reverendo Richard Duffield, reitor do Oratório, é o postulador [actor] da Causa de Canonização de Newman. Ele também atua como o John Henry Cardinal Newman Distinguished Fellow, do Centro para o Avanço da Educação Superior Católica [The Center for the Advancement of Catholic Higher Education], uma divisão da CNS.

A Sociedade Cardeal Newman e o Oratório de Birmingham estão promovendo juntos uma peregrinação para a sua beatificação, em setembro, a única peregrinação “oficial” dos Estados Unidos que é endossada pelo Oratório.

Para mais informações sobre esta e outras atividades relacionadas ao Cardeal Newman, acesse www.CardinalNewmanSociety.org.

P.S.: Você poderia, por favor, contribuir para ajudar esta Campanha de Oração e todos os trabalhos da The Cardinal Newman Society para renovar e fortalecer a educação superior católica? Por favor clique aqui. Que Deus o abençoe!

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

5 comentários em “Um novo santo para os nossos tempos?”

  1. Há tempos o bem aventurado Cardeal Newman faz parte de minhas orações!
    Realmente é o Santo para os nossos dias, sua compreensão do Magistério da Igreja e do Magistério Petrino são referência a outros que perseguem a Verdade! Sua vida e obras são de incrível influência sobre outras “igrejas” e não somente anglicanos como também luteranos ( A igreja luterano católica dos EUA também encaminhou carta a Santa Sé solicitando plena comunhão empresarial!) de diversos matizes.

    Que ele seja declarado Santo para maior Glóra de Deus e exaltação da Santa Igreja! Amém!

    Em Jesus e Maria!

  2. Prezado Valdir, Salve Maria Imaculada!

    De fato, a conversão do Cardeal Newman é muitíssimo edificante, e seu percurso intelectual mostra otimamente bem como as almas diligentes e de boa vontade invariavelmente se convertem à Santa Igreja Católica.

    (Quisera poder crer que os “anglo-católicos” atuais, que vêm se unindo corporativamente à Igreja Conciliar, seguem itinerário semelhante! Infelizmente, a leitura do blog deles mo impossibilita em absoluto…)

    Voltando ao Cardeal Newman, porém, há que acrescentar a ressalva de que, contrariamente ao que você diz, caro Valdir, “a compreensão do Magistério da Igreja e do Magistério Petrino” por Newman, lamentavelmente, está longe de ser adequada…

    Mons. Fenton certa vez escreveu ótimo artigo erudito sobre a relação de Newman com o dogma da infalibilidade, que bem mereceria tradução… Por ora, em inglês, é possível baixá-lo por aqui:

    http://strobertbellarmine.net/forums/viewtopic.php?f=2&t=913

    Boa leitura!

    Um abraço,
    Em JMJ,
    Felipe Coelho

  3. Felipe!

    Vou me inteirar do trabalho de Mons. Fenton!

    Eu não disse que a compreensão do Cardeal Newman era “adequada”, eu disse que era uma referência a outras “igrejas” e por seu trabalho tem havido, até nossos dias, um particular “interesse” em re-união com Roma! O estudo do C. Newman e sua busca pela Verdade é o que o levaram a plena união com a verdadeira Igreja.

    Quanto aos anglicanos me atrevo a opinar como alguem que acompanha, quase diariamente, os acontecimentos (históricos) e percebo que os mesmos são “conversos” e só não voltaram para casa antes por culpa do falso ecumenismo de Kasper e seus asseclas! Eles têm muitos inimigos (Anglicanos modernistas, Católicos modernistas e Católicos tradicionalistas, como tb a mídia secular)!
    Sugiro a vc que acompanhe o pg. theanglocatholic.com, é o melhor lugar para saber o que se passa com os anglicanos tradicionais (TAC).
    Caro Felipe, não existe Igreja Conciliar… somos Católicos Apostólicos Romanos! A compreensão de Tradição não está ligada a águas paradas, mas sim a uma corrente de fluxo contínuo! Muitos se prendem a uma falsa compreensão do que é tradicional e estacionam no tempo!
    Jesus é o mesmo: Ontem, Hoje e Sempre! O entendimento disso é que faz a tradição! O que o concílio tem de erro deve ser reparado… e é só. Porém o problema é que, por um lado, não querem repará-lo e por outro obstruem o diálogo!

    Em Jesus e Maria!

  4. “[…] série de meditações que o pregador da Casa Pontifícia, frei Raniero Cantalamessa, O.F.M. Cap., tradicionalmente faz na presença do Papa Bento XVI durante as sextas-feiras do Tempo do Advento começou ontem, às 9h (hora local) na Capela Redemptoris Mater.”

    “Serão tratados principalmente alguns dos obstáculos de fundo da cultura moderna para o acolhimento da mensagem cristã, especialmente o cientificismo, o racionalismo e o secularismo. Como resposta de fé a cada um desses temas, se terá presente a contribuição oferecida pelo novo Beato John Henry Newman […]”

    “[frei Raniero Cantalamessa] explica que distingue fortemente em suas reflexões o cientificismo da ciência, o secularismo da secularidade, o racionalismo da racionalidade.”

    Fonte: “Coragem! Eu venci o mundo”: Tema das meditações do Tempo do Advento no Vaticano

  5. Primeira pregação do Advento pronunciada na última sexta-feira pelo Pe. Raniero Cantalamessa OFM cap, pregador da Casa Pontifícia, diante de Bento XVI e da cúria romana, sobre “A resposta cristã ao cientificismo ateu“.

    “Quando olho para o teu céu, obra de tuas mãos, vejo a lua e as estrelas que criaste: Que coisa é o homem?” (Sal 8, 4-5)

Os comentários estão fechados.