Robinho – o intolerante?

A polêmica da vez no Twitter é sobre o Robinho. Ao que parece, o jogador recusou-se a participar de uma visita a um lar espírita para crianças deficientes, porque ele é protestante e “falaram que lá dentro [no “Lar Espírita”] estaria havendo um ritual religioso (espírita)”.

Eu sou católico e não tenho nenhum interesse em defender a religião do atacante do Santos. Mas tenho muito interesse em defender o direito de ir e vir dos cidadãos brasileiros, e tenho interesse em defender a liberdade religiosa – dentro de seus limites – do jogador de futebol protestante.

Instaurou-se uma verdadeira cortina de fumaça na internet. Robinho foi pintado como “intolerante”, como se a sua religião o proibisse de “alegrar crianças espíritas”, e o episódio foi pintado como sendo uma afronta “ao ser humano independente de religião”, et cetera, et cetera.

Comecemos com aquilo com o qual eu concordo. Concordo, sem dificuldades, que a repercussão do episódio foi lamentável – mas o problema, a meu ver, não foi a “intolerância religiosa” do jogador, mas sim – ao contrário – a sua excessiva tolerância. O problema de Robinho não está no fato dele ter sido “intolerante” e não ter querido descer do ônibus do Santos quando este chegou ao lar espírita, mas ao contrário: o problema foi que ele não foi intolerante quando deveria ter sido, e não teve peito de dizer, desde o começo, que não iria fazer esta visita.

Ninguém está obrigado a freqüentar centros espíritas, nem igrejas evangélicas, nem terreiros de macumba nem absolutamente nada. Ao saber que o elenco do Santos iria a um orfanato espírita, o jogador do Santos deveria ter tido a coragem de dizer que não iria. Até onde me conste, ele não era obrigado a acompanhar o resto dos jogadores nesta visita.

[O fato muda se – como a notícia deixa a possibilidade de entender – os jogadores haviam se programado somente para entrar no lar espírita, dizer “oi”, entregar brinquedos (ou o que seja) e sair; e, no entanto, quando lá chegaram, perceberam que estava havendo alguma espécie de culto espírita no ambiente, e por causa disso não quiseram entrar. Neste caso, a culpa do constrangimento é muito mais dos responsáveis pelo lar espírita do que dos jogadores protestantes do Santos.]

O que aconteceu, no entanto, foi que todos os paladinos internéticos da tolerância moderna armaram-se de mil pedras contra o jogador santista, como se ele fosse obrigado a entrar no lar espírita ainda que contra a sua consciência religiosa, ou como se não fazê-lo fosse uma espécie de intolerável preconceito e discriminação. Ora bolas, deixem o pobre do jogador do Santos em paz. Ele tem todo o direito de não querer, por motivos religiosos, tomar parte em um culto espírita. Ainda que não estivesse acontecendo um “culto espírita” no lugar, ele tem todo o direito de não querer associar a sua imagem a uma instituição espírita. Qual o problema com isso?

Por acaso os neo-paladinos da tolerância humanitária estariam obrigados a assistir a uma Vigília Pascal ao fim da qual fossem homenageadas crianças carentes? Ou, caso se negassem a encenar a Paixão de Cristo para alegrar crianças cristãs doentes, seriam uns cretinos sem sentimentos para com as pobres crianças que nada têm a ver com a (falta de) Fé deles? Se os “tolerantes” não pensariam duas vezes antes de afirmar o próprio direito de não tomarem parte em cerimônias nas quais não acreditam ou de não se fazerem presentes em lugares onde se professa uma crença da qual não comungam, qual o motivo do linchamento moral público do jogador do Santos? Hipocrisia, somente?

Repito: concedo, com muita facilidade, que houve em todo o episódio um grande constrangimento que poderia ter sido evitado. Mas o problema não está na “intolerância” nem no “preconceito” de Robinho. O problema não foi ele ter se negado a participar da “festa” no lar espírita, mas [no máximo] a maneira como isso foi feito – e a conseqüente repercussão negativa que isso teve. Critique-se, vá lá, o “jogo de cintura” do jogador ou a sua [falta de] habilidade política, mas não se critique a sua religião. Afinal, ainda não existe no país, nesta matéria, obrigação de agir contrariamente à própria consciência.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

86 comentários em “Robinho – o intolerante?”

  1. “Ainda que não estivesse acontecendo um “culto espírita” no lugar, ele tem todo o direito de não querer associar a sua imagem a uma instituição espírita”
    Por essa lógica, Jesus também teria direito de não andar juntos com prostitutas e pecadores públicos, mas se obedecesse a essa lógica ele estaria obedecendo aos hipócritas dos fariseus. Temos que fazer o bem sem olhar a quem e sem se preocupar com imagem, temos de se preocupar com o próximo e com Deus. Aliás, imagem em relação a quem? Em relação a mesma droga de imprensa que ataca a Santa Igreja? Para eles é até bom que se tenha uma imagem ruim, eles da imprensa que se danem, o Robinho tinha que ter ajudado (seja lá como fosse) as criancinhas ao meu ver. Já que ele diz conhecer Cristo (ainda que de forma herética), poderia ter imitado a atitude de Cristo que seria sempre de ajudar a quem precisa. Acaso não é o doente que precisa de médico, como diz no próprio Evangelho? Ainda mais nesse caso que envolviam crianças…

  2. Paulo e você deve ser um exemplo de vida visto estar me julgando porque chamei o cara de imbecil, vou repetir, ser católico não significa ser idiota, sem reação, o cara é realmente um grande imbecil e você porque defende? Ele aparece vez ou outra só para atacar, agredir, elamear, mentir e você quer que fiquemos calados? Cadê o seu amor?

  3. Caros,

    Obviamente Nosso Senhor não tinha a obrigação de andar com prostitutas e pecadores públicos e, quando Ele o fazia, era sempre para aproximá-los da Verdade. Aliás, registre-se que, diante de Herodes, Nosso Senhor não disse uma única palavra.

    Nosso Senhor curou a filha do Centurião romano, sim, mas não participou de nenhum sacrifício pagão.

    Uma coisa, percebam, é o Robinho não querer entrar num lugar onde estava havendo um culto espírita. Outra completamente diferente seria se ele encontrasse uma criança espírita morrendo na rua e se recusasse a ajudá-la porque ele é espírita. Às vezes, tenho a impressão de que acusam o pobre do jogador de ter feito esta última.

    Por fim, que o Daniel é um troll imbecil é um fato – basta ver o histórico da participação dele cá no blog. Ele vem, cospe duas agressões que são incontinenti refutadas, depois some e, mais tarde, volta – como se não tivesse acontecido nada – para cuspir mais calúnias baratas e reclamar da “censura” dos seus comentários ou dizer que ninguém o refuta. É um palhaço.

    Abraços,
    Jorge

  4. Ah! A propósito, quanto ao “claro processo de Racionalização tão conhecido e descrito pela Psicanálise” do qual falou o sr. Luís Henrique, eu não entendi absolutamente nada do que ele quis dizer. Mea culpa, que sou um completo ignorante em assuntos psicanalísticos.

    Abraços,
    Jorge

  5. Jorge Ferraz,

    nasci, vivi décadas em Santos e inclusive torço para o Santos. Conheço o lugar envolvido no fato e fica muito difícil crer que estariam realizando alguma cerimônia espírita no local. O fato da entidade ser espírita não tem nada a ver com um centro espírita. Um orfanato católico é diferente de uma igreja. Talvez tal desinformação tenha sido passada aos jogadores. Mesmo assim me parece de uma total falta de caridade – que é pregada por todas as religiões – a atitude dos jogadores do Santos.

    Não estavam lá para “alegrar crianças espíritas” mas para interagir com crianças com paralisia cerebral, que provavelmente não tem noção nenhuma do que é religião. Não vejo como isso poderia atingir a fé de ninguém bem instruído. Poderia ser uma instituição católica, protestante ou judia.

    Além disso a atividade fazia parte do cronograma da instituição Santos Futebol Clube. Sendo assim os jogadores – funcionários que são muito, mas muito mesmo bem pagos – deveriam cumprir sua obrigação. Veja bem, a atividade não era participar de uma cerimônia religiosa de outro credo mas distribuir ovos de páscoa.

    Portanto acredito que houve sim intolerância. Esse é um caso típico em que em nome da religião bobagens são realizadas. A religião que não nos deixa ver o sofrimento do próximo por meras questões ideológicas não pode ser boa.

    Ainda acho que os maiores prejudicados com o episódio foram os tais jogadores que não desceram do ônibus, não pela propaganda negativa mas pelo aprendizado que, como pessoas, poderiam ter usufruído.

  6. Candido, não defendo a ninguém, até porque não sei da intenção do cidadão, apenas critico a intensidade da sua agressão num contexto em que não houve nenhuma ofensa da contraparte que justificasse a reação. Com certeza quando se acessa um site cristão se espera encontrar pessoas discutindo opiniões divergentes com inteligência e acima de tudo respeito, porém quando a discussão se torna uma mera troca de ofensas partindo de uma pessoa que aparentemente acessa regularmente este site, passo a questionar se a intenção é discutir ou simplesmente “enfiar goela abaixo” os textos redigidos aqui. Se assim for, melhor seria que o site fosse bloqueado ou moderado nos comentários contrários à opinião apresentada no tópico.

  7. Xará,

    Como eu disse, a informação de que estaria acontecendo um culto espírita no local é aquela que foi divulgada pelos jogadores como sendo o motivo pelo qual eles não desceram do ônibus. Não sei se é verídica ou não. Mas note que, se disseram isso aos jogadores, a coisa muda de figura: eles haviam saído para distribuir ovos de páscoa e, quando lá chegaram, iriam “participar” de um culto espírita.

    Concordo facilmente que houve um grande constrangimento facilmente evitável em todo este incidente, mas não dá para acusar simpliciter o Robinho de “intolerância religiosa” no sentido depreciativo que a expressão tem.

    * * *

    Paulo,

    Muita gente reclama da moderação do Deus lo Vult! – e, na totalidade das reclamações que vêm de pessoas sérias, a queixa é no sentido que eu libero demais os comentários. Desde o princípio construí este blog com o objetivo de deixar todo mundo falar. Hoje em dia, eu só censuro palavrões e blasfêmias, e trollismo de gente que é reincidente no hábito de vomitar lixo por aqui.

    No geral, cada um recebe respostas proporcionalmente à forma como coloca os seus comentários. Infelizmente, nós não somos perfeitos, e nem todos temos sempre paciência infinita com a má vontade alheia. Experimente participar com seriedade, e garanto que o senhor vai encontrar respostas igualmente sérias no espaço de comentários.

    Abraços,
    Jorge

  8. Paulo, não se considere tão complacente assim . Não nos conhecemos pessoalmente, e acho que você me julgou sim, portanto incorreu num paradoxo com suas explicações, normalmente sou tranquilo mas não derramo graças por aí, sou sim um cristão que erra muito embora lute para não ser assim e todas as vezes que um ateu ou qualquer outra pessoa postar com ofensas a minha igreja vou reagir sim. Você me parece querer sentar do lado esquerdo do Pai, porque o direito já está ocupado.
    Em relação ao site ser bloqueado, você julgou novamente errado, mas essa é a minha opinião e não do dirigente, aqui tenho aprendido muito, já nos agredimos mutuamente, e você não vai me dizer que nunca fez isso, não é? E não acho que você seja mais inteligente do que eu, caso contrário não estaria postando aqui e goela abaixo quem quer fazer é você se passando de bonzinho. Abraços e que a paz de Cristo invada seu coração.
    Nada mais comentarei a respeito.

  9. Não vou me fazer de rogado.
    Se saísse de casa com o propósito de fazer caridade à crianças excepcionais em um centro espírita, e lá chegando me fosse exigido a participar de macumbaria, eu pulava fora.
    Não participaria de um culto desse jamais.
    Nesse ponto, compreendo o jogador, que ao que parece, comprou gato por lebre.
    O que o Robinho não sabe – mas deveria saber já que é “evangélico” que o espiritismo é braço do protestantismo.

    Olegário.

  10. Para isso servem as religiões: dividir as pessoas!
    Vamos parar com isso. Que perda de tempo, ficar discutindo inutilmente. Que perda de tempo frequentar religião. Vamos trabalhar, fazer coisas mais úteis. Vamos contribuir para a construção do mundo, não de sua destruição. Religião só destroi! Vide tantas guerras e tantos ataques por esse mundo afora.

  11. ah maria lucia a menina que leu o richard dawkins e agora se acha inteligente, e ser inteligente pra ela é repetir essa verborragia do sec. 19 que ninguém realmente inteligente repete mais.
    minha cara vou lhe dar 3 exemplos do maravilhoso sec 20.
    primeira guerra, segunda guerra e os gullacs de stallin.
    esses 3 eventos mataram mais de 100 milhões de pessoas, isso numa conta das mais modestas; esse número supera e muito as mortes ocorridas em guerras no últimos 2000 anos, que segundo vc, uma menina inteligente, foram provocadas por religiões.
    agora me diga, quem são os verdadeiros assassinos ? quem divide o mundo?
    quanto a fazer coisas úteis, muita gente esta fazendo, inclusive pessoas religiosas; mas vc não vê porque só olha pra vc mesmo.

  12. Jorge,

    Em relação a participar de culto espírita, concordo 100%, não podemos usar de um meio mal para atingir fim bom, mas ele podia ter ajudado sem participar da macumba rs…
    Só nesse ponto eu discordo, não é nada de mais, ajudemos as crianças, denunciemos a macumba. Embora pareça que eu esteja em tom de brincadeira, considero gravíssimas as coisas que os espíritas e os macumbeiros fazem. Se bem que alguns evangélicos não estão muito distante disso, talvez (veja bem talvez porque nem eu sei a religião dele) isso inclua o Robinho, geralmente é o pentecostalismo irracional que guiam esses “atletas de Cristo”.

    Abraços,
    Rodrigo

  13. Fora do lugar este post- O Rio de Janeiro e toda a região metropolitana está de baixo de água à mais de 16 horas, chuvas intensas. A defesa civil pede que ninguém saia de casa. Até agora são 5 óbitos e 7 desaparecidos e eles não tem como chegar aos pedidos de socorro, a ponte Rio -Niterói está fechada a 3 horas,tomara que pare logo para não causar mais estragos. A impresnsa diz que não chove assim a mais de trinta anos, é um caos.

  14. “FAZER O BEM SEM… OLHAR A QUEM”

    Que eu saiba Jesus não deixou nenhuma religião dizendo qual a certa ou errada, E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. …

    Primeiro as crianças não sabem o que é religião , essa casa atende em regime de abrigo crianças, adolescentes e adultos de ambos os sexos, com deficiência, especificamente paralisia cerebral e também possui um trabalho extensivo às famílias. Atualmente estão abrigados 38 (trinta e oito) pessoas procedentes de toda Região Metropolitana da Baixada Santista, realidade que coloca a entidade como referência única Na região.

    TEM FILHOS DE EVANGÉLICOS , CATÓLICOS E O QUE MENOS TEM É DE ESPIRITA, eles cuidam das crianças com amor sem olhar RAÇA OU CREDO.

    Robinho tão evangélico , na Inglaterra vivia nas baladas bebendo e foi até acusado de ESTUPRO!

  15. “Que eu saiba Jesus não deixou nenhuma religião dizendo qual a certa ou errada, E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. …”

    Meu amigo, JESUS mesmo é nossa própria religião,ELE que disse: “Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida”, ELE não disse: ” Eu som um dos Caminhos, uma da Verdades e uma das Vidas”, Ele foi bem taxativo que só por meio DELE se chegaria ao PAI, e ELE deixou sua Igreja para continuar sua tarefa aqui na terra que é de conduzir todos ao céu, por isto a Igreja é a Coluna e Sustentáculo da Verdade (1º Tim. 3,15) o qual tem Pedro (o Papa) a frente desta Igreja e o qual JESUS prometera que construiria e que as portas do inferno não prevaleceriam contra ela (Mt. 16,18)

  16. Ok Candido, assunto encerrado, já dei minha opinião e vc a sua.
    Com relação ao tema do tópico, entendo que o episódio não passa de uma falta de maturidade do Robinho, até por ele ser cristão praticante a pouco tempo, sempre fica esse “medo do desconhecido”. Com o tempo se ganha maturidade e a pessoa descobre que, sendo Cristão, não há o que temer, ainda que “ande pelo vale da sombra da morte”.

  17. Ok Candido, assunto encerrado, já dei minha opinião e vc a sua.
    Com relação ao tema do tópico, entendo que o episódio não passa de uma falta de maturidade do Robinho, até por ele ser cristão praticante a pouco tempo, sempre fica esse “medo do desconhecido”. Com o tempo se ganha maturidade e a pessoa descobre que, sendo Cristão, não há o que temer, ainda que “ande pelo vale da sombra da morte”.
    Talvez o título apropriado ao tópico seja “Robinho, o imaturo”.

  18. Ok Candido, assunto encerrado, já dei minha opinião e vc a sua.
    Com relação ao tema do tópico, entendo que o episódio não passe de uma falta de maturidade do Robinho, até por ele ser cristão praticante a pouco tempo, sempre fica esse “medo do desconhecido”. Com o tempo se ganha maturidade e a pessoa descobre que, sendo Cristão, não há o que temer, ainda que “ande pelo vale da sombra da morte”.
    Talvez o título apropriado ao tópico seja “Robinho, o imaturo”.

  19. Prezado Daniel, Salve Maria Mãe de Meu Senhor!

    Minha colocação é simples se eu der a vc ferramentas, vc trabalharia de GRAÇA para a sociedade como um todo, assim como os voluntários da Pastoral o fazem?

    No aguardo de sua resposta…

  20. E no Rio de Janeiro e Niterói já passam de 81 mortos e continua chovendo, os bombeiros e a defesa civil não conseguem chegar para salvar,triste. Rezemos.

    Agora como sou teimoso e tenho implicância com protestantes consegui informações não oficiais de São Paulo a respeito dos jogadores que recusaram-se a entrar no local onde crianças com paralesia cerebral estavam esperando ovos de páscoa- motivo: alguns protestantes tão bonzinhos sabendo o que iam fazer negaram-se entrar por questões políticas do clube, o técnico quer afastar um dêles e por revolta fizeram isso, nada tem com o suposto ritual que não estava acontecendo e nem acontece, coisa de homem não acham.

    Porque a minha implicância:
    morava num prédio de quatro apts. cheguei em casa e estavam mexendo no medidor elétrico, quatro meses se passaram a minha luz vinha em dobro, lembrei do caso e mandei ver, era um gato da vizinha do apt. dos fundos feito no meu relógio, desliguei na hora, chamei e ela disse não saber. Quem era ela- protestante, sendo o marido pastor.
    Fiz um trabalho profissional para um sujeito, ele nunca me pagou, quem era ele? Pastor, fui na igreja e vi pregando ou melhor enganando, postei-me bem na frente e não disse nada mas ele ficou nervoso quando me viu, terminado o culto ou embromação, me prometeu, nada, voltei e fiz a mesma coisa, eu disse, se você não me pagar da próxima vez falo bem alto no meio do povo enganado, marcou e pagou.
    Um gerente demitiu um colega, como ele era um ótimo profissional, fui com toda a educação saber e pedir por ele. Resposta, eu sou protestante e não admito espírita
    fizemos uma revolução e fomos na diretoria, o demitido foi o gerente e o colega infelizmente também, porque o processo já teria sido concluido.
    Comprei um ap. de som, entregaram na vizinha(outra) e o tempo passou, fui na loja, me mostraram o comprovante, cheguei em casa e ainda ouvi o som, perguntei, resposta:
    É, não sabia, eles me entregaram e fiquei, perguntei- estava em seu nome, ela, nem li. Para não brigar fiquei com aquela porcaria usada.
    Na capela do santíssimo, na catedral de Niteói, peguei um sujeito deixando um saco preto,interpelei, ele sem graça e eu com medo, porque não sabia o que tinha dentro do saco, ele- sou da igreja nova vida, sou do bem gosto da igreja católica e querendo ir embora, chamei dois seguranças e travaram o cara, com medo, abri o saco, pasmem! era um coelho branco morto recentemente, soltaram o infeliz que levou o saco de volta, até hoje me pergunto, é protestante ou macumbeiro, ele não contou.
    E depois conto mais se não o Jorge vai brigar comigo, e aí é ou não motivo? mas tem muito mais. Abraços e rezemos pelo povo que estão esperando ajuda dos bombeiros para serem salvos e para resgatarem os corpos.

  21. Candido, já ouvi falar em síndrome de pânico, síndrome de Down, síndrome da imunodeficiência adquirida, porém nunca ouvi falar da síndrome de Protestante… aconselho o sr. a procurar um psicanalista.

  22. Paulo estou rindo porque acho que você deve estar pensando que tenho ódio de alguém. O que tenho é implicância com eles e assumo isso, mas longe de ter ódio nem deles,de espíritas de budistas etc. Mas sabe, somos quase colegas de profissão e você é um homem de sorte, mas você disse que quando descobre que um funcionário é protestante passa a confiar neles, não será uma proteção em detrimento aos outros? Isso eu nunca fiz.
    Nunca perguntei a ninguém qual a sua religião, apenas acho que a maioria não são leais, até já disse aqui que estou procurando uma lupa para ver se encontro um sério, quando acontece alguma coisa desleal descubro que são protestantes, aí meu caro fico com pé atrás, mas nem isso me faz perguntar antes qual é a religião do cara se bem que fico olhando se tem alguma coisa que indique isso e se tiver, caio fora. Viu Paulo, eu tenho muitos defeitos e esse certamente é um deles,mas espera aí, você não esta me perseguindo está? Abraços Paulo, tudo isso apesar de ser verdade falo em tom de brincadeira, a não ser que você seja um protestante o que não faz mal algum e parece que você é sério, as discordâncias são naturais, não se zangue, ria que é melhor, depois conto mais.

    E continuem rezando pelo povo do Rio de Janeiro e Niterói, já passam de 100 mortos, sendo a metade em Niterói e a chuva agora a noite piorou.

  23. Paulo, espero que agente possa levar esses papos sem ofensas, porque estou rindo, não por ironia. Mas quanto a procurar um psicanalista, saiba que já precisei. Trabalhava na tigre, e tinha que ir duas vezes por semana na empresa, você sabe, um dia na ponte em véspora de carnaval tive um ataque de pânico, surgiu do nada, desci do carro , as pessoas achavam que eu queria me suicidar, que nada, ao contrário, eu achava que estava morrendo, um ataque cardíaco, por conta disso saí da empresa,porque na época eu não sabia o que tinha, que empregão que perdi não acha? só depois descobri que era transtorno do pânico, fiquei dois anos afastado só porque não queria atravessar a ponte, hoje estou curado. Viu Paulo, você acertou e a causa foi depois descoberta, a perda da minha mãe. Abraços e espero continuar com a nossa conversa mesmo discordando. Desculpe se falei algo que você não gostou, mas a vida é mesmo assim, quem tem olhos para ver e quem tem ouvidos para ouvir. A paz de Cristo.

  24. Cândido, quanta coisa você falou aqui que fiquei até perdido… mas concordamos em uma coisa: quando descubro que alguém é protestante, fico com um pé atrás também. Não que todos os traidores sejam protestantes, mas é que a percepção de VERDADE deles é muito deturpada… talvez por ouvir muitos xalandricás ou pela ansiedade de mudar de vida, ou encontrar o amor de sua vida, ou vencer financeiramente, etc. que eles sempre trazem no coração, e que seus “pastores” vivem alimentando.

    Estes dias eu estive conversando com um colega que ficou vários anos na Renovação Carismática “Católica” e hoje é um protestante de boca cheia (detalhe: metade dos membros do grupo de jovens que ele participava também são protestantes hoje), acho que se chama “Shemá Jerusalém” a seitinha dele, e eu ainda tive a paciência de conversar com ele por umas três horas. Olha a lavagem cerebral que fizeram nele:

    – Constantino foi quem criou a Igreja Católica (A VERDADE: a Igreja Católica já existia antes de Constantino)
    – Placa de igreja não salva ninguém (Falei na cara dele que isto era doutrina do demônio, ou seja, era uma mentira. A partir de quando eu acredito que não importa qual igreja eu siga, posso criar argumento para seguir qualquer uma, espiritismo, satanismo, etc. (pois todos estes têm a Bíblia) ou não seguir nenhuma. Já a Igreja Católica é a continuidade da obra de Cristo, não uma mera placa).
    – Se não fosse pelos protestantes ninguém teria a Bíblia na mão (E se não fosse pelos católicos? A Bíblia nem sequer existiria. A VERDADE: A imprensa — que contribuiu na reprodução mais rápida da Bíblia — foi inventada no mesmo século que o protestantismo. Mera coincidência…).
    – Nenhuma igreja é boa (eu disse a ele que se ele quisesse falar isto da igreja dele, tudo bem, eu não falaria da minha. É a mesma história das “placas” acima).
    – Santo Agostinho disse, no fim de sua vida, que todo seu aprendizado foi em vão, a presença de Deus é muito mais abrangente (A VERDADE: se disse isto, provavelmente não se referia ao aprendizado católico, mas de sua vida mundana. Infelizmente não conheço muito a vida deste Santo para dar uma resposta melhor… alguém pode me ajudar?).
    – O que importa são suas experiências de contato com Deus, não a igreja que participa (A VERDADE: candomblistas, carismáticos, espíritas, etc. têm estas mesmas sensações psicológicas — uma peça teatral ou um bom filme sem conotação religiosa também são capazes de provocar estas sensações).
    – Fui “batizado” de novo na igreja porque a Bíblia diz: “você tem que estar apto ao local em que frequenta”. (Perguntem em que livro e capítulo isto estava e ele mudou de assunto. A VERDADE: “tereis um só Senhor, uma só fé, um só batismo” – Ef 4,5).

    Enfim, o que quero colocar com estes pontos é mais ou menos o que você tentou falar sobre o medidor de força ou outros exemplos: os protestantes são muito parciais em sua percepção de verdade, eles acham que estão agradando a Deus apenas lendo a Bíblia e jogando 20 séculos de história do cristianismo na privada, inclusive, digo de passagem, caindo nos mesmos erros e heresias que vários Concílios católicos na história já condenaram — e ainda por cima seguem a lei de Gérson. E sobre a falta de honestidade intelectual então? Posso citar matérias “sérias” da TV Universal Record que foram ao ar por estes dias? “O Papa encobre padres pedófilos – os fiéis católicos esperam que o celibato seja abolido” e etc. — destacam alguns padres pedófilos no Brasil (acho que menos de 20) ao longo dos últimos 15 anos, mas sem falar em demais pedófilos fora do meio católico; que se fosse dado a mesma ênfase, o programa de TV duraria muitíssimas horas.

    Aliás, já apontei em outro blog, mas volto a dizer: o celibato NÃO É justificativa para a pedofilia, nem mesmo sua maior causa.

    Existem muito mais pedófilos fora da religião do que dentro dela – leia http://diasimdiatambem.wordpress.com/2010/03/11/celibato-e-pedofilia/ – e, por sua vez, exitem mais pedófilos protestantes que católicos – leia https://www.deuslovult.org//2010/03/29/padres-pedofilos-um-panico-moral-por-massimo-introvigne/

    Estas notícias não são motivo de alegria para os católicos (pois não trazem nenhum alívio para a vítima), mas é importante que este tipo de notícia seja divulgada, para percebermos que a mídia anti-católica fica buscando mostrar apenas um detalhe da notícia com um objetivo claro (denegrir a imagem da Santa Igreja) em vez de noticiar o todo! Ignorância? Não creio. Má-fé? Tenho quase certeza.

    Chega! Já falei demais!

    Um abraço fraternal

  25. Leandro, eles são meio burrinhos, você não acha? coitado dos burros, Tenho tantas experiências passadas com eles, que um dia conto mais, eu acho que eles me perseguem, isso é Deus testanto a minha paciência.

  26. Candido, me surpreende ler um comentário seu falando de forma aparentemente tão sincera sobre sua vida e dificuldades do passado, e em seguida uma indireta ofensiva aos “burros” que te “perseguem”. Estou eu caracterizado como um deles, tendo em vista seu comentário anterior “você não esta me perseguindo está?”.
    Realmente gostaria de levá-lo a sério e entender que suas intenções são boas, e que seu aparente sarcasmo não passe de uma forma de incentivar o desenvolvimento intelectual de ambos, mas seus comentários aparentemente direcionados à minha pessoa e seu explícito preconceito são deveras contraditórios a esta postura.

  27. Paulo não dê uma de gostosão, já expressei minha opinião a respeito, nada mais tenho a declarar, fui levando na brincadeira mas a sua inteligência tão auto-propagada caiu por terra, já não tenho mais nada a declarar.Assumo tudo o que disse e não falei dos meus problemas para me vitimar e sim porque você me aconselhou ironicamente, portanto o debochado aqui é você e não eu.

  28. O problema aqui são os rotulos. As pessoas não são vistas como seres humanos, mas sim pela sua religião, cor de pele, sexualidade, aspecto fisico e …
    Assim sendo, essas crianças não foram visitadas pelo rotulo espirita. Se não concordo com o espiritismo, posso praticar a caridade com crianças espiritas?

  29. Gustavo a caridade quando feita não deve ser realmente vista por este olhar discriminatório, dar sem olhar a quem. Participo de pastoral, onde centenas de pessoas recebem bolsas de alimentos, claro que fazemos um cadastro,quantas pessoas tem na família, se tem crianças e de qual idade, mas nele não consta a religião, é só para saber se realmente a pessoa precisa e o que vamos por na cesta, visto já termos encontrado pessoas que não precisavam. Abraços.

    Por falar nisso, a igreja católica se movimenta para ajudar os desabrigados de Niterói e de São Gonçalo.

Os comentários estão fechados.