Buona Pasqua, Dolce Cristo in Terra!

Buona Pasqua, Padre Santo! Buona Pasqua, Dolce Cristo in terra! La Chiesa è con te!

Meu italiano não é bom o suficiente para que eu me arrisque a uma tradução completa do aúdio. Mas o vídeo é bem bonito, de modo que vale a pena vê-lo mesmo que não se entenda perfeitamente o italiano. Saiu também na VEJA.

Repito – é bonito o vídeo! O semblante cansado do Papa, as palavras ditas pelo cardeal, o sorriso do sucessor de Pedro quando ele se levanta, ao final, para cumprimentar o purpurado. “Nesta festa solene da Páscoa, a liturgia da Igreja nos convida a uma santa alegria” – começa o cardeal. E, naquela “histórica praça”, com o sol resplandecendo sobre “os nossos corações”, o cardeal Angelo Sodano chama o Papa de “sucessor de Pedro, Bispo de Roma, rocha indefectível da Santa Igreja de Cristo”, e diz que os cristãos lá estão reunidos para cantarem com ele “o aleluia da Fé e da Esperança cristãs”. Agradece pela “fortaleza de ânimo” e pela “coragem apostólica” com as quais o Papa anuncia o Evangelho de Cristo. Cita o Vaticano II – a Gaudium et Spes – e diz que toda a Igreja, por meio dele, deseja dizer-lhe “boa páscoa, amado Santo Padre. Boa Páscoa! A Igreja está com o senhor”.

“Com o senhor estamos os cardeais, seus colaborares na Cúria Romana. Com o senhor estão os irmãos bispos espalhados pelo mundo, que guiam as 3.000 circunscrições eclesiásticas do planeta. Estão particularmente com o senhor nestes dias os 400.000 sacerdotes que servem generosamente o povo de Deus, nas paróquias, nos oratórios, nas escolas, nas hospedarias, nas Forças Armadas e em numerosos outros ambientes, como os curas nas missões nas partes mais remotas do mundo. Padre Santo, está com o senhor o povo de Deus, que não se deixa impressionar com o burburinho [?] do momento”.

“No mundo haveis de ter tribulações” – lembra o Cardeal das palavras de Nosso Senhor – “mas, coragem! Eu venci o mundo!”; lembrança extremamente apropriada para o momento que hoje atravessa a Igreja. Bonito o gesto do cardeal Sodano. Faço minhas as suas palavras. Gostaria de também manifestar, publicamente, a minha completa adesão ao Vigário de Cristo.

“Santo Padre! (…) Nesta solenidade pascal, nós rezaremos pelo senhor, para que o Senhor, bom Pastor, continue a sustentá-lo na sua missão, a serviço da Igreja e do próprio mundo. Feliz Páscoa, Santo Padre! Feliz Páscoa, Doce Cristo na Terra! A Igreja está contigo!” Assim termina o purpurado. E nós, rezemos pelo Papa. Para que o Senhor o possa guardar e fortalecer, e lhe dar felicidade na terra, e não o entregar nas mãos de seus inimigos. Feliz Páscoa, Doce Cristo na terra!

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

49 comentários em “Buona Pasqua, Dolce Cristo in Terra!”

  1. A princípio a igreja católica apostólica romana deveria ter a hombridade de nunca mais falar no nome de Cristo, nem de se esconder ou usar a santa palavra de Deus, ora, se o papa fosse um emissor de Cristo, por que então canonizar tantas pessoas? Por que mudar a palavra de Deus, que diz que todo aquele que tirar ou acrescentar um til ou um jota da mesma sofrerá as consequências de seus atos?
    Saibam que aqueles que estão no inferno por causa dos ensinamentos errados de padres e bispos e seja lá quem for, se esses pudessem voltar de lá por um pequeno momento, com certeza matariam a todos os idólatras da cúria romana, pois que essa chamada igreja (que se auto intitula) de Cristo não ensina a conversão, o andar somente em Cristo, o orar somente no nome de Cristo, o se batizar no nome de Cristo, a vida eterna somente para quem aceitou a Cristo como seu Senhor e Salvador, enfim, os caras dizem que a igreja é de Cristo mas pedem para Maria, ou tantos e tantos outros supostos santos que canonizam por aí, isso cheira e mosto do inferno, vindo das profundezas da terra e aquele dia o mostrará, o que sei é que meu Senhor Jesus Cristo morreu e sofreu por mim e não existe nada de maior nesse universo do que o sacrifíco dele por mim, pois se ele não fizesse isso, eu não teria perdão nem salvação, eu era um desgraçado, pobre cego e nú mas por causa das feridas da cruz e da humilhação dele naquele dia é que tenho a vida eterna, não preciso de mais ninguém, que grande maravilha..
    Ora, vem Senhor Jesus, meu Deus, somente a ti sejam a honra e glória e louvor, eternamente…

  2. Sua condição dita superada permanece a mesma ou talvez pior. Antes de qualquer um de nós pedir algo a Nossa Senhora, Nosso Senhor Jesus Cristo já havia feito… Pediu que nascesse dela, pra começar… Deus tenha misericórdia de tamanha cegueira que quer ter status de cristianismo puro e santo. Viva o Papa!

  3. Sr. Kleber, poderias ter a hombridade de não mais aparecer aqui para vomitar suas porcarias, diz que eras um desgraçado, pobre cego e nú , só que não te tocas que ainda és, por sua ignorância sobre nossa fé católica, és ainda um desgraçado, pobre cego e nú, e se não converteres dessa desgraça, pobreza e cegueira somente a misericórdia divina para ter compaixão de ti, se julgas acima de DEUS e de CRISTO para julgar todo mundo e não te enxergas a ti e as porcarias que dizes, vi te catar, seu protestante safado.

  4. “eu era um desgraçado, pobre cego e nú ”

    Kleber, meu filho, vc conjugou o verbo no tempo errado.

    Olegário.

  5. Queria apenas referir-me a imensa dignidade e beleza com que a Igreja continua a manifestar a Ressureição de Cristo fazendo os homens olharem para a grandeza da glória de Deus.
    Christus imperat!

  6. É impressão minha ou o cardeal Sodano se emociona ao final da mensagem? Dêem uma reparada, parece que ele termina a mensagem com a voz embargada.

    Longa vida ao Papa!

  7. Kléber, reze comigo vamos, peça a Virgem Maria que interceda ao filho por nós,Você tem um rosário? não? então conte nos dedos, vamos lá, AVE MARIA CHEIA DE GRAÇAS…A paz de Cristo refresque seu coração amargurado e enganado e que o amor de Maria de impregne, Salve Maria.

  8. Senhor Kleber,

    Sossega! Não fica nervoso, não. Que o sol não se ponha sobre a sua raiva! Raciocina comigo, com lógica!

    Se todo evangélico pede a seu pastor e a seus irmãos de comunidade que orem por ele, e aqueles oram e a graça acontece, então, é porque Deus entra com poder nessa intercessão. Como é que você pode dizer que somente se dirige a Cristo diretamente? A caridade dos irmãos não carreia o amor de Deus e Seu poder? Fica frio! Nada de guerra santa.

  9. Antonio, acho que o Kleber não se refere a pessoas que estão vivas, pois quanto a estas creio haver bastante evidências que corroborem esta prática de intercessão. Fora estas não há ensinamento bíblico que justifique, ou o apóstolo Paulo alguma vez registrou que rezou/orou ao apóstolo Estevão, primeiro mártir o qual ele próprio consentiu com a morte, pedindo que o ajudasse com alguma intercessão? Sejamos francos, se é para acreditar na “Tradição” então que fique claro que não é necessário nenhuma evidência sólida, apenas “Fé” no que os papas do passado ensinaram, independentemente de haver registros bíblicos ou não.

  10. “Por que mudar a palavra de Deus, que diz que todo aquele que tirar ou acrescentar um til ou um jota da mesma sofrerá as consequências de seus atos?”

    Sr. Kleber, está se referindo aos 7 livros que o Lutero excluiu ??

    É claro, você, também, deve ter ciência que ele queria

    excluir outros 4 do Novo Testamento !!

    VIVA a IGREJA !!!

    VIVA O PAPA !!!

    VIVA A BÍBLIA COMPLETA !!!

  11. Eu sempre soube que os protestantes acham que somente a fé salva, palavras de Lutero. Isso quer dizer na prática que eles podem fazer o que bem entenderem,casar quantas vezes quiser,enganar o povo, roubar, como eu mesmo já fui diversas vezes,o que quiser porque a fé os salvará. Os católicos, nós, estamos errados porque na nossa igreja existe tres sustentáculos da verdade:
    fé, esperança em Jesus e caridade. Abraços com fé, esperança e caridade.

  12. Estimado Candido, desculpe mas acho que você está bastante equivocado, qualquer um que tenha o mínimo de experiência profissional por exemplo, pode verificar que os evangélicos são conhecidos por sua lealdade e honestidade. Eu mesmo como gerente de uma equipe de 60 pessoas garanto a você que quando sei que um de meus funcionários é evangélico, e que a sua reputação seja boa frente aos demais empregados, normalmente se torna uma de minhas pessoas de confiança. Não que isso me garanta alguma coisa, e nem que pessoas de outras religiões não tenham boa ou até melhor índole do que os evangélicos, mas é a única religião que me “pré-dispõe” a acreditar em seus membros, e já escutei este tipo de depoimento de muita gente.

  13. Paulo,

    A troca de experiências cristãs nesse nível, fundamentado e sem paixões, é edificante. Que bom que você também tem essa intenção!
    Ademais, voltando à formulação que propus ao Kleber, e que motivou sua intervenção fazendo notar que o Kleber não se referia à intercessão por parte de vivos (que admite)mas à dos que já morreram, eu trago o texto da discussão de Jesus com os saduceus (Mt 22,23-33). No final desse trecho, Jesus fulmina: “E quanto à ressurreição dos mortos, não lestes o que Deus vos disse EU SOU O DEUS DE ABRAÃO, O DEUS DE ISAAC E O DEUS DE JACÓ? ELE É DEUS NÃO DE MORTOS, MAS DE VIVOS”. Assim, é a partir desta fundamentação bíblica que sabemos que os que morreram em Cristo não são mortos, mas “vivos”, e como tais, falam por nós na sua exultação diante de Deus. É a projeção da Caridade para além da morte,fato que Jesus já reconhecia em Abraão antes mesmo de haver acontecido a Redenção na linha do tempo.

  14. Paulo, somente a fé não salva ninguém, se assim fosse os protestantes que ao contrário do que você diz, são sim em sua maioria falsários, que o diga Caio Fábio e o falecido Pastor Fanini(esse não pode)e as 40 mil denominações que existem no Brasil. Eu não sou preconceituoso, porque as provas estão aí. O que salva são as nossas atitudes, é o mesmo que um católico ir a missa, confessar, comungar e depois sair dando golpes em todo mundo,arranjando mulheres nos bares da vida,porque depois é só confessar e comungar que está tudo certo, uma ova que está meu caro. E repito o que já disse, para mim Lutero foi o maior plagiador da história, deve estar pagando os direitos autorais a Deus. Eu não suporto mais ficar ouvindo esses falsários abrindo igrejolas 3×3 e tentar ganhar a vida enganando os outros, expulsando diabos a torto e a direito, a mim eles não enganam, quem quiser que caia nas lábias deles que geralmente são pessoas de pouco estudo, tenho dó dessas pessoas.

  15. Parece que o Kleber conhece bem o inferno – sabe até o seu cheiro – e os que lá estão. Deve falar com conhecimento de causa.

  16. Sr. Paulo, há evidências bíblicas que sobram para se acreditar na intercessão de nossos irmãos no céu, os Santos, como o Antonio de Pádua já citou Mt. 22, 23-33 o qual indaga que DEUS não é DEUS dos mortos mas dos vivos, quando CRISTO citando a passagem de Êxodo 3,6 o qual DEUS aparece a Moises e este se declara DEUS de Abraão, DEUS de Isaac, DEUS de Jacó, e que JESUS no evangelho de Lucas 22, 32 conclui dizendo que DEUS não é DEUS dos mortos mas todos vivem para ELE, se portanto nossos irmãos nos céus estão vivos como nós aqui na terra o que impediria de interceder por nós?, São Paulo em sua 1º Carta aos Coríntios cap. 12, vers. 21-25 escreveu: “ O olho não pode dizer à mão: Eu não preciso de ti; nem a cabeça aos pés: Não necessito de vós. Antes, pelo contrário, os membros do corpo que parecem os mais fracos, são os mais necessários. E os membros do corpo que temos por menos honrosos, a esses cobrimos com mais decoro. Os que em nós são menos decentes, recatamo-los com maior empenho, ao passo que os membros decentes não reclamam tal cuidado. Deus dispôs o corpo de tal modo que deu maior honra aos membros que não a têm, para que não haja dissensões no corpo e que os membros tenham o mesmo cuidado uns para com os outros.”, é claro que quem lê todo o capítulo 12 de 1º Coríntios verá que São Paulo estará falando sobre os dons que o ESPÍRITO SANTO dá a cada membro da Igreja, porém, isto não quer dizer que não podemos tirar outros ensinamentos através deste texto, e em se tratando sobre a intercessão dos Santo é bom lembrar o que nos ensina São Paulo neste texto, o qual não devemos desprezar o auxílio, mesmo que seja uma oração de intercessão, de ninguém da Igreja e até daqueles que acreditamos que não podem fazer mais nada por nós, como os falecidos, porém estes que estão vivos diante de DEUS é que poderão fazer muito, mas muito mais, intercedendo por nós diante de DEUS PAI e em nome de JESUS, e também vemos no livro do Apocalipse cap. 5, ver. 8 se lê: “Quando recebeu o livro, os quatro Animais e os vinte e quatro Anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um uma cítara e taças de ouro cheias de perfume (que são as orações dos santos). E também em Ap. 8, 3-4 lemos: “Adiantou-se outro anjo e pôs-se junto ao altar, com um turíbulo de ouro na mão. Foram-lhe dados muitos perfumes, para que os oferecesse com as orações de todos os santos no altar de ouro, que está adiante do trono. A fumaça dos perfumes subiu da mão do anjo com as orações dos santos, diante de Deus. “ o que vemos nesta passagem bíblica é que nos céus há também Anjos e Santos representados pelos 24 anciões oferecendo as orações dos santos que estão na terra, portanto estão aí fundamentadas a nossa fé na comunhão dos Santos e na intercessão que eles podem oferecer a DEUS por nós nos céus e em nome de JESUS, poderá se objetar que não se vê na Bíblia São Paulo pedindo a intercessão de Santo Estevão ou de qualquer outro Santo do Antigo ou Novo Testamento que já haviam falecidos antes de São Paulo ou outros Apóstolos vierem falecer, porém aí se encontra o grande erro dos protestantes de hajar que tudo deve estar na Bíblia, sendo assim sempre lanço algumas perguntas que muitos protestantes não respondem como por exemplo: a onde na Bíblia JESUS diz com todas as letras que ELE é DEUS?, aonde se encontra na Bíblia que os cristãos trocaram do Sábado pelo Domingo?, aonde se encontram a lista dos livros Sagrados que deveriam compor a Bíblia?, aonde se encontra na Bíblia as datas das festas do Natal e da Páscoa e o qual os cristãos deveriam seguir e comemorar?, a onde se encontra o nome SANTÍSSIMA TRINDADE na Bíblia?, pois é de maneira direta não se encontrarão, somente de maneira indireta, implícita ou até mesmo nem isto, mas tomamos um exemplo de maneira indireta e implícita está que JESUS nunca disse que era DEUS, mas sempre deu algumas indiretas dizendo ser ELE DEUS como nestas passagem: “ Em verdade, em verdade, vos digo: antes que Abraão existisse, Eu Sou”, (João 8,58) este Eu Sou invoca a passagem de Ex. 3,14 o qual DEUS se revela a Moises por este nome, mas veja a sutileza de CRISTO, não dizendo com todas as letras que é DEUS, diz de uma maneira velada e indireta, outro exemplo está na guarda do Domingo que os cristãos substituíram pelo Sábado, não se lê em local nenhum da Bíblia que eles determinaram, através dos Apóstolos que deveriam guardar o Domingo ao invés do Sábado, vemos algumas leituras dizendo que os cristãos se reunião no primeiro dia da semana como atesta a passagem de At 20,7; 1Cor 16,2, porém mais uma vez vemos por esta passagem que se revela que os cristão guardavam o Domingo e não mais o Sábado, porém de maneira implícita e não explicita, é por isto que há igrejas, e grupos cristãos ou pseudos cristãos não guardando mais o Domingo mas o Sábado por indagar que não há evidência bíblica para se guardar o Domingo aos invés do Sábado, como são os Adventistas, ou os Testemunhas de Jeová que não consideram JESUS como verdadeiro DEUS, tudo por interpretações fundamentalista da Bíblia o qual querem apenas seguir o que está diretamente escrito na Bíblia, se não está de maneira explicita, direta não vale, e daí se segue que muitos protestantes por não encontrarem passagens bíblicas que não demonstram os primeiros cristãos pedindo aos seus irmãos que já se encontravam no céu então não se deve fazer pedidos de intercessão aos Santos, porém nas passagens citadas acima (Mt. 22, 23-33; Lc. 22,32; 1º Cor. 12, 21-25, Ap. 5,8; 8, 3-4) se verá que há sim possibilidade de nossos irmãos no céu, os Santos de ouvirem nossas preces, dentro daquilo que DEUS os permita que nos ousam, e de orarem por nós diante do trono da SANTÍSSIMA TRINDADE.

  17. Apenas uma correção, aonde se Lê Lc. 22,32, o correto é Lc. 20,38.

  18. O que eu ainda não saquei, Candido?, que o Paulo é protestante?, estou começando a desconfiar que sim.

  19. Você é inteligente, comecei a perceber após o comentário do sr. Antonio e o pior que ainda chamam os católicos de preconceituosos. Também percebí quando disse que comanda 60 funcionários e prefere os protestantes.
    O sidnei outro dia o Renato Lima, disse que evangélico é diferente de protestante, você sabe explicar? Eu coloco tudo no mesmo saco, eu achava que eles por vergonha de serem chamados protestantes inventaram o evangélico.
    Voltando, eu realmente nunca perguntei a uma pessoa de que religião é, nem no trabalho, mas eu não trabalho se o meu chefe direto for um protestante. Abraços.

  20. Candido, evangélico por evangélicos nós também somos porque seguimos o evangelho, talvez os protestantes se auto denominam evangélicos justamente por isto que você acabou de escrever, por eles se sentirem envergonhados por serem chamados de protestantes preferem ser chamados de evangélicos e também porque eles acreditam que somente eles seguem verdadeiramente o evangelho, mas fica uma dúvida no ar, quem segue verdadeiramente o evangelho, são os luteranos, anglicanos, presbiterianos, metodistas, adventistas, batistas, testemunha de jeová, assembléia de deus, deus é amor, universal do reino de deus, etc, etc, etc, ou todos eles ou nenhum deles, ó dúvida cruel.

  21. Caros amigos,
    Em primeiro lugar, não vejo o porquê de tanta importância de me denominar católico, evangélico, protestante, ortodoxo, metodista, testemunha de Jeová…achava que o importante era ser Cristão, não me lembro de Cristo ensinar que deveríamos nos chamar católicos, crentes ou o que for…
    Quanto à discussão à respeito da intercessão, não existe nenhuma evidência bíblica do fato, apenas interpretações com pouco embasamento, e entendo bem o que significa “Tradição”, acredito que somente através dela é possível concluir alguma coisa a esse respeito. Com relação aos exemplos referentes a Cristo não se identificar como Deus, ninguém precisa ser um mestre da interpretação de texto pra chegar a essa conlusão, fica óbvio e evidente em diversas passagens de todos os evangélios, e é falado claramente pelos apóstolos nos demais livros no novo testamento. Quanto a santíssima trindade, também não vejo a importância desse nome, poderíamos chamar de santíssimo trio, santíssimo triuvirato o que importa é a idéia e a idéia está clara e diretamente expressa na bíblia, que Deus é Pai, Filho e Espírito Santo. Sendo assim não dá pra comparar coisas óbvias e diretamente registradas com outras que necessitam de interpretação com pouco embasamento bíblico. Agora “Tradição” são outros quinhentos, só acho engraçado como não admitimos o fato de que é pura e simplesmente ela que rege a maioria dos dogmas católicos, e daí o meu comentário anterior.
    Falando de preconceito, não disse em nenhum momento que somente o fato de ser evangélico caracterizava a pessoa como boa, até porque todos sabemos que nenhum homem é bom. Falei que tenho pré-disposição, porém que depende da reputação dele frente aos colegas, e isso não quer dizer que se ele fosse um mal funcionário não o demitiria sem pestanejar. E em nenhum momento falei que eles são melhores do que os outros, somente pré-disposição e nada além disso, meus melhores funcionários nem mesmo sei qual religião professam, e nunca nem pergunto a ninguém sobre isso, somente quando algum outro colaborador me comenta a respeito, então passo a prestar atenção na pessoa.

  22. Paulo, vc questiona o por quê da importância em denominar-se católico, evangélico, protestante, ortodoxo, metodista, testemunha de Jeová, assembleiano, etc? Lhe respondo caríssimo, simplesmente porque não é possível dizer-se cristão sendo de uma das referidas enquanto outra pessoa que faz parte de outra destas também denomina-se cristão, porém cada uma sustentando um diferente credo, diferentes doutrinas (e não doutrinas secundárias ou “costumes” diferentes como tentam explicar alguns). A divindade de Cristo, a Trindade, o Batismo, a Justificação, etc… são “doutrinas e costumes secundários” ou são temas fundamentais para a salvação?
    Portanto, TODOS NÃO podem ser definidos como Cristãos…
    Verdadeiro CRISTÃO = CATÓLICO.

  23. José, ambos sabemos ser contraprodutivo entrar nesse tema da discussão, portanto prefiro expor minhas opiniões afirmando que sou Cristão, e você interpreta como achar melhor.

  24. Caro Paulo, anteriormente eu disse que não comentaria mais nada a respeito, mas o assunto desviou-se, agora o senhor disse sim que qualquer um com o mínimo conhecimento profissional conhece e sabe que os “evangélicos” são mais leais e honestos. Então meu caro assim como você me aconselhou e eu não pedi, vou te aconselhar com o mesmo direito, procure se atualizar em seus conhecimentos profissionais, pois é exatamente o contrário, ser protestante hoje é quase sinônimo de picareta e já que o senhor disse que gerencia 60 funcionários, porque não diz em que? Eu já fui convidado por um picareta para arrendar uma igreja e claro mandei para…e olha que era cliente da empresa, levei ao conhecimento da diretoria e cortaram o cara, logo, me prestigiaram profissionalmente, o senhor gerencia uma dessas?
    O sr. parece que insiste em achar que católicos são preconceituosos, não somos não, seguimos os ensinamentos de Jesus e não de um louco plagiador e dos outros que não fazem outra coisa a ser enganar para arrecadar, eu coloco sim, todos no mesmo saco, embora nunca tenha perguntado a ninguem qual é a sua religião e para finalizar prefiro lidar com espíritas do que protestantes pilantras e quem quiser que me processem estarei sempre a disposição para fornecer qualquer informação que a justiça me pedir, mas duvido.

  25. Candido, não chamei “católicos” de preconceituosos em momento algum, chamei “você e somente você” de preconceituoso porque você demonstrou ser assim em seus comentários, além de agressivo, grosseiro e outros adjetivos mais. Acho que o tema da fé Cristã se desvia em seus comentários e você demonstra muito pouca sabedoria para lidar com opiniões divergentes da sua, se é que você realmente tem alguma opinião formada para que possa discutí-la ou defendê-la através da razão e não de ataques emocionados e irracionais.

  26. “ e entendo bem o que significa “Tradição”, acredito que somente através dela é possível concluir alguma coisa a esse respeito.”

    Exato, a Sagrada Tradição, que a própria Bíblia ensina a seguir (2Ts. 2,15; 3,6; 2Tm 1,13; 1 Cor 11,2) , e que tem mesmo peso de revelação que as Sagradas Escrituras, nos dá entendimento sobre certos aspectos que a própria Sagradas Escrituras não nos dão, como a doutrina da SANTÍSSIMA TRINDADE.

    “ Com relação aos exemplos referentes a Cristo não se identificar como Deus, ninguém precisa ser um mestre da interpretação de texto pra chegar a essa conlusão, fica óbvio e evidente em diversas passagens de todos os evangélios, e é falado claramente pelos apóstolos nos demais livros no novo testamento.”

    A questão foi clara, quando JESUS disse com todas as letras: “EU SOU DEUS”?, para chegar a conclusão que JESUS é DEUS, tem sim, que ser um pouco esperto e entendido sobre as Sagradas Escrituras, pois terá que tomar uma passagem aqui, outra acolá, e depender dos ensinamentos apostólicos, quer seja por escrito (Bíblia) ou oral (Tradição Apostólica), porém é fato JESUS nunca disse que era DEUS, diretamente, de maneira velada e explicita, somente de maneira indireta e emplicita, sendo assim, então porque há seitas que não aceitam a divindade de JESUS, como são os Testemunha de Jeová e os próprios espíritas?.

    “Quanto a santíssima trindade, também não vejo a importância desse nome, poderíamos chamar de santíssimo trio, santíssimo triuvirato o que importa é a idéia e a idéia está clara e diretamente expressa na bíblia, que Deus é Pai, Filho e Espírito Santo. Sendo assim não dá pra comparar coisas óbvias e diretamente registradas com outras que necessitam de interpretação com pouco embasamento bíblico. Agora “Tradição” são outros quinhentos, só acho engraçado como não admitimos o fato de que é pura e simplesmente ela que rege a maioria dos dogmas católicos, e daí o meu comentário anterior”

    As passagens sobre a SANTÍSSIMA TRINDADE, o qual o nome não se dá grande importância porque poderia ser chamado por outro nome, sendo assim, então porque os protestantes desde Lutero não alteraram para não ficar dependente da Sagrada Tradição já que desprezam ela por completo, ou só naquilo que a convém?, tal doutrina tem citações nas Sagradas Escrituras e volto a insistir, de maneira velada, indireta e implícita, não há nada que diga que DEUS é PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, em Mt. 28,19 JESUS manda batizar nestes nomes, porém, não explicou com profundidade este tema, e o resto da Bíblia também não, por acaso explicou a origem divina do FILHO, o qual foi gerado desde a eternidade?, por a caso foi explicado sobre as duas naturezas de CRISTO, como verdadeiro DEUS e verdadeiro homem?, por acaso foi explicado a pessoa do ESPÍRITO SANTO, que procedem do PAI e do FILHO?, questões estas que talvez para alguns não tem importância alguma, mas para os apóstolos que ao entrarem com o evangelho no mundo Greco-romano, o qual influenciados pelos filósofos gregos que gostavam que as coisas fossem explicados em seu mínimos detalhes, coube os primeiros cristãos elaborarem doutrinas bem explícitas para levar respostas aos que indagavam sobre a fé cristã, por isto surgiram nos primeiros anos do cristianismo heresias do tipo dos arianos que negavam a divindade de CRISTO, e a Igreja orientada pelo ESPIRITO SANTO, guiadas pelas Sagradas Escrituras e pela Sagrada Tradição soube dar resposta sobre todas as indagações que incorriam contra a doutrina da divindade do SENHOR, por isto nós católicos temos a plena certeza que nem tudo está na Bíblia, mas a Bíblia Sagrada + a Sagrada Tradição nos dão respostas claras e objetivas sobre inúmeras questões que o mundo nos faz sobre a razão de nossa fé.

  27. Agora é engraçado que muitos protestantes também seguem suas “tradições” e não se tocam, por exemplo, há igrejas protestantes que por sua “tradição”, mas se referindo tudo a “Bíblia” crêem que possam batizar crianças, outros seguindo sua “tradição”, mas se referindo tudo a “Bíblia” crêem que só se deve batizar adultos, há igrejas protestantes que por sua “tradição”, mas se referindo tudo a “Bíblia” crêem que CRISTO está presente de maneira consubstancial no pão e novinho, outros seguindo sua “tradição”, mas se referindo tudo a “Bíblia” crêem o pão e o vinho só simbolizam o corpo e o sangue de JESUS, há igrejas protestantes que por sua “tradição”, mas se referindo tudo a “Bíblia” crêem que as almas dos mortos vão para o céu imediatamente após a morte, outros seguindo sua “tradição”, mas se referindo tudo a “Bíblia” crêem que as almas dos mortos ficam dormindo nas sepulturas, outros que estão em um local esperando a vinda de CRISTO para de lá saírem e voltarem aos seus corpos mortais que estão nas sepulturas e daí sair pela ressurreição, há igrejas protestantes que por sua “tradição”, mas se referindo tudo a “Bíblia” crêem que não haverá o arrebatamento e muito menos o reinado de mil anos sobre a terra tal como está em Ap. 20, o qual algumas dessas Igrejas consideram tal reinado como simbólico, outros seguindo sua “tradição”, mas se referindo tudo a “Bíblia” crêem que haverá o arrebatamento e o reinado de mil anos de JESUS sobre a terra tal como está em Ap. 20, há igrejas protestantes que por sua “tradição”, mas se referindo tudo a “Bíblia” crêem que se deva guardar o Domingo, outros seguindo sua “tradição”, mas se referindo tudo a “Bíblia” crêem que só se deva guardar o Sábado., há igrejas protestantes que pó sua “tradição”, mas se referindo tudo a “Bíblia” crêem que JESUS é DEUS que o ESPÍRITO SANTO é pessoa e também verdadeiro DEUS e que portanto há a SANTÍSSIMA TRINDADE, outros seguindo sua “tradição”, mas se referindo tudo a “Bíblia” crêem que JESUS não é DEUS, que o ESPÍRITO SANTO não é pessoa e muito menos DEUS, e que portanto a doutrina da SANTÍSSIMA TRINDADE foi inventada pela Igreja Católica, enfim, que todos utilizando a mesma Bíblia e dizendo ser todos orientados pelo ESPÍRITO SANTO, sigam doutrinas diferentes, muitos podem dizer que são interpretações diferentes e não tradições, que seje, porém não deixa de saltar aos olhos que tais interpretações são vias orais de explicar muitas coisa que na Bíblia não está dita de maneira clara e precisa, por isto nós católicos cremos que CRISTO deixou a Igreja no magistério de seus apóstolos para ensinar toda a Verdade orientados pelo ESPÍRITO SANTO, e se é para seguir a Tradição Apostólica que vem dos Apóstolos e pregado pela Igreja deixada pro JESUS e seguir a tradição ou interpretação bíblica, ou como queiram que se entenda de homens que ainda dizem serem todos baseados na Bíblia quando as interpretação e contradições são gritantes, entre todas estas igrejas protestante, o qual tem suas “tradições” sim, mas disfarçados em “interpretações bíblicas”, e o que é pior, orientados pelo mesmo ESPÍRITO haja contradição.

Os comentários estão fechados.