Sacrificando as ovelhas

closeAtenção, este artigo foi publicado 7 anos 3 meses 16 dias atrás.

Ai, que grande lixo! “CNBB contra a nota”, diz O Dia Online. A nota em questão é aquela da Pastoral de Católicos na Política do Rio de Janeiro, que eu reproduzi aqui e que condena o PNDH-3 do governo petista. Segundo a matéria d’O Dia:

A nota diz que o plano é uma cartilha “de estilo radical-socialista”. Em janeiro, a CNBB condenou aspectos do programa, como a proposta de legalização do aborto. Mas, ao mesmo tempo, se dizia “desejosa de participar do diálogo nacional” sobre o PNDH.

E, sim, eu me lembro da declaração da CNBB sobre o tema que eu também reproduzi aqui. Pelo andar da carruagem, parece ser patente a divisão dentro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Graças a Deus.

O estilo “morde-e-sopra” certamente não me agrada e nem agrada a Nosso Senhor, que exigiu que a linguagem dos Seus discípulos fosse “sim, sim, não não”. No entanto, dá-me esperanças ver que existem pessoas dentro da CNBB preocupadas em soprar. Pelo menos isso! A situação atual está muito melhor do que já foi anteriormente, quando, da Conferência, só esperávamos receber facadas pelas costas e ofensas à Igreja de Nosso Senhor.

Aproveito o ensejo para agradecer publicamente aos membros da CNBB que são responsáveis pelas coisas decentes emanadas pela Conferência. São poucos, mas prestam um serviço inestimável. Que tenham coragem! São minoria, mas são fiéis, e a fidelidade a Deus é uma característica capaz de mover montanhas e possibilitar vitórias que, humanamente, seriam impossíveis. Que tenham coragem, e continuem! Que os lobos sejam desmascarados, e que a CNBB seja expurgada de toda influência demoníaca e, arrancada às garras de Satanás onde esteve por tanto tempo, possa ser recolocada a serviço de Nosso Senhor.

Voltando ao assunto: “Para Dom Dimas, bispo-auxiliar do Rio, o maior problema da nota é que ela ataca todo o PNDH e não apenas alguns pontos específicos”. Oras, em primeiro lugar, todo o PNDH, sim, está repleto de uma ideologia anti-cristã e, nos pontos onde há concordância entre o maldito Plano e a Doutrina Cristã, esta concordância é meramente acidental.

E, em segundo lugar, é de uma ingenuidade irresponsável procurar defender o cão raivoso porque ele tem “olhos bonitinhos”, ou tentar salvar a maçã envenenada por causa da sua cor lustrosa. É de uma ingenuidade irresponsável, repito – que, diga-se de passagem, a Igreja nunca adotou -, vir em defesa das heresias por causa das coisas corretas que elas ainda mantêm.

Imagino uma declaração deste tipo na época da Reforma Protestante. O Papa Leão X, na bula Exsurge, Domine, enumerou os erros de Martinho Lutero. Mas não enumerou os pontos em que ele acertava, e nem muito menos defendeu o heresiarca por causa dos pontos que o Luteranismo mantinha da Fé Católica. Ao contrário: proibiu Lutero de pregar, mesmo sabendo que o Luteranismo não era condenável “no todo”, e sim somente n’alguns pontos específicos – especificamente, os que foram condenadas pela referida bula.

Houvesse secretariados-gerais àquela época, viriam em socorro ao Heresiarca. Diriam que esta posição não era a da Conferência – caso houvesse Conferências. Insistiriam nos pontos positivos da Reforma. Desejariam participar do diálogo. E, enquanto dialogassem com o lobo, as ovelhas seriam dispersas.

Quem poupa o lobo sacrifica as ovelhas, conforme disse (salvo engano) Victor Hugo. Esta é uma lição que os excelentíssimos responsáveis pela CNBB já deveriam ter aprendido. E espero que a aprendam depressa, antes que seja tarde demais.

Gostou? Compartilhe!Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someonePrint this page

7 thoughts on “Sacrificando as ovelhas

  1. Pingback: Tweets that mention Sacrificando as ovelhas: #CNBBFail #ForaDomDimas #PraQueExisteCNBB? -- Topsy.com

  2. Domingos

    Caríssimo Jorge, acho que sua preocupação é legítima, no entanto é necessário que seja feito um trabalho mais sério de sua parte. De fato está no site do jornal que o Secretário-geral da CNBB supostamente se manifestou a amigos contra a Declaração do grupo. Ai reside o problema, percebe-se claramente, para uma pessoa que tenha uma leitura crítica, que se trata de uma nota pra lá de fajuta. Não traz fontes seguras, não se trata de uma entrevista, mas sim de uma balela; isto é, de um achismo de qualquer um que se considera jornalista e que, provavelmente, tem algum interesse em provocar um desentendimento entre os membros da Igreja.

    Para mim essa nota não tem nenhuma validade, a não ser que se prove o contrário. Seria de grande relevância que você entrasse em contato com a secretaria da CNBB para maiores esclarecimentos, se você não se importar, é claro!
    Entre em contato com Dom Filippo Santoro, também, a fim de que nós possamos saber a verdade.

  3. Renato Lima

    Começo a achar que sim! que realmente esse comunistinha de Dom Dimas Lara Barbosa (vão me dizer que ninguém sabe o pensamento moderninho desse bispo) escreveu realmente esse nota estúpida!

  4. Domingos

    Entre achismo e realidade existe uma distância tremenda! Esse é um pecado gravíssimo: ficar com opiniões próprias e não procurar a verdade.

    Quem somos nós para fazer julgamentos, quando nós mesmo não procuramos corrigir nossos atos tão poucos cristãos?

  5. Renato Lima

    Dimas Lara Barbosa, é um comunistinha descarado! Isso não é achismo, é uma realidade.

    Foi o mesmo bispêco vermelho que ridicularizou o corajoso ato de Dom José de falar na cara dos médicos abortistas de Pernanbuco (o casos daquela menininha) que eles estavam excomungados. Politicamente correto e medroso, Dimas Lara Barbosa fez o oposto do seu irmão no episcopado, eainda se julgou no direito de dizer que Dom José estava errado.

    Ou seja: É um tremendo de um fanfarrão esse Dimas Lara Barbosa.

  6. Domingos

    Vamos aos fatos. Não está em discussão se Dom Dimas é comunista ou não! Aliás o fato de o mesmo carregar no nome a palavra Dom já exclui imiediatamente o fato de Dom Dimas ser comunista. Uma coisa exclui a outra. O que está se discutindo é se tal reportagem acima citada é verdadeira ou não, se as acusações que estão sendo lançadas ao vento devem ser levadas em consideração ou não. Eu quero ver provas de que de fato Dom Dimas afirmou o que o jornal publicou. é isso que está sendo discutido.
    Se eu quisesse discurtir quem é ou não é comunista eu não estaria em um espaço católico, estaria em um desses lugares voltados à determinada ideolgia.
    Por favor, que seja publicada aqui neste blog, o nome das pessoas para quem dom Dimas falou que a posição encabeçada por Dom Filippo não corresponde à posição da Igreja, Quando ele falou isso, Quero ver uma declaração do próprio Dom Filippo sobre essa situação.
    O dono do blog procurou averiguar para ver se de fato a informação é correta?
    É isso, caríssimo, que está sendo abordado aqui e não essas picuínhas de gente que adora brigas e confusões, pessoas que não fazem nada para mudar a realidade, mas amam criticar e, somente isso!
    Se Dom Dimas é irmão de Dom José, você mesmo diz isso, como então pode duas pessoas serem contrários no âmago da situação? Como uma mesma mãe, a Igreja, pode gerar um gato e um rato? Isso é absolutamente impossível. Talvez o sacramento da ordem que Dom Dimas recebeu não seja válidop porque você assim o quer, talvez seja falso, seja uma mentira bem deslavada. O Santo Padre devia estar com o espírito de Karl Marx quando nomeou Dom Dimas Sucessor dos apóstolos.

  7. Pingback: Deus lo Vult! » A CNBB e a nota da Pastoral de Católicos na Política sobre o PNDH-3