Congresso Eucarístico em Brasília

Foi celebrado um Pontifical em Brasília, por ocasião do XVI Congresso Eucarístico Nacional. Provavelmente é o primeiro Pontifical lá celebrado em décadas. Aliás, é provavelmente o primeiro Pontifical celebrado desde que a Sé foi elevada à dignidade de Arquidiocese, coisa que só se deu com Paulo VI em 1966.

A Archidioecesis Brasiliapolitanus teve a honra de receber o XVI Congresso Eucarístico. Se não me falha a memória, além da Forma Extraordinária do Rito Romano, foram também celebradas missas em diversos ritos orientais. Só por curiosidade, procurei o site do Congresso Eucarístico anterior, o de 2006; mas estava desativado. Encontrei um blog sobre ele, ainda ativo. Lá, encontrei a Programação Geral de 2006, na qual consta até mesmo o nome de J. B. Libânio…

Encontrei a programação das celebrações eucarísticas de 2006. No sábado, houve uma “Celebração Eucarística em Latim”, que eu não sei do que se trata – se o Ordo de Paulo VI em latim, ou se a missa tridentina. Inclino-me pela primeira opção, até porque o Summorum Pontificum não fora ainda publicado. Mas já havia a Administração Apostólica São João Maria Vianney. Já havia quem pudesse celebrar um Pontifical. Por que não foi celebrado?

Este final de semana, em Brasília, Dom Rifan celebrou na presença de oito bispos. Isso me lembra uma coisa que o pe. Clécio comentou no ano passado. Os cardeais sempre puderam usar o Missal Antigo, mas não o usavam. Salvo melhor juízo, os bispos também. Só agora, no entanto, é que nós vemos oito bispos, em assistência pontifícia, em um Pontifical celebrado em um Congresso Nacional. É o “efeito Bento XVI”. Os influxos benéficos deste grande Papa são notórios. Que o Senhor lhe conceda longa vida! Ad utilitatem nostram, totiusque Ecclesiae Suae Sanctae.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

16 comentários em “Congresso Eucarístico em Brasília”

  1. Eu estive na Missa Pontifical celebrada durante o CEN. Foi emocionante! D. Rifan estava visivelmente muito feliz. Em sua homilia, pregou principalmente sobre a Unidade da Igreja. Os cismáticos devem ter ficado de cabelo em pé.

    E ao contrário do que muitos achavam, não foi um evento restrito ou elitizado. Havia pessoas de todos os tipos e movimentos. Algo muito significativo.

    Parabéns à Administração Apóstolica por esse testemunho de fidelidade à Igreja e ao Papa e de respeito à Sagrada Liturgia.

  2. Um detalhe importante: D. João, arcebispo de Brasília, autorizou D. Rifan a usar todos os paramentos, inclusive báculo. Na saudação, D. Rifan agradeceu publicamente. O fato surpreendeu, graças a Deus, algumas pessoas que não esperavam essa postura de D. João.

  3. Também estive na missa. Em muitos momentos fiquei comovido. Eu pensava: meu Deus, já morri e estou no céu. Era tanta beleza, tanto zelo quanto eu nunca vi em todos os meus 21 anos de vida. Gente, eu nunca vou me esquecer desta missa.

    D. Rifan foi muito amável e carismático. Realmente, foi um evento para ficar na história de Brasília.

  4. E a catedral estava cheia?

    Por curiosidade, havia preponderância de gente jovem entre os assistentes?

  5. Eu também estive lá, apesar da dificuldade de localizar a igreja (São Cura d’Ars)…

    Mas em tudo concordo com o Hugo; verdadeiramente, foi um momento belíssimo e emocionante!

    Demos graças à Deus!

  6. Alguém sabe dizer se houve alguma notícia ou comentário na Missa ou no Congresso sobre o Encontro Sacerdotal que irá ocorrer em Garunhuns sob orientação de Dom Fernando Guimarães, já no próximo mês? Inclusive com Missa Pontifical mais uma vez rezada por Dom Rifan?
    De qualquer forma, feliz pelas notícias.

  7. Lampedusa,
    A missa não foi celebrada na catedral e sim na Paróquia São Cura D’Ars, que fica na Asa Sul, Quadra 914.
    A paróquia estava cheia. Haviam pessoas em pé, inclusive.
    Muitas famílias, jovens e principalmente religiosos. Avistei franciscanos e diocesanos, em sua maioria seminaristas. Todos de hábito ou batina.
    Cerca de 10 bispos também estavam presentes, mas apenas um devidamente vestido, os demais com roupas sociais, porém com cruz peitoral para uma possível identificação.
    Realmente a missa foi muito bem organizada

    Dom Rifan só não ganhou nota 10, pois não explicou que tipo de “unidade” deve haver entre os cristãos… Que tipo de unidade? Entendo por unidade a qualidade de ser uno, de não poder ser dividido!

  8. “Efeito Bento XVI”!!!

    Sem dúvida,um dos maiores Papas da História.

    Viva Bento XVI!!!

    Que viva tanto ou mais que Pedro.

  9. Também fiquei extasiada. Bento XVI esteve muito presente neste Congresso, sobretudo nas homilias.
    Já a atitude de Dom Aviz não me surpreendeu. Ouso crer que ele agiu muito confortavelmente.

  10. Também fiquei extasiada. Bento XVI esteve muito presente neste congresso, sobretudo nas homilias.
    Já a atitude de Dom Aviz não me surpreendeu. Ouso crer que ele agiu muito confortavelmente.

  11. Missa Pontifical é toda missa solene cantada celebrada pelo bispo local (preferencialmente na catedral),e não é sinônimo de missa realizada no rito tridentino; assim sendo, certamente não é a primeira missa pontifical celebrada em Brasília, podemos ter certeza disso. Mas parabéns a D. Rifan, pela beleza da liturgia por ele celebrada!

  12. Caríssimos, a série completa de fotos que o SALVEM A LITURGIA cobriu naquela missa, por um de seus membros (eu mesmo) estará disponível por partes, uma vez que foram mais de 3.000 fotos só naquela Santa Missa.
    Outra coisa que vejo, e já estou fazendo, é a correção de alguns comentários em diversos blogs acerca do que aconteceu de fato, a permissão do Arcebispo de Brasília, enfim, todas as questões que foram verificadas, comprovadas e confirmadas “in loquo” pelo SALVEM A LITURGIA, para não haver problemas de comentários errôneos. Assim, convido-os a acessarem nosso site durante esta semana para acompanhar, até porque algumas fotos recebem explicações de quem conhece a forma extraordinária bem.
    Que o Senhor vos abençoe e vos guarde!

Os comentários estão fechados.