Kardec e Talião

Está rolando um interessante debate nos comentários de um texto do Deus lo Vult! do mês passado, sobre espiritismo e catolicismo. Trago de novo o assunto à baila só para fazer algumas considerações ligeiras sobre Justiça, Misericórdia y otras cositas más.

Antes de qualquer coisa, salta aos olhos como os espíritas – muito provavelmente sem perceberem – aplicam com uma extrema rigidez a Lex Talionis que criticam no Velho Testamento, elevando-a contudo a patamares inacreditáveis. “Olho por olho, dente por dente” – muitos consideram isso bárbaro e desumano. No entanto, os espíritas aplicam o mesmíssimo princípio a todas as coisas que acontecem no mundo e pensam com isso resolver o problema do mal!

Como responde um espírita à pergunta “por que sofro”? Ele diz “sofro porque, em uma vida passada, eu fiz alguém sofrer”. Olho por olho, dente por dente, dor por dor: esta é a Doutrina Espírita. A tal “lei da causa e efeito” com sua mecanicidade só confere um status metafísico à lei de Talião, que passa a ser absoluta e implacável. “Nenhum mal causado fica impune”. Se Talião é desumano e inaceitável, muito mais inaceitável é este “super-Talião” onipresente que os espíritas acreditam ser Deus.

Não há espaço para o perdão na Doutrina Espírita, por causa da lei acima. Se eu causei um mal, eu vou precisar sofrer um mal “equivalente” para poder lavar a minha alma da mancha da culpa adquirida. Se não for nesta vida, será numa próxima. E, com isso, julgam explicados os problemas do mundo… mas a que preço? Por acaso viver em um mundo nestes moldes é reconfortante? Por acaso isto é “Justiça”?

Além deste “talionismo espiritual”, os espíritas acreditam em um igualitarismo totalmente ilógico. A parábola do administrador que dá “a um, cinco talentos; a outro, dois talentos; e a outro, um talento” simplesmente não cabe na lógica espírita. Provavelmente eles vão explicar a diferença de tratamento entre os empregados do patrão com base em uma “vida pretérita” deles. Eles não aceitam que Deus possa dar a um mais do que a outros – mesmo quando Nosso Senhor, a Quem eles têm por “mestre”, por diversas vezes deu mostras claras e inequívocas de agir com desigualdade. Oras, por que algumas pessoas nascem com saúde, outras com saúde e dinheiro, outras com saúde, dinheiro e beleza, etc? Por que o administrador dá um talento a um, a outro dois, a outro cinco? Acaso é injusto o administrador? Acaso Deus é injusto quando distribui os Seus bens da maneira como Lhe apraz?

E quanto aos trabalhadores da última hora (Mt 20, 1-16)? Que trabalharam somente uma hora e ganharam exatamente a mesma coisa que os que suportaram “o peso do dia e do calor”? Mas é precisamente a este “pai de família”, a quem é permitido fazer dos seus bens o que lhe apraz, que o Reino dos Céus é comparado. Onde fica o igualitarismo espírita? Por que, então, o sujeito que se arrepender na hora da morte vai entrar no mesmo Reino dos Céus onde a outra pessoa que passou a vida toda sendo temente a Deus também estará? Nosso Senhor já respondeu a estas questões! Elas só são difíceis para quem acredita que Talião é o Senhor do Universo, e que as coisas são regidas por um mecanicismo igualitário cego e impessoal. Crêem em Deus os espíritas? Por certo, não no mesmo Deus que eu creio.

O Cristianismo tem o mérito de dar valor ao sofrimento. Mas não como na Doutrina Espírita – o sofrimento não é uma “punição” por pecados de vidas passadas, mas sim uma oportunidade de santificação. Nosso Senhor era Justo, nele não havia pecado e, mesmo assim, Ele sofreu – é por isso que o sofrimento humano tem valor. Ele foi “divinizado” quando Deus tomou as nossas dores. Ele foi o preço da nossa Redenção; é por meio do sofrimento, então, que se alcança o Reino dos Céus, não na lógica talionesca espírita, mas na lógica da gratuidade do Amor Divino. O problema do mal só encontra sentido na Cruz de Nosso Senhor – é para Ela que os espíritas deveriam olhar, ao se questionarem sobre os males do mundo. Infelizmente, eles preferiram olhar para a Lei de Talião. São tão poucos os pontos em comum entre a doutrina de Kardec e a de Nosso Senhor Jesus Cristo, que somente com um olhar totalmente superficial é possível julgá-las parecidas ou mesmo compatíveis.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

257 comentários em “Kardec e Talião”

  1. “VOCÊS AINDA NÃO PERCEBERAM QUE O EXEMPLO QUE DEI SOBRE O HITLER FOI APENAS PARA INDAGAR, QUESTIONAR QUANTO AO SIMPLES FATO DE UMA PESSOA SER CATÓLICA ELA PODER SER “SALVA” APENAS SE ARREPENDENDO, INDEPENDENTE DE QUANTO MAL ELA FEZ NA VIDA?…NÃO PRECISAM FICAR FURIOSOS…”

    Ninguém disse isso. O que afirmamos é a misericórdia divina que perdoa seus filhos de sus pecados. Mas, isso não significa que Deus perdoará todos automaticamente mediante simples arrependimento. Deus certamente vai oferecer condições para a pessoa reparar o mal que fez – nesta única vida terrena.

    Quanto ao Hitler se dizer católico: O protoditador Hugo Chávez também se diz católico e persegue católicos na Venezuela. Fidel Castro idem em Cuba.
    Hitler se declarou católico? então por que ele fez parte de sociedades secretas anti-católicas? Por que ele perseguiu tanto a Igreja que ele diz fazer parte? Deturpar a palavra de Deus para seus propósitos totalitários é um truque mais que manjado, mas ainda dá certo. Hitler foi uma desses pessoas que dizem que são católicas à sua maneira. Eis outro trecho do seu livro:

    “O Cristianismo não se satisfez em erigir os seus altares, mas viu-se na contingência de proceder à destruição dos altares dos pagãos. Só essa fanática intolerância tornou possível construir aquela fé adamantina que é a condição essencial de sua existência” (A . Hitler, Mein Kampf, Editora Moraes, São Paulo, 1983, p.282.).

    “Para um político, o valor de uma religião deve ser apreciado menos pelas faltas inerentes à mesma, do que pelas vantagens que ela possa oferecer. Enquanto um sucedâneo não aparecer, só loucos e criminosos podem querer demolir o que existe” (idem p. 174).

    Perceba, senhor Sebastião, que Hitler era um católico de conveniência, só para enganar os incautos. Ele mesmo, pagão que era faz as mesmas acusações que outros anti-clericias fazem contra os católicos: fanáticos e intolerantes.

    Quanto as fotos: O fato de alguns religiosos serem adeptos de tal ideologia não significa nenhuma relação entre a Igreja e o nazismo. Acho que já expliquei isso quando falei de “religiosos” comunistas.
    ____________________________________________________________
    Agora veja o que o “católico” Hitler fez na Polônia:

    “A grande fonte de informação da Santa Sé sobre o que acontecia na Polônia, era o Cardeal Hlond, cuja presença em Roma era mal vista pelos nazistas que conseguiram, afinal, afastá-lo dessa cidade. Enquanto ele ainda estava em Roma, ele elaborou dois documentos muito importantes narrando a perseguição religiosa desencadeada pelos nazistas contra a Igreja Católica na Polônia. O Cardeal Hlond tinha muitos meios de entrar em contato com os poloneses, e a confusão natural decorrente do estado de guerra facilitava a filtragem de informações, principalmente através dos países limítrofes da Polônia e que eram aliados da Alemanha, como a Hungria e a Eslováquia. Os dois relatórios elaborados pelo cardeal Hlond foram entregues a Pio XII ainda em 1940. O primeiro documento é datado de 6 de janeiro de 1940, e o segundo de 30 de abril de 1940; ambos, portanto, do início da ocupação nazista na Polônia e anteriores à queda da França.

    São dois documentos terríveis, dos quais estranhamente se fala muito pouco. Normalmente, a perseguição nazista à Igreja Católica na Polônia é ignorada pelos jornais e livros de História da Segunda Guerra Mundial. Esses dois documentos foram publicados – ao que saibamos – apenas pelo historiador Carlo Falconi.

    Outro documento muito importante foi publicado pelo Governo Polonês no exílio, em Angers, no dia 20 de fevereiro de 1940. Era um Livro Negro narrando as atrocidades nazistas durante a Blitzkrieg e, a seguir, os crimes nazistas contra a população polonesa após a ocupação da Polônia.

    Desses documentos citaremos alguns pontos mais chocantes e que comprovam a barbárie nazista e seu anti catolicismo feroz.

    Pelo primeiro relatório, apresentado pelo cardeal Hlond a Pio XII, e que Falconi chama de Documento A, ficou–se sabendo, entre outros fatos, dos seguintes:

    Logo que os alemães ocuparam as cidades polonesas, eles proibiram qualquer ato de jurisdição eclesiástica e as Cúrias foram fechadas.

    A Basílica Metropolitana de Gniezno foi interditada por tida como inabitável, mas foi ocupada pela Gestapo, e nela, a portas fechadas, se realizavam concertos musicais e reuniões.

    O Palácio do Arcebispo de Gniezno passou a ser residência de um General alemão.

    A paróquia principal de Gniezno foi dessacralizada.

    Muitos sacerdotes foram aprisionados, maltratados e humilhados. Outros foram enviados aos campos de Concentração. Os aprisionamentos de sacerdotes foram feitos de tal modo que eles não tiveram tempo nem oportunidade de consumir as hóstias consagradas, nem de salvá-las impedindo sacrilégios. Alguns padres foram presos estando de pijamas, brutalmente espancados e submetidos a torturas.

    Em Bydgoszcz, 5.000 homens foram postos numa sala de modo que não havia espaço nem mesmo para se sentarem no chão. Um canto da sala foi reservado para as necessidades naturais. O Cônego Casimir Stepczynski, pároco do local, foi forçado, junto com um judeu, a a recolher com suas próprias mãos os excrementos e quando o capelão Adam Musial quis substituí-lo nessa tarefa asquerosa foi brutalmente flagelado com um chicote.

    Frei Anthony Dobrzynski, cura de Znin, foi preso na rua, quando usando cota e estola, levava o Viático a um moribundo. Suas vestes sagradas lhe foram arrancadas, o Santíssimo sacramento foi profanado, e o padre foi colocado na prisão.

    Entre Bydgoszcz e Gniezno, todas as igrejas, salvo poucas exceções, foram fechadas, (no total, 114 igrejas fechadas e 271 ficaram sem padres Onde se permitiu que igrejas ficassem abertas e com padres, só se podia usá-las nos domingos desde as 9 até as 11 horas da manhã).

    Todos os sermões deveriam ser ditos em alemão e nunca em polonês. Hinos só podiam ser cantados em alemão. A desobediência a essas determinações acarretava a prisão.

    Casamentos não poderiam ser celebrados se antes não tivessem sido contraídos diante de um oficial do governo alemão

    Casamentos entre poloneses, em princípio, não eram admitidos.

    Em muitos lugares, os padres que levassem os últimos sacramentos para os moribundos eram aprisionados

    Os crucifixos foram removidos das escolas e dar aulas de catecismo foi proibido.

    Os padres foram obrigados a fazer uma oração pública por Hitler no final da Missa dominical

    A Ação Católica foi proibida, e Associação das Damas de Caridade assim como as Conferências Vicentinas foram dissolvidas tendo os seus fundos foram confiscados.

    As tropas alemãs, logo que entraram nas cidades da Polônia passaram a destruir os crucifixos, estátuas de Jesus Cristo e de Nossa Senhora e dos santos que adornavam as ruas e praças. As estátuas dos santos padroeiros, nas praças das cidades, foram derrubadas. Pinturas sagradas e, mesmo que pertencessem a particulares foram destruídas. Em Bydgoszcz, um monumento ao Sagrado Coração de Jesus foi profanado e destruído, exatamente como os bolchevistas haviam feito na Espanha, durante a revolução comunista.

    Os membros das Ordens religiosas foram presos e deportados.

    Certas igrejas que foram fechadas para o culto, se realizavam orgias para os soldados alemães.

    As Irmãs da Caridade de S. Vicente de Paulo perderam 14 casas, incluindo hospitais, orfanatos e asilos.

    Em Bydgoszcz, a Gestapo invadiu a capela das Irmãs Franciscanas e forçou-as a se reunirem na capela onde o Santíssimo sacramento estava exposto e um membro da Gestapo subiu ao púlpito e gritou para as irmãs que o tempo para a oração estava acabado porque “Deus não existe. Se Deus existisse, nós não estaríamos aqui “. Depois as irmãs foram expulsas de seu convento, exceto a Superiora que estava muito doente. Enquanto a Gestapo saqueava o convento um policial pegou a píxide com as hóstias consagradas no Tabernáculo, e levou-as até o quarto da Superirora e a obrigou aos gritos que as comesse.

    As propriedades e dinheiro da igreja foram confiscados.

    Na diocese de Poznam, praticamente todos os membros do clero foram detidos e levados às prisões e campos de Concentração

    Vários padres foram fuzilados.

    O Presidente da Juventude Católica, Edward Potworowski, um nobre e Camareiro Privado do Papa, foi publicamente golpeado numa praça.

    Algumas escolas católicas foram fechadas. Os jornais católicos foram supressos ou proibidos. Editoras foram confiscadas.

    631 igrejas, 454 capelas e oratórios e 253 casas religiosas foram fechadas

    (Cfr. Documento A , 1º Relatório do Cardeal Hlond, preparado em dezembro de 1939, foi apresentado a Pio XII em janeiro de 1940, apud Falconi, 112 a 121).

    O Documento B também elaborado pelo Cardeal Hlond em abril de 1940 tem também alguns dados impressionantes.

    Poznam foi declarada Cidade “Klosterfrei “, isto é, Cidade “Libertada dos mosteiros”.

    Lá houve:

    5 padres mortos a tiros; 27 padres colocados em Campos de Concentração na Alemanha; 190 padres presos em campos de Concentração na Polônia; 35 padres expulsos para o território do Governo Geral da Polônia; 11 padres mortos nas prisões e queimados em crematórios; 122 paróquias ficaram totalmente sem padres.

    As Catedrais foram fechadas e uma delas foi transformada em garagem.

    Cinco palácios episcopais foram ocupados, sendo que em um deles a capela do Bispo foi transformada em banheiro. A capela do primaz em Poznam foi transformada em canil.

    35 padres certamente foram mortos, mas o número real de assassinados devem indubitavelmente chegar a mais de 100. Mais de 20 morreram nas prisões. Mais de 100 estão em Campos de Concentração.

    Os sacramentos são proibidos mesmo para os moribundos. Os casamentos de poloneses ficaram proibidos por sete meses.

    Mosteiros e conventos foram sistematicamente supressos.

    Os móveis de um Bispo foram dados pela polícia alemã a prostitutas.

    Os jovens poloneses perderam o direito de se inscrever em ginásios para estudar.

    As famílias polonesas foram brutalmente separadas e os jovens são proibidos de casar. Crianças bastardas são destinadas a escravidão. (Cfr. Falconi, documento B, 121 a 126).

    Execuções foram feitas sem processo nem julgamento. Os horrores das prisões e dos Campos de Concentração ultrapassam, em refinamento de sadismo, os crimes cometidos pelos comunistas na Rússia. Os poloneses se tornaram escravos. Os poloneses perderam o direito de ter casa, terras, jardins ou qualquer tipo de construção e até de ter uma simples vaca.

    “Tudo foi deliberadamente planejado de tal modo para destruir a Igreja e sua vitalidade em um das áreas mais religiosas de todo o mundo. O terrível processo registrado inicialmente prosseguiu adiante com a mesma implacabilidade e brutalidade nos últimos sete meses.. depois de séculos utilizados a serviço da Igreja, a Polônia está testemunhando o estabelecimento, em seu próprio coração, de um paganismo tão esquecido de Deus, tão imoral, atroz e inumano que ele só pode ser aceito por um povo mentalmente doente que perdeu todo o resquício de dignidade humana e se tornou cego por ódio à cruz de Cristo” (Documento B apud Falconi, 123)

    O Documento C foi escrito por autor diverso dos que redigiram os dois documentos anteriores. Ele trata da situação da Polônia no assim chamado Governo Geral, e foi elaborado no final de 1940. Dele citaremos alguns pontos mais chocantes.

    Na catedral de Wawell, em Cracóvia, só um padre podia celebrar Missa aos domingos e nas quartas feiras, mas a portas fechadas e na presença de um agente da Gestapo.

    Era proibido celebrar casamentos na igreja.

    Os casamentos entre poloneses e alemães, realizados depois de 1918, foram declarados inválidos.

    O clero foi proibido de ensinar religião nas escolas.

    A Faculdade de Teologia e os Seminários foram fechados.

    As obras de arte, os vasos litúrgicos, as pinturas e paramentos das igrejas foram confiscados.

    Em Mszczonow, perto de Varsóvia, a Gestapo matou o Reitor, Frei Paciorkowski. Sem acusação nem processo. Em fevereiro deste ano (1940), Frei Nowakowski, vigário da paróquia do Redentor em Varsóvia, foi condenado a morte simplesmente porque rezou na igreja pela independência da Polônia.

    Em Lublin, o oficial chefe da Gestapo – que se destacara em Viena pelos ataques ao Cardeal Innitzer – foi responsável por cruel perseguição ao clero.

    Em meados de outubro de 1939, a Gestapo deteve o Bispo Monsenhor Fulmann e seu Bispo Auxiliar, Monsenhor Goral, com todo o clero. 150 padres foram presos em Lublin e 36 jesuítas em Cracóvia.

    O Bispo auxiliar de Lodz, Monsenhor Tomczak foi espancado com varas nos braços até sangrar, e depois foi forçado a limpar as ruas.

    Padres foram espancados a tal ponto que tiveram o crânio fraturado, os dentes partidos e as mandíbulas deslocadas. Enquanto os espancavam gritavam para os padre: “Você crê em Deus? Se você crê, você é um idiota. Se você não crê, você é um impostor”.

    Cerca de 1.000.000 de homens foram deportados para trabalhos forçados, na Alemanha.

    Populações inteiras foram deportadas, sendo transportadas em vagões de gado, sem nenhuma proteção contra o frio de 30 graus negativos que causou inúmeras mortes.

    Crianças polonesas foram levadas para os campos da juventude nazista e esterelizadas com Raios X. Moças polonesas foram levadas para bordéis, a fim de serem usadas pelos soldados nazistas.

    Os doentes mentais e retardados foram exterminados. Em Chelm, 428 doentes foram mortos, inclusive muitas crianças.. Muitos sanatórios de tuberculosos foram esvaziados e os doentes desapareceram… (Documento C, apud Falconi, 126 a 131).

    O Padre Blet, o maior apologista de Pio II, enumera como vítimas assassinadas pelos nazistas, na Polônia, durante toda a guerra, 4 Bispos, 1996 Padres, 113 Clérigos, 238 Religiosas. Como aprisionados em Campos de Concentração, o Padre Blet cita 3642 padres, 389 clérigos , 341 irmãos conversos, 1117 religiosas (Blet, 85).

    http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cartas&subsecao=historia&artigo=19991218001716&lang=bra

  2. CARO IRMÃO BECKIE,

    Beckie says:

    July 1st, 2010 at 12:16 am

    Vejam quem é Tony Alamo, o dono do site onde Sebastião pesquisa: http://padom.com.br/tony-alamo-pastor-pedófilo-e-condrnado-a-175-anos-de-prisao
    Socorro!!!

    A INTERNET REALMENTE TAMBÉM É UMA GRANDE FONTE DE INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS, MAS COM CERTEZA O SITE CITADO POR VOCÊ NÃO FAZ PARTE DAS MINHAS FONTES DE ESTUDO.

    PRA DIZER À VERDADE, NUNCA OUVI FALAR DESTE TAL TONY ALAMO.

    UM ABRAÇO FRATERNO

    SEBASTIÃO

  3. CARO IRMÃO BECKIE OU REBECCA (a gente nunca sabe com quem realmente está conversando)

    Beckie says:

    June 30th, 2010 at 11:56 pm

    Os exemplos citados são frutos da sua ignorância e desespero.
    Isso não é um debate de defesas. Você não tem nem apreço e nem respeito pela Santa Igreja. Não seja hipócrita.
    Já o seu ódio é evidente. Assuma.
    Se você acha que não faz proselitismo, não sabe o que isso significa…
    Quem não é cristão dificilmente saberá o que é agir como cristão.
    Demoníaca e maligna é a doutrina da qual você é vítima. Embusteiro e cínico você foi quando atribuiu a Messias, Sidnei e Malu o que eles não disseram.
    Se um dia eu pudesse me tornar desajuizada, louca e arrogante, eu certamente encontraria ‘respostas’ no espiritismo. Entretanto, sei que Deus não permite desgraça aos que a Ele se entregam. Não tenho medo de perder minha alma para o espiritismo.
    Que você um dia alcance o Cristo Nosso Senhor.

    COMPREENDO E RESPEITO O SEU DESEQUILÍBRIO DIANTE DOS SEUS COMENTÁRIOS OFENSIVOS…NÃO HÁ NECESSIDADE PARA ISSO.

    JÁ OBSERVOU QUE VOCÊ TAMBÉM SÓ FAZ SEUS COMENTÁRIOS USANDO DE ADJETIVOS PEJORATIVOS E DEPRECIATIVOS?

    TAMBÉM DESEJO QUE UM DIA VOCÊ ALCANCE O CRISTO, OU SEJA, QUE VOCÊ ALCANCE A EVOLUÇÃO ESPIRITUAL QUE ELE JÁ ALCANÇOU.

    UM ABRAÇO FRATERNO

    SEBASTIÃO

  4. CARO IRMÃO SINDEI,

    Sidnei says:

    June 29th, 2010 at 1:15 pm

    NÓS ESPÍRITAS, VALORIZAMOS MAIS O SER EM DETRIMENTO DE QUALQUER CENTRO ESPÍRITA OU DA DOUTRINA ESPÍRITA.
    EIS A NOSSA DIFERENÇA.

    Sim, nós consideramos a Igreja acima de todo o homem, pois a Igreja é o corpo de CRISTO e sua esposa muito amada.

    BOM, ENTÃO NÃO HÁ MAIS COM O QUE SE ARGUMENTAR.

    NOSSA DIFERENÇA NESTE PONTO E MUITO GRANDE.

    “Primeiro, se cada um quer seguir a crença que quer, o que você ainda está fazendo aqui?”

    NISSO TENHO QUE CONCORDAR COM VOCÊ.

    QUANDO ENTREI NESTE SITE E VÍ OS ABSURDOS QUE ESTAVAM DIZENDO DA DOUTRINA ESPÍRITA E SEUS SEGUIDORES, REALMENTE ME VÍ OBRIGADO A REPUDIAR E DEFENDER A MINHA DOUTRINA. SÓ ISSO.

    EMBORA FOI-SE TOMANDO UMA PROPORÇÃO MUITO GRANDE DE RESPOSTAS E ACUSAÇÕES DE AMBAS AS PARTES, CONCORDO QUE ESTE NÃO PODE SER A FORMA A QUAL DEVE AGIR UM CRISTÃO.

    DIANTE DISSO, RETIRO-ME DESTE SITE POR ACHAR QUE AMBAS AS PARTES TOMARAM CAMINHOS QUE NÃO CHEGARÃO A LUGAR NENHUM.

    ESPERO DE CORAÇÃO QUE TODOS ME PERDOEM POR ALGUMA PALAVRA DITA EQUIVOCADAMENTE OU COLOCADA DE FORMA ERRADA QUE TENHA TOMADA OUTRA INTERPRETAÇÃO QUE NÃO SEJA A QUE EU QUIS APRESENTAR EM ALGUM COMENTÁRIO MEU.

    QUE TODOS FIQUEM COM DEUS

    UM GRANDE ABRAÇO FRATERNO

    SEBASTIÃO

  5. Meu nome é Rebecca e meu apelido na língua dos meus pais é Beckie. Não vejo dificuldades quanto a isso. (???) Quando temos atenção no que fazemos sabemos sim com quem estamos falando.
    Releia o seu primeiro post e veja com que atitude “fraterna” você chegou aqui.
    Não sou obrigada a acreditar nem a aceitar como verdadeira nem a dar crédito a seitas que ofendem a Cristo em Sua natureza e sacralidade. Não uso da sua hipocrisia na forma como você acha que pode desqualificar a Santa Igreja, o clero e os cristãos e se apresentar como tolerante. Poupe-me da sua hipocrisia.
    Quanto ao link citado por mim, trata-se de Tony Alamo, o autor do site de onde você retirou as imagens que querem vincular a Santa Igreja ao movimento nazista. Um criminoso hediondo condenado a 175 anos de prisão por violentar mulheres e crianças. Essas são as suas fontes. Mas quem disse que você se importa com a origem de suas informações?
    Fale por si mesmo: você tomou um caminho que não leva a lugar algum que importe. Eu sei, creio e confio no caminho que estou trilhando como parte da Igreja de Cristo.
    Pax Domini.

  6. O espiritismo e os EMBUSTEIROS:

    Leon Denis, o grande teórico:
    “Chegará a ocasião em que o catolicismo, seus dogmas e práticas não serão mais do que vagas reminiscências quase apagadas da memória dos homens, como o são para nós os paganismos romanos e escandinavos.” (Leon Denis. Depois da morte. p.80.

    Rivail, o codificador:
    “Cumpre nos façamos compreensíveis. Se alguém tem uma convicção bem firmada sobre uma doutrina, ainda que falsa, necessário é que lhe tiremos essa convicção, mas pouco a pouco. Por isso é que muitas vezes nos servimos de seus termos e aparentamos abundar nas suas idéias: é para que não fique de súbito ofuscado e não deixe de se instruir conosco.” (Allan Kardec, Livro dos Médiuns, FEB, 62a. edição, 2a. parte, Cap. XXVII no.301 pp.399-400).

    Eis a tolerância e o respeito dos espíritas à Igreja Católica.

    “Sendo o Brasil um país tradicionalmente católico ou cristão, os espíritas, de acordo com o citado princípio de AK, se apresentam como “cristãos” e difundem principalmente O evangelho segundo o espiritismo. Começam por dizer que o espiritismo é apenas ciência e filosofia, não cogitando de questões dogmáticas; que eles não combatem crença alguma; que o católico, para ser espírita, não precisa deixar de ser católico; que todas as religiões são boas, contanto que se faça o bem e se pratique a caridade, etc. e por isso vão dando nomes de santos nossos aos centros espíritas.”
    http://www.rainhamaria.com.br/Pagina/177/Por-que-o-Catolico-nao-pode-ser-Espirita

    Até roubarem para si a fé e as almas dos fracos e incautos.

    Agradeço aos que responderam por mim: Sidnei, Messias e Beckie.

  7. Tolerância dos principais baluartes do espiritismo:

    “O Papa, príncipe temporal, espalha o erro pelo mundo” (KARDEC, Allan. Obras Póstumas. Federação Espírita Brasileira, 1949. p. 282).

    “A história do papado é a do desvirtuamento dos princípios do cristianismo, porque, pouco a pouco, o Evangelho quase desapareceu sob as suas despóticas inovações. Criaram os pontífices o latim nos rituais, o culto das imagens, a canonização, a confissão auricular, a adoração da hóstia, o celibato sacerdotal e, atualmente, noventa por cento das instituições são de origem humaníssima, fora de quaisquer características divinas” (XAVIER, Francisco Candido. Emmanuel. Federação Espírita Brasileira, 4a edição. p. 30).

  8. Cara Beckie,

    É claro que o seu comentário sobre o Kardecismo prova que você não conhece a doutrina. Bem, segundo a doutrina espírita nós morremos ou desencarnamos, e quando nascemos de novo vamos levar uma vida baseada em várias coisas. Coisas essas que o Hinduísmo chama de Karma. O Karma nada mais é que a soma do nosso talento, habilidades, gosto e ações práticadas.Quanto as ações ou atitudes, significa que tudo que fizeres voltará para ti, de bem ou de mal, mas não exatamente a mesma coisa e nem pela mesma pessoa. Isso quer dizer que não é Deus quem nos castiga e sim nós mesmo e também não é Deus quem nos dá o prêmio, Deus nos deu o livre arbítrio e atrvés de nossas atitudes escolhemos de que lado estamos. E na bíblia católica diz “Quem planta colhe” Aciência através da física quantica já está provando isso.aconselho você a assistir o filme “Quem somos nós” em INGLÊS é, “WHAT THE BLEEP DO WE KNOW”? Significa, Que porcaria nós sabemos?

  9. Continuando,
    Nasci e cresci em família católica e ainda exitem vários membros católicos na família. Sempre pensei que se formos criticar algo, devemos primeiramente conhecer este algo, para que nossa crítica não passe a impressão de leviana. Ser católico é bem diferente de ser cristão, isso podemos ver quando lemos o testamento. Quem condenou Cristo?? De que religião era o Sumo Sacerdote?? De que religião era o Papa Gregório VI?? Papa esse quem instituiu o celibato. Para quem não sabe o celibato é a proibição do casamento aos padres. Segundo o programa THE SEVEN DEADLY SIGNS, para nós, OS SETE SINAIS DO APOCALÍPSE, transmitido pelo THE HISTORY CHANEL, o tal papa instituiu o celibato com medo que as riquezas da igreja pudessem ser dividida entre os herdeiros que seriam os filhos dos religiosos, tais como: Filhos de bispos, cardeais, padres e até mesmo papas. Agora me digam, como podem as pessoas ainda hoje acreditarem que um papa possa ter algo de superior, sendo tão humano quanto nós e sendo eleito por outros tão humanos quanto nós? Que pecam tanto quanto nós. Imaginem uma pessoa que num dia não era nada, era exatamente igual a nós, mas ganha o título de papa através de uma eleição normal, isto é, eleito por pessoas como nós, mas no dia seguinte passa a ser considerado Deus. Gente! O CAMINHO QUE NOS LEVA A DEUS É A NOSSA CONSCIÊNCIA, não precisamos de intermediário. Deus é onipresente porque habita nossa consciência. Mesmo assim tenho que admitir que o papa anterior era uma pessoa além do humano, assim como MADRE TEREZA, são Francisco de assis (MARCELLO), Buda, Lao tsé, Ghandi, Bezerra de meneses, Francisco Cândido Chavier e tantos outros. Se temos uma lista de perversos, temos uma maior ainda de bons

  10. Sempre pensei que se formos criticar algo, devemos primeiramente conhecer este algo, para que nossa crítica não passe a impressão de leviana

    É e dá para ver que você conhece muito sobre a Igreja Católica.

    Para quem não sabe o celibato é a proibição do casamento aos padres.

    Ninguém é obrigado a ser padre, porém quem deseja ser, já sabe que terá que ser celibatário, ou melhor dizendo, que já tenha optado pelo celibato, a Igreja não escolhe homens casados mas que fizeram a opção pelo celibato, não há proibição, mas opção pela Igreja pelos aqueles que optaram pelo celibato para servir inteiramente o SENHOR.

    Segundo o programa THE SEVEN DEADLY SIGNS, para nós, OS SETE SINAIS DO APOCALÍPSE, transmitido pelo THE HISTORY CHANEL, o tal papa instituiu o celibato com medo que as riquezas da igreja pudessem ser dividida entre os herdeiros que seriam os filhos dos religiosos, tais como: Filhos de bispos, cardeais, padres e até mesmo papas.

    Esquece que na Igreja existem os diáconos permanentes que também pertencem ao clero e estes são casados e tem filhos e a Igreja de rito oriental também acolhem homens casados, a Igreja de rito latino acolhe os homens que optaram ao celibato, se fosse para proibir o casamento dos padres deveria ser geral e não restritiva como vemos, o que demonstra que quem diz tal bobagem realmente serve a frase acima: “criticar algo, devemos primeiramente conhecer este algo, para que nossa crítica não passe a impressão de leviana”, então agora fique sabendo em que a Igreja não proibe o casamento dos padres mas acolhe homens que escolheram o celibato ao casamento para serem sacerdotes, e que não tem nada haver com doção e repartição das riquezas da Igreja pois tal opção por homens celibatários se dá entre o rito latino pois entre os de ritos orientais são acolhidos homens casados assim como no rito latino também são acolhidos os diáconos permanentes casados o qual o diaconato também pertence as três ordens clericais que são o episcopado, presbiterado e o diaconato.

  11. “Gente! O CAMINHO QUE NOS LEVA A DEUS É A NOSSA CONSCIÊNCIA, não precisamos de intermediário.”

    O caminho que nos leva a DEUS, é JESUS CRISTO: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14,6)

  12. É difícil argumentar com alguém que leva a sério o filme “Quem somos nós?”.

  13. “Segundo o programa THE SEVEN DEADLY SIGNS, para nós, OS SETE SINAIS DO APOCALÍPSE, transmitido pelo THE HISTORY CHANEL, o tal papa instituiu o celibato com medo que as riquezas da igreja pudessem ser dividida entre os herdeiros que seriam os filhos dos religiosos, tais como: Filhos de bispos, cardeais, padres e até mesmo PAPAS.” (maiúsculos meus).

    Já ouvi e li essa conversa N vezes. Não passa de interpretação preconceituosa (e idiota).
    Imaginem: o tal papa tem filhos e, maldosamente institui o celibato pensando “não quero que a riqueza da Igreja fique com meu (s) herdeiro (s), quando eu morrer. Quero que fique com a Igreja. Como eu sou egoistão, ha ha ha!”
    Agora vejam: essa interpretação diz que tudo o que a Igreja possui poderia ficar com descendentes dos religiosos, como se o que um padre, uma freira ou o papa pudessem fazer um testamento assim: “A Capela da Sistina fica com minha esposa, a Catedral de Chartres com o filho mais velho, a Catedral de Notre Dame com minha filha do meio, as relíquias de Santa Terezinha e a tiara de Pio XII deixo para o caçula, etc…”
    Por fim: os religiosos das ordens fazem votos de pobreza – premonstratenses, carmelitas, jesuítas, franciscanos, dominicanos, beneditinos etc. Aí a Igreja institui o celibato para herdar a pobreza deles.

  14. Gostei da lembrança as indulgências, por isso vou citar aqui um nome que deixei de citar entre os bem feitores da humanidade, MARTIN LUTERO, o criador da igreja luterana. Igreja essa a qual tenho o maior respeito e admiração. Assistam ao filme sobre a vida desse homem e entenderão o seu mérito e sua grandeza. Assistam també o filme “The statement”, em português “A declaração”, e também entenderão porque o papa anterior, pediu perdão pelos PECADOS da igreja católica. Freud disse que temos o ID, o EGO, e o SUPER EGO. O ID, são segundo ele as nossas vontades, desejos e ambições, o EGO é a satisfação delas, e o SUPER EGO é a nossa consciência, nosso limitador. Você está passando por uma fruteira e está com vontade de comer uma fruta, ID, então pega o dinheiro paga a fruta e come, EGO satisfeito. Mas se você não tem o dinheiro não poderá pegar a fruta, é o seu SUPER EGO funcionando. Algo que nos diz até onde devemos ir, é o bom senso nos falando, é Deus!. Cristo está inerente a nós, e para ele todo e qualquer ser habitante desse planeta têm o mesmo valor. Nos consideramos seres superiores, donos do planeta, fazemos e acontecemos, mas esquecemos que Deus não vê desse modo. O Deus em quem acredito está bem exemplificado no filme TODOS SOMOS UM, onde existem depoimentos de quase todas as religiões, inclusive católica. Nesse filme eles lembram a origem do termo RELIGIÃO.

  15. O kardecismo é uma filosofia, como o Taoísmo e o Confucionísmo. Criada ou decodificada por Alam Kardec, um francês pedagogo, não é religião. Se existe ou não reencarnação é o que menos importa. Não temos a pretenção de forçar quem quer que seja a acreditar nisso, pois entendemos que cada um têm a livre escolha. Também acreditamos que Deus ama a todos independente de religião. Muito diferente de nós, Deus na sua infinita grandeza seria incapaz de nos renegar porque somos dessa ou daquela religião. As atitudes contam mais para Deus, não adianta conhecer os ensinamentos de Cristo e não aplicá-los. O simples fato de julgarmos uns aos outros já demonstra a nossa inferioridade. Todos cometemos erros, quem não errar que atire a primeira pedra. Achamos que uns erros são piores que outros, mas para Deus erro é erro, não existe nem maior nem pior, existe erro. Uns escavadores arqueólogos encontraram o livro de Tomé. Sabem quem foi Tomé, não é?? Num dos trechos entre Cristo e Tomé, Cristo diz a Tomé que para chegar ao pai não é necessário erguer nenhum templo, pois ele habita o nosso interior. Esse testamento, terá sido separado dos demais por algum motivo ou interesse?? Procurem saber. Leiam também o livro A VIDA OCULTA DE CRISTO, O CAMINHO DOS ESSÊNIOS. Muitíssimo interessante!

  16. Procuro aprender aquilo que vai me fazer crescer como pessoa, não importando de que religião vêm. Não sou perfeita e acho que nunca serei, mas tento não julgar os demais e nem condená-los por seguir uma religião diferente da minha. pois se DEUS não gostesse de diferença, nos faria como robôs, todos iguais e pensando da mesma maneira.

  17. Cristianismo, Catolicismo, Islamismo, Judaísmo, Budísmo, Hinduísmo, etc. Não importa de que religião você é, O que realmente importa é a maneira como você conduz sua vida. Se você conduz sua vida com base na ética, honestidade, respeito ao outro, respeito a si mesmo, fé, caridade e tantas outras coisas positivas, não existe porque Deus nos deixar de lado. Mesmo porque não é Deus quem nos abandona, e sim somos nós que o abandonamos, através dos nossos atos cometidos erroneamente. Mas, se mostramos o mínimo que seja de arrependimento, DEUS já estende sua mão. Outra coisa, não conduzam suas vidas de maneira correta pelo fato de que se não fizerem isso Deus lhes castigará. Procurem conduzir suas vidas de maneira correta pelo simples fato de que não é certo machucar, magoar e enganar o outro. Mesmo se deus não me castigasse, eu procuraria viver sem causar mal algum ao meu próximo, ao meu irmão ou ao meu semelhante, o termo que preferirem. E discutir qual religião está certa, não leva a nada. O momento que vive a humanidade não é para se dividir ,mas sim para se unirem, mesmo de religiões diferentes. o Importante é tentar ser justo, ético, honesto, tolerante e de bom senso. Os povos do oriente médio vivem em guerra, e ainda assim chamam de guerra santa. Analisem! É possível haver guerra santa. Isso deve deixar Deus bem triste, não acham?? Ao mesmo tempo esses mesmos povos vão para o Brasil e conseguem viver em Harmonia, judeus e muçulmanos vivem em perfeita harmonia no Brasil. É ISSO QUE DEUS ESPERA DE NÓS, é isso que ele realmente quer. D E U S, é bem maior que brigas e ofenças entre membros dessa ou daquela religião. Se ele desse importância a esse tipo de coisa seria tão pequeno quanto nós. O termo religião vem da palavra religare, não tem nada a ver com separar. Podemos pensar diferente, MAS SE AGIMOS PELO BEM DOS OUTROS, SE NÃO PREJUDICAMOS NOSSO IRMÃO, NÃO VEJO PROBLEMA DE QUE RELIGIÃO SOMOS. A doutrina espírita não prega que já fomos plantas ou animais irracionais. Essa crença vem dos HARE CRISHNA, que por sinal também merecem o meu respeito. Na verdade o importante é o CARATER. SE FORMOS DE BOM CARATER ESTAMOS AO LADO DE DEUS E DE SEU FILHO JESUS CRISTO. Esses depoimentos que lí rapidamente, acima, transmitem uma falta de maturidade e fé. NÃO É SEPARAÇÃO QUE DEUS QUER E SIM UNIÃO. Observem as catástrofes ambientais, vamos dar como exemplo a que ocorreu no Haiti e mais recentemente na China. Na hora de socorrer as pessoa estão la gente de todas as religiões, todas com a mesma finalidade de ajudar a salvar vidas. Isso é que importa para D E U S. NINGUÉM PERGUNTA AOS VOLUNTÁRIO DE QUE RELIGIÃO ELES SÃO. Para ser voluntári basta querer ajudar. É ESSE O PRÉ REQUISITO, É ISSO QUE DEUS QUER. O amor ao próximo não necessariamente é só dessa maneira. As vezes o próximo é um amigo que apenas necessita de um conselho, ou de um pouco de atenção. As vezes visitar asilos, orfanatos e hospitais é uma boa, para termos noção de que ficar na internete discutindo religião e não aplica-la é a maior perda de tempo. EXISTEM PESSOAS PRECISANDO DO NOSSO CONFORTO, E TALVEZ UM DIA NÓS ESTEJAMOS NO LUGAR DELAS, PRECISANDO DA MESMA COISA.

  18. A igreja católica têm o maior exemplo de bondade, entre todos os exemplos de bondade já existentes. Madre Tereza de Calcutá, que nasceu em 26 de agosto, numa cidade chamada Skopje, Albania. Seu verdadeiro nome era Agnes Gonxha Bojaxhiu. Em determinado momento de sua vida caridosa, ela escolheu ir para Índia, pois achava que lá haviam mais necessitados, segundo o livro sobre a vida dela. Ela cuidou de Muçulmanos e Hindus. Em princípio ela enfrentou a rejeição dos padres Hindus do templo de Kali, mas depois eles se renderam a bondade dela. O AMOR é a religião universal, capaz de unir todos povos e religiões. Se pensamos que existe uma religião certa, também pensamos que existe um time de futebol certo. Não poderemos condenar aqueles torcedores que causam brigas por causa das diferençãs de escolhas de times. Vamos acabar vendo todos que não pensam como nós como rivais. Nem tão pouco poderemos condenar Hitler, por julgar que a raça Ariana era a melhor de todas. Em proporções menores estamos fazendo o mesmo que Hitler.

  19.  Imaginemos dois debatedores cada um expondo seus argumentos na defesa de uma ideia pela qual acreditam e cada um de seu lado tentando convencer o outro que a sua doutrina, que a sua visão de mundo ou interpretação da vida e do Universo é a correta.

    Ambos tem a convicção e a inabalável certeza daquilo que defendem e não há como demovê-los cada qual das sua posições e opiniões porque simplesmente estão cada um com “a’ verdade.

    Evocam a lógica, a razão, a emoção e todos os suportes possíveis que possam sustentar suas ideias e apoiá-las. Num diálogo como esse, não será possível nunca um entendimento se o debate envolver dogmas ou questões controversas e que não encontram pontos em comum. É possível que existam pontos em comum, mas os preconceitos, a defesa irracional e emocional de pontos de vista vão impedir ou  impedem qualquer concensso.

    Contudo, um debate só será intelectualmente honesto se ambas as partes puderem ter noções elementares básicas daquilo que irão refutar.

    O radicalismo de muitos aqui e principalmente do administrador impede qualquer debate honesto.

    E é realmente uma grande perda de tempo repetir inúmeras vezes com sensatez que “a doutrina espírita é cristã assim como o catolicismo o é” simplesmente porque os radicais católicos se apegam à sua doutrina e cegamente não conseguem enxergar a ignorância que mergulham por não verem que o mestre Jesus não fazia distinção de crença alguma, não fundou religião alguma, mas desceu à esta Terra com a missão de nos mostrar qual era o caminho real da felicidade que se resumia em “amar a Deus e ao próximo como a si mesmo”.

    As falsas deduções que são postadas aqui em torno de um estudo superficial dos postulados espíritas fazem os partidarios sectaristas catolicos bem menos entendidos “encherem o peito” para dizerem mais tarde que o administrador é um “grande entendido” e consegue em sua “sabedoria” assimilar o pensamento espírita na sua essência.

    Que grande ilusão!

    Aí encima ele faz um paralelo entre a Lei de Talião e a dita Lei de Causa e Efeito e expõe de maneira jocosa, irônica e superficial a relação entre as duas leis. Não é possível vê-las identicas entre si. A lei de Talião, entre os espiritistas esclarecidos, é sempre tomada como comparação e não na sua perfeita analogia com a Lei da Reencarnação.

    A Lei de Talião não é aplicada “com extrema rigidez pelos espíritas” como equivocadamente é  dito aí encima e muito menos sem se aperceberem disso. A Lei de Talião é uma pálida imagem da “vera” Lei de Causa e Efeito. É preciso vê-la como um principio. Instintivamente os povos antigos possuiam em si a intuição de como opera a Justiça de Deus. E no ensinamento espírita não há essa rigidez das primeiras ideias de Justiça. Pelo contrário, sempre, sempre, a Divindade vê a Intenção em todos os nossos atos, porque esta Lei segundo o ensinamento cristão é flexível porque “o amor cobre a multidão de pecados” e se o amor tem essa força de amenizar a Soberana Justiça através de uma contraparte Misericordiosa então não temos porque levar ao pé da letra a noção esboçada na Lei de Talião.

    Não irei contraargumentar todos os pontos do texto postado porque não irei perder tempo com isso. Vou tão somente questionar a seguinte frase ABSURDA:

    “Não há espaço para o perdão na Doutrina Espírita, por causa da lei acima”.

    Meu filho! Que espírita sincero vai te falar isso?? Em qual nação, em qual planeta?? Não há espaço para o perdão na Doutrina Espírita?? Pelo amor de Deus!! Em nenhum texto espírita, seja mediunico ou não, vi eu tal absurdo!!

    Se a sua mente não foi tão fechada eu lhe sugereria ler um livro espírita sobre este ponto. Mas ahhh!!! Para quê? Não é mesmo?? Com poucas leituras você tornou-se um expert sobre a questão então não motivo para tal sugestão. Certo??

    Mas mesmo assim postarei o texto que ilustrar o sentido da Justiça Divina operando na Vida do Espírito.

  20. Continuando.

    A história está descrita em um livrinho cujo título é “A Vida Escreve”

    Na segunda parte temos a história de Saturnino Pereira (personagem ficticio?Talvez não). Eis a narração:

    “””Saturnino Pereira era francamente dos melhores homens. Amoroso mordomo familiar. Companheiro dos humildes. A caridade em pessoa. Onde houvesse a dor a consolar, aí estava de plantão. Não só isso. No trabalho, era o amigo fiel do horário e do otimismo. Nas maiores dificuldades, era um sorriso generoso, parecendo raio de sol dissipando as sombras.
    Por isso mesmo, quando foi visto de mão a sangrar, junto à máquina de que era condutor, todas as atenções se voltaram para ele, entre o pasmo e a amargura.
    Saturnino ferido! Logo Saturnino, o amigo de todos…
    Suas colegas de fábrica rasgaram peças de roupa, a fim de estancar o sangue a correr em bica.
    O chefe da tecelagem, solícito, conduziu-o ao automóvel, internando-o de pronto em magnífico hospital.

    Operação feliz. O cirurgião informou, sorrindo:

    – Felizmente, nosso amigo perderá simplesmente o polegar. Todo o braço direito está ferido, traumatizado, mas será reconstituí do em tempo breve.
    Longe desse quadro, porém, o caso merecia apontamentos diversos:
    – Porque um desastre desses com um homem tão bom? – murmurava uma companheira.
    – Tenho visto tantas mãos criminosas saírem ilesas, até mesmo de aviões projetados ao solo, e justamente Saturnino, que nos ajuda a todos, vem de ser a vítima! – comentava um amigo.
    – Devemos ajudar Saturnino.
    – Cotizemo-nos todos para ajuda-lo.

    Mas também não faltou quem dissesse:

    – Que adianta a religião, tão bem observada? Saturnino é espírita convicto e leva a sério o seu ideal. Vive para os outros. Na caridade é um herói anônimo.
    Por que o infausto acontecimento? – expressava-se um colega materialista.

    E à tarde, quando o acidentado apareceu muito pálido, com o braço direito em tipóia, carinho e respeito rodearam-no por todos os lados.
    Saturnino agradeceu a generosidade de que fora objeto. Sorriu, resignado. Proferiu palavras de agradecimento a Deus. Contudo, estava triste.

    À noite, em companhia da esposa, compareceu à reunião habitual do templo espírita que freqüentava.
    Sessão íntima.
    Apenas dez pessoas habituadas ao trato com os sofredores. Consagrado ao serviço da prece, o operário, em sua cadeira humilde, esperava o encerramento, quando Macário, o orientador espiritual das tarefas, após traçar diretrizes, dirigiu-se a ele, bondoso:

    – Saturnino, meu filho, não se creia desamparado, nem se entregue a tristeza inútil. O Pai não deseja o sofrimento dos filhos. Todas as dores decretadas pela Justiça Divina são aliviadas pela Divina Misericórdia, toda vez que nos apresentamos em condições para o desagravo. Você hoje demonstra indiscutível abatimento. Entretanto, não tem motivo.
    Quando você se preparava ao mergulho no berço terrestre, programou a excursão presente.
    Excursão de trabalho, de reajuste. Acontece, porém, que formulou uma sentença contra você mesmo…

    Fez uma pausa e prosseguiu:

    – Há oitenta anos, era você poderoso sitiante no litoral brasileiro e, certo dia, porque pobre empregado enfermo não lhe pudesse obedecer às determinações, você, com as próprias mãos, obrigou-o a triturar o braço direito no engenho rústico. Por muito tempo, no Plano Espiritual, você andou perturbado, contemplando mentalmente o caldo de cana enrubescido pelo sangue da vítima, cujos gritos lhe ecoavam no coração. Por muito tempo, por muito tempo…

    E continuou:

    – E você implorou existência humilde em que viesse a perder no trabalho o braço mais útil.
    Mas, você, Saturnino, desde a primeira mocidade, ao conhecer a Doutrina Espírita, tem os pés no caminho do bem aos outros. Você tem trabalhado, esmerando-se no dever… Não estamos aqui para elogiar, porque você continua lutando, lutando… e o plantio disso ou daquilo só pode ser avaliado em definitivo por ocasião da colheita. Sei, porém, que hoje, por débito legítimo, alijaria você todo o braço, mas perdeu só um dedo… Regozije-se, meu amigo! Você está pagando, em amor, seu empenho à justiça…
    De cabeça baixa, Saturnino derramava grossas lágrimas.
    Lágrimas de conforto, de apaziguamento e alegria…
    Na manhã seguinte, mostrando no rosto amorável sorriso, compareceu, pontual, ao serviço.

    É porque o fiscal do relógio lhe estranhasse o procedimento, quando o médico o licenciara por trinta dias, respondeu simplesmente:

    – O senhor está enganado. Não estou doente. Fui apenas acidentado e posso servir para alguma coisa.
    E caminhando, fábrica a dentro, falou alto, como se todos devessem ouvi-lo:
    – Graças a Deus!”””

    Saturnino pediu aquela existência. Consciência em remorso. Mas numa existência devotada, existência esta de determinação resoluta em mudar para melhor e se redimir teve “sua pena” (não é bem o termo, porque é muito humano) reduzida e ao invés de perder um braço, perdeu apenas um dedo.

    “Regozije-se, meu amigo! Você está pagando, em amor, seu empenho à justiça…”

    É quase certo que esta narração não será publicada aqui. Mas tenho por mim que fiz a minha parte.  E até entendo se não for posta aqui porque sei que o preconceito não permite, não é mesmo?? O site é “radical católico”. Outras ideias não tem vez aqui não é mesmo??

  21. Eu ainda não havia lido este post.

    Muito bom, é interessante que quanto mais um espírita nega este  desprezo pela misericórdia divina, mais eles afirmam não precisarem do amor de Deus. É um orgulho satânico que deseja obter a salvação apenas por seus próprios méritos, como se isto fosse possível.

    E ature historinhas…   

  22. Que desonestidade!!

    Se tivesse mesmo lido os dois posts não teria escrito esta frase tosca:

    “(…) quanto mais um espírita nega este desprezo pela misericórdia divina, mais eles afirmam não precisarem do amor de Deus(…)”

    LÊ A “HISTORINHA” E ME APONTA ONDE É QUE ESTÁ COLOCADO TAL DESPREZO?? SE A HISTORINHA JUSTAMENTE MOSTRA O CONTRÁRIO DESTA SUA AFIRMAÇÃO??

    É não ser bastante inteligente pra não ver ou então cego pelo fanatismo religioso para não enxergar que é justamente o contrário: que os espiritas consideram sim a misericordia divina e o amor divino e de uma maneira mais sensata e conforme as perfeições de Deus.

  23. Há uma relação de causalidade entre o mal que praticamos e o mal que sofremos depois. O prejuízo que impomos ao semelhante é débito em nossa conta, na contabilidade divina. Entretanto, é bom lembrar que não devemos confundir a lei de causa e efeito com a pena de Talião ou com a legislação de Moisés, que instituia “dente por dente” e “olho por olho”. A lei de causa e efeito, segundo o entendimento espírita, refere-se tanto à manifestação da justiça, bondade e misericórdia divinas quanto à necessidade evolutiva do ser humano de reparar erros cometidos, decorrentes das infrações cometidas contra a Lei de Liberdade.

    Quando Jesus afirma que quem usa a espada com a espada perecerá, ou Paulo proclama que tudo o que semearmos colheremos, reportam-se ao fato de que receberemos de volta todo o mal que praticarmos, em sofrimentos correspondentes, não necessariamente idênticos, o que equivaleria à sua perpetuação. As sanções divinas não dependem do concurso humano. Todo prejuízo causado aos semelhante provocará desajustes em nosso corpo espiritual, o perispírito, os quais, nesta mesma vida ou em vidas futuras, se manifestarão na forma de males redentores.

    E quem disse que imenso principio de Causa e Efeito existe somente para os males?? E que estamos aqui apenas para pagar erros do passado?? Isso é Estreiteza no entendimento de uma lei profunda, tal esta lei que corresponde à imensa Justiça divina que está deveras muito acima dos acanhados entendimentos humanos. E é bem certo que a lei humana não pode em momento algum ser maior e mais perfeita que a de Deus.

    O princípio da Justiça divina tambem se aplica a todo bem que o ser faça neste mundo e que não há nenhum movimento bondoso da alma que também não seja contado na balança divina através da Lei de Causa e efeito. Assim é que a criatura tem a consequencia direta de todo o bem que faça e que se encontra justamente no galardão da consciencia tranquila e das recompensas seja nesta vida ou em outras.

    A Justiça de Deus em definitivo, segundo a Doutrina dos Espíritos Superiores é Educativa e nunca punitiva segundo o nosso ponto de vista acanhado e humano e se aplica aos Espíritos e aqui todos estamos incluídos porque em ultima instância é o que somos, Espíritos Imortais, revestidos temporariamente de uma “veste de carne” pra cumprir determinados propósitos para o nosso progresso rumo ao Pai Criador.

  24. “Na segunda parte temos a história de Saturnino Pereira (personagem fictício?Talvez não).  ”

    Saturnino ferido! Logo Saturnino, o amigo de todos…

    Segundo a historinha,  Saturnino tinha uma dívida de um mal feito de outra vida, implorou por uma vida simples onde pudesse (ele) pagar pelo mau feito.

    Saturnino vivia uma vida exemplar dentro do que tinha aprendido que seria uma vida de reconciliação.

    Por algum motivo, chegou a hora de fechar as contas, verificou-se que a vida que Saturnino levou, havia quase quitado sua dívida, um homem muito bom, dedicado a caridade, a ser apoio para os outros, mas ele era espírita e do bom homem para fechar a contabilidade foi arrancado um dedo, pequena parcela da dívida que em nada poderia admitir perdão!

    Saturnino (ele) pagou a sua dívida, ele era espírita ou então poderia de forma sincera ajoelhar-se e rezar:

    Confesso
    a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes
    por pensamentos e palavras, atos e omissões, por
    minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos
    Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor.

     E com a ajuda de um bom confessor terminar sua vida sem dívidas e com dez dedos.

    Caro Angelo este post do Jorge Ferraz que afirma que o espiritismo aplica a lei de talião, você transforma para dizer que o espiritismo aplica a lei da “cosa nostra”.

    Na Paz e Misericórdia de Deus.

  25. ” Há uma relação de causalidade entre o mal que praticamos e o mal que sofremos depois.”

    Isto é uma afirmação que sustenta a doutrina espirita, ou seja o mal que sofremos é consequência do mal que causamos anteriormente. Esta afirmação precisa ser  engolida inteira como se fosse verdade para que alguém possa ser espírita. Dizer que esta afirmação não precisa de confirmação apenas a transforma em um dogma, eu não tenho nada contra dogmas, mas os espíritas quase sempre são reticentes. Se aceitamos esta primeira afirmação como verdade, o resto do comentário é fácil de engolir.

    onde se lê “Há uma relação de causalidade entre o mal que praticamos e o mal que sofremos depois. ”

    Leia-se “O prejuízo que impomos ao semelhante é débito em nossa conta”

    Caro, isto é Talião, apenas amenizados pela forma, mas mantendo o conteúdo. Olho por olho, dente por dente, ou de outra forma mal que causei, mal que sofro.

  26. Ahhh tá!! Dogma. Vamos ver.

    Dogma é algo sim que deve ser engolido sem contestação. E inumeras religiões estão repletas deles.

    A afirmação que está sendo comentada não é algo sem base, sem fundamento. É O RESULTADO DE FATOS. É O RESULTADO DE REVELAÇÕES DE ALMAS QUE VIVERAM COMO HOMENS NESTA TERRA ATRAVÉS DO ESTUDO CIENTIFICO DE UMA FACULDADE INERENTE AO HOMEM E QUE EXISTE DESDE QUANDO O MUNDO É MUNDO: A DITA MEDIUNIDADE.

    Existem médiuns entre os umbandistas, entre os catolicos, entre os evangelicos, entre os mulçumanos, entre os hindus, entre os teosofistas, entre os poetas, entre os músicos, entre os cientistas, etc, etc, etc, enfim existe mediunidade em todas os locais que existem “almas humanas viventes”!!

    E foi através do contato com almas, consciencias, espiritos desencarnados, demonios, anjos, seja lá q nome se dê aos seres que vivem na dita realidade espiritual; foi, digo, através de entidades que vivem em outras dimensões da nossa realidade que vieram, por permissão divina, nos esclarecer de forma mais patente as questões relacionadas com a vida, com a morte e com os destinos humanos nesta vida futura que a todos espera…

    No passado usava-se de linguagem figurada, usava-se de parábolas, e somente os iniciados tinham acesso a esse conhecimento que era ocultado por sacerdotes e oraculos (leia-se médiuns). Mas chegou o período em que os homens mais esclarecidos e com a razão e possibilidades de conhecimento mais amplo puderam então receber bem mais destas Verdades segundo a profecia: “vossos filhos e filhas profetizarão”… “derramarei meu Espírito por sobre toda a carne” numa alusão ao período em que naturalmente a faculdade mediúnica estaria mais abundante no mundo.

    No Evangelho Segundo o Espiritismo, temos uma mensagem assinada por uma entidade que se autodenominou o “Espírito de Verdade”, manifestada por via mediunica, e que impressiona por parecer que o próprio Cristo é que a transmitia. Ei-la:

    http://www.omensageiro.com.br/doutrina/doutrina-65.htm

    Aqui no Brasil temos o Dr. Sergio Felipe de Oliveira que tem se dedicado em suas pesquisas a estudar o fenomeno mediunico e a mediunidade. Veja:

    http://www.youtube.com/watch?v=LQMvYznLnSA&feature=related

    Dogma?? “Num sei disso não”.

  27.  Ohhh!! Legal!!

    E tão somente “se confessando a um bom confessor” o homem é perdoado por suas faltas sem nenhuma reabilitação e apenas com palavras…

    É justo isso?

    Um cara faz o “diabo” nesta vida, chega a viver por exemplo 80 anos mas antes de chegar aos 79 anos resolve se arrepender (será realmente sincero?) e confessar seus pecados com inúmeras diatribes nas costas por ter lesado ao seu semelhante, e então 1 ano antes de morrer se confessa e então RECEBE O PERDÃO DIVINO!!

    NOSSA! É tão simples assim??

    Quer dizer que isso é mais justo que o processo de reabilitação ensinado pelos espíritos superiores (cristianismo redivivo) em que a criatura precisa além do arrependimento, expiar e reparar??

    Não, não pode ser. Deus é SOBERANAMENTE JUSTO E BOM e o perdão não deve vir de uma forma tão simplória. É muito mais correto se a criatura realmente mostrar por atitudes que definitivamente MUDOU, TRANSFORMOU-SE  e desejar fazer o contrário, desejar fazer o bem…

    Aí sim o perdão tem lugar!!

    É claro, que para isso a o Ser necessitará outra oportunidade se a sua existência findar e ele não puder reabilitar-se e assim apontamos uma outra existência seja no além seja em uma outra encarnação como no caso do Senhor Saturnino Pereira…

Os comentários estão fechados.