Exorcismos e exorcismos

Inacreditável! Seguem, abaixo, diversos vídeos de “exorcismos” pentecostais tupiniquins, cada um mais esdrúxulo do que o outro. Acho que é o mesmo “pastor” em todos eles – este homem deve ser o verdadeiro terror do Inferno!

Naquele livro do Thomas Allen, “Exorcismo” (infelizmente não disponível no Submarino no momento – mas acho que pode ser encomendado), que é a mesma história que deu origem ao filme “O Exorcista” clássico e a um outro mais recente e menos conhecido, “Possuído pelo Demônio”, é contado como a família procurou primeiro a ajuda de um “pastor” protestante. Após improfícuas tentativas de aliviar o sofrimento do menino atormentado, o pastor manda a família procurar a Igreja Católica:

A essa altura, [o pastor] Schulze percebeu que tudo o que já tentara fazer não era suficientemente forte para interromper a agonia de Robbie. A força que o atormentava a princípio vinha de fora. Mas agora parecia estar dentro dele, manifestando-se ao emergir de seu corpo através de riscos de sangue. Possuindo-o. Schulze admitiu sua derrota. Segundo a lembrança de um dos genitores de Robbie, o pastor lhes disse com toda a calma: “Vocês devem procurar um padre católico. Os católicos entendem dessas coisas”.

Allen, Thomas B.
Exorcismo – Uma história verdadeira, p. 22
Ed. Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1994

E, enquanto os protestantes sérios americanos têm a hombridade de encaminhar um caso de possessão verdadeira para quem tem a devida competência, o pastor Marcos (acho que é este o nome dele), ilustre representante do protestantismo brasileiro, fica brincando com cigarros, crucifixos e “bang-bang” espiritual! A sorte dele é que possessões são realmente raras. Se Satanás resolvesse fazer uma “participação especial” no teatro do pastor, duvido que as coisas terminassem bem. Seguem os vídeos:

1. O demônio do crucifixo: Satanás dizendo “a cruz é minha” (!).

2. O demônio do cigarro: “o demônio entra na pessoa, a pessoa fuma um cigarro”.

3. Tudo é culpa do Exu Caveira! Destaque para o seguinte singelo diálogo: “- Tu gosta do pastor Marcos? – Odeio. – Também não gosto de tu”.

4. Entrevista com o Diabo.

5. Last, but not least: bang-bang espiritual (e o título “EXORCISMO INCRÍVEL”, em maiúsculas).

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

37 comentários em “Exorcismos e exorcismos”

  1. Olá Jorge

    Sobre os artigos sobre possessões, acho que seria interessante mostrar no blog, não só motivos espirituais, mas também a palavra dos médicos que já lidaram com esses casos, ao menos parecidos, pois, já que esses fenômenos ocorrem em meios físicos, ou seja na natureza, eles não serão imunes à um estudo científico já que é especialidade das ciências naturais (medicina inclusive)descrever as causas dos fenômenos naturais.
    Te escrevo isso, pois se você for ver sobre a história de algumas doenças como a epilepsia e a esquizofrenia, elas eram diagnosticadas no passado simplesmente como possessões demoniacas e não como doenças mentais graves.
    Bem, fica aí uma sugestão.
    Fique com Deus!

  2. Jorge: você está então com “o demônio do cigarro”??? “Cê” tá possuido, rapaz!!! ahahah… ;)

  3. Engraçado como ele manda o demônio embora ou fala para a pessoa cair: “Pei pei “!
    Que piada!

  4. O Pe. Gabriele Amorth diz que o exorcismo se exerce por mandato da Igreja (com autorização do bispo) ou, execpcionalmente, por carisma especial recebido de Deus, como o fazia São Bento e São Francisco de Assis.

    Ninguém deve fazer exorcismo se não é autorizado pela legítima autoridade da Igreja.

    Uma passagem de Atos dos Apóstolos serve de reflexão.

    “Alguns dos exorcistas judeus, que percorriam o país, também tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Eu vos esconjuro por Jesus, a quem Paulo prega. Os que faziam isto eram sete filhos de Sceva, judeu e príncipe dos sacerdotes. Mas o espírito maligno, respondendo, disse-lhes: Eu conheço Jesus e sei quem é Paulo, mas vós, quem sois? E o homem, possesso do espírito mau, saltando sobre eles, e,apoderando-se da ambos, maltratou-os de tal maneira que, nus e feridos, fugiram daquela casa.
    Esse fato tornou-se notório a todos os judeus e gentios que habitavam em Éfeso; e caiu sobre todos eles o temor e o nome do Senhor Jesus era glorificado.” At 19,13-17.

  5. Jorge, você já leu The Exorcist de William Peter Blatty?! Eu ainda não o li, mesmo porque não sei inglês, mas, segundo o Pe. Frederico Dattler, SVD, foi esse livro desse autor que deu origem ao filme O Exorcista. Em português, a versão é de Milton Person, Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro, (sd), 319p. Cf. Dattler, Frederico. O mistério de Satanás: Diabo e inferno na Bíblia e na literatura universal. São Paulo: Ed. Paulinas, 1977. 198pp.

  6. Caro Wagner, muito boa, a sua indicação de livro. Pena que está em espanhol. E muitos, como eu, não sabem outras línguas. Daí a importância do trabalho de tradução. Espero que a Summa Daemoniaca do Pe. Fortea seja traduzida, e bem traduzida, para o português.

  7. Eis um exemplo de por que é proibido pela Igreja que qualquer um e de qualquer jeito faça um exorcismo – seja um leigo metido a exorcista ou um sacerdote despreparado para fazer um exercismo, seja por não acreditar na existência e na ação de Satánas ou por nunca ter feito um exorcismo antes.

    “Exorcismo mata garoto [na Rússia]”:

    http://video.br.msn.com/watch/video/exorcismo-mata-garoto/aoipvu73

  8. Da Instrução sobre o exorcismo

    da Congregação Para A Doutrina Da Fé

    1. O cânon 1172 do Código de Direito Canônico declara que a ninguém é lícito proferir exorcismo sobre pessoas possessas, a não ser que o Ordinário do lugar tenha concedido peculiar e explícita licença para tanto (1º). Determina também que esta licença só pode ser concedida pelo Ordinário do lugar a um presbítero dotado de piedade, sabedoria, prudência e integridade de vida (2º). Por conseguinte, os srs. Bispos são convidados a urgir a observância de tais preceitos.

    2. Destas prescrições, segue-se que não é lícito aos fiéis cristãos utilizar a fórmula de exorcismo contra Satanás e os anjos apóstatas, contida no Rito que foi publicado por ordem do Sumo Pontífice Leão XIII; muito menos lhes é lícito aplicar o texto inteiro deste exorcismo. Os srs. Bispos tratem de admoestar os fiéis a propósito, desde que haja necessidade.

    3. Por fim, pelas mesmas razões, os srs. Bispos são solicitados a que vigiem para que – mesmo nos casos que pareçam revelar algum influxo do diabo, com exclusão da autêntica possessão diabólica – pessoas não devidamente autorizadas não orientem reuniões nas quais se façam orações para obter a expulsão do demônio, orações que diretamente interpelem os demônios ou manifestem o anseio de conhecer a identidade dos mesmos.
    A formulação destas normas de modo nenhum deve dissuadir os fiéis de rezar para que, como Jesus nos ensinou, sejam livres do mal (cf. Mt 6,13). Além disso, os Pastores poderão valer-se desta oportunidade para lembrar o que a Tradição da Igreja ensina a respeito da função própria dos Sacramentos e a propósito da intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, dos Anjos e dos Santos na luta espiritual dos cristãos contra os espíritos malignos.
    Aproveito o ensejo para exprimir a Vossa Excelência meus sentimentos de estima, enquanto lhe fico sendo dedicado no Senhor.

    Joseph Card. Ratzinger
    Prefeito

    http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_19850924_exorcism_po.html

  9. Exemplo de um exorcismo feito por um sacerdote religioso. Pode-se perceber pelo seu hábito e pelo distintivo do hábito, que o sacerdote é da Cogregação Paixão (Passionistas), fundada por São Paulo da Cruz.

    No início do vídeo, vê-se o padre fazendo e explicando os preparativos do exorcismo para que a moça que será exorcizada não se machuque.

    http://www.youtube.com/watch?v=_rNY4SXYYfo

  10. Impressionante as palavras do padre:

    “Cristo è più forte!” Cristo é mais forte! Sim, Cristo é mais forte! Palavras belíssimas e muito verdadeiras!

  11. Ainda sobre o menino que morreu durante um ritual de exorcismo na Rússia, parece mais que foi um caso de feitiçaria e não de um exorcismo propriamente dito. O que não significa que um exorcismo possa ser feito por qualquer um e de qualquer jeito, como já disse. Mas, como sabemos, Deus através das Sagradas Escrituras condena a feitiçaria. É perigoso mexer com as forças ocultas. Vejam a notícia:

    http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/news/2010/07/16/254102-menino-morre-em-ritual-de-exorcismo-na-russia

    Outras notícias sobre o menino:

    http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4567198-EI8142,00.html

    http://www.tvi24.iol.pt/internacional/russia-exorcismo-menino-morre-tvi24–/1178221-4073.html

  12. esses pastor eles e muito corajoso msmo eles tem coraje de brinca com as coisas de deus pra mim eles sao o proprio satanas por jesus nunca espusou deminio com gritos nem nada disso que eles fazem mais sim atraves da fe cre que o senhor e nosso jesus salvado e tudo estara feito

  13. Não sei qual é a relação dos exorcistas com a Renovação Carismática, mas, pelo menos, o Pe. Rufus é carismático.

    O Pe. Gabriele Amorth, não sei se é carismático, mas, pelo menos, é simpatizante da RCC.

    Provavelmente os carismáticos são mais abertos a certas verdades da fé, como a existência de espirítos malignos e sua influência na vida das pessoas.

    Também é uma verdade de fé que existem os ANJOS e que eles combatem conosco as forças do mal.

  14. No primeiro vídeo a moça mal consegue conter o riso, mas faz um esforço pra não perder a boquinha. Nem vou perder meu tempo assistindo os outros. Para rir prefiro assistir o pastor Goku! (http://www.youtube.com/watch?v=-ynKpacCWMI), para sentir nojo, não vale a pena.

    Alex, não conheço o Pe. Rufus, então não posso emitir qualquer juízo. Mas compartilho de sua opinião de que apesar de inúmeros problemas a CN tem em si algo de bom. Tem muita gente por aí que não é capaz de ver nada além do capeta nela. Até quando surge alguém mais sensato lá dentro, acusam de herege, covarde, que deveria estar na “verdadeira Igreja”. E por aí vai, deves conhecer bem pessoas assim.

  15. Prezado Rafael, acredito que a intenção da Igreja ou dos Papas ao acolher a Renovação Carismática e a Cançao Nova seja a de dar uma alma católica a esse movimento e a essa associação, bem como de purificá-los de erros como a sua inclinação ao protestantismo ou ao pentencostalismo, purificá-los dos abusos litúrgicos,como missas protestantizadas ou como se fossem cultos protestantes.

    Mas, saindo um pouco do plano geral, e, passando para o plano pessoal, eu não sinto afinidades com a RCC. Sobretudo sinto aversão ao sentimentalismo de suas músicas e à sua liturgia protestantizada.

    De qualquer forma, espero que eles se purifiquem de seus “vícios” (quero dizer, as manias ou cacoetes protestentes ou pentecostais).

    P.S.: A Igreja no Brasil carece imensamente de sacerdotes exorcistas. Que Nossa Senhora rogue por essa necessidade! E todos os santos e anjos!

  16. Ainda sobre o vídeo do padre rezando um exorcismo em frente a uma clínica de aborto, ele não tem nada de assustador! Mas é muito interessante porque testemunha a fé de um sacerdote e mais do que isso: testemunha a fé da Igreja que nos ensina que existem realidades espirituais. A existêcia de Deus, dos anjos decaídos, de Satanás, da vitória de Cristo sobre o Mal e a morte, etc.

  17. Rafael, também não conheço bem o Pe. Rufus. Já assisti pela televisão as suas pregações e orações de cura. Ele é muito carismático (ligado a RCC). Não coheço nenhum livro seu em português. Já o Pe. Gabriele Amorth tem vários livros em português e inúmeros artigos seus na internet. Já o Pe. Rufus, ao que parece, está muito “limitado” pelos ambientes carismáticos.

Os comentários estão fechados.