Falecimento de Orlando Fedeli

Acabo de chegar em casa, e recebo um email comunicando o falecimento do prof. Orlando Fedeli. Abro o site da Montfort, e encontro lá a confirmação da funesta notícia, em grandes letras, na página de abertura do site:

A Associação Cultural Montfort comunica o falecimento de seu presidente e fundador Orlando Fedeli

E pede a seus alunos e a todos os que o conheceram orações por sua alma.

Montfort
São Paulo, 09.06.2010

Recebo a notícia com pesar. Conheci o prof. Orlando pessoalmente, em mais de uma visita que ele fez a Recife. A leitura da Montfort foi-me de extrema importância, quando – há alguns anos – redescobria a Fé Católica na qual fora batizado e da qual me afastara na adolescência. Tive cartas publicadas e respondidas na Montfort. Troquei emails pessoais com o Fedeli. Discuti abertamente com ele, deixando bem clara a minha posição irredutível de não investir jamais contra a Suprema Autoridade da Igreja, nas polêmicas sobre o Vaticano II e/ou o Novus Ordo Missae – após o que ele passou a considerar-me seu inimigo.

Sempre aceitei o apodo. Não é segredo para ninguém as profundas divergências existentes entre o apostolado exercido por mim e o levado a cabo pelo recém-falecido presidente da Associação Cultural Montfort. Estou moralmente convencido de que ambos aspirávamos sem dúvidas ao mesmo fim – à exaltação da Santa Madre Igreja -, mas por meios muito divergentes entre si. Um sempre censurou os meios escolhidos pelo outro. As escolhas feitas ao longo do tempo pela Montfort e pelo Deus lo Vult! não raro foram muito diferentes; das vezes que escrevi aqui no blog sobre ela, nem todas foram para fazer coro ao que pregava o professor Fedeli. E nada disso mudou.

Sempre aceitei ser considerado inimigo do Orlando Fedeli pelo próprio, mas é no entanto nesta condição que aqui escrevo – para prestar a minha homenagem ao velho professor e fazer coro aos pedidos de orações. Desejo ardentemente – e rezo por isso – que o professor tenha partido devidamente preparado para o encontro com o Juiz da História. Aos que por aqui passarem, peço que rezem ao menos uma ave-maria pela alma do professor Fedeli. E que o Senhor possa dar-lhe descanso eterno.

Requiem aeternam dona ei, Domine,
et lux perpetua luceat ei.

Requiescat in Pace,
Amen.

P.S.: O Fratres in Unum também noticiou.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

62 comentários em “Falecimento de Orlando Fedeli”

  1. “Mas a alegria deles não durará muito tempo. Não tenho dúvidas de que toda uma geração herdeira do professor estará aí não tarda para dar continuidade ao seu belíssimo trabalho, com ou sem polémica, mas isso não importa neste momento…”

    Firehead, Salve Maria.
    Disse bem.

    Enquanto existirem Jorge, Ana Maria Nunes, Danilo, Wagner Moura, Teresa da Tradição (Portugal), Sara Rozante, Lázaro, Evandro, Fabio Graa e tantos outros, a verdade será propagada.

    Enquanto houver, um violão no lugar da Cruz, uma padre herege nessa terra, um caluniador de Nossa Senhora, essa luta ( minha, sua e de todos ) não há de cessar.

    In Corde Iesu et Mariae,

    Olegário.

  2. Hoje a tarde irei a missa de corpo presente.

    E como não ir? Ele que sempre estava pronto a nos atender, até mesmo em sua casa.

    Ao querido professor, a minha eterna gratidão.

  3. O insigne Professor Orlando Fedeli, sempre lutou pela verdade!
    Ele não buscou por algo que acreditasse ser a verdade!
    Ele encontrou a VERDADE e procurou apresentá-la aos demais Católicos, basta comparar seu pensamento, opiniões, sua ortodoxia com a dos Santos Doutores da Igreja, com os infalíveis Concílios de Trento e Vaticano I.
    A morte do Professor Orlando Fedeli não foi uma perda para a Igreja Católica, porque a semente tem que morrer para se tornar árvore e produzir muitos frutos!
    Os modernistas e hereges de plantão devem estar dando “vivas”, como as hordas do inferno fizeram durante o calvário de Jesus Cristo!
    Mas a Montfort não vai acabar com sua morte, ao contrário, suas cinzas vão adubar esta grande e esplêndida árvore.
    O que foi dito pelo Apóstolo dos Gentios também se aplica ao Professor Orlando, baluarte da ortodoxia Católica, com quem tive a honra de trocar muitos e-mails: “Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos aqueles que aguardam com amor a sua aparição”. (2Tm 4,7-8)
    In Corde Jesu, semper, Hélio de Souza

  4. Obrigada Prof° Orlando….
    por me despertar para a VERDADE de CRISTO e SUA SANTA IGREJA.

    Deus Observa quantas almas este homem foi pastor……
    sempre nos guiando para a santidade.

    Apesar de ser um simples Leigo, Com a Coragem era mais que muitos sacerdotes.

    Senhor Deus Fazei com que ele seja Digno dos Reino do Céu

  5. Devo minha conversão, sou mais católico hoje graças a a os essinamentos deste grande homem.

    Que Deus o tenha!

  6. Que dizer deste homem? A semente que ele plantou me trouxe de volta à Igreja… Tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente nas oportunidades em que veio Salvador e, embora discordasse sobre um ponto ou outro, no geral, sua opinião refletia a busca da VERDADE, verdade que ilumina os corações e nos lança para DEUS…

    Espero que sua obra tenha a devida e merecida continuidade, pois precisamos combater os inimigos da Cruz de Cristo e da Igreja… Que ele, purificado de seus pecados, seja julgado por Cristo mais pelas almas que ganhou para o Céu que pelos defeitos! Que Nossa Senhora o acolha em seu Reino e que ele possa ter a visão plena de Deus, a quem ele tanto ansiava…

    PAX!

  7. Descanse em paz, Prof. Fedeli.

    Como o senhor dizia:

    In Corde Iesu et Mariae

  8. Se você Jorge, se considerava realmente um “inimigo” do Professore Fedeli, com toda a força que essa palavra traz, mostrou neste texto toda a sua hombridade.

    O cruzado é o único soldado que, seguindo o conselho de Jesus, ama seus inimigos e ora por suas almas….

    Que Deus guarde a alma do Professor Fedeli no lugar de seu repouso, e o recompense pelo combate travado!

  9. Sávio,
    Faço minhas as suas palavras.
    Parabenizo o Jorge pela honestidade com que se expressou.
    Como amigo pessoal do professor Orlando, que ministrou aulas em minha casa, conforta-me saber que meu amigo recebe o devido respeito até de seus inimigos.
    Salve Maria.

  10. Tristesa pela partida de um grande defensor da Santa Igreja e felicidade em saber que o seu legado fica para aqueles que como eu conseguiram compreender o valor que o catecismo tem no intendimento da verdade e da fé Católica. Certamente muitos não o conheceram pessoalmente, mas o tinham como um amigo e defensor dos valores da Igreja.
    Descanse em paz e na graça de Deus, querido professor.
    Salve Maria.

  11. Prof Fedeli, amigo e conselheiro que nunca conheci ao vivo. Mas sempre nos respondeu no site Montfort e até mesmo disponibilizou enderço seu para que conversássemos. Pena que não houve esta oportunidade. Tinha planos de conversar com este homem ilustre no final deste mês. Mas seus conselhos me fizeram compreender a realidade doutrinária que a Igreja sempre ensinou, em oposição às mentiras protestantes nas quais nasci e cresci. Com a Graça Divina, através do mensageiro Prof Orlando, não morrerei nelas. Deus recompense esse bondoso Servo nas Manções Celestiais.

    “Se algum de nós partir primeiro deste mundo, não cesse as nossas orações pelos irmãos” (São Cipriano de Cartago).

  12. Irmãos, eu confesso que não gostava dele por questões filosóficas, mas devo reconhecer que Deus lhe deu uma luz sem igual, que ele prodigalizava gratuitamente, e que vai permanecer iluminando muitos por muito tempo.
    Que Deus o tenha em bom lugar…

  13. Olá Amigos

    Um pouco atrasado, mas eu não poderia me omitir e juntar-me aos amigos para prestar as devidas condolências pelo Falecimento do Professor Orlando Fedeli.

    Usando as palavras de São Paulo:

    (II Timóteo 4,7)

    “Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé.”
    http://www.bibliacatolica.com.br/busca/01/1/guardei+a+f%E9

    Ainda não é o fim de nossa batalha aqui na terra, mas certamente é uma meta alcançada, sendo que para o Professor Orlando Fedeli é chegada a hora de colher os frutos de todo o seu ministério em defesa da Fé Católica, esperamos que suas palavras continuem ecoando e produzindo muitos frutos de Amor à Igreja Católica Apostólica Romana.

    Neste momento de dor, que possamos vislumbrar as promessas de nosso Deus e Pai para todos aqueles que o amam, somente assim poderemos renovar nossas forças e continuar a nossa batalha com a certeza de que contra esta Igreja de Cristo, nem mesmo as portas do inferno prevalecerão.

    É com a certeza de que sempre fizemos a vontade de nosso Pai celeste é que podemos nos alegrar agora com a certeza de que estaremos adentrando para o início de uma vida eterna com o Pai no Reino que Ele preparou para nós.

    Sendo assim, este não é um momento de dor, mas sim de muita alegria, porque enfim conheceremos aquele que nos amou e se entregou por nós na Cruz, conheceremos a sua verdade plena e o conheceremos assim como Ele sempre nos conheceu (I Cor. 13,12).

    Estaremos unidos em orações, para que Fedeli seja acolhido em plena graça no seio do Pai e para que todos seus familiares, parentes, amigos e alunos recebam a Paz e a consolação do Amor de Deus em seus corações.

    Graça e Paz para todos.

    Sizenando / Presentepravocê

  14. Conheci a Associação Montfort e ela me fez despertar do sono que eu dormia no leito de Concílio Vaticano II e da Missa Nova. Foi um despertar, não para um dia lindo de sol, praia, sombra e água fresca, nada disso. O meu despertar foi para a guerra em defesa da Igreja Católica Apostólica Romana, fora da qual não há salvação. Esse despertar deu-se graças ao conteúdo inquestionável e irrefutável dos documentos que a Montfort me fez acessíveis, através do Prof. Orlando Fedeli e de seu gênio ímpar, aguerrido, duro e afável, o qual me dava mais vontade de ler e confirmar que SOMENTE a Igreja Católica é guardiã da REVELAÇÃO DIVINA.
    Estou profundamente enlutado, porém, mais ainda, grato ao Prof. Orlando Fedeli e seus colaboradores da Montfort.
    Tenham mais força ainda.
    Que a paz de Deus estaja com todos da Montfort.

  15. Verdadeiro mestre da apologética.

    Seu método, de expor os erros pestilentos dos hereges, revidando seus ataques a Santa Religião de Deus com a mesma medida, foi-lhe certamente muito frutuoso.

    Da minha parte – e talvez da de muitos – sua alma merece mais que Ave-Marias.

    Merece iindulgências plenárias, que podemos lucrar e aplicar a ele.

    In Cor Jesu.

  16. Graças a Deus nunca precisei voltar à Igreja pois dela nunca saí! Mas todos que voltaram assim o fizeram, de certa forma, graças ao site do professor Orlando!

    Graças a Deus também minha boca nunca proferiu uma ofensa contra este valente soldado de Cristo!

    A sua alma hoje descansa em paz e eu durmo traquilo!

  17. QUE MARAVILHA ! ESTA É A NOSSA IGREJA, SANTA E PECADORA.
    EU PREFIRO A “SANTA”.

  18. Gostaria de manifestar a minha homenagem ao querido professor e humilde trabalhador do Senhor, Orlando Fedeli, quando entrei pela primeira vez no site da Montfort, quase estribuchei de raiva, a forma como falava da RC”C” me magoava, e eu não entendia se ele era católico ou não, mas com o passar do tempo, Deus me deu a oportunidade de muitos dias estudando o site Montfort, até que ouvi a uma entrevista do Prof. Orlando na radio Italiana, e pude ouvir a voz da verdade, sem medo, nem receios, mas cheio de coragem proclamou aos meus ouviods a verdade.

    Obrigado Senhor pela vida desse cruzado, obrigado Senhor por me deixar conhecer o velho professor.

  19. o inferno esta em festa…o demonio ama os que julga,e causao divisao….

  20. Por que será que a mídia não falou nada sobre o falecimento de Orlando Fideli, hein?

    Quando Madre Teresa faleceu o mundo parou, quando Irmã Dulce faleceu o Brasil todo comentou. Quando Zilda Arns faleceu comoveu até ONU. Quando Gandhi morreu bilhoes souberam e o homenageou. Quando Chico Xavier desencarnou o Brasil inteiro se comoveu por dias e até filme de maior sucesso de todos os tempos no cinema brasileiro foi feito…

    O que todos esses tinham em comum que comoveram tantos?

    Respondo: TINHAM AMOR INCONDICIONAL COM TUDO E COM TODOS. E isso nao depende do rótulo da religião.

    Amor e respeito, heis a grande diferença dos grande vultos da caridade e auxilio ao próximo. Só as obras tornam tornam coerente o que um pensador do bem de fato prega.

  21. Senhor Antônio Sérgio,
    Sua mensagem é muito injusta com o Prof. Orlando Fedeli.
    Para denegri-lo e minimizar sua importância, você pergunta por que razão a mídia não falou nada sobre o seu falecimento.
    Ora, essa mídia é a mesma que defende, apóia e promove o gayzismo, o abortismo, a pornografia, a desagregação da família e tudo o que não presta. Tenho certeza que ser ignorado ou boicotado por essa mídia podre e anticristã é mais um motivo de honra para o grande professor.
    As pessoas com as quais você comparou a repercussão quando morreram (Madre Teresa, Irmã Dulce, Zilda Arns e Chico Xavier) já eram mundialmente conhecidas e sempre “bombaram” na mídia. O Professor só ficou mais conhecido depois da Internet, e mesmo assim só por uma minoria que se interessa pelos problemas profundos da Igreja e do mundo – e que ele conhecia como poucos.
    O professor era capaz de viajar milhares de quilômetros para dar aula para uma ou duas pessoas – e sem jamais cobrar um centavo.
    Eu tive a honra de ser uma dessas pessoas. E essas aulas me fizeram um bem enorme, pois ainda que continue um miserável pecador, aprendi a importância de se praticar seriamente a religião, de estudar, de rezar muito e de defender a Igreja e aqueles que a amam de verdade e que se sacrificam por ela, até o fim, como foi o inesquecível Professor.
    É por isso, por dever de gratidão, que defendo a honra do Professor Orlando Fedeli contra a sua opinião injusta e contra a sua comparação descabida.
    In corde Iesu, semper.
    Carlos.

  22. Caro, Carlos, não queria desrespeitar a memoria de ninguém, muito menos de quem não esta ai pra se defender. Desculpe.

    Muito embora Orlando Fedeli nao mereça qualquer cuidado no trato com suas idéias ou memória, ja que ele de forma puramente MALDOASA e PERVERSA vivia a bradar pelos quantro cantos ofensas grotescas a tudo e a todos que nao acatasse sua doutrina. Veja, por exemplo, seus textos sobre o Espiritismo, sobre a memória do grande exemplo de amor e caridade da humanidade Chico Xavier assim como a memória do nobrelíssimo educador Alan Kardec

    Seus textos e aulas denotando uma falta de caridade gigantesca e ódio a qualquer pensador que nao fosse do seu circulo, são realmente memoráveis, inclusive contra a própria Ingreja Católica

    É por essas e outras que é preciso agora culpar a mídia, por ele nao ter sido mencionado nos meios de comunicação, neh? A verdade é ainda mais dura, faltou a seu Orlando Fedeli amor, carinho para com TODOS. Faltou dizer a Orlando Fedeli que somos sem distinção irmãos, portanto filhos do mesmo Deus do Catolicismo, Protestantismo, Islanmismo, Judaismo, Budismo, Espiritismo e outras tantas religiôes.

    Um abraço carinhoso e você e a todos os outros irmãos que me leem. Fiquem com Deus.

  23. Carlos,

    Obrigada pelo seu precioso comentário em defesa do saudoso e ilustre professor que graças a Deus não foi reconhecido por essa midia podre e parcial.

    Graças a Deus! Agradeço ao Senhor todos os dias por tê-lo conhecido mesmo que apenas virtualmente.

    Sr. ANTONIO SÉRGIO,

    Seu comentário foi infeliz, inoportuno e eu diria até que foi ridículo.
    Mas também esperar o que de alguém que considera embusteiros que foram Chico xavier e Alan Kardec nobilíssimos?!

    Em Cristo por Maria,

  24. Certas vez Madre Tereza passando por um lixão dos muitos que infelizmente tem na na India a céu aberto, ouviu gemidos, parecia de uma pessoa. Ela vasculhou aquele lixo e com supresa encontrou um homem muito doente e ferido.

    Ela de imediato retirou toda aquela sujeira de cima dele, deu a agua que carregava, abraçou-o e distribuiu cuidados necessários rapidamente e mais tarde o levou pro seu hospital.

    Aquele hindu em estado de saúde deprimente com muita dificuldade sussurrou questionando sobre qual religião madre Tereza pertencia, provavelmente percebendo sua vestimenta. Ao que ela responde carinhosamente como as apenas as pessoas que amam sabem fazer:

    “Sou da religião do AMOR, apenas isso, meu filho.”

    Que tal sermos todos dessa religião amor ensinado pelo grandes professores práticos do mundo que passam lições com exemplos de tolerancia, hein? O exemplo que de fato ensina, o resto fica apenas no campo da teoria.

    Que tal ao invés de nos escondermos atrás de nomes pomposos e um monte de rótulos inócuos da religião, termos os nosso atos pautados nos mais puro e sincero amor ao próximo?

    Amor as criaturas, amor a ideologia alheia, amor aos filhos de Deus apesar das diferenças. Amor ao falarmos, amor ao nos referirmos aos companheiros de caminhada terrena nas suas mais diversas roupagens. È isso que Jesus ensinou, é isso que Ele quer que façamos.

  25. Cara Ângela,
    Salve Maria!
    Você não tem que me agradecer pela defesa que fiz de nosso querido e saudoso Professor (que Deus o tenha). Defendê-lo é obrigação de todos a quem ele ajudou tanto. Em todo caso, obrigado por sua mensagem e por seu apoio.

    Caro Antônio Sérgio,
    Acho que não adianta prosseguir nessa discussão, uma vez que você parece ser espírita e, portanto, tem uma noção bastante equivocada do que seja a caridade.
    A caridade não é distribuir roupas e alimentos para os pobres nem bajular e mimar todo mundo – incluindo os hereges e inimigos de Deus.
    Pelo contrário, estes devem ser desmascarados para que não enganem mais ninguém.
    Caridade é amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo, POR CAUSA DE DEUS, isto é, tendo em vista o nosso fim último, que é obter a posse plena de Deus no Céu.
    Assim, corrigir os que erram e ensinar os ignorantes também é praticar a caridade.
    Você não concorda que viajar centenas ou milhares de quilômetros para ensinar os ignorantes e convertê-los, sem cobrar nada, é praticar caridade?
    Calar os mentirosos e hereges faz com que menos pessoas os escutem e sejam enganadas, facilitando o caminho delas para alcançarem o seu fim último, que é Deus, e não uma sucessão infinita de reencarnações melhores.
    Quanto à sua afimação de que o professor agia de forma MALDOSA e PERVERSA, bradando ofensas grotescas a tudo e a todos que não concordassem com sua doutrina (com a doutrina da Igreja, seria melhor você dizer), é só uma opinião sua. Como você não conhece o interior das pessoas – pois só Deus o conhece – Deus é que saberá se ele agia de forma maldosa, isto é, de má fé, ou se, pelo contrário, visava o bem e a salvação dos amigos e inimigos.
    Mas isso também é falso, pois o professor tratava bem e educadamente a todos, mesmo a quem não concordava com ele, desde que essa pessoa também fosse educada e respeitosa. É só ler as correspondências do site que se percebe que só levava pancada quem já chegava agredindo.
    Rezo pela sua conversão, Antônio Sérgio.
    Que Nossa Senhora o ilumine e o tire das trevas do espiritismo enganador.
    Carlos.

  26. Disse o Sr Jesus não julgue para não ser julgado.
    Quem sempre julga cava seu próprio julgamento
    De que adianta, pois não somos o corpo e ainda assim achamos que somos. No evangélico de São Lucas capitulo 12 e bom ler o capitulo todo e vera que o Senhor Jesus mostra claramente que não somos somente o corpo e não devemos julgar e vivendo a vida julgando e esquecendo-se de praticar as virtudes temporais e espirituais que é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo não adianta lutar em vão, pois o reino de Deus é a nossa atitude.
    Tudo neste mundo é ilusão, pois a morte mostra bem isso e nos torna iguais e agora e seu juízo particular não adianta não fazer caridade e atirar pedras nos outros, o que nos leva para Deus é um coração puro sincero uma vida de amor a Deus e ao próximo sem ódio sem rancor, pois sem amor nada somos.

    Paulo Tinoco

  27. Concordo plenamento com o amigo Antonio Sérgio !!!
    E que o digníssimo Sr. Orlando Fedeli possa, onde quer que esteja, refletir acerca do verdadeiro amor fraternal que deixou de vivenciar na Terra. Que ele possa ter o verdadeiro entendimento da parábola do Bom Samaritano.
    Que ele possa conquistar pelo menos um pouco de elevação espiritual, o suficiente para frear seu ímpeto de atacar outras correntes religiosas, tão respeitáveis quanto a que professava. Que ele possa alcançar a Luz !!!

  28. Os embustes existem por toda parte, isto é, em toda e qualquer religião ou filosofia. Não é prudente, contudo, afirmar que Chico Xavier planejava enganar pessoas em atitudes deliberadas afim de conquistar a mídia. Creio, que, muitos irmãos nossos que não professam a Fé Católica, ou seja, a ortodoxia, sejam todos enganadores. Por que digo isto? Porque estes, em grande parte acreditam piamente que suas doutrinas são ortodoxas. Andam no erro, mas, acreditam naquilo que professam e procuram de modo palmar ensinar aquilo que aprenderam. Certamente, os espíritas (ao menos aqueles que possuem caráter ilibado) não procedem de modo malicioso, contudo, vivem de acordo com suas convicções religiosas ou filosóficas. Nós sabemos que a doutrina espírita vai contra tudo que diz respeito à Sã doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo. Há uma distorção do Evangelho por parte deles, tanto que a cartilha que possuem como galardão é senão o “evangelho segundo o espiritismo”. Possivelmente Kardec ao compilar o livro dos espíritos, baseou-se em experiências equivocadas, iamginação fértil e quem sabe devaneios da mente, já que se comunicava com mortos. Para nós Cristãos, a morte já é cativa, pela Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Logo, não há necessidade nem utilidade em consultar mortos para compreender o mistério divino. Haja vista as experiências desatrosas dos médiuns que sem base teológica buscam resposta para os fenômenos que de fato são sinais de Deus na vida dos santos católicos. A eficácia da espiritualidade da Igreja Romana está centrada na Palavra de Deus, jamais truncada ou distorcida, à luz do Magistério. Apesar das crises, a Igreja mantém-se pelas promessas de Nosso Senhor. De contrapartida, as religiões ou seitas humanistas não possuem o depósito da Fé. Mas, ainda assim, é necessário respeitar o direito dos espíritas, dos protestantes, ainda que professem heresias. Eles, em grande parte acreditam nelas. Lutero, por exemplo, agiu de má fé, arrastando como um torvelinho maldito, muitas almas. Isto, não quer dizer que “todos” seus sucessores (que, logicamente, não são apostólicos) agem de má fé, porque crêem naquilo que pregam. Isto fica bem claro, quando nos deparamos por inúmeros fanáticos que andam pelo mundo como “cadáveres ambulantes”, segundo expressão de Pio XII. Temos também que compreender que os espíritas praticam obras de misericórdia corporais, que não chega ao pináculo da caridade, porque, somente há Caridade, virtude Teologal, quando a Doutrina é ortodoxa. Isto, só veremos na Igreja Católica Apostólica Romana. Porque Nela está Deus. Porque Ela foi fundada por Nosso Senhor. Lutero, Kardec, etc, fundaram seitas. Mas, tudo isto é obra humana, ainda que hajam boas intenções. Mas não há Caridade, naturalmente. Pode haver sentimentos, obras pias, sentimentalismo, etc. Mas, isto não é suficiente, aliás, não é eficaz. A eficácia da Igreja está nso Sacramentos instituídos por Nosso Senhor. Em relação ao senhor Orlando Fedeli, a Plínio Corrêa de Oliveira, Lefebvre, Monsenhor Antônio de Castro Mayer, Monsenhor Licínio, dentre outros, encontramos uma enorme vontade de acertar. Mas, a vaidade, o orgulho e a arrogância por vezes fiseram sucumbir. Mas, estes, professaram uma única Fé. Disto não podemos ter menor dúvida.

Os comentários estão fechados.