Padre Joãozinho mexendo em vespeiro…

Fico pensando em qual é a do pe. Joãozinho. Quando do falecimento do professor Orlando Fedeli, na semana passada, ele publicou (como virtualmente a totalidade da internet católica, graças a Deus) uma nota no seu blog, pedindo orações pelo fundador da Associação Cultural Montfort.

Eu ainda não tinha lido os comentários. Hoje, estão em número de 112, alguns dos quais – de ambos os lados – absurdamente desnecessários, até mesmo para os meus padrões.

E ainda, agora há pouco, foi publicada uma “carteirada”: a visão de um canonista sobre a Associação Cultural Montfort. Neste “comentário muito bem redigido”, após ser dito que “o sítio Montfort deveria ser tirado do ar”, é feita a seguinte interpelação aos membros da Montfort:

Admoesto os queridos internautas integrantes da Associação Montfort a retornarem ao grêmio da Igreja católica, submetendo-se totalmente a Bento XVI, que aceita e ajudou a forjar as linhas mestras do Concílio, e ao seu respectivo bispo diocesano.

Essa singela admoestação está em um texto que não possui quinze linhas. Alguém com um mínimo de senso de realidade acha que isso vai surtir algum efeito, que não seja provocar a ira dos “monfortianos” Brasil afora? E acaso o padre Joãozinho pretende levar a cabo a polêmica que porventura nasça desta sua provocação?

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

72 comentários em “Padre Joãozinho mexendo em vespeiro…”

  1. O orgulho é muito íntimo desses padres que fazem Missas Show…

    Eles são piores que as Xuxas, e outros da TV …

    Eles pelo menos não sao da Igreja.

  2. Caro Jorge, entendi o ponto da sua postagem; mas me fez cócegas atrás da orelha (seria uma pulga carismática?), a afirmação de alguns comentadores de que os alunos do prof. Orlando não estão em “plena comunhão” com a Igreja.

    Pensei com os meus botões: “Aí está! Encontrei quem possui a regra delimitadora de quem está dentro ou fora da ‘plena comunhão’!” E, com muita vontade de aprender, quis saber se o padre João(zinho) está em “plena comunhão” com a Igreja.

    Qual não foi a minha surpresa com a resposta do sr. Sérgio Luís! Resposta que nada responde. O Sérgio Luís, com os seus “parcos conhecimentos doutrinais, filosósficos e teológicos” (raios, eu me enganara!) disse que não se atreve a julgar a obra do padre João. Ora, para julgar os alunos do prof. Orlando, o Sérgio Luís é atrevido; com o pe. João, ele é prudente, e transfere a responsabilidade para o bispo!

    Sr. Sérgio Luís, por que, tendo “parcos conhecimentos doutrinais, filosóficos e teológicos”, o senhor segue pontificando que os alunos do prof. Orlando não estão em “plena comunhão” com a Igreja? Aponte-nos os seus critérios para essa afirmação. Quem sabe com eles não podemos deduzir algo sobre a situação do pe. João(zinho)? E a de muitos padres e fiéis carismáticos, e a de “canonistas” da TL, submetidos a seus respectivos bispos.

    Um abraço!

  3. Já está na wikipedia a polemica do Padre.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Carlos_Almeida

    Olhe só:

    Em Junho de 2010 envolveu-se em mais duas polêmicas: Quando da morte do referido professor Orlando, o Padre o atacou em seu blog pessoal, terminando com o chamado: Tempo de calar. Os comentários se multiplicam a cada hora, quase todos em defesa de Fedeli. Muitos relatam que se “converteram” ao catolicismo depois de lerem os textos do fundador da Montfort, Associação Cultural.
    A outra polêmica foi devido ao suposto apoio do padre à candidatura de Marina Silva. Os católicos se declaram escandalizados por verem o clero apoiando uma seguidora de Leonardo B. (excomungado pelo Papa) e suposta defensora do casamento gay, da invasão da propriedade alheia e do Aborto.
    Na grande polêmica se envolveram até mesmo duas participantes do pseudo movimento: Católicas pelo direito de Decidir, que apoiavam o padre.

  4. O pe Joãozinho deletou o texto, que beleza! Que honestidade da parte dele!

  5. “Os monfortianos – ainda que não tenham razão num ou noutro ponto – certamente vão estraçalhar o padre e sua trupe.”

    Certamente não os que estavam escrevendo comentários naquele post, que foi apagado. O nível estava baixíssimo, não faltando quem chamasse o Padre de ignorante, quando ele próprio não sabia escrever.

    O que me incomoda muito é que muitos desses montfortianos acham que por ouvir as definições dogmáticas, eles automaticamente as compreendem perfeitamente, inclusive nos detalhes em que mesmo os bons teólogos não são unânimes, só porque assim os entendia o Fedeli, e em detalhes que já foram devidamente esclarecidos pelo Magistério.

    Péssimo exemplo pra Igreja.

    []s

  6. Que péssima mania de dizer que todos são da Montfort.

    Gente, será que para defender o professor necessariamente tem que ser da montfort?

    Eu nunca fui nem serei, mas defendo por que ele fez muita coisa pela minha fé.

    Eu e muita gente defendeu por que acharam ridícula a atitude do padre fazer certos comentários.

    Um padre que acha que a Montfort deve acabar, mas que nada fala das Católicas pelo direito de matar…. Lamentável.

    Pensem bem…

  7. Para quem não sabe tinham “católicas” pelo direito de matar
    fazendo altos elogios ao padre e criticando até mesmo a hierarquia da Igreja.

    E o padre o que fez?

    Além de aceitar os comentários delas (ele nao aceitou alguns dos católicos comuns, mas os delas ele aceitou), nada falou para esclarecer.

    E agora apagou tudo.

    Beliscou e correu feito criança.

  8. Baixo nível, caro senhor Juliano, é um Padre que usa de um blog católico para tecer considerações sobre alguém que já morreu e com quem ele mesmo se recusou a falar em vida.

    O que acha? Deixou o professor falando sozinho só por que estava “perdendo” o debate. E agora que o homem morreu, ele começa tudo de novo….

    Ele deveria ter ficado calado. Se ele acha que o professor não agiu corretamente, rezasse por ele, afinal ele é Padre né?

    Era o mínimo que ele deveria fazer.

    Mas não… Isso mostrou o baixo nível deste Padre que até hoje não consegiu adimitir que um leigo com menos números de doutorados que ele conseguiu fazer melhores comentários.

    Att.

    Carlos

  9. – TL pode,
    Montfort não pode.

    – Leonardo Boff e Marina Silva pode,
    Orlando Fedeli não pode.

    – Missas – shows e Missas afro, pode
    Missa bem celebrada e Missa na forma extraordinária não pode.

    – Comentários das Católicas pelo direito de matar pode,
    Comentários de católicos tradicionais não pode. (não posta).

    É assim.

    Infelizmente.

  10. Caro Jorge,

    Eu estou aguardando um “carismático caridoso” que me corrija.

    Você não conhece nenhum que possa provar que estou errado em minhas considerações.

    PS: Pra mim criticar o tal padre joaozinho doutor 3 vezes em roma, é tão lícito como criticar o padre pinto da bahia. Onde estão o tal Pe. Dalciades e o tal Padre Silvio Andrei?

    Enfim Jorge, você não conhece nenhum que possa provar que estou errado em minhas considerações, para eu voltar a “plena comunhão” com Roma?

    Atenciosamente.

  11. Eu tenho a aba da postagem do Pe. Joãozinho, com um punhado de comentários!!
    Alguém sabe como eu faço para disponibilizá-la?

  12. Prezado Leonardo
    Salve Maria

    Para deixar disponível, (pelo menos) envie ao site Montfort. Eles têm direito de resposta.

    No blog do Legado Montfort, já anunciaram que vem coisa. Tem uma foto do querido professor sendo velado.

    Em Jesus e Maria

    Miguel Frasson.

  13. Caro Sérgio Luis,

    Que teimosia! O senhor insiste em pontificar, com segurança, que os alunos do prof. Orlando estão fora da “plena comunhão” com a Igreja, mas se esquiva de dizer se o padre João(zinho) está ou não em “plena comunhão”. Em vez disso, posta textos do então pe. Henrique, que já foram respondidos; mas, como o senhor não teve o mesmo zelo em indicá-las, aqui estão elas:

    http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cartas&subsecao=apologetica&artigo=20070422012307&lang=bra

    http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cartas&subsecao=polemicas&artigo=20070627085528&lang=bra

    Quanto à sua pergunta, “quem é o bispo deles?”, já foi respondida pelo prof. Orlando aqui (Cap. VIII, item 5):
    https://www.deuslovult.org//2010/06/14/padre-joaozinho-mexendo-em-vespeiro/#comments

    Caro Sérgio Luis, o senhor parece uma pessoa sincera, mas incorre num erro crasso, o de aplicar a torto e a direito uma expressão ambígua como esta de “plena comunhão” como argumento teológico e critério de debate. Desse modo, o senhor não contribui em nada para trazer de volta os alunos do prof. Orlando para o que você considera “plena comunhão com a Igreja”.

    Um abraço!

  14. Sr. Sérgio…

    Eu sou ignorante em muita coisa, então já que o senhor sabe quem está em comunhão e quem não está, por gentileza me responda uma única coisa:

    Um Bispo que promove, admira e celebra Missas Afros, e deixa os padres celebrarem a Missa atendendo telefones no meio da mesma…

    Este bispo está em comunhão?

    Muito obrigado.

  15. Com o link deixado pelo Sérgio Luis, pronto! vai ser um prato cheio para os inimigos da Montfort!

  16. Gostaria de saber por que não aceitam meu comentário. A pergunta incomoda tanto assim? Obrigado.

    Thiago Mathias says:
    June 16th, 2010 at 12:03 pm
    Sr. Sérgio…

    Eu sou ignorante em muita coisa, então já que o senhor sabe quem está em comunhão e quem não está, por gentileza me responda uma única coisa:

    Um Bispo que promove, admira e celebra Missas Afros, e deixa os padres celebrarem a Missa atendendo telefones no meio da mesma…

    Este bispo está em comunhão?

    Muito obrigado.

  17. Faço minhas as palavras do Renato Alves, e dedico ao Sérgio e a todos que acham que tudo é simples, basta perguntar ao bispo sobre a plena comunhão.

    Vai lá:

    – TL pode,
    Montfort não pode.

    – Leonardo Boff e Marina Silva pode,
    Orlando Fedeli não pode.

    – Missas–shows, Missas com repousos nos espíritos, Missas com pessoas vestidas de palhaço e Missas afro, pode,
    Missa bem celebrada e Missa na forma extraordinária não pode.

    – Comentários das Católicas pelo direito de matar pode,
    Comentários de católicos tradicionais não pode. (não posta).

    – Sala das Catolicas pelo direito de matar pode estar no mesmo prédio da CNBB;
    Montfort não pode.

    Revejam seus conceitos galerinha.

    É assim.

    Infelizmente.

  18. Sr. Thiago,

    Desculpe-me por não estar online o tempo todo para liberar os comentários em tempo real. O seu comment foi aceito e publicado agora que eu o vi.

    Abraços,
    Jorge

  19. Em complemento aos comentários de D. henrique, apresento comentários de religiosos tradicionalistas sobre a Associação Montfort, do Padre Laguérie, do IBP:

    http://fratresinunum.com/2008/09/08/abbe-laguerie-sobre-o-fechamento-da-casa-do-ibp-no-brasil/

    de D. Lourenço Fleichman:
    http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cartas&subsecao=quadro&artigo=20090205113431&lang=bra

    E do Pe. Joel Danjou, da SSPX:

    http://www.fsspx-brasil.com.br/page%2005-6ed-acautelai-vos-dos-homens_secao07.htm

  20. Vê-se, portanto, que mesmo os religiosos tradicionalistas tem uma visão bastante crítica em relação à associação Montfort.

  21. Sr. Pedro,

    Permita-me:

    Visão crítica sobre a Montfort muitos tem.
    Sobre o falecido Prof. Orlando, idem.
    A questão é: A Montfort praticava um bem à Igreja ou não.

    Forte abraço.

    Olegário.

  22. Bom, os Padres Laguérie, Fleichman e Danjou parecem achar que não.

  23. Olegario, meu velho, a montfort não praticava um bem à Igreja. Muito pelo contrário,cito um problema entre muitos: Saida do IBP do Brasil. Um deserviço a Santa Igreja. Espero que a montfort nesta nova fase sem seu fundador ( que Deus o tenha )combata cum Petro et sub Petro. Só o tempo irá dizer.

  24. Lucas, meu bom e nobre amigo,

    Discordo.

    Falo com conhecimento de causa no que tange ao IBP já que no auge da polêmica que envolveu o racha conversei com o Padre Renato Leite, que até então era o Diretor da referida instituição.
    O caso não foi tão simples e prático como você colocou…Acredite.
    Julgar que o envolvimento do OF na dissolução do IBP possa macular todo o trabalho da Montfort é temerário.

    ———————————————————–

    Sr. Pedro,

    Opiniões pessoais sobre algo representam apenas meras opiniões…
    Mesmo que sejam dadas com chancelas do alto clero.
    A Canção Nova possui autorização Pontificia para exercer atividades e isso não faz dela um exemplo de ortodoxia.
    Fica a pergunta: A Montfort faz ou não um bem para a Igreja?

    Abraços.

    Olegário.

  25. Pedro A, pelos seus comentários aqui no blog do Jorge, parece que você tem simpatia pelos moviemntos carismáticos. Então vem as minhas perguntas:

    Por que de repente um neo-conservador católico como o Pedro A. agora vai querer dar razão a sacerdotes tradicionais da FSSPX e IBP em relação ao Prof. Orlando Fedeli e Associação Montfort? Mesmo sabendo que são opiniões pessoais de um ou alguns pelados que lá estão!

    De repente para um neo-consevador católico como o Pedro A a FSSPX é uma fonte segura? Se é a mesma Fraternidade que os católicos moderninhos adortam atacar!

  26. Caro Olegario “Balboa”, :)

    A questão não é concordar ou discordar mas de fatos pois ,segundo as declarações do Pe Renato Leite(http://fratresinunum.com/tag/ibp/page/4/) o OF foi a causa da saída do IBP no Brasil. Pessoalmente, conheço o sr Fedeli de muita longa data…sei do que é capaz…Acredite. Porém, não desejo falar do falecido e nem causar polêmica sobre a pessoa dele. Como disse o Jorge, não é hora …

  27. Nobre Lucas “Skywalker”,

    Agora concordo, em termos…não se anime.
    A questão do IBP foi uma picuinha entre os protagonistas; O padre e o OF.
    Veja, tratou-se de uma questão pessoal entre eles, pois você mesmo escreveu: o “OF foi a causa da saída do IBP do Brasil”.
    O OF, não a Montfort.
    Portanto, ajuízo que a associação Montfort tem muito mais a servir a Igreja, repetindo tudo o que ela ( igreja) sempre ensinou, do que pontificar os pecados do saudoso falecido.
    Não trave comigo uma luta de sabres de luzes…
    Tenha uma boa lembrança do professor, reze por ele; e nunca se aproxime do lado negro da força.

    Deus te abençoe meu filho.

    Olegário.

  28. rsrsrs…tudo bem Olegario…rsrs
    Dissociar o falecido da montfort algo impossível é…
    Separar d Lefevbre da FSSPX difícil me parece…
    Como diz yoda…do lado negro da “força” não permaneça…
    :)
    abraço grande,

    lucas

Os comentários estão fechados.