Laranja madura na beira da estrada…

“Quais as cores da bandeira holandesa?” – perguntava eu antes do jogo começar. “Vermelho, azul e branco” – alguém me dizia. “E por que, então, o laranja?!” – perguntei, triunfante.

Nem misturando as cores dava o laranja! Mas alguém sabia a resposta. “Pelo mesmo motivo que a Itália, tendo a bandeira vermelha, branco e verde, é Azzurra” – disseram-me. E a resposta: “porque a cor da coroa holandesa era laranja, como a cor da coroa italiana era azul” [p.s.: ver a família de Orange, como bem lembrou aqui o João de Barros].

De todos os países que já tiveram algum dia uma monarquia, parece ser o Brasil o que menos se importa com as suas raízes históricas [p.s.: apesar de que – como lembrou o Glauco – o Brasil mantém o losango amarelo sobre o verde da Bandeira Imperial]. A Holanda mantém o laranja real. E os hereges protestantes (hoje quiçá o país onde o ateísmo lançou mais fortes raízes na Europa) eliminaram o maior país católico do mundo. Tristeza.

Fosse aqui, nos Guararapes, os hereges teriam sido mais uma vez expulsos, ad majorem Dei Gloriam. Mas o Brasil esqueceu-se de sua história, desgraçadamente. E não honrou a memória dos seus antepassados que deram o próprio sangue para que os holandeses voltassem para casa. Hoje, é a seleção brasileira que volta para casa. Sem ter chegado nem às Quatro maiores do mundo.

Brasil 1 x 2 Holanda. Não, não digo “valeu Brasil”, porque não seria sincero. Não valeu, Brasil. Lamentavelmente, não valeu.

Como (não) cantaria o sambista brasileiro: “laranja madura… na beira da estrada… não tá bichada, Zé, mas tem marimbondo no pé!” E os marimbondos – ou melhor, um só, que tem por nome Sneijder – acabaram com a festa brasileira. É triste. Mas é a vida.

Mas a vida continua. Avante! E, se o mundo não acabar antes, que venha 2014!

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

32 comentários em “Laranja madura na beira da estrada…”

  1. O Brasil chegou a final da Copa de 58 contra a anfitriã Suécia, que jogava com o uniforme amarelo, mesma cor da vestimenta da nossa seleção. Naquela época havia sorteio. O Brasil perdeu e foi obrigado a usar um uniforme de cor diferente. O problema é que só havia um tipo de uniforme. Então, a comissão técnica teve que providenciar a compra de última hora um monte de camisas azuis no comércio de Estocolmo, e bordar às pressas os números.
    Havia um clima de desconforto entre jogadores e comissão técnica por conta das cores, que jamais haviam sido usadas.
    O chefe da delegação, Cel. Paulo Machado de Carvalho, católico fervoroso eufórico bradou: “Jogar de azul, era tudo o que eu queria!!!”. Os jogadores e parte da comissão técnica não entenderam . Afinal, azul não era a cor oficial. Foi quando “Seu” Paulo lembrou aos presentes que azul é a cor do manto de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do nosso país.
    Opa-opa-opa… manto de Nossa Senhora? Aí a coisa muda de figura. “Nossa Senhora Aparecida está conosco!!!” completou Paulo, ainda mais eufórico. Os jogadores abraçaram a nova camisa que iria abençoar a equipe. E não é que deu certo? A Seleção deu show, goleou por 5 a 2 e conquistou o primeiro título mundial de sua história.

  2. Grande Ataulfo !!! Profeta…
    Com certeza não estava bichada …que ferroada ! ai,ai.

  3. Jorge,
    A tomar pelo encadeamento Monarquia -> Atual bandeira -> Cores da Camisa da Seleção, o Brasil deveria ser considerado o mais fiel à suas raízes, já que nossa bandeira conserva o campo verde e losango amarelo da bandeira imperial.
    Mas sobre a seleção… bem, não honraram a camisa que vestem.

  4. Me perdoe…

    Mas o Brasil, neste jogo, não mereceu.

    É preciso ser justo.

    Quanto eles serem hereges ou infiéis, o que isso tem haver com a copa do mundo?

    O brasil é o maior pais católico mas nao parece… Age como se nao fosse…

  5. Não consegui entender a correlação da Copa com religião…

    Respeito quem gosta da copa, mas pra mim é indiferente. O patriotismo independe dos esportes. Eu estava dormindo na hora, aproveitando a folga do meu estafante trabalho.

    Um vizinho meu jogou a bandeira do Brasil fora depois do Jogo….

    E a vizinha do outro lado, bom esta, graças ao bom Deus, irá parar com a vuvuzela…

  6. Que chute! Até tu Jorge!

    A cor da Holanda é laranja pois esse é o nome da funesta família real holandesa: Orange. Procurem pelo infame Guilherme de Orange na internet.

  7. Aos fanáticos que passam de carro com som alto, bandeiras, gritaria…

    Resta voltar ao mundo normal.

    Por que os muitos milhoes nossos jogadores já ganharam, mesmo tendo perdido.

    E a nós? O que resta? Correr atras é de trabalhar, estudar, enfim… Pessoas normais, que para ganhar um pouquinho no fim do mês ralam muito mais do que os jogadores que nem no Brasil residem.

    Abraço a todos.

  8. Uai, mas não foi isso que o Jorge disse? “A Holanda mantém o laranja real”…

  9. E o irreal também, o surreal… Eles hoje foram carrascos, como os Laranja Mecânica. Que surra!

  10. Copa do Mundo é uma tremenda perda de tempo!

    Concordo com os comentários da Carla e do Renato Santos. É imprecionante como no Brasil acreditaram mesmo nessa história de “patria de chuteiras”!

    Eu às vezes fico na dúvida se um dia esse País entrar em uma guera, esses mimados e paparicados jogadores irão querer pega em armas para defender o país.

    Será que os jogadores irão querer dá uma descula que estão contundidos e não poderão ir para a frente de batalha?

    Sem falar que Copa do Mundo é sempre a mesma coisa: A religião popular é enfiada goela abaixo da população por uma mídida cinica, a proveitando a falta de informação da população.

  11. Primeiro: Parabéns a Holanda !
    ( infelizmente para alguns , não foi a Holanda que ganhou,
    mas só o Brasil que perdeu).

    Segundo- em matéria de hereges, o time do Brasil está cheio.

    Terceiro e o mais importante :

    SALVE O CORINTHIANS !!!!

  12. obs.
    quando falo de alguns , não estou falando do Jorge ou outro
    comentário, mas de modo geral: do povo.

  13. Eu achei muito pertinente a correlação da copa com a religião.

  14. não é ruim torcer, mas as pessoas fazem muito ufanismo sobre a copa…. tá certo que o Brasil é favorito mas só um time poderá ganha-lá, perder é normal!

  15. Jorge,olha o que eu achei no Orkut.

    O abençoado Sneijder
    O carrasco do Brasil, Wesley Sneijder, jogador da Holanda, tem uma belíssima história de conversão e testemunho da fé. A sua noiva, Yolanthe Cabau van Kasbergen, uma bem sucedida modelo alemã, foi a responsável pela apresentação da Religião a ele. Depois de uma caminhada de busca e questionamentos Sneijder converte-seu; “Eu fui batizado recentemente na Itália.”

    Além da evangelização da noiva, a mudança para o Internazionale, vivendo em meio a uma cultura fundamentalmente católica, despertou no jogador algum interesse; “Eu sempre fui um crente, mas não católico. Falei com muitos jogadores sobre isso e com o sacerdote do clube e decidi tornar-me católico”

    A influência da noiva foi essencial, o que mostra a importância da evangelização do mundo de forma eficiente, eficaz e corpo-a-corpo; “Ela é totalmente católica, foi batizada, fez a comunhão e todas essas coisas. Eu decidi ler mais sobre e conversei muito sobre isso com ela.”
    “Nós queremos nos casar numa igreja na Itália, então você precisa ser católico e batizado. Nós visitamos a igreja todas as semanas, às vezes mais de uma vez… Eu amo aquelas Missas. Nós moramos a 100 metros do Domo de Milão e passo muito tempo lá.”
    “Yolanthe deu-me um rosário. Foi abençoado por um Padre na Itália. Nós o rezamos todas as manhãs. Hoje, estando aqui, nós rezamos por telefone.”
    “Eu rezo no meu quarto de hotel antes do jogo, faço uma pequena oração no vestiário, mas quando estou em campo eu não estou pensando sobre isso. Mas, estou bastante sério e comprometido sobre e tenho que dizer, a vida é muito mais fácil para mim agora … Para mim funciona … ”
    Um católico conseguiu acabar com a seleção de protestantes, rsrsrs.

    Fonte: http://acarajeconservador.blogspot.com/2010/07/o-abencoado-sneijder.html

  16. Não será porque a monarquia não era brasileira, mas sim portuguesa que o Brasil não mantém “as cores da monarquia”?
    Quanto ao jogo, simplesmente a crônica de um fiasco anunciado.

  17. Só curando a ignorância histórica do Pateta do profano: as cores da monarquia portuguesa eram o azul e o branco. O verde era a cor da Casa de Bragança, a que pertencia d. Pedro I, e o amarelo, da Casa de Habsburgo, a que pertencia sua mulher, a imperatriz Leopoldina. Por isso foram escolhidas para simbolizar a nova nacionalidade.

  18. Vale dizer que os Estados Unidos, ao ficarem independentes, trocaram de regime mas não as cores da bandeira: azul, branco e vermelho. Ao contrário do Brasil, que mudou as coires da bandeira, mas não o regime.

    Em Colômbia, Venezuela e Equador, Simão Bolívar apelou para solução diferente: manteve o vermelho e amarelo da Espanha, e acrescentou entre essas cores o azul do Oceano Atlântico, que separava os novos estados independentes da antiga metrópole.

  19. Mudando um pouco de assunto, a Argentina também foi eliminada da Copa.

    Vocês viram a reportagem do Fantástico sobre a promessa que a seleção argentina fez em 1986 à Nossa Senhora e não cumpriu a promessa.

    A reportagem mostrou que muitos argentinos acreditam que, enquanto a seleção argentina não cumprir a promessa, eles não voltarão a ganhar de novo uma Copa.

    Como diz o ditado, promessa é dívida.

    Devemos levar muito a sério as promessas que fazemos a Deus, à Nossa Senhora, aos santos.

    Vejam:

    http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1599782-15605,00.html

  20. Leonardo, cuidado quando com pessoas que se dizem católicas!

    Me mandaram por email essa foto da noiva do Wesley Sneijder

    [REMOVIDO]

    Não é brincareira!

    Como uma mulher que se diz católica, possa para fotos sexuais e ainda por cima com uma imagem cristã?

  21. Caros,

    O link acima foi removido pelo seguinte motivo:

    http://xxx pode causar uma falha na segurança do navegador.

    Por que você foi direcionado para essa página?

    Quando testamos http://xxx, ele tentou realizar alterações não autorizadas no computador de teste explorando uma vulnerabilidade de segurança do navegador. Essa é uma ameaça séria à segurança que pode infectar o seu computador.

    Foi o aviso do McAfee recebido quando cliquei no link.

    Abraços,
    Jorge

  22. Há paradoxos entre a copa do mundo e a religião que dá o que comentar, vejamos algumas delas, já sabia a história da cor azul da seleção brasileira de futebol, tal como o Marcos Moreira contou, porém, foi justamente com este uniforme azul que o Brasil perdeu para Holanda, e perdeu para um jogador que se declara católico, de um pais historicamente protestante, embora, a Holanda está se tornando a cada dia, um dos países mais laicista e ateu do mundo, haja vista que já se liberou tudo lá, desde o aborto, casamento gay, eutanásia, uso da maconha e parece, que se ainda não, mas em breve, até sexo ao ar livre, mas voltando ao assunto copa do mundo, o qual um jogador católico de um país historicamente protestante, derrotou uma seleção formada em grande maioria de jogadores protestantes de um pais historicamente católico, haja contradição nisto, e também está em andamento que o grande vitorioso será um pais historicamente protestante, pois nela surgiu o movimento protestante com Martinho Lutero, e o qual mais paradoxalmente ainda, dela venho nosso atual Papa, e o qual ainda seguindo a fileira dos paradoxos, também é um dos países o qual o laicismos e o ateísmo mais cresce no mundo, porém, saindo destes paradoxos todos, só sei de uma coisa, DEUS não usa calção e chuteiras para entrar em campo e jogar em favor de um dos times, então não adianta, jogadores ou técnicos (vide Maradona, que tem até uma tatuagem de Che Guevara, valha-nos DEUS) de fazerem sinal da cruz com o intuito de que DEUS dê a vitória a eles em detrimento de outro time, DEUS não fará isto, quem ganha é aquele que melhor jogará, então que ganhe o melhor, e agradeça a DEUS somente pela vida o qual nós deu, e pelas forças e inteligência o qual quem melhor usou, foi quem ganhou o jogo, agradeça a DEUS somente por isto, pois DEUS não fará que um time de futebol ganhe ou perca em detrimento de outro, repito, DEUS não entra em campo de calção e chuteiras para jogar a favor do time de ninguém.

  23. Caro Jorge:

    A questão do vírus eu entendi.

    Só não entendi o que o ursinho Pooh está fazendo na barra de ferramentas do seu browser.

    É efeito do vírus ou você configurou o seu browser com personagens infantis de sexualidade dúbia?

    :-)

  24. Caro João de Barros,

    Xiii… :-P

    Eu posso dar sumiço no teu comentário e no meu printscreen de ontem? Ou vocês já salvaram a prova do crime para me zoar pelo resto da vida?

    Deixem de suas teorias da conspiração de matiz freudiana! O pobre do Pooh Bear é um personagem infantil inocente. Deixem o pobre do urso em paz. :)

    Abraços,
    Jorge

  25. Acho que os Guararapes viraram Guarapan sabor uva…

    :)

Os comentários estão fechados.