“Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” – Dom Luiz Gonzaga Bergonzini

[Com um pouco de atraso, publico as palavras de S. E. R. Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, Bispo de Guarulhos. Os grifos e sublinhados estão no original. Graças a Deus, um pastor não se furtou ao seu grave dever de zelar pelo rebanho que tem sob seu cuidado. Parabéns a Sua Excelência! Que a Virgem Santíssima o possa continuar conservando na Fé sem a qual é impossível agradar a Deus. E que as palavras dele sejam amplamente divulgadas.

Fonte: Diocese de Guarulhos.]

Com esta frase Jesus definiu bem a autonomia e o respeito, que deve haver entre a política (César) e a religião (Deus). Por isto a Igreja não se posiciona nem faz campanha a favor de nenhum partido ou candidato, mas faz parte da sua missão zelar para que o que é de “Deus” não seja manipulado ou usurpado por “César” e vice-versa.

Quando acontece essa usurpação ou manipulação é dever da Igreja intervir convidando a não votar em partido ou candidato que torne perigosa a liberdade religiosa e de consciência ou desrespeito à vida humana e aos valores da família, pois tudo isso é de Deus e não de César. Vice-versa extrapola da missão da Igreja querer dominar ou substituir- se ao estado, pois neste caso ela estaria usurpando o que é de César e não de Deus.

Já na campanha eleitoral de 1996, denunciei um candidato que ofendeu pública e comprovadamente a Igreja, pois esta atitude foi uma usurpação por parte de César daquilo que é de Deus, ou seja o respeito à liberdade religiosa.

Na atual conjuntura política o Partido dos Trabalhadores (PT) através de seu IIIº e IVº Congressos Nacionais (2007 e 2010 respectivamente), ratificando o 3º Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH3) através da punição dos deputados Luiz Bassuma e Henrique Afonso, por serem defensores da vida, se posicionou pública e abertamente a favor da legalização do aborto, contra os valores da família e contra a liberdade de consciência.

Na condição de Bispo Diocesano, como responsável pela defesa da fé, da moral e dos princípios fundamentais da lei natural que – por serem naturais procedem do próprio Deus e por isso atingem a todos os homens -, denunciamos e condenamos como contrárias às leis de Deus todas as formas de atentado contra a vida, dom de Deus,como o suicídio, o homicídio assim como o aborto pelo qual, criminosa e covardemente, tira-se a vida de um ser humano, completamente incapaz de se defender. A liberação do aborto que vem sendo discutida e aprovada por alguns políticos não pode ser aceita por quem se diz cristão ou católico. Já afirmamos muitas vezes e agora repetimos: não temos partido político, mas não podemos deixar de condenar a legalização do aborto. (confira-se Ex. 20,13; MT 5,21).

Isto posto, recomendamos a todos verdadeiros cristãos e verdadeiros católicos a que não dêem seu voto à Senhora Dilma Rousseff e demais candidatos que aprovam tais “liberações”, independentemente do partido a que pertençam.

Evangelizar é nossa responsabilidade, o que implica anunciar a verdade e denunciar o erro, procurando, dentro desses princípios, o melhor para o Brasil e nossos irmãos brasileiros e não é contrariando o Evangelho que podemos contar com as bênçãos de Deus e proteção de nossa Mãe e Padroeira, a Imaculada Conceição.

D. Luiz Gonzaga Bergonzini
Bispo de Guarulhos

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

28 comentários em ““Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” – Dom Luiz Gonzaga Bergonzini”

  1. Jorge, assim como comentei no Fratres in Unum, que também repercutiu as palavras de Dom Luiz, manifesto mais uma vez minha alegria por ver divulgada esta orientação tão necessária ao povo católico de Guarulhos e de todo nosso país.
    Nosso bispo escreve no jornal Folha Diocesana, na coluna A Voz do Pastor, e como Pastor zeloso que é sempre nos dá importantes orientações, de acordo com os ensinamentos da santa Igreja.

  2. Louvado Seja Deus!
    Agora, “misteriosamente”, o artigo sumiu do site da CNBB. Ainda bem que o corajoso bispo manteve o artigo no site da diocese de Guarulhos.
    Em Cristo
    Emanuel

  3. Como católico me sinto envergonhado ler um texto onde um representante religioso (seja de qq religião) induz, coordena o voto de seus fiéis.

    Isso fere a democracia, pois usa a sua autoridade para influenciar nossos votos.

    Achei correto a CNBB retirar do ar, pois se mostrou zelosa à liberdade e à democracia.

    Somos católicos e respeitosos com a democracia… não podemos deixar que atitudes apaixonadas supere a razão, a fé e atropele o processo eleitoral democrático.

    abraços a todos

  4. Saulo, “como católico” tu achas que a “democracia” está acima dos princípios éticos inegociáveis? Tens certeza de que sabes o que é ser católico?

    Devias te sentir envergonhado é com o compromisso anti-católico expresso do governo do teu país.

    E com um site supostamente católico que censura um artigo de um bispo que faz, exatamente, aquilo que faz o que um bispo tem a obrigação de fazer.

    Abraços,
    Jorge

  5. O artigo não apresenta coordenação de voto, não diz em quem votar. O Reverendíssimo D. Luiz apenas aponta nos tempos atuais o que se refere ao que a Igreja sempre disse: não se deve votar em quem promove a morte. Não importa quem seja, nem de onde seja.
    Um católico não pode ser a favor de algo que seja contra o catolicismo, é questão de lógica.
    A partir desse princípio, o católico pode escolher quem quiser para votar livremente, sem ferir a democracia, sem ferir sua ligação com Deus.

  6. O “grito” dos tiranos não irá mais calar a “voz” do povo
    Pena que retiraram do site da CNBB este artigo que faz a diferença entre aqueles que ocupam todos os espaços para idolatrar quem não merece e o verdadeiro cristão, aquele que ouve a voz do povo clamando por “Verdade” e “Justiça”.
    Já li muito material da CNBB caluniando FHC, José Serra, Eduardo Jorge, que não cansam de perseguir, e todo esse material continua lá no site, sem constestação alguma.
    Por que querem censurar quem está fazendo justamente o que Cristo pediu, orientando os filhos de Deus para que não elejam candidatos que pecam contra os ensinamentos cristãos?

  7. VIDA LONGÉRRIMA A ESSE LÚCIDO HOMEM DE DEUS ,DOM LUIZ GONZAGA BERGONZINI, EXÍMIO PASTOR , ZELOSO PELO SEU REBANHO, CONFORME SE PRONUNCIA , SEM TEMER , EM SEU ARTIGO “DAI A CESAR O QUE É DE CESAR E A DEUS O QUE É DE DEUS.”
    COM SIMPLICIDADE, CLAREZA E CONCISÃO INDICA, MOSTRA , ORIENTA , APONTA O CAMINHO A SER TRILHADO PELO CATÓLICO AUTÊNTICO , AQUELE QUE OUVE E SEGUE A PALAVRA DE DEUS. COERÊNCIA , MINHA GENTE!

  8. MUITO ME ASSUSTA QUANDO O SR BISPO DE GUARULHOS DOM LUIZ GONZAGA UTILIZA MEIA VERDADE, QUANDO SE TRATA DE UM ASSUNTO TÃO DELICADO QUE É O ABORTO E O CASAMENTO GAY, ESTE NOBRE BISPO CITA APENAS A NOSSA MIN, DILMA E ESQUECE QUE O CANDIDATO DO PSDB E DO DEM (DEMÔNIOS) TAMBEM DECLAROU QUE É FAVORAVEL AO CASAMENTO GAY E CUMPRIRAR ASSIM COMO A DILMA DO PT OS DITAMES DA LEI. O CANDIDATO DO PSDB SR SERRA É MIL VEZES PIOR QUE A MIN. DILMA, NÃO PODEMOS VOLTAR Á IDADE MÉDIA, ONDE A MULHER ERA EXCLUIDA DAS DECIÇÕES POLICAS E SOCIAIS, GRAÇAS A DEUS A MULHER ESTÁ CUMPRINDO SEU PAPEL HISTÓRICO, QUANDO O PROPRIO JESUS CONTRA A SOCIEDADE MACHISTA FORMA UM GRUPO DE MULHERES QUE O AJUDAVA EM SUA MISSÃO EVANGELIZADORA. NOSSO MESTRE E SENHOR FOI CRUZIFICADO PELOS PURITANOS DE SUA ÉPOCA POR TOMAR DECIÇÕES CONTRÁRIO AOS REACIONÁRIO QUE SE ACHAVAM DONOS DA VERDADE. POR ISTO PARABENIZO NOSSOS BISPOS E A CNBB POR IMPEDIR QUE UM DE SEUS MEMBRO FAÇA TERORRISMOS EM NOME DA SANTA E AMADA IGREJA. POR ISTO VIVA O BRASIL SEU EPISCOPADO E DILMA NELES. ADEMIR BERNARDO – PASTORAL FAMILIAR.

  9. O Ademir Bernardo, que se diz da Pastoral Familiar (deve ser da Família Adams), diz que o Serra é mil vezes pior que a Dilma. Olha, que o Serra é péssimo eu concordo. Mas pior que aquele monstrengo Dilma, acho difícil. No máximo estão no mesmo nível de ruindade. Quanto ao Ademir Bernardo, não passa de um petistinha hipócrita, dizendo-se da pastoral familiar e apoiando uma abortista e gayzista. Será que ele é da pastoral da família gay? Ou será que ele mesmo é… deixa pra lá. Enfim, esse fulano vale tanto quanto Serra e Dilma.

  10. Lamentavelmente, o referido artigo também foi retirado do site da Diocese de Guarulhos.

  11. Ponham uma coisa de vez em suas cabeças, político quer ganhar eleição, quer apoio de Deus e do diabo para vencer e haurir dos tesouros nacionais e privilégios mil. Ora, haverá sempre “gente non sancta” de todas as afim de apoiar de modo palmar mulheres como Dilma que deveriam usar retrancas e ferraduras ao invés de vestidos e sapatos Luis XV. “Suspicace” atitude é coroar esta representante sururina com a presidência da República Federativa do Brasil. Mefistofelicamente o socialismo ou o comunismo subversivo Marxista de cheiro nauseabundo não pode reger um país Cristão como o Brasil, Terra de Sancta Cruz. Ora, os prolegômenos da ciência política genuinamente explicitada de cunho parlamentarista ou monárquico são antídotos eficazes contras as mazelas ignominiosas dos partidos políticos putrefatos. É preciso sub-rogar. RETROGRADAR é um processo anacrônico e obsoleto. Que a Augustíssima Virgem Maria Santíssima e Nosso Senhor dos Passos nos protejam deste panorama político sucateiro, um pérfido covil de surucucutinga. Não podemos suxar, nem soçobrar. Stella Maris, Maria Rainha, favorecei-nos com um representante da ortodoxia!

  12. quarta linha, completa-se: de todas as vertentes…

  13. Sou contra o aborto. Sou católico. Acho a atitude do bispo estranha. Gostaria que ele apresentasse alguma prova cabal sobre o PT e Dilma serem a favor do aborto. No governo do PT Não Houve nenhuma tentativa de legalizar ou coisa assim o aborto, ao contrario do governo FHC. Acredito NÃO ser “o PT partido da morte”. Senão o que dizer da igreja católica com seus milhares de escândalos sexuais contra crianças e adolescente? Por ter padres pedófilos não acredito que a igreja católica seja a igreja da luxúria e da pedofilia. Então essa opinião do bispo é equivocada. Nenhum partido, igreja ou organização pode ser taxado disso ou daquilo porque assim como na igreja, os partidos ainda existe muita gente séria.
    Gostaria também que ele se pronunciasse a respeito da Sra. Serra que diz ser contra, mas já fez e que ele dissesse em quem votar, em branco, nulo, Dilma que diz ser conta a prisão das mulheres que fazem aborto, deixando o julgamento na mão de Deus ou Serra que já teve um filho abortado pela sua esposa e com certeza com o conhecimento dele? É bom agente arrumar a casa primeira pra não ficar tomando tapa na nossa outra face suja…

  14. Sr. Denisson,

    Qualquer pessoa com dois minutos encontra, na internet, vídeos da Dilma falando a favor do aborto, como p.ex. à IstoÉ:

    https://www.deuslovult.org//2010/09/18/questao-de-saude-publica/

    E à Folha:

    https://www.deuslovult.org//2010/10/02/hoje-no-brasil-e-um-absurdo-que-nao-haja-a-descriminalizacao-do-aborto-dilma-rousseff/

    E à Marie Claire:

    http://revistamarieclaire.globo.com/Revista/Common/0,,EMI175873-17735-2,00-A+MULHER+DO+PRESIDENTE+CONFIRA+A+ENTREVISTA+QUE+DILMA+ROUSSEFF+CONCEDEU+A+M.html

    Portanto, “provas” do abortismo petista há à exaustão, meu caro. No entanto, há também os que estão empenhados em negar as evidências. Contra esses, eu infelizmente não posso fazer nada – a não ser desmascará-los publicamente, coisa que tenho me empenhado em fazer.

    Sobre a comparação totalmente descabida entre a Igreja e o PT, a defesa da pedofilia não consta na Doutrina Moral da Igreja – ao contrário, os que cometem este terrível pecado estão agindo contra a Igreja. São traidores da Igreja. Já o PT, é um Partido institucionalmente abortista, que inclusive pune os seus membros que ousam militar contra o aborto – veja o caso do Bassuma e do Henrique Afonso.

    Abraços,
    Jorge

  15. Eta fanaticos religiosos!!! Por causa de tipos assim o comunismo aconteceu, quando um lado abusa o outro extremo vence, estes mentecaptos não sabem viver em democracia, que embora todas suas falhas é o melhor que temos até hoje, onde as pessoas tem liberdade de ser aquilo que desejam, embora repito nem sempre em sua totalidade mas sempre lutando para aperfeiçoala, agora estes senhores que não sei a que classe pertençam, que apregoam a prevalencia de um clero religioso sobre todos são da mesma estirpe de quem tenta impor uma ditadura de esquerda. por isto afirmo : fanatismo seja de que matiz for, ideológico ou religioso é este sim um perigo para o pais, é muito melhor uma péssima democracia do que uma boa ditadura. E para finalizar, pastores, papas, bispos padres e demais que dizem falar em nome de Deus, se atenham a seus seguidores e deixem o povo caminhar em paz, por que um dia o povo se cansa e manda voces todos para o inferno, se é que ele existe!!!

  16. O povo brasileiro, como qualquer povo de qualquer nação ou país, é um povo de cabeça dura, como diz a Bíblia; não obedeçe os Mandamentos de Deus, que são luz para os nossos passos e vida para quem os observa. O povo não serve como modelo a ser seguido.

  17. É verdade que existem fanáticos religiosos, mas este não é o caso.

    A questão é que os cristãos, especialmente os católicos, são perseguidos em nome de uma falsa razão, em nome de um racionalismo, de uma razão fanática fechada às verdades transcendente.

    Bem disse o Olavo de Carvalho (Falta de educação):

    Eles não odeiam todas as religiões por igual. Sua bête noire é o cristianismo, em especial o católico, no qual vêem, declaradamente, o maior dos inimigos da humanidade. Por motivos que já veremos, preferem no entanto tentar destruí-lo por meio de um ataque generalizado à “religião”, na esperança, bastante razoável, de que a supressão do gênero traga consigo a aniquilação da espécie.

    http://www.olavodecarvalho.org/semana/101224dc.html

  18. Engraçado! Religiões se dizendo perseguidas! Aonde pergunto eu? No brasil é que não,nunca tiveram tanta liberdade, são isentas de imposto e uma série de regalias, todas tem seus meios de comunicação (Redes de TV, jornais, revistas, radios etc…) livres e prosperos, inclusive para mentir e enganar os ingenuos e incautos, tenho analisado todos estes canais religiosos, e, o que mais se assiste são baboseiras que chega ofender pessoas inteligentes. Um exemplo é a rede Canção Nova onde numa celebração os fiéis falam uma lingua intelegivel que chega as raia do ridiculo, e no mais é dificel ligar na Canção Nova que não estejam pedindo dinheiro ou vendendo alguma coisa ligada a religião, álias é um direito deles, outra aberração é a tal Igreja Mundial da Graça ou do Poder de Deus, aquela dos milagres ao vivo, que aberração, tive uma visita de uma pessoa do Canadá, e por curiosidade lhe fiz assistir alguns programas destes dois canais, ele ficou estupefato com tanta besteira, e me argumentou que lá os meios de comunicação são livres mas respondem sobre suas condutas para um conselho de ética aonde suas programações são analisadas, e que baboseiras como se vê principalmente nestes canais o povo não aceita, mas lhe fiz ver que lá o povo é culturalmente muito mais evoluido culturalmente, e aqui a grande maioria ainda acredita em lobisomem, saci perere, que Eva foi feita da costéla de Adão etc…

  19. Prezado Eleutério Gasspodin, não generalize! Nem tudo está perdido! Nem todas as pessoas religiosas são fanáticas.

    Concordo com você em alguns pontos. A programação de TV da Canção Nova é insuportável, para não dizer algo pior! É tremendamente vergonhoso que eles fiquem pedindo dinheiro com tanta gana. VERGONHOSO! REVOLTANTE!

    Quanto a programação de igrejas evangélicas, não conheço.

    Sobre o grau de civilização de alguns povos, é verdade que alguns, como os canadenses estão, mais civilizados que os brasileiros. Mas isso não significa que os canadenses também caem nos pecados que assolam a humanidade. Todo ser humano é pecador e precisa da misericórdia de Deus.

  20. Caro Dom Luiz Gonzaga Bergonzine: compactuo com suas idéias em termos, dar a Deus o que é de Deus e a César o que é de César segundo a maioria da erudição moderna, não significa que isso pertence a DEUS e isso pertence a César, Jesus não quis deixar este texto como prova contra ou a favor das relações Igreja/Estado, este texto não pode ser usado à força nesta controvérsia, ele se colocou a favor das leis segundo A ORDEM E O GOVERNO, os politicos DEVEM SE MANIFESTAR CONTRA A PL 122, LIBERAÇÃO DA MACONHA E DO ABORTO, KIT GAY, E OUTRAS LEIS, devemos orar pelos politicos porque o inimigo da nossa alma é segundo a Desordem e o Caos.

Os comentários estão fechados.