Nota Pastoral de orientação em relação às eleições de 2010 – Dom Antonio Keller

Fonte: Diocese de Frederico Westphalen

Frederico Westphalen, 28 de agosto de 2010.

Irmãos e irmãs, diocesanos de Frederico Westphalen e homens e mulheres de boa vontade.

Esta Nota Pastoral tem a finalidade de oferecer reflexão e orientação, face às eleições que se aproximam, para os católicos diocesanos de Frederico Westphalen e para todos aqueles que procuram, com boa vontade, nortear sua existência pelo respeito aos valores fundamentais da existência humana.

O período que antecede as eleições é de suma importância, no sentido de que deve servir-nos para a reflexão e a escolha consciente daqueles candidatos e candidatas nos quais depositaremos nossa confiança através do voto. O voto não é algo que se decide no último momento, apressadamente, a partir do último “santinho” recebido. Voto é escolha refletida e decidida, após pesarem-se prós e contras. Mais do que nunca, diante da pluralidade de possibilidades, votar exige responsabilidade e coerência também em relação à fé professada. Longe do católico e da pessoa de boa vontade separar sua crença e seus valores de seu voto. Há, no voto, a exigência profunda da coerência.

Da mesma forma, a mesma coerência e responsabilidade são também exigências para aqueles que se candidatam a cargos públicos. As possibilidades são múltiplas. A pluralidade, louvável. Alguns candidatos se apresentam com clareza, defendendo princípios que não se identificam com aqueles que cremos e defendemos, como cristãos. Ao menos são verdadeiros. Ninguém, que professe a fé católica, ou defenda os valores da vida será enganado por eles…

Mas o grande problema, bastante presente nesta situação pré-eleitoral, é o da duplicidade, da incoerência daqueles candidatos, que por um lado, fazem questão de se mostrarem “religiosos”, sensíveis à fé, mas que na prática ou estão inscritos em partidos que defendem valores anti-cristãos, ou apresentam um ideário programático político pessoal que contêm indicações absolutamente incoerentes com a fé que declaram professar ou respeitar. Dentro deste quadro, chegamos ao ponto de sermos obrigados a ouvir, de determinados candidatos e candidatas, certas declarações, por exemplo, em relação ao aborto, afirmando que “pessoalmente sou contra, mas quando no governo, garantirei o direito de quem quiser abortar, já que o aborto não é uma questão que envolva a fé, mas sim, a saúde pública”.

Como Bispo Diocesano, venho, por meio desta Nota Pastoral, estribado na autoridade apostólica de pastor que deve cuidar do rebanho que lhe foi confiado, preocupado com a situação de confusão derivada da linguagem dúbia e da postura incoerente, oferecer uma orientação clara e segura a meus diocesanos e a todos os que crêem e defendem o valor da vida, desde a sua concepção até a sua morte natural.

Assim sendo:

1. Todo cidadão é chamado a votar com consciência. Nós cidadãos católicos somos chamados a votar com consciência cristã. Seria uma contradição acreditar e defender os valores da vida, da família, da moral e da ética, e votar naqueles candidatos e candidatas que propugnam pessoalmente, ou estão inscritos em partidos que propugnam os valores contrários. Ou seja, é preciso votar de forma coerente, em candidatos e em partidos que defendam os valores que nós cristãos acreditamos e defendemos, para que estes mesmos candidatos e partidos nos representem, nas instâncias do Executivo e do Legislativo, favorecendo medidas e leis que valorizem a cultura da vida.

2. Assim, neste período pré-eleitoral, é obrigação de todo católico, bem como daqueles que tem boa vontade e abertura para a cultura da vida, informar-se, em relação aos diversos candidatos e candidatas, se em suas propostas estão contemplados os valores éticos, nomeadamente, a defesa da inviolabilidade da vida humana (especialmente no que diz respeito á questão do aborto, da eutanásia, etc.), bem como a defesa do casamento e da família (como estas realidades são entendidas pela moral cristã) e a defesa privilegiada dos mais desprotegidos da sociedade.

Estes são alguns critérios, a meu ver, os mais fundamentais, que devem ser levados em consideração na hora de votar: como católicos temos o dever de votar naqueles que, posteriormente, como nossos representantes, na sua atuação política não irão contradizer os valores daqueles que os elegeram.

Peço que o Espírito Santo de Deus ilumine as mentes de todos os diocesanos de Frederico Westphalen e as de todas as pessoas de boa vontade, para que nestas eleições, todos possam exercer a cidadania com consciência e responsabilidade.

+ Antonio Carlos Rossi Keller
Bispo Diocesano de Frederico Westphalen (RS)

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

37 comentários em “Nota Pastoral de orientação em relação às eleições de 2010 – Dom Antonio Keller”

  1. Mais do mesmo!

    Os artigos dos senhores bispos sobre eleições são praticamente iguais.

    Não seria simplesmente mais facil dizer: Dilma Não!???

  2. Os artigos são iguais (ao menos alguns…), porque o princípio que os norteia é o mesmo: ajudar a formar a consciência cristã, oferecendo critérios norteadores. Quanto a dizer “Dilma sim” ou “Dilma não” cabe à capacidade de compreensão e de discernimento dos eleitores. O contrário, a meu ver, seria pura e simples ingerência de cunho clericalista.

  3. Permita-me discordar, dom Antônio Carlos. É preciso “fulanizar”, sim. Por incrível que pareça, muitos católicos não sabem que Dilma defende o aborto e o casamento gay. Cabe ao pastor orientar as ovelhas dando nome aos bois, digo, aos lobos.

  4. Os católicos só votarão com consciência cristã,se os senhores bispos começarem a ensinar o catecismo .
    Se a CNB do B,resolver ensinar a Doutrina Católica em sua total ortodoxia,o voto cristão se fará sentir,sem dúvida nenhuma e não haverá mais necessidade dessas “orientações” tão maçantes de como o “cristão deve votar”.

  5. Dom Antônio Carlos,

    Sua benção. Sei que normalmente a Igreja se abstêm de falar nomes de candidatos, mas no caso atual, onde o povo é iludido por uma mídia omissa e complacente que não revela a verdadeira face sanguinária do PT, não seria o caso dos Bispos e padres darem nome aos bois. Não digo que indiquem em quem votar, mas ao menos em quais partidos/candidatos não se possam votar ao menos naquele momento?

    Isso não é uma afirmação e sim um questionamento, gostaria de saber o limite de ação dos bispos em casos como esses.

    Abraços.

  6. 1. Em relação a “nomear” os candidatos ou partidos. A meu ver este não é o caminho correto des e formar a consciência política das pessoas. É preciso dar critérios, levar à reflexão, para que o católico vote conscientemente, a partir de uma visão cristã adquirida e amadurecida. A simples indicação de nomes, seja para a exclusão, seja para o sufrágio constitui em um tipo de “cabresto”, em minha opinião, inaceitável para quem pretende cidadãos adultos. O caminho mais difícil será sempre este, o de formar as consciências. Por isto escrevi a “Nota Pastoral”…
    2. Em relação a ensinar o catecismo… não generalize. Se há bispos que não o fazem, há aqueles que que tem esta preocupação pastoral elementar. Entre estes me coloco incansavelmente…
    3. Em relação à multiplicação de “Notas” sôbre as eleições. Elas podem ser maçantes para aqueles que tem facilidade de lê-las todas, etc…, no sentido de que tem um conhecimento de diversas “Notas”, que, naturalmente, tratam do mesmo assunto… Escrevi minha “Nota Pastoral” para meus diocesanos, que em sua grande maioria vivem em realidades rurais. Ela será explicada a eles pelos sacerdotes da Diocese, etc… já que muitos não terão a possibilidade de lê-la. O fato de que tenha se tornado pública, juntando-se ao “coro dos bispos” que escreveram “Notas” para seus diocesanos, não é culpa, nem intenção minha. Ou seja, meus diocesanos tomarão conhecimento daquela que lhes escrevi…

  7. Acho que ficamos todos honrados em dialogar diretamente com um legitimo sucessor dos apóstolos.

    Seria bom que mais pastores tivessem um tempinho para a pastoral na internet.

    Parabéns a Dom Antonio Keller

  8. Além do que, em termos de abortista e gayzista, o Serra não me parece muito melhor que a Dilma.

    Tendo em vista a campanha chocha que está fazendo, acho que o próprio Serra vai votar na Dilma. Afinal, ambos são comunistas impenitentes.

  9. Dom Antonio Carlos Rossi Keller
    Sua bêñção!
    Com todo respeito aos comentários dos nossos amigos internautas, mas,todas as colocações feitas aquí no site, são muito superficiais perante a realidade do mundo e principalmente da igreja. Quem dera se as incertezas e decepções estivessem presente somente na política! Sou católico Apostólico Romano, amo minha, igreja que é a VERDADEIRA IGREJA DE CRISTO..apesar de até mesmo muita parte do clero não mais professar isto em prol de um UTÓPICO ECUMENISMO. A fé da igreja está doente, principalmente no meio do CLERO.E quem veio dizer isso foi a Virgem Santíssima em Fátima. Por issi que que BERTONE’S E SODANOS’S da vida, quiseram a todo custo esconder o verdadeiro TERCEIRO SEGREDO DE FÁTIMA do mundo, após a Virgem Maria pedir que o mesmo fosse divulgado emn 1960. Mas RONCALLI não poderia tê-lo feito sabem porque? Vai direto ao CONCÍLIO VATICANO II. Pois bem, enquanto João XXIII espera uma “primabera” na igreja, Paulo VI disse que ” a fumaça de satanás entrou por uma fresta na igreja”… O modernismo e a DITADURA DO RELATIVISMO imperou no clero. Hoje vivemos infelizmente uma igreja antropocêntrica, onde CRISTO não é mais o centro…a começar pelo SANTO SACRÁRIO, ele agora está de lado nas igrejas. “PROCURARÃO PELA LÂMPADA VERMELHA, E NÃO A ENCONTRARÃO’…profetizou PIO XII. A CNBB tem que dar a mão a palmatório e aceitar mea culpa porque levantou a bandeira do PT dos tempos primórdios. NEM SERRA…MUITO MENOS DILMA… não há candidatos a luz da fé dignos de governar o país! TODOS são comunistas, favoráveis ao homessexualismo, aborto e COSSITAS MÁS.
    Mas fazer o que, para uma CNBB que não respeita e não se submete mais as leis papais, e é totalmente adepta da teoria da libertação e ao comunismo e marxismo, não se pode esperar muito. O TEMPO NÃO É DE DIALOGAR E SIM DE DENUNCIAR..ESSA É A MISSÃO DO VERDADEIRO PROFETA COMO NATAN O FOI CONTRA DAVI! JESUS NO SANTO EVANGELHO NÃO DISSE ‘ IDE E DIALOGAI” MAS SIM ‘ IDE E ENSINAI” CONTRA AS MENTIRAS NÃO PODE HAVER MEIA VERDADE.
    CONHECEREIS A VERDADE E ELA VOS LIBERTARÁ!
    FINALIZANDO; o que falta são verdadeiros SACERDOTES.
    PAZ E BEM

  10. Penso que devemos deixar de ilusão em relação a escolha do nosso candidato a presidência.

    Devemos lembrar que não vamos votar num conclave para se escolher um Papa…mas numa eleição para se escolher o chefe do executivo de um estado laico.

    O que nos queremos? Um candidatos a um passo da canonização? Isso não existe.

    E não é verdade que todos os outros partidos estão comprometidos como o PT, ate o pescoço(talvez ate na canela) com o aborto, cultura gay e etc.

    Evidentemente que teremos sempre que escolher entre o menos ruim e ponto.

  11. Carlos Renê,

    Concordo com suas ponderações. Mas, assim sendo, D. Antônio Carlos está certíssimo em não mencionar nomes.

    Só valeria a pena mencionar nomes se a diferença entre um candidato e outro fosse declaradamente gritante. Oficialmente ao menos, julgando pelo que os próprios declaram, a diferença de posição entre os dois principais candidatos em relação ao aborto não é tão grande assim.

    Eu acho que com a Dilma será muito pior, mas essa é uma avaliação subjetiva que não deve constar numa carta pastoral.

  12. Num caso destes o melhor a fazer é não votar em nem um. Desobediência civil foi arma de Gandi para libertar a India. Por que numa situação em que nem uma das opções é correta esta não seria o melhor caminho? Mesmo porque ganhando um ou outro e a leio do aborto foi promulgada, como ficarão os medicos católicos e os bispos perante o governo? Se bem, que após todo o alarde contra a lei do divorcio, que na época eu presenciei; depois do mesmo aprovado, ate padres acolhem em suas pastorais casais divorciados e casados no civil ou juntos e e ate ja ouvi leigos divorciados engajados em pastorais e movimentos dizendo que a posição sobre o divorcio na igreja mudou. Isto é o que resulta de não se tomar posição firme e de fizer sim e não ao mesmo tempo e deixar de obedecer a Jesus que disse seja vosso sim SIM e o vosso Não Não.

  13. Carlos Eduardo says:

    August 31st, 2010 at 7:50 pm

    Permita-me discordar, dom Antônio Carlos. É preciso “fulanizar”, sim. Por incrível que pareça, muitos católicos não sabem que Dilma defende o aborto e o casamento gay. Cabe ao pastor orientar as ovelhas dando nome aos bois, digo, aos lobos.

    O casamento gay, diz respeito ao ambito legal, sua religião pode continuar pregando o preconceito a vontade.

    O aborto é valido em 3 situaçoes: estupro, feto q se desenvolvel sem o cerebro, e risco a vida da mãe, se vc nao consiguir raciocinar sobre essas situações, eh pq lhe falta humanidade para perceber o sofrimento alheio.

  14. Exatamente porque muitos católicos “não sabemb que Dilma defende o aborto e o casamento gay”, etc… é preciso formar-lhes a consciência, para que aprendam a ter iniciativa própria e capacidade autônoma de reflexão e escolha, capacidade esta fundada nos critérios da fé e da moral cristãs. O quadro atual de candidatos é deplorável. Pergunto: Sómente a candidata do PT é favorável ao aborto e ao “casamento” entre homosexuais? Por justiça, seria então necessário “fulanisar” todos, incluindo os candidatos ao Cogresso Federal, etc…
    Repito: minha opinião é de que a “fulanização” (sic) não educa, ao contrário, acomoda e faz correr o risco sempre de ser parcial. A Igreja e o mundo precisam de fiéis leigos conscientes de sua missão no mundo. Este processo de formação das consciências é um caminho longo. Estou tentando efetua-lo com aqueles fiéis que me foram confiados.

  15. A Paz a todos!
    Na tentativa de encontrar uma solução indago: Haveria realmente o que fazer a essa altura do campeonato?
    Há um discurso que me incomoda mas ao mesmo tempo nao consigo refutá-lo veemente..Várias pessoas com quem converso dizem o mesmo…De q adiante voltar em outro candidato senão na Dilma, se esse outro candidato pode contribuir com sua política pública para o ‘aborto’ a longo prazo dos menos favorecidos..Será q de fato, se outros governantes estiverem a frente do país, a discussão em relação ao aborto será freiada?
    Não seria o caso de se ponderar o candidato por todas as elhoras economicas e sociais ocorridas no país ao longo dos últimos 8 anos? (Desculpe, não quero parecer a favor do governo, até porque até agora inclino-me a votar nulo). Essas discussões são frequentes e me põe em dúvida, pois afinal se uma lei de legalização do aborto voltar a pauta no CN não será o pres. da república a barrá-la e sim NÒS, cidadãos e católicos a favor da vida, através de passeatas, manifestações…e assim acho q deve ser – a meu ver é a maneira mais eficaz – em todos os aspectos polemicos que pretendem se implantar nesta terra de SANTA CRUZ.
    Espero ficar mais esclarecida com as orientações do Sr. Bispo e com as ponderações dos outros irmãos presentes nesta saudavel discussão.
    Aliás, sou muito grata por este espaço existir. Obrigada Jorge, pela sua perseverança.

  16. Porque atualmente com lei criminalizando o aborto ele continua acontecendo? Mulheres de principios religiosos não farão, e as que querem fazer farão com ou sem lei, a diferença está que as ricas procuram clinicas de luxo e as pobres, estas sim, sofrem o peso da lei, ou alguém já viu mulher rica condenada por abortar, o que a candidata defende é no caso das pobres, terem ajuda da saude publica, Hoje se muitos não sabem, se uma mulher procurar ajuda depois de abortar, a pessoa que a atender é obrigada por lei a denuncia-la. O que me causa nojo é que o candidato Serra quando ministro da saude falou a mesma coisa que a Dilma, e, agora se faz de esquecido, que hipocrisia! E a Dilma teria que reafirmar o que disse e não voltar atraz, seria mais ético, e acredito teria muito mais credibilidade, por que a maioria das pessoas pensan assim. Quanto a mortes de crianças acho estranho pessoas que se preocupam tanto com o aborto nunca vi se preocuparem com as milhares de crianças, estas sim vivas e caminhando livremente, foram e continuam sendo mortas nas guerras promovidas por americanos mundo afora, (Vietnam, Iraque, Afganistão etc…) PORQUE SERÀ??????????

  17. Atualmente com lei criminalizando o aborto, ele continua acontecendo porque existem aqueles que o justificam sem nenhum problema, como é o caso do leitor acima… A sociedade vive da hipocrisia. O aborto, realizado por pobres ou por ricos, em clínicas assépticas ou em fundos de porões é e sempre será um crime contra a vida. Ninguém deve receber auxílio do estado para matar um ser humano. O que é que uma mulher grávida carrega em sua barriga? Portanto, com fé ou sem fé, católica, espírita ou atéia, nenhuma mulher tem o direito de tirar a vida do ser humano, outro ser, ou seja, alguém, uma pessoa, que foi gerado em si e que ela carrega em sua barriga. Interessante que as justificativas para o aborto sempre são colocadas no plano da liberdade…: a mulher é livre de escolher se quer ou não o ser presente em sua barriga. Mas quem é a favor do aborto no que menos pensa é na liberdade, já que à criança gerada no ventre da mulher não se dá o direito de escolher viver. Simplesmente se pretende suprimi-la, e basta. Pura hipocrisia e prepotência: penaliza-se o único ser potencialmente inocente em toda a história. É ela, a criança, que sem ter feito absolutamente nada, é simplesmente condenada à morte, ao não nascimento, à não existência. Ou seja, com a liberalização do aborto, pretende-se justificar o injustificável. O resto, o de ideologizar esta questão, apresentando-a como uma questão coligada à morte de crianças já nascidas, em outros lugares, etc… é tudo conversa para boi dormir… Ninguém tem o direito de matar nenhuma criança e nenhum outro ser humano, seja já nascido ou não nascido. Ponto e basta. Mas há gente que prefere defender os ovos das tartarugas, aceitando o assassinato das crianças não nascidas. Durma-se com um barulho destes…

  18. Se os homens engravidassem será que o aborto seria crime? O aborto é um crime sim independente de crença religiosa, ideologia politica ou convicção pessoal, a hipocrisia está em só se preocuparem com este fato para fins politicos como no presente momento e depois passado o momento politico cair no esquecimento, todos sabem que desde que o mundo é mundo existe o aborto, no entanto parece que só agora ele apareceu, será porque a candidata é uma mulher, ou porque é de esquerda surgio tamanha furia em determinados meios, eu que vivo no meio de pessoas de baixa renda a qual pertenço assisti pela primeira vez um governo fazer algo pelos pobres, pois hoje nos meus 70 anos de vida estou vendo quem ganha salario minimo poder comer uma carne de vez em quando e dar alimentação melhor a suas familias, mas isto está incomodando certos grupos que preferem ver o grosso da população na miséria, mendigando, sendo massa de manobra para politicos e classes previligiadas, onde as pessoas pouco diferiam de escravos, trabalhei no norte do pais e vi por experiencia propia como estas classes tratam seus peões, com ameaças e capangas, este sim é um tema que deveria ser discutido na politica e não o aborto, até porque descriminalizar o aborto é função do congresso e não do presidente, mas parece que o fóco é a Dilma, se esquecem por exemplo que tem centenas de deputados e senadores que são favoraveis a esta lei, porque não divulgam os nomes deles, se são eles que aprovarão ou não a lei, mas aí tem os companheiros de partido e pegaria mal, mais um indicio de que este assunto foi usado com fins politicos, como e´costume de certas religiões, usar e distorcer a lei de DEUS com fins eleitorais, já vimos isto antes, na busca do poder temporal se esquecem que Cristo disse: “Meu Reino não é deste mundo”

  19. 70 anos de idade, e com uma capacidade imensa de desviar o assunto do que é essencial…
    Ninguém, neste post está discutindo a questão da realidade de uma mulher na presidência, da oportunidade dos programas sociais “Fome Zero”, “Bolsa Família” e outras coisas do atual governo (que cuida muito do assistencialismo barato… o mais caro seria resolver as questões estruturais da fome e da miséria do país… mas, oferecendo “pão e circo”, especialmente para o Nordeste pobre, seco e miserável… já se garante boa quantidade de votos).
    A questão é o aborto e a defesa da vida desde sua concepção natural até sua morte natural. A Igreja não distorce a Lei de Deus. Ela tem a missão de anunciá-la e defende-la. Ainda que isto seja visto por alguns, como no seu caso, como “busca de poder”. Lamentável.

  20. Tipica resposta de fanático da Opus Dei! Para eles quanto mais miséria melhor, é só ver os paises onde estes tipos tem influencia, pequenas elites vivendo bem e o resto trabalhando para sustentar a corja, peço que estes crapulas: venham ao nordeste para ver o que o governo está fazendo aqui e o que ainda fará para este povo sofrido que nunca teve apoio de ninguém, só foi descriminado, e aquele bispo estupido que fez greve de fome contra a transposição do R. S. Francisco porque não levou a greve até o fim este hipocrita, esta corja de padres bispos pastores só sabem explorar a miseria do povo enquanto vivem sem trabalhar pregando mentiras, vendendo graças, achacando os incautos, prometendo milagres e quando alguém pela primeira vez tenta fazer algo para esta gente tentam desmoralizar-lo com mentiras e calunias, Corja de safados!!!

  21. Este é a argumentação típica de quem… não tem argumentos…: ou seja, de quem vive iludido por um pseudo progresso fundamentado em “bolsas”, “cartões”, “vales”, etc, ou seja, o mais puro e absurdo assistencialismo que não resolve a questão fundamental que é a miséria, não só material, mas também moral de um povo. As soluções propostas pelo atual governo e certamente também pelo futuro (ou serão os dois um único governo?) e tão fortemente defendidas pelo achacado ancião nada mais são do que… ilusões. O povo continua na miséria, sem voz e sem vez. Basta que lhe tirem as Bolsas, os cartões e etc.., e a miséria voltará, inexorávelmente. Que “progresso” é este? Quanto ás acusações em relação à Igreja e à fé, e especialmente ao Opus Dei (que nem sei bem o que é… da mesma forma que o achacado ancião também não deve saber, pois generaliza tudo, tirando tudo do contexto…), bem estas acusações são velhas demais, talvez um pouco mais do que seu atual defensor, o velho acima. Mostram antes de tudo que o ancião sofre de uma doença incurável: o preconceito, que generaliza tudo, que é incapaz de enxergar um centímetro além da esclerosada míopia cheia de soberba. Safado é também quem defende os safados que roubam, que enganam os demais com números “inchados” (como fez o presidente que está saindo, em sua declaração na TV. Segundo ele, o Brasil vai muito bem…, tudo está muito bem…). Safado é quem defende a imoralidade de se ter que aturar, a partir do próximo governo, gente que roubou, extorquiu, mentiu, escondeu, etc… Sabe-se bem quem é safado… Há de tudo entre os safados…, até os que defendem outros safados.

  22. Mais uma prova de preconceito que estes safados tem, agora contra idosos,velhos, esclerosados etc… entre outros preconceitos que o missivista acima tem, quanto a não ter argumentos só uma mente fanatizada igual a sua para dizer que não são argumentos validos o que afirmei. Infelizmente durante minha vida tenho encontrado muitos que pensam igual, ou seja, uma minoria vivendo bem e a imensa maioria trabalhando de graça e na miséria, quanto a assistencialismo barato, se ve que o Sr. João Luis não sabe e não viveu no meio da pobreza e miséria para saber o que significa a pequena ajuda da bolsa familia para quem nada tem, muitas vezes nem a esperança, quanto a governos que roubam, parece que só agora que se rouba, se esquece dos escandalos do regimen militar, (coroa brastel, caderneta delfim, capemi, montepios que suripiaram milhões do povo simples e FHC vendas de estatais, privatzações etc… onde foi o dinheiro), se o atual governo tem falhas, e tem, pelo menos mostra preocupação com os menores entre os menores. Quanto a soberba, isto eu conheço bem pois durante quase toda minha vida sofri como operário os efeitos dela na minha vida, inclusive por parte de padres e patrões, para quem pessoas humildes teriam um unico direito: trabalhar e rezar, tudo o mais era pecado, recordo que na paróquia onde fui criado na minha juventude, o pároco nos proibia tudo que fosse diverção, (cinema, bailes etc..) pois era pecado, quantas vezes confessei ao padre que tinha assistido un filme (por sinal inocentes comparando com os dias de hoje, Far West etc…) de repente depois de algum tempo cinema deixou de ser pecado, porque? Ora o padre viu que cinema dava dinheiro e colocou o cinema embaixo da igreja onde exibiam-se os mesmos filmes, alguns até de moral duvidosa, mas dando lucro para a igreja não era pecado, dai em diante comecei a duvidar do que padres, bispos e outros pregam, durante longos anos analizando, lendo a biblia, meditando sobre o que considero a obra maxima do cristianismo; O SERMÂO DA MONTANHA, me dei conta que estes membros de igrejas de um modo geral sejam católicos, pentecostais, evangélicos, muçulmanos, budistas etc.. o que menos fazem é seguir os ensinamentos de seus mestres, vivem como principes, mais preocupados com coisas materiais do que com as espirituais, mais voltados a politicagem, (Devem faturar algum com isto) e se omitem do principal. Quanto a paróquia onde fui criado e educado em colégio católico, também preconceituoso contra pobres e não católicos,( só agora me dou conta que também eu fui influenciado pelo meio) quem ler este comentário e lá tambem viveu naquela época saberá onde fica, hoje muitos anos depois no tempo e na distancia talvez mudou. Por isto sr. João L. seus argumentos são pobres e sem fundamento porque contra fatos só teorias não convencem nimguem. por isto ainda muitas pessoas de valor, éticos e verdadeiros seguidores de CRISTO estão sendo postos de lado como L. Boff, Cassaldaliga e tantos outros, e no seu lugar aparecendo tipos que parecem saidos da idade média, pessoas que se dariam bem na época da escravidão, que brigavam com os Jesuitas porque estes defendiam a abolição, o sr. João Luiz parece ser um destes!!!

  23. Aí está o verdadeiro Estigarribia…
    Acusa os outros de preconceituosos, e na verdade, ele vive de raivas e preconceitos fundamentados em uma incapacidade de entender seu passado. Ou seja, é alguém revoltado contra um passado longínquo. É do tipo que se sente enganado por alguém, no caso, os padres, sôbre quem descarrega sua raiva. Seu ateísmo prático não se fundamenta na razão, mas na emoção, portanto, não tem argumentação lógica. É contra porque… é contra… Ou seja, de cristianismo e de fé, não entende nada: é preconceituosamente cego ao bem, só enxerga um possível mal que, a seu emotivo pensamento, pensa ter recebido. O que aprendeu de bom na Igreja, isto de nada lhe serve, só recorda e vive de recordações más (segundo ele…) do passado. Ou seja, é obtusamente preconceituoso. Julga a totalidade da igreja e dos padres, por uma ou duas experiências que, segundo ele, foram negativas… E depois eu quem sou preconceituoso…
    Em relação às Bolsas, cartões, etc…, outra vez, o preconceito. Na verdade, é ele quem aceita que exista a pobreza e a miséria… Porque se não existisse isso, o seu idolatrado governo do PT não poderia “fazer o bem” para os mais pobres… que continuarão pobres e miseráveis como sempre, só que… de barriga cheia. A questão que coloquei, prezado preconceituoso e amargurado senhor, não é esta… não é se é bom ou ruim receber cesta básica para matar a fome. É claro que é bom, é lógico que “ajuda”… assim como ajudava para os coronéis do Nordeste oferecer a parte de baixo da dentadura, ou um pé de sandália… o resto só viria se ele ganhasse a eleição… É isso o que faz o atual governo: só assistencialismo mesmo em troca do que? Do voto, do apoio das massas que agora, porque recebem uma cesta básica, se sentem liberadas da pobreza. A questão é eliminar a miséria endêmica que assolou, assola e continuará a assolar as populações pobres deste pobre Brasil, enquanto a cabeça e a mente de seus governantes, sejam eles do PT, do PSDB e outros mais continuarem a ver no povo pobre e miserável um objeto para exercer sua bondade… Enquanto isso, os apadrinhados pelo atual governo continuarão a locupletar-se às custas do país. Mas o atual governo é bonzinho… distribui bolsas, cartões, etc… não é verdade provecto Estigarribia…
    Quanto a seu julgamento sôbre quem são os verdadeiros seguidores de Cristo…, não se esqueça o que o mesmo Jesus disse, já que você gosta de citar algumas frases decoradas do Evangelho… “Não julgueis, e não sereis julgados. Não condeneis, e não sereis condenados…” etc…

  24. É inutil e perda de tempo discutir com fanáticos!!!

  25. Interessante esta aversão ao governo Lula, bem ou mal neste 8 anos milhares sairam da miséria, e não foi só por causa da bolsa familia, pessoas que trabalham, como por exemplo peões de fasendas, operarios de fabricas, boias frias etc.. ( a mais baixa escala do trabalho humano, como disse o crapula do Boris Casoy) hoje podem se alimentar melhor e ter um pouco de conforto em suas casinhas, mas isto preocupa tipos como este Sr. João Luiz para quem viver bem deve ser previlégio de poucos escolhidos de Deus, segundo doutrinas da idade média, onde figurões da Igreja e da nobreza viviam em permanente conluio para explorar o povo, é so viajar pela Europa para ver castelos e palacios que eram ou ainda são propiedades de nobres ou da igreja, um exemplo disto é o castelo palácio em Salsburgo na Austria que foi construido para a amante do Arcebispo, isto a igreja esquece de criticar, mas uma minima ajuda como a bolsa familia parece que vai quebrar o pais, pergunto onde ia este dinheiro antes, onde ia o dinheiro da CPMF que hoje não tem mais, onde foi o dinheiro das privatizações, pagar dividas com o FMI não, porque todo mes apareciam em Brasilia os patrões do FMI cobrar resultados, com suas pastas e suas poses de donos do mundo. Mas dá para adivinhar o porque desta raiva de setores das Igrejas tanto católica como Evangélicas, é que religiões seitas e tudo o mais só prosperam no meio da miséria e ignorancia, haja visto que em paises desenvolvidos, estes tipos não se atrevem a se meter em politica, nem na Itália que é terra do papa o povo dá muita bola para o que ele fala ou deixa de falar, quanto mais reacinários facistas como temos no Brasil. Mas como disse o Sr. Estigaribia, que deve ser Argentino ou Uruguaio com fanáticos não adianta discutir, só temos que nos cuidar, porque se esta gente chega a ter poder, do que eles são capazes já sabemos atravez da história, tanto antiga como recente, a Argentina é um exemplo, não é Sr. Estigaribia, com o envolvimento da ICAR. em perseguições, delações, sequestros e muito mais, tudo em nome de Deus!!!

  26. Ah sim, então agora são dois petistas… será que vocês dois também tem passaporte diplomático, como toda a famíla do ex presidente tem? Sim, porque com um passaporte destes a ida à Argentina ou ao Uruguai é bem mais simples…
    ICAR não é…, facistas, não é…
    Quem sabe se ao invés da Argentina ou do Uruguai, vocês que não são fanáticos…, fossem gozar os benesseres, por exemplo, do Comandante Chaves? Ou do querido amigo de Lula, o semi-vivo (ou semi-morto) Fidel? Peçam ao Da Silva, sim, o Lula, um passaporte diplomático… ele está distribuindo, à revelia do Itamarati, etc…
    É interessante a capacidade, tão comum aos militantes de certos partidos, em desviar de questões fundamentais. Enfim, como o assunto deste post era outro, e como tanto o provecto Estigarribia, bem como o azedo Gosspodim (?)não entram no cerne da questão, que nada tem a ver com partidos, Igreja, etc…, seguindo o exemplo do provecto Estigarribia, deixo de responder a posts que só tem uma única intenção: defender o partido da estrela… Mas só para lembrar o Gosspudim (…), a companheira Dilma sequestrou, roubou bancos, etc… Ah sim, mas aí é dierente não é…

  27. De fato realmente é perda de tempo polemizar com este Sr. João Luis, ainda bem que aqui no Paraná nem o PSDB atura esta gente!

  28. Genivaldo

    Concordo com o que disse, muitas pessoas nçao aceitam que os pobres possa tem alguma qualidade de vida.

    Estou em São Paulo/SP o PSDB aqui simplismente ACABOU com a EDUCAÇÃO as Escolas Estaduais ( onde fiz primario, ginásio e colegial ) estão completamente abandonadas. O professor não tem nenhum valor, os alunos não tem motivação.

    O que pode se esperar de um governo que não investe na EDUCAÇÃO?

    Quem vota nesse tipo de governante? Somente quem pode pagar escola particular para seus filhos e acredita que os filhos de sua empregada doméstica, sabendo ler e escrever já está muito bom.

    Espero que o Estado do paraná seja muito bem governado e que seja investido muito na EDUCAÇÃO.

Os comentários estão fechados.