Carta a José Serra – Dom Manoel Pestana

[Fonte: Blog do Pe. Lodi]

Leiamos a mensagem de 25/08/2010 enviada por Dom Pestana a José Serra com o título sugestivo “Carta de apoio eleitoral”:

Caro Serra,

Conheci o Sr. jovem ainda, simpatizante da JUC, num encontro em SP. Parecia-me inclinado à esquerda, um pouco deslumbrado, mas confiável. Acima de tudo com raízes cristãs. Lá estava também, se bem me lembro, o Plínio de Arruda Sampaio.

Eu era uma figura discreta, de batina preta, sonhando no inicio do sacerdócio com dedicar-me ao trabalho de formação de líderes cristãos, capazes de pesar positivamente no futuro da Igreja e da Pátria. Tempo de belos sonhos, ainda muito ingênuos mas decididos.

Mais tarde, encontrei-o poucas vezes, antes de vê-lo em Brasília, no Ministério da Saúde, quando protestava contra a sua Portaria que abria a porta ao aborto “legal” (!).

Pudemos nos ver em Anápolis, na inauguração da Universidade de Goiás, quando ameaçou, em alta voz, prender o Pe. Lodi na sua campanha heróica.

Agora estamos diante de uma encruzilhada trágica, entre o PT, furiosamente abortista e desabridamente amoral, e a sua posição também sanguinária, mas por enquanto mais comedida, porque creio que a sua história e as suas raízes não o deixarão ir tão longe e tão fundo.

Agora não se trata de escolher o menor mal, mas entre uma catástrofe incontrolável e um incêndio limitado.

Penso que os responsáveis entre nós por essa avalanche continental da esquerda revanchista, pelo menos rezem (Oxalá ainda se lembrem de rezar!), para que o Serra se converta porque com Dilma e Lula não creio haver a mínima esperança de conversão.

Assim, ao menos a maldição do aborto não se perpetue com o desmantelamento da moral e possamos voltar a tempos melhores, que não me parece que mereçamos, devido ao nosso arrefecimento religioso e à busca desenfreada e imoral de vantagens, com toda espécie de capitulações traidoras.

Resolvi escrever estas linhas devido à minha preocupação pelo futuro desta Pátria tão cheia de maravilhas, talvez um gigante ainda adormecido em berço esplêndido, mas que poderá conhecer dias melhores se tiver filhos dignos, que saibam defender a vida em todos os momentos.

Dom Manoel Pestana Filho

Bispo Emérito de Anápolis – Goiás

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

67 comentários em “Carta a José Serra – Dom Manoel Pestana”

  1. Bom, Serra não me cheira bem. Mas ele ainda cheira menos pior que o PT. Por enquanto…

    O PSDB NÃO é TÃO ESCANCARADAMENTE comprometido com valores anti-cristãos quanto o PT. Aí que está o “x” da questão.

    Qualquer um, em sã consciência, que ler o programa de governo do PT percebe o quanto esse partido é comprometido com todo tipo de anti-valores. Não é questão de ser Dilma, poderia ser qualquer outro candidato: o Mercadante, o Zé Dirceu, a Erenice Guerra e outras figuras ilustres.Nem precisa ser católico para enxergar, basta ter um mínimo de respeito pela dignidade humana.

    Infelizmente, o Brasil só tem esses dois partidos. Os outros só estão atrás de “voto de legenda” e vida boa…

    Ainda não senti em meu coração o que farei com meu voto esse ano.

  2. Karina,
    eu penso que o único modo de impedir a Dilmita de ganhar é mesmo votar em Serra.

    Sejamos objectivos e pés no chão: mais ninguém tem hipótese de ganhar a não ser eles os dois.

    Ora se vcs começam a votar nulo, branco ou em candidatos de menor peso, quem ganha??? Dilma!

    Serra tb n me cheira nada bem, até tem contactos com a maçonaria. Mas é a única hipótese para impedir a vitória do mais indigno, ou seja da Dilma.

    Não vejo outra solução para impedir a catástrofe a não ser o voto em Serra, que no fundo é somente um voto anti-Dilma. Votar em qualquer outro dos candidatos a meu ver é favorecer a vitória dela.

    Esta é uma opinião para quem vê a coisa de fora, mas que também está a acompanhar estas eleições e pré-campanhas com muito interesse e empenho.

    Abs

  3. Seu blog é [CENSURADO] rapaz…vc vai chorar muito ainda quando o Serra perder e espero que vc queime no inferno junto com todos os demônios que estão protagonizando esse golpe contra a verdadeira fé cristã, seu amante da ditadura.
    Você pode me censurar, mas não pode censurar as milhões de vozes que sabem dessa ignorância

  4. Eu tinha essa mesma opinião, contra o Papa São Pio X.

    Mas que fazer? Votar de outro modo é dar vitória à Dilma.

    Seja qual for a vossa escolha, é sempre entre o muito mau e o péssimo. Nunca nenhuma das hipóteses será boa.

    Trevas!

    Nós aqui sempre vamos tendo ao menos um partido católico (o cds) e mesmo assim os católicos portugueses ainda se queixam!

    Rezo muito para que vença o menos pior.

  5. Concordo com a Teresa.
    Nenhum deles, em princípio, merece o voto católico.
    A luta agora é impedir que Dilma ganhe no primeiro turno. Porque uma vitória no primeiro turno fortaleceria demais essa candidata do mal e ela se sentiria ainda mais livre para implantar logo os horrores que tanto tememos.
    Dividir o voto católico e antipetista entre candidatos nanicos, ou entre brancos e nulos, é tudo o que a Dilma quer (se bem que respeito aqueles que, por consciência, se recusam a votar no menos pior, embora na prática estejam ajudando a satânica Dilma).
    A opção mais racional e realista, em minha opinião, é mesmo tampar o nariz e votar no manequim de funerária.
    Quanto à maçonaria, ela está em todos os partidos e influencia a política e o programa de todos eles.
    O momento é de reflexão e luta. Entre um candidato que vai nos jogar na fogueira e outro que vai nos cozinhar em banho maria, a segunda opção é melhor, pois permite respirar um pouco mais e (quem sabe?) reagir.
    A solução para os problemas do mundo é religiosa e não política.
    Carlos.

  6. Caro Leonardo!
    *Amigo, não sei sua opinião em relação a esta carta, mas eu, como católico também e esclarescido, considero absurda essa atual tentativa de boicote a candidatura do PT e apoio ao Serra por motivos religiosos. É completamente absurdo isso e temo que consigam algum efeito real contra a campanha do PT. Então eu lhe pergunto:*

    – Esclareça, por favor em que a filosofia PeTralha tem em consonância com a doutrina Católica? Vc deve saber, pois se diz católico!

    *Como pode alguns Bispos e pastores, julgarem o Lula ou a Dilma como portadores de uma “catástrofe incontrolável”, sendo que assumem que foi o Serra que assinou a lei de “Aborto Legal”? Sendo que o Lula em 8 anos de governo, nunca mexeu nesse ponto da constituição. Propostas sempre são feitas por todos os partidos e sempre são votadas.*
    – Vc tá de brincadeira… fala sério!!!

    *Segundo: Como podem dizer também que o Serra é melhor para os princípios cristãos da família, se ele já deu vários depoimentos afirmando ser favorável a união de homosexuais*

    – Ele não é o melhor e ninguém disso isso! Trata-se, e vc sabe muito bem disso, de escolhas a serem feitas e quais trarão pior situação do que a atual (um incêndio controlado ou a devastação total). Pra ser bem claro: Com serra podemos brigar, com Dilma iremos pro paredão!
    *Por fim, o mais importante, como podem afirmar que o Serra é melhor, se toda atitude que seu partido e alidos toma, é sempre favorável aos mais ricos e poderosos do Brasil(Contra Reforma Agrária, Gentrelização, Privatização, etc), sendo que os maiores princípios que Jesus Cristo veio pregar era o da humildade, amor ao próximo e solidariedade com os mais fracos???*

    – Tá! E onde o PT prega Humildade, Amor ao Próximo e Solidariedade ao mais fracos????? Aconselho a vc a pesquisar quais são as empresar e pessoas que apóiam a candidata do governo!

    – Jesus não veio trazer o socialismo/comunismo… isso é coisa do inferno! Não tente justificar a podridão dos PTs da história com a falsa premissa do assistencialismo! Esse papo furado é dos TLs… aliás crias da CNBB! Nossos fantásticos bispos ajudaram a gerar a serpente e agora estão sendo acuados pela mesma.

    Em Jesus e Maria!

  7. Confesso que já pensei mesmo em votar branco/nulo, mas depois de me informar melhor e ver que, no Brasil, essas opções não são nada democráticas, realmente a luta agora é reduzir a força do PT.

    Quando eu falo que voto nulo não é democracia no Brasil, é pelo fato de que, literalmente, ele não conta, nem mesmo como forma de protesto. Não há nada que impeça um candidato de ganhar mesmo com a grande maioria da população se mostrando descontente com os candidatos. Ou seja, seu voto vai pro lixo. Que democracia é essa??

  8. A VERDADE ESTÁ NA CARA, MAS NÃO SE IMPÕE.

    Gente é coisa de doido mesmo. O PT que antes de ser Governo era o “santo”, o partido dos bonzinhos. Ganharam!!! Ganharam!!! Ai vimos o que era na verdade. Gente é só ligar uma coisa a outra, é só fazer pesquisa no Google que veremos o que esta acontecendo no poder da politica na facção PT/ Farc’s/MST/PSDB.

    Eu aqui não estou dizendo que o PSDB é melhor não, apesar de que há muita factoide em relação ao Governo do FHC inventado pelos aloprados partidários do PT, não sou partidário.

    O que está acontecendo, principalmente entre os católicos, é que não são mais bobos na politica.
    Pesquisam, debatem… Antes a TL – condenada por 02 Papas – fazia da Igreja de palanque politiqueiro, hoje já não é bem assim. Eles estão tendo dificuldade – ou fazem como fizeram comigo.

    Gente neste governo foram derrubado por escandalos 03 ministro amississimo do “companheiro” sapo barbudo.

    Privatizações, a entrega da Petrobras ao investimento estrangeiro, o rombo da divida externa (com a falacia de que pagou ao FMI), o rombo nos Correios, mensalão, quebra de sigilo (ufa!)… melhor parar.

    Gente que Deus abençõe a cada um de vocês porque hoje podemos debater politica democraticamente, mais chegaras dias que a ditadura lullista nos investigará e nos cersiará (acredito astá correto a escrita) e daram a mão Lullistas, Chavistas, Amadirnerjajistas, Sarneysistas, TLs, Dillminha mãe do “Brasil” e cia, dominaram o mundo e seremos uma potencia planetaria e muitos dirão: _Bem que nos avisaram.”

    Saudações.

    http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes2010/mat/2010/09/14/leia-integra-da-palestra-do-ex-ministro-da-casa-civil-jose-dirceu-em-encontro-com-petroleiros-petistas-na-bahia-917633214.asp – Cometário: zécaricadorio 15/09/2010 – 11h 34m – Dirceu é Dilma, Dilma é Lula, Lula é Deus e Deus não erra, e prova que não erra é o fato de ser apoiado pela Santíssima Trindade da Honestidade nacional, os pilares da probidade e da moralidade, que são Sarney, Renan e Collor tendo ainda Barbalho sentado a direita do Pai. O resto é futrica, neste governo nunca se roubou, e todos os participantes são honestos, afinal de contas alguém viu algum sigilo por aí? Ele é de baunilha ou chocolate? E o povo está feliz. Viva! Viva! Viva!

  9. Se você vivesse naquela época, com certeza seria MORTO se fosse pego.

  10. Apoiado D.Manoel Pestana !!

    O partido do Emayel(DC) está apoiando o

    (aaargghh !!) Mercadante (PT) para governador de SP.

    Se ele fosse de fato cristão/católico, apoiaria o Alckmin,
    que pelo menos é católico.

    **ainda bem que em SP , deve dar Alckmin.

    Certas alianças ficam difícil de entender.

  11. Teresa, o que você afirma faz sentido somente no segundo turno (segunda volta). No primeiro turno (primeira volta) vale a pena votar num candidato de menor peso, pois o que interessa é tirar votos da Dilma e não dá-los ao segundo colocado. Para levar as eleições ao segundo turno, basta que o primeiro colocado tenha menos de 50% dos votos, nenhuma condição é imposta sobre o segundo colocado. Votos em branco e nulos por outro lado realmente favorecem o primeiro, porque diminuem a percentagem de votos válidos.

  12. Entendi, Jucken.

    É que aqui em Portugal n há dois turnos, só o primeiro. Por isso raciocinei com a lógica de cá.

    Abs

  13. pessoal (e especialmente a excomungda Dona Sandra Nunes)eu andei pesquisando e achei isso aqui,
    é interessantíssimo, quero ver agora onde é que a honestidade desses que se dizem “católicos” vai ficar:

    Decreto Papal excomunga comunistas e socialistas, bem como seus apoiadores, votantes, amigos em armas…
    MONTFORT ASSOCIAÇÃO CULTURAL

    Decreto do Santo Ofício de 1949

    Papa Pio XII

    Q. 1 Utrum licitum sit, partibus communistarum nomen dare vel eisdem favorem praestare.
    [Acaso é lícito dar o nome ou prestar favor aos partidos comunistas?]

    R. Negative: Communismum enim est materialisticus et antichristianus; communistarum autem duces, etsi verbis quandoque profitentur se religionem non oppugnare, se tamen, sive doctrina sive actione, Deo veraeque religioni et Ecclesia Christi sere infensos esse ostendunt.

    Q. 2 Utrum licitum sit edere, propagare vel legere libros, periodica, diaria vel folia, qual doctrine vel actioni communistarum patrocinantur, vel in eis scribere.
    [Acaso é lícito publicar, propagar ou ler livros, diários ou folhas que defendam a ação ou a doutrina dos comunistas, ou escrever nelas?]

    R. Negative: Prohibentur enim ipso iure

    Q. 3 Utrum Christifideles, qui actus, de quibus in n.1 et 2, scienter et libere posuerint, ad sacramenta admitti possint.
    [Se os cristãos que realizarem concientemente e livremente, as ações conforme os n°s 1 e 2 podem ser admitidos aos sacramentos?]

    R. Negative, secundum ordinaria principia de sacramentis denegandis iis, Qui non sunt dispositi

    Q. 4 Utrum Christifideles, Qui communistarum doctrinam materialisticam et anti Christianam profitentur, et in primis, Qui eam defendunt vel propagant, ipso facto, tamquan apostatae a fide catholica, incurrant in excommunicationem speciali modo Sedi Apostolicae reservatam.
    [Se os fiéis de Cristo, que declaram abertamente a doutrina materialista e anticristã dos comunistas, e, principalmente, a defendam ou a propagam, “ipso facto” caem em excomunhão (“speciali modo”) reservada à Sé Apostólica?]

    R. Affirmative
    ________________________________________
    Comentários

    Deste modo todos os católicos que votarem (é uma espécie de prestar favor) ou se filiarem em partidos comunistas, escreverem livros filo-comunistas, ou revistas estão excluídos dos sacramentos.
    Os que defenderem, propagarem ou declararem o materialismo dos comunistas também estão excomungados automaticamente.

    Esse decreto do Santo Ofício de Pio XII, que foi confirmado por João XXIII em 1959, continua válido. Aliás, Pio XII trabalhou pessoalmente contra o comunismo na Itália.

    Tal condenação do comunismo se soma às condenações feitas por Pio IX, Leão XIII, São Pio X, Pio XI, Pio XII (ele também condenou em outras oportunidades), João XXIII, Paulo VI, Concílio Vaticano II (reiterou as condenações precedentes) e João Paulo II.

    Faz mais de cem anos que a Igreja Católica condena o comunismo, socialismo e qualquer tipo de materialismo e igualdade material. A pena para os que desobedecem a proibição de ajudar o comunismo (ou suas variantes) sob qualquer aspecto (incluindo a votação nos partidos filo-comunistas) é a excomunhão automática.
    “Socialismo religioso, socialismo cristão, são termos contraditórios: ninguém pode ao mesmo tempo ser bom católico e socialista verdadeiro” (Pio XI)
    Cavaleiro do Templo: ou seja, além de tudo exposto acima, Teologia da Libertação excomunga automaticamente. E petistas evidentemente não pertencem à IGREJA, bem como quem vota/votou no PT.

  14. Não adianta! Podem rezar, estrebuchar, rogar praga, fazer penitência ou romaria, apelar ao papa ou ao diabo: Dilma já está eleita!!! E com as bençãos do povo brasileiro, que não quer saber de reacionários!!! Respeitem as urnas! Respeitem a vontade do povo! Nada pode parar o poder popular! E aguardem: quando tomar posse, Dilma vai acertar as contas com esses golpistas que estão apelando e jogando sujo para impedir a vontade popular! Aguardem!!!

  15. Aplicando-se o decreto supra, aqui no Brasil restariam na Igreja apenas o pessoal deste site e olhe lá.
    Vocês acreditam mesmo que essa é a vontade do Pai? Vocês acreditam mesmo nisso, gente? Tanto se fala que os papas são sucessore de São Pedro, pois que deveriam seguir seu exemplo de humanidade e sensibilidade para com o próximo. Não se trata de vomitar regras e regras, trata-se de dar o EXEMPLO.
    Acho que não vou mais comentar por aqui. É clara a imensa diferença que existe entre o meu pensamento e o de vcs. Fica parecendo disputa de argumentos e, sinceramente, não é isso que quero.
    Um abraço.

  16. Eu tenho é desprezo por religiões. Cambada de hipócritas que só pensam em dinheiro e em pedofilia. Viva o
    HEAVY METAL E TENHA O PECADO COMO UM ESTILO DE VIDA

  17. Esses Demotucanos são o que existe de mais horrento na política nacional. A Rede Globo, Folha de São Paulo Estadão, Revista Veja e tantos outros meios de comunicação [CENSURADO] são o que existe de mais imundo no jornalismo brasileiro. [CENSURADO] e pastores gananciosos devem ser lançados no grande lago de fogo. Viva o Heavy Metal.
    Viva o sexo com prostitutas. Abaixo esses senhores que usam saias.

  18. Esse Decreto contra o Comunismo não tem mais validade. Ele foi revogado pelo NOVO CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO, que considera agora o Comunismo como uma heresia. Ou seja, para incorrer em excomunhão automática por causa do comunismo não vale mais o supra citado decreto, mas sim o grau de envolvimento da pessoa com o comunismo, o seu conhecimento de causa, etc; ou seja ainda, para se incorrer em excomunhão por causa do comunismo tem de haver matéria grave, consciência plena, vontade deliberada plena; as condições necessárias para que haja pecado grave.

  19. Como é de interesse público, partilho com vocês uma correspondência minha (e-mails) sobre o assunto da excomunhão por comunismo.

    PERGUNTA: Procurando na internet o Decretum Contra Communismum, encontrei no site Montfort, um comentário sobre o assunto. Segundo o qual, entre outras coisas, quem vota em partido comunista ou socialista é excomungado automaticamente.
    Gostaria de saber se essa excomunhão acontece mesmo se a pessoa que vota em tais partidos não sabe que isso é pecado grave. E o que deve fazer o fiel católico para voltar a comunhão com a Igreja se incorreu nessa excomunhão? Basta se confessar com qualquer padre ou tem que confessar com um bispo?
    Cordialmente, vosso irmão na fé!

    RESPOSTA: Caríssimo leitor, vos desejamos toda a paz que procede do coração de Nosso Senhor. Agradecemos o contato enquanto rogamos vossas orações por nosso apostolado.

    De fato o Decretum Contra Communismum impede a participação de qualquer pessoa que promova o comunismo aos santos sacramentos, por uma clara e evidência incoerência entre a doutrina de Cristo e de Marx, condenada reiteradamente pela Igreja e pelos santos padres desde o surgimento de tal ideologia, como podemos ver em alguns exemplos abaixo:

    PIO XI:

    “Não é verdade que na sociedade civil todos temos direitos iguais, e que não exista hierarquia legítima” (Divini Redemptoris n° 33).

    PIO XII:

    “Pois bem, os irmãos não nascem nem permanecem todos iguais: uns são fortes, outros débeis; uns inteligentes, outros incapazes; talvez algum seja anormal, e também pode acontecer que se torne indigno. É pois inevitável uma certa desigualdade material, intelectual, moral, numa mesma família (…) Pretender a igualdade absoluta de todos seria o mesmo que pretender idênticas funções a membros diversos do mesmo organismo” (Discurso de 4/4/1953 a católicos de paróquias de S. Marciano)

    JOÃO XXIII:

    “Da natureza humana origina-se ainda o direito à propriedade privada, mesmo sobre os bens de produção” (Pacem in Terris, n°. 21).

    JOÃO PAULO II:

    “Nesta luta contra um tal sistema não se veja, como modelo alternativo, o sistema socialista, que, de fato, não passa de um capitalismo de estado, mas uma sociedade do trabalho livre, da empresa e da participação” (no. 35)

    “A Igreja reconhece a justa função do lucro, como indicador do bom funcionamento da empresa” (no. 35)

    “Aquele Pontífice (Leão XIII), com efeito, previa as conseqüências negativas, sob todos os aspectos – político, social e econômico – de uma organização da sociedade, tal como a propunha o ‘socialismo’, e que então estava ainda no estado de filosofia social e de movimento mais ou menos estruturado. Alguém poderia admirar-se do fato de que o Papa começasse pelo ‘socialismo’ a crítica das soluções que se davam à ‘questão operária’, quando ele ainda não se apresentava – como depois aconteceu – sob a forma de um Estado forte e poderoso, com todos os recursos à disposição. Todavia Leão XIII mediu bem o perigo que representava, para as massas, a apresentação atraente de uma solução tão simples quão radical da ‘questão operária'” (n°. 12).

    “Na Rerum Novarum, Leão XIII , com diversos argumentos, insistia fortemente, contra o socialismo de seu tempo, no caráter natural do direito de propriedade privada. Este direito, fundamental para a autonomia e desenvolvimento da pessoa, foi sempre defendido pela Igreja até os nossos dias” (Enc. Centesimus Annus, tópico 30 da ed. Paulinas).

    Quanto a pessoa que favorece a ideologia comunista sem plena consciência de que promove algo intrínsicamente má, este não incorre em falta grave. Isto porque são três as condições necessárias para se rejeitar totalmente a graça santificante e cometer assim um pecado mortal: a matéria, a liberdade e a consciência. A matéria do ato sempre precisará ser grave, o ato sempre precisará ser cometido com plena liberdade (sem quaisquer vícios de consentimento) e sempre com total consciência (não bastando a mera intuição, mas sabendo plenamente a gravidade do que se faz).

    Caso uma pessoa tenha agido deliberadamente, ou seja, com liberdade, consciência e vontade, em um caso de grave matéria, como o é o favorecimento do comunismo, se afasta da comunhão com a Igreja e precisará sim confessar seu pecado à algum sucessor dos apóstolos, um bispo, ou à algum sacerdote devidamente autorizado por ele.

    Creio que não seria de todo inútil aproveitar a oportunidade para salientar mais uma vez a gravidade da questão e citar também a resposta dada pelo Santo Ofício de 25 de março de 1959:

    Resposta do Santo Ofício, 25 de março (4 de abril) de 1959
    AAS 51 (1959) 271s

    Eleições de delegados que apoiem o comunismo

    Pergunta: Se é lícito aos cidadãos católicos, na eleição dos representantes do povo, dar o voto àqueles partidos ou candidatos que, ainda que não professem princípios contrários à doutrina católica, e se atribuem inclusive o nome cristão, de fato sem embargo se associam aos comunistas e os favorecem com seu modo de atuar.

    Resposta (confirmada pelo Sumo Pontífice a 2 de abril): Não, segundo a norma do Decreto do S. Ofício de 1 de julho de 1949, n.1.

    Qu.: Utrum catholicis civibus in eligendis populi oratoribus liceat suffragium dare iis partibus vel candidatis, qui, etsi principia catholicae doctrinae opposita non profiteantur, immo etiam christianum nomen sibi assumant, re tamem communistis sociantur et sua agendi ratione iisdem favent.

    Resp. (confirmata a Summo Pontifice, 2. Apr.): Negative, ad normam Decreti S. Officii 1. Iul. 1949, n. 1.

    É possível encontrar vasto material sobre a questão socialista em nosso site, não deixe de buscar no campo de busca e no índice temático.

    Em Cristo Jesus

  20. P.S.:

    “após alguma pesquisa descobri que realmente todos os decretos anteriores ao novo Código de Direito Canônico foram revogados. Neste caso concreto, segue o pecado de heresia e excomunhão a adesão do comunismo, contudo não estão mais em vigor os termos específicos daquele decreto. Sendo assim não haveria necessidade real, a não ser que se tivesse certeza da adesão radical e deliberada a esta heresia, da confissão com um bispo, mas com qualquer sacerdote.”

  21. Última parte da correspondência.

    PERGUNTA: Muito obrigado pela atenção e caridade redobradas a mim!
    Entretanto, ainda estou com algumas dúvidas.
    Peço um pouco mais da paciência do senhor, que sem dúvida Deus recompensará!
    Vamos ver se eu entendi:
    O Decreto contra o Comunismo foi revogado. Isto quer dizer que ele não vale mais. Conforme o novo Código de Direito Canônico a adesão ao comunismo é uma heresia. Em virtude dessa heresia se incorre, então, na excomunhão.
    Adesão ao comunismo não é simples simpatia pelo comunismo, mas tomar o comunismo como norteador e sentido da própria vida. É assumir todas as conseqüências práticas dessa ideologia, como o materialismo, o ateísmo, etc. Adesão ao comunismo é também ser militante comunista.
    Quem adere ao comunismo de modo parcial comete apenas pecado mortal e pode ser perdoado por qualquer sacerdote.
    Se alguém adere radical e deliberadamente ao comunismo incorre em excomunhão por heresia e precisa se confessar com um bispo.
    Finalmente, sem querer abusar de sua generosidade, gostaria que o senhor me explicasse a sua expressão “não estão mais em vigor os termos específicos daquele decreto.”

    RESPOSTA: Se uma pessoa adere ao comunismo (com tudo o que o comunismo envolve) sabendo de sua condenação cristã, rejeitando ou mesmo ignorando voluntariamente a voz da Igreja e toda a sua clareza argumentativa, está excomungado. Quem adere ao comunismo sem saber da grave ofensa que comete, nem está excomungado, nem pecado cometeu. Isso porque é preciso ter sempre em conta as três condições para que exista um pecado mortal: liberdade, consentimento, matéria. Aliás, é por levar em conta a complexa dinâmica que cada caso envolve para julgar uma excomunhão e/ou condenação (pela análise das três condições que possuem cada um variados graus), que o novo Código de Direito Canônico constatou no comunismo uma heresia sem aquelas classificações especiais que o antigo decreto fazia. Agora para que se tenha certeza de que uma pessoa incorreu um excomunhão verdadeira, há que se instaurar uma ação em um tribunal eclesiástico.

    Se há certeza da excomunhão, plena, verdadeira, o ideal é buscar um bispo. Se não há certeza, ou não tenha havido adesão total, busque-se um sacerdote.

    Quando eu digo que não estão mais em vigor os termos específicos daquele decreto, quero dizer que as especificações de que seriam excomungados aqueles que ajudassem a divulgar o comunismo com folhetos, publicações etc. (e todos os demais intens que estão lá detalhados) foram revogados. O Código de Direito Canônico novo revogando este decreto por entender o comunismo como um todo como uma heresia, já proclama de certa forma o perigo que é o envolvimento marxista, seja ele em que grau for.

    Espero ter sido útil, em Cristo Jesus

  22. Caro Alex A. B.,
    o comunismo sempre foi considerado uma heresia (porque de fato é).
    E sempre, para que houvesse a excomunhão automática, era necessário o conhecimento e o consentimento. Isso vale até para pecados atuais e não apenas para heresia.
    Assim, mesmo antes do Novo Código de Direito Canônico, só incorria em excomunhão automática quem votava num partido comunista, sabendo que ele era comunista e sabendo que isso era pecado e que a Igreja condenava com a excomunhão esse pecado. Quem votava de boa fé não ficava excomungado.
    A diferença é que, naqueles tempos, os padres em geral eram anticomunistas e costumavam dar catequese nas homilias e explicar isso, de modo que era difícil alguém se enganar. Hoje a maioria dos padres não ensina nada e muitos ainda defendem – não o comunismo explicitamente – mas o PT, a TL etc – que são comunistas.
    O que resulta disso tudo é uma ignorância e uma confusão completa entre os católicos sem instrução.
    A cada um de nós, portanto, cabe fazer a sua parte e esclarecer o próximo.
    Não acredito que o Decreto tenha sido revogado. Prefiro dizer que ele foi ratificado pelo novo CDC. Dizer que ele foi revogado pode trazer ainda mais confusão, ao passar a impressão de que o comunismo não é mais condenável.
    Um abraço.
    Carlos.

  23. Caro Lúcio,
    Salve Maria!
    Mandei uma mensagem para o seu e-mail particular.
    Você a recebeu?

  24. Deixem de ser tolos! Qual a utilidade de um decreto como esse, se os comunistas não acreditam em Deus? Os comunistas são todos ateus!!!

  25. Prezado Carlos,

    muito obrigado por suas explicações! Elas são muito boas e interessantes! Parabéns pela clareza de raciocínio!

    Quanto às perguntas e resposta que publiquei aqui as perguntas são minhas e as resposta de um conhecido católico nos meios da internet. Mas não sei se posso dizer quem é esse senhor. Se não for contrário ao sigilo da correspondência, eu posso dizer, com prazer, quem é. A esse propósito, alguém poderia me informar e explciar sobre as leis sobre correspondências, e-mail, sigilo de correspondências, etc. Agradeço imensamente!

  26. Basta que vc pergunte à pessoa a quem recorreu e essa pessoa dê autorização!

    Em princípio, só com autorização se divulga.

    Abs

  27. Teresa

    Salve Maria!

    Entendi!

    Mas, neste caso, em que eu publiquei essas resposta, mas sem citar o nome dele (do senhor católico que me respondeu), isso foi errado ou não?!

    Você pode me explicar melhor.

    Uma questão pessoal: Você leu meus e-mails?! Quando podemos conversar?

  28. N li, estou a usar outro computador e fora de casa.

    Depois te escrevo.

    Não, vc n errou:
    -o tema é de conteúdo católico e não de conteúdo privado;
    -vc não citou o nome de quem te respondeu.

    Só erraria se divulgasse o nome da pessoa ou alguma informação de ordem pessoal e não de interesse geral.

    Por exemplo, se vc divulgar na Internet algo que um amigo te tenha dito ou o conteúdo de um e-mail recebido e que seja conteúdo da vida privada e de nível pessoal.

    Assuntos de fé e de interesse geral n tem problema; e pode citar o nome do autor, se tiver autorização para isso.

    Por exemplo, escrevi a uma pessoa muito muitíssimo importante sobre a pena de morte e o papel da mulher na vida profissional, e aguardo a autorização da referida pessoa para publicar as respostas.

    Depois desta, já não preciso de mais argumentos. Preciso é obter a autorização.

Os comentários estão fechados.