Nota de falecimento

Faleceu hoje à tarde, aos noventa e um anos de idade, a filha de Deus Maria José da Silva Lopes, minha avó materna.

Minha avó querida! Morava com duas tias minhas, irmãs da minha mãe. Na casa dela passei grande parte da minha infância. Ela é responsável direta por muito do que hoje eu sou. Não conheci nenhum dos meus avôs, ambos falecidos antes que eu nascesse; sempre me gabei, contudo, de dizer que tinha duas avós. A partir de hoje não o posso mais dizer.

Faleceu no hospital, onde estava já há quase dois meses, lutando contra algumas infecções, entre UTIs, semi-UTIs e apartamentos. Vi-a pela última vez na segunda-feira, quando a fui visitar. Estava ótima. Sorria, conversava, mandava beijos, dizia que queria ir para a casa. O pior já havia passado, pensava eu; quem resistiu às UTIs frias pelas quais minha avó esteve no mês passado, claro que iria para casa viver mais algumas décadas e ver os filhos dos filhos dos netos.

Engano meu. Aprouve ao Deus Altíssimo chamá-la hoje. Não sei os detalhes, recebi a ligação do trabalho e voltei para casa. Daqui, vou ao cemitério. O enterro vai ser amanhã, em horário que ainda não sei.

Não lhe tirei uma foto sorrindo na segunda-feira. Não a fui visitar ontem. Tristeza! Se eu soubesse… sim, se nós soubéssemos faríamos tudo diferente, é claro. O grande drama da vida é que nós nunca sabemos. E o Deus que faz nascer o sol sobre justos e injustos também o esconde a ambos. E, ao contrário dos crepúsculos cujo horário nós conhecemos relativamente bem, a nós não nos é dado saber a hora do anoitecer das nossas próprias vidas e daqueles que nos são caros.

Minha avó querida! Que a Virgem Santíssima, Janua Coeli, possa receber-te o quanto antes nas Moradas Eternas. Por esses dias, ontem ou anteontem, sonhei contigo; e a única coisa que recordo do sonho é que andavas. E não podias mais andar já há alguns anos… Que o meu sonho possa ser realidade na Jerusalém Celeste e que, longe de toda dor, n’Aquele Lugar Santo onde toda lágrima será enxugada, tu possas agora caminhar como me recordo de que caminhavas quando eu era criança. Que as lágrimas que aqui derramamos possam servir-te. Que descanses em paz.

Aos que passarem, peço que rezem uma ave-maria por dona Maria José. E também pelos familiares que sofrem a dor da perda.

Requiem aeternam dona ea, Domine,
et lux perpetua luceat ea.

Requiescat in Pace.
Amen.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

34 comentários em “Nota de falecimento”

  1. Ah, Jorginho! Que Maria Santíssima esteja contigo e te console! Deve ter sido muito bom ter uma avó tão presente em sua vida! =) E ela, que viu os filhos e netos crescerem em sabedoria e graça, que o Senhor a receba em seus braços!
    PdC & AM!

  2. Emocionante meu querido..

    Tenho certeza que sua avó está nos braços da virgem mãe.
    E que ela tem consciência de todo seu amor por ela.

    Meus sentimentos..

  3. Avé-Maria rezada, a subir até Ela!

    Que Nosso Senhor lhe dê o eterno descanso. A ti e a teus familiares, que dê a consolação da esperança na Vida Eterna.

    Um abraço amigo de Portugal!

  4. Jorge não te conheço pessoalmente, porem te admiro bastante!
    Que eus receba sua avó na sua graça e que le posa rezar sempre por vc lá do céu! Deus a tenha!

  5. Sinceros sentimentos. Seu belo texto faz ecoar em nós sensações semelhantes que experimentamos diante da perda, freqüentemente inesperada, de pessoas queridas. Deus acolha dona Maria José e conforte e abençoe você, família e amigos.

  6. Pelo que falava dela, com Deus viveu e com Deus descansará pela eternidade!

    Nossa Senhora te console, Jorge!

  7. Jorge, meu irmão,

    Meus sentimentos nesse momento de dor e saudade. Que o Deus boníssimo acolha sua querida vovó na vida eterna e que a Virgem Maria os conforte nesse perda.

    Um abraço.

    Luciano

  8. Vai deixar saudades. Mas seus ensinamentos marianos ficarão presentes.

    Que Deus a acolha.

  9. Jorge:

    Diante da tristeza da partida, tem o consolo de saber que vc ganhou mais uma intercessora no céu. Meus sentimentos, meu abraço e minhas orações.

  10. Meus sinceros pêsames.

    Dê um forte abraço na sua mãe e tias.

  11. Caríssimo Jorge, receba minha sincera condolência. Este é um momento em que falam mais alto a saudade e tristeza do partir e é um momento, também, em que ficamos perplexos ante a inexorabilidade da morte. Contudo, nossa crença nos dá, nesses instantes, a certeza de que ela está com Nosso Senhor, vislumbrando maravilhas indescritíveis, distante das vicissitudes deste mundo-vale de lágrimas. Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Foi para a vida – plenamente – que ela dirigiu-se.
    Ave-Maria rezada!

  12. Envio à você e à ela uma Ave-Maria, meu caríssimo Jorge! Deus os abençoe neste momento em que a carne, fraca, se vai… mas o espírito permanecerá em Deus.

    A tristeza da morte para quem crê, penso eu, não é que nunca mais verá a pessoa… mas sim de que poderá ser longa a separação. Mas confiando em Deus Nosso Senhor, no final tudo estará certo. :,)

  13. “Paz a esta casa.” São Mateus 10, 12

    Meus pêsames. :,(

    RIP vovó…

  14. …viver mais algumas décadas e ver os filhos dos filhos dos netos.

    Fez-me lembrar de um conto fantasioso do Isaac Asimov, na década de 50 – “A Trombeta do Juízo Final”.

    Quem tiver interesse em lê-lo, para entender o que eu quis dizer, pode baixá-lo no link abaixo:

    http://rapidshare.com/files/443817016/a_trombeta_do_juizo_final.pdf

    Comungo da opinião do Levine (já no finalzinho do conto): todo mundo viver para sempre, conhecer os filhos dos filhos dos netos, dos trinetos etc etc – agh, seria horrível!

    Uma vida bem vivida é mais do que suficiente – também é a opinião de Murray Leinster: “devemos deixar espaço para as crianças crescerem”.

    O melhor tributo que eu posso prestar é felicitá-lo por ter tido uma avó por tanto tempo.

  15. Meus pêsames, caro Jorge.
    Que Deus dê forças a você e à sua família, e que Ele a receba de braços abertos.

  16. Jorge, meus sinceros sentimentos pela sua perda.
    Espero que sua avó esteja bem, onde quer que se encontre.

    Um grande abraço. E tente ficar bem.

  17. Jorge

    Meus sentimentos… que vossa avó descanse em paz e encontre a luz eterna de Deus…

    atenciosamente

    Dionisio

  18. Jorge,
    estou sempre passando por aqui.
    Deixo meus sentimentos. Que a Nossa Mãe Santíssima seja o seu consolo.

  19. Requiescat in pace!

    Vou rezar 3 Ave-Marias.

  20. Meus pêsames Jorge.
    Fiquei sabendo agora.
    Ela foi uma ótima pessoa.

    Vou ficar com saudades das poucas vezes que tive a oportunidade de esta com ela.

    Deus abençoe sua família.

Os comentários estão fechados.