Salve, Salvador!

Cheguei hoje à noite à cidade de São Salvador da Bahia de Todos os Santos. Viagem ligeira, só até o domingo; rever alguns amigos e, principalmente, (tentar) participar da posse do novo arcebispo primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, que se dará amanhã (festa da Anunciação) à noite.

O vôo é curto. Lá de cima, no entanto, olhando pela janela, contemplando o meu Recife do alto, lembrei-me de uma excelente metáfora que ouvi de um piedoso sacerdote na missa do último final de semana. Falava ele sobre a importância de se elevar a alma por meio da oração. E exemplificava dizendo que, num vôo que fizera recentemente, pudera ver – do alto – o horizonte muito mais amplo, o céu e o mar, de uma maneira muito mais clara do que via quando estava no chão. E, assim como se pode ver melhor o horizonte físico quando o avião está no ar, analogamente a alma consegue enxergar melhor os horizontes sobrenaturais quando se eleva por meio da oração. Elevar a alma é enxergar mais. E mais distante. E de modo mais amplo.

É Quaresma, e é tempo de oração. Rezemos mais, e ampliemos assim os nossos horizontes. Que o Altíssimo Se compadeça de nós. Que bons ventos – verdadeiramente do Espírito Santo – possam soprar sobre esta Arquidiocese Primaz. Que a Virgem Santíssima, Nossa Senhora Aparecida, interceda pelo Brasil.

Publicado por

Jorge Ferraz (admin)

Católico Apostólico Romano, por graça de Deus e clemência da Virgem Santíssima; pecador miserável, a despeito dos muitos favores recebidos do Alto; filho de Deus e da Santa Madre Igreja, com desejo sincero de consumir a vida para a maior glória de Deus.

4 comentários em “Salve, Salvador!”

  1. Lembrei do que me disseram dia desses. O tempo aqui em Vitória estava péssimo e eu, vendo um avião decolar, soltei: “nossa, avião decolando com um tempo desse, ainda mais em Vitória?!”

    E daí me lembraram que, mais um pouquinho pra cima, as coisas não deviam estar ruins.

    Deus também está num nível muito mais alto que nossos problemas. Seguremos, pois, Suas Santíssimas e Bondosas Mãos, e sobrevoaremos a tempestade sem maiores problemas.

  2. Sagração de Francisco de Assis, novo bispo da Diocese Sul Ocidental, Santa Maria, RS

    Sagração de Francisco de Assis
    Fonte: SNIEAB

    Os sinos da Catedral Anglicana do Mediador, em Santa Maria, anunciaram na manhã do dia 20 de março que mais um Bispo estava sendo sagrado para servir a Diocese Sul Ocidental e a toda Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB). O Povo e o Clero da Diocese Sul Ocidental estavam presentes na cerimônia religiosa para receber o seu mais novo Pastor, o Reverendíssimo Bispo Francisco de Assis da Silva, que é pernambucano, natural de Olinda, e pertenceu ao clero da Diocese Anglicana do Recife. A cerimônia contou com mais de 350 pessoas, superlotando o templo. A imprensa de Santa Maria esteve presente durante toda a cerimônia para registrar o ofício de sagração.

    O Bispo Primaz da IEAB, Dom Maurício Andrade, presidiu a Cerimônia de Sagração e juntamente com os Bispos Co-Sagrantes, a grande parte da Câmara dos Bispos da IEAB, fizeram ao Bispo Assis, as tradicionais perguntas do Exame do Ordinal de Sagração. Logo após foi a vez do mais novo Bispo, conduzir a todas as pessoas presentes na grande Confissão de Fé da Igreja de Cristo e no compromisso de “permanecer na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações”.

    O Bispo Francisco de Assis da Silva é natural da Cidade de Olinda, tem 51 anos e casado com a Srª. Talita Olders e desempenhava o papel de Secretário Geral da IEAB. Fez seus estudos teológicos no Seminário Teológico Batista do Norte, em Recife. É Mestre em Ciências Políticas da Universidade Federal de Pernambuco. Tem uma larga experiência dentro das principais instâncias pastorais e administrativas da IEAB. Atualmente é o Vice Presidente do CONIC e Vice Moderador da ACT Alliance (Action by Churches Together).

    Compareceram à Sagração Episcopal alguns visitantes ilustres, tais como o Prefeito da cidade de Santa Maria, o Sr. César Schirmer, o Bispo da Diocese Católica, Dom Hélio Adelar Rubert acompanhado por Dom Sinésio Bohn, presidente do CONIC regional. Na parte ecumênica estiveram presentes um representante da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, outras comunidades religiosas e representações ecumênicas, tais como: CONIC, CLAI, CESE, CEBI, KOINONIA, CECA e CREAS.

    Havia uma grande representação de leigos e leigas de todas as dioceses da IEAB para participar desse momento único da vida de nossa igreja. Não podemos deixar de registrar a significativa presença dos representantes internacionais da Comunhão Anglicana dando a noção de Catolicidade e compromisso de Unidade da Igreja brasileira, a saber:

    Bispo Julio Murray (Diocese do Panamá, Vice-Presidente da IARCA e Presidente do CLAI Continental)

    Bispo Miguel Tamayo (Diocese Anglicana do Uruguai)

    Bispo Gilberto Porcal (Sufragâneo da Diocese Anglicana do Uruguai)

    Reverendo Cônego Michael Pollesel (Secretário Geral da Igreja do Canadá)

    Toni Daniels (Diretora do Departamento de Missão da Igreja Episcopal dos Estados Unidos)

    Reverenda Glenda McQueen (Assessora do Departamento de Missão da Igreja Episcopal dos Estados Unidos para América Latina)

    Reverendo Bruce Woodcock (Pension Fund – Igreja Episcopal dos Estados Unidos)

    Martha Alexander (Deputada Estadual do Estado da Carolina do Norte)
    Logo após a cerimônia de Sagração, o momento festivo se estendeu com um grande almoço nas dependências do Clube Santamariense nas proximidades da Catedral Anglicana.

    Rev. Arthur Cavalcante
    Secretário Geral da IEAB

  3. manoel carlos do nacimento silva

    traidores?

    Vivemos numa sociedade e DEVEMOS ter boas relações com todaos os lideres religiosos.

    Quando o Papa foi à uma Mesquita ou a uma Sinagoga ele nos “traiu”?

    Meu Deus, quanta intolerancia!

Os comentários estão fechados.